Sunteți pe pagina 1din 4

1 Ato: Caos, Confuso, todos andando de um lado at o outro, quando algum no meio da multido tenta falar e sufocado pela

a multido aflita em sua rotina e estilo de vida. Na busca indiscriminada de satisfazer seus gigantescos egos e pobres e manipuladas mentes. Elenco: Ambientalista: Cludia Entusiasta: Cludio Pessimista: Giovana Empresrio: Lucas Schissel Patricinha 1: Virgnia Patricinha 2: Tain Patricinha 3: Gabrielle Patricinha 4: Cristiane Caipira: Lucas Binder Beija-flor: Bruna Leo: Marcos Personagem que grita FOGO: Clemerson Narrador da fbula: Jlia 2 Ato: Aparecem duas pessoas (o ambientalista e a entusiasta), conversando sobre o novo nmero da populao mundial. Ambientalista: 7 bilhes de pessoas, at quando o planeta vai aguentar? As pessoas saem de cena, deixando apenas estes atores no palco. Entusiasta: Se diminuirmos o consumo, tudo pode ser salvo! Aparece a Patricinha e pergunta: Patricinha 1: Mas qual a diferena entre 5 ou 7 bilhes? No seria a mesma coisa? Entusiasta: que com esse enorme nmero, o consumo inconsequente e a falta de recursos se agravam. Ambientalista: E a biodiversidade, e os ecossistemas? Fragmentao de habitats, superexplorao, espcies invasoras, poluio e a mudana do clima. Entra o Pessimista, como se estivesse estressado: Pessimista: Chega disso, um dia iria acabar mesmo. Entusiasta: Mas ainda h tempo, se mudarmos nossas atitudes. As pessoas esto abrindo suas mentes para novas ideias! Pessimista: Vocs ainda acreditam nisso, lamentvel. Empresrio: E para tudo isso precisa de dinheiro. Caipira: Uai, mas disso oc intende soh. Sobe baixa luz, e quem sabe trilha sonora de carros e buzinas Cena acaba 3 Ato: Patricinha 2: Todo mundo fala que existem muitos problemas, mas ningum sabe quais so. O que realmente afeta o meio-ambiente? Ambientalista: Realmente, entender as questes ambientais atuais no fcil. Mas s pensar em cinco tpicos bsicos para entender os principais problemas: gua, Clima, Energia, Economia Verde e Biodiversidade.

Entusiasta: Exatamente! Vamos tomar um caf enquanto discutimos isso. Ambientalista: No! Voc t louco? S a produo de um cafezinho gasta 10 mil litros de gua! Entusiasta: Tudo bem! J que voc entrou no assunto, vamos falar primeiro sobre a gua. Patricinha 3: Mas tem bastante gua, nah? Ambientalista: Sim, mas no o suficiente para todos. Pessimista: E os que tem, no a preservam. Quanto mais suja estiver a gua que devolvemos natureza, mais difcil e caro fica para us-la de novo, tirando os riscos para o ambiente. A falta de coleta de esgoto e seu tratamento atinge mais de metade da populao. Isso sem falar do lixo em ruas e lixes. Empresrio: E cidades grandes buscam gua em outros municpios gastando energia para transport-la e trat-la. Entusiasta: Sim, o que nos traz para outro tpico: energia. Ambientalista: Ah, a energia to importante para o desenvolvimento humano quanto a gua potvel. E uma em cada cinco pessoas no mundo ainda vive sem ela. Pessimista: O grande problema ger-la sem emitir gases poluentes. Para isso, ela precisa ser limpa e renovvel, e isso um grande desafio. Entusiasta: Mas existem vrios tipos de energia assim, como a hidrulica, solar, elica e muitas outras. Pessimista: Mas todas de algum modo causam algum impacto (grande ou no) no meio-ambiente. E so caras de serem implantadas, como meu amigo aqui deve concordar. Pessimista olha para o empresrio. Empresrio: Exatamente. E ningum quer gastar mais do que o necessrio, ao contrrio do que diz essa economia verde diz. Patricinha 2: Mas o que essa economia verde? Entusiasta: A economia verde um modo de produo e consumo que sabe que preciso crescer sem emitir carbono e esgotar os recursos naturais, e se todas as empresas comearem a segu-la, o clima do planeta se estabilizaria. Ambientalista: Ns estamos mudando o clima do planeta e isso fato. J aumentamos em 1C a temperatura do planeta, e quando chegarmos a 2C os... Pessimista interrompe Ambientalista Pessimista: Impactos comearam a acelerar. Geleiras vo derreter, haver escassez de gua, queda de produtividade da agricultura, espcies extintas, tempestades, secas e ondas de calor. Patricinha 4: Caramba! Tem gente muito malvada nah, assim as pessoa no pensam assim no planeta, os ursinhos assim. Caipira : S e tudo as atitude tomada sempre ruim pro agriculto, e boa prus ruralista. Entusiasta: Mas esto sendo tomadas atitudes para evitar a elevao da temperatura e preservar a biodiversidade. Ambientalista: Sim, parar com queimadas j seria um passo importante, pois as florestas absorvem o carbono e regulam o clima. Alm de que as florestas protegem vrias espcies de animais, preservando a biodiversidade que indispensvel para a vida no planeta. Patricinha 3: Mas todos esse problemas so causados s porque existe muita gente no mundo?

Entusiasta: Geralmente sim. Conforme maior a populao, mais necessrio produzir e consumir, e por consequncia, mais se polui e se extinguem recursos naturais. Algum personagem passa e diz: s parar de fazer filhos! Patricinha 4: Srio?! Pessimista: Claro que no, s cada um ter responsabilidade sobre seu estilo de vida e seus padres de consumo. Mas levando em considerao a preguia do povo... Patricinha 1: So tantos problemas! Mas como podemos viver de um modo mais correto? Entusiasta: Ah, isso bem fcil... Termina o 2 ato, inicia o terceiro. 3 Ato: Ambientalista: comum pensarmos que as agresses cometidas ao meioambiente so apenas das empresas multinacionais, dos governos e empresrios. Empresrio: A culpa de todos os males do mundo no s minha. Ambientalista (ignorando o empresrio): Quando voc est andando na rua, bate aquela fome, compra um lanche mas est to apressado que deixa o plstico que o envolvia cair no cho. E a vem a chuva e acontece tudo aquilo que ns j conhecemos. Patricinha 2: Ento voc est querendo dizer que eu sou a responsvel pelos problemas do nosso planeta? Ambientalista: Claro, porque voc produz lixo, anda com automveis poluentes, adora um banho longo, e tem muitas outras atitudes nada sustentveis. Se cada um fizer sua parte, em pequenas aes, ns poderamos mudar a situao atual. Entusiasta: Isso me lembra uma fbula, a fbula do leo e do beija-flor. Luzes mais fracas, narrador comea a contar a fbula: Narrador: Era uma vez, uma floresta em que existiam diversos animais, aves e insetos. Um dia, a floresta pegou fogo, e todos os animais correram desesperados para longe dela. Personagem passa gritando na frente do narrador gritando: Fogo! Mas havia um pequeno beija-flor, que buscava gua com o seu bico e jogava-a no fogo. Nisso, um leo passou por ele e ficou impressionado por sua atitude. Leo: Por que voc no est fugindo do fogo, como todo mundo? Beija-flor: Eu estou tentando apag-lo Leo: No sei se voc percebeu, mas a quantidade de gua que voc joga muito pouca para fazer algum efeito Beija-flor: Pelo menos eu estou fazendo a minha parte. Voltam ao normal as luzes, e os personagens voltam a sua posio Entusiasta: Viu? s cada um fazer a sua parte. Pessimista: Mas o beija-flor no apagou o fogo. Entusiasta (sussurrando): No estrague a magia da histria. Patricinha 3: Ento, quais seriam as nossas atitudes para ajudar o planeta? Entusiasta: Comece economizando gua, assim voc poupa dinheiro e recursos do planeta.

Empresrio: Economizar energia tambm traz benefcio imediatos na conta de luz! Assim as duas partes saem ganhando! Pessimista: No deixar as luzes acessas onde no necessrio ou os aparelhos em stand-by. Ambientalista: Separe o seu lixo, o que pode ser reciclado e o que deve ir para o aterro, alm do lixo orgnico, que pode servir de adubo. Patricinha 4: Plantar e cultivar rvores tambm importante, no ? Entusiasta: Exatamente! Ambientalista: Torne-se adepto do consumo consciente, que engloba vrias aes, como ir de bicicleta para o trabalho, usar ecogags e comprar produtos de empresas que praticam a produo consciente. Empresrio sai de fininho da cena. Pessimista: Seja atuante, participe, voc pode comear sendo voluntrio em uma ONG ou, como ns dissemos antes, simplesmente fazer a sua parte. Talvez o mundo ainda possa ser salvo. Entusiasta: Coloque hbitos sustentveis em ao e v mudando sua rotina aos poucos. Assim tanto a sua vida como a do planeta sero beneficiadas, e as duas partes sairo ganhando Patricinha1 : Ain, ento eu acho que bem legal preservar o planeta.

S-ar putea să vă placă și