Sunteți pe pagina 1din 11

CENTRO UNIVERSITRIO CATLICO SALESIANO AUXILIUM ENGENHARIA MECATRNICA

FADIGA DOS MATERIAIS

DISPOSITIVOS ELETROMECNICOS PROF. ODILON CALDEIRA FILHO

Docente: Alessandra Patrcia Boito RA: 193816

Araatuba, Junho de 2010

Centro Universitrio Catlico Salesiano Auxilium Rod. Teotnio Vilela, 3821 - Jardim Alvorada 16016-500 - Araatuba-SP Fone: (18) 3636-5252 Email: unisalesiano@salesiano-ata.br

Introducao A maioria das falhas em mquinas acontece devido a cargas que variam no tempo, e no a esforos estticos. Essas falhas ocorrem, tipicamente, em nveis de tenso significativamente inferiores aos valores do limite elastico dos materiais. Deste modo, chama-se fadiga o fenmeno da ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tenso ou deformao, ou ainda, uma forma de falha que ocorre em estruturas que esto sujeitas a tenses dinmicas e oscilantes em pontes, aeronaves e componentes de mquinas. Sendo assim, o estudo de fadiga de grande importncia a fim de no comprometer a integridade estrutural dos materiais. Fadiga Existem trs estgios na falha por fadiga: incio da trinca (pequena durao caso o material apresente concentrador de tenso); regio de propagao da trinca (maior tempo de vida da pea); ruptura repentina devido ao crescimento instvel da trinca (instantneo, sem aviso prvio).

Figura 1 diagrama tenso x Nmero de ciclos O estgio I corresponde ao incio de uma ou mais microtrincas, causadas por deformao plstica cclica seguida de propagao cristalogrfica estendendo-se por dois a cinco gros relativamente origem. Neste estgio as trincas no so normalmente visveis a olho nu. O estgio II compreende a progresso de micro a macrotrincas, formando superfcies de fratura com plats paralelos, separados por sulcos tambm paralelos. Tais plats so normalmente lisos e normais na direo

da mxima tenso de trao. Essas superfcies podem ser onduladas e escuras e ter bandas leves conhecidas como marcas de praia ou marcas de concha de ostra, se macroscpicas; e estrias, se microscpicas. Durante o carregamento cclico, tais superfcies fissuradas abrem e fecham, roando-se umas nas outras, e a aparncia das marcas de praia depende das mudanas no nvel e na freqncia do carregamento, bem como da natureza corrosiva do meio. O estgio III ocorre no ciclo de carga final, quando o material remanescente no pode suportar as cargas, resultando em fratura rpida e repentina. Uma falha de estgio III pode ser frgil, dctil ou uma combinao de ambas. Com bastante freqncia, as marcas de praia, caso existam, e os padres possveis na fratura de estgio III, denominados linhas de divisa, apontam para a origem das trincas iniciais. A propagao de trincas apresenta trs estgios definidos.

Figura 2 Estgios de propagao da fadiga O primeiro deles, trincas comeam a se nuclear na superfcie e a se propagar por planos orientados a aproximadamente 45 do eixo de tenso. O crescimento das trincas neste estgio da ordem de micrometros por ciclo. Uma vez iniciada, a trinca se propaga nos correspondentes planos cristalogrficos at encontrar contornos de gro. E assim vai por alguns dcimos de milmetro. A partir deste ponto inicia-se o estgio dois, no qual a propagao se d em uma direo perpendicular ao eixo de tenso. Neste estgio, a trinca normalmente apresenta estrias caractersticas, correspondentes ao nmero de ciclos do carregamento. A ponta desta trinca que se propaga gera muita concentrao de tenso, causando deformao plstica local frente da trinca. Essa zona de deformao plstica cresce at um ponto em que praticamente se iguala espessura do material,

terminando o estgio dois e iniciando-se o estgio trs que a ruptura catastrfica da estrutura, tambm com crescimento perpendicular ao eixo de tenso, porm de forma instantnea. As trincas formadas se propagam em cada ciclo de tenso, gerando as estrias figura 3 , at a instabilidade determinada pela mecnica da fratura, resultando no aspecto que pode ser visto na figura 4, onde se notam as marcas de praia. Nota-se claramente o ponto de nucleao das trincas, a rea de propagao e a rea de ruptura catastrfica.

Figura 3 - estrias resultantes da propagao de trinca de fadiga em cada ciclo de tenso (cada estria se formou no instante em que se atinge a tenso mxima do ciclo

Figura 4 - aspecto final da fratura de uma lana de empilhadeira mostrando trs trincas de fadiga em formato semi-elptico (com as caractersticas marcas de praia, indicadas na foto por setas) e regio de propagao instvel da fratura.

A figura 5 mostra uma representao esquemtica da superfcie de fratura de um componente que falhou por fadiga. Nota-se na figura 4 o ponto de iniciao da trinca, costumeiramente na superfcie, seguida de uma regio de propagao da falha, onde esto presentes as chamadas marcas de praia. Por fim, nota-se a regio de ruptura catastrfica, a qual ocorre no momento em que a trinca atinge um tamanho crtico para os nveis de tenso presentes.

Figura 5 - Representao das superfcies caractersticas de uma fratura em fadiga, com distino da nucleao, propagao e instabilidade da trinca. A nucleao e a propagao de trincas so um processo de deformao plstica muito localizada, e pequenas sobrecargas no ciclo de tenses podem levar a liberao de discordncias ancoradas, facilitando a sua movimentao e a nucleao de trincas, ou a sua propagao. Nas solicitaes mecnicas usuais dos componentes so comuns pequenas sobrecargas de tenses, diferente dos ensaios de laboratrio, nos quais todos os parmetros so controlados. Por isso, existe uma forte tendncia por parte de pesquisadores no sentido da extino do limite de fadiga. Uma das bases para este tipo de preocupao o fato de grandes sobrecargas, to comuns em avies, embarcaes e veculos, causarem este destravamento de discordncias mesmo em materiais que apresentem um limite de fadiga bem definido, podendo prosseguir com a falha por mecanismos de fadiga. Este tipo de acontecimento tira a validade plena deste parmetro e incentiva que o limite de fadiga seja erradicado. A figura 6 apresenta o aspecto e a solicitao mecnica qual est sujeita uma trinca durante um ciclo do carregamento cclico. Inicia-se com carga zero (a), sendo a tenso de trao crescente at a tenso mxima (c). Aps este ponto mximo, iniciam-se pequenas cargas de compresso (d), aumentando at a mxima carga de compresso (e). Este comportamento caracterstico de todos os materiais metlicos dcteis, e inclusive dos polmeros.

Figura 6 - situaes de solicitao de uma trinca de fadiga durante um ciclo de carregamento. (a)Carga zero, (b)pequena tenso de trao, (c)mxima tenso de trao, (d)pequena tenso de compresso, (e)mxima tenso de compresso, (f)pequena tenso de trao. Curva S-N A falha por fadiga resultante da aplicao e remoo contnua de um carregamento e pode ocorrer sob elevado ou reduzido nmero de ciclos. Quando o nmero de carregamento necessrio para causar dano por fadiga menor que 104 ciclos, a fadiga denominada de baixo ciclo. Quando o nmero de ciclos supera esta faixa, a fadiga denominada de alto ciclo. No estudo da fadiga de alto ciclo, usa-se a curva S-N do material, ou curva de Wohler como tambm conhecida, que correlaciona a amplitude de tenso, que a metade da diferena algbrica entre as tenses mxima e mnima, com nmero de ciclos associado falha. Na fadiga de baixo ciclo, situao em que o material pode suportar elevadas deformaes, em geral superiores quelas associadas ao regime elstico, correlaciona-se a amplitude da deformao com nmero de ciclos, atravs da curva -N. O nmero de ciclos que define a vida total de um componente submetido cargas cclicas a combinao entre o nmero de ciclos necessrio iniciao da trinca e o que corresponde sua propagao at a falha final. Em alguns casos, onde h concentraes de tenso ou defeitos de superfcie, o tempo de iniciao muito curto e a trinca formada logo no comeo da vida total, enquanto que em materiais cuidadosamente acabados e livres de defeitos, o tempo de iniciao pode chegar a 80% da vida til.

Figura 7 - Para a maioria dos materiais, especialmente os metais noferrosos como o alumnio, a curva obtida no diagrama S-N decrescente. Portanto, necessrio definir um nmero de ciclos para obter a correspondente tenso, que ser chamada de Resistncia a fadiga. A tenso mxima, que praticamente no provoca mais fratura por fadiga, chama-se limite de fadiga ou resistncia a fadigado metal considerado. A fadiga pode ser causada por qualquer carregamento que varie com o tempo. Os carregamentos de fadiga so de amplitude constante e de amplitude varivel. A fadiga sob amplitude de carga constante geralmente ocorre em peas de mquinas rotativas, tais como eixos e engrenagens. Por outro lado, as ondas nos navios, a vibrao nas asas de aeronaves, o trfego em pontes e transientes trmicos so exemplos de carregamentos variveis em amplitude e freqncia. Amplitude Constante: neste tipo de carregamento, a amplitude constante durante toda a vida til da estrutura.

Figura 8 - Carregamento constante tenso x nmero de ciclos Na figura acima pode-se observar a variao da tenso com o nmero de ciclos, considerando a amplitude de tenso constante. Nesta figura as

variveis utilizadas so definidas como:

Onde e R so, respectivamente, tenso mdia, tenso mxima, tenso mnima, amplitude de tenso e razo de tenses. O parmetro R indica o tipo de carregamento ao qual o elemento est sujeito. Se o ciclo varia de carga nula para carga de trao, a solicitao repetida e R = 0. Caso ocorra a completa inverso de trao para compresso, a tenso mdia nula, R = -1 e o carregamento denominado totalmente reverso. Se houver somente carga de trao, a solicitao flutuante e R > 0.

Figura 9 Tipos de carregamento: (a) Repetido, (b) Totalmente reverso, (c) Flutuante. Amplitude Varivel: Na maior parte dos casos prticos, a probabilidade de ocorrer umamesma amplitude de tenso durante a vida til do elemento bastante pequena. A anlise de fadiga em materiais submetidos a carregamentos variveis torna-se um pouco mais complexa e os estudos, nestes casos, so feitos simplificando a solicitao real, que passa a ser representada por vrias combinaes de carregamentos constantes, conforme figura a seguir.

Figura 10 - Exemplo de um carregamento varivel composto por vrios carregamentos constantes. A contribuio de cada um destes carregamentos constantes para a falha do material pode ser calculada por uma teoria de danos cumulativos desenvolvida por Miner e denominada regra do dano linear. Se o carregamento, alm de varivel, irregular, como mostrado na figura 11, a contagem do nmero de ciclos para cada nvel de tenso pode ser feita pelo mtodo rainflow.

Figura 11 Exemplo de um carregamento irregular. Ensaio de fadiga Um ensaio de fadiga consiste na aplicao de carga cclica em um corpo-de-prova apropriado e padronizado segundo o tipo de ensaio a ser realizado. extremamente utilizado na indstria automobilstica, mas principalmente na indstria aeronutica. Realizam-se ensaios desde pequenos componentes at estruturas completas como asas. Os principais ensaios utilizados so o ensaio de flexo rotativa e o ensaio de fadiga com aplicao longitudinal de cargas. Um ensaio de fadiga capaz de fornecer dados quantitativos relativos s caractersticas de um material ou componente ao suportar, por longos perodos, sem se romper, cargas repetitivas e/ou cclicas. Os principais resultados so o limite de fadiga, resistncia fadiga, e vida em fadiga. Normalmente os resultados de um ensaio de fadiga so representados pela curva de Whler, onde se relaciona a tenso ao nmero N de ciclos at a ruptura.

Tem-se um exemplo de ensaio de fadiga em pavimentos asflticos, considerando o trfego de uma rodovia a qual o material dever resistir. Um ensaio clssico que caracteriza o fenmeno de fadiga consiste em submeter corpos-de-prova do material s solicitaes repetidas e anotar o nmero de ciclos at que entre em ruptura. A curva que representa a vida de fadiga de um material em funo das solicitaes aplicadas S (curva de Wohler) habitualmente dada pela relao:

Onde: N = nmero de aplicao da solicitao; S = solicitao (tenso ou deformao); a e b = constantes. A equao de Wohler apresentada em coordenadas logartmica definida como a reta de fadiga do material:

Um corpo-de-prova submetido a golpes que so cargas repetidas simulando o trfego que o material dever resistir, em menos de 1 segundo de diferena entre um golpe e outro. Assim so contados quantos golpes, ou ciclos, o corpo-de-prova resiste sem ruptura. Na lateral do corpo-de-prova existe um dispositivo, igual a uma agulha, em cada lado que medem o deslocamento, ou seja, a deformao deste corpo-de-prova at sua fratura. METODOS DE PREVISAO DE VIDA A FADIGA Fatores que influenciam a resistncia a fadiga Uma superfcie mal acabada contem irregularidades que, como se fossem um entalhe, aumentam a concentrao de tenses, resultando em tenses residuais que tendem a diminuir a resistncia a fadiga. Defeitos superficiais causados por polimento tambm diminuem a resistncia a fadiga. Tratamentos superficiais (cromeao, niquelao, etc.) diminuem a resistncia a fadiga, por introduzirem grandes mudanas nas tenses residuais, alem de conferirem porosidade ao metal. Por outro lado, tratamentos superficiais endurecedores podem aumentar a resistncia a fadiga. O limite de fadiga depende da composio, da estrutura granular, das condies de conformao mecnica, do tratamento trmico, etc. O tratamento trmico adequado aumenta no somente a resistncia esttica, como tambm o limite de fadiga. O encruamento dos aos dcteis aumenta o limite de fadiga.

O meio ambiente tambm influencia consideravelmente o limite de fadiga, pois a ao corrosiva de um meio qumico acelera a velocidade de propagao da trinca. A forma um fator critico, porque a resistncia a fadiga grandemente afetada por descontinuidades nas pecas, como cantos vivos, encontros de paredes, mudana brusca de sees. Melhorando a resistncia a fadiga Sempre que possvel, deve-se evitar concentraes de tenses. Por exemplo, um rasgo de chaveta num eixo um elemento que concentra tenso e, conseqentemente, diminui a resistncia a fadiga. Os projetos devem prever tenses contrarias favorveis por meio de processos mecnico, trmicos ou similares. Uma compensao desse tipo encontrada em amortecedores de vibraes de motores a exploso. Defeitos metalrgicos como incluses, poros, pontos moles, devem ser eliminados. Deve-se selecionar os materiais metlicos de acordo com o ciclo de tenses: para aplicao com baixas tenses cclicas, onde a deformao pode ser facilmente controlada, deve-se dar preferncia a ligas de alta ductibilidade. Para aplicaes com elevadas tenses cclicas, envolvendo deformaes cclicas predominantemente elsticas, deve-se preferir ligas de maior resistncia mecnica. Microestruturas estveis, isto , que no sofrem alteraes espontneas ao longo do tempo, apresentam maior resistncia a fadiga. Concluso Fadiga em Materiais uma rea da Engenharia multidisciplinar, e envolve principalmente as reas de metalurgia, mecnica, qumica, cincia de materiais, processos de fabricao, e testes de laboratrio. O estudo da fadiga dos materiais muito importante pois se tem a necessidade de estudar as microestruturas dos materiais relacionando-as com as macropropriedades, a fim de se evitar catstrofes sbitas.

S-ar putea să vă placă și