Sunteți pe pagina 1din 6

CONFEDERAO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Fdration Cynologique Internationale

GRUPO 3 Padro FCI 86 22/02/2012


Padro Oficial da Raa

YORKSHIRE TERRIER

CONFEDERAO BRASILEIRA DE CINOFILIA


Filiada Fdration Cynologique Internationale Classificao F.C.I.: Grupo 3 Seo 4 Padro FCI no - Terriers - Terriers de Companhia - 86 - 22 de fevereiro de 2012. Gr-Bretanha Yorkshire Terrier Companhia Sem prova de trabalho

Pas de origem: Nome no pas de origem: Utilizao:

Sergio Meira Lopes de Castro Presidente da CBKC Roberto Cludio Frota Bezerra Presidente do Conselho Cinotcnico

Traduo: Claudio Nazaretian Rossi Reviso: Jayme Martinelli

Impresso em: 27 de junho de 2012.


2

YORKSHIRE TERRIER

NOMENCLATURA CINFILA UTILIZADA NESTE PADRO 1 Trufa 2 Focinho 3 Stop 4 Crnio 5 Occipital 6 Cernelha 7 Dorso 8 Lombo 9 Garupa 10 Raiz da cauda 11 squio 12 Coxa 13 Perna 14 Jarrete 15 Metatarso 16 Patas 17 Joelho 18 Linha inferior 19 Cotovelo 20 Linha do solo 21 Metacarpo 22 Carpo 23 Antebrao 24 Nvel do esterno 25 Brao 26 Ponta do esterno 27 Ponta do ombro

a profundidade do peito b altura do cotovelo a + b = altura do co na cernelha

RESUMO HISTRICO: o Yorkshire Terrier oriundo da mesma localidade do Airedale Terrier e foi visto pela primeira vez em torno dos anos 1850. O velho Terrier Preto e Castanho est por trs (da formao) do Yorkshire Terrier, juntamente com outras raas como o Malts e o Sky Terrier. O nome atual foi aceito em 1870. Dentre as qualidades caractersticas das raas terriers inclui-se o instinto de caa, seja por um brinquedo em casa ou um roedor no jardim.

APARNCIA GERAL: de pelagem longa, com o pelo pendendo completamente reto e uniformemente para baixo em cada lado, dividido por uma linha que se estende da trufa extremidade da cauda. Muito compacto e arrumado, portado muito verticalmente, conferindo um ar presunoso.

PROPORES IMPORTANTES: o contorno geral expressa uma impresso vigorosa e de um corpo bem proporcionado.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: terrier de companhia alerta e inteligente. Vivaz e igualmente disposto.

CABEA REGIO CRANIANA Crnio: bem pequeno e plano, no muito proeminente ou arredondado.

REGIO FACIAL Trufa: preta. Focinho: no muito longo. Maxilares / Dentes: perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto , os dentes (incisivos) superiores sobrepem-se ajustados aos dentes (incisivos) inferiores e so inseridos ortogonalmente aos maxilares. Os dentes so bem colocados em maxilares nivelados. Olhos: de tamanho mdio, escuros, brilhantes, com expresso inteligente e de insero frontal. No proeminentes. Bordas palpebrais escuras.

Orelhas: pequenas, em forma de V, portadas eretas, sem serem muito afastadas; revestidas de pelagem curta, de cor castanho muito intenso e abundante. PESCOO: de bom comprimento.

TRONCO: compacto. Dorso: nivelado. Lombo: bem firme. Peito: costelas moderadamente arqueadas.

CAUDA: anteriormente era costume ter a cauda cortada. Cortada: de comprimento mdio, com pelagem abundante; de cor azul mais escuro que o restante do corpo, especialmente na extremidade da cauda. Portada um pouco mais alta que o nvel do dorso. No Cortada: com pelagem abundante, de colorao azul mais escuro que o restante do corpo, especialmente na extremidade da cauda. Portada um pouco mais alta que o nvel do dorso. To reta quanto possvel. Comprimento tal para dar ao co uma aparncia balanceada.

MEMBROS Anteriores Aparncia geral: pernas retas, bem revestidas por uma pelagem de um castanho dourado abundante, alguns tons mais claros nas pontas que nas razes, no ultrapassando acima do nvel dos cotovelos. Ombros: bem inclinados. Antebraos: retos. Patas anteriores: redondas; unhas pretas. Posteriores Aparncia geral: membros perfeitamente retos quando vistos por trs; joelhos moderadamente angulados. Bem revestidos por uma pelagem de um castanho dourado e abundante, alguns tons mais claros nas pontas que nas razes, no ultrapassando acima do nvel dos joelhos.
5

Patas posteriores: redondas; unhas pretas.

MOVIMENTAO: livre, com boa propulso; movimento em linha reta dos anteriores e posteriores, mantendo a linha superior nivelada.

PELAGEM Pelo: no tronco, moderadamente comprido, perfeitamente reto (no ondulado), brilhante; de textura fina e sedosa, nunca lanoso; nunca deve dificultar o movimento. Pende longo na cabea, de cor castanho dourado abundante, com a cor mais intensa nas laterais da cabea, na base das orelhas e no focinho, onde ele deve ser bem longo. A cor castanho da cabea no deve se estender at o pescoo, nem deve haver qualquer mescla de pelos escuros ou fuligem na cor castanho em qualquer parte do corpo.

COR: azul ao escuro (no azul prateado), estendendo-se do occipital raiz da cauda, jamais mesclado de pelos fulvos, bronze ou escuros. No peito, a pelagem de um castanho abundante e brilhante. Todos os pelos de cor castanho so mais escuros na raiz que no meio, ficando ainda mais claros nas pontas.

PESO: at 3,2 quilos.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padro deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporo de sua gravidade e seus efeitos na sade e bem estar do co. ces agressivos ou excessivamente tmidos. todo co que apresentar qualquer sinal de anomalia fsica ou de comportamento deve ser desqualificado.

NOTA: os machos devem apresentar os dois testculos, de aparncia normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

S-ar putea să vă placă și