Sunteți pe pagina 1din 5

BOM DEUS, ao iniciar este novo dia desejo falar um pouquinho contigo.

para dizer-te o meu muito obrigado por tudo o que me tens dado: um caminho para trilhar, um ideal para atingir e tantos seres para amar! E tambm para pedir-te que continue ao meu lado, para que eu sinta tua presena, tua fora e tua luz; Venho pedir-te, meu Deus, alegria e entusiasmo para ajudar meus alunos a compreenderem as materias que leciono. Que eu saiba tratar a todos com bondade e justia, e que acima de tudo, com o meu exemplo, possa levar at eles a tua mensagem. Que eu seja ponte, atravs da qual muitos possam chegar a ti. S assim terei a certeza de estar cumprindo integralmente a misso que me confiaste. o que desejava dizer-te. A Busca certa!
Qualquer hora dessas, o sol vai deixar de brilhar... Mas isso no importa, a lua brilhar dia e noite... Qualquer dia desses, as estrelas vo cair... Mas ningum precisa ter medo, o oceano as receber em suas guas... Algumas coisas costumam acontecer na hora errada, outras coisas acontecem na hora exata. A sublimidade do ser humano, capaz de tornar as coisas perfeitas... A paz interior de cada um, e o desejo de busca, influenciam o encontro... Mesmo que o encontro seja virtual, ou imaginrio. (Seria a mesma coisa?) Sei que pode se tornar real, por causa da sublimidade e da paz interior, e da busca de felicidade que cada ser tem dentro de si. Busco sem medo... Encontro com medo... Sinto, com desejo... s vezes correr o risco de no encontrar, melhor do que nem tentar procurar. Busquei e te encontrei! Ou foi voc que me encontrou??? Bom, o que importa que o destino amigo dos homens, e os homens so amigos entre si... Mesmo que o destino se torne nosso inimigo, ns jamais poderemos fazer o mesmo, devemos continuar nos amando... Os amigos se amam. Os verdadeiros... As estrelas nem vo mais cair, nem o cu deixar de ter o brilho do sol, nem as coisas erradas iro acontecer. Por que o amor e a amizade so maiores, e dominam o corao e o espao. A busca foi verdadeira e o verdadeiro sentido dessa busca... voc, que veio para ficar...

Mensagens para reunio ....................................... A dificuldade de agradar a todos ....................................................


Muitas pessoas se comportam da forma que imaginam que agradar a todos. Esta metfora nos fala da impossibilidade de realizar este objetivo e sobre a necessidade de confiarmos em nosso julgamento interno. Em pleno calor do dia um pai andava pelas poeirentas ruas de Keshan junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda. - "Pobre criana!", exclamou um passante, "suas perninhas curtas precisam esforar-se para no ficar para trs do jumento. Como pode aquele homem ficar ali sentado to calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino est virando um farrapo de tanto correr? O pai tomou a srio esta observao, desmontou do jumento na esquina seguinte e colocou o rapaz sobre a sela. Porm no passou muito tempo at que outro passante erguesse a voz para dizer: - Que desgraa! O pequeno fedelho l vai sentado como um sulto, enquanto seu velho pai corre ao lado. Esse comentrio muito magoou o rapaz, e ele pediu ao pai que montasse tambm no burro, s suas costas. - J se viu coisa como essa?, resmungou uma mulher usando vu. Tamanha crueldade para com os animais! O lombo do pobre jumento est vergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como seu o animal fosse um div. Pobre criatura! Os dois alvos dessa amarga crtica entreolharam-se e, sem dizer palavra, desmontaram. Entretanto mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troa deles ao dizer: - Graas a Deus que eu no sou to bobo assim! Por que vocs dois conduzem esse jumento se ele no lhes presta servio algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocs? O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e ps a mo sobre o ombro do filho. - "Independente do que fazemos, disse, sempre h algum que discorda de nossa ao. Acho que ns mesmos precisamos determinar o que correto".

Quando educas? .........................


No educa quando impe suas convices, mas quando suscita convices pessoais. No educa quando impe condutas, mas quando prope valores que motivem. No educa quando impe caminhos, mas quando ensina a caminhar. No educa quando impe dependncias, mas quando acorda a coragem de ser livre. No educa quando impe suas idias, mas quando fomenta a capacidade de pensar por conta prpria. No educa quando impe o terror que isola, mas quando libera o amor que acerca e comunica.

No educa quando impe sua autoridade, mas quando cultiva a autonomia do outro. No educa quando impe a uniformidade que doutrina, mas quando respeita a originalidade que faz a diferena. No educa quando impe a verdade, mas quando ensina a procur-la honestamente. No educa quando impe uma punio, mas quando ajuda a aceitar um castigo. No educa quando impe disciplina, mas quando forma pessoas responsveis. No educa quando impe autoritariamente o respeito, mas quando o ganha com autoridades de pessoa respeitvel. No educa quando impe o medo que paralisa, mas quando consegue a admirao que estimula. No educa quando impe informao memria, mas quando mostra o sentido da vida. No educa quando impe a Deus, mas quando o faz presente na tua vida.

Quem responsvel pela qualidade? .......................................................


Est uma histria sobre quatro pessoas chamadas: TODO MUNDO, ALGUM, QUALQUER UM e NINGUM. A QUALIDADE era um servio importante a ser feito, e TODO MUNDO estava certo de que ALGUM o faria. QUALQUER UM poderia ter feito. ALGUM ficou zangado sobre isso, porque era servio de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM podia faz-lo, mas NINGUM percebeu que TODO MUNDO no o faria. No fim, TODO MUNDO culpou ALGUM quando NINGUM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

A lio da borboleta ...............................


Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por vrias horas, conforme ela se esforava para fazer com que seu corpo passasse atravs daquele pequeno buraco. Ento pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e no conseguia ir mais. O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta ento saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar no compreendia era que o casulo apertado e o esforo necessrio borboleta para passar atravs da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforo justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos permitisse passar atravs de nossas vidas sem quaisquer obstculos, ele nos deixaria desprotegidos. Ns no iramos ser to fortes como poderamos ter sido. Ns nunca poderamos voar...

A histria do lpis .............................


O menino olhava a av escrevendo uma carta. A certa altura perguntou: -Voc est escrevendo uma histria que aconteceu conosco? Por acaso, uma histria sobre mim? A av parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: -Estou escrevendo sobre voc, verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, o lpis que estou usando. Gostaria que voc fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lpis, intrigado, e no viu nada de especial. E disse: -Mas ele igual a todos os lpis que vi em minha vida! No entanto, a av respondeu: - Tudo depende do modo como voc olha as coisas. H cinco qualidades nele que, se voc conseguir mant-las, ser sempre uma pessoa em paz com o mundo: Primeira qualidade: voc pode fazer grandes coisas, mas no deve esquecer nunca que existe uma Mo que guia seus passos. Essa mo ns chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzilo em direo Sua vontade. Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lpis sofra um pouco, mas no final, ele est mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o faro ser uma pessoa melhor. Terceira qualidade: o lpis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos no necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justia. Quarta qualidade: o que realmente importa no lpis no a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que est dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de voc. Finalmente, a quinta qualidade do lpis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que voc fizer na vida, ir deixar traos, e procure ser consciente de cada ao.

Apenas brincando .............................


"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos, por favor, no diga que estou apenas brincando, porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilbrio e formas. Quando estou me fantasiando, arrumando a mesa e cuidando das bonecas, por favor, no me deixe ouvir voc dizer: ele est apenas brincando, porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Eu posso ser me ou pai algum dia. Quando estou pintando at os cotovelos, ou de p diante do cavalete, ou modelando argila, por favor, no diga que estou apenas brincando, porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Estou expressando e criando. Eu posso ser artista ou inventor algum dia. Quando estou entretido com um quebra-cabea ou com algum brinquedo na escola, por favor, no sinta que um tempo perdido com brincadeiras, porque enquanto brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. Eu posso estar numa empresa algum dia. Quando voc me v aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos, por favor, no pense que porque me divirto, apenas uma brincadeira. Eu estou aprendendo a seguir instrues e perceber as diferenas. Eu posso ser um chefe algum dia. Quando voc me v aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo, por favor, no diga que estou apenas brincando. Eu estou aprendendo como meu corpo funciona. Eu posso ser um mdico, enfermeiro ou um atleta algum dia. Quando voc me pergunta o que fiz na escola hoje. E eu digo: eu brinquei. Por favor, no me entenda mal. Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho. Eu estou me preparando para o amanh. Hoje, eu sou uma criana e meu trabalho brincar." No conheo a autoria dos textos acima

S-ar putea să vă placă și