Sunteți pe pagina 1din 5

PL N 2825/2003, de 2003 Autoriza a terceirizao de servios no mbito dos estabelecimentos penais, inclui os que se destinam custdia de menores infratores.

. Autor: Sandro Mabel PL/GO O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 A Lei n 7.210, de 11 de julho de 1984, passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 77-A As atividades relativas assistncia de que tratam os incisos I a V do art. 11 desta lei, bem como segurana nos estabelecimentos penais, inclusive os destinados internao de menores, podero ser executadas por empresas privadas contratadas, desde que atendidos os seguintes requisitos, alm de outros estabelecidos em legislao especfica: I audincia prvia dos Conselhos Penitencirios, do Ministrio Pblico, da Ordem dos Advogados do Brasil e da curadoria de menores; II seleo das empresas por meio de processo licitatrio, cujo edital dever exigir da licitante comprovao de especializao em administrao penitenciria e de custdia de menores ou, exclusivamente no que tange essa ltima atividade, em hotelaria, bem como de treinamento 2 especializado dos profissionais a serem alocados nos servios objeto da contratao; Pargrafo nico. Os ocupantes dos cargos de diretor de estabelecimentos penais, inclusive os destinados internao de menores infratores, continuaro a ser nomeados por ato do Poder competente mesmo na hiptese de terceirizao das atividades de que trata este artigo. Art. 86-A Mediante a celebrao de contrato administrativo com o rgo pblico competente, precedido de processo licitatrio, podero ocorrer em instituies particulares, ou ser por elas promovidos, desde que autorizado pelo juiz da execuo: I a internao ou o tratamento ambulatorial dos penalmente

incapazes ou dos inimputveis e dos semi-imputveis, de que tratam os arts. 99 e 101 desta lei, inclusive em relao a tratamento de dependncia qumica ou psicolgica; II o cumprimento de pena por pessoas portadoras de doenas infecto-contagiosas, toxicmanas ou portadoras do vrus da Sndrome de Imunodeficincia Adquirida; III a educao dos menores sob custdia, abrangendo disciplinas de ensino fundamental e mdio, bem como orientaes sobre convivncia no meio social e lazer; IV a insero no meio social dos detentos e internos aps o cumprimento da pena ou o trmino do perodo de internao. Pargrafo nico. A construo e as condies de funcionamento dos hospitais de que trata o caput obedecer s regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, bem como s normas constantes da legislao especfica. ............................................. "Art.90. A penitenciria ser construda em local afastado dos centros urbanos". 3 1. As penitencirias localizadas nas reas rurais devero ter rea destinada atividade agrcola dos condenados, de onde se retirar parte do alimento a ser consumido na unidade prisional. 2 Os condenados que cumprem pena nesses estabelecimentos trabalharo em atividades agrcolas, ficando responsveis pelo plantio e colheita. (NR) Art. 2 O juzo de execues penais receber, com periodicidade mnima de 1 (um) ano, relatrio circunstanciado das atividades desenvolvidas por instituies privadas a quem seja delegada a deteno de presos e a internao de menores, detalhando, entre outras informaes, o comportamento apresentado por detentos e internos. Art. 3. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO A presente proposio tem por objetivo disciplinar a terceirizao de servios no mbito dos estabelecimentos penais, a includos os que se destinam custdia de menores infratores. Prope-se que servios como assistncia mdica, jurdica, psicolgica, de assistncia social, de fornecimento de alimentao e vesturio, de limpeza e, ainda, de segurana possam ser prestados por empresas privadas especializadas em administrao penitenciria e de custdia de menores, que possuam em seus quadros profissionais com treinamento especfico para essas finalidades. O projeto prev tambm que possam ocorrer em hospitais 4 particulares, mediante autorizao do juiz da execuo, a internao ou o tratamento ambulatorial de pessoas penalmente incapazes, inimputveis ou semiimputveis, bem como o cumprimento de pena por pessoas portadoras de doenas infecto-contagiosas, toxicmanas ou portadoras do vrus da AIDS. Nesse ltimo caso, a construo e as condies de funcionamento de hospitais particulares devero observar as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria (a exemplo do disposto no art. 64, VI, da Lei n 7.210/84), bem como as normas fixadas em legislao especfica. Com a terceirizao dos servios, haver, na verdade, uma gesto mista dos estabelecimentos prisionais e de custdia de menores, pois, de acordo com a proposta, continuar com o Estado o poder de nomear os respectivos dirigentes, cabendo iniciativa privada to-somente a operacionalizao das atividades mencionadas. No se trata de delegar indevidamente nenhuma atividade estatal, pois os aspectos relativos ao cumprimento da pena continuaro sob a responsabilidade do Estado, particularmente dos Juzes de Execues Penais. Seguindo as regras gerais de contratao aplicveis administrao pblica, os contratos celebrados com empresas privadas devem ser precedidos de licitao, observada a legislao pertinente (Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993 Estatuto das Licitaes e Contratos Administrativos). Como garantia adicional no exame da convenincia e oportunidade da medida ora proposta, sugere-se a audincia prvia dos Conselhos Penitencirios, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministrio Pblico e da curadoria de menores.

Deve-se, ademais, lembrar que existem no Pas algumas experincias de terceirizao de servios penitencirios com resultados bastante satisfatrios, como ocorre nos Estados do Paran e do Cear, onde se observou a melhoria da qualidade das condies de funcionamento dos presdios sem prejuzo da segurana, no tendo sido registradas fugas ou rebelies. No caso do Paran, o modelo adotado na Penitenciria Industrial de Guarapuava pode ser assim sintetizado: "O Estado , atravs de seus funcionrios investidos nos cargos de Direo, Vice-Direo e Fiscal de Segurana da Unidade, orienta, acompanha, fiscaliza e legitima o trabalho da empresa, que executado em estreita observncia da Lei de Execuo Penal e das normas e rotinas do Departamento Penitencirio do Estado do Paran - DEPEN. O funcionamento da Penitenciria (..) est 5 assentado no trip formado pelo Estado (responsvel pela custdia do preso), pela empresa contratada (responsvel pela operacionalizao da Unidade) e pela iniciativa privada (...) responsvel pela disponibilizao de trabalho para os sentenciados (extrado do site do governo do Estado do Paran - www.pr.gov.br/celepar/seju -, em 30.07.03). A propsito de crticas quanto uma possvel transferncia indevida de atividades estatais, entendo-as descabidas, acompanhando, nesse sentido, o pensamento do prof. Luiz Flvio Borges DUrso ao comentar o tema privatizao dos presdios embora, no nosso entender, o termo mais apropriado seja terceirizao. Eis o entendimento do citado autor: E mais, na verdade, no se est transferindo a funo jurisdicional do Estado para o empreendedor privado, que cuidar exclusivamente da funo material da execuo penal, vale dizer, o administrador particular ser responsvel pela comida, pela limpeza, pelas roupas, pela chamada hotelaria, enfim, por servios que so indispensveis num presdio.

J a funo jurisdicional, indelegvel, permanece nas mos do Estado, que por meio de seu rgo-juiz, determinar quando um homem poder ser preso, quanto tempo assim ficar, quando e como ocorrer punio e quando o homem poder sair da cadeia, numa preservao do poder de imprio do Estado, que o nico titular legitimado para o uso da fora, dentro da observncia da lei. (Direito Criminal na Atualidade, Ed. Atlas, 1999, p. 74). O trabalho do preso, antes de uma necessidade para ocupar-lhe o tempo, deve ser fator decisivo na consecuo de sua dignidade como ser humano. O trabalho em atividades agrcolas, na lavoura ou em plantios, alm de dar-lhe condies de melhoramento moral e psquico, uma vez 6 que estar contribuindo para a sobrevivncia dos outros presos, dar-lhe- uma ocupao que das mais importantes da atividade humana. como justifico a presente proposio, submetendo-a apreciao dos ilustres Pares.

S-ar putea să vă placă și