Sunteți pe pagina 1din 9

ASTOR ERNESTO LUFT

BARRAGEM
OBJETO EDUCACIONAL PARA VERIFICAO DA ESTABILIDADE DE BARRAGENS SIMPLES

Projeto eTools/OEEE CENTRO DE ESTUDOS DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

SUMRIO

1 TTULO .........................................................................................................................................3 2 OBJETIVOS ..................................................................................................................................3 3 MATERIAIS E MTODOS ..........................................................................................................3 3.1 FERRAMENTAS UTILIZADAS ..........................................................................................3 3.2 FLASH ....................................................................................................................................4 3.3 DESENVOLVIMENTO DE CDIGOS ................................................................................4 4 O OBJETO DE APRENDIZAGEM BARRAGEM ......................................................................4 4.1 GUIA DE UTILIZAO .......................................................................................................5 5 - DISCUSSO ..................................................................................................................................7 6 SITES E ARTIGOS RELACIONADOS .......................................................................................8

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

1 TTULO
Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples.

2 OBJETIVOS
O objetivo do objeto de aprendizagem Barragem disponibilizar para professores e alunos de cursos de graduao em Engenharia Civil uma ferramenta computacional de fcil uso e disponibilidade (acessibilidade) que auxilie no processo de ensino e aprendizagem de engenharia, particularmente na anlise da estabilidade de barragens, fixando os conceitos do equilbrio esttico e da hidrosttica. Atravs da anlise de exemplos sugeridos e tambm de novas situaes, objetiva-se que o aluno desenvolva a sensibilidade necessria para compreender as distribuies de esforos na estrutura e as leis do equilbrio, compreendendo tambm como as instabilidades podem acontecer. Possibilita que os alunos aprendam a calcular os esforos os quais sofre uma barragem de concreto e analisar e comparar com os ndices de estabilidade, para verificar se esta ser estvel ou no. Tal sensibilidade permite que os futuros engenheiros possam desenvolver projetos consistentes e econmicos. Para que o ensino / aprendizagem ocorra de maneira eficiente e com motivao, o objeto educacional utiliza tcnicas adequadas de desenvolvimento de software e padres. Alm disso busca ter a atratividade visual necessria e facilidade de utilizao que permitam ao estudante desenvolver seu interesse pela engenharia de estruturas.

3 MATERIAIS E MTODOS
Realizou-se o estudo da programao orientada a objetos e da linguagem ActionScript para aplicaes Flash, base para o desenvolvimento do objeto educacional. A partir destes estudos, e com o padro de metadados escolhido sendo o LOM (Learning Object Metadata) do IEEE, que se iniciou efetivamente a produo da animao Barragem no formato de objeto de aprendizagem.

3.1 FERRAMENTAS UTILIZADAS


Para o desenvolvimento da animao em Flash utilizou-se o software Macromedia FlashTM 5, da Macromedia. O software Macromedia FlashTM 5, da Macromedia, um aplicativo para desenvolvimento de contedo, aplicativos, animaes e experincias de vdeo avanadas para a Web. Informaes disponveis no site: <http://www.macromedia.com.br>.
3

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

3.2 FLASH
Flash um programa desenvolvido pela Macromedia para criao de pginas e ou componentes grficos e interativos para Web, como por exemplo imagens, botes, menus e banners. O Flash gera grficos vetoriais que so menores e mais geis que os arquivos bitmap e no perdem resoluo quando ampliados, o que sempre foi problema nas figuras bitmap. O fato desse programa, originalmente criado como ferramenta de animao, trabalhar muito bem com imagens vetoriais, foi decisivo para ele se tornar to utilizado. O trabalho finalizado ocupa pouca memria, o que o torna conveniente para a distribuio na Web. uma excelente ferramenta para criao de aplicativos voltados Internet, pois elimina a necessidade de descargas (downloads) demoradas. Porm a necessidade do plug-in Flash Player ainda uma barreira, bem como a no-portabilidade para outros sistemas operacionais.

3.3 DESENVOLVIMENTO DE CDIGOS


O cdigo de um programa Flash criado de maneira simples, em um ambiente agradvel e altamente intuitivo. Cria-se um arquivo de extenso .swf, que como um filme, contendo a animao a ser executada. Deve-se usar o software Macromedia Flash da Macromedia para crilo, o que limita seu desenvolvimento, pois este software no gratuito.

4 O OBJETO DE APRENDIZAGEM BARRAGEM


Durante a realizao do projeto eTools foram criados objetos educacionais, destinados resoluo de problemas de engenharia de estruturas, disponveis no portal do projeto (http://www.cesec.ufpr.br/etools/oe3). Um destes objetos de aprendizagem o Barragem (Fig 1). Trata-se de uma animao que tem como objetivo calcular os esforos que sofre uma barragem de concreto e analisar e comparar os resultados com os ndices de estabilidade, verificando se esta ser estvel ou no.

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

Figura 1: Objeto de Aprendizagem Barragem

Atravs de exemplos prontos o aluno pode visualizar os quatro casos possveis de instabilidade em barragens e, partindo da, entender as variveis envolvidas no clculo de barragens estveis. O programa formado por uma rea de insero dos dados (caixas de texto), figuras representativas da situao e das variveis, botes com valores padres (peso especfico da gua e dos solos, alm de seus ngulos de atrito) e botes com os dados dos exemplos citados. H ainda os 3 botes principais de execuo da animao: Boto Calcular: Informa se a barragem estvel ou instvel e mostra uma animao com a representao da instabilidade verificada. Boto Teoria: Quando clicado exibe a teoria envolvida nos clculos em uma janela separada. Boto Relatrio: Mostra um detalhamento dos clculos realizados a partir dos dados inseridos.

4.1 GUIA DE UTILIZAO


A seguir mostrado passo a passo um exemplo de procedimento para a verificao da estabilidade de barragens utilizando o objeto de aprendizagem.

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

Visualizando o arquivo Teoria:

No quadro principal, ao clicar no boto Teoria, uma nova janela exibida, contendo uma breve explicao dos procedimentos envolvidos na verificao da estabilidade de uma barragem.

Executando um exemplo pronto: Clicando em um dos botes de exemplo (Exemplo 1, Exemplo 2, Exemplo 3 ou Exemplo 4) valores prdefinidos so inseridos automaticamente nos campos de texto. Ao clicar num dos botes de exemplo, um texto aparece na tela dizendo a que tipo de instabilidade o exemplo se refere.

A seguir, clicando-se em calcular a animao da instabilidade ocorrida automaticamente exibida em uma janela parte.

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

Visualizando o relatrio de clculos detalhados:

Se o usurio desejar ele pode ver um detalhamento dos clculos que foram efetuados, clicando no boto Relatrio. Neste caso uma nova janela se abre e mostra este relatrio.

5 - DISCUSSO
O uso de hipermdia no ensino de engenharia possibilita maior envolvimento do aluno com as aulas, pois oferece estmulos alm do tradicional quadro negro. A utilizao de computadores para ensino de conceitos de engenharia justifica-se pela sua qualidade grfica, rapidez de clculos e sua interatividade com o aluno. Programas direcionados Internet oferecem facilidade de acesso e maior poder de divulgao. Os alunos podem acessar os applets em suas casas ou nos laboratrios da Universidade, no sendo necessrio uma aula especfica para uso destes. Esta tcnica educacional aproveita a principal vocao da Internet trfego de informaes e mdias com acesso amplo e aberto como ferramenta complementar ao ensino tradicional. Deve-se observar ainda o aumento da procura por ferramentas educacionais atravs da Web, conseqncia do crescimento do nmero de seus usurios e das novas tecnologias que permitem maiores velocidades de conexo e conseqentemente a possibilidade de acesso a maiores volumes de informaes. O objeto de aprendizagem Barragem est publicado em um repositrio de objetos educacionais para Engenharia de Estruturas OE3 (http://www.cesec.ufpr.br/etools/oe3) (Fig. 3) juntamente com outros objetos produzidos no projeto eTools e em projetos precedentes. O esforo despendido no processo concentrou-se na abordagem de problemas de Engenharia de Estruturas que poderiam ser resolvidos atravs de objetos educacionais que ajudassem os alunos na absoro de conceitos, alm do estudo da linguagem de programao ActionScript para Flash e da orientao a objetos. No entanto, o repositrio tem tambm programas desenvolvidos em Java ou outras linguagens como Visual Basic e Delphi.

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

Figura 3 - Repositrio de Objetos Educacionais OE

6 SITES E ARTIGOS RELACIONADOS


[1] BEER, Ferdinand P. e JOHNSTON, E. R. Resistncia dos Materiais. So Paulo: Makron Books, 1995. [2] TIMOSHENKO, S. P. e GERE, J. M. Mecnica dos Slidos. Rio de Janeiro: LTC.

[3] FILL, H. D., Notas de Aula. Curitiba: Departamento de Hidrulica e Saneamento, UFPR. [4] REINHARDT, R. Macromedia Flash MX, a Bblia. Rio de Janeiro: Campus, 2002. [5] UNICODE CONSORTIUM. The Unicode Standard. Disponvel em: <http://www.unicode.org> [6] OEEE Desenvolvimento de Objetos Educacionais como apoio para uma Rede de Ensino e Aprendizagem em Engenharia de Estruturas. Centro de Estudos de Engenharia Civil (CESEC). Universidade Federal do Paran (UFPR). Disponvel em: <http://www.cesec.ufpr.br/etools/oe3> [7] eTools: Ferramentas de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem em Engenharia. Centro de Estudos de Engenharia Civil (CESEC). Universidade Federal do Paran (UFPR). Disponvel em: <http://www.cesec.ufpr.br/etools> [8] SCHEER, S.; GAMA, C.L.G. Developing learning objects for a structural engineering educational network. In: International Conference on Computing in Civil

Barragem Animao para Verificao da Estabilidade de Barragens Simples

and Building Engineering, 2004, Weimar. X-ICCCBE Proceedings. Weimar : BauhausUniversitt Weimar e ICCCBE, 2004. v. 1. p. 1-10. [9] SCHEER, S.; GAMA, C.L.G.; VERZENHASSI, C.C.; LUFT, A.E. Objetos educacionais hipermediticos em engenharia de estruturas: avaliao de usabilidade e aprendizagem. In: GTECE05 Global Congress on Engineering and Technology Education - Engineering and Technology Education Trends, 2005, Bertioga. Engineering and Technology Education Trends. Santos:IEEE e COPEC,2005. p.1-5.

S-ar putea să vă placă și