Sunteți pe pagina 1din 15

smar

CAPTULO 3: MEDIO DE PRESSO


1 INTRODUO 2 CONCEITOS DE PRESSO 2.1 Presso Atmosfrica 2.2 Presso Relativa Positiva ou Manomtrica 2.3 Presso Absoluta 2.4 Presso Relativa Negativa ou Vcuo 2.5 Diagrama comparativo da escalas 2.6 Presso Diferencial 2.7 Presso Esttica 2.8 Presso Dinmica 2.9 Presso Total 2.10 Unidades de Presso 3 DISPOSITIVOS PARA MEDIO DE PRESSO 3.1 Tubo de Bourdon 3.2 Membrana ou Diafragma 3.3 Fole 3.4 Coluna de Lquido 3.5 Sensor Piezoeltrico 3.6 Sensor Strain Gauge (Clula de Carga) ou Piezoresistivo 3.7 Sensor Capacitivo 3.8 Sensor Silcio Ressonante 4 EXERCCIOS PROPOSTOS 5 TABELA DE CONVERSO DE UNIDADES DE PRESSO

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.1

smar
1 INTRODUO Medio de presso o mais importante padro de medida, pois as medidas de vazo, nvel, etc. podem ser feitas utilizando-se esse princpio. Devido natureza dos fluidos; como gases, vapores, fluidos limpos, viscosos, pastosos e corrosivos, empregam vrias tcnicas em sua medio, assim como vrios conceitos de fsica e de hidrosttica. 2 - CONCEITOS DE PRESSO Presso definida como uma fora aplicada uniformemente sobre um superfcie (rea). P= F A onde: P = Presso F = Fora A = rea

2.1 - PRESSO ATMOSFRICA a presso exercida pela atmosfera terrestre medida em um barmetro. Ao nvel do mar esta presso aproximadamente de 760 mmHg. 2.2 - PRESSO RELATIVA POSITIVA OU MANOMTRICA a presso medida em relao presso atmosfrica, tomada como unidade de referncia. 2.3 - PRESSO ABSOLUTA a soma da presso relativa e atmosfrica, tambm se diz que medida a partir do vcuo absoluto. Importante: Ao se exprimir um valor de presso, determinar se a presso relativa ou absoluta. Exemplo: 3 Kgf/cm2 a 4 Kgf/cm2 g Presso Absoluta Presso Relativa ou Manomtrica ( Gauge)

O fato de se omitir esta informao na indstria significa que a maior parte dos instrumentos medem presso relativa. 2.4 - PRESSO RELATIVA NEGATIVA OU VCUO quando um sistema tem presso relativa menor que a presso atmosfrica.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.2

smar
2.5 - DIAGRAMA COMPARATIVO DAS ESCALAS Presso Absoluta Presso Manomtrica Presso Atmosfrica

Vcuo

Vcuo Absoluto

2.6 PRESSO DIFERENCIAL a diferena entre 2 presses, sendo representada pelo smbolo P (delta P). Essa diferena de presso normalmente utilizada para medir vazo, nvel, densidade, diferencial de presso, etc. 2.7 PRESSO ESTTICA o peso exercido por uma coluna lquida em repouso ou que esteja fluindo perpendicularmente a tomada de impulso. 2.8 - PRESSO DINMICA a presso exercida por um fludo em movimento paralelo sua corrente. 2.9 - PRESSO TOTAL a presso resultante da somatria das presses estticas e dinmicas exercidas por um fluido que se encontra em movimento. 2.10- UNIDADES DE PRESSO Como existem muitas unidades de Presso necessrio saber a correspondncia entre elas, pois nem sempre na indstria temos instrumentos padres com todas as unidades e para isto necessrio saber fazer a converso. Exemplo: 10 psi = ______?______ Kgf/cm2 De acordo com a tabela 1 psi = 0,0703 Kgf/cm2 10 X 0,0703 = 0,703 Kgf/cm2

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.3

smar
3 DISPOSITIVOS PARA MEDIO DE PRESSO O instrumento mais simples para se medir presso o manmetro, que pode ter vrios elementos sensveis e que podem ser utilizados tambm pelos transmissores e controladores. Vamos ento ao estudo de alguns tipos de elementos sensveis. 3.1 - Tubo Bourdon Consiste geralmente de um tubo com seo oval, disposto na forma de arco de circunferncia, tendo uma extremidade fechada, estando outra aberta presso a ser medida. Com a presso agindo em seu interior, o tubo tende a tomar uma seo circular resultando um movimento em sua extremidade fechada. Esse movimento atravs da engrenagem transmitido a um ponteiro que vai indicar uma medida de presso. Quanto forma, o tubo Bourdon pode se apresentar nas seguintes formas: tipo C, espiral e helicoidal. Tipos de Tubos Bourdon

a) Tipo C

b) Tipo Espiral

C) Tipo Helicoidal

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.4

smar
3.2 - Membrana ou Diafragma constitudo pr um disco de material elstico (metlico ou no), fixo pela borda. Uma haste fixa ao centro do disco est ligada a um mecanismo de indicao. Quando uma presso aplicada, a membrana se desloca e esse deslocamento proporcional presso aplicada.

O diagrama geralmente ondulado ou corrugado para aumentar sua rea efetiva. 3.3 Fole O fole tambm muito empregado na medio de presso. Ele basicamente um cilindro metlico, corrugado ou sanfonado. Quando uma presso aplicada no interior do fole, provoca sua distenso, e como ela tem que vencer a flexibilidade do material e a fora de oposio da mola, o deslocamento proporcional presso aplicada parte interna.

3.4 - Coluna de Lquido Consiste, basicamente, num tubo de vidro, contendo certa quantidade de lquido, fixado a uma base com uma escala graduada.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.5

smar
As colunas podem ser basicamente de trs tipos: coluna reta vertical, reta inclinada e em forma de U. Os lquidos mais utilizados nas colunas so: gua (normalmente com um corante) e mercrio. Quando se aplica uma presso na coluna o lquido deslocado, sendo que este deslocamento proporcional presso aplicada. Sendo a frmula: P1 P2 = h. dr

Manmetro de tubo em U

Manmetro de Coluna Reta Vertical

Manmetro de Coluna Reta Inclinada

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.6

smar
Neste tipo de medidor a tenso superficial dos lquidos evidente, ou seja, neste tipo de medidor devido fora de coeso e adeso entre as molculas do vidro do lquido, aparece o que chamamos de menisco. Em tubos de pequenos dimetros a superfcie do lquido dever ser uma curva. No caso de lquidos como a gua e o lcool, a qual tem uma tenso superficial baixa, a superfcie ser cncava. No caso do mercrio, a qual tem uma tenso superficial alta, o menisco ser convexo. Para evitar o erro de paralaxe quando fizermos a leitura de presso, esta deve ser feita na direo horizontal no pice do menisco, como mostra a figura a seguir.

3.5 Sensor tipo Piezoeltrico Os elementos piezoeltricos so cristais, como o quartzo, a turmalina e o titanato que acumulam cargas eltricas em certas reas da estrutura cristalina, quando sofre uma deformao fsica, pr ao de uma presso. So elementos pequenos e de construo robusta. Seu sinal de resposta linear com a variao de presso, so capazes de fornecer sinais de altssimas freqncias de milhes de ciclos pr segundo. O efeito piezoeltrico um fenmeno reversvel. Se for conectado a um potencial eltrico, resultar em uma correspondente alterao da forma cristalina. Este efeito altamente estvel e exato, pr isso utilizado em relgios de preciso. A carga devida alterao da forma gerada sem energia auxiliar, uma vez que o quartzo um elemento transmissor ativo. Esta carga conectada entrada de um amplificador, sendo indicada ou convertida em um sinal de sada, para tratamento posterior.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.7

smar
3.6 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo Baseia-se no princpio de variao da resistncia de um fio, mudando-se as suas dimenses. Para variarmos a resistncia de um condutor devemos analisar a equao geral da resistncia: R=.L S Onde: R: Resistncia do condutor : Resistividade do material L: Comprimento do condutor S: rea da seo transversal A equao nos explica que a resistncia eltrica de um condutor diretamente proporcional resistividade e ao comprimento e inversamente proporcional a rea da seo transversal. A maneira mais prtica de alterarmos as dimenses de um condutor tracionarmos o mesmo no sentido axial como mostrado a seguir:

Seguindo esta linha de raciocnio, conclumos que para um comprimento L obtivemos L, ento para um comprimento 10 x L teramos 10 x L, ou seja, quanto maior o comprimento do fio, maior ser a variao da resistncia obtida e maior a sensibilidade do sensor para uma mesma presso (fora) aplicada. O sensor consiste de um fio firmemente colado sobre uma lmina de base, dobrando-se to compacto quanto possvel. Esta montagem denomina-se tira extensiomtrica como vemos na figura a seguir:

Observa-se que o fio, apesar de solidamente ligado lmina de base, precisa estar eletricamente isolado da mesma. Uma das extremidades da lmina fixada em um ponto de apoio rgido enquanto a outra extremidade ser o ponto de aplicao de fora.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.8

smar

Da fsica tradicional sabemos que um material ao sofrer uma flexo, suas fibras internas sero submetidas a dois tipos de deformao: trao e compresso. As fibras mais externas sofrem um alongamento com a trao, pois pertencem ao permetro de maior raio de curvatura, enquanto as fibras internas sofrem uma reduo de comprimento (menor raio de curvatura).

Como o fio solidrio lmina, tambm sofrer o alongamento, acompanhando a superfcie externa, variando a resistncia total. Visando aumentar a sensibilidade do sensor, usaremos um circuito sensvel variao de resistncia e uma configurao conforme esquema a seguir:

Notamos que a ligao ideal para um Strain Gauge com quatro tiras extensiomtricas o circuito em ponte de Wheatstone como mostrado a seguir, que tem a vantagem adicional de compensar as variaes de temperatura ambiente, pois todos os elementos esto montados em um nico bloco.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.9

smar

Transmissor de Presso

3.7 Sensor tipo Capacitivo A principal caracterstica dos sensores capacitivos a completa eliminao dos sistemas de alavancas na transferncia da fora / deslocamento entre o processo e o sensor. Este tipo de sensor resume-se na deformao, diretamente pelo processo de uma das armaduras do capacitor. Tal deformao altera o valor da capacitncia total que medida pr um circuito eletrnico. Esta montagem, se pr um lado, elimina os problemas mecnicos das partes mveis, expe a clula capacitiva s rudes condies do processo, principalmente a temperatura do processo. Este inconveniente pode ser superado atravs de circuitos sensveis a temperatura, montados juntos ao sensor. Outra caracterstica inerente montagem a falta de linearidade entre a capacitncia e a distncia das armaduras devido deformao no linear, portanto se faz necessrio uma compensao (linearizao) a cargo do circuito eletrnico.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.10

smar

Clula Capacitiva

Transmissor de Presso Diferencial O sensor formado pelos seguintes componentes: Armaduras fixas metalizadas sobre um isolante de vidro fundido Dieltrico formado pelo leo de enchimento (silicone ou fluorube) Armadura mvel (Diafragma sensor) Uma diferena de presso entre as cmaras de alta (High) e de baixa (Low) produz uma fora no diafragma isolador que transmitida pelo lquido de enchimento. A fora atinge a armadura flexvel (diafragma sensor) provocando sua deformao, alterando, portanto o valor das capacitncias formadas pelas armaduras fixas e a armadura mvel. Esta alterao medida pelo circuito eletrnico que gera um sinal proporcional variao de presso aplicada cmara da cpsula de presso diferencial capacitiva.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.11

smar
3.8 - Sensor tipo Silcio Ressonante O sensor consiste de uma cpsula de silcio colocada estrategicamente em um diafragma, utilizando o diferencial de presso para vibrar em maior ou menor intensidade, afim de que essa freqncia seja proporcional presso aplicada.

Na seqncia, ser exibido maior detalhe sobre esse tipo de clula, sua construo e seu funcionamento. 3.8.1 - Construo do sensor

Todo o conjunto pode ser visto atravs da figura anterior, porm, para uma melhor compreenso de funcionamento deste transmissor de presso, faz-se necessrio desmembr-lo em algumas partes vitais. Na figura a seguir podemos ver o conjunto do sensor. Ele possui um im permanente e o sensor de silcio propriamente dito.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.12

smar

Dois fatores que iro influenciar na ressonncia do sensor de silcio so: o campo magntico gerado pr um im permanente posicionado sobre o sensor; o segundo ser o campo eltrico gerado pr uma corrente em AC (alm das presses exercidas sobre o sensor, obviamente). Este enfoque pode ser observado na figura abaixo.

Portanto, a combinao do fator campo magntico /campo eltrico responsvel pela vibrao do sensor.Um dos sensores ficar localizado ao centro do diafragma (FC), enquanto que o outro ter a sua disposio fsica mais borda do diafragma (FR). Pr estarem localizadas em locais diferentes, porm, no mesmo encapsulamento, uma sofrer uma compresso e a outra sofrer uma trao conforme a aplicao de presso sentida pelo diafragma. Desta maneira, os sensores possuiro uma diferena de freqncia entre si. Esta diferena pode ser sentida pr um circuito eletrnico, tal diferena de freqncia ser proporcional ao P aplicado. Na figura a seguir exibido o circuito eletrnico equivalente.

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.13

smar

Atravs dessas informaes possvel criar um grfico referente aos pontos de operao da freqncia x presso.

Transmissor de Presso Diferencial

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.14

smar
Tabela de Converso - Unidades de Presso Polegadas H2O 27,7620 4,0266 1 0,0394 13,6200 0,5362 402,1800 0,402 394,4100 0,3944 Polegadas Hg 2,0360 0,2953 0,0734 0,0028 1 0,0394 29,5300 0,0295 28,9590 0,0290

psi psi kPa Polegadas H2O mmH2O Polegadas Hg mmHg Bar m Bar kgf/cm2 gf/cm2 1 0,1450 0,0361 0,0014 0,4912 0,0193 14,5040 0,0145 14,2230 0,0142

kPa 6,8947 1 0,2483 0,0098 3,3867 0,1331 100,00 0,1000 97,9047 0,0970

mmH2O 705,1500 102,2742 25,4210 1 345,9400 13,6200 10215,0000 10,2150 10018,0 10,0180

mmHg 51,7150 7,5007 1,8650 0,0734 25,4000 1 750,0600 0,7501 735,560 0,7356

Bar 0,0689 0,0100 0,0025 0,0001 0,0339 0,0013 1 0,001 0,9800 0,0009

m Bar 68,9470 10,0000 2,4864 0,0979 33,864 1,3332 1000 1 980,7000 0,9807

kgf/cm2 0,0703 0,0102 0,0025 0,0001 0,0345 0,0014 1,0197 0,0010 1 0,001

gf/cm2 70,3070 10,1972 2,5355 0,0982 34,532 1,3595 1019,700 1,0197 1000 1

Exemplo: 1 mmHg = 0,5362 pol, H2O = 1,3332 m Bar 97 mmHg = 97(0,5362) = 52,0114 pol, H2O (97 mmHg = 97(1,3332) =129,3204 m Bar

CENTRO DE TREINAMENTO SMAR Reviso 2.10 COPYRIGHT 2004 - Smar Equipamentos Industriais Ltda Direitos Reservados

3.19

S-ar putea să vă placă și