Sunteți pe pagina 1din 4

06/AGO/12 - Nota pblica sobre a aprovao da Lei 12696/12 Data: 06/08/2012

PRESIDNCIA DA REPBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

NOTA PBLICA DO CONANDA

Sobre a aprovao da Lei 12696/12 que dispe sobre os Conselhos Tutelares

Em face sano da Lei Federal n 12.696/12 pela Presidenta da Repblica, que assegura os direitos sociais dos conselheiros tutelares, alm de estabelecer parmetros para o processo unificado de escolha dos mesmos nas cidades, o Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (Conanda), no exerccio de sua funo institucional estabelecida na Lei n 8069, de 13 de julho de 1990, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente, torna pblica a seguinte posio:

No ano de 1998, o Conanda iniciou a trajetria de construo de parmetros para a criao e funcionamento dos Conselhos Tutelares, por entender que eles constituem um dos instrumentos mais importantes do Sistema de Garantia de Direitos, como rgos permanentes e autnomos encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, alm de traduzir, sob o manto constitucional de nossa Carta Poltica, oportunidade de exerccio pleno da democracia participativa da sociedade frente ao Estado.

Em 2001, o Conselho aprovou a Resoluo n 75, em defesa dos direitos sociais de

Conselheiros Tutelares, considerando que, embora no exista relao de emprego entre o Conselheiro Tutelar e a municipalidade que gere vnculo, a eles devem ser garantidos em lei os mesmos direitos conferidos pela legislao municipal aos servidores pblicos que exercem em comisso, para cargos de confiana, neste caso vinculado ao Regime Geral da Previdncia Social.

Considerando a necessidade de atualizao da Resoluo n 75, de 22 de outubro de 2001, do Conanda, que estabeleceu os primeiros parmetros de criao e funcionamento dos Conselhos Tutelares em todo o Brasil, e o no cumprimento dessa pelos poderes executivos municipais, o processo de reviso foi reiniciado em 2008, acrescida de consulta pblica de minuta de projeto de lei de regulamentao da funo dos Conselheiros Tutelares.

Em 2010, a supracitada resoluo foi revogada pela Resoluo n 139, de 17 de maro de 2010, enquanto tramitava no Senado Federal o PLS 119/08 em conjunto com o PLS 278/09.

Neste momento, na oportunidade dos 22 anos do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), durante a 9 Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, de 11 a 14 de julho, em Braslia, considerando que o PLS 278/09 j tinha sua redao final do substitutivo da Cmara dos Deputados ao Projeto de Lei n 3754 aprovada, vimos emergir um sopro de mobilizao que traduziu na sano da atual lei 12.696 de 2012.

Pela nova lei, os conselheiros devem receber remunerao (definida pelo municpio), cobertura previdenciria, ter acesso a frias (com acrscimo de um tero no salrio), licenas maternidade e paternidade e gratificao natalina. At ento, as leis municipais deveriam dispor sobre eventual remunerao de seus membros.

Esta nova orientao jurdica conserta um enorme equvoco histrico de interpretao quanto garantia desses direitos sociais, restabelecendo a ordem constitucional para um conjunto significativo de trabalhadores e trabalhadoras que com a nova lei sero fortalecidos na dignidade laboral e, por conseguinte, na proteo dos direitos de crianas e adolescentes.

Outro avano, sempre defendido pelo Conanda, que est explcito e consagrado pela lei, a contnua capacitao dos Conselheiros Tutelares, de modo que eles sejam preparados para o exerccio de suas relevantes atribuies em sua plenitude.

A lei , tambm unifica a data para processo de escolha dos Conselheiros Tutelares primeiro domingo de outubro do ano seguinte eleio presidencial - e aumenta o mandato do conselheiro de trs para quatro anos. A posse fica agendada para 10 de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha.

Portanto, trata-se de importante deciso de fortalecimento dos Conselhos Tutelares que dar maior visibilidade ao processo de escolha facultativo, que nem sempre tinha expressivo nmero de eleitores nos municpios, que embora legitimasse o Conselheiro, no lhe garantia a devida representatividade.

Nos termos da nova lei vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor. Com a maior visibilidade do processo de escolha dos conselheiros tutelares, possvel imaginar as hipteses de abuso de poder econmico; o que justifica utilizarmos da lei para coibir eventuais ocorrncias.

Desta feita, o Conanda, enaltece a aprovao da referida legislao, acreditando na necessidade de seguirmos aprimorando o Sistema de Garantia de Direitos, por meio de instrumentos legais e, especialmente, de oramento pblico prioritrios para os direitos de crianas e adolescentes.

Nesse sentido, o Conanda visando cumprir o seu mister de rgo deliberativo de diretrizes nacionais pela promoo dos direitos de crianas e adolescentes, estabelecer parmetros para o calendrio nacional do processo de escolha, norteando assim os Conselhos Municipais na aplicao das normas estatutria e da nova lei.

Conclamamos a todos e todas conselheiros tutelares seguirem no cumprimento da promoo, proteo e defesa dos direitos da infncia e adolescncia brasileira,

agora, mais fortalecidos na sua condio de trabalhador.

Nesta oportunidade, o Conanda aproveita ainda para anunciar que, um dos resultados da 9 Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, foi a deliberao no mbito da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes e do Plano Decenal, construda coletivamente, com ampla participao da sociedade civil organizada e orientada pelos principais marcos nacionais e internacionais, bem como pelas polticas pblicas voltadas infncia e adolescncia, da Universalizao e o Fortalecimento dos Conselhos Tutelares, objetivando a sua atuao qualificada. Recomenda-se tambm que o sistema de garantia dos direitos das crianas e dos adolescentes de cada municpio promova articulao poltica necessria para a plena harmonia legislativa e reordenamentos necessrios garantindo o pleno funcionamento dos Conselhos Tutelares.

Finalmente, o Conanda recomenda que cada Lei Municipal, ao criar novos Conselhos Tutelares, ou mesmo quando da necessria adequao nova lei 12.696/12, leve em considerao o supracitado documento, bem como sejam respeitadas as determinaes contidas na Resoluo de N. 139, de 17 de maro de 2010, que dispe sobre os Parmetros para Criao e Funcionamento dos Conselhos Tutelares, assim como as demais aes pertinentes devero ser reguladas por meio de Resoluo Especfica do colegiado.

Braslia, 06 de agosto de 2012.

Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente

CONANDA

S-ar putea să vă placă și