Sunteți pe pagina 1din 57

SISTEMA NERVOSO

INTRODUO
O sistema nervoso humano o mais complexo entre os animais. Funo bsica - receber informaes sobre as variaes externas e internas e produzir respostas a essas variaes atravs dos msculos e glndulas. Contribui, juntamente com o sistema endcrino, para a homeostasia do organismo.

INTRODUO
O sistema nervoso possui as chamadas funes superiores que inclui:
a memria; a aprendizagem; o intelecto; o pensamento; a personalidade.

DIVISES DO SISTEMA NERVOSO

SIMETRIA BILATERAL

SISTEMA NERVOSO
Divises: Sistema sensorial - compara a variao do ambiente interno e externo Sistema central - Valida a informao Sistema motor e sistema autnomo - Responde coordenando a actividade muscular e ganglionar

Subdivises do Sistema Nervoso

As duas maiores subdivises do sistema nervoso so:

-o sistema nervoso central (SNC), composto pelo encfalo e medula espinhal. -sistema nervoso perifrico (SNP), composto pelos nervos e respectivos gnglios.

Subdivises do Sistema Nervoso

SNC: Encfalo Medula espinhal SNP: 12 pares de nervos cranianos + 31 pares de nervos raquidianos

SISTEMA NERVOSO

12 pares de nervos cranianos

31 pares de nervos raquidianos


C = cervical

T = thoracic

Vista Dorsal

L = lumbar

S = sacral

SNC

Divises anatmicas do SNC

SNC

Funes do sistema limbico: aprendizagem emoes apetite (funo visceral) sexo integrao endocrina

SISTEMA NERVOSO

SNC SNP

afferent neurons

efferent neurons

Viso anterior de uma vrtebra e da seco adjacente da espinal medula.

SNC

SNP

SNC = encfalo + medula espinhal

SNP = Neurnios aferentes ao SNC + Neurnios eferentes que se projectam a partir do SNC

Subdivises do Sistema Nervoso


SNP O SNP compreende duas subdivises: -Aferente ou sensorial: que transmite potenciais de acao dos orgos sensorias ao SNC. -Eferente ou motora: que transmite potenciais de aco do SNC aos orgos efectores, como os msculos ou glndulas:

Subdivises do Sistema Nervoso


SNP

Subdivises do Sistema Nervoso

Parassimptico: descano e digesto

Simpatico: resposta a emergncia

Sistema Nervoso Funes Diviso Partes gerais


Sistema nervoso central (SNC) Encfalo Medula-espinal Processamento e integrao de informaes Conduo de informaes entre rgos receptores de estmulos, o SNC e rgos realizadores (msculos, glndulas...)

Sistema nervoso perifrico (SNP)

Nervos Gnglios

FUNES DE REAS DO SISTEMA NERVOSO

FUNES DO ENCFALO
As informaes vindas das diversas partes do corpo, chegam at s partes especficas do encfalo, chamadas de centros nervosos, onde so integradas para gerar ordens de aco na forma de impulsos nervosos, que so emitidas s diversas partes do corpo atravs das fibras motoras presentes nos nervos cranianos e espinais.

FUNES DO ENCFALO
O encfalo humano contm cerca de 35 bilies de neurnios e pesa aproximadamente 1,4kg. A regio superficial do crebro, que acomoda bilies de corpos celulares de neurnios (substncia cinzenta), constitui o crtex cerebral. O crtex cerebral est dividido em mais de quarenta reas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma actividade especfica.

TLAMO
Todas as mensagens sensoriais, com excepo das provenientes dos receptores do olfacto, antes de atingir o crtex cerebral, passam pelo tlamo. Esta uma regio de substncia cinzenta localizada entre o tronco enceflico e o crebro. O tlamo actua como estao retransmissora de impulsos nervosos para o crtex cerebral. responsvel pela conduo dos impulsos s regies apropriadas do crebro onde eles devem ser processados.

HIPOTLAMO
Tambm constitudo por substncia cinzenta, o principal centro integrador das actividades dos rgos viscerais, sendo um dos principais responsveis pela homeostase corporal. Faz ligao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino, actuando na activao de diversas glndulas endcrinas. o hipotlamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balano de gua no corpo e est envolvido na emoo e no comportamento sexual.

TRONCO ENCEFLICO
Formado pelo mesencfalo, pela ponte e pela medula oblongata (ou bolbo raquidiano), liga o crebro medula espinal. Alm de coordenar e integrar as informaes que chegam ao encfalo, o tronco enceflico controla a actividade de diversas partes do corpo. O mesencfalo responsvel por certos reflexos. A ponte constituda principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o crtex cerebral ao cerebelo. O bolbo raquidiano participa na coordenao de diversos movimentos corporais e possui importantes centros nervosos.

CEREBELO
responsvel pela manuteno do equilbrio corporal. graas a ele que podemos realizar aces complexas, como andar de bicicleta e tocar instrumentos. Recebe as informaes de diversas partes do encfalo sobre a posio das articulaes e o grau de estiramento dos msculos, bem como informaes auditivas e visuais.

ESPINAL MEDULA
Elabora respostas simples para certos estmulos. Essas respostas medulares, denominadas actos reflexos, permitem ao organismo reagir rapidamente em situaes de emergncia. A medula funciona tambm como uma estao retransmissora para o encfalo. Por outro lado, grande parte das ordens elaboradas no encfalo passa pela medula antes de chegarem aos seus destinos. A parte externa da medula, de cor branca, constituda por feixes de fibras nervosas mielinizadas, denominados tractos nervosos, que so responsveis pela conduo de impulsos das diversas regies da medula para o encfalo e vice-versa.

FUNO
O sistema nervoso responsvel pelo ajustamento do organismo ao ambiente. A sua funo perceber e identificar as condies ambientais externas, bem como as condies reinantes dentro do prprio corpo, e elaborar respostas que adaptem a essas condies.

FUNO
A unidade bsica do sistema nervoso a clula nervosa, denominada neurnio, que uma clula extremamente estimulvel; capaz de perceber as mnimas variaes que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alterao elctrica (impulso nervoso).

FUNO
As clulas nervosas estabelecem conexes entre si, de tal maneira que um neurnio pode transmitir a outros os estmulos recebidos do ambiente, gerando uma reaco em cadeia.

Em Resumo:

CLULAS DO SISTEMA NERVOSO

O que acontece no neurnio?


Existe uma diferena de potencial electrico entre o exterior e o inetrior da membrana celular: Positiva no exterior e negativa no interior.

Tal deve-se desigualdade de concentrao de ies K+ no interior e de Na+ e Cl- no exterior. A diferena de concentrao mantida atravs de um mecanismo que consome ATP (Bomba de Na/K). A situao criada por esta diferena defenida como potencial de membrana e potencial de repouso.

ESTMULO NERVOSO
Quando chega um impulso nervoso, a permebilidade da membrana altera-se momentaneamente, consequentemente os ies do meio exterior e interior so movimentados para contrabalanar a diferena de potencial. A mudana de polaridade da membrana define-se como POTENCIAL DE ACO.

Na entra do exterior Esta modificao determina corrente local nas reas adjacentes.

Esta fase tem o nome de despolarizao.

Como se propaga
Depois de ter equilibrado a diferena de potencial entre o exterior e o interior da membrana do axnio, o K+ desloca-se do interior ao exterior. Portanto, a zona interna permanece MENOS positiva.

Esta fase tem o nome de repolarizao

Potencial de membrana

Clulas do Sistema Nervoso Clulas do Sistema Nervoso

- Neurnios: conduzem potenciais de aco - Clulas Gliais: Suporte, proteco, etc

Dendrites: recebem informao, geralmente neurotransmissores, que depois desencadeiam potenciais de aco.

Axonios: conduzem potenciais de aco para libertar informao, geralmente neurotransmissores, dos terminais axonais.

Clulas Gliais - tipos

- Astrcitos (barreira hemato-enceflica). - Clulas Ependimais. - Oligodendrcitos (SNC). - Clulas de Schwann (SNP).

Axnios - tipos

- No Mielinizados.

- Mielinizados

No mielinizado No mielinizado Milelinizado

Os Potenciais de aco movem-se rapidamente ao longo do axnio mielinizado porque as nicas partes da membrana neuronal onde ocorre movimento de ies na seco dos ndulos de Ranvier.

Sinapse

CONSTITUINTES:
- Terminal pr-sinaptico. - Fenda Sinaptica. - Membrana ps-sinaptica.

Sinapse
COMUNICAO:
Membranas Pr-sinapticas libertam informao na forma de neurotransmissores.

Membranas Ps-sinapticas recebem informao pq tm receptores para os neurotransmissores.

Sinapse
A sinapse o ponto de comunicao entre dois neurnios que operam sequencialmente. No terminal pr-sinptico, o contedo das vesculas sinpticas que contm neurotransmissores, despejado na fenda sinptica. Os neurotransmissores ligamse a receptores na membrana ps-sinaptica.

Sinapse - Neurotransmissores

SINAPSE
a juno entre a terminao pr-sinptica de um axnio e a membrana ps-sinptica. Na sinapse essas membranas so separadas por um pequeno espao chamado de fenda sinptica. Nas terminaes pr-sinpticas h grande quantidade de vesculas sinpticas que liberam um neurotransmissor em resposta a um potencial de aco.

SINAPSES
Transmisso do Impulso Nervoso Entre Clulas. Um impulso transmitido de uma clula a outra atravs das sinapses. A sinapse uma regio de contacto muito prximo entre a extremidade do axnio de um neurnio e a superfcie de outras clulas. Estas clulas podem ser tanto outros neurnios como clulas sensoriais, musculares ou glandulares.

SINAPSES
As terminaes de um axnio podem estabelecer muitas sinapses simultneas. Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das clulas que fazem sinapses esto muito prximas, mas no se tocam. H um pequeno espao entre as membranas celulares (o espao sinptico ou fenda sinptica).

SINAPSES
Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axnio da clula prsinptica, ocorre libertao, nos espaos sinpticos, de substncias qumicas denominadas neurotransmissores ou mediadores qumicos, que tm capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das clula ps-sinptica, desencadeando o impulso nervoso.

SINAPSES
Os cientistas j identificaram mais de dez substncias que actuam como neurotransmissores, como a acetilcolina, a adrenalina (ou epinefrina), a noradrenalina (ou norepinefrina), a dopamina e a serotonina.

Sinapse - Neurotransmissores

Sinapse - Neurotransmissores

Sinapse - Neurotransmissores

Sinapse

S-ar putea să vă placă și