Sunteți pe pagina 1din 6

UNAR CENTRO UNIVERSITRIO DE ARARAS

JOS OLMPIO TEIXEIRA DOS SANTOS


19223123 TURMA

ATIVIDADES
Informtica na Educao

APIA 2010

Atividades de aprofundamento:

01-Depois de ler sobre as definies de tecnologia, como voc a definiria? Como voc distinguiria tcnica de tecnologia? R.: Tcnica um saber que se aplica a um determinado fazer. Tecnologia o estudo e desenvolvimento de tcnicas e instrumentos, com base cientfica, para facilitar o trabalho humano. 02-Cite as classificaes possveis para o termo tecnologia, conforme visto nesta aula, descrevendo cada uma delas. R.: Tecnologias fsicas: inovaes de instrumentos fsicos. Tecnologias organizadoras: formas de como nos relacionamos com o mundo; formas de organizao dos diversos sistemas produtivos. Tecnologias simblicas: formas de comunicao entre as pessoas, smbolos ou interfaces da comunicao. 03-Agora que voc entendeu as diferenas entre tecnologias dependentes e independentes, cite uma de cada, escrevendo sobre uma nova possibilidade de uso em sala de aula. R.: tecnologia independente: tratorzinho feito de madeira, latas e barbante pode ser construdo pelos alunos em sala de aula ou no ptio, como meio de explorao do espao, dos objetos e de suas utilidades, alm do trabalho com a reciclagem. Pode tambm ser realizado pelos alunos um texto prescritivo, descrevendo o material e o modo de fazer o brinquedo, explorando o agrupamento tipolgico prescrever e o gnero manual de instrues. Tecnologia dependente: celular pode ser trabalhado com os alunos na produo de mensagens de texto escrito ou falado, para enviar a outras pessoas; pode tambm ser utilizado para produo de vdeos ou fotos bsicos, como instrumentos de produo artstica. 04-Aponte as caractersticas das TICs, conforme visto em Dieuzeide e Jacquinot. R.: Velocidade e potncia de registro; acesso, mistura e manipulao de dados; transportabilidade de dados; criao de mundos virtuais. 05-Faa uma lista das tecnologias educacionais, dividindo-as em simblicas, organizadoras e fsicas. Depois divida as tecnologias educacionais fsicas, em dependentes e independentes. Escolha uma das tecnologias educacionais listadas por voc e d um exemplo de uso para a mesma em sala de aula. R.:Fsicas: baco, material dourado, calculadora, impressora, livro didtico, lousa, apontados. Organizadoras: aula, seminrio, trabalho em grupo, exposio oral, apresentao, varal de poesia, conferncia, debate, palestra.

Simblicas: fala, escrita, lngua materna, ligao telefnica, e-mail, chat, sites de relacionamento, mensagens de texto ou de voz, webcam, carta, bilhete, sedex, telegrama, libras, braile. 06-Enumere as cinco geraes de computador e apresente a caracterstica principal de cada gerao. R.: 1 gerao: usava milhares de vlvulas e fazia operaes matemticas (soma) em 0,0002 segundos. 2 gerao: uso de transistor em substituio vlvula. Menos consumo de energia e menos aquecimento. 3 gerao: uso de circuito integrado ou chip, sistema complexo de processamento de dados. 4 gerao: criao do Circuito Integrado em Larga Escala de Integrao. Surgimento do PC - Computador Pessoal. 5 gerao: Os computadores que se utiliza hoje, com Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integrao. 07-Conforme o histrico da insero da informtica nas escolas brasileiras, fazendo um paralelo com a atualidade e sua experincia pessoal, voc acredita que houve mudanas positivas na forma de se ensinar com a ferramenta informtica ou a ferramenta mudou e a metodologia continua sendo a mesma? Justifique sua resposta. R.: O que vejo que os professores utilizam a sala de informtica para que os alunos realizem pesquisa na internet, geralmente pelo site Google. Nas escolas existem vrios softwares educacionais que, normalmente, no so utilizados. Muitos professores no dominam o bsico em informtica, e muitos nem se preocupam em aprender. 08-Diferencie, com suas palavras, Dado e Informao. Dados so conjuntos de registros eletrnicos e virtuais, armazenados na memria fsica do computador. Informao a compreenso de dados organizados. 09- Para os dispositivos abaixo, indique com a letra (E) se ele for de entrada ou (S) se ele for de sada: a) ( E b) ( S c) ( S d) ( E ) Mouse ) Monitor ) Impressora ) Leitora de cdigo de barras

10- Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) ( V b) ( F c) ( V d) ( F e) ( F dele.

) O computador um dispositivo construdo para executar tarefas predeterminadas. ) Utiliza-se a palavra software para designar a parte fsica do computador. ) Byte a unidade de memria do computador. ) O DVD um tipo de processador. ) Para se ter um computador mais rpido, basta aumentar a quantidade de memria

11- Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso: a) ( V ) Dentre os sistemas operacionais mais difundidos podemos destacar o Windows e o Linux. b) ( V ) O Microsoft Windows foi criado tendo como base o Apple Lisa. c) ( V ) Os aplicativos do Windows so apresentados em forma de janela. d) ( F ) O boto Minimizar faz com que o aplicativo ocupe toda a rea de trabalho do Windows. 12- Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso: a) ( F ) Ao se efetuar um duplo clique ou um clique simples do mouse, obtm-se o mesmo resultado. b) ( F ) A tecla caps lock utilizada em conjunto com outras teclas. c) ( V ) O Windows Explorer um aplicativo para gerenciar arquivos. d) ( F ) O Microsoft Windows um software livre. e) ( F ) O Linux possui uma nica interface grfica. 13- Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso: a) ( V ) Para selecionar um texto, arrastamos o ponteiro com o boto direito do mouse. b) ( V ) O cursor uma barra vertical que indica onde o texto ser inserido. c) ( F ) Para gravar um documento, utilizamos o comando Formatar. d) ( F ) O Microsoft Word um software livre. e) ( F ) Uma vez salvo um documento, nunca mais ser possvel alter-lo. 14- Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso: a) ( V ) Uma pgina de uma apresentao conhecida como slide. b) ( F ) O PowerPoint no permite o uso do recurso Copiar/Colar. c) ( V ) O slide mestre utilizado para definir padres para todos os slides. d) ( V ) Um mesmo efeito de transio pode ser utilizado em todos os slides. e) ( F ) O Microsoft PowerPoint o melhor editor de apresentaes do mercado.

15- Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso: a) ( V ) Uma planilha uma tabela para clculos. b) ( V ) Uma clula a interseco de uma linha com uma coluna. c) ( F ) No Excel, as colunas so identificadas por nmeros. d) ( V ) O Esxcel permite a intero de frmulas em clulas para automatizar clculos. e) ( F ) No existe nenhum produto de edio de planilha para plataforma livre. 16-Escolha uma das tecnologias educacionais citadas e apresente uma forma de uso em sala de aula diferente da que foi trazida nesta aula. R.: Os jogos cooperativos, em que, mesmo havendo competio, existe a cooperao entre di ou mais jogadores de um grupo. Tambm promove a incluso, uma vez que muitos jogos so feitos para ningum ficar de fora. Ex.: No jogo das cadeiras, comear com vrias cadeiras e um jogador a mais do que o nmero de cadeiras, mas este jogador dever sentar-se no colo de algum. No final, sobrar apenas uma cadeira, mas todos os jogadores devero estar sentados no colo uns dos outros. 17-Escolha uma das tecnologias educacionais citadas e apresente uma forma de uso em sala de aula diferente da que foi trazida nesta aula. R.:Pode-se pegar jornais locais ou de grande circulao, dependendo da faixa etria e srie dos alunos. Recortar notcias. Dessas notcias, retirar um pargrafo ou lauda e distribuir o que sobrou do texto a um grupo de trs alunos, pedindo que escrevam a parte que est faltando. Depois entregar o pargrafo recortado e pedir que comparem com a sua produo. 18-Conforme o histrico da insero da informtica nas escolas brasileiras, fazendo um paralelo com a atualidade e sua experincia pessoal, voc acredita que houve mudanas positivas na forma de se ensinar com a ferramenta informtica ou a ferramenta mudou e a metodologia continua sendo a mesma? Justifique sua resposta. R.: Pergunta repetida. 19-Voc acredita que um software que no foi criado para fins educativos pode assumir essa caracterstica. Justifique sua resposta. R.: claro, depende da inteno e do planejamento prvio do professor. Na verdade, quase todos os softwares podem ser usados para fins educativos. Por exemplo, um jogo de vdeo-game como fonte de estudos para que os alunos identifiquem as formas e nveis de violncia apresentados e os comparem com o que divulgado pelos meios de informao, atravs de filmes, novelas, ou mesmo comparar com as violncias presentes em seu meio, estabelecendo paralelos e diferenas, entre outras coisas. 20-Na sua opinio, quais so os pontos positivos e negativos da Educao a Distncia se comparada com a educao presencial? Justifique sua resposta.

R.: Positivos: o aluno pode definir o tempo e o espao de estudo; desenvolve maior autonomia no estudo; apropria-se de meios e ferramentas tecnolgicas eletrnicas; os cursos geralmente so mais baratos. Negativos: a interao tende a ser mais fria, devido ausncia do contato fsico com professores e alunos; se der algum problema no ambiente ou em alguma ferramenta, o aluno pode ser prejudicado; se o aluno no dispuser de computador e internet em sua casa, fica difcil realizar as atividades. 21-Cite trs ferramentas que podem ser encontradas em um AVA: R.: Atividade, frum de discusses e perfil dos participantes.

S-ar putea să vă placă și