Sunteți pe pagina 1din 13

A MONETIZAO DO TRABALHO, ANTINOMIA CONSTITUCIONAL E A BASE DE CLCULO DO ADICIONAL INSALUBRE.

Francisco Milton Arajo Jnior* Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericrdias e o Deus de toda a consolao, que nos consola em toda a nossa tribulao, para que tambm possamos consolar os que estiverem em alguma tribulao, com a consolao com que ns mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflies de Cristo abundam em ns, assim tambm a nossa consolao abunda por meio de Cristo (II Corntios Captulo 1, v.3/5)

1 Trabalho Insalubre: Noes Gerais. A palavra insalubre definida por Aurlio Buarque de Holanda Ferreira como no salubre; que origina doena; doentio1. O trabalho insalubre pode ser conceituado como o desempenho de atividades laborais, de natureza fsica ou mental, em ambiente que efetivamente possibilite a ocorrncia de dano sade do trabalhador. Sebastio Geraldo de Oliveira conceitua o labor insalubre como aquele que afeta ou causa danos sade, provocando doenas, ou seja, o trabalho no salubre, no saudvel. Muitas enfermidades esto diretamente relacionadas e outras so agravadas pela profisso do trabalhador ou as condies em que o servio prestado, o que possibilita a constatao do nexo entre o trabalho e a doena2. A legislao brasileira considera como atividades insalubres ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixada em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos (art. 189, da CLT). O conceito fixado pelo texto celetista estabelece dois requisitos bsicos para o
* Juiz Federal do Trabalho Titular da 2 Vara do Trabalho de Marab. Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Par. Membro do Conselho Consultivo da Escola da Magistratura da Justia do Trabalho da 8 Regio EMATRA VIII. 1 FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 362. 2 OLIVEIRA, Sebastio Geraldo de. Proteo Jurdica Sade do Trabalhador. 3a ed. So Paulo: LTr, 2001, p. 172.

reconhecimento do labor insalubre: a exposio do trabalhador a agentes nocivos sade e a violao dos limites de tolerncia. Os agentes nocivos sade tambm so estabelecidos pela Norma Regulamentadora (NR) n. 15 (Portaria n. 3.214/78, de 8 de junho de 1978), que classifica como agentes fsicos3 (rudos, rudos de impacto, calor, radiaes ionizantes, presses hiperbricas; radiaes noionizantes; vibraes; frio; umidade), agentes qumicos4 (substncias qumicas e poeiras minerais) e agentes biolgicos5 (microorganismos, vrus e bactrias). Destaca-se que a mencionada estruturao dos agentes nocivos pelo ordenamento jurdico brasileiro em agentes fsicos, qumicos e biolgicos, criticada por Otvio Bueno Magano6 e por Sebastio Geraldo de Oliveira7, uma vez que omissa quanto aos agentes psicolgicos8 (estresse contnuo, presso mental, dentre outros). Sebastio Geraldo de Oliveira comenta que o Ministrio do Trabalho adotou conceito ultrapassado de sade, porquanto se limitou a regulamentar o adicional de insalubridade para os danos ao corpo fsico do trabalhador, quando o conceito de sade adotado pela OMS abrange o completo bem-estar fsico, mental e social. No alcanou, assim, a insalubridade psquica, cujos efeitos no podem ser ignorados9. Analisando a NR-15, Eddy Bensoussan e Srgio Albieri10 tambm classificam as atividades insalubres em dois grandes grupos: de avaliao qualitativa11 (quando a caracterizao das atividades e operaes insalubres dependem exclusivamente da inspeo tcnica no local de trabalho, haja vista que o Ministrio do Trabalho e do Emprego no fixou limites de tolerncia para os agentes agressivos) e de avaliao quantitativa12 (quando a caracterizao das atividades e operaes insalubres depende da anlise quantitativa da exposio do trabalhador a agentes nocivos sade). O limite de tolerncia delimitado pela NR-15, tpico 15.1, que estabelece: Entende-se por limite de tolerncia, para os fins desta Norma, a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada com a natureza e o tempo de exposio ao agente, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida. A conjugao, portanto, da exposio do trabalhador a agentes nocivos sade e a violao dos limites de tolerncia proporciona o reconhecimento pela norma jurdica brasileira
NR-15, Anexos 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. NR-15, Anexos 11, 12 e 13. 5 NR-15, Anexo 14. 6 MAGANO, Octavio Bueno. As Novas Tendncias do Direito do Trabalho. So Paulo: LTr, 1974, p. 165. 7 Op. cit., p. 174. 8 Os operadores das bolsas de valores, controladores de vo, profissionais da sade e policiais, por exemplo, so pessoas que vivem sobre constante presso mental e estresse contnuo, sendo afetados pelo agente insalubre de natureza psicolgica. 9 Op. cit., p. 174. 10 BENSOUSSAN, Eddy e ALBIERI, Srgio. Manual de Higiene, Segurana e Medicina do Trabalho. So Paulo: Editora Atheneu, 1997, p. 107/108. 11 NR-15, Anexos 1 (rudo), 2 (rudos de impacto), 3 (calor), 5 (radiaes ionizantes), 6 (presses hiperbricas), (biolgicos), 8 (vibraes), 11 (substncias qumicos), 12 (poeiras minerais) e 13 (agentes qumicos). 12 NR-15, Anexos 7 (radiao no ionizante), 9 (frio), 10 (umidade) e 14 (biolgicos).
3 4

do labor insalubre. 2 A Monetizao do Trabalho Insalubre e a Antinomia Constitucional. O desempenho do labor em condies de risco, com a exposio aos agentes nocivos sade fsica e mental (trabalho insalubre), s atividades que potencialmente podem causar a mutilao ou a perda da vida do obreiro (trabalho perigoso), ao excessivo esforo fsico e/ou mental (trabalho penoso), vem sendo tratado diferentemente nos diversos ordenamentos jurdicos do mundo. Sebastio Geraldo de Oliveira13, analisando o direito do trabalho comparado, observa que o legislador adotou trs estratgias bsicas diante dos agentes agressivos: a) aumentar a remunerao para compensar o maior desgaste do trabalhador (monetizao do risco); b) proibir o trabalho; c) reduzir a durao da jornada. A primeira alternativa a mais cmoda e a menos inteligente; a segunda a hiptese ideal, mas nem sempre possvel, e a terceira representa o ponto de equilbrio cada vez mais adotado. A Organizao Internacional do Trabalho (OIT), atravs da Conveno n. 15514, Segurana e Sade dos Trabalhadores, assumiu a posio de defesa da reduo das condies de risco, incentivando a adoo de polticas de preveno de acidentes e danos sade do trabalhador. No plano internacional, Guillermo Cabanellas de Torres15 comenta que na legislao da Argentina h limitacin de la jornada de trabajo por esta causa de insalubridade (626) y la proibicin de horas extraordinarias (627). No Uruguai, Francisco de Ferrari afirma que o reconhecimento do labor em condies insalubres estabelece limitaciones especiales de la jornada de trabajo, la cual, en ningn caso, poder ser mayor de seis horas ... beneficia al trabajador recuperado de su enfermidad con normas que aseguran su readmisin al establecimiento ... fija em trinta horas la duracin mxima de la semana de trabajo para los obreros que presten servicios durante la noche16. Sebastio Geraldo de Oliveira destaca que o Cdigo do Trabalho do Ir, de 1990, consagra proteo mais ampla para os trabalhos penosos e insalubres: limita a jornada a 6 horas por dia ou 36 por semana, probe a realizao de horas extras em tais trabalhos e aumenta as frias anuais para cinco semanas nessas atividades. Tambm o Cdigo do Trabalho da Hungria, de 1922, limita a jornada dos trabalhos insalubres em seis horas dirias, probe o trabalho extra em tais atividades e prev a concesso de frias extraordinrias para os que realizem trabalhos subterrneos ou estejam expostos a radiaes ionizantes17.

Op. cit, p. 136/137. Aprovada pelo Brasil atravs do Decreto Legislativo n. 2, de 17 de maro de 1992. 15TORRES, Guillermo Cabanellas de. Compendio de Derecho Laboral. 3 ed. asctualizada y ampliada por Guillermo Cabanellas de las Cuevas. Buenos Aires: Heliasta S.R. L., 1992, p. 681. 16 FERRARI, Irany, et alii. Histria do Trabalho, do Direito do Trabalho e da Justia do Trabalho. So Paulo: LTr, 1998, p. 329/330. 17 Op. cit, p. 112/113.
13 14

No Brasil, o legislador ptrio preferiu optar pela monetizao do risco, criando adicionais para compensar o maior desgaste e as leses sade do trabalhador. A primeira norma que introduziu a monetizao do risco no Brasil foi o Decreto-Lei n. 399, de 30 de abril de 1938, que legitimou o labor em condies insalubres mediante a percepo do adicional de insalubridade18 nos percentuais de 10% (dez por cento), 20% (vinte por cento), e 40% (quarenta por cento) do salrio mnimo de referncia. O trabalho em condies perigosas tambm foi legitimado pela criao do adicional de periculosidade, no valor correspondente a 30% (trinta por cento) do salrio do trabalhador, atravs da Lei n. 2.573, de 15 de agosto de 195519. A Lei Orgnica da Previdncia Social (Lei n. 3.80720, de 26 de agosto de 1960) aprofundou o alicerce da monetizao do risco do trabalho no Brasil com a instituio da aposentadoria especial para os trabalhadores que trabalhassem 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos em servios penosos, insalubres ou perigosos. Constata-se, portanto, que o ordenamento jurdico brasileiro vem incentivando duplamente o desempenho das atividades de risco, ou seja, estimula o labor em condies de risco com o aumento da remunerao (adicionais) e a concesso precoce da aposentadoria. Cabe destacar que o objetivo da norma, ao fixar os adicionais de risco, seria de aumentar a remunerao do trabalhador, permitindo o melhoramento da qualidade de vida do obreiro e da sua famlia, como tambm de onerar a produo e, pedagogicamente, forar o empregador a eliminar os elementos nocivos sade do trabalhador. Na prtica, as empresas, em razo da necessidade de grandes investimentos em tecnologias que reduzam e/ou eliminem as condies de riscos, preferem eternizar o pagamento do adicional de risco em detrimento da segurana, higiene e sade do trabalhador. Verifica-se que os efeitos prejudiciais da monetizao das atividades de risco afetam a segurana, a higiene e a sade do trabalhador no plano individual homogneo, coletivo e difuso, conforme estabelece o art. 81, pargrafo nico, da Lei n. 8.078/90. Constata-se, por exemplo, que a legitimao do labor em condies de risco mediante o pagamento de adicionais a determinados trabalhadores de uma nica empresa e representados por um nico sindicato, dependendo do contexto ftico-jurdico, pode possibilitar o aparecimento de enfermidades (fsicas ou psquicas), mutilaes ou mortes dos trabalhadores, e, por conseguinte, proporcionar a violao do interesse individual homogneo [atinge quantidade delimitada de trabalhadores, porm no abrange toda a categoria profissional, e decorre de uma leso de origem comum (atividades de risco)], do interesse coletivo [quando os trabalhadores atingidos formam um grupo (determinados setores da empresa) ou mesmo toda a categoria de classe (quando a empresa for nica na base territorial do sindicato em questo), sendo todos ligados por uma mesma relao jurdica-base (o desempenho da atividade de risco possibilitou
Ver a respeito da evoluo normativa do trabalho insalubre no Brasil no tpico 6.2.91 Trabalho Insalubre. Ver a respeito da evoluo normativa do trabalho perigoso no Brasil no tpico 6.2.9.2 Trabalho Perigoso. 20 Esta foi a primeira norma a tratar do trabalho penoso no Brasil. Ver a respeito do trabalho penso no tpico 6.2.9.3 Trabalho Penoso.
18 19

a violao das garantias constitucionais dos trabalhadores, como a dignidade humana, o direito vida, o direito sade e o direito ao meio ambiente do trabalho ecologicamente equilibrado)] e do interesse difuso [ao considerar que as atividades de risco aumentam os custo das aposentadorias, com a antecipao na concesso do benefcio previdencirio, e possibilitam a maior ocupao das redes hospitalares pblicas e privadas, atingindo, por via de conseqncia, objeto indivisvel e sujeitos indeterminados, haja vista que os trabalhos em condies de risco propiciam o aumento das despesas de toda a sociedade com sade e seguridade social]. A Constituio Federal de 1988, ao tratar de sade, segurana e higiene no trabalho, consagra, primeiramente, o direito reduo dos riscos inerentes ao trabalho (art. 7, inciso XXII) e, em seguida, estabelece como devido aos trabalhadores o adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas (art. 7, inciso XXIII). A anlise da norma constitucional demonstra a existncia de antinomia entre a reduo e a monetizao do risco do trabalho, na medida em que a Magna Carta, ao reconhecer em seu corpo direitos de certa forma paradoxais, determina, simultaneamente, a reduo dos riscos inerentes ao trabalho e a legitimao do trabalho perigoso, insalubre e penoso atravs da concesso de adicionais de risco. Norberto Bobbio, que define antinomia como a situao de normas incompatveis entre si , destaca que a superao da antinomia apenas possvel atravs da utilizao da interpretao jurdica, observando os seguintes aspectos: critrio cronolgico22; critrio hierrquico23; critrio da especialidade24.
21

Norberto Bobbio reconhece que os critrios estabelecidos no so suficientes para solucionar determinadas antinomias (em razo da inaplicabilidade dos critrios ou da aplicabilidade de dois ou mais critrios conflitantes), porm, mesmo com a existncia de antinomias indissolveis, ressalta que as normas incompatveis do mesmo nvel e contemporneas so vlidas. No podem ser, ao mesmo tempo, ambas eficazes, no sentido de que a aplicao de uma ao caso concreto exclui a aplicao da outra; mas ambas vlidas, no sentido de que, apesar de seu conflito, ambas continuam a existir no sistema, e no h remdio para sua eliminao (alm, claro, da ab-rogao legislativa). A coerncia no condio de validade, mas sempre condio para a justia do ordenamento. evidente que quando duas normas contraditrias so ambas vlidas, e pode haver indiferentemente a aplicao de uma ou de outra, conforme o livre-arbtrio daqueles que so chamados a aplic-las, so violadas duas exigncias fundamentais em que se inspiram ou tendem a inspirar-se os ordenamentos jurdicos: a exigncia da certeza (que corresponde ao valor da paz ou da ordem), e a exigncia da justia (que corresponde ao valor da dignidade). Onde existem duas normas antinmicas, ambas vlidas, e portanto ambas aplicveis, o ordenamento jurdico no consegue nem garantir nem a certeza,
21 BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurdico. Traduo: Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos. Reviso Tcnica: Claudio De Cicco. 6 ed. Braslia: Editora Universitria de Braslia, 1996, p. 81. 22 O critrio cronolgico, chamado tambm de lex posterior, aquele com base no qual, entre duas normas incompatveis, prevalece a norma posterior: lex posterior derogat prior. - Norberto Bobbio. Op. cit., p. 92/93. 23 O critrio hierrquico, chamado tambm de lex superior, aquele pelo qual, entre duas normas incompatveis, prevalece a hierarquicamente superior: lex superior derogat inferiori - Norberto Bobbio. Op. cit., p. 93. 24 O terceiro critrio, dito justamente da lex spcecialis, aquele pelo qual, de duas normas incompatveis, uma geral e uma especial (ou excepcional), prevalece a segunda: lex specialis derigat generali - Norberto Bobbio. Op. cit., p. 95/96.

entendida como possibilidade, por parte do cidado, de prever com exatido as conseqncias jurdicas da prpria conduta, nem a justia, entendida como o igual tratamento das pessoas que pertencem mesma categoria25. Com base nos critrios apresentados por Norberto Bobbio, constata-se que a antinomia constitucional existente entre a reduo e a monetizao do risco do trabalho (art. 7, incisos XXII e XXIII) de natureza indissolvel, haja vista que os critrios da cronologia, hierarquia e especialidade so insuficientes para sanar a incompatibilidade existente entre as mencionadas normas. A antinomia constitucional no retira a eficcia dos incisos XXII e XXIII, do art. 7, porm exige do operador do direito a aplicao da hermenutica jurdica em consonncia com o corpo das garantias e princpio que aliceram a Carta de 1988 como forma de busca do que Norberto Bobbio chama de justia do ordenamento. Nessa anlise interpretativa, verifica-se que a norma constitucional de 1988 estabeleceu como Princpios Fundamentais (Ttulo I) a dignidade da pessoa humana (art. 1, inciso III) e os valores sociais do trabalho (art. 1, inciso IV), como tambm consagrou como garantias indisponveis o direito vida (art. 5, caput), liberdade (art. 5, caput), sade (art. 5, caput) e segurana (art. 5, caput). Por outro lado, no se pode esquecer que, em algumas atividades laborais o risco inerente s prprias condies de trabalho, como o caso da insalubridade nos ambientes hospitalares das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), da periculosidade nas redes eltricas energizadas de alta tenso ou da penosidade nas jornadas noturnas e nos turnos ininterruptos de revezamentos. Assim, com base na anlise dos elementos ftico-jurdicos, entendo que a Constituio Federal, ao determinar a reduo dos riscos ocupacionais e a monetizao do trabalho, estabeleceu que os agentes responsveis pelo meio ambiente de trabalho (Estado, empregado e empregador) devem sempre buscar as condies de labor que possibilitem a sade, a segurana e a higiene no trabalho, de modo que os adicionais de risco (insalubridade, penosidade e periculosidade) apenas subsistem como remunerao transitria enquanto os ambientes de trabalho no se tornam ecologicamente equilibrados. Salienta-se que o caminho mais benfico para o trabalhador que labora em condies de risco consiste na reduo da jornada de trabalho e na vedao da prorrogao de jornada, uma vez que apenas com a diminuio no tempo de exposio s condies de labor insalubres, perigosas e penosas podem efetivamente beneficiar os trabalhadores. Neste aspecto, Sebastio Geraldo de Oliveira comenta que a reduo da jornada a sada tica para enfrentar a questo. Em vez de reparar com dinheiro a perda da sade, deve-se compensar o desgaste com o maior perodo de descanso, transformando o adicional monetrio em repouso adicional. A menor exposio diria, combinado com um perodo de repouso mais dilatado, permite ao organismo humano recompor-se da agresso, mantendo-se a higidez. Essa alternativa harmoniza as disposies constitucionais de valorizao do trabalho, colocando o
25

Op. cit., p. 113.

trabalhador em prioridade com relao ao interesse econmico26. No mesmo sentido, Jos Luiz Ferreira Prunes comenta que a legislao entendeu em estabelecer um adicional salarial, para compensar a falta de salubridade de alguns servios. Optou pela compensao monetria, quando deveria escolher a menor exposio do operrio aos agentes nefastos. Melhor teria sido, para a sade do trabalhador, que os horrios fossem reduzidos em 10%, 20% ou 40% da jornada de trabalho27. 3 A Base de Clculo do Adicional de Insalubridade. A fixao do adicional de insalubridade obedece classificao do grau de risco reconhecido pelo Ministrio do Trabalho e do Emprego, que estabelece os percentuais de 10% (dez por cento), 20% (vinte por cento) e 40% (quarenta por cento) para remunerar o labor insalubre, respectivamente, em grau mnimo, mdio e mximo. O salrio mnimo, com a redao estabelecida no art. 192, da CLT, e no item 15.2, da NR-15, passou a ser utilizado como base de clculo do adicional de insalubridade devido aos trabalhadores em geral28. A partir da promulgao da Constituio Federal de 1988 a base de clculo do adicional de insalubridade passou a ser objeto de divergncia interpretativa, haja vista que a norma constitucional vetou a vinculao ao salrio mnimo para qualquer fim (art. 7, inciso IV) e reconheceu o direito do trabalhador perceber o adicional de remunerao pelo labor insalubre (art. 7, inciso XXIII).

Considerando a indisponibilidade dos direitos sade, segurana e higiene no trabalho, como tambm considerando que a prpria norma constitucional vetou a vinculao ao salrio mnimo para qualquer fim (art. 7, inciso IV), reconheceu o direito do trabalhador perceber o adicional de remunerao pelo labor insalubre (art. 7, inciso XXIII) e consagrou como direito dos trabalhadores a reduo dos riscos inerentes ao trabalho (art. 7, inciso XXII), constata-se que o ordenamento jurdico exige do operador do direito a utilizao da interpretao
Op. cit, p. 140. PRUNES, Jos Luiz Ferreira. Insalubridade e Periculosidade no Trabalho. Problemas e Soluo. So Paulo: LTr, 1974, p. 19. 28 Existem disposies especficas que atribuem base de clculo diversa do salrio mnimo, como por exemplo: Lei n. 4.860/65, que estabelece aos trabalhadores porturios o adicional de risco para remunerar os riscos relativos insalubridade, periculosidade e outros porventura existentes, no percentual de 40% (quarenta por cento), que incide sobre o salrio-hora (art. 14); Lei n. 7.394/85, que estabelece aos tcnicos em radiologia o adicional de insalubridade no percentual de 40% (quarenta por cento) a incidir sobre a remunerao equivalente a 02 (dois) salrios mnimos profissionais da regio (art. 16); Lei n. 8.270/91, que estabelece aos servidores pblicos o adicional de insalubridade de 5% (cinco por cento), 10% (dez por cento) e 20% (vinte por cento), no caso de insalubridade, respectivamente, nos graus mnimo, mdio e mximo a incidir sobre o vencimento do cargo efetivo (art. 12).
26 27

teleolgica, que possibilite o cumprimento da finalidade do texto constitucional, ou seja, que possibilite a eliminao ou neutralizao das condies de trabalho insalubre pelo empregador. Constata-se, portanto, que o salrio do trabalhador deve ser utilizado como base de clculo do adicional de insalubridade, haja vista que se coaduna com os ditames do texto constitucional (art. 7, incisos IV, XXII e XXIII) e pressiona o empregador, em razo da elevao da remunerao do trabalhador e dos respectivos encargos sociais, a buscar os meios necessrios para tornar as condies de trabalho salubre. Partido para a analise da jurisprudencial, verifica-se que o Supremo Tribunal Federal (STF), dentre as suas primeiras analises da materia no ano de 1998 e 2000, mediante Acordao da lavra, respectivamente, dos Ministros Seplveda Pertence29 e Nelson Jobim30, manifestou entendimento de que o salrio mnimo no pode ser utilizado como base de clculo do adicional de insalubridade, uma vez que o art. 192, da CLT, no teria sido recepcionado pelo texto constitucional em razo da vedao da utilizao do salrio mnimo como elemento de indexao (art. 7, inciso IV), de modo que caberia aos Tribunais Regionais do Trabalho a definio do parmetro de liquidao adequado. No ano de 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) novamente, por meio do Acordao da lavra do Ministro Carlos Brito, decidiu pela impossibilidade de utilizacao do salario minimo como base de calculo31. Consubstanciando este entedimento, o Supremo Tribunal Federal (STF), na sessao plenaria de 30 de abril de 2008, aprovou a Sumula Vinculante n. 04 que veda a utilizacao do salario minimo como indexador da base de calculo de vantagem de servidor publico ou de empregado32. Nesse diapaso, verifica-se que a partir da Sumula Vinculante n. 04 editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cujo os seus efeitos fundamenta-se no art.103-A da Magna Carta que foi incluido pela Emenda Constitucional n. 45/2004, surge a impossibilita a utilizacao do salario minimo como indexador da base de calculo de vantagem remuneratoria, dentre as quais incluise o adicional de insalubridade. Registra-se que, dentre as decisoes que serviram como precedente para materializacao da Sumula Vinculante n. 4 do Supremo Tribunal Federal (STF), encontra-se relacionado o Acordao RE/439035, tendo como Relator o Ministro Gilmar Mendes, que, ao apreciar exatamente a materia relativa a base de calculo do adicional de insalubridade, fixou a seguinte ementa: Recurso extraordinrio. Adicional de insalubridade. Base de

clculo. Vedao de vinculao ao salrio mnimo. Posicionamento da 1 Turma. Adeso. Restabelecimento do critrio estabelecido pelo
RE 236396/MG, Rel. Min. Seplveda Pertence, 1 T., DJU 20.11.1998, p. 24. AGRRE 271752/SP, Rel. Min. Nelson Jobim, 2 T., DJU 20.10.2000, p. 125. 31 AGRRE 451220/ES, Rel. Min. Carlos Brito, 1 T., DJU 20.04.2007. 32 Smula Vinculante 4 : Salvo nos casos previstos na Constituio, o salrio mnimo no pode ser usado como indexador de base de clculo de vantagem de servidor pblico ou de empregado, nem ser substitudo por deciso judicial. Fonte de Publicao: DJe n 83/2008, p. 1, em 9/5/2008. DO de 9/5/2008, p. 1. Precedentes: RE 236396; RE 208684; RE 217700; RE 221234; RE 338760; RE 439035; RE 565714.
29 30

Tribunal de origem para fixao da base de clculo. Recurso extraordinrio conhecido e provido.
A decisao restabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no caso concreto, foi do Tribunal Regional do Trabalho da 17 Regiao (Processo: 1536/1998-001-17-00.9) que, no pleito atinente a base de calculo do adicional de insalubridade, fixou o seguinte posicionamento: Aps a edio da Carta da Repblica em 1988, a base de clculo do adicional de insalubridade passou a ser a remunerao do empregado, e nomais o salrio mnimo, em conformidade com o art. 7, inciso XIII da CF/88. Resta demonstrado, portanto, que a inaplicabilidade do art. 192, da CLT, e do item 15.2, da NR-15, decorre de manifesta inconstitucionalidade (violacao do art. 7, incisos IV e XXII), porporcionando a aplicabilidade do regramento estabelecido na Carta Magna (art.7, inciso XXIII) que reconhece o salario do trabalhador como base de calculo do adicional de insalubridade, inclusive este fundamento, conforme demonstra o precedente do Acordao RE/439035, alicercou os limites estabelecidos na Sumula Vinculante n. 4, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na esteira da evolucao jurisprudencial, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), atravs da Resoluo 121, de 28 de outubro de 2003, restaurou a redao original da Smula n. 1733, estabelecendo como base de clculo do adicional de insalubridade o salrio profissional do trabalhador, bem como, por meio da Resoluo 148, de 04 de julho de 2008, instituiu nova redacao a Sumula n. 22834, reconhecendo que a partir da edicao da Smula Vinculante n 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade passa a ser calculado sobre o salrio bsico, salvo critrio mais vantajoso fixado em instrumento coletivo. Cabe destacar que o Supremo Tribunal Federal (STF), em recentes decisoes, vem mantendo o entedimento de incosntitucionalidade da vinculacao do adicional de insalubridade ao salario minimo, porem nega a possibilidade de utilizacao do salario do trabalhador como base de calculo35. Nesta perspectiva, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Gilmar Mendes, em 22 de julho de 2008, ao apreciar a Reclamacao Constitucional n. 6266 apresentada pela Confederacao Nacional da Industria (CNI), concedeu liminar que suspedeu a aplicacao da
Adicional de insalubridade. O adicional de insalubridade devido a empregado que percebe, por fora de lei, conveno coletiva ou sentena normativa, salrio profissional, ser sobre este calculado. 34 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CLCULO. A partir de 9 de maio de 2008, data da publicao da Smula Vinculante n 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade ser calculado sobre o salrio bsico, salvo critrio mais vantajoso fixado em instrumento coletivo. 35 CONSTITUCIONAL. ART. 7, INC. IV, DA CONSTITUIO DA REPBLICA. NO-RECEPO DO ART. 3, PARGRAFO NICO, DA LEI COMPLEMENTAR PAULISTA N. 432/1985 PELA CONSTITUIO DE 1988. INCONSTITUCIONALIDADE DE VINCULAO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE AO SALRIO-MNIMO: PRECEDENTES. IMPOSSIBILIDADE DA MODIFICAO DA BASE DE CLCULO DO BENEFCIO POR DECISO JUDICIAL. RECURSO EXTRAORDINRIO AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO. (RE 565714/SP, MIN. CRMEN LCIA, DATA DE PUBLICAO DJE 08/08/2008 - ATA N 23/2008 - DJE n 147, divulgado em 07/08/2008).
33

Sumula n. 228 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na parte em que permite a utilizacao do salario basico para calcular o adicional de insalubridade. A analise jurisprundecial relativa a base de calculo do adicional de insalubridade na decada compreendida entre 1998 e 2008, em especial do Supremo Tribunal Federal, vem demonstram que os avancos iniciais de busca de interpretacao das normas de protecao a saude e seguranca do trabalhador a partir da base principiologica constitucional, que, dentre outros, consagra a dignidade da pessoa humana (art. 1, inciso III), a valorizacao social do trabalho (art. 1, inciso IV), a reducao dos riscos laborais (art. 7, inciso XXII) e a funcao social da propriedade (art. 170, III), vem retrocedendo com o fundamento no vazio legislativo, ou seja, ha o reconhecimento pela Corte Maior da inconstitucionalidade do art. 192, da CLT, uma vez que a norma constitucional nao permite a vinculacao dos adcionais de remuneracao ao salario minimo, porem se mantem a aplicacao do texto celetista em questao em razao do legislador nao fixar outro parametro. Em meio as controversias existentes na Corte Constitucional referente a definicao da base de calculo do adicional de insalubridade, entendo que a solucao perpassa pela identificacao do objetivo da interpretacao da norma, ou seja, pela identificacao de que a legislao brasileira consagrou como pilares da interpretao jurdica o fim social e o bem comum, a teor do art. 5, da Lei de Introduo do Cdigo Civil36. Ciznia de largo alcance envolve a extenso deste artigo. Alguns entendem que bem comum e fins sociais a que a lei se destina aquela que a norma objeto de interpretao est autorizada desde logo a realizar. Outros vem um aspecto transcendental, no sentido de que deve ser afastada a incidncia da lei ao caso concreto, quando esta incidncia for um obstculo inteno primordial que o alcance da justia. Os limites estabelecidos pelo art. 5, da Lei de Introduo do Cdigo Civil, no so simples critrios para orientao do magistrado, haja vista que decorrem de norma imperativa que obrigatoriamente o juiz tem que cumprir, ou seja, na interpretao da norma jurdica o juzo deve sempre atender ao interesse, necessidade, ao equilbrio e harmonia social (fins sociais e bem comum). Nesse contexto, Maria Helena Diniz comenta que o jurista, para cumprir to rdua tarefa, baseada no art. 5 da Lei de Introduo, que contm parmetros atividade jurisdicional, fornecer os vrios caminhos possveis para uma deciso, que, ao aplicar a norma ao caso concreto, atenda sua finalidade social e ao bem comum. Para tanto far uma considerao dinmica do direito, construindo, cientificamente, alm do subsistema normativo, ftico e o valorativo37. Analisando especificamente a controversia jurisprudencial referente a fixacao da base de calculo do adicional de insalubridade, constata-se que o texto constitucional fixa expressamente a remuneracao do trabalhador (art. 7, inciso XXIII) como base de incidencia do adicional devido
36 37

Art. 5. O Juiz, na aplicao da lei, atender aos fins sociais a que ela se destina e s exigncias do bem comum.

DINIZ, Maria Helena. Lei de introduo ao cdigo civil brasileiro interpretada . 2 ed. atual.- So Paulo: Saraiva, 1996, p. 141.

10

no desempenho das atividades insalubres, de modo a nao resta duvida que a base de calculo do adicional de insalubridade e a remuneracao do obreiro em sentido estrito (salario base). Neste sentido, Alessandro da Silva e Jorge Luiz Souto Maior comentam que o prprio texto constitucional indica a base de clculo a ser adotada, quando o inciso XXIII do art. 7 prev que so direitos dos trabalhadores urbanos e rurais o adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei 38. Constata-se, portanto, que o reconhecimento da incostitucionalidade do art. 192, da CLT, nao proporciona vazio legislativo, haja vista que a propria Carta Republicana de 1988 estabelce como base de calculo do adicional de insalubridade o salario do trabalhador. Porem, admitindo-se que o interprete da norma, em especial o magistrado, possa nao conseguir perceber a fixacao expressa da base de calculo do adicional de insalubridade pela norma constitucional (art. 7, inciso XXIII) e que, por conseguinte, admitido a hipotese do vazio legislativo com a declaracao da incosntitucionalidade do art. 192, da CLT, deve o juiz, em caso de omisso, decidir, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais do direito, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, consoante estabelece o art. 8, da Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT)39, ressaltando-se que a Lei n. 9.957/2000, que instituiu o procedimento sumarssimo na Justia do Trabalho, no apenas valoriza o juiz com poderes criadores, como tambm materializa o sentimento social de valorizao dos Princpios da Instrumentalidade das Formas, da Efetividade da Tutela Jurisdicional e de Persuaso Racional do Juiz, ao acrescentar, dentre outros, o art. 852-I, caput, e o pargrafo primeiro, da CLT40. Deste modo, com base no fim social e o bem comum da norma juridica (art. 5, da Lei de Introduo do Cdigo Civil), como tambem considerando que a legislao vem cada vez mais, nas palavras de Caio Mrio da Silva Pereira, armando o juiz com poderes criadores41, deve o magistrado, entendendo existir vazio legislativo em decorrencia da declaracao da incosntitucionalidade do art. 192, da CLT, aplicar a interpretacao das normas de protecao a saude do trabalhador a partir da base principiologica constitucional42. Nessa sistematica, verifica-se que o reconhecimento da indisponibilidade dos direitos sade, segurana e higiene no trabalho, como tambm a vedacao constitucional da vinculao ao salrio mnimo para qualquer fim (art. 7, inciso IV), o reconhecimento do direito do trabalhador
38

SILVA, Alessandro da, MAIOR, Jorge Luiz Souto. SMULA VINCULANTE: UM PODER VINCULADO O CASO DA SMULA N 4 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Trabalho em Revista, encarte de DOUTRINA O TRABALHO Fascculo n. 138, agosto/2008, p. 4572.

O art. 4, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, e o art. 126, do Cdigo de Processo Civil, tambm atribui ao julgador, em caso de omisso, a decidir de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais. 40 Art. 852-I A sentena mencionar os elementos de convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, dispensando o relatrio. 1 O Juiz adotar em cada caso a deciso que reputar mais justa e equnime, atendendo aos fins sociais da lei e as exigncias do bem comum. 41 PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. v. I, 15 ed. Rio de Janeiro: Forense,1994, p. 134. 42 Principio da dignidade da pessoa humana (art. 1, inciso III), da valorizacao social do trabalho (art. 1, inciso IV), da reducao dos riscos laborais (art. 7, inciso XXII) e da funcao social da propriedade (art. 170, III).
39

11

perceber o adicional de remunerao pelo labor insalubre (art. 7, inciso XXIII), o objetivo de reduo dos riscos inerentes ao trabalho (art. 7, inciso XXII), impulsionam o magistrado a utilizacao do salario do trabalhador como base de calculo do adicional de insalubridade, na medida que, conforme ja mencionamos anteiromente, este posicionamento se coaduna com os ditames do texto constitucional (art. 7, incisos IV, XXII e XXIII) e pressiona o empregador, em razo da elevao da remunerao do trabalhador e dos respectivos encargos sociais, a buscar os meios necessrios para tornar as condies de trabalho salubre. Assim, seja pelo reconhecimento expresso da delimitacao pelo texto constitucional do adicional de remuenracao (art. 7, inciso XXIII), seja na hipotese do reconhecimento do vazio legislativo decorrente da declaracao da incosntitucionalidade do art. 192, da CLT, conclui-se que a interpretacao do ordenamento juridico brasileiro alicercada nos ditames da Lei de Introduo do Cdigo Civil (fim social e do bem comum - art. 5) e na base principiologica constitucional de protecao a saude do trabalhador assegura o reconhecimento do salario do trabalhador como base de calculo do adicional de insalubridade. 4 Bibliografia. BBLIA SAGRADA. Traduzida em portugus por Joo Ferreira de Almeida. So Paulo: Kings Cross Publicaes, 2006. BENSOUSSAN, Eddy e ALBIERI, Srgio. Manual de Higiene, Segurana e Medicina do Trabalho. So Paulo: Editora Atheneu, 1997. BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurdico. Traduo: Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos. Reviso Tcnica: Claudio De Cicco. 6 ed. Braslia: Editora Universitria de Braslia, 1996. DINIZ, Maria Helena. Lei de introduo ao cdigo civil brasileiro interpretada . 2 ed. atual.So Paulo: Saraiva, 1996. FERRARI, Irany, et alii. Histria do Trabalho, do Direito do Trabalho e da Justia do Trabalho. So Paulo: LTr, 1998. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. MAGANO, Octavio Bueno. As Novas Tendncias do Direito do Trabalho. So Paulo: LTr, 1974. OLIVEIRA, Sebastio Geraldo de. Proteo Jurdica Sade do Trabalhador. 3a ed. So Paulo: LTr, 2001. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. v. I, 15 ed. Rio de Janeiro: Forense,1994.

12

PRUNES, Jos Luiz Ferreira. Insalubridade e Periculosidade no Trabalho. Problemas e Soluo. So Paulo: LTr, 1974. SILVA, Alessandro da, MAIOR, Jorge Luiz Souto. SMULA VINCULANTE: UM PODER

VINCULADO O CASO DA SMULA N 4 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Trabalho em Revista, encarte de DOUTRINA O TRABALHO Fascculo n. 138, agosto/2008.
TORRES, Guillermo Cabanellas de. Compendio de Derecho Laboral. 3 ed. asctualizada y ampliada por Guillermo Cabanellas de las Cuevas. Buenos Aires: Heliasta S.R. L., 1992.

13

S-ar putea să vă placă și