Sunteți pe pagina 1din 4

INSTITUTO DE ENSINO INTELLECTUS

PGINA/FOLHA DATA

1/4

NOTA

SIMULADO 01
20
DISCIPLINA:

15/02/2012

INSTITUTO DE ENSINO ANO

INTELLECTUS 1
ALUNO (A)

GRAU QUANT. QUESTES

E.M.

BIOLOGIA / qUMICA

BIOLOGIA
01) Os carboidratos, molculas constitudas, em geral, por tomos de carbono, hidrognio e oxignio, podem ser divididos em trs grupos: monossacardeos, oligossacardeos e polissacardeos. A coluna I, a seguir, apresenta trs grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos. Associe adequadamente a segunda coluna primeira. COLUNA I 1. Monossacardeo 2. Oligossacardeo 3. Polissacardeo COLUNA II ( ) sacarose ( ) amido ( ) galactose ( ) desoxirribose ( ) quitina ( ) maltose e) 1 - 3 - 1 - 3 - 2 - 2.

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) 2 - 3 - 1 - 1 - 3 - 2. c) 1 - 2 - 2 - 3 - 1 - 3. b) 3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1. d) 2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 1. 02) Considere as afirmativas a seguir, sobre a obteno e armazenamento de energia nos seres vivos. I. Os animais adquirem energia para suas atividades atravs da alimentao. II. Nos vertebrados, parte dos carboidratos ingeridos convertida em glicognio. III. O glicognio armazenado no pncreas e no fgado. IV. O excesso de carboidratos transformado em amido. Esto corretas SOMENTE a) II, III e IV b) I, II e III c) III e IV d) II e IV

e) I e II

03) Inmetro: ovo diet no alerta que contm lactose. "O rtulo de um determinado ovo de Pscoa diet, alm de no informar sobre a presena de lactose, afirmava que o produto no continha acar. Segundo o fabricante, a lactose encontrada no ovo era proveniente do leite utilizado na confeco do chocolate e no adicionada aos ingredientes." (Adaptao - "O Globo", 2003) A falta de informaes precisas sobre a composio dos alimentos pode trazer complicaes sade e, neste caso, principalmente dos diabticos, pois a) a lactose, aps ser absorvida pelo intestino, utilizada da mesma forma que a glicose. b) a concentrao alta de lactose acabar fornecendo elevado teor de glicose no sangue. c) a lactose se prende aos mesmos receptores celulares da insulina, aumentando a entrada de glicose nas clulas. d) os diabticos no metabolizam a lactose, aumentando sua concentrao sangunea. e) a lactose, aps ser absorvida, estimula a liberao de glucagon, aumentando a taxa de glicose sangunea. 04) A primeira coluna apresenta macromolcula e a segunda, a menor unidade que a forma. Associe as colunas e marque a alternativa que apresenta a ordem CORRETA. ( ( ( ) cido desoxirribonuclico ) celulose ) protena b) 4 - 3 1 c) 3 - 1 2 ( 1 ) aminocido ( 2 ) nucleotdeo ( 3 ) monossacardeo ( 4 ) cido graxo d) 2 - 3 1 e) 4 - 2 3

a) 2 - 4 1

05) So substncias usadas preferencialmente como fonte de energia: a) fosfolipdios e esterides. b) glicerdeos e polissacardeos, como o amido. c) protenas e glicerdeos. d) cerdeos e esterides. e) carotenides e polissacardeos, como a celulose.

Bonum semen solus huma fecunda prosperat

Adoniel

INSTITUTO DE ENSINO INTELLECTUS

Fevereiro / 2012

06) Algumas reaes fragmentam molculas orgnicas complexas e ricas em energia, originando molculas mais simples e pobres em energia como dixido de carbono, gua e amnia. O conjunto dessas reaes caracteriza: a) o anabolismo como o processo bsico. b) o catabolismo como o processo bsico. c) o catabolismo como sntese de molculas variadas. d) a homeostase como o processo de fragmentao de molculas. e) a homeostase como o processo de sntese de molculas simples. 07) Em laboratrio, foram purificadas quatro substncias diferentes, cujas caractersticas so dadas a seguir: A. Polissacardeo de reserva encontrado em grande quantidade no fgado de vaca. B. Polissacardeo estrutural encontrado em grande quantidade na parede celular de clulas vegetais. C. Polmero de nucleotdeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma. D. Polmero de aminocidos com alto poder cataltico. As substncias A, B, C e D so, respectivamente: a) glicognio, celulose, RNA, protena. b) amido, celulose, RNA, quitina. c) amido, pectina, RNA, protena. d) glicognio, hemicelulose, DNA, vitamina. e) glicognio, celulose, DNA, vitamina. 08) Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, alm de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de "preservao das protenas". A afirmao est correta porque: a) os carboidratos, armazenados sob a forma de gordura corprea, constituem uma barreira protetora das protenas armazenadas nos msculos. b) se as reservas de carboidratos estiverem reduzidas, vias metablicas sintetizaro glicose a partir de protenas. c) as enzimas que quebram os carboidratos interrompem a ao de outras enzimas que desnaturam protenas. d) o nitrognio presente nos aminocidos das protenas no pode ser inativado em presena de carboidratos. e) a energia liberada pela quebra de carboidratos desnatura enzimas que degradam protenas 09) A gua um dos componentes mais importantes das clulas. A tabela a seguir mostra como a quantidade de gua varia em seres humanos, dependendo do tipo de clula. Em mdia, a gua corresponde a 70% da composio qumica de um indivduo normal:

Durante uma bipsia, foi isolada uma amostra de tecido para anIise em um laboratrio. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Aps secagem em estufa, quando se retirou toda a gua do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa uma amostra de a) tecido nervoso - substncia cinzenta. b) tecido nervoso - substncia branca. c) hemcias. d) tecido conjuntivo. e) tecido adiposo. 10) Recentes descobertas sobre Marte, feitas pela NASA, sugerem que o Planeta Vermelho pode ter tido vida no passado. Esta hiptese est baseada em indcios a) da existncia de esporos no subsolo marciano. b) da presena de uma grande quantidade de oxignio em sua atmosfera. c) de marcas deixadas na areia por seres vivos. d) da existncia de gua lquida no passado. e) de sinais de rdio oriundos do planeta.

Bonum semen solus huma fecunda prosperat

Adoniel

INSTITUTO DE ENSINO INTELLECTUS

Fevereiro / 2012

QUMICA
11. NO poderamos citar, como propriedades gerais da matria: a) odor. c) impenetrabilidade. b) extenso. d) indestrutibilidade. e) inrcia.

12. Uma barra de certo metal, de massa igual a 37,8g, foi introduzida num cilindro graduado contendo gua. O nvel da gua contida no cilindro, antes (1) e aps (2) a imerso da barra metlica mostrado na figura.

Analisando-se a figura, pode-se afirmar que o metal da barra metlica provavelmente o a) Ag, d = 10,50 g/cm c) Fe, d = 7,87 g/m b) A, d = 2,70 g/cm d) Mg, d = 1,74 g/m

e) Pb, d = 11,30 g/cm

13. A dureza de um mineral reflete a resistncia deste ao risco. Uma das escalas utilizadas para verificar a dureza de um mineral a escala de Mohs.

De acordo com essa escala, INCORRETO afirmar que: a) o diamante o mineral mais c) a apatita riscada pelo duro. quartzo. b) apenas o corndon risca o d) o topzio e a fluorita riscam a diamante. calcita.

e) o mineral menos duro o talco.

14. Qual o estado fsico (slido, lquido ou gasoso) das substncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arbia, temperatura de 50C (presso ambiente=1atm)?

15. Dentre as substncias citadas, a que est no estado gasoso temperatura de 2C e a que est no estado slido a 30C so respectivamente.

a) R e W

b) X e R

c) Y e X

d) T e Y

e) W e T

Bonum semen solus huma fecunda prosperat

Adoniel

INSTITUTO DE ENSINO INTELLECTUS

Fevereiro / 2012

16. No vidro traseiro de alguns automveis, h filamentos que funcionam como desembaadores. Ao acionar um boto no painel, o motorista aquece esses filamentos e, por isso, os vidros desembaam. Sobre esse fato, analise as afirmativas a seguir. 1) O vidro fica embaado porque o vapor dgua condensa sobre ele. 2) Os filamentos aquecem o vidro e provocam a vaporizao da gua, desembaando o vidro. 3) .Os filamentos aquecem o vidro e acarretam a sublimao da gua, desembaando o vidro. Est(o) corretas apenas: A) 1 B) 2 C) 1 e 2 D) 1 a 3 E) 2 a 3 17. Para distinguir ovos estragados dos bons, costuma-se mergulhar os ovos em um recipiente com gua e observar o seu posicionamento. Se o ovo afunda, ele est bom, mas se o ovo vai para a superfcie, isso indicativo de que o mesmo est estragado. Dessas observaes, pode-se concluir que a densidade: A) do ovo estragado maior do que a do ovo bom. D) do ovo bom maior que a da gua. B) do ovo estragado maior que a da gua. E) da gua igual do ovo estragado. C) da gua igual do ovo bom. 18. Um recipiente contendo 300 mL de gua foi esquecido em um freezer por cerca de 7 horas. Aps este tempo, quando a porta do freezer foi aberta, percebeu-se que: A) o volume havia aumentado devido ao aumento da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida. B) o volume havia diminudo devido diminuio da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida. C) o volume havia diminudo devido ao aumento da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida. D) o recipiente permanecia como o mesmo volume, pois a densidade da gua no aumentou nem diminuiu. E) o volume havia aumentado devido diminuio da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida. 19. A gua um recurso natural fundamental para a existncia da vida. Mesmo sendo to importante, existem inmeras situaes que causam a poluio das nossas guas. Considerando a densidade da gua, temperatura ambiente, igual a 1 g/mL, quais dos poluentes da tabela abaixo flutuariam na sua superfcie. Observe os dados da tabela ao fazer sua anlise

A) Vidro pirex e mercrio. D) Mercrio e gasolina. B) Gasolina, leo comestvel e vidro pirex. E) leo comestvel, gasolina e mercrio C) Gasolina e leo comestvel. 20. A alternativa que NO envolve propriedade qumica da matria a) caramelizao do acar. c) dissoluo em gua de um d) exploso da dinamite. b) combusto da lenha. comprimido efervescente. e) precipitao da chuva.

Bonum semen solus huma fecunda prosperat

Adoniel

S-ar putea să vă placă și