Sunteți pe pagina 1din 3

Objetivos organizacionais dos sitemas de informao

O que torna os sistemas de informao to essenciais nos dias de hoje so seis importantes objetivos organizacionais: Novos produtos, servios e modelos de negcio; relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores; melhor tomada de decises; vantagem competitiva; e sobrevivncia. Excelncia operacional os sistemas de informao esto entre as mais importantes ferramentas de que os administradores dispem para atingir altos nveis de eficincia e produtividade nas operaes, especialmente quando combinadas com mudanas no comportamento da administrao e nas prticas de negcio. Novos produtos, servios e modelos de negcio As tecnologias e os sistemas de informao so a principal ferramenta de que as empresas dispem para criar novos produtos e servios, assim como modelos de negcio inteiramente novos. Exemplo disso foi a criao de um novo modelo de negcio na indstria da msica, feita pela Apple. O velho modelo era realizado atravs de discos de vinil, fitas cassete e CDs. A Apple revolucionou todo este conceito com a distribuio legal e on-line das msicas, baseado em sua prpria plataforma tecnolgica . Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Quando uma empresa conhece de verdade seus clientes e os atende bem, do jeito que eles querem ser atendidos, a reao tpica deles voltar a essas empresas e comprar mais. Isto aumenta as receitas e os lucros. O mesmo se aplica aos fornecedores: quanto mais os fornecedores de uma empresa estiverem envolvidos com ela, mais lhe podero fornecer insumos vitais. Isso reduzir os custos. Melhor tomada de decises Muitos administradores trabalham as cegas, sem nunca poder contar com a informao na hora certa para tomar uma deciso abalizada. Tambm h aqueles que se apiam em previses, palpites ou na sorte. O resultado disso a produo insuficiente ou excessiva de bens e servios, a m alocao de recursos e a falta de timing, elevando os custos e gerando perda de clientes. Nos ltimos anos, as tecnologias e os sistemas de informao tm permitido que, ao tomar uma deciso, os administradores faam uso de dados em tempo real, oriundos do prprio mercado. Vantagem competitiva Uma empresa que consiga atingir um ou mais dos objetivos organizacionais tratados at aqui excelncia operacional; novos produtos, servios e modelos de negcio; relacionamento mais estreito com consumidores e fornecedores; e melhor tomada de deciso provavelmente j ter conseguida certa vantagem competitiva. E, se fizer essas coisas melhor que seus concorrentes, gastando menos

para obter produtos superiores e respondendo a clientes e fornecedores em tempo real, aumentar as vendas e os lucros at um nvel que os concorrentes no conseguiro igualar. Sobrevivncia Outro motivo para as empresas investirem em sistemas e tecnologias de informao que eles se tornaram imprescindveis prtica de negcios. Muitas vezes, essa imprescindibilidade foi determinada por mudanas no setor. Por exemplo, depois que o Citibank introduziu os primeiros caixas automticos na regio de Nova York, em 1977, para atrair clientes com servios de alto nvel, seus concorrentes correram para oferecer caixas automticos tambm. Hoje, praticamente todos os bancos nos Estados Unidos tm caixas automticos locais, com conexes a redes nacionais e internacionais como a Cirrus. Assim, oferecer esse tipo de servio se tornou simplesmente imprescindvel para estar e sobreviver no setor de varejo bancrio.

Definio de sistema de informao Os sistemas de informao contm informaes sobre pessoas, locais e itens significativos para a organizao ou para o ambiente que a cerca. No caso, informao quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e til para os seres humanos. Dados, ao contrrio, so sequncias de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizaes ou no ambiente fsico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entend-los e us-los.

Classificaes de sistemas de informao

Os sistemas de informao podem ser classificados de diversas formas. Essas classificaes visam contribuir para as atividades de planejamento, desenvolvimento ou aquisio de solues para as organizaes. Seguindo o critrio de suporte a decises, a classificao dos sistemas de informao pode ser: operacional, gerencial e estratgico. Operacionais: tambm chamados de sistemas de apoio s operaes organizacionais, sistemas de controle ou sistemas de processamento de transaes. Contemplam o processamento de operaes e transaes rotineiras quotidianas, em seu detalhe, incluindo seus respectivos procedimentos. Controlam os dados detalhados das operaes das funes organizacionais imprescindveis ao funcionamento harmnico da organizao (privada ou pblica), auxiliando a tomada de deciso do corpo tcnico ou operacional das unidades departamentais. As informaes so apresentadas no menor nvel, ou seja, analticas, detalhadas e apresentadas no tempo gramatical singular.

Gerenciais: tambm chamados de sistemas de apoio gesto organizacional ou sistemas gerenciais. Contemplam o processamento de grupos de dados das operaes e transaes operacionais, transformando-os em informaes agrupadas para gesto. Trabalham com os dados agrupados (ou sintetizados) das operaes das funes organizacionais auxiliando a tomada de deciso do corpo gestor (nvel mdio ou gerencial) das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades. Resumindo, todo e qualquer sistema que manipula informaes agrupadas para contribuir para o corpo gestor da organizao privada ou pblica. As informaes so apresentadas em grupos, ou sintetizadas, tais como totais, percentuais, acumuladores e normalmente apresentadas no tempo gramatical plural. Estratgicos: tambm chamados de sistemas de informao executivos ou sistemas de suporte deciso estratgica. Contemplam o processamento de grupos de dados das atividades operacionais e transaes gerenciais, transformando-os em informaes estratgicas. Trabalham com os dados no nvel macro, filtrados das operaes das funes organizacionais, considerando, ainda, os meios ambientes internos ou externos, visando auxiliar o processo de tomada de deciso da alta administrao da organizao privada ou pblica. As informaes so apresentadas de forma macro, sempre relacionadas com o meio ambiente interno (funes organizacionais) ou externo da organizao privada ou pblica. Do ponto de vista do ciclo evolutivo, os sistemas de informao podem ser classificados em : manuais, mecanizados, informatizados, automatizados, gerenciais e estratgicos. Mecanizados: dizem respeito aos sistemas que utilizam os recursos da tecnologia da informao de forma mecnica, ou seja, sem valor agregado. Informatizados: referem-se aos sistemas que utilizam os recursos da tecnologia da informao de forma inteligente e com valor agregado.

S-ar putea să vă placă și