Sunteți pe pagina 1din 4

1/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02463/10

Origem: Secretaria de Finanas de Campina Grande Natureza: Consulta Interessado: Jlio Csar de Arruda Cmara Cabral Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes CONSULTA. Secretaria de Finanas de Campina Grande. Opo de remunerao de Secretrio Municipal Adjunto pela de outro cargo comissionado. Caso concreto. No conhecimento da consulta. Comunicaes. Arquivamento. RESOLUO RPL TC 00029/12 RELATRIO Trata, o presente processo, de consulta formulada pelo Senhor Jlio Csar de Arruda Cmara Cabral, acerca da possibilidade de opo pela maior remunerao, por parte da administrao, quando um servidor municipal, ocupante de cargo Secretrio Adjunto, for designado para responder, cumulativamente, por outro cargo comissionado, de maior remunerao. Em relatrio de fls. 04/07, o rgo Tcnico opinou pelo conhecimento da consulta e pela impossibilidade de acmulo de cargos em comisso, por entender que os cargos comissionados requerem dedicao exclusiva, desaguando o caso em uma incompatibilidade de horrios. Instado a se pronunciar, o Ministrio Pblico Especial, em cota do Procurador Marclio Toscano Franca Filho deixou de se pronunciar em funo da inocorrncia do interesse pblico primrio e da apropriada manifestao do rgo de instruo. Agendamento para a presente sesso sem intimaes.

2/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02463/10

VOTO DO RELATOR O processo de consulta tem por escopo esclarecer dvidas arguidas pelos legitimados quanto interpretao de disposies legais e regulamentares relativas a matrias de competncia da Corte de Contas, proporcionando ao consulente maior segurana legal na aplicao de tais disposies. O instrumento de consulta est previsto na Lei Orgnica desta Corte (art. 1, IX), no Regimento Interno (art. 2, XV), e regulamentado especificamente pela mesma norma regimental em seus arts. 174 a 184. O normativo, ao tratar da admissibilidade da consulta, estabelece que: Art. 174. O Tribunal Pleno decidir sobre consultas quanto a dvidas de natureza interpretativa do direito em tese, suscitadas na aplicao de dispositivos legais e regulamentares concernentes matria de competncia do Tribunal. Art. 175. So autoridades competentes para formular Consultas ao Tribunal: (...) VI - Secretrios do Estado e dos Municpios; Art. 176. A consulta dever revestir-se das seguintes formalidades: (...) II - versar sobre a interpretao da lei ou questo formulada em tese; V-se, portanto, que a dvida objeto da consulta deve ser elaborada de forma abstrata, sem relacionar o questionamento a qualquer situao concreta vivenciada pelo consulente. Tal formalidade preserva a finalidade da consulta, impedindo a sua utilizao a ttulo de assessoria jurdica e eventual prejulgamento da matria.

3/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02463/10

No caso em anlise, o consulente, por ser poca da formulao, Secretrio Municipal, estava habilitado a consultar o Tribunal. Contudo, apesar de ser possvel divagar sobre o direito aplicvel ao tema em terreno interpretativo, como fez a diligente Auditoria, pois, ao que parece, a consulta indaga, apenas, se a substituio de servidor habilita o substituto a receber remunerao ou subsdio tal qual ao do substitudo. A resposta, assim, caberia ser afirmativa. Por exemplo, quando o Vice-Prefeito substitui o Prefeito, aquele passa a receber o seu subsdio igual ao deste. O mesmo ocorre, tambm, quando o Auditor substitui o Conselheiro ou o Procurador substitui o Procurador-Geral no mbito do Tribunal de Contas do Estado da Paraba. O substituto, nesses casos, recebe a sua remunerao no valor igual ao do substitudo. O que no pode, e disso no se cogita na consulta, receber as duas remuneraes ou subsdios, a sim se desaguaria numa acumulao ilcita de cargos e estipndios. Mas o interessado fez referncias a uma situao particular observada na municipalidade, aparentemente um caso especfico, no se tratando de questo em tese, no podendo o Tribunal se manifestar sobre fato que envolve concretude de matria, pois, agindo assim, a resposta, ainda que relevante para a administrao, poderia implicar em julgamento antecipado de mrito de matria que poder ser a ele submetida adiante. Em vista do exposto, VOTO no sentido de que o Tribunal de Contas do Estado da Paraba resolva: a) No conhecer da presente consulta, em virtude de se tratar de fato concreto; b) comunicar a presente deciso ao consulente; e c) determinar o arquivamento dos autos do presente processo.

4/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02463/10

DECISO DO TCE-PB Vistos, relatados e discutidos os presentes autos do Processo TC 02463/10, referentes consulta formulada pelo Senhor Jlio Csar de Arruda Cmara Cabral, acerca da opo de remunerao de Secretrio Municipal Adjunto pela de outro cargo comissionado, RESOLVEM, os membros do Tribunal de Contas do Estado da Paraba, unanimidade, nesta data, na conformidade do voto do Relator: a) NO CONHECER da presente consulta, em virtude de se tratar de fato concreto; b) COMUNICAR a presente deciso ao consulente; e c) DETERMINAR o arquivamento dos autos do presente processo. Registre-se e publique-se. Plenrio Ministro Joo Agripino. Joo Pessoa, de 08 de agosto de 2012.

Conselheiro Fernando Rodrigues Cato Presidente

Conselheiro Arnbio Alves Viana

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho

Conselheiro Umberto Silveira Porto

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Procuradora-Geral Isabella Barbosa Marinho Falco Representante do Ministrio Pblico de Contas

S-ar putea să vă placă și