Sunteți pe pagina 1din 9

Antonio Negri

Movimentos Anti-globalizao

Conceitos

Globalizao x M.A.G.
GLOBALIZAO um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI.

MOVIMENTO ANTI-GLOBALIZAO (MAG) O termo antiglobalizao designa os que se opem aos aspectos capitalista-liberais da globalizao. um movimento que reivindica o fim de acordos comerciais e do livre trnsito de capital.

Teorias
Antonio Negri

Teorias Antonio Negri


A nova realidade scio-poltica do mundo diferente da hierarquia vertical. No h mais fronteiras: hierarquia horizontal. Parasita a multido da qual extrai sua fora, fazendo com que a biopotncia da multido aparea .
1 1. Multitude ou multido um conceito da Cincia Poltica e do Direito Constitucional que representa a multiplicidade social de sujeitos, capaz de atuar em comum como agente de produo biopoltica dentro do sistema poltico 2. Derivada do termo biopoltica, forjado por Foucault para designar uma das modalidades de exerccio do poder sobre a vida, a partir de uma inverso semntica e poltica deixa de ser poder sobre a vida para ser entendido como potncia da vida biopoder ou biopotncia.

O Imprio, a Multido e a Resistncia

O Imprio
Sem limites nem fronteiras: engloba a totalidade do espao do mundo, apresenta-se como ordem a-histrica, eterna, definitiva, e penetra na vida das populaes, no s nas interaes, mas no corpo, na mente, na inteligncia, na afetividade. Que o poder est por toda parte, que no paire acima da sociedade, significa apenas que sua lgica se modificou: ele se exerce agora de maneira mais imanente. A soberania tornou-se imanente ao capital. Uma sociedade disciplinar funciona atravs de dispositivos disciplinares e mecanismos de incluso e excluso.

Antonio Negri e Michael Hardt

A Multido

a multido, e no o Imprio, que cria, gera e produz novas fontes de energia e de valor. O poder do Imprio apenas organizativo. Ditador.

A Resistncia

Ns somos os senhores do mundo porque nosso desejo e nosso trabalho regeneram-no continuamente.

S-ar putea să vă placă și