Sunteți pe pagina 1din 3

PARECER N

, DE 2012

Da COMISSO DE EDUCAO, CULTURA E ESPORTE, em carter terminativo, sobre o Projeto de Lei da Cmara n 187, de 2010 (Projeto de Lei n 5.687, de 2005, na origem), do Deputado Carlos Santana, que institui o Dia Nacional da Umbanda.

RELATORA: Senadora ANA RITA

I RELATRIO O Projeto de Lei da Cmara (PLC) n 187, de 2010 (Projeto de Lei n 5.687, de 2005, na origem), do Deputado Carlos Santana, prope, conforme seu art. 1, instituir o Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado, anualmente, em 15 de novembro. O segundo e ltimo artigo determina, por sua vez, o incio da vigncia da lei na data de sua publicao. Na justificao, ressalta o autor, inicialmente, o direito constitucional liberdade de crena e ao livre exerccio dos cultos religiosos, conforme o inciso VI do art. 5 da Carta Magna. Discorre, em seguida, sobre a origem e a difuso da religio umbandista no Pas. Trata-se de uma religio genuinamente brasileira, mas com razes, entre outras, africanas, que se constituiu no incio do sculo passado. A data de 15 de novembro, j consagrada comemorao da umbanda em diversos municpios brasileiros, reporta-se ao dia, do ano de 1908, em que o mdium Zlio Fernandino de Moraes recebeu, em Niteri, a misso de fundar o novo culto. Aprovada na Cmara dos Deputados, a proposio foi encaminhada anlise e deliberao, em carter terminativo, da Comisso de Educao, Cultura e Esporte, onde no foram oferecidas emendas.

II ANLISE Compete Comisso de Educao, Cultura e Esporte (CE), de acordo com o art. 102, II, do Regimento Interno do Senado Federal (RISF), opinar a respeito de proposies que tratem de datas comemorativas, a exemplo da que ora examinamos. Face aos critrios estabelecidos pela Lei n 12.345, de 9 de dezembro de 2010, e consulta formulada pela CE, por meio do Requerimento n 4, de 2011, a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ) manifestou-se, em parecer, a respeito do tratamento a ser dado a proposies de tal teor no Senado Federal. O Projeto de Lei da Cmara n 187, de 2010, foi apresentado em data anterior da edio da Lei n 12.345, de 2010, devendo, portanto, ser considerado vlido e, ademais, isento da comprovao do atendimento s novas regras processuais, conforme definido pelo item d do voto do mencionado parecer da CCJ. Frisa, contudo, o mencionado item, que a proposio deve atender ao critrio previsto no art. 1 da Lei n 12.345, de 2010, a saber, o de sua alta significao para a sociedade brasileira. A umbanda, religio nascida no Brasil, apresenta expressiva difuso no seio de nossa populao. A adeso a esse culto eminentemente sincrtico no se incompatibiliza, inclusive, com a filiao a cultos mais tradicionais, tais como o catolicismo e o espiritismo kardecista. A religio umbandista valeu-se de elementos catlicos, espritas e do candombl, e at mesmo de outras tradies msticas, para criar uma doutrina que, em suas diversas variantes, afirma a existncia de um Deus supremo e a possibilidade de comunicao com os espritos dos mortos. Tambm esposada, coerentemente, a crena na imortalidade e na evoluo da alma, favorecida esta pelo auxlio dos guias espirituais e pela prtica do amor e da caridade. A umbanda expressa vivamente seu carter nacional, juntamente com suas razes africanas, nas manifestaes cultuais, que incorporam a msica e a dana. Aps dcadas em que sofreu perseguio policial, juntamente com outros cultos afro-brasileiros, a umbanda conquistou e consolidou seu

espao na sociedade nacional, revelado publicamente, entre outras ocasies, nas festas de ano novo. certo que, por sua dimenso religiosa e por seu significado cultural, a umbanda faz jus ao reconhecimento oficial do Estado brasileiro, consagrado na instituio de uma data nacional para sua comemorao. Avaliamos, assim, que o PLC n 187, de 2010, deve, quanto ao mrito, ser aprovado, atendendo tambm aos requisitos de constitucionalidade, de juridicidade e de adequao ao Regimento da Casa e tcnica legislativa. III VOTO Conforme o exposto, o voto pela APROVAO do Projeto de Lei da Cmara n 187, de 2010 (Projeto de Lei n 5.687, de 2005, na origem).

Sala da Comisso,

, Presidente

, Relatora

S-ar putea să vă placă și