Sunteți pe pagina 1din 25

ARTIGOS

Rev. Latinoam. Psicop. Fund., II, 4, 27-51

Walter Benjamin, Marcel Proust e a questo do sadismo

Ernani Chaves

O presente texto procura analisar a interpretao que Walter Benjamin faz da questo do sadismo na Recherche, de Marcel Proust, a partir das referncias explcitas de Benjamin ao Alm do princpio do prazer. Afastando-se tanto de uma interpretao psicobiogrfica como da prpria idia proustiana de sadismo, Benjamin, recorrendo a Freud, pode oferecer uma interpretao to instigante quanto complexa de uma das obras de literatura mais importantes e mais comentadas do nosso sculo. Nesta perspectiva, o que a interpretao de Benjamin destaca no so as famosas cenas de sadismo da Recherche, mas a curiosidade insacivel e, no limite, sadomasoquista, do narrador. Transpondo tal interpretao para o campo da anlise da cultura, Benjamin acaba por revelar os traos radicais da crtica social em Proust: a pulso de morte como organizadora das relaes sociais na sociedade capitalista. Palavras-chave: Narrao, curiosidade, sadismo, pulso, desejo de saber

27

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

Conclu, mais tarde, que h uma coisa to ruidosa quanto o sofrimento, o prazer. (Marcel Proust, Sodoma e Gomorra). Entre todas as afeces do corpo, apenas a dor , para o homem, como que um rio navegvel com uma gua inesgotvel, que lhe conduz ao mar. (Walter Benjamin, Prazer e dor, GS VI, p. 83).

28

Proust e o sadismo. O sadismo de Proust. Em que medida uma tal questo pode ser relevante para Walter Benjamin? No ser ela uma questo menor na relao entre o autor da Recherche e o autor da Infncia Berlinense, se a compararmos com as ruidosas e nobres questes da memria, do tempo e da linguagem? De fato, ao final da leitura de Para a imagem de Proust (1929), qualquer leitor concluir que ela no nem mesmo uma questo menor, mas inexistente, pois nada neste ensaio parece apontar na sua direo. Entretanto, tanto a leitura dos Proust-Papiere, textos preparatrios ao ensaio de 1929, quanto a do Dirio parisiense (escrito entre dezembro de 1929 e fevereiro de 1930 e publicado em quatro partes na Literarische Welt, entre abril e junho de 1930) e a do relato Noite com M. Albert (verso exclusiva, enviada a Gershom Scholem, do seu encontro com Albert Le Cuziat, que fora amigo ntimo de Proust, tambm presente no Dirio), nos levar a uma resposta contrria, pois neles a questo do sadismo ocupa um lugar de destaque. Uma anotao dos Proust- Papiere assinala, de maneira contundente, esse lugar, mesmo que o sadismo ainda no esteja explicitamente nomeado:

ARTIGOS
Sodoma e Gomorra , de fato, a chave com a qual a porta para o inferno da existncia absolutamente prazerosa, puramente ameaadora, ajustada ao seu caixilho. Certamente um inferno, pois este o ltimo produto da anlise brutal do gozo (Genuss), que sua obra realiza: o absoluto, qumico, puro gozo da existncia uma extraordinria e fugaz ligao entre sofrimento (Leiden), dor (Schmerz), humilhao (Erniederung) e doena (Krankheit) e seu aroma o da decepo (Enttuschung). 1

Entretanto, mais adiante, numa anotao referente incompreenso de Proust por parte de seus contemporneos, a palavra, enfim, aparece:
A estranheza de Proust em relao ao mundo (Weltfremdheit) , em todo caso, diferente da romntica. Estranho ao mundo (Weltfremd) ele o foi talvez, mas de uma maneira muito prpria que, freqentemente, roa o sadismo e sempre o defende de todo contato ntimo com o mundo especfico, no qual ele viveu.2

Essas palavras so, sem dvida, o eco no s de uma leitura intensa e apaixonada da Recherche (e de tudo o que Proust publicara at ento), mas o resultado imediato do trabalho de traduo desta obra monumental (En traduisant Proust era o primeiro ttulo de Para a imagem de Proust), cujo primeiro resultado fora, justamente, a traduo de Sodoma e Gomorra (que, infelizmente, se perdeu), terminada no vero de 1925. Com o amigo Franz Hessel, Benjamin traduzir ainda lombre des jeunes filles en fleurs e Le ct de Guermantes, publicadas em 1927 e 1930, pelas editoras De Schmiede (Berlim) e R. Pipper & Co. (Munique), respectivamente. No Dirio Parisiense, o lugar do sadismo indicado de maneira mais precisa a partir de dois aspectos que se ligam e se complementam: 1) de forma explcita, a partir da relao entre sadismo e curiosidade3 e 2) de forma implcita, a partir da referncia a Alm do princpio do prazer, considerada como a genial obra da maturidade de Freud, que pode valer, provavelmente, acrescenta Benjamin, como um comentrio fundamental a Proust, pois este, no fundo, peut-tre se range du ct de la mort em francs no original4. Noite com M onsieur Albert, o relato da mais memorvel noite parisiense daquela temporada5, retoma o tema das relaes entre sadismo e curiosidade e inclui algumas observaes que no se encontram no Dirio (tratava-se, no esqueamos, de um relato privado e exclusivo a Scholem, no destinado, portanto, de incio, publicao).
1. Walter Benjamin. Gesammelte Schriften, II-3. Frankfurt: Suhrkamp, 1992, p. 1048. Doravante citada como GS, seguido da indicao do volume e da pgina. 2. GS, II-3, p. 1060. 3. GS, IV-2, pp. 577-578. 4. GS, IV-2, p. 580. 5. Walter Benjamin. Briefe, vol. II, Carta a Scholem, de 25.01.1930. Frankfurt: Suhrkamp, 1972, p. 509.

29

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

30

Imiscuir-se nessa questo exige, sem dvida, cautela e prudncia. O tema da perverso na Recherche um tema candente, que suscitou, desde o aparecimento do primeiro volume, ct de chez Swann, em 1913, inmeras discusses, debates e comentrios. A bibliografia a respeito extremamente ampla e extensa. Por isso, gostaria de delimitar, com a maior preciso possvel, os limites deste artigo. Nesta perspectiva, assinalo que meu ponto de partida no nem Proust, nem Freud, mas Walter Benjamin. Meu objetivo primeiro e essencial mostrar de que modo Benjamin se coloca a questo do sadismo em Proust e qual a sua importncia no conjunto das suas reflexes. Trata-se, portanto, de assinalar no mago do projeto benjaminiano o lugar fundamental do desejo, da sexualidade, do corpo, daquilo que Proust chamou, uma vez, de intermitncias do corao. Certamente no sou o primeiro a fazer tal afirmao. Mas mesmo que recentemente alguns intrpretes tenham se referido ao tema do sadismo na interpretao benjaminiana de Proust, no o aprofundam6. Do mesmo modo, Benjamin no foi o primeiro a relacionar Proust e Freud. Muito pelo contrrio. Mas, por outro lado, ele foi um dos primeiros a tentar tomar a questo do sadismo em Proust por um ngulo exclusivamente freudiano. Esse aspecto importante, se considerarmos a situao da Psicanlise, seja na Alemanha ou na Frana, no final dos anos 20. Essa perspectiva que diz respeito, de perto, histria da psicanlise tambm baliza minha investigao. Perspectiva necessria, por dois motivos. Primeiro, porque ela torna possvel inserir a posio de Benjamin no debate acerca das relaes entre Proust e Freud que se desenvolvia, naquele momento, na Frana, pois na Alemanha Proust ainda era pouco discutido7. Com isso eis o segundo ponto pode-se mostrar tanto a singularidade da interveno benjaminiana, quanto seu dbito com uma discusso que estava em andamento. Entrelao, portanto, vrias leituras: a de Freud, por Benjamin; a de Proust por Benjamin, mediada por Freud e a minha prpria leitura dessas leituras e desses trs autores, isoladamente. Isso me lembra a idia de leitor que Proust elabora no Temps retrouv: Na realidade, cada leitor , quando l, o prprio leitor de si mesmo. A obra do escritor apenas uma espcie de instrumento ptico, que ele oferece ao leitor, a fim de lhe permitir discernir aquilo que, sem este livro, ele no poderia ter visto em si-mesmo8. Voil!

6. Cf. Roberto Kahn. Images, Passages. Walter Benjamin et Marcel Proust. Paris: ditions Kim, 1998, p. 88 e Ina Hartwig, Sexuelle Poetik. Proust, Musil, Genet, Jelinek. Frankfurt: Fischer, 1998, p. 41. 7. Cf. a respeito, Achim Hlter (Hrgs.). Marcel Proust. Lesererfahrungen deutschsprachiger Schriftsteller. Frankfurt: Suhrkamp, 1998. 8. Marcel Proust. la recherche du temps perdu, Paris: NRF, 8 volumes, publicada entre 1929 e 1930. Utilizamos preferencialmente esta edio, por ser aquela que Benjamin conheceu.

ARTIGOS

* * * A questo do sadismo, que j estava presente nos Proust-Papiere introduzida, no Dirio Parisiense, por uma lenta e construda aproximao. O Dirio comea, exatamente, em 30 de dezembro de 1929, data provvel da chegada de Benjamin a Paris e termina em 11 de fevereiro de 1930. A questo do sadismo s vai aparecer na visita a M. Albert, datada de 21 de janeiro. Entre as duas datas, em pelo menos duas ocasies, Benjamin refere-se a conversas que mantm estreitas ligaes com a questo. A primeira, em 11 de janeiro, no caf da manh com Lon Pierre-Quint e a segunda, com Emmanuel Berl, datada de 18 de janeiro. Lon-Pierre Quint uma referncia extremamente importante. Benjamin foi um entusiasta leitor da sua biografia de Proust, intitulada Marcel Proust, sua vida e sua obra. Este livro, em onze anos, conheceu trs edies diferentes. A primeira, em 1925; a segunda em 1928, onde o autor acrescentou mais dois captulos sobre o cmico e sobre a mstica em Proust e a terceira, em 1936, onde incluiu uma reviso crtica de sua prpria interpretao e um artigo sobre Proust e a juventude de hoje. Quando da redao do Para a imagem de Proust, Benjamin j conhecia as duas primeiras edies do livro. Quint no s citado duas vezes neste ensaio9, como nos Proust-Papiere Benjamin recomenda vivamente a traduo do livro para o alemo, como uma etapa necessria compreenso da obra de Proust pelo pblico alemo10. Ora, em pelo menos duas ocasies, Quint compara, no seu livro, Proust e Freud: na edio de 1925, Proust considerado aquele que compreendeu a relao freudiana entre inconsciente, recalque e sonhos11; na edio de 1928, aps ter lido o Le temps retrouv (publicao pstuma, de 1927), afirma que enquanto Freud, o cientista vienense, revelando o papel da sexualidade, abriu novas vias psiquiatria, Proust, insistindo sobre a importncia moral e social da inverso ou do sadismo, alargou o domnio da literatura12. No por acaso, o bigrafo de Proust planejava, naquele momento, escrever a biografia de Gide. Por isso, provavelmente, a conversa caminhou na direo das relaes entre Proust e Gide, privilegiando a questo da sexualidade. A concluso de Benjamin foi a seguinte:

31

9. GS, II-1, pp. 315 e 318. Ed: bras.: Obras Escolhidas, I. So Paulo: Brasiliense, 1987, 3a ed., pp. 41 e 43. Citada a partir de agora como OE, seguida do volume e do nmero da pgina. A traduo , freqentemente, modificada. 10. GS, II-3, p. 1058. 11. Lon Pierre-Quint. Marcel Proust, sa vie, son oeuvre. Paris: ditions du Sagitaire, 1946, p. 25. Esta edio rene, em um nico volume, as trs edies referidas. 12. Idem, pp. 335-336.

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

Da minha parte, devo dizer que a fraqueza mais evidente na descrio gideana da homossexualidade est na sua tentativa de estatu-la, de forma absoluta, como um puro fenmeno natural, em vez de proceder, como Proust, que tomou a sociologia como ponto de partida para o estudo dessa tendncia.13

32

A diferena entre ambos vista, portanto, a partir da visada sociolgica de Proust. Concluso que no estava em total desacordo com Quint, que intitula um dos captulos do seu livro, Sodoma e Gomorra. O indivduo e a sociedade, onde afirma, no que diz respeito ao sadismo, que Proust nos desvela o homem caado (lhomme traqu) pela sociedade, em revolta latente contra ela, o indivduo contra a sociedade, a natureza contra a moral14. Na conversa com Emmanuel Berl, por sua vez, Benjamin diz, logo no incio do relato, que uma de suas estratgias antes de encontrar, pela primeira vez, uma pessoa desconhecida, neste caso um escritor, era ler um dos seus escritos. Benjamin l ento, antes do seu encontro com Berl, o livro deste A morte do pensamento burgus, transcrevendo dele um trecho que lana luz no apenas em Berl, mas se reflete tambm sobre a minha conversa com Quint, sobre Lautramont15. Tratase, justamente, de um trecho sobre o sadismo. Tendo como referncia Sade, Berl destaca o sentido metafsico do sadismo:
O que a obra de Sade ensina de totalmente diferente daquilo que conhecemos o quanto um esprito verdadeiramente revolucionrio se distancia da idia de amor (...) O sentido metafsico do sadismo consiste na esperana de que a revolta dos homens ganhar uma intensidade to violenta, que ela significa, para a natureza, a coao para que esta mude suas leis, que do ponto de vista da determinao de todas as mulheres, no se tolere mais a injustia da gravidez, os perigos e dores do parto, a natureza se veria obrigada a procurar outro caminho para a conservao da humanidade na terra.16

Benjamin no faz nenhum comentrio sobre esse trecho, mas no deixa de assinalar o projeto de Berl de continuar sua obra polmica, com a pretenso de expulsar a pseudo-religiosidade da burguesia do seu ltimo esconderijo. Neste projeto, a crtica do culto ao inconsciente, traduzido na convico de que a prpria interioridade seria o palco de uma nica ao trgica, que nunca mais retornaria,

13. GS, IV-2, p. 572. Um pouco antes, em 28 de julho de 1929, diante da Catedral de Sienna, Benjamin escrevia: O rito ensina: a igreja no se construiu atravs da superao do amor homem-mulher, mas sim do amor homossexual. Que o padre no durma com o sacristo eis o milagre da missa (GS, VI, p. 204). 14. Idem, p. 218. 15. GS, IV-2, p. 573. Da conversa sobre Lautramont no h registro. 16. GS, IV-2, p. 574.

ARTIGOS

ocupa lugar central. Segundo Benjamin, se os surrealistas so o alvo principal dessa luta fantica, Freud permanece, entretanto, subtendido.17 Mais prximo de Quint, Benjamin se afasta decididamente de Berl, seja porque suas consideraes sobre o sadismo, at este momento, no se referem ao Marqus de Sade, seja porque ele tem outra apreciao sobre o surrealismo. Duas outras referncias em Para a imagem de Proust, desta feita ao artigo de Jacques Rivire,Marcel Proust e o esprito positivo18, mostram, igualmente, a proximidade de Benjamin com leituras de Proust que o relacionavam a Freud. Neste artigo, em que Proust assimilado no s tradio dos moralistas franceses, mas tambm a Augusto Comte, Freud citado quatro vezes: nada pode caracterizar melhor Proust, por princpio, diz Rivire, do que o epteto, caro a Freud, de polimorfo19; a propsito do papel dos sentimentos, Proust e Freud afirmariam a sua funo ilusria e, por isso, passam a ter diante deles uma atitude resolutamente crtica20; a respeito da questo da conscincia, Proust e Freud inauguram uma nova maneira de interrogar a conscincia21; finalmente, acerca da prpria criao artstica: na medida em que a obra de arte nasce no momento em que o autor se engana e quer enganar, a crtica psicanaltica tem razo em procurar sempre, na raiz, um fato que o autor quis esconder ou transfigurar22. Benjamin, querendo ou no, acaba por tomar uma posio no interior desse debate. Se, entretanto, ele concorda com Quint e Rivire, de que fecundo e importante aproximar Proust e Freud, discorda deles em pontos importantes. O principal que, nem Quint, nem Rivire, apesar das aluses a Freud, ou no tocam na questo do sadismo ( o caso de Rivire) ou quando tocam (o caso de Quint), o fazem muito mais em nome do saber mdico-psiquitrico, do que da psicanlise. Da a associao, em ambos, entre Freud e a psiquiatria: a caracterizao de Freud como um cientista a servio da renovao da psiquiatria (em Quint) e, no diapaso do argumento de Rivire, como um esprito positivo no sentido comtiano. Entretanto, retomando a crtica de Rivire crena nas Sirnes intrieures (sereias da interioridade), desagrada a Benjamin a insistncia na caracterizao de Proust, presente sobremaneira em outros artigos da Hommage, seja como um analista, um observador sagaz e crtico dos costumes e da conduta humana em continuidade com Pascal ou Montaigne, tal como o afirma Louis Martin-Chauffier em Marcel
17. GS, IV-2, p. 575. 18. GS, II-1, p. 322; OE-1, p. 47. 19. Les Cahiers Marcel Proust. Hommage a Marcel Proust. Paris: NRF-Gallimard, 1927, 5 ed., p. 170. 20. Idem, pp. 172-173. 21. Idem, p. 175. 22. Idem, pp. 175-176.

33

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

34

Proust analista, seja como o extraordinrio psiclogo das paixes, sentimentos e emoes humanas, tal como no artigo apologtico de Edmond Jaloux, Sobre a psicologia de Marcel Proust. Tanto em uma carta ao crtico Max Rychner, quanto na conversa com Adrienne Monnier, de 10 de fevereiro, consignada no Dirio, Benjamin demarca sua distncia em relao a essas imagens. Na carta a Rychner: Certamente nossa pesquisa alem sobre Proust ser bem diferente da francesa. Em Proust vive ainda algo muito maior e mais importante do que o psiclogo, que na Frana, tanto quanto eu vejo, quase que exclusivamente a maneira como se fala dele 23 . A Adrienne Monnier, ele diz que seu interesse por Proust no nem o lado psicolgico, nem a tendncia analtica, mas o lado metafsico de sua criao (Dichtung) (...), que ainda permanece desconhecido24. Incisiva distncia, j assinalada desde os Papiere: (...) nem anlise psicolgica, nem crtica social, nem senso de observao so constantes proustianas (...) O selo de sua obra, escondido nas dobras do seu texto (textum = tessitura) a lembrana25. no interior deste quadro, que coincide com a introduo da Psicanlise na Frana e cuja complexidade nos restituda, nas suas grandes linhas (o cruzamento entre a via mdico-psiquitrica e a via literria), por Elisabeth Roudinesco26, que Benjamin escreve suas anotaes sobre o sadismo em Proust. Entretanto, Benjamin j chega a Paris com um certo Freud na bagagem, o Freud que emerge das suas discusses com Adorno, com Ernst Bloch, entre outros. Um Freud, em aspectos decisivos, bastante diferente do de Paris. Numa palavra, o Freud crtico da cultura e, ao mesmo tempo, aliado na crtica ao primado da teoria do conhecimento presente nas principais tendncias da filosofia na poca, seja no neo-kantismo de Marburg, na fenomenologia de Husserl, ou ainda na filosofia da cincia professada no Crculo de Viena. Obviamente, fao aqui uma caracterizao muito geral, que passa por cima das diferentes leituras que cada um desses pensadores fez de Freud. Sua finalidade , to-somente, apontar para as diferentes apropriaes de Freud nesta mesma poca. Enquanto na Frana as vias literria e mdico-psiquitrica se cruzavam, o crculo prximo a Benjamin, na Alemanha, enfatizava a distncia entre Freud e a herana positivista presente no conhecimento mdico-psiquitrico. Penso que a leitura benjaminiana de Freud atravessada por esses debates. Chegamos, enfim, noite mais memorvel, aquela com M. Albert. Num encontro mediado pelo amigo D., eis Benjamin, em companhia de Franz Hessel, na sauna da rue St. Lazare, de propriedade do amigo de Proust. D os apresenta como os tradutores de Proust para o alemo. Apresentao formal e solene que, sem
23. 24. 25. 26. Walter Benjamin. Briefe, vol. 1, op. cit., p. 485. GS, IV-1, p. 584. GS, IV-2, p. 1057. Elisabeth Roudinesco. Histoire de la psychanalyse en France, 2. Paris: Fayard, 1994.

ARTIGOS

dvida, mascarava a curiosidade do prprio Benjamin em conhecer algum que fora to ntimo de Proust. Do relato, cito a seguinte passagem:
A questo, o que resultaria, se uma das paixes (Passionen) de Proust entre as quais, certamente, uma famosa cena com Mademoiselle Vintueil se aproxima bastante pudesse estar a servio das interpretaes de sua obra, me interessa muito pouco. Ao contrrio, parece-me que a obra de um Proust contm uma referncia ao carter geral, mesmo se muito encoberto, do sadismo. Para isso, parto da insaciabilidade de Proust na anlise dos pequenos acontecimentos. Tambm de sua curiosidade, que est muito prxima do sadismo. Que o curioso, na forma de questes repetidas, sempre com o mesmo contedo, pode tornar-se um instrumento na mo do sdico o mesmo instrumento que as crianas, inocentemente, tm nas mos ns sabemos por experincia. A relao de Proust com a existncia tem algo dessa curiosidade sdica. H passagens, nas quais, em certa medida, ele d expresso vida com suas perguntas, outras, nas quais ele se coloca diante dos fatos do corao como um professor (Lehrer) sdico diante da criana intimidada, que fica entre a carcia e a tortura, para coagi-la a revelar um segredo presumido, que talvez nunca tenha sido real. Em todo caso, nesta unidade convergem as duas grandes paixes (Leidenschaften) do homem, a curiosidade e o sadismo: no se est contente com nenhum resultado, para farejar nele algo ainda mais minsculo e assim por diante at o infinito, no qual, com sua grandeza diminuda, aumenta-se o significado do que foi descoberto isso me passou pela cabea enquanto M. Albert esboava para mim o desenvolvimento de suas relaes (Bekanntschaft) com Proust. Sabe-se que aps terem se conhecido, Proust instalou para ele, durante algum tempo, uma casa de encontros (Maison de Rendez vous). Esse estabelecimento foi para o poeta (Dichter), ao mesmo tempo, pied--terre pousada, em francs no original-EC e laboratrio. Aqui ele se instruiu muito melhor tambm atravs do olho mgico (Augenschein), sobre todas as especialidades da homossexualidade, aqui foram feitas as observaes que ele, posteriormente, utilizou na descrio de Charlus sendo aoitado, para c Proust doou mveis de uma tia morta, para lamentar seu final inconveniente como mobilirio de um bordel em lombre des jeunnes filles en fleurs.27

35

O que pode nos dizer essa observao de Benjamin? Em primeiro lugar, sua recusa em saber se a biografia ajuda a compreender a obra parece desmentida pelo resto do texto. Mas, lido atentamente, o que esse trecho nos mostra que o lugar da biografia, da vida, outro. A biografia no , decididamente, o ponto onde a obra encontra sua explicao. Ao contrrio: so os contornos da obra que tornam a vida legvel, que do sentido biografia. Quando Benjamin recomenda a traduo para o alemo da biografia de Proust escrita por Quint, ele esclarece: A biografia deste homem plena de significado, na medida

27. GS, IV-2, pp. 577-578.

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

36

em que ela mostra como aqui, com a mais rara extravagncia e destemor, uma vida recebeu completamente sua lei das necessidades da sua criao28. Para o pblico alemo, que acabara de receber a pssima traduo do Ct de chez Swann29, a compreenso da obra de Proust precisava dar um passo inicial, trilhar o caminho orgnico mais prximo, que a vida do autor, a vida do mais singular dos nossos contemporneos. O que no significa, acrescenta ele, que o pblico francs tambm no precise disso, pois mesmo na Frana Proust no se imps com facilidade. Por que no se trata, neste caso, de uma mera inverso nas relaes entre vida e obra? Ora, preciso ter em vista aqui, antes de mais nada, dois procedimentos muito usuais na poca, o da psicobiografia ou da patografia, cuja finalidade era explicar a obra a partir da neurose do autor, desconhecendo o lugar da criao, da fico e aquele que reduzia o autor sua posio de classe do autor. Benjamin tenta escapar a esses dois reducionismos sem, entretanto, desprezar a vida, o dado biogrfico, como elemento importante, mas tentando estabelecer uma outra relao entre vida e obra, ou melhor, entre obra e vida, do mesmo modo em que reconhece as implicaes de classe sem, entretanto, absolutiz-las. Como isso se d? Benjamin suficientemente claro: a obra de Proust no faz uma referncia, antes de tudo, ao sadismo de Proust, mas ao carter geral do sadismo, ou seja, falando com Freud, ao sadismo como constitutivo da vida libidinal de todo e qualquer sujeito. Este carter geral do sadismo se expressa na insaciabilidade na anlise dos pequenos acontecimentos, na curiosidade muito prxima do sadismo, do autor-Proust. Mas, imediatamente, depois da observao acerca do autor-Proust, Benjamin faz referncia a uma experincia a relao entre a criana curiosa e o sdico que ns, diz ele, qualquer um de ns, conhecemos. Passagem do autor para o ns e, logo em seguida, retorno ao autor: A relao de Proust com a existncia tem algo dessa curiosidade sdica. Tem algo, ou seja, a relao de Proust com a existncia no sdica por excelncia, mas tem algo da curiosidade sdica que ns todos conhecemos por experincia. E os exemplos dessa relao so tirados da escrita da obra, e no diretamente da vida. a partir da obra que se poderia, ento, indicar dois diferentes destinos da curiosidade: ora ela d expresso vida, ora tambm faz com que o seu autor se comporte, muitas vezes, como o sdico professor (Lehrer) diante da criana intimidada. A criana intimidada

28. GS, IV-2, p. 1058. 29. Der Weg zu Swann. Trad. de Rudolf Schottlnder. Berlin: Die Schmiede, 1926. Ernst Robert Curtius diz que o tradutor no conhece nem Proust, nem a lngua francesa (cf. Marcel Proust. Die Neue Merkur, Februar 1922).

ARTIGOS

tem aqui, sem dvida, um sentido indeterminado e geral. Entretanto, uma passagem da Crnica Berlinense, as memrias de Benjamin, nos mostra que essa criana intimidada tambm o prprio Benjamin. Refiro-me ao trecho em que Benjamin conta sua experincia, como aluno do 1o grau, na Kaiser-Friedrich Schule de Berlim. Experincia extremamente marcada pelo desprazer, a comear pela descrio do prdio da escola, feio na sua austeridade, at chegar relao com os professores. Benjamin deplora, por exemplo, a exigncia de cumprimentar os professores na rua, tirando o bon. Ele via nisso algo desmesurado, como se o professor fosse um ntimo, como se a escola fosse a casa e a casa, a escola. Finalmente, sobre a disciplina da escola, ele escreve: E se eu conheci as formas antiquadas de disciplina na escola pancada (Prgel), mudana de carteira (Platzwechsel) ou deteno (Arrest) apenas nos primeiros anos, o medo (Schrecken) e a violncia (Bann) que, nesses anos, me cercavam, nunca foram superados30. s depois desse movimento vertiginoso, que vai do autor-Proust ao ns, deste ns ao autor-Proust, passando, sem que ele o diga, pela criana Benjamin, que Benjamin chega ao fato da vida, ao fato de que Proust custeou o bordel de M. Albert. Mas, fiel ao princpio de que as leis desta vida so dadas completamente pelas necessidades da obra, Benjamin afirma que o bordel foi, antes de mais nada, uma pousada e uma espcie de laboratrio onde, atravs de um olho mgico, Proust vai entrar em contato com a matria-prima das cenas no bordel de Jupien, narradas no Temps retrouv. Entretanto, no relato exclusivo a Scholem, h um dado biogrfico que no aparece no Dirio:
Aqui, onde sua [de Proust-EC] identidade burguesa (brgerliche Person) permaneceu, conscientemente, desconhecida, foi-lhe dado o apelido de lhomme aux rats [em francs, no original]. Explicando: Proust pedia aos jovens, que ele conhecia no bordel de M. Albert, que torturassem ratos que ele lhes apresentava numa gaiola, com longas agulhas, por todas as partes, das mais diversas e monstruosas maneiras. Ao lado dessa brbara efetivao de seu sadismo, M. Albert exps, sem ter em vista seu contraste especial, algo comovente: como Proust, uma manh, passou em seu coche todo fechado por um matadouro, viu um jovem aougueiro, que lhe agradou, cortando carne e, por isso, deixou horas seu carro parado no lugar. No tenho muito interesse na questo, o que se descobriria se essa paixo de Proust (da qual, entre outras, a conhecida e empolgante cena com Mademoiselle Vinteuil se aproxima) servisse a uma interpretao de sua obra (...).31

37

30. GS, VI, p. 508. 31. GS, IV-2, p. 589.

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

Nesse relato, que no era destinado publicao, o argumento o mesmo, mas a argumentao tem uma outra ordem. O dado bigrafo, ao contrrio do Dirio, antecede a recusa da biografia como chave explicativa da obra, embora a idia da obra imprimindo a lei vida (o bordel como laboratrio) permanea. Alm disso, h ainda duas novidades: a origem do apelido de Proust como lhomme aux rats (sic!) e a referncia ao apagamento consciente da sua identidade burguesa. Benjamin entrelaa, decididamente, vida e obra, mas sem reduzir a vida s sereias da interioridade, para retomar a expresso de Rivire. O ocultamento da identidade burguesa, o jogo das mscaras sociais, fundamental na Recherche. E se, para Benjamin, Proust no um burgus decadente, conservador e esnobe porque, entre outros motivos, ele no hesita, com acidez, mas tambm com ironia e muito bom-humor, em pintar o retrato de sua prpria classe, tomando o seu prprio retrato como modelo. Se o dado biogrfico instrutivo, se ele tambm est ali, nas dobras da obra, ele no , porm, a determinao em ltima instncia. Domnios interpenetrveis, mas tambm autnomos, vida e obra podem se iluminar reciprocamente, nunca em harmonia, sempre em tenso, como dois extremos que, talvez, s se toquem pelo avesso:

38

As cem portas, que abrem a entrada para o mundo [de Proust], no podem ser fechadas: a idia de envelhecimento, a afinidade entre homens e plantas, sua imagem do sculo dezenove, seu sentimento pelo mofo, pelo resto e coisas do gnero. E, como eu me deixo cada vez mais penetrar por pensamentos, deve-se, para entender Proust, partir incondicionalmente do fato de que seu objeto seria o lado do avesso, le revers [em francs, no original] menos o avesso do mundo, do que o da prpria vida.32

Por que Benjamin pode identificar o sadismo na Recherche mais com a curiosidade do que, propriamente, com a profanao da fotografia de M. Vinteuil por sua filha e a amiga ou com as cenas no bordel de Jupien? Por que Benjamin destaca, como o comportamento sdico par excellence na Recherche o do narrador curioso, e no o dos personagens que protagonizam cenas de sadismo? Responder a essas questes nos leva, de volta, s especulaes freudianas. * * * Em Alm do princpio do prazer, mais exatamente no cap. VI, a questo do sadismo ocupa um lugar fundamental. Alis, nesse captulo, Freud tenta tornar mais

32. GS, IV-2, p. 584.

ARTIGOS

claro o conceito de pulso de morte. No por acaso, o captulo se abre retomando a discusso sobre a questo da morte a causa da morte , exclusivamente, interna ao organismo? na biologia da poca, j introduzida desde o primeiro captulo. Para tentar resolver este dilema, pois as respostas da biologia no lhe parecem satisfatrias, Freud faz, mais uma vez, uma reviso de sua teoria, agora sob o ngulo da teoria das pulses. Se, no incio, a partir da anlise das neuroses de transferncia e tomando como modelo o popular Hunger und Liebe, Fome e Amor, foi feita a diferena entre as pulses do Eu e a pulso sexual, para depois, a partir da problemtica do narcisismo, mostrar-se que a diferena entre as duas pulses apenas de natureza tpica, pois o Eu, embora no seja redutvel ao sexual, tambm investido sexualmente, resta saber agora como entender esse quadro a partir da hiptese da existncia de uma pulso de morte. Os dois primeiros passos da teoria das pulses tinham resultado em dois ganhos considerveis: o primeiro, implicou um alargamento do conceito de sexualidade, sem o qual a prpria psicanlise no teria sido criada; o segundo, por sua vez, mostrou a existncia de um narcisismo originrio como constitutivo do prprio sujeito. Ora, em relao ao terceiro passo reafirmando (contra o monista Jung, principalmente) seu dualismo pulsional Freud diz que nada garante o mesmo grau de certeza dos dois primeiros33. No por acaso, toda a parte final deste captulo uma longa e importantssima reflexo epistemolgica, onde Freud no hesita em afirmar, de maneira to claramente anti-cientificista, o inevitvel grau de incerteza de uma teoria, o carter raramente a-partidrio do cientista e a considerao da linguagem cientfica como uma linguagem imagtica (Bildersprache)34. O que os captulos anteriores haviam afirmado, de maneira peremptoriamente psicanaltica, era, a partir da anlise dos sonhos nas neuroses traumticas (especialmente nas neuroses de guerra) e dos jogos infantis, a presena de uma compulso repetio (Widerholungszwang) na vida psquica. Entretanto, de acordo com a teoria das pulses at ento vigente, era lcito afirmar que a compulso repetio se restringia s pulses do Eu, que se deixavam impulsionar em direo morte, enquanto as pulses sexuais, ao contrrio, se destinavam continuao da vida. Ora, o que Freud pretende , justamente, relativizar a idia de que entre pulso de vida e pulso de morte existe apenas essa grande contraposio, para se perguntar se a compulso de repetio tambm no se faria presente nas pulses sexuais. neste ponto que a questo do sadismo encontra seu lugar. como se s duas descobertas anteriores de um conceito mais amplo de sexualidade e da constatao de que o prprio Eu investido

39

33. GW, XIII, p. 64. 34. GW, XIII, pp. 64-66.

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

sexualmente se acrescentasse, enfim, uma terceira: a de que o prprio objeto do amor nos mostra uma outra polaridade, aquela entre amor (Liebe) e dio (Hass), entre ternura (Zrtlichkeit) e agresso (Aggression). Mas, como o prprio Freud reconhece, essa no se trata de uma efetiva descoberta, mas de reafirmar algo que j est presente desde o incio da Psicanlise e que encontrou sua primeira sistematizao nos Trs ensaios..., ou seja, a da afirmao do sadismo como um componente da pulso sexual.35 A questo, a partir do terceiro momento da teoria das pulses, formulada da seguinte maneira:
Como se deve, ento, derivar o impulso sdico, que visa o prejuzo do objeto, do Eros conservador da vida?, para acrescentar como possvel resposta, numa nova pergunta, se este sadismo no seria, de fato, uma pulso de morte, que foi desviado atravs da influncia da libido narcsica do Eu e, desse modo, se manifesta no objeto? 36

40

neste ponto da argumentao, quando Freud relembra ao seu leitor que o sadismo sempre foi considerado por ele como um componente inalienvel da pulso sexual, que retornamos a Benjamin. A referncia aos Trs ensaios... parece-me fundamental e isso, por dois motivos: 1) Porque j ali, Freud estabelece uma relao indissocivel entre sadismo e masoquismo (embora ainda estejamos longe da formulao de um masoquismo primrio), destacando seu lugar especial entre as perverses, na medida em que a oposio entre atividade e passividade que lhes fundamenta pertence ao carter geral da vida sexual37. Alm disso, Freud enfatiza que a propriedade mais caracterstica desta perverso est no fato de que sua forma ativa e sua forma passiva podem ser encontradas, conjuntamente, em uma mesma pessoa. Quem experimenta prazer em produzir no outro dor nas relaes sexuais tambm capaz de fruir da dor como prazer, que pode crescer a partir das relaes sexuais. Um sdico sempre e, ao mesmo tempo, um masoquista, embora a parte ativa ou passiva da perverso possa ser mais forte e representar a sua atividade sexual dominante38. Acredito que a partir da referncia de Freud, Benjamin foi levado aos Trs ensaios..., pois esse tipo de afirmao fundamental para que ele possa pensar num carter geral do sadismo, entendendo-se carter num sentido muito prximo do de Freud, tanto como um componente da vida libidinal, quanto como uma certa maneira de relao com a existncia, o que exclui sua imediata considerao em termos morais.
35. 36. 37. 38. GW, XIII, p. 58. GW, XIII, p. 58. GW, V, p. 58. Grifos meus. GW, V, pp. 58-59. Ver ainda, Judith Le Soldat, Freiwillige Knechtschaft. Masochismus und Moral. Frankfurt: Fischer, 1989, pp. 66-84.

ARTIGOS

Alm disso, ele pode pensar a questo do sadismo como inseparvel da do masoquismo e, com isso, se afasta da concepo proustiana de sadismo, que ignora sua relao com o masoquismo. 2) Porque desde ento, Freud relaciona, num mesmo argumento, excitao libidinal, prazer em ver (Schaulust), curiosidade sexual (sexuelle Neugierde) e impulso artstico (Knstlerisch/trieb). Ao lado do tocar, a impresso ptica permanece o caminho no qual a excitao libidinal despertada de maneira mais forte e, nesse andamento se for permitido esse modo teleolgico de considerao , a seleo feita, na medida em que ela permite que o objeto sexual se revele como belo. O ocultamento do corpo correspondente ao progredir da cultura, mantm desperta a curiosidade sexual, que, depois, aspira a completar o objeto sexual por meio do desocultamento da parte encoberta, mas que pode ser desviada (sublimada) para o artstico, quando possvel desviar o interesse dos genitais para a forma corporal como um todo39. Passagem fundamental, sobre a qual poderamos fazer diversas observaes. Prendo-me mais importante, no momento: nas perverses, o ver (voyeurismo) e o ser visto (exibicionismo) so decisivos. Na sua forma ativa, o sadismo, o prazer em ver; na sua forma passiva, o masoquismo, o prazer em ser visto. Em As pulses e seus destinos, esse jogo entre ver e ser visto comporia um processo, com as seguintes fases: a) o ver como atividade dirigida para um objeto exterior; b) a abdicao do objeto, mudana da direo da pulso de ver, que se volta agora para uma parte do prprio corpo e, com isso, a inverso para a passividade e a colocao de um novo objetivo, o ser visto; c) a constituio de um novo sujeito, que se mostra para ser observado por outro.40 Ora, tomando esses dois pontos, comeamos a desfazer o mistrio que cerca as observaes de Benjamin acerca do sadismo em Proust. Quando se fala, em geral, em sadismo na Recherche, parte-se, invariavelmente, das indicaes do prprio Proust e, assim, o sadismo visto a partir das cenas de sadismo e como se sdicos fossem apenas os protagonistas destas cenas. O narrador, observador contumaz de tais cenas, curioso por excelncia, jamais considerado sdico. Mas exatamente ele que visado na interpretao de Benjamin. a sua curiosidade, a sua pulso de ver ou seja, o que est nas dobras da obra que vai permitir que possamos falar tanto da relao sdica do autor-Proust com a existncia, quanto do sadismo que habita cada um de ns. Fao notar aqui, alm disso, que Benjamin jamais emprega a palavra perverso quando se refere ao sadismo, mas sempre paixo, seja por meio da palavra latina Passion, seja por meio da palavra alem Leidenschaft ou ainda, de vcio (Last), parafraseando o prprio Proust que diz empreg-la, logo no incio de Sodoma e Gomorra, por uma
39. GW, V, p. 55. 40. GW, X, p. 222.

41

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

42

comodidade de linguagem41. como se Benjamin quisesse dizer que uma relao sdica com a existncia no implica, ainda, que essa paixo seja uma perverso. Novamente lembramos que o prprio Freud s considera o sadismo como perverso quando ele deixa de ser o componente agressivo da pulso sexual para se tornar o modo de expresso autnomo, exagerado, excessivo da pulso sexual na vida de uma pessoa.42 A curiosidade infantil de onde vem as crianas? ser que posso vir a ser castrado? ser que fui castrada? 43 transforma-se numa verdadeira pulso de pesquisa (Forschungstrieb) ou ainda numa pulso de saber (Wisstrieb), tal como se pode ler em A disposio neurose obsessiva44. Neste texto, onde mais uma vez enfatizada a relao entre pulso parcial de pesquisa e organizao analsdica, Freud afirma ser possvel pensar que a pulso de saber substitui, no mecanismo da neurose obsessiva, o sadismo. Wisstrieb uma palavra que Freud j tinha sua disposio no vocabulrio da lngua alem. Wisstrieb refere-se, justamente, ao desejo (Begierde), ao anseio (Verlangen) em saber, em tomar conhecimento de algo, um desejo infantil de saber45. Ainda no dicionrio, curioso (Neugier) significa ser dominado pelo desejo de saber algo determinado, introduzindo-se em ocasies e lugares, atitude que diz respeito especialmente s outras pessoas e suas vidas privadas, podendo referir-se ainda curiosidade acerca do sexual e ao desejo de saber (Wissbegierde) do pesquisador. Conjunto de significaes que podem muito bem servir ao narrador da Recherche, um misto de criana infatigavelmente curiosa e pesquisador obsessivo. Ao no levar em considerao a, pode-se dizer, teoria proustiana do sadismo (que no discutimos aqui), Benjamin permite que leiamos a Recherche como o desvelamento, por parte do narrador, da curiosidade que lhe constitutiva. Podemos observar que tambm nesse caso ser possvel distinguir entre a viso de Marcel, o heri, cuja iniciao vida podemos seguir e uma outra viso, a do outro Marcel, o narrador46, entre o jovem heri que no se reconhece como

41. Cf. a respeito, Lucille Cairns. Homossexuality and lesbianism in Prousts Sodome et Gomorre. French Studies, vol. LI, no 1, January 1997. 42. GW, V, p. 57. 43. Referindo-se ao Homem dos lobos, Freud escreve: Sua pesquisa sexual (Sexualforschung) (...) formulou, essencialmente, dois problemas, de onde vm as crianas e se possvel uma perda dos genitais (...) (GW, XII, p. 143). 44. GW, VIII, p. 450. 45. Duden. Das grosste Wrterbuch der deutschen Sprache, Band 6. Mannheim/Wien/Zrich, 1981, p. 2892. 46. Cf. Charlotte Schapira. Narration et rception du texte proustien: Marcel et Saint-Loup dans A la recherche du temps perdu. Studi Francesi, 107, Maggio-Agosto 1992.

ARTIGOS

curioso (como nos primeiros tomos da Recherche) e o narrador do Temps retrouv, capaz de reconhecer essa curiosidade inesgotvel e sempre insatisfeita. Na primeira cena de sadismo da Recherche, aquela entre Mlle. Vinteuil e sua amiga, o eu (je), o jovem heri, assiste cena, como que por acaso. Era um dia quente, os pais iam chegar tarde e haviam permitido ao jovem heri retornar casa (a Combray) quando desejasse. Assim, ele vai at ao charco de Montjouvain, onde ficava a casa de Mlle. Vinteuil, pois gostava de rever os reflexos do telhado. Acaba deitando e adormecendo diante da janela de Mlle. Vinteuil e, quando acorda, assiste cena da profanao do retrato do recm-falecido M. Vinteuil47. ainda mais surpreendente observar, que na primeira parte de Sodoma e Gomorra quando, mais uma vez, o petit Marcel assiste, sem ser visto, a mais um encontro homossexual, agora entre o Baro de Charlus e Jupien, sua curiosidade tambm no seja mencionada, embora a narrativa no economize os detalhes do esforo que ele faz para poder ver e ouvir o que Charlus e Jupien faziam e conversavam. E se ele no foi visto, isso se deve muito mais ao acaso do que sua sagacidade. A dificuldade lhe lembra a cena de Montjouvain, quando ele estava escondido diante da janela de Mlle. Vinteuil48. Nesta longa e famosa passagem sobre a raa maldita, a nica meno curiosidade diz respeito ao Baro, curioso em saber se Jupien conhecia o jovem entregador da pequena loja em frente.49 No Temps retrouv, ao contrrio, no s a curiosidade ser assinalada com freqncia, como tambm atribuda ao jovem Marcel. Isso pode ser explicado pela sua posio na estrutura da Recherche. Ou seja, apenas aqui, no ltimo volume, que a voz do heri se apaga em proveito daquela, at ento, intermitente, do narrador50. Desta perspectiva, considerando-se a Recherche um processo de aprendizagem, um engajamento na busca da verdade51, como se, pouco a pouco, o jovem heri fosse afinando o discernimento a respeito de si mesmo. Mas, como j assinalara Paul Ricoeur, ao contrrio do romance de aprendizagem tradicional, a Recherche rompe com a viso otimista de um desenvolvimento contnuo e ascendente do heri em busca de si-mesmo52. Trata-se, antes, de um processo de crescente desiluso, em que se acumulam tristeza e decepo. s nesse momento que a voz do narrador desnuda aquilo que o jovem heri via como produto do acaso ou de sua sagacidade. A desiluso o preo pago pela curiosidade, pelo desejo de saber. O gozo e o sofrimento caminham juntos.
A la recherche du temps perdu, I. Paris: NRF, 1929, p. 220 e ss. A la recherche du temps perdu, IV. Paris: NRF, 1930, p. 16. Idem, p. 19. Eugne Nicole. Prface a Marcel Proust, Le temps retrouv. Paris: Le Livre de Poche, 1993, p. 8. 51. Gilles Deleuze. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1987. 52. Paul Ricoeur. Temps et rcit, II. Paris: Seuil, 1984, p. 198. 47. 48. 49. 50.

43

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

44

A curiosidade de Marcel se multiplica indefinidamente: curiosidade em saber os motivos das mudanas de humor de Gilberte espera de SaintLoup, seu marido53; curiosidade em saber, por Gilberte, se Albertine amava as moas54; curiosidade e admirao, meio mundana, meio zoolgica, inspiradas por Saint-Loup55. Finalmente, podemos acompanhar a narrativa do Marcel convalescente, em visita a Paris durante a guerra, procura de um hotel, em meio cidade quase deserta e s escuras. Sua curiosidade por tentar identificar um vulto na escurido, leva-o diante do nico hotel em funcionamento nas redondezas. O vulto era Saint-Loup. O que faria ele, naquele lugar, quela hora? para satisfazer esta curiosidade que Marcel entra no hotel, exatamente o bordel de Jupien, financiado pelo Baro. ela que lhe impele a ouvir conversas e ver, pelo olho mgico facilitado pelo prprio Jupien as cenas do Baro sendo aoitado pelo jovem Maurice. Curiosidade que no deixa de estar misturada a uma inquietude56, a uma situao angustiante, diramos com Freud, que s poderia ser satisfeita recorrendo-se a ardis e subterfgios para, na obscuridade, poder perceber sem ser visto. Curiosidade sim, mas tambm desiluso, dor, sofrimento, pois Gilberte, que fora to amada por Marcel, revela-se mesquinha e fria, renegando o prprio pai e parecendo no se importar com a chegada do marido, que vinha do front. Do mesmo modo, talvez seja ela tambm farsante e mentirosa, pois defende Albertine da suspeita de lesbianismo. Mas, no ser ela mesma gomorreana? Saint-Loup, por sua vez, to respeitvel e viril no seu uniforme de oficial, ex-amante da atriz Raquel e casado com Gilberte, vive sua homossexualidade s escondidas. Charlus, alm de homossexual, sdico, germanfilo e antissemita. todo um mundo de aparncias, de frivolidade e esnobismo, que a curiosidade leva ao colapso. A curiosidade, que fizera o narrador, ao longo de sua trajetria, ouvir e ver sem ser visto, saltar muros, espiar por janelas e olhos mgicos, interpelar conhecidos e desconhecidos, certamente correlata da sua pulso de pesquisa, desembocando numa refinada reflexo sobre a vida e a morte, sobre o tempo e a eternidade. Mas ela tambm indissocivel da curiosidade do burgus que se esconde sob a mscara do homme aux rats e dos seus impulsos sdicos que, ironicamente, encontram um paralelo impressionante no homme aux loups, de Freud, que dirigia suas tendncias sdicas contra pequenos animais57, como forma de escapar ao reconhecimento da diferena sexual.

53. 54. 55. 56. 57.

A la recherche du temps perdu, VII. Paris: NRF, 1932, p. 14. Idem, p. 19. Idem, p. 16. Idem, pp. 156-157. GW, XII, pp. 143-144.

ARTIGOS

Na medida em que no escapou a Benjamin a questo da homossexualidade de Proust58 que, segundo inmeros testemunhos, fora vivida com muita dificuldade, lembremos a anlise de Freud em relao ao seu homme aux loups: a ertica anal duplamente prejudicada, seja pelo sadismo, pois seu significado terno transformado em ofensivo, seja pelo masoquismo, pela introduo do sentimento de culpa59. Fundada num trao sadomasoquista conseqncia do recalcamento da ertica anal pelas exigncias da cultura a vontade de saber (para retomar uma expresso cara a Michel Foucault) contm, por isso mesmo, um elemento de violncia, agressividade e destruio, pois ilimitada na sua incontrolvel pulso de tudo ver, de tudo desmascarar, de tudo compreender e explicar. A nota aos Trs ensaios..., nos levou a elucidar a nfase na relao entre sadismo e curiosidade, que se encontra em Benjamin. Entretanto, de volta a Alm do princpio do prazer, preciso ainda se perguntar pela relao entre sadismo e pulso de morte. A pressuposio de que existe algo alm do princpio do prazer decorre da constatao, aps vinte e cinco anos de trabalho, de que no h uma predominncia (Herrschaft) do princpio do prazer no decorrer dos processos psquicos, pois se uma tal predominncia existisse, a grande maioria dos nossos processos psquicos deveria ser acompanhada de prazer ou conduziriam ao prazer, enquanto, de fato, a experincia em geral contradiz, energicamente, essa concluso60. Entretanto, no nem o princpio de realidade, nem o conflito e a diviso do aparelho psquico que se constituem nesse alm (pois ambos ainda esto a servio do princpio do prazer), mas a compulso de repetio. Isso porque as vivncias do passado que so trazidas de volta por este movimento compulsivo no contm nenhuma possibilidade de prazer, para nenhuma instncia psquica. A esta primeira caracterizao Freud acrescenta algo decisivo: a compulso de repetio no um processo restrito ao mbito da pulso de morte, mas est tambm presente na pulso de vida. Ambas as pulses so atravessadas por esse carter demonaco, por essa compulso demonaca 61, ambas expressam a mesma tendncia da vida psquica reduo (Herabsetzung), conservao da constncia (Konstanterhaltung), superao (Aufhebung) das tenses entre os estmulos internos ou do Princpio do Nirvana62. O que pode ser constatado, antes de tudo, no prprio princpio do prazer, bastando como exemplo disso o prazer
58. Prousts Homossexualitt, l-se numa anotao dos Papiere (GS, II-3, p. 1062). O genitivo no deixa dvidas de que se trata da homossexualidade de Proust e no na obra de Proust. 59. GW, XII, p. 143. 60. GW, XIII, p. 5. 61. GW, XIII, p. 36 e 37 respectivamente. 62. GW, XIII, p. 60. Essa identidade com o Princpio do Nirvana, no esqueamos, nem provm de Freud, nem ser mantida por ele durante muito tempo.

45

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

46

sexual, essa pequena morte. Tal constatao, diz Freud, o indcio mais forte da existncia de uma pulso de morte. Em conseqncia, a parte mais obscura de toda Psicologia63, a questo das pulses, pode, pelo menos provisoriamente, receber o seguinte esclarecimento: toda pulso quer repetir um estado anterior e, portanto, o seu efetivar-se uma regresso. A pulso de morte, pela eliminao de todas as tenses qumicas (Abgleichung chemischer Spannungen), visa a regresso ao estado inorgnico, ou seja, repetio de um estado de absoluta ausncia de tenso. A pulso de vida, por sua vez, impulsionada pela repetio dos incios da vida orgnica, ou seja, quando dois embries diferentes se juntam para dar continuidade vida, regresso, desta feita, a um estado de unidade primitiva, originria.64 No interior deste quadro, o sadismo ganha uma posio estratgica, pois seu percurso atesta o progressivo e silencioso trabalho da pulso de morte: no estgio de organizao oral da libido, a preponderncia do amor (Liebesbemchtigung) ainda coincide com a destruio do objeto, posteriormente, a pulso sdica se separa [na organizao anal-sdica] para, finalmente, no estgio do primado genital, visando a reproduo, [passa a ter] a funo de violentar o objeto sexual to intensamente quanto a execuo do ato sexual o exiga65. Assim sendo, o sadismo (originrio, diz Freud) desviado do prprio Eu, que mostra o caminho dos componentes libidinais da vida sexual e, exatamente ali, onde ele no experimenta nenhuma reduo e nenhuma fuso, produzida a conhecida ambivalncia-amor-dio, da vida sexual. Entretanto, no se pode esquecer que o masoquismo um parceiro indissocivel do sadismo. No mais considerado como mero retorno do sadismo contra o prprio eu, Freud afirma, a partir de agora, a existncia de um masoquismo originrio que tambm, na verdade, um retorno a uma fase anterior, uma regresso66. Parentesco originrio entre sadismo, masoquismo e pulso de morte, pois no se trata de amor, do Eros dos poetas e filsofos, que aspira restituio, reunificao (da a referncia de Freud ao discurso de Aristfanes no Banquete platnico) de um estado de unidade primeiro mas, no limite, de destruio, seja do objeto, seja do prprio sujeito. Alguns anos depois, em Inibio, sintoma e angstia, ao fazer um esclarecimento metapsicolgico da regresso, Freud assinalar, mais uma vez, esse lugar estratgico do sadismo: toda regresso supe uma mistura de pulses, uma separao dos componentes erticos que, com o incio da fase genital, foram devolvidos dominao destrutiva da fase sdica67, o forar da regresso significa o primeiro xito do Eu na luta defensiva contra as
63. GW, XIII, p. 55. 64. GW, XIII, p. 60. 65. GW, XIII, p. 58. 66. GW, XIII, p. 59. 67. GW, XIV, p. 143.

ARTIGOS

exigncias da libido 68. Compulso de repetio, pulso de morte, sadismo e regresso no podem ser, portanto, pensados separadamente. * * * Mas, por que, enfim, Alm do princpio do prazer considerado um comentrio essencial de Proust? Penso que responder esta questo no significa apenas destacar o lugar fundamental da morte na obra proustiana. Benjamin vai muito mais alm dessa constatao. Uma possvel pista pode nos ser dada pela sua anlise dos jogos infantis, quando ele segue estritamente Freud:
O obscuro mpeto repetio [Drang nach Wiederholung] no jogo l-se em Brinquedos e jogos (1928) no menos violento, menos astucioso na brincadeira, do que no amor da pulso sexual. E no foi por acaso que Freud acreditou encontrar nele um alm do princpio do prazer. De fato, toda experincia [Erfahrung] mais profunda quer, insaciavelmente, quer, at o fim, repetio [Wiederholung] e retorno [Wiederkehr] de todas as coisas, restaurao [Wiederherstellung] de uma situao originria, de onde ela partiu.69

Esse obscuro impulso repetio do jogo a me dolorosa de todos os hbitos. A cultura tenta, entretanto, elimin-lo, fixando-o no hbito. Em Para a imagem de Proust, Benjamin se refere a uma dialtica da felicidade, a um querer a felicidade que possui uma dupla face:
Uma forma de felicidade como hino e uma como elegia. Uma [a primeira]: o inaudito, o que nunca foi, o auge da beatitude. A outra: o eterno mais uma vez, a eterna restaurao (Restauration) da primeira felicidade, da felicidade originria. Essa idia de felicidade elegaca, que tambm se poderia chamar de eletica, aquela que, para Proust, transforma a existncia em uma floresta encantada da lembrana.70

47

O obscuro impulso repetio transforma-se, no ensaio sobre Proust, na forma elegaca, eletica, da felicidade. Podemos fazer aqui um paralelo entre essa passagem e a pulso de vida, do mesmo modo que a primeira forma de felicidade, a beatitude, nos lembra a ausncia de tenso almejada pelo trabalho de Tnatos. A referncia aos eleticos, a Parmnides provavelmente, parece ter a mesma funo da referncia ao Banquete de Plato, no texto de Freud. Trata-se de querer a restaurao de uma unidade primeira, eterna, imutvel, um alm de todo vir-a-ser,
68. GW, XIV, p. 144. 69. GS, III, p. 131; OE-I, pp. 252-253. 70. GS, II-1, p. 313; OE-I, p. 39.

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

48

mas de onde emana e decorre toda forma de vida. Trata-se de metafsica no seu sentido mais clssico, mais platnico, onde o ser, esquecido, pode, entretanto, ainda ser restitudo pelo trabalho da lembrana. Dessa perspectiva, o esforo de Proust em lembrar corresponderia pulso de vida. O modo como Benjamin se refere questo da curiosidade em Para a imagem de Proust ajuda a entender essa afirmao. Na curiosidade de Proust, diz ele, havia um elemento detetivesco. Como um detetive, Proust acaba por mostrar que as dez mil pessoas da classe alta formavam um cl de criminosos, uma quadrilha de conspiradores, uma camorra de consumidores71. neste ponto que se pode compreender a extenso e a ferocidade de sua crtica social, diz Benjamin. O ponto de vista de Proust, que transforma a existncia na floresta encantada da lembrana, mostra que o comportamento do esnobe, sua considerao conseqente, organizada, fortalecida, da existncia, nada mais que o ponto de vista quimicamente puro do consumidor. Comportamento que Benjamin chama ainda de ferie satnica para, ao final, retirar sua ltima mscara: o consumidor puro o explorador puro. Dessas consideraes, destaco dois aspectos que me parecem essenciais. Em primeiro lugar, a metfora qumica da pureza, tambm presente no texto de Freud, o oposto de outra metfora qumica, a de fuso. Enquanto Eros quer unir e, para isso, precisa misturar, Tnatos quer separar, excluir, desligar. Uma substncia quimicamente pura significa ausncia total de mistura. Lembremos que j nos Papiere, a existncia absolutamente prazerosa um inferno, pois trata-se de um absoluto, qumico, puro gozo da existncia72. Assim sendo, diz Benjamin, a classe alta exclui do seu mundo todos os que participam da produo ou ento tenta assemelh-los a ela. Em segundo lugar, a designao do modo de existncia do consumidor puro e, portanto, do explorador puro como uma ferie satnica, o que nos lembra os traos demonacos da compulso de repetio. Podemos dizer ento, com Benjamin, que a curiosidade detetivesca de Proust acaba revelando o trao sdico, destrutivo, a servio da pulso de morte, da classe social que ele descreve, trao que a figura do explorador puro, na sua relao com os serviais, torna ainda mais exemplar, pois esses s podem aparecer, na sua lisonja servil, como bajuladores. Sua curiosidade, enquanto detetivesca, d expresso vida, como lemos no Dirio. Entretanto, no Dirio, lemos que Proust talvez esteja do lado da morte. O que faz Benjamin mudar sua opinio? Ou melhor, ser que ele mudou de opinio? Na Crnica Berlinense, escreve Benjamin:

71. GS, II-1, p. 319; OE-1, p. 44. 72. Cf. nota 1.

ARTIGOS
O que Proust iniciou de maneira to ldica tornou-se de uma seriedade de tirar o flego. Quem, um dia, comeou a abrir o leque da lembrana, sempre encontra novos segmentos, novos bastezinhos, nenhuma imagem lhe basta, pois reconheceu o seguinte: ela se deixaria desdobrar, somente nas dobras est o verdadeiro (das Eigentliche): esta imagem, este gosto, este toque em vista do qual abrimos, desdobramos tudo isso; e agora a lembrana vai do pequeno ao menor, dos menores ao mais minsculo e aquilo que vem ao seu encontro nesses microcosmos adquire uma violncia cada vez maior. Eis o jogo mortal pelo qual Proust se deixou levar e para o qual ele ter ainda mais dificuldades de encontrar sucessores do que precisou de camaradas para jog-lo.73

Eis a, me parece, a questo-chave para Benjamin: a floresta encantada da lembrana, o inicialmente ldico, a servio de Eros e do princpio do prazer, tornou-se um jogo mortal. A curiosidade detetivesca, que descobria o trao sdico no outro, acaba revelando a si mesma, o elemento sdico que a perpassa e a constitui: o leque da lembrana, aberto infinitamente, implica uma repetio violenta, um entregar-se ferie satnica, ao prazer infernal, em que nenhuma imagem lhe basta, que acaba por tirar o flego ao tornar-se sria demais, ao tornar-se uma investigao, uma pesquisa. Desse modo, essa obra s pode defrontar-se a todo momento com a figura da morte, onde parece desaguar e dissolver-se a pandemia da reverso (renversement)74 que a atravessa. No creio que Benjamin tenha mudado de idia. O que tanto o Dirio quanto essa passagem da Crnica Berlinense fazem apenas destacar o outro extremo, a morte. como se a obra de Proust desenhasse o cenrio do jogo entre memria e esquecimento um jogo que o prprio Proust no desconhecia como o palco onde se desenrola o confronto entre Eros e Tnatos. Quando Benjamin caracteriza o biblifilo, numa carapua que lhe cabe integralmente, ele o faz pelo seu lado noturno, onde se misturam altivez, solido e amargura, acrescentando que, de vez em quando, toda paixo (Passion) mostra seus traos demonacos75. para no sucumbir ferie satncia, imiscuda em toda paixo, que Benjamin abandona a escrita da Crnica Berlinense. Em seu lugar, a Infncia Berlinense, fragmentos da memria atravessados pelo pequeno corcunda, alegoria da potncia ativa do esquecimento, onde ao trao sdico de toda curiosidade mortal, que se expressa nesse infinito desdobrar da lembrana (Erinnerung), se contrape a intensidade imobilizadora da rememorao (Eingedenken)76.
73. GS, VI, p. 467-468. Grifo meu. Utilizo a traduo de Jeanne-Marie Gagnebin in Histria e Narrao em Walter Benjamin. So Paulo/Campinas: Perspectiva/Fapesp/Edunicamp, 1994, pp. 88-89. 74. Roland Barthes. Une ide de recherche, in Recherche de Proust. Paris: Seuil, 1980, p. 39. 75. GS, III, p. 14. 76. Jeanne-Marie Gagnebin. Op. cit., p. 91.

49

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

50

Essa positividade do esquecimento, mobilizada contra o trabalho infinito da memria, nos lembra a 2a Dissertao de Para a genealogia da moral, de Nietzsche. No por acaso, trata-se de mostrar a com quanto sangue e crueldade so feitas, no fundo, todas as coisas boas77. Ao descrever as formas sdicas de produo da memria, do homem capaz de prometer, isto , da origem da responsabilidade e do indivduo soberano, do senhor da vontade livre, Nietzsche como Freud, numa ligao que no escapa a Benjamin leva a cabo a genealogia das formas ditas elevadas da cultura, consideradas como sistemas de crueldade. Entre vontade de verdade, construo da cultura e formas de sadismo forma-se uma unidade indissocivel. A metafsica no , decididamente, to radical quanto pretendia ser. Fundada na vontade de verdade, no amor ao belo e ao bem, em vez de ser condicionante condicionada por essas formas que nunca lembram a paz, mas sempre o conflito, do qual a moral como as religies quer ser o curativo. a pretenso de querer saber tudo, de conhecer tudo, que colocada, com insupervel radicalidade, em questo. Alm do princpio do prazer, a genial obra da maturidade de Freud, escrita sob os escombros da Primeira Guerra Mundial, nos fala, freqentemente, de perda (Verlust), de decepo, de uma frustrada espera pela satisfao, de amputao (Abnahme), de sinceridade trgica, de equvoco, de ocasies indesejadas e situaes afetivas dolorosas. Nesta perspectiva, ela no apenas um comentrio fundamental obra de Proust. Mas tambm do prprio Benjamin, cujo pensamento se inscrever cada vez mais, a partir de ento, sob o signo da perda: perda da aura, perda da experincia, perda da capacidade de narrar. A genial obra de Freud realiza, desse modo, em relao nossa crena na conscincia e na preponderncia do princpio do prazer, o mesmo processo de desauratizao que Benjamin descreve nas suas anlises da arte. Na Obra das passagens, em anotaes posteriores a 1935, Benjamin retornar ao tema do sadismo. No mais, fundamentalmente, a partir de Proust, mas sim, de Baudelaire 78 , cujo sadismo tambm fora objeto de investigao mdica e psicanaltica.79 E nas anotaes para as Teses Sobre o conceito de histria (1940), seu ltimo texto, o elemento destrutivo considerado como o elemento crtico que interrompe a continuidade histrica. Mais adiante, ele acrescenta, como um enigma a ser decifrado: Die Kuriositt und die curiosit80. Enigma que atia a nossa curiosidade...
77. Kritische Studienausgabe. Berlin/Mnchen: Walter de Gruyter/DTV, 1982, vol. 5, p. 296. 78. GS, V-I, pp. 465-466 e 483-484. 79. Benjamin cita, principalmente, o livro de Ren Lafourge, Lchec de Baudelaire. tude psychanalytique sur la nrvrose de Charles Baudelaire (1931) e o artigo de Cabans, Le sadisme chez Baudelaire (1902). 80. GS, I-3, pp. 1242-1243.

ARTIGOS

Resumos
Este texto busca analizar la interpretcion de Walter Benjamin sobre la custion del sadismo en la Recherche, de Marcel Proust, a partir de las referencias de Benjamin a Ms all del principio del prazer. Desmarcandose de una interpretcion psicobiogrfica as como de la prpria idea proustiana de sadismo, Benjamin, recurriendo a Freud, consigue ofrecer una interpretcion tan instigante como compleja de una de las obras de literatura ms importantes y comentadas de nuestro siglo. Desde esta perspectiva, aquello que la interpretcion de Benjamin destaca no son las famosas escenas de sadismo de la Recherche, sino la curiosidad insaciable y, en su extremo, sado-masoquista, del narrador. Haciendo una transposicin de esta interpretcion para el campo del analisis de la cultura, Benjamin acaba por revelar los trazos radicales de la crtica social en Proust: la pulsion de muerte como organizadora de las relaciones sociales en la sociedad capitalista. Palabras-chaves: Narracin, curiosidad, sadismo, pulsion, deseo de saber Ce texte essaie danalyser linterpretation que W. Benjamin propose de la question du sadisme dans la Recherche de Proust, et cela partir des rfrences explicites de Benjamin au texte de Freud, Au-del du principe de plaisir. Seloignant de linterprtation psycho-biographique comme la propre rpresentation proustienne du sadisme, Benjamin offre une interprtation aussi stimulante que complexe de lune des oeuvres littraires les plus commentes de notre sicle. Il ne souligne pas les fameuses scnes de sadisme prsente dans la Recherche mais prfre attirer lattention sur la curiosit insatiable et, la limite, sadique du narrateur. Transposant cette interprtation au champ de lanalyse culturelle, Benjamin termine par rvler les traits radicaux de la critique sociale chez Proust: comment la pulsion de mort est lorganisatrice des relations sociales dans la socit capitaliste. Mots cles: Narration, curiosit, sadisme, pulsion, dsir de savoir This work intends to analyse Walter Benjamins concept of sadism in Marcel Prousts Recherche taking Benjamins explicit referencies to Beyond pleasure principle. Escaping both from a psychobiographic interpretation and from the proustian idea of sadism itself, Benjamin resorts to Freud to offer a stimulating and complex interpretation of one of the most important and commented pieces of literature of our century. In this perspective, Benjamins interpretation focuses not the famous scenes of sadism in Recherche, but the insaciable and, in the edge, sado-masochist curiosity of the narrator. Taking this interpretation to the field of cultural analysis, Benjamin reveals the radical traces of social critics in Proust: the death instinct as an organizer of social relationship in capitalism. Key words: Narration, curiosity, sadism, instinct, will of knowledge

51

S-ar putea să vă placă și