Sunteți pe pagina 1din 8

RESUMO - FRATURA

1) Introduo: Existem trs tipos de falha: fratura, fadiga e fluncia. Mas todas elas ocorrem, geralmente, por causa da seleo, processamento e m utilizao dos materiais de maneira inapropriada. Como o prprio nome sugere, as falhas so eventos indesejveis, j que seres humanos esto sempre em contato com materiais, alm dos possveis prejuzos econmicos decorrentes do produto inadequado. As causas que originam as falhas so conhecidas e passveis de estudo, porm, muito difcil fazer a preveno. por isso que as falhas so constante objeto de estudo de engenheiros, que tm como principais problemas a antecipao e o planejamento da rotina de preveno.

2) Fratura: Fratura, por definio, consiste na separao de um corpo em vrias partes em resposta ao de uma tenso esttica (constante ou que se modifica pouco com o tempo) e a baixas temperaturas (em comparao temperatura de fuso do material). O processo da fratura ocorre em duas etapas: a formao e a propagao de trincas, em resposta a uma tenso imposta, que pode ser de trao, compresso, cisalhamento ou torcional. Alm disso, de acordo com a capacidade de um material sofrer deformao plstica que as fraturas so classificadas em fratura dctil ou fratura frgil.

3) Fratura Dctil: Antes de ocorrer a fratura dctil, o material sofre grande deformao plstica na vizinhana da trinca e considervel absoro de energia. Com a ocorrncia da fratura processo dado de maneira lenta o comprimento da trinca se estende. Esse tipo de trinca denominado estvel, pois ela resiste a qualquer extenso adicional, a menos que a tenso aplicada aumente.

4) Fratura Frgil:

Por outro lado, o material sofre pouca ou nenhuma deformao plstica na vizinhana da trinca e pouca absoro de energia na fratura frgil. Neste caso, as trincas podem se propagar de forma extremamente rpida e, uma vez iniciada, ela continua sem um aumento na magnitude da tenso aplicada. por isto que estas trincas so denominadas instveis. A fratura dctil prefervel, pois, a deformao alerta que uma fratura iminente. Por outro lado, a fratura frgil se estende de forma rpida e catastrfica. Alm disso, mais energia necessria para que a fratura dctil se propague.

5) Comparaes Visuais: As fraturas dcteis ocorrem, inicialmente, com o empescoamento, seguido da formao de pequenas cavidades que se formam no interior do material. Em seguida, essas cavidades aumentam e se unem, formando uma trinca elptica, que possui o eixo maior perpendicular direo da tenso aplicada. A trinca, ento, cresce em uma direo paralela a seu eixo principal at a formao da fratura. Muitas vezes essa fratura possui um contorno superficial conhecido como fratura taa-cone, que contm aparncia fibrosa, o que caracteriza a deformao plstica. Nas fraturas frgeis, a direo do movimento da trinca est muito prxima de ser perpendicular direo da tenso aplicada e produz uma superfcie praticamente plana. Os materiais que sofreram fraturas frgeis no apresentam sinais de deformao plstica, mas apresentam caractersticas marcantes. Elas podem ter formato V, formando prximo ao centro da seo reta e apontando em direo ao ponto inicial da trinca; podem tambm ter formato de leque, com linhas que se irradiam a partir do ponto inicial da trinca.

6) Tcnicas de Ensaio por Impacto: Algumas tcnicas foram desenvolvidas para testar e avaliar os materias em laboratrio, com condies extremas de trabalho imposto ao mesmo. Elas tm, basicamente, o mesmo princpio de funcionamento. Existe um corpo de prova, cujo formato uma barra com seo reta quadrada, com um entalhe em forma de V no centro e, tambm, um equipamento contendo uma espcie de martelo.

Com a liberao do martelo de certa altura h, a carga aplicada atingindo e fraturando o corpo de prova exatamente no entalhe. O entalhe, por sua vez, atua como um ponto de concentrao de tenses para o impacto. Aps o primeiro impacto, o pndulo eleva-se at uma altura h menor que h. A absoro de energia pelo corpo de prova calculada a partir da diferena entre h e h, que representa uma medida da energia de impacto. Existem dois ensaios padronizados, as tcnicas Charpy e Izod. A diferena principal entre estas est na maneira como o corpo de prova sustentado. Mas vale ressaltar que o tamanho e o formato do corpo de prova, bem como a configurao e a profundidade do entalhe, influenciam os resultados dos testes.

7) Transio Dctil-Frgil Uma das funes do ensaio de impacto identificar, no material, a capacidade de sofrer transio dctil-frgil com a diminuio da temperatura, e as faixas de temperatura em que isso ocorre. Uma das formas de analisar a transio por meio de um grfico, contendo a relao entre a energia de impacto absorvida, a temperatura e o percentual de fratura de cisalhamento. Quanto mais alta a temperatura, mais alta tambm ser a energia, configurando modo de fratura dctil. Quanto menor a temperatura h uma variao brusca na quantidade de energia, que passa a ser constante, caracterizando modo de fratura frgil. Outra forma consiste na anlise da aparncia da superfcie da falha, para determinar a temperatura de transio. A fratura ser do tipo dctil se a superfcie for fibrosa ou opaca. Ser frgil se a superfcie possuir textura granular (brilhosa). Ao longo da transio o material apresentar caractersticas de ambos os modos. Consideraes: Para muitas ligas, no existe nica temperatura de transio, mas sim uma faixa de temperaturas de transio; As ligas que apresentam comportamento dctil-frgil s podem ser utilizadas a temperaturas acima da de transio, a fim de evitar catstrofes;

Quanto s estruturas cristalinas, as CCC e as HC experimentam a transio. Para estas, a diminuio do tamanho dos gros dos aos acarreta na diminuio da temperatura de transio, aumentando a resistncia. Porm, aumentando o teor de carbono do ao, aumenta a resistncia e a temperatura de transio, o que melhora a situao de trabalho.

8) Princpios da Mecnica da Fratura: Os problemas causados pelos materiais que fraturaram de modo frgil, sendo materiais dcteis levaram ao progresso dos estudos no campo da mecnica da fratura. Agora, os engenheiros tm maior facilidade em antecipar e prevenir falhas estruturais.

9) Concentrao de Tenso Todo material apresenta certa resistncia fratura, caracterstica que funo das foras de coeso que existem entre os tomos e do mdulo de elasticidade (E) do mesmo. A resistncia coesiva terica de um slido elstico frgil dada,

aproximadamente, por E/10. J a resistncia emprica tem um valor entre 10 e 1000 vezes abaixo do terico. Foi proposto por A. A. Griffith que essa diferena se d pela presena de defeitos muito pequenos que existem independente das condies. Esses defeitos deterioram a resistncia fratura, pois qualquer tenso aplicada no material pode ser amplificada ou concentrada na extremidade. por isso que eles so conhecidos por fatores de concentrao de tenses. A magnitude da tenso localizada diminui em funo da distncia extremidade da trinca. A diferena entre os valores tericos e prticos foi muito grande nos materiais frgeis. Portanto, Griffith concluiu que estes contm defeitos e trincas, que daro origem a uma fratura a partir da aplicao de uma tenso e consequente formao e rpida propagao de uma trinca.

10) A Teoria de Griffith: Durante a propagao da trinca parte da energia armazenada no material liberada, chama-se energia de deformao elstica. Durante o processo so criadas

nas faces de uma trinca novas superfcies livres que do origem a um aumento na energia de superfcie do sistema. Griffith demonstrou que a tenso crtica exigida para a propagao da trinca diretamente proporcional soma das energias.

11) Anlise de Tenso de Trincas Existem trs maneiras fundamentais segundo as quais a carga pode operar sobre uma trinca: modo de abertura (ou de trao), modo de deslizamento e modo de rasgamento. Para cada um, a tenso aplicada num sentido diferente, o que diferencia um modo do outro.

RESUMO FADIGA E FLUNCIA

1) Fadiga: Fadiga uma falha que ocorre em estruturas sujeitas tenses dinmicas e oscilantes. O nome fadiga utilizado, pois esse tipo de falha ocorre aps um perodo de teso repetitiva no material, alm disso, esta ocorre com maior freqncia nos metais (estima-se que em 90% destes). A falha por fadiga de natureza frgil, ou seja, o material se deforma pouco antes de haver a fratura, o que significa ser um processo rpido. Isso quer dizer que um processo instvel, pois h a formao e a propagao de trincas mesmo que no haja aumento na tenso aplicada.

2) Tenses Cclicas: Existem tenses de trs naturezas distintas: a axial (trao e compresso), de flexo (dobramento) ou torcional (toro). De uma forma geral essas tenses cclicas podem ser, tambm, de trs tipos diferentes: alternada (amplitude da tenso mxima igual a amplitude da tenso mnima), repetidas (a amplitude da tenso mxima assimtrica a amplitude da tenso mnima em relao ao eixo x) e aleatrias (as tenses ocorrem em intensidades diferentes e sem um padro). Tais tenses so as

responsveis pela fadiga. A tenso mdia dada pela frmula: m = max + min / 2 O intervalo de tenses : i = max min Razo de tenso: R = min / Max

3) Curva S-N: Essa curva representa a relao entre a amplitude de tenso e os ciclos necessrios at a falha (N). Isso quer dizer que quanto maior a magnitude da tenso, menor o nmero de ciclos que o material suporta. O limite de resistncia de um material representa o maior valor de tenso oscilante que no ir causar a falha por fadiga aps um nmero infinito de ciclos. A maioria das ligas no ferrosas no possui esse limite, o que quer dizer que cedo ou tarde a falha ocorre. Alm disso, h a vida em fadiga, que quer dizer nmero de ciclos necessrios para causar a falha em uma tenso especfica. Isso comprova a tese de que quanto maior a tenso, menor o nmero de ciclos que o material suporta, j que quanto menor o N, menor a vida em fadiga.

4) Iniciao e propagao de trincas: Existem trs etapas no processo de falha por fadiga. A primeira a iniciao de trincas, onde uma trinca se forma em um ponto com alta concentrao de tenso. A segunda a propagao de trinca, durante a qual a trinca avana de acordo com os ciclos de tenso. E a terceira, mas no menos importante a fratura final, onde ocorre a ruptura.

5) Fatores que influenciam a vida em fadiga: Existem dois fatores que influenciam a vida em fadiga. Primeiro: tenso mdia aplicada, ou seja, quanto maior a tenso, menor a vida em fadiga. Segundo: efeitos da superfcie, o que significa que onde h entalhes e descontinuidade geomtrica h uma tendncia maior de haver fadiga. Existem tratamentos que podem ser feitos para reduzir a ao do segundo fator, como, por exemplo, um adoamento nas quinas, ou seja, um arredondamento de quinas. Alm disso, h o endurecimento de camada superficial, que

uma tcnica usada em aos e obtida mediante a nitretao ou carbonetao, o que aprimora tanto a dureza quanto a vida em fadiga.

6) Efeitos do ambiente: O ambiente tambm influencia no processo de fadiga. Este pode contribuir com uma fadiga trmica e uma fadiga associada corroso. A primeira diz respeito a temperaturas elevadas e ao movimento de extenso e contrao. A segunda quando o material encontra-se em meio corrosivo e ento h a formao de falha.

7) Fluncia: a deformao permanente em materiais submetidos tenses constantes. Este fenmeno indesejvel e limita a vida til do material (polmeros amorfos, como plsticos e borrachas, so especialmente sensveis). J os metais so afetados apenas quando a temperatura for 0,4 a temperatura absoluta de fuso. O comportamento geral da fluncia composto por trs etapas. Na primria h uma resistncia fluncia, tornado o material mais rgido (encroamento). A secundria tem uma durao mais longa pois h encroamento e recuperao, o que torna o material mais rgido e mais macio ao mesmo tempo. Na terciria h o processo de ruptura, pois h a acelerao da taxa de fluncia (formao de trincas e cavidades). Alm disso importante ressaltar que a deformao por fluncia no linearmente dependente da tenso. H, ainda, a anlise da fluncia em relao tenso e em relao temperatura que esto relacionadas pelas frmulas: = K (^n

Bibliografia: http://pcc5726.pcc.usp.br/Trabalhos%20dos%20alunos/seminario-fluencia.pdf Callister, William D., Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 5 ed. LTC.

S-ar putea să vă placă și