Sunteți pe pagina 1din 41

Instalaes eltricas IEL 3

Wesley A de Melo

Setor eltrico

Agentes do setor
Ministrio de Minas e Energia (MME) elabora programas governamentais para gerao e distribuio de energia eltrica, com base em diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Poltica Energtica Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL) Sua funo regular e fiscalizar as atividades do setor no pas.

Agentes do setor
Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS) operao do sistema de energia eltrica interligado e a administrao da rede bsica de transmisso de energia eltrica. Sistema eltrico do sudeste.

Sistema de transmisso Brasil

ONS planeja a operao

Agentes do setor
Mercado Atacadista de Energia Eltrica (MAE) O Mercado Atacadista de Energia eltrica (MAE) o conjunto de atividades de compra e venda de energia eltrica, em grande escala. Produtor Independente de Energia Eltrica empresas ou consrcios, autorizados pela ANEEL a produzir energia e vend-la, toda ou em parte, no mercado, por sua conta e risco

Agentes do setor
Consumidor livre Sob monoplio estatal, os consumidores so obrigados a comprar energia da distribuidora/comecializadora de sua regio. hoje, todos os consumidores com carga superior a 3MW - 20% do mercado nacional tm liberdade de escolher seu fornecedor.

Agentes do setor
Sistema Argos composto de sensores e transmissores conectados aos relgios de medio de consumo e a uma linha telefnica do imvel. O Argos detecta qualquer interrupo no fornecimento e envia a informao imediatamente Estao Central de Monitoramento da ANEEL, em Braslia.

Fornecimento de energia eltrica ao consumidor


Fornecimento permanente a ligao de uma unidade consumidora rede de distribuio da Concessionria, por tempo indeterminado. Fornecimento provisrio a ligao de uma unidade consumidora rede de distribuio da Concessionria, em carter temporrio. Ex: Construes de casas, prdios ou similares; Canteiros de obras pblicas ou particulares; Exposies pecurias, agrcolas, comerciais ou industriais; e Parque de diverses, circos, ligaes festivas, etc.

Pedidos de estudo para obteno de fornecimento


Potncias instaladas at 2.000kW: Data prevista para incio do fornecimento. Se for o caso de fornecimento provisrio, deve ser informado o prazo estimado de sua durao; Regime de trabalho (dias da semana e horrio); Potncia instalada, inicial e final, discriminando cargas de luz, cargas resistivas relativas a aparelhos e equipamentos - e cargas indutivas; Instalaes eltricas Equipamento de maior potncia (motor e /ou forno), discriminando capacidade, finalidade e demais caractersticas eltricas e de operao (corrente de partida, frequncia de partidas, etc.); Potncia de transformador(es), inicial e final, e respectivas impedncias percentuais; Previso da demanda, inicial e final; Nmero da inscrio do consumidor no CGCCadastro Geral de Contribuintes, nmero da inscrio estadual e respectivo cdigo de atividade. Endereo completo, para envio de correspondncia.

Pedidos de estudo para obteno de fornecimento


Todos itens anteriores; Valor de todos os acrscimos de potncia instalada, previstos para os trs primeiros anos, bem como as respectivas datas previstas para incio da operao; Potncia do(s) transformador(es) a ser(em) acrescido(s); Previso da demanda mxima mensal de 15 minutos, em kW, durante os trs primeiros anos, ms a ms; Previso de consumo, em kWh, durante os trs primeiros anos, ms a ms. Para efetivao de acrscimos previstos, o interessado deve informar Concessionria com 120 dias de antecedncia e aguardar a liberao; Equipamentos Especiais. Consideram-se equipamentos especiais, aqueles que possam causar perturbaes na rede de distribuio da Concessionria.

Pedidos de estudo para obteno de fornecimento


Fornos eltricos a arco Fornos eltricos de induo com compensao atravs de capacitores Motores com potncia igual ou superior a 50 CV sncronos e assncronos

Pedidos de estudo para obteno de fornecimento


Instalao de equipamentos para fornecimento de energia As instalaes devem ser executadas por profissionais habilitados e devidamente registrados no CREA. Planta de situao do posto primrio dentro da propriedade, em escala 1:100 Recomenda-se que materiais e equipamentos necessrios montagem das instalaes sejam adquiridos aps a aprovao do projeto pela Concessionria.

Pedidos de estudo para obteno de fornecimento


Instalao de equipamentos para fornecimento de energia As instalaes devem ser executadas por profissionais habilitados e devidamente registrados no CREA. Planta de situao do posto primrio dentro da propriedade, em escala 1:100 Recomenda-se que materiais e equipamentos necessrios montagem das instalaes sejam adquiridos aps a aprovao do projeto pela Concessionria.

Pedidos de estudo para obteno de fornecimento


Instalao de equipamentos para fornecimento de energia As instalaes devem ser executadas por profissionais habilitados e devidamente registrados no CREA. Planta de situao do posto primrio dentro da propriedade, em escala 1:100 Recomenda-se que materiais e equipamentos necessrios montagem das instalaes sejam adquiridos aps a aprovao do projeto pela Concessionria

Pedidos de estudo para obteno de fornecimento


Pedido de Inspeo e ligao Antes de efetivar a ligao sua rede de distribuio, a Concessionria verifica, atravs de vistoria, se a instalao foi executada de acordo com o projeto eltrico liberado e se foram atendidas todas as condies exigidas pelo regulamento.

Sistema de gerao de energia eltrica


A gerao de energia eltrica a transformao de qualquer tipo de energia em energia eltrica. Cogerao de energia o processo de produo combinada de diferentes tipos de energia eltrica, trmica ou mecnica a partir de um mesmo combustvel.

Gerao de energia eltrica


Mquina primria Faz a transformao de qualquer tipo de energia em energia cintica de rotao, para ser aproveitada pelo gerador. Ex: Motores diesel; Turbinas hidrulicas; Turbinas a vapor; Turbinas a gs; Turbinas elicas.

Gerao de energia eltrica


Controle, comando e proteo TC - transformadores de corrente; TP - transformador de potncia, rels e disjuntores. Rels de proteo: Diferencial, sobrecorrente, sobretenso, subtenso, frequncia, sequencia negativa, e outros.

Gerao de energia eltrica


Acoplamento entre o motor e o gerador Acoplamento a ligao ou interao entre dois sistemas. Acoplamento a redutor (relao de engrenagens); Acoplamento por correia (relao de polias); Acoplamento direto (mesmo eixo) com motor sncrono de 12 plos e gerador sncrono de 10 plos (relao de plos).

Gerao de energia eltrica


Acoplamento direto (mesmo eixo) com motor sncrono de 12 plos e gerador sncrono de 10 plos (relao de plos).

Gerao de energia eltrica


Acoplamento direto (mesmo eixo) com motor sncrono de 10 plos e gerador sncrono de 12 plos (relao de plos).

Gerao de energia eltrica


Converso de corrente

Fornecimento de energia eltrica

Fornecimento de energia eltrica

Fornecimento

Fornecimento potncias elevadas

Fornecimento de energia eltrica


Demanda: Mdia das potencias eltricas instantneas. Consumo: Quantidade de energia em KWh consumida. KWh = P . T Grupo B baixa tenso

MODALIDADES TARIFRIAS E TARIFAO


O Grupo B (baixa tenso) tem tarifa monmia, isto , tarifao apenas o consumo. KWh.R$ O Grupo A tem tarifa binmia, isto , so cobrados tanto pela demanda quanto pela energia que consomem. Podem ser Tarifao Convencional, Tarifao horo-sazonal Verde, ou Tarifao horo-sazonal Azul (compulsria >69 kV).

Tarifao Convencional
A3a, A4 ou AS com demanda < 300 kW Ptotal= Pconsumo+Pdemanda P consumo = Tarifa de Consumo x KWh P demanda = Tarifa de Demanda x Demanda Contratada P ultrapassagem = Tarifa de Ultrapassagem x (Demanda Medida - Demanda Contratada) OBS: Tarifa d ultrapassagem somente se a demanda for acima de 10% da contratada. A Tarifa de Ultrapassagem corresponde a trs vezes a Tarifa de Demanda.

Tarifao horo-sazonal Verde


A3a, A4 e AS. P consumo= Tarifa de Consumo na ponta x Consumo Medido na Ponta + Tarifa de Consumo fora de Ponta x Consumo Medido fora de Ponta Pdemanda=Tarifa de Demanda x Demanda Contratada Ptotal= Pconsumo+Pdemanda Ultrapassagem: 3 x valor da tarifa. Tolerncia 10%

Tarifao horo-sazonal Azul


A1, A2 ou A3 - obrigatorio P consumo= Tarifa de Consumo na ponta x Consumo Medido na Ponta + Tarifa de Consumo fora de Ponta x Consumo Medido fora de Ponta P demanda= Tarifa de Demanda na Ponta x Demanda Contratada na Ponta + Tarifa de Demanda fora de Ponta x Demanda Contratada fora de Ponta Ultrapassagem: 3 x valor da tarifa. Tolerncia 5%

Tarifao energia reativa


Somente se FP< 0,92 (reativo ou indutivo). convencional FER = Tarifa de Consumo x UFER FDR = Tarifa de Demanda x UFDR FER: Faturamento de Energia Reativa FDR: Faturamento de Demanda Reativa tarifa Verde FER = Tarifa de Consumo na Ponta x UFER na Ponta + Tarifa de Consumo fora de Ponta x UFER fora de Ponta FDR = Tarifa de Demanda x UFDR

Tarifao energia reativa


tarifa Azul FER = Tarifa de Consumo na Ponta x UFER na Ponta + Tarifa de Consumo fora de Ponta x UFER fora de Ponta FDR = Tarifa de Demanda na Ponta x UFDR na Ponta + Tarifa de Demanda fora de Ponta x UFDR fora de Ponta.

Exerccio 1
analisar fatura empresa. V = 13,8KV mido

Azul ou verde? Res:

Exerccio 2
analisar fatura empresa. V = 13,8KV - mido

Exerccio 3
A empresa Brasil Alimentos Ltda, localizada em Minas Gerais, alimentada com tenso de 138 kV, tem uma demanda contratada com a CEMIG no horrio de ponta de 2MW e fora de ponta de 5MW. A empresa opera 24 horas por dia e trabalha todos os dias do ms, inclusive sbados,domingos e feriados. Pede-se: a) O subgrupo e o tipo de tarifa. b) O valor da fatura em um perodo de 31 dias com 23 dias teis em maro, para uma demanda utilizada de 2 MW, no horrio de ponta e fora de ponta. Consultar tarifas Cemig

Exerccio 3

Resposta exerccio 3
a) A tenso 138 kV, portanto o subgrupo A2 e a empresa faturada obrigatoriamente pela tarifa horo-sazonal AZUL. b)

Resposta exerccio 3
b)

S-ar putea să vă placă și