Sunteți pe pagina 1din 1

DESTAQUE

Testamento vital

Nova legislao entra em vigor na quinta-feira


O testamento vital e o procurador de cuidados de sade passam a ter de ser respeitados a partir de quinta-feira, dia de entrada em vigor da nova legislao. Por regulamentar ca ainda o Registo Nacional do Testamento Vital.
Eunice Loureno

O que o testamento vital? uma directiva antecipada de vontade em matria de cuidados de sade. um documento em que cada cidado maior de idade e capaz pode manifestar a sua vontade sobre os cuidados de sade que deseja ou no receber caso que numa situao de incapacidade. Quem pode fazer um testamento vital? Qualquer pessoa maior de idade, que no se encontre interdita ou inabilitada por anomalia psquica, e esteja capaz de dar o seu consentimento consciente, livre e esclarecido. O que que o testamento vital pode dizer? Podem constar do documento disposies que expressem a vontade clara e inequvoca do outorgante, sobre: - No ser submetido a tratamento de suporte articial das funes vitais; - No ser submetido a tratamento ftil, intil ou desproporcionado ao seu quadro clnico e de acordo com as boas prticas prossionais, nomeadamente no que concerne s medidas de suporte bsico de vida e s medidas de alimentao e hidratao articiais que apenas visem retardar o processo natural de morte; - Receber os cuidados paliativos adequados ao respeito pelo seu direito a uma interveno global no sofrimento determinado por doena grave ou irreversvel, em fase avanada, incluindo uma teraputica sintomtica apropriada; - No ser submetido a tratamentos que se encontrem em fase experimental; - Autorizar ou recusar a participao em programas de investigao cientca ou ensaios clnicos. Como se faz? O testamento vital tem de ser formalizado atravs de um documento escrito, assinado presencialmente perante funcionrio devidamente habilitado do Registo Nacional do Testamento Vital ou notrio. Nesse documento deve constar: - a identicao completa do outorgante - o lugar, a data e a hora da sua assinatura - as situaes clnicas em que as directivas antecipadas de vontade produzem efeitos - as opes e instrues relativas a cuidados de sade que o outorgante deseja ou no receber, no caso de se encontrar em alguma das situaes referidas. Quem faz um testamento vital pode recorrer colaborao de um mdico para a elaborao das directivas antecipadas de vontade. Nesse caso, a identicao e a assinatura do mdico podem constar no documento. Quais so os limites do testamento vital? No pode ser contrrio lei, ordem pblica ou determinar uma actuao contrria s boas prticas. E o seu cumprimento no pode provocar deliberadamente a morte no natural e evitvel.

02

PG.

O testamento vital pode no ser respeitado? Sim, pode. A lei prev algumas situaes em que isso pode ocorrer: quando se comprove que o doente no desejaria manter a directivas ou se verique evidente desactualizao da vontade manifesta no testamento face ao progresso dos meios teraputicos, entretanto Vericado. Tambm no deve ser respeitado quando as circunstncias no sejam aquelas que o outorgante previu no momento da sua assinatura. Tambm em caso de urgncia ou de perigo imediato para a vida do paciente, a equipa responsvel pela prestao de cuidados de sade no tem o dever de ter em considerao as directivas antecipadas de vontade, no caso de o acesso s mesmas poder implicar uma demora que agrave, previsivelmente, os riscos para a vida ou a sade do outorgante. Por quanto tempo vlido um testamento vital? Por um prazo de cinco anos. Esse prazo renovvel mediante uma declarao de conrmao. possvel alterar o testamento? Sim, o testamento pode ser modicado ou mesmo revogado, em todo ou em parte, a qualquer momento. Sempre que seja feita uma modicao renovado o prazo de validade. O que o procurador de cuidados de sade? uma pessoa que pode representar outra quando esta estiver incapaz de expressar a sua vontade prpria. Qualquer pessoa pode nomear um procurador de cuidados de sade, atribuindo-lhe poderes representativos para decidir sobre os cuidados de sade a receber ou no quando se encontrar incapaz de expressar a sua vontade pessoal e autonomamente. Qualquer pessoa pode ser procurador? No. No podem ser procuradores os funcionrios de registo e de cartrio notarial que intervenham em actos regulados por esta lei e os proprietrios e os gestores de entidades que administram ou prestam cuidados de sade, a no ser que sejam familiares do outorgante. Uma pessoa pode fazer testamento vital e ter ao mesmo tempo procurador? Sim, pode. Em caso de conito entre as disposies formuladas no testamento vital e a vontade do procurador de cuidados de sade, prevalece a vontade do outorgante expressa naquele documento. Os dois documentos (testamento e procurao) podem ser pblicos? No. Todos os que, no exerccio das suas funes (mdicos, funcionrios dos registos, etc) que tomem conhecimento dos dados neles constantes cam obrigados a observar sigilo prossional, mesmo aps o termo das respectivas funes.

r/com renascena comunicao multimdia, 2012

S-ar putea să vă placă și