Sunteți pe pagina 1din 4

AULA 01 1.

Classifique as variveis em qualitativas ou quantitativas (contnuas ou descontnuas): a) Universo: alunos da disciplina de Estatstica Varivel: cor dos olhos qualitativa b) Universo: casais residentes na cidade de Dourados Varivel: nmero de filhos - quantitativa c) Universo: alunos da cidade de Dourados Varivel: cor dos cabelos - qualitativa 2. Conforme estudado na teoria da aula, procure em livros, Internet, revistas, entre outros, d: 01 exemplo de estudo transversal: Suponha-se uma situao em que um investigador fez um estudo transversal para responder questo: qual a prevalncia de infeco por Clamdia na populao e qual a sua relao com o uso de anticoncepcionais orais? Para isso, o investigador comeou por definir a populao em estudo, neste caso, as mulheres seguidas num determinado Servio de Ginecologia de um Hospital Central. Em seguida, selecionou uma amostra de 100 mulheres. Fez, depois, as determinaes das variveis dependente e independente atravs do registro da histria de uso de anticoncepcionais orais no ltimo ano e realizao de um esfregao vaginal para posterior exame microbiolgico. Demorou cerca de 6 meses, at acabar de examinar todas as mulheres pertencentes amostra. Os resultados obtidos foram: 50 mulheres apresentavam histria de uso de anticoncepcionais orais no ltimo ano, tendo 10 delas exames culturais para Clamdia positivo; 50 mulheres no tinham histria de uso de anticoncepcionais orais, apresentando 5 delas exames culturais positivos. Assim, a prevalncia de infeco por Clamdia nessa amostra de mulheres seguidas no Servio de Ginecologia foi de 15% e concluiu-se haver uma associao entre o uso de anticoncepcionais orais e a presena de infeco por Clamdia com um risco relativo (RR) de (10/50)/(5/50)=2,0. 01 exemplo de estudo retrospectivo: Avaliar as caractersticas clnicas e evolutivas dos pacientes internados em centro de tratamento intensivo aps reanimao cardiorrespiratria, identificando fatores prognsticos de sobrevida. A mortalidade observada foi de 76% sem diferena entre idades e sexo. A assistolia foi o maior mecanismo de bito e a parada respiratria isolada o menor. Insuficincia cardaca, necessidade de ventilao mecnica, cirrose heptica e o acidente vascular cerebral prvio foram condies clnicas significativas (p<0,01) para o bito. 01 exemplo de estudo prospectivo: Previses davam como certa a ocorrncia de um colapso nos sistemas de comunicaes na virada do ano 2000 e esse era de fato um futuro possvel. Entretanto, as aes tomadas para evitar a ocorrncia desse futuro acabaram por fazer com que ele no ocorresse 01 exemplo de estudo experimental:

Avaliar o impacto da suplementao da dieta com multimistura sobre o estado nutricional de crianas em fase pr-escolar em risco nutricional. Trata-se de estudo tipo duplo cego com durao de dois meses e acompanhamento longitudinal de 135 crianas na faixa etria de um a seis anos. As crianas foram divididas em trs grupos: interveno 1 (GI1 n=48), interveno 2 (GI2 n=45) e controle (GC n=42), recebendo 5g e 10g de multimistura e placebo, respectivamente. O estado nutricional das crianas em estudo foi avaliado antes e aps a suplementao.

3. Pesquise na Internet, livros, revistas e envie um exemplo de cada srie e grfico abaixo descrito. A) Srie: categrica, histrica, geogrfica e composta. Srie categrica Identifica-se pelo carter varivel de fator especificativo. Elemento varivel: Fenmeno Elementos fixos: Local e poca Serie histrica Tambm chamada de srie cronolgica, identifica-se pelo carter varivel do fator cronolgico. Elemento varivel: poca Elementos fixos: Local e fenmeno Srie Geogrfica Tambm chamada de srie territorial, ou srie de localizao, identifica-se pelo carter varivel de fator geogrfico. Elemento varivel: local Elementos fsicos: poca e fenmeno Srie composta So apropriadas apresentao de duas ou mais sries de maneira conjugada, havendo duas ordens de classificao: uma horizontal e outra vertical. B) Grfico: pizza, coluna, linha, histograma, cartograma, barras. Grfico de Linha

Grfico de Pizza

Grfico de Coluna

Grfico de Barras

Grfico de histograma

Grfico cartograma

S-ar putea să vă placă și