Sunteți pe pagina 1din 114

O Ponto no Corao

A Fonte de Prazer para Minha Alma

Laitman Kabbalah Publishers

Michael Laitman

O Ponto No Corao.

Uma Fonte de Prazer Para Minha Alma. O Ponto no corao. Uma Fonte de Prazer Para Minha Alma. Copyright 2010 Michael Laitman. Todos os Direitos Reservados. Publicado por Laitman Kabbalah Publishers www.kabbalah.info 1057 Steeles Avenue West, suite 532, Toronto, ON, M2r 3X1, Canada. 2009 85 Street, # 51, Brooklyn, New York, 11214, E.U.A. Impresso no Canad Nenhuma parte deste livro pode ser utilizada ou reproduzida em qualquer forma sem permisso por escrito do editor, exceto no caso de breves citaes incorporadas em artigos crticos ou resenhas .ISBN 978-1-897448-41-0 Elaborao: Levi Ordem Traduo: Yuval Edoot Editora: Gerus Claire Editores Associados: Gal Susan, Shilston Riggan, Leme Debra. Layout: Yaniv Rami, Baruch Khovov. Design da Capa: Yaniv Rami, Baruch Khovov. Impresso e Ps-Produo: Uri Laitman. Editor executivo: Chaim Ratz. Traduo para o portugus: Andie Sheppard Reviso de texto: Pedro Augusto Ramos Proof reading : Ismael Sheppard Primeira edio: Fevereiro de 2011 Primeira impresso

ndice

O PONTO NO CORAO 7 EGO e AMOR 18 O CRIADOR - VENHA E VEJA 30 O MUNDO ESPIRITUAL 39 O MTODO DE CORREO 47 EMOES E ESTADOS 63 CONSTRUINDO UM MUNDONOVO 75 A SABEDORIA DA CABALA em RESUMO 87 APNDICE 98

Prefcio

Ns estamos vivendo em um momento muito especial. Pessoas de todas as partes do mundo esto insatisfeitas com suas vidas, sentem que a vida deve lhes oferecer algo mais e, portanto desejam obter isso. Esse desejo o despertar do "ponto no corao". Todos ns o temos, e agora, ele est comeando a emergir em milhes de pessoas. *** Cada seo neste livro nica e instigante, pois de modo suave e sincero lida com as questes mais profundas que dizem respeito, hoje, a todos ns. Nestas pginas voc tambm ir encontrar pinceladas da sabedoria contidas no livro do Zohar (o livro mais importante de todos na Cabala) e em outros textos Cabalsticos. Este livro no se compromete a ensinar Cabala, mas introduz ideias selecionadas dos ensinamentos. Voc est prestes a embarcar em uma jornada que no s ir expandir as profundezas do corao, mas tambm a elevao do pensamento. O Editor

A sabedoria da Cabala uma cincia avanada. uma cincia da emoo, uma cincia do prazer. Voc est convidado a abri-la e prov-la.

O Ponto no Corao

Prefcio

O aparecimento do Ponto no Corao Dentro de ns anuncia o incio De uma aventura muito especial, Uma jornada a uma terra maravilhosa

Tenha Sucesso Alm dos Seus Sonhos

Imagine por um momento que ao acordar de manh, de repente, voc conhece a lei mais importante da realidade, a lei que define tudo. Voc comea a entender o que voc deve ou no deve fazer para evitar toda a dor, o desconforto e o sofrimento, tudo fica claro para voc; e voc desperta para a vida como uma criana cheia de entusiasmo, sem medos e sem inibies. precisamente assim que devemos viver. E realmente, por que no? Por que s vezes falhamos? Por que ns nos chocamos em paredes, sofremos golpes e enfrentamos problemas? Por que precisamos estar na escurido? Se descobrirmos essa lei, que a mais importante, no teremos mais problemas, ns vamos saber exatamente como nos conduzir e obter sucesso em nossas vidas; alm de realizar os nossos sonhos mais loucos.

A Lei Superior

A sabedoria da Cabala uma cincia que revela a orientao superior por trs de toda a criao. Toda a realidade regida por uma lei essencial e prpria chamada "A lei da natureza" ou "a lei do Criador." Esta a lei do amor abrangente, da harmonia e da benevolncia. A Cabala nos d a oportunidade de descobrir essa lei, para conduzir nossas vidas de acordo com ela. Assim como essencial conhecer as leis bsicas da fsica, da qumica, e da biologia, a fim de levar uma vida normal; essencial tambm conhecer a sabedoria da Cabala. Entendendo a lei abrangente da criao e viver precisamente por ela vai nos poupar o sofrimento, as guerras e os desastres naturais, trazendo-nos a um estado de equilbrio e harmonia.

A lei geral da natureza - o Criador amor e doao.

O homem escravo em todos os seus movimentos, acorrentado em correntes de ferro pelas opinies e modos dos outros, que compe a sociedade.
Isso o que o grande cabalista, Rav Yehuda Ashlag, conhecido como Baal HaSulam, explica em seu ensaio, "A Liberdade".

Esta Maratona J Comeou o Seu Trajeto.

Ns podemos pensar que temos tudo, mas este tudo j no nos satisfaz. Ns ainda estamos jogando o jogo e perseguindo objetivos transitrios que ns encaramos como prazeres, tais como dinheiro, honras, e poder. Afinal, o que mais h para fazer nesta vida? Olhamos um para o outro e, sem pensar seguimos a tendncia atual. Dizemos para ns mesmos, "Se eu me comportar como todos os outros, eu me sentirei bem. Ento, optamos por um vago e agradvel objetivo e o perseguimos, na esperana de escapar do vazio. Devemos estar constantemente preocupados, caso contrrio as perguntas eternas vo nos perseguir: "Para que eu estou vivendo? O que est acontecendo com minha vida? " Mais cedo ou mais tarde, o ponto em nossos coraes despertar e no vamos ser capazes de nos concentrarmos em questes mundanas. De repente, podemos entender que esta perseguio foi premeditada a fim de distrair as nossas mentes do que mais importante. Enquanto fechamos nossos olhos para evitar verdadeiramente ver, ns pudemos caminhar junto com a multido.

Mas ns esgotamos a nossa fora. Enquanto todos os outros ainda esto na corrida, ns j camos fora. Simplesmente no nos atrai mais as coisas mundanas, na verdade, achamos que so inteis. Nosso desejo tem se aprofundado muito, j no nos permite contentar- nos com objetivos mundanos. Isto acontece, quando realmente comeamos a busca por um objetivo maior.

A Luz de Klipot (Cascas) Acontece quando nos parece Que se tivssemos um milho de dlares Seramos felizes

O Fio da Meada para o Amor

Uma vez ou vrias vezes na vida, em cada um de ns, um ponto no corao desperta. s vezes voc se sente como estivesse vazio, s vezes voc se sente infeliz sem qualquer razo aparente. Outras vezes por razes aparentemente mundanas, Ou at mesmo conhecidas. Voc pensa: isso vai passar; " a tempestade vai se acalmar e tudo ficar bem novamente " . Voc pode at no entender, mas assim que o ponto no corao desperta em voc. o comeo da alma, o primeiro passo na direo Da revelao do amor.

Um Pacote Para Voc

Quando um certo pensamento sobre o significado da vida desperta em ns, um sinal de que o Criador est nos convidando para contat-lo, para tocar na origem. como se um mensageiro estivesse batendo na nossa porta dizendo: "um pacote para voc!, assim que o convite chega. Temos de abrir a porta, aceitar o pacote, abri-lo e depois de ver o seu contedo, reconhecer o seu remetente e a maneira de como deveramos responder a ele. Ns o ouvimos bater na porta, mas esperamos sentados no sof, muito ociosos para nos levantarmos. Ns gritamos para o carteiro, "Deixe-o perto da porta, eu vou busc-lo depois." Esta atitude faz com que o despertar se dissipe, e quem sabe quando ser a prxima vez que sentiremos uma batida na porta do nosso corao? Quando recebemos um convite, devemos perceber prontamente e fazer de tudo para descobrir o que est no pacote, e encontrar o endereo do remetente, e bater em sua porta.

Revelando o Criador - Revelando o Mundo Espiritual Dentro de Ns.

Aqui e Agora

Voc no pode fazer uma viagem de trem para o mundo espiritual; voc no pode voar para l tambm, porque ele est dentro de ns. Ns s precisamos evocar a sensao espiritual dentro de ns, aguar nossos sentidos, e abrir amplamente nossa percepo para o que est acontecendo aqui. Assim, vamos nos encontrar em uma aventura maravilhosa que no tem fim , que vai nos deixar extasiados. A partir de ento, nunca vamos parar de crescer.

O Boto

Atualmente estamos vendo a mesma cena deste mundo como se todos ns estivssemos assistindo o mesmo canal de TV. Ns nos acostumamos a ele de tal forma que no podemos imaginar que haja um outro canal. Um dia, isso se torna montono. O ponto no corao desperta em ns, e o desejo de mudar de canal aparece dentro de ns. Antes disso, ns nem sequer imaginvamos que isso fosse possvel. Aos poucos, comeamos a perceber que podemos mudar de canal, mas apenas se realmente quisermos. Nosso desejo o boto que pode mudar o canal. Assim que estivermos prontos, o outro canal se liga automaticamente. No que o primeiro canal ir desaparecer, mas um segundo canal ser adicionado, vamos ver o primeiro canal, e estar cientes de que o segundo est em segundo plano. Assim, os dois mundos iro se fundir dentro de ns em uma nica e abrangente harmonia.

Ego e Amor

O Ego Humano

Quando eu olho para os outros, Meu ego evoca a inveja, o dio e o desejo de controlar. No desejo o bem aos outros, ou pelo menos, no desejo melhor do que para mim. Eu quero que eles consigam um pouco, um sucesso relativo, mas quero que todos vejam que sou mais bem-sucedido que eles.

Hora de se Libertar

Nossa natureza, atravs da qual sentimos, vivemos e funcionamos no mundo um programa que nos mostra uma certa realidade. chamado de "ego", a vontade de receber e deleitar-se para mim sozinho e somente para mim, mesmo quando for custa dos outros. Este software nos fecha dentro de ns mesmos, nos imerge dentro dele, prende toda a nossa ateno, e realmente nos obriga a concentrar-nos unicamente em ns mesmos. Atuamos de acordo com este programa e no podemos sequer contemplar a existncia de outra realidade.

Ego - Natureza Humana - Desejo de Receber

No devemos destruir nada dentro de ns. At mesmo aqueles atributos negativos Devem permanecer. Ns no criamos nada novo, Apenas corrigimos o modo pelo qual usamos O que j existe dentro de ns.

Contrastes

Pergunta: Por que fomos criados com o ego em primeiro lugar se no final temos que corrigi-lo? Conhecemos o mundo atravs da comparao de opostos: quente e frio, preto e branco. Reconhecemos um em relao ao outro. Se tudo fosse branco, no detectaramos nada. Da mesma forma, se tudo fosse preto, tampouco detectaramos alguma coisa.

O contraste sempre necessrio, a disparidade entre as cores, sensaes e lugares. Percebemos as diferenas entre as coisas, mas no cada coisa separadamente.

O Criador o amor e doao. No entanto, no somos capazes de sentir o que doao, se no formos opostos a isso. por isso que precisamos do ego "a ajuda dada contra ele." Sendo opostos ao Criador nos ajuda a conhecer e a sentir o Criador.

O Criador - desejo de amar e doar A criatura - desejo de receber. Como somos atualmente o oposto do Criador Estamos O escondendo de ns mesmos Correo - na medida em que adquirimos A qualidade de amor e doao Equalizamos com o Criador E comeamos a senti-Lo.

Amar significa considerar o outro como a si mesmo. Voc conhece os desejos dos outros. Voc os sente como seus prprios desejos, e voc faz o que puder para satisfaz-los

Emergindo Para Uma Realidade de Amor

Pergunta: Pessoas ao meu redor no querem nada a no ser me ferir. O que fazemos quando algum tenta amar e os outros no? O amor mtuo que aspiramos impossvel dentro de nosso ego. Eu "amo" outra pessoa, porque ela boa para mim, mas na verdade, eu quero apenas explor-la. O amor dentro do ego como amar peixe - eu amo peixe porque eu gosto deles. Da mesma maneira, contanto que eu goste de algum com quem eu gosto de estar, eu "amo" essa pessoa. Mas no momento em que eu no goste de estar com ela, eu a afasto. Mas h outro amor, do tipo que ainda no conheo. Que existe acima de nossas consideraes egostas, acima de nossa natureza. Quando formamos nossa imagem como sendo parte de um nico ser abrangente, e um sistema interdependente nos revelado, nos rendemos ao seu poder e o amor verdadeiro aos outros desperta dentro de ns. E alm deste amor, h um amor ainda maior. Alm da dependncia mtua, a qualidade do amor em si est nos atraindo em sua direo, para percebermos que amar e doar so as coisas mais maravilhosas da realidade.

Contrastes

O amor nos permite transcender a nossa percepo e comear a sentir outra realidade. Quando nossa aspirao natural de absorver tudo dentro de ns muda para a aspirao de amar e doar no minuto em que a realidade limitada que agora sentimos abandona o seu lugar, a completa realidade nos aparece - a realidade espiritual. Aquele que chega a sentir a realidade espiritual, percebe que pessoas se maltratam, porque elas so naturalmente controladas pelo ego, no porque sejam ms. Descobre que fomos deliberadamente criados dessa forma, para finalmente, atingir a conscincia independente da nulidade do ego. S ento as pessoas emergem a partir da, para uma realidade de amor.

A Rede Social No Nvel Espiritual

Pergunta: parece-me que as pessoas preferem se comunicar por e-mails e SMS em vez de falar umas com as outras. Por que assim? Hoje o ego evoluiu a tal ponto que ns preferimos uma relao mais virtual com os outros. No que queiramos ou no aos outros. Mas ns nos sentimos melhor, mais confortveis, mais completos quando ns nos conectamos com os outros atravs de mensagens de texto ou de uma tela de computador, ou qualquer outra coisa. Por que isso acontece? Porque desta forma no tocamos outros corpos, suas formas externas. Para entender por que isso acontece, temos que saber a raiz deste fenmeno. O desejo de receber evoluiu em ns e deseja transcender o nvel animal dos nossos corpos. O nvel animal no tem mais nada para nos dar, no nos fornece o contato com outras pessoas. Entretanto, ns buscamos um contato mais profundo com os outros, por isso, nos voltamos para os relacionamentos virtuais.

Na prxima fase, os relacionamentos virtuais no nos satisfaro e vamos querer uma conexo ainda mais profunda. Alm da conexo virtual, sentiremos a necessidade de estar internamente, espiritualmente conectados com os outros. Quanto mais distante ficamos do nvel fsico, mais sentimos a necessidade de conexo. Isto explica a revoluo da internet e porque todo mundo to atrado por ela. De onde vem essa atrao que s vezes se transforma em uma obsesso real? Vem de nosso desejo de satisfazer nossa necessidade de conexo com os outros. Embora redes sociais e fruns de hoje geralmente sejam preenchidos com asneiras, e certamente no h nenhuma verdadeira satisfao, neste contexto, h, no entanto, um tipo de conexo aqui que dependente de ns.

O Criador criou uma s alma e dividiu-a em inmeras partculas de modo que, entre elas, aprendam o que significa amor, e juntas elas vo alcan-Lo.

O Criador Venha e Veja

Como crianas, todos ns fazemos perguntas que se relacionam com o sentido da vida, para a conexo com o Criador. Estas so as perguntas mais naturais que fazemos a ns mesmos. Mas depois as enfurnamos dentro de ns e vivemos como robs.

No H Ningum Alm Dele

Imagine que voc um beb recm-nascido, sua primeira sensao que algum est cuidando de voc. A sensao de que h algum enorme, que mostra seu carinho, ateno, e sentimentos bons para voc. Voc no pode compreende-Lo ainda, no entanto, voc sabe que ele cuida de voc, faz tudo o que bom para voc, e voc est completamente sob seu controle. Assim, gradualmente, as pessoas chegam a sentir o cuidado, a superviso e a influncia da Fora Superior, a nica fora no mundo.

O Criador - Venha e Veja

Muitas religies retratam o Criador como algo fora de ns. Mas a Cabala explica que proibido imaginar o Criador como uma imagem de qualquer tipo, que o Criador uma qualidade que existe dentro de cada um de ns. O Criador a qualidade do amor e da doao. O significado da palavra "Criador" (Borre, em hebraico) venha e veja (Bo u Ree), o que significa venha e descubra essa qualidade dentro de voc. No h nenhum elemento externo ou estranho para quem trabalhamos! Ns trabalhamos para corrigir-nos, para atingir as qualidades de amor e doao, ou seja, o Criador. Cerca de dois mil anos atrs, ns perdemos o sensao do Criador, ns fomos exilados e perdemos a verdadeira imagem do mundo. Ns comeamos a pensar que o Criador era algum que existia separado de ns, ao invs de uma qualidade que aparece dentro de ns. Em vez de representar o Criador como a primria e principal qualidade da criao, que existe dentro de ns, comeamos apensar nele como uma entidade separada e estranha a ns.

Foco no Criador

A sabedoria da Cabala ensina como transformar a si mesmo por dentro e encontrar o Criador. como procurar um objeto atravs de uma lente de uma cmera, virando para a direita e para a esquerda, gradualmente focando a nitidez da viso at que de repente, voil! Vemos claramente.

Recuperando a Conscincia

Pergunta: Por que o Criador no fica feliz quando uma pessoa desfruta sua vida corporal e se sente satisfeita? No faz o Criador feliz porque no o prazer que ele pretendia dar-nos. Inicialmente, ele criou um estado em que estvamos cheios de luz, mas agora ns no estamos sentindo isso. Estamos em um mundo infinito, eterno, mas ele est escondido de ns. Somos como uma pessoa inconsciente, que est realmente neste mundo, mas cujos sentidos no percebem nada de seu entorno. O Criador no pode nos deixar inconscientes, com apenas uma centelha de luz que nos foi dada apenas para que de alguma forma nos sustente. Ns somos inconscientes, e estamos dispostos a aceitar os prazeres que experimentamos no presente. No entanto, claro que o plano do Criador para nos conduzir a muito mais prazer no pode ficar sem ser cumprido.

Um Campo de Amor

O Criador o campo espiritual de amor e de doao. Ns nos movemos dentro dele, atravs da mudana de nossos desejos, enquanto estamos no ponto de semelhana com esse campo. Inicialmente, estamos opostos ao campo, estamos em seu crculo mais distante, chamado "Este Mundo". medida que o nosso nvel de desejo se aproximar do centro, que a qualidade do Criador de amar e de doar, evocamos a influncia desse campo sobre ns, e mudamos a nossa posio. Assim, evidente que no podemos pedir ao Criador para mudar a sua atitude para conosco ou esperar por algum favor especial da parte Dele. to intil quanto pedir que a gravidade no afete nossos corpos. O Criador uma fora que no considera nossas palavras, mas considera, ao invs disso, nossos desejos mais ntimos. A sabedoria da Cabala ensina as leis da vida do mundo espiritual, que a fsica espiritual.

Acima, na natureza h uma fora que responde apenas a um pedido para tornar-se amor e doao.

O Ponto e a Luz

Pergunta: possvel apontar para uma bssola interna que nos oriente em nosso desenvolvimento espiritual? Para nos prepararmos para o desenvolvimento espiritual, a natureza desperta duas sensaes dentro de ns. A primeira que este mundo vazio, e a segunda um anseio de atingir a origem da vida, o despertar de um ponto no corao. Porque o nosso mundo um campo espiritual, assim como um campo magntico, esse ponto vai nos levar para um lugar onde podemos nutri-lo e cumpri-lo. Devemos avanar no nosso caminho espiritual apenas dentro deste ponto. No devemos acreditar em ningum, nem ser influenciado por quaisquer "palavras de sabedoria" que podem ser ditas, pelo contrrio, devemos verificar tudo por ns mesmos; Esta a maneira de discernirmos nosso caminho. Este escrutnio alimentado por nossa procura de conhecer a verdade. No devemos aceitar os comandos: "Primeiro voc deve fazer ...e ento ... existem condies ..."- no, no h nenhuma! Como se voc estivesse despido no meio do mundo, assim que voc encontra ao Criador.

A luz que afeta o ponto dentro de voc. E no h nada alm destes dois. Aprenda a conectar o seu desejo com a luz e siga em frente.

O Mundo Espiritual

Quando o mundo espiritual revelado descobrimos um tesouro, ou mais precisamente, um depsito, uma nova camada de realidade que foi colocada em nossa conta desde o incio.

Um Mundo de Carinho

H momentos em que sentimentos de excitao, alegria de repente nos envolvem. Ns sentimos que o mundo que nos rodeia est imbudo de certa fora, que o ar est "denso", preenchido com uma nova entidade, e ao nosso redor esto pensamentos e intenes direcionadas para ns, que tudo est cheio de amor. Isso raramente acontece. Mas o importante que, no final uma sensao distinta permanecer no corao. Isto , o mundo espiritual, na medida em que o atingirmos. O mundo espiritual um reino eterno, cujo poder enorme. Aquele que se elevar at ao primeiro grau, mesmo que seja o menor grau espiritual experimenta uma sensao espiritual que mil vezes maior do que qualquer coisa anteriormente conhecida.

Ondas Espirituais

Nosso trabalho interno afinar o nosso corao e os sentidos para perceber o mundo espiritual. Como um receptor de rdio que detecta ondas de ar medida que os botes so gentilmente virados. Assim, a pessoa se sintoniza ficando cada vez mais sintonizada na frequncia espiritual por meio de aes chamadas "nteno" i . At que uma nova dimenso se abre de repente e o mundo espiritual aparece.

A Inteno a Ao

A inteno a nossa nica ao, outras aes so simplesmente inexistentes. No so apenas as nossas aes mecnicas, at mesmo nossos desejos no existem realmente. Tudo est imvel, inerte, parado, como se plantados no solo, mas tudo a inteno. No mundo espiritual, apenas as nossas intenes de amor e doao se enrazam. Quando eles aparecem dentro de ns, aparecem no mundo espiritual. Quando desaparecem, ns desaparecemos do mundo espiritual. semelhante acelerao derivada do movimento. Como Albert Einstein determinou o movimento a uma velocidade fixa e imutvel considerada descanso, da, apenas a acelerao deve ser levada em considerao.

Prazer, Luz e Vasos

Pergunta: Por que as pessoas so to atradas para o sexo?

No mundo espiritual a alma est em um estado de "acoplamento" com a luz. Esta a fuso de ambas as partes da criao a parte feminina e a parte masculina, e induz a sensao de prazer mais intensa na realidade: a satisfao da alma pela luz. A projeo do acoplamento espiritual ao mundo corpreo o acoplamento fsico.

tambm por esta razo que o sexo considerado como sendo a raiz de todos os desejos do nosso mundo, e a razo por estarmos to preocupados com isso.

O prazer sexual em nosso mundo um exemplo da diferena entre o prazer corporal e o prazer espiritual. A pessoa pode pensar em sexo e muito ansiosamente antecipar o grande prazer, mas no clmax, no momento da liberao, o prazer se dissipa e quase se dissolve instantaneamente. E a corrida comea de novo, em busca do prximo prazer...

Por qu? Porque a luz extingue o vaso, ou seja, um prazer que satisfaz um desejo neutraliza a sensao de prazer como adio e subtrao.

Um Pacote Para Voc

E da? Agora temos o vazio em dobro. Por isso h um ditado que diz, "No se deixa este mundo, com metade de nossos desejos em nossa mo".

O prazer espiritual funciona de forma diferente. "estar na espiritualidade" significa ter um Masach (em hebraico: "tela"), a capacidade de receber luz no interior do vaso com uma aspirao para dar prazer ao Criador, o Doador da luz. Para isso, temos de adquirir as qualidades do Criador que so amor e doao.

O que ganhamos com isso? Acoplamento espiritual, um interminvel acoplamento que se intensifica com o tempo, gerando um sentimento da vida eterna. Na verdade, inconscientemente, das profundezas de nossas almas, ns aspiramos apenas esta conexo, pois este o propsito da nossa existncia.

Por que to importante Para a Mulher Estar Bonita?

Pergunta: Por que as mulheres se preocupam tanto com sua aparncia? Qual a raiz da importncia da aparncia de uma mulher a seus prprios olhos e aos olhos dos homens? A tendncia de se enfeitar deriva de uma raiz muito alta. Na espiritualidade, o enfeitar-se significa corrigir-se de acordo com o Criador, a fora de amor e doao. Essa inclinao profundamente enraizada em nossa alma. Dentro de ns existe um ponto no corao, que nos desperta para enfeitar nossa "feia" natureza egosta, para embelez-la. Ser bonito significa ser igual ao Criador. Uma pessoa se torna bonita quando a luz do Criador brilha nela. Ento, por que as mulheres se enfeitam? Em nosso mundo, as mulheres representam Malchut (em hebraico: "realeza"), a raiz da criao. Um homem e uma mulher, ou o noivo e noiva, representam a relao entre o Criador e a criatura, criatura sendo a mulher, e o homem sendo o Criador. Assim, cada um de ns, homens e mulheres, precisamos aprendera a enfeitar a alma e nos tornarmos lindos!

O Mtodo De Correo

A Luz Circundante

Gradualmente, estamos comeando a perceber que enquanto o ego comandar, o fim do mundo se aproxima e temos que escolher a vida e o amor. Mas sem ajuda, no seremos capazes de transcender nosso ego, porque assim que nascemos. Para fazermos isso, precisamos de uma fora exterior que no existe em nosso mundo. por isso que nos foi dado um mtodo de correo - a Cabala. H uma fora especial na sabedoria da Cabala, uma fora que pode criar uma nova qualidade dentro de ns. A Cabala descreve a natureza do Criador, o mundo superior e os processos que ocorrem nele. Quando aprendemos sobre esses processos, sobre as aes de amor e doao, ns atramos a fora deles para ns. Esta projeo de estados superiores em nosso estado atual chamada de "a ao da Luz que Reforma", a "Luz Circundante". No final, a luz circundante nos faz desejar a qualidade do Criador. Baal HaSulam explica da seguinte maneira: "Atravs do anseio e do grande desejo de entender o que esto aprendendo, despertam sobre si as luzes que cercam suas almas ... que trazem as pessoas mais para perto de alcanar a perfeio. " ("Introduo ao Estudo dos Dez Sefirot ", item 155)

O Pedido para Alcanar a Plenitude

Pergunta: Como a ao da luz circundante, a "luz que reforma", pode ser explicada em palavras simples? A natureza - a Fora superior, a fora do amor e da doao, existe na ligao de todas as partes da criao que Ele prprio criou e que existem em harmonia e em conexo totalmente recproca. Somos infelizes porque nos desligamos deste sistema integral. Se quisermos ser felizes, devemos retornar a este sistema, que chamado de "perfeio". Como que podemos voltar? Quando quisermos e fizermos um esforo para retornar ao sistema, evocamos uma fora dentro dele, que nos afeta. Assim, despertamos em ns a Luz Circundante, A Luz que Reforma, uma fora que nos leva de volta para dentro do sistema geral.

Essa fora atua em congruncia com o poder da nossa vontade na medida em que despertamos, pedimos, e mesmo exigimos isso do sistema.

Da Evoluo do Motor a Vapor ao Motor a Jato da Espiritualidade

Quem pode explicar como uma criana se torna um adulto? Por que os bebs mudam dia aps dia? A cincia pode descrever o que se desenrola dentro da matria, mas no v a causa que existe fora dela, dirigindo-a ao desenvolvimento. Eu deixei a cincia dcadas atrs, porque foi exatamente o que eu queria saber de onde a fora da vida vem? Onde pode ser encontrada? Em tomos? Em molculas? Em sistemas dentro das clulas? Eu descobri que a cincia no pesquisa isso. Mas se no sabemos a resposta para a questo mais importante ou nem mesmo tentamos descobrir isso, ento qual a vantagem da cincia? De acordo com a Cabala, a mesma fora que atua e desenvolve todas as partes da criao, atua tambm nos bebs. a luz da vida, a Fora superior, que opera na criao e transforma matria inanimada em plantas, animais e seres humanos. Sem ela, a matria permaneceria sem vida e imutvel. A luz da vida no pode ser percebida ou medida com qualquer instrumento. Vemos apenas os efeitos de sua operao, como uma criana que cresce dia aps dia e de momento em momento. Em nosso mundo, esta luz cria a evoluo.

Mas o trem da evoluo caminha em seu prprio ritmo j que a fora superior opera na matria e a conduz ao seu objetivo pr-determinado. Quando entramos no mundo espiritual, podemos pesquisar todos os estgios de evoluo, at mesmo a era dos dinossauros, poderia de repente lhe interessar, uma vez que todas as formas anteriores so previamente conhecidas e devem encobrir suas formas de acordo com as diferentes combinaes das foras de recepo e doao. A sabedoria da Cabala descreve os estados futuros do nosso desenvolvimento. Quando a estudamos com um desejo de nos desenvolver, conscientemente chamamos a luz da vida para agir sobre ns. Em tal caso, o efeito da luz sobre ns definido como a ao da luz circundante. Hoje a possibilidade de fazer isso est aberta a todos ns.

O Livro de Zohar um rio emergindo do Jardim do den fluindo atravs do corao. *** Sem o livro do Zohar no seriamos capazes de nos concentrar no mundo espiritual interior. Veramos sempre a imagem superficial, o retrato do mundo corpreo, o mundo dos resultados.

O Livro do Zohar Entrada para o Mundo Oculto

O mais proeminente livro na sabedoria da Cabala O Livro do Zohar. Foi escrito por um grupo de dez grandes Cabalistas, um grupo sem precedentes na histria. Eles criaram uma ponte de linguagem, informaes e sentimentos, foras, e luzes entre a maneira como entendemos e sentimos o mundo revelado, e nossa compreenso do mundo oculto. Quando estudamos o Livro do Zohar e tentamos experimentar o estado que os Cabalistas esto tentando nos transmitir, somos como bebs de olhos arregalados de bocas abertas apaixonadamente absorvendo as palavras de nossas mes. Ns no as entendemos, mas ns olhamos para elas e expressamos a nossa alegria com movimentos. De dentro de ns, de uma camada desconhecida em nosso subconsciente, um novo espao vai comear a aparecer, um mundo novo e gradualmente nos tornamos acostumados. Assim, o que estava oculto vai lentamente se revelando. Na verdade, o Zohar no "estudado", revelado atravs do nosso desejo, atravs da nossa vontade de sentir o mundo oculto.

por uma boa razo que sempre que os cabalistas escrevem sobre o livro do Zohar no usam a expresso, O Livro do Zohar, mas apenas "O Livro. Ao fazerem isso, eles nos mostram que no h outro livro no mundo!

A singularidade do Livro do Zohar est na sua capacidade de tomar qualquer pessoa que assim o desejar, quem quer que ela seja e em qualquer lugar que ela esteja, e admiti-la no mundo espiritual.

Conhecendo a Mim Mesmo

Pergunta: aconteceu de eu assistir a uma aula que voc deu para seus alunos sobre o livro do Zohar e a outros escritos da Cabala. Eu no entendi muito, mas eu senti que havia algo especial l. Vale a pena assistir as aulas mesmo sem entender? Sim. Assistindo essas lies voc desperta o efeito da luz em torno de voc, mesmo sem uma compreenso cognitiva do material a ser estudado. Sobre isso dizem: "o corao entende. Em geral, quando estudamos o livro do Zohar passamos por muitas coisas que no so claras para ns. Gradualmente nos familiarizamos com elas, mas, na verdade, no assim to importante. Podemos comparar esse processo a uma criana pequena, que v muitas coisas novas e desconhecidas ao seu redor. Por enquanto ela no sabe por que so necessrias, assim, sem entender como, ela vem a conhecer o mundo de uma forma instintiva, pura e inocente.

No necessrio ter medo de no entender o material ou no saber como uma coisa se relaciona a outra. Precisamos apenas escutar, tocar tudo, queimar por dentro, e desejar entender. Esta a nica maneira de conhecer o mundo e o mundo espiritual. O Livro de Zohar e os escritos da Cabala voltam-se para as foras internas dentro de ns. Elas nos ajudam a tornar-nos progressivamente familiarizados com elas. medida que evolumos, temos mais oportunidades para trabalhar com essas foras, para reorganizlas, e us-las corretamente.

A Luz de Hassadim (Misericrdia) No Meio de Um Mar de Luz de Hochma( Sabedoria)

Estamos em um estado fixo chamado Ein Sof (infinito). O Criador deseja nos satisfazer sem limites, assim compreenderemos e sentiremos "do fim do mundo ao seu fim." O problema que somos obtusos. Falta-nos o sentido com o qual podemos perceber o todo da realidade. Temos um corpo que uma espcie de sentido inclusivo. Dentro dele existem os cinco sentidos atravs dos quais percebemos apenas este mundo. Mas h outro sentido que no sentimos. chamado de "uma alma." nele existem cinco sentidos, tambm, chamados Keter, Hochma, Bina, Tifferet e Malchut. Quando ns revelarmos nossa alma, vamos sentir o mundo espiritual atravs dela. S h uma coisa que nos falta, a fim de revelar nossas almas, para sentirmos que at mesmo agora estamos no mundo de Ein Sof, que tudo brilha ao nosso redor, e no h limites a luz de Hassadim (misericrdia). luz de Hassadim amor, doao, e ascende acima do ego.

Em termos Cabalsticos, estamos atualmente em um mar de luz Hochma (sabedoria), mas somente podemos revel-la na medida em que nos abrimos com a luz de Hassadim.

Se houver presso da luz de Hochma e no h luz de Hassadim na parte da alma com a qual abre a si prpria para brilhar , a escurido continua.

O ponto no corao dentro de ns como uma gota "de smen da alma. "Estudar Cabala traz a Luz Circundante e desenvolve gradualmente luz de Hassadim dentro dela. Assim, a alma evolui e se enche com a luz de Hochma.

Prazer Infinito

A sabedoria da Cabala trata da recepo de toda a abundncia que nos destinada (em hebraico, Cabala significa "receber"). Ela explica como receber e transferir o imenso e eterno prazer atravs de ns mesmos. Eterno, porque quando ns transferimos a satisfao de todas as almas atravs de ns mesmos, isso no se esgota. como a me que ama todos os seus filhos e gosta dos presentes que ela transfere para todos eles.

O Objetivo da Criao Desfrutar

Pergunta: Eu ainda no entendo o que eu vou receber em troca de amar os outros. Amar os outros no o objetivo, o meio. O objetivo da criao ser feliz! Mas para realmente apreciar, os grandes vasos so necessrios, os recipientes, grandes desejos de prazer, de modo que possam ser preenchidos com abundncia. Eu nasci com um vaso muito pequeno, minsculo. Eu como um pouco, paro, e depois no quero mais. Eu corro para outro prazer fsico, o aprecio, e acabou. Eu vou prestar ateno em algo e acabou...Eu no posso receber qualquer prazer maior do que aquilo que eu recebo agora. Quando ouo dizer que o objetivo da criao desfrutar, o que eu posso imaginar? Ser servido de um bife de 1 1kilo?Ser presenteado com um prazer to grande, que vou explodir? Meu vaso no tem capacidade para isso. O que posso fazer? Aqueles que j passaram por este processo explicam que impossvel se obter mais prazer alm da capacidade que meu vaso atualmente obtm. Mas se eu expandi-lo, eu vou ser capaz de obter mais.

Como podemos ampliar o vaso? Atravs da aquisio de vasos externos. Eu recebo e transfiro um prazer sem fim atravs de mim para esses vasos externos. Assim, o amor ao prximo como ns o percebemos atualmente um conceito muito confuso. No h outros aqui. Existem apenas meus vasos, que aparecem para mim como externos, para que eu os possa adicionar a mim, assim, elevando ao do grau do Criador.

Emoes e Estados

No Adivinhe, Controle o Seu Destino!

Uma pessoa no sabe o que vai acontecer com ela no prximo segundo. difcil aceitar essa situao. Mas eu quero mais do que conhecer o futuro, Eu quero govern-lo. Eu no preciso de videntes mas um instrumento espiritual superior para me indicar minha forma futura.

O Desejo que Acende a Luz

A escurido a falta de conexo com os outros. Como um circuito eltrico, cujos elementos esto desconectados, impedindo a conduo da corrente. Se realmente desejamos nos conectar, este desejo acende a luz.

Vergonha O Motor do Desenvolvimento

Para evitar o sentimento de vergonha, temos que nos adaptar constantemente cdigos de comportamento. Tudo o que fazemos a mais em nosso mundo, alm de conseguir o essencial, conduzido apenas pela nossa necessidade de evitar constrangimento. Por que assim? Isso assim porque deriva de uma raiz antiga do incio da criao, muito anterior formao do nosso mundo e de tudo o que h nele. O Criador (o desejo de doar) criou a criatura (O desejo de receber) e encheu-o com a luz (prazer). Depois que a criatura apreciou luz, ela percebeu que havia um elemento superior que a satisfazia com esta luz, e isso fez com que ela sentisse vergonha. Vergonha a primeira reao da criatura sua sensao do Criador, portanto, a nica coisa que temos de solucionar a fim de equalizar com o Criador. Essa tambm a razo pela qual em nosso mundo, que o resultado do mundo superior, a sensao de vergonha em todas as suas formas rege todas as nossas aes.

Por que Nos Sentimos Sozinhos


(Mesmo quando cercados por muitas pessoas)?

A solido existe para que possamos sentir a necessidade da verdadeira conexo e unio com todas as outras pessoas e com o Criador que, ento, nos satisfar com a luz.

Pensamentos sobre a Dor

Dor a reao do corpo a vrias perturbaes do corpo. A dor adverte o perigo, nos obriga a tomar medidas para mover-nos mais perto ou mais longe, para descobrir a causa da dor, para chegar a concluses e avanar para novos estados. A dor uma fora que afeta o nosso ego. H dor, porque eu me sinto mal, porque os outros se sentem mal, ou porque os outros se sentem bem. A dor nos "empurra" e nos obriga a evoluir. A dor que deriva do sentir-se vazio nos conduz em direo satisfao. Todos os sentimentos resultam de conflitos, contato e presso da dor. O prazer pode ser sentido apenas depois de sentir dor, sofrimento ou antecipao. Ns superamos a dor s quando subimos acima do ego. De repente, ns percebemos que podemos existir sem sentir falta de nada, mas com a satisfao completa. a satisfao que no provm da necessidade, mas sim da integralidade proveniente do amor.

A Luz que Nunca Apaga

Quando chegamos metade de nossa vida, comeamos a definhar, para gradualmente morrer. Mas no o nosso corpo que est morrendo, o nosso desejo se extinguindo e perdendo a sua fora de nos empurrar para a frente. No entanto, se comearmos a nos desenvolver espiritualmente, recebemos vigor e vontade de avanar, como as crianas, sempre querendo alguma coisa, constantemente revitalizando.

Em Direo ao Medo Verdadeiro

Qualquer pessoa que abra o livro do Zohar v que a primeira correo que devemos realizar a de conseguir ter o verdadeiro medo. As pessoas costumam experimentar dois tipos de medo: o do mundo (Riqueza, sade, filhos, etc.) e do outro mundo (preparando-se para o cu, ao invs do inferno). O processo de desenvolvimento espiritual nos apresenta um terceiro tipo de medo, o verdadeiro medo, ou no vamos conseguir nos assemelhar ao Criador e alcanar a qualidade de amor e doao para com os outros e para com ele. O estudo da Cabala desenvolve dentro de ns a percepo da unidade de tudo e muda o medo corpreo para o medo verdadeiro.

Orgulho

Pergunta: O que fazemos quando os casais viram as costas um ao outro e no se reconciliam mais? O orgulho o maior e o ltimo estado do ego. No podemos engolir nosso orgulho, porque sentimos que nos elimina, revoga nossa singularidade. No entanto, isso pode mudar se instilarmos um terceiro elemento nesta configurao dual. O terceiro elemento o Criador. A este respeito, como j foi dito, um homem e uma mulher: se merecerem, a Divindade est entre eles, se no, o fogo os consumir." Como isso feito? Ns no precisamos eliminar o orgulho, ego, discordncias e diferenas. Tambm, no precisamos tentar compreender uns aos outros e fazer as pazes. Se nos contentarmos com isso, ser apenas psicolgico, explodir novamente na prxima vez. Em vez disso, criamos um tringulo: Voc diferente, em desacordo, e cada um carrega o seu orgulho. Mas voc tem um objetivo mtuo maior, a revelao do Criador. E nesse objetivo vocs podem unir-se.

O Pensamento o Servo do Desejo.

O Criador criou o desejo de receber, apreciar e nada mais. O maior desejo de desfrutar rege o menor desejo de desfrutar. Caso seja assim, o que so pensamentos, intelecto? Os pensamentos nos ajudam a trocar um desejo pelo outro, um estado para outro,de uma forma especfica de desejo para uma forma diferente de desejo. O desejo a substncia da criao, e o pensamento, o meio que nos ajuda a usar esses desejos, para integr-los a ns, e avanarmos no campo de fora desses desejos, de um desejo maior para um menor ou vice-versa, como mover-se em direo a um im ou para longe dele. Mas qualquer que seja o meu desejo no momento, ele sempre me controla. por isso que devo usar o poder do pensamento para me ajudara compreender e a me convencer que o meu desejo, o meu estado, as minhas condies atuais so ruins, e que melhores condies existem.

Na sabedoria da Cabala, analisar o meu desejo atual usando o pensamento chamado de "reconhecimento do mal", e o pensamento se desenvolve em mim, pela ao da Luz Superior. Mente e corao alternam o domnio dentro de ns, mas sempre nos movemos pelo mesmo padro de fluxo: desejo - pensamento - desejo

Jovem Para Sempre

A Cabala trata da alma. Que o nico rgo que no envelhece. Quanto mais voc se ocupar dela, voc se torna mais jovem! tanto assim, que s vezes voc at mesmo se sente desconfortvel com os outros. Voc olha e se comporta inquisitivamente enquanto que todos sua volta esto to srios, to cheios de si, conservadores, e voc, uma criana eterna, eternamente jovem.

Construindo Um Novo Mundo

Quando finalmente as coisas vo ser boas aqui? Quando cada um de ns pensar no s em si mesmo mas em todos.

Portanto Escolha a Vida

Muitas pessoas me procuram com preocupaes sobre o futuro. Nosso futuro depende da compreenso do que est acontecendo. Quando entendemos a ideia da criao, descobriremos que somos felizes, confiantes, e inteiros. Ns realmente no tivemos livre arbtrio, at o sculo 21. Ns nos desenvolvemos de forma automtica e coerciva, juntamente como aumento constante de orientao egosta. Agora que o ego humano culminou, uma oportunidade para a liberdade de escolha surge. Agora podemos subir acima de nossa natureza egosta e deixar de ser dependente dela. Se percebermos esta oportunidade, vamos subir de forma direta (e menos dolorosa) para outra natureza, outra dimenso da realidade, outra sensao de vida em todo o volume de realidade, na eternidade e perfeio. O plano da natureza ser executado, como aconteceu at hoje, podemos ou no escolher o caminho da transio consciente para a dimenso superior. No entanto, sem a nossa participao, vir junto o impacto severo da "presso da evoluo" para cima de ns.

Ns somos os nicos seres inteligentes no mundo, e tudo foi criado para ns, como somos os nicos que podemos surgir em uma dimenso mais elevada. A tarefa sria, a meta maravilhosa. O atual estado da humanidade requer pesquisa, portanto, uma boa situao. Por esta razo, no me relaciono com isso com ansiedade, mas com muita esperana

Construindo Um Mundo

Deixamos nossos filhos brincarem com lego, montarem quebra-cabeas, e resolverem problemas em suma, criarem. assim que eles aprendem. O Criador criou a criao como perfeita. No entanto, para nos dar uma chance de crescer ao Seu nvel, Ele dividiu em partes, para baixo, at o estado em que nosso mundo se encontra, assim teramos que recriar aquele estado perfeito.

De Almas Separadas Unio

Somente na conexo harmoniosa entre as partes do corpo , foi criada a vida saudvel. Dentro da correta unio entre as pessoas a conexo revelada onde a vida superior est oculta, o sentimento de eternidade e plenitude. O impasse a que chegamos hoje destaca a necessidade de uma transio da fase, onde as almas esto separadas pelo ego, para a fase de unidade onde se revela a vida superior.

" Ama ao teu prximo como a ti mesmo" a lei da natureza como a natureza um corpo vivo onde todas as peas esto interligadas.

Ecologia Uma Mudana na Percepo

Todos nossos problemas decorrem da viso que temos de ns mesmos, ou seja, separados da natureza, distinguindo o homem do seu ambiente. Essa percepo da natureza nos faz ver tudo o que nos rodeia como subordinado ao homem. Mesmo quando cuidamos do ambiente, s para o nosso prprio prazer e no por considerao a todo sistema da natureza. Violar o equilbrio do sistema fechado da natureza evoca uma resposta negativa. E j que somos um resultado da natureza, sofremos em todos os nveis da nossa existncia. Portanto, devemos mudar nossa abordagem a partir da percepo de "proteger o meio ambiente" para uma percepo de O homem como parte integrante da natureza. "De acordo com a Cabala, os nossos pensamentos e desejos so as foras mais poderosas na realidade, e so a causa primria de todas as mudanas na natureza.

O problema que o impacto de nossos pensamentos na natureza est oculto de ns. Como resultado, medimos apenas nosso impacto externo, tais como emisses de gases e poluio de resduos, enquanto que a causa interna continua aguardando tratamento na raiz.

Vale ressaltar Que proteger o meio ambiente engloba primariamente proteger a ns mesmos dos nossos egos. O quanto antes , melhor.

A Fome Global No Obrigatria

Nosso planeta pode alimentar um nmero ilimitado de pessoas, se no atrapalharem seu caminho, e se eles se conectarem em todo o planeta como rgos de um corpo completo.

A Idade da Pedra Com Decorao High-Tech

Por um lado, o ego a fora que leva ao desenvolvimento. Por outro lado, a intensificao do ego ameaa a todos ns com crises, terror, at mesmo com uma guerra mundial, e somos impotentes diante dessa situao. Se olharmos frente, parece que estamos voltando para a idade da pedra mas com uma decorao high-tech. Como que vamos sair deste impasse? A Cabala apresenta, em nossa viso de mundo, o conceito de uma "hierarquia de foras" que governam cada um de ns, e tambm a sociedade como um todo. A Cabala no elimina o ego, mas o reveste com uma fora mais global: a inteno (de amor e doao) sobre o desejo (receber). uma percepo mais ampla de realidade, que transcende a percepo limitada de gratificao para si mesmo. A Cabala oferece um mtodo inovador de coordenao entre as duas foras opostas. Ela explica que essas foras tm fundamentalmente naturezas diferentes, a natureza do Criador e a natureza da criatura. Quando no competem, mas se unem, um estado perfeito e eterno surge.

A Sabedoria da Cabal Em Poucas Palavras

A Criao do Mundo

Pergunta: Como que a Cabal se relaciona com a contradio entre a criao do mundo 5770 anos atrs e o momento do Big Bang?

O Big Bang ocorreu cerca de 14 bilhes de anos atrs. A causa foi uma centelha da Luz Superior que atingiu seu nvel mais baixo, o egosmo. A fagulha continha nela toda a matria e energia do nosso mundo, e a partir disso o universo inteiro foi criado.

O planeta Terra foi criado cerca de 4.6 bilhes de anos atrs, como resultado da condensao do sistema solar. Com o tempo, a crosta da terra esfriou, atmosfera foi formada e a vida comeou. Nada foi coincidncia. Tudo o que acontece uma manifestao de informaes que pr existiam na fasca de luz inicial.

Seguindo a natureza inanimada, plantas apareceram depois os animais e, finalmente, o homem. A interpretao da evoluo com base na aparncia superficial - espcies evoluem de outras espcies, que depois evoluem em mais espcies est incorreta.

A razo para o aparecimento de cada detalhe da natureza a informao que estava enraizada inicialmente na fasca de luz. A Cabala explica a evoluo como um processo de desdobramento de bits de dados (genes), chamado Reshimot (memrias). O homem se desenvolveu do macaco ha centenas de milhares de anos atrs, como o Ari (Isaac Luria) escreve em A rvore da Vida. No entanto, apenas 5.770 anos atrs (a partir da redao daquele livro), um ponto no corao foi despertado num ser humano seu nome era Adam (Ado), do versculo la'Elion Adame ("Eu vou ser como o Altssimo" Isaas, 14:14). Seu nome refletiu seu desejo de se parecer com o Criador.

O dia que Adam revelou o mundo espiritual chamado de "O Dia da Criao". Esta foi a primeira vez que a humanidade tocou o mundo espiritual, razo pela qual o ponto a partir do qual a contagem em hebraico dos anos se inicia. De acordo com o plano da criao, dentro de 6.000 anos, todos devemos atingir o nvel do Criador. Isto ser chamado de "o fim da correo" (do ego humano).

Pequena Aldeia, Ego Global

Ao longo da histria da humanidade, houve apenas um perodo em que a sabedoria da Cabala estava disponvel para todos. Era na antiga Babilnia, uma cidade que funcionava como uma pequena aldeia, onde cada indivduo podia influenciar a vida de todos. A sociedade na babilnia existiu como um nico sistema, da a necessidade da sabedoria da Cabala, que ensina a aplicar a lei "ama a teu prximo como a ti mesmo. " Abrao, o patriarca, um nativo da Babilnia, demandou a execuo desta lei, mas apenas uns poucos o ouviram. Somente aqueles em que o ponto no corao tinha se revelado o seguiram e utilizaram a sabedoria da Cabala. Refletindo seu desejo mais profundo, eles chamavam a si prprios "Israel", a partir das palavras, Yashar El (diretamente para Deus), ou seja, diretamente para a qualidade do Criador. Todos os outros na Babilnia preferiram no se unir a eles, mas sim permanecem distantes uns dos outros. Eles se espalharam sob a face da Terra, e gerao aps gerao perseguiram os caminhos que o ego naturalmente despertou neles.

O grupo de Abrao cresceu e se desenvolveu at tornar-se uma nao: a nao de Israel., mas h 2.000 anos, um ego enorme de repente apareceu dentro de ns e camos do grau de amor aos outros ao dio infundado. Perdemos o sentimento de vida como um sistema unificado, o sentimento de amor abrangente desapareceu e o Criador foi escondido de ns. Apenas uns poucos com qualidades nicas foram atrados para revelar o Criador, envolvidos com a sabedoria, e desenvolvendo-a de gerao em gerao, espera do momento em que todos precisariam dela.

Recentemente, o crculo comeou a se fechar e as duas rotas que se separaram na Babilnia esto se fundindo novamente, o mundo est se tornando uma pequena aldeia, e novamente, estamos egostas. Mas agora no h para onde correr. Ns nos tornamos to interdependentes que somos obrigados a aplicar a lei, "Ama o teu prximo como a ti mesmo." A sabedoria da Cabala ensina como atingir o amor ao prximo para sobreviver. Hoje, est sendo revelada a todos mais uma vez para nos ensinar a prosperar em um novo mundo.

A Verdadeira Cabal

A sabedoria da Cabala estava escondida por milhares de anos, fornecendo um terreno frtil para o surgimento de diversas teorias quanto sua essncia. Todos eles estavam errados. Hoje, o estudo da Cabala autntica aberto todos, sem quaisquer restries ou prrequisitos. No entanto, importante saber que a sabedoria da Cabala se engaja apenas na correo do homem. "Esta sabedoria nada mais, nada menos do que uma sequncia de razes, que pendem sob a forma de causa e consequncia, por regras fixas e determinadas, entrelaando-se em um nico, e grande objetivo descrito como a revelao de sua Divindade para suas criaturas neste mundo. Toda a humanidade obrigada a finalmente chegar a esta imensa evoluo.

(Baal HaSulam , "A Essncia da Sabedoria da Cabala").

Uma Escada para o Infinito

A sabedoria da Cabala nos ensina que ns vivemos em uma realidade de multicamadas.

A realidade dividida em dois nveis bsicos, o nosso mundo e o mundo, superior oculto.

O mundo superior composto de 125 diferentes graus de existncia posicionado uns sobre os outros, como em uma escada com125 degraus.

Atualmente, ns existimos abaixo do degrau mais baixo desta escada. O ponto no corao nos atrai a subir o primeiro degrau.

Quando descobrimos que h um degrau mais elevado, o desejo para alcan-lo e subir a escada vai despertar em ns, at que alcanamos o topo.

Esta forma de desenvolvimento vai nos levar ao infinito.

A Sabedoria do Oculto

Ns pesquisamos nosso mundo atravs da cincia e descobrimos o que est oculto de ns. O conhecimento que a cincia acumula nos ajuda neste mundo. Mesmo se no soubermos nada sobre nossa prpria experincia de vida, confiamos nos cientistas, mdicos e outros especialistas. Embora a cincia ainda no tenha descoberto tudo sobre o nosso mundo, com o tempo, mais do que o que est oculto se revelar. No entanto, h outra parte da realidade, um mundo escondido, um mundo mais elevado que a cincia no pode descobrir. Para ser capaz de sentir esta parte da realidade, deve-se corrigir a prpria natureza, o ego, e adquirir a qualidade de amor e doao. Apenas ento que se comea a perceber o mundo oculto e estud-lo cientificamente. Os diferentes sistemas de crenas e religies so teorias sobre o mundo oculto (Deus) e as coisas que somos compelidos a fazer neste mundo. Essas teorias so diversas, muitas vezes contraditrias, e existem exatamente porque essa parte da realidade est oculta de ns. No entanto, nenhum deles oferece recomendaes prticas para revelar o mundo oculto .(Revelao de Deus).

Conhecendo a Mim Mesmo

Cabalistas so pessoas que adquiriram a qualidade de amor e doao, atravs da qual eles tm atingido o mundo oculto. Eles descrevem a estrutura do mundo superior e oferecem a qualquer pessoa que esteja interessada a oportunidade de revel-lo. Ns no somos obrigados a mudar nossos modos de vida, pois no h nenhuma conexo entre as aes corporais e a aquisio da qualidade de amor e doao. A Cabala no sobre acreditar na Divindade, mas sobre revel-la.

A Pergunta Indignante

O principal livro com o qual estudamos a sabedoria da Cabala o Estudo das Dez Sefirot. Neste livro, Baal HaSulam interpreta as palavras do Ari (Isaac Luria), que so vitais para o desenvolvimento das almas em nossa gerao. Baal HaSulam abre o prefcio do livro, introduzindo diferentes dvidas que as pessoas tm sobre o estudo da Cabala. Ele no se refere a estas dvidas diretamente, mas foca em outro lugar, na questo relativa ao sentido da vida: Na verdade, se nos esforamos para responder essa famosa pergunta, estou certo que todas as outras questes e dvidas vo desaparecer do horizonte, e voc vai olhar para o lugar destas perguntas e ver que desapareceram. Esta indignante questo uma pergunta que todo mundo faz: "qual o sentido da minha vida?.

Em outras palavras, os anos contados de nossas vidas, que nos custam to fortemente, e as vrias dores e tormentos que sofremos para complet-los ao mximo, quem que se agrada disso? Ou ainda mais precisamente, a quem eu agrado? verdade que os historiadores tem se exaurido em contemplar a questo e especialmente, em nossa gerao, ningum quer consider-la. Mas a questo permanece amarga e com a mesma veemncia de sempre. s vezes ela nos encontra sem ser convidada, bica nossas mentes e humilha-nos at o cho antes de encontrar o famoso estratagema de fluir, sem pensar, nas correntes da vida como sempre. (HaSulam Baal, "Introduo ao Estudo das Dez Sefirot," Item 2)

A sabedoria da Cabal para qualquer pessoa que no pode mais ignorar a questo sobre o significado da vida.

Apndice

Uma Entrevista com Dr. Michael Laitman

Pergunta: O que mais importante para voc na vida? Resposta: A divulgao do mtodo de correo para o ego humano no mundo. O ego a fonte do mal no mundo, e s a sua correo trar felicidade para o mundo.

Pergunta: Qual a essncia da vida? Resposta: Aessncia da vida de cada pessoa sua correo, a ponto de atingir a qualidade do amor para todos ao seu redor.

Pergunta: Quais as causas da pedofilia, a insatisfao, as guerras, terrorismo, a corrupo, a pobreza, extremismo religioso e nacional, e por que ningum consegue derrotar este mal? Resposta: Todos os males do mundo nascem da natureza egosta das pessoas. Desde o comeo da histria, o ego humano tem crescido e se desenvolvido incessantemente, levando a humanidade desenvolver a sociedade, para governar e dominar a natureza. Ns no podemos conter o ego, por ns mesmos com os meios atuais.

Pergunta: O que pode salvar a Terra de um desastre ecolgico? Resposta: Apenas uma mudana de atitude das pessoas em direo ao ambiente, ou seja, as pessoas e a natureza. Temos que mudar, do dio e do desejo de explorar tudo e a todos para o doar e para um amor abrangente.

Um comit para salvar a terra da natureza humana deve ser fundado, o antes possvel, com acesso a todos os meios de comunicao. Atravs da cooperao, deve ensinar a humanidade como existir corretamente, mutuamente. Pergunta: Como voc gostaria de ver o mundo e a humanidade? Resposta: No futuro, todos vo descobrir que so elementos que esto totalmente interligados e interdependentes em um nico sistema, como engrenagens de uma mquina. Cada ato e pensamento resultam da dependncia completa e mtua que ser revelada, e isso vai forar a todos chegarem a um pensamento comum, plano e ao para mudar o mundo. Pergunta: Qual a sua frase favorita? Resposta: A vida s pode existir quando todos os elementos esto em perfeita harmonia, como em um corpo nico, perfeito. O ensinamento "Ama o teu prximo como a ti mesmo" encarna precisamente isso. E no se refere a um nvel moral desejado, mas lei que sustenta a vida.

Uma Nova Educao Para Um Novo Mundo

. A globalizao tornou-se um fator que afeta o desenvolvimento financeiro, poltico, e cultural. Que engloba o mercado internacional, todos os processos sociais, e as vidas de cada um de ns. No entanto, no resolve os problemas polticos, financeiros, sociais, culturais ou religiosas.

2. Para ajudar as pessoas a se adaptarem nova realidade, uma nova educao necessria. At agora, a educao foi estabelecida como parte do quadro egosta e separada do mundo. A nova educao deve vir naturalmente, ao invs do doloroso impacto da natureza sobre ns, nos forando a mudar a maneira com que pensamos as relaes que formamos com os outros, e ajust-los realidade globalizada. Ao contrrio das mudanas anteriores que experimentamos ao longo da histria, desta vez nos dada a oportunidade de executara mudana por ns mesmos de forma consciente, e no sob coero.

3. A troca da cultura comum para a global precisa acontecer sem fora (do jeito que estamos acostumados). Por exemplo, atualmente foramos nossos filhos para estudar de acordo com o antigo sistema, embora eles j estejam destinados para uma "nova humanidade". Nosso instinto o de suprimir o novo ao qual eles aspiram naturalmente.

4. Aqui, pela primeira vez na histria, o papel educativo dos meios de comunicao deve se manifestar. Em vez de ser uma fonte duvidosa de informao, a mdia precisa ganhar a confiana, contribuindo para a educao da nova gerao. Isto precisamente o papel dos meios de comunicao, seguidos pelas instituies educacionais. Todas as mudanas na sociedade devem comear de baixo. Devem aflorar nos padres de vida, nos princpios morais, e nas tradies culturais e religiosas. O novo no usurpar o antigo, mas sim se desenvolver naturalmente e sem dor atravs do descobrimento da globalizao da natureza e sociedade. 5. A educao cabalstica no coercitiva, pois no h necessidade de trazer todos para um nvel uniforme de conhecimento e cultura. Pelo contrrio, h um lugar para todos os nveis e todas as culturas, j que a educao Cabalstica eleva as pessoas acima das diferentes culturas, acima dos conflitos, aprimorando a unidade entre eles. Cada pessoa pode manter a sua prpria religio, como Baal HaSulam descreve nos Escritos da ltima Gerao. A educao Cabalstica evita conflitos e confrontos entre as culturas, ideologias, e as naes.

6. Embora a Cabala leve as pessoas a uma conscincia comum, chamando todos para atuar como rodas em um nico sistema, no menospreza o papel do indivduo. Finalmente, cada pessoa encontra o lugar certo, no mecanismo, na conexo inclusiva entre as pessoas, e realiza todo o potencial que a natureza deu a ele ou ela. Atravs de uma educao desse tipo, os princpios uniformes de existncia so criados no mundo. A conscincia individual se transforma em conscincia de grupo, seguido pela abrangente conscincia de humanidade. Alm disso, como Baal HaSulam escreve, uma indefinio de limites ir ocorrer e uma civilizao unificada ir surgir. A separao de soberanias, o enfraquecimento de fronteiras, e a formao de uma entidade espiritual nica no podem ser feitas por meio da coero, mas sim de acordo com a conscincia da necessidade de assegurar a equivalncia de qualidades com o Criador (a qualidade do amor e doao). Tambm, a educao de massa pode se manifestar atravs de programas de TV alm de jogos de computador e internet. 7. A globalizao provoca uma sensao de densidade no mundo. No entanto, a conscincia da uniformidade do sistema de almas transforma o mundo em um lugar aconchegante e seguro.

Leitura Complementar

Cabal para Iniciantes.


Cabala para iniciantes um livro para todos aqueles que procuram respostas s questes essenciais da vida. Ns todos queremos saber por que estamos aqui, porque h dor, e como podemos tornar a vida mais agradvel. As quatro partes do livro nos do respostas confiveis a estas perguntas, bem como explicaes claras da essncia da Cabala e suas implementaes prticas. Parte Um discute a descoberta da sabedoria da Cabala, e como foi desenvolvida, e finalmente oculta at os dias de hoje. Parte Dois apresenta a essncia da sabedoria da Cabala, com dez desenhos mais fceis para nos ajudar a compreender a estrutura dos mundos espirituais, e como eles se relacionam com nosso mundo. Parte trs revela o que so os conceitos Cabalistas em grande parte desconhecida do pblico. E Parte Quatro elabora meios prticos, que voc e eu podemos utilizar para tornar as nossas vidas melhores e mais agradveis para ns e para nossos filhos.

Cabal Revelada.
Este o guia mais fcil para dar sentido ao mundo que nos rodeia. Cada um dos seus seis captulos enfoca um aspecto diferente da sabedoria da Cabala, iluminando os seus ensinamentos e explicando-os atravs de vrios exemplos do nosso dia-a-dia.

Os primeiros trs captulos do livro Cabala Revelada explicam que o mundo est em estado de crise, e como os nossos desejos de crescimento promovem o progresso, bem como a alienao, e porque o maior impedimento para a realizao de mudanas positivas est enraizado em nosso prprio esprito. Os captulos quatro, cinco e seis oferecem uma receita para uma mudana positiva. Nestes captulos, aprendemos como podemos usar nosso esprito para construir uma vida pacfica em harmonia com toda a Criao. Sabedoria Maravilhosa. Este livro oferece um curso inicial de Cabala. Como todos os livros aqui apresentados, a Sabedoria Maravilhosa baseada exclusivamente em ensinamentos autnticos, transmitidos de um professor Cabalista para seus alunos ao longo de milhares de anos. O corao do livro uma sequncia de aulas revelando a natureza da sabedoria da Cabala e explicando como alcan-la. Para a pessoa que pergunta: "Quem sou eu realmente?" e "Por que estou neste planeta? Este o livro. Despertando para a Cabal . Uma introduo distinta e pessoal da tradio antiga da sabedoria. Neste livro, Michael Laitman oferece uma compreenso mais profunda dos ensinamentos fundamentais da Cabal, e como voc pode usar a sabedoria para esclarecer sua relao com os outros e com o mundo ao seu redor.

Usando uma linguagem tanto cientifica quanto potica, ele sonda as questes mais profundas da espiritualidade e da existncia. Este provocativo e nico guia ir lhe inspirar e revigorar para ver alm do mundo como ele e as limitaes de sua vida cotidiana, tornar-se mais perto do Criador, e chegar a novas profundezas da alma. Cabal , Cincia e o Significado da Vida. A cincia explica os mecanismos que sustentam a vida; a Cabala explica por que a vida existe. No livro Cabala Cincia, e o significado da vida, Michael Laitman combina cincia e espiritualidade em dilogo cativante, revela o significado da vida. Por milhares de anos os Cabalistas tm escrito que o mundo uma entidade nica, dividida em seres separados. Hoje, a cincia de ponta da fsica quntica afirma uma ideia muito semelhante: que no nvel mais fundamental da matria, todos ns somos literalmente um. A cincia prova que a realidade afetada pelo observador que a examina, como a Cabala. Mas a Cabala faz uma declarao ainda mais ousada: at mesmo o Criador, Quem fez A realidade, est dentro do observador. Em outras palavras, Deus est dentro de ns, Ele no existe em nenhum outro lugar. Quando morremos, Ele faz o mesmo.

Estes conceitos estarrecedores , so eloquentemente introduzidos para que os novos leitores de cincia ou Cabala facilmente possam compreend-lo. Portanto, se voc est apenas um pouco curioso sobre o porqu de voc est aqui, o que significa vida, e o Que pode fazer para se divertir mais, este livro para voc. Do Caos Harmonia. Muitos pesquisadores e cientistas concordam que o ego a razo por trs do estado de perigo em que nosso mundo est hoje. Neste livro inovador, Laitman no apenas demonstra que o egosmo no s tem sido a base para todo o sofrimento ao longo da histria humana, mas tambm mostra como podemos transformar nossa situao para o prazer. O livro contm uma anlise clara da alma humana e seus problemas, e fornece um "roteiro" do que precisamos fazer para voltar a sermos felizes. Do Caos Harmonia Explica como podemos originar um novo nvel de existncia em termos pessoais, sociais, nacionais e internacionais.

Alcanando os Mundos Superiores. Da introduo Alcanando os Mundos Superiores "... No se sentindo bem na vspera do Ano Novo judaico de Setembro de1991, meu professor me chamou para seu leito e entregou-me o seu caderno, dizendo: "Tome-o e aprenda dele." Na manh seguinte, ele morreu em meus braos, deixando a mim e a muitos de seus outros discpulos, sem orientao neste mundo.

Ele costumava dizer:" Eu quero ensin-lo a voltar para o Criador, ao invs de mim, porque Ele a nica fora. A nica fonte de tudo o que existe, o nico que pode realmente ajud-lo, e Ele aguarda a sua orao para lhe ajudar. Quando voc buscar ajuda em sua procura pela liberdade da escravido deste mundo ajuda para elevar-se acima deste mundo, ajuda para encontrar a si mesmo, e ajuda para determinar sua finalidade na vida, voc deve se voltar para o Criador, que lhe envia todas as aspiraes, a fim de compeli-lo a voltar para Ele. Alcanando os Mundos Superiores tem nele o contedo desse caderno, bem como outros textos inspiradores. Este livro para todos aqueles que querem encontrar uma lgica, e confivel maneira de entender os fenmenos do mundo. Esta fascinante introduo sabedoria da Cabala ir iluminar a mente, revigorar o corao, e mover os leitores para as profundezas de suas almas.

Sobre O Bnei Baruch

O Bnei Baruch um grupo internacional de cabalistas que compartilham a sabedoria da Cabala, com todo o mundo. Os materiais de estudo (em mais de 30 lnguas) so autnticos textos Cabalsticos que foram passados de gerao em gerao.

Histria e Origem.
Em 1991, aps o falecimento de seu mestre, Rav Baruch Ashlag Shalom Halevi (o Rabash), Michael Laitman, Professor de Ontologia e Teoria do Conhecimento, PhD em Filosofia e Cabala, e Mestre em Medicina Bio-ciberntica, estabeleceu um grupo de estudo chamado Cabala Bnei Baruch. Chamou-o Bnei Baruch (Filhos de Baruch) para comemorar ao seu mentor, de cujo lado ele nunca saiu nos doze anos finais de sua vida, de 1979 a 1991. Dr. Laitman tinha sido o principal aluno de Ashlag e seu assistente pessoal, reconhecido como o sucessor do mtodo de ensino do Rabash. O Rabash era o primognito filho e sucessor de Rav Yehuda Leib HaLevi Ashlag, o maior Cabalista do sculo vinte. Rav Ashlag o autor do determinante e abrangente comentrio sobre o livro do Zohar, intitulado O Comentrio Sulam (escada) .Ele foi o primeiro a revelar o mtodo completo para a ascenso espiritual, e assim ficou conhecido como Baal HaSulam (Dono da Escada).

O Bnei Baruch baseia seu mtodo de estudo completamente no caminho pavimentado por esses dois grandes lderes espirituais.

O Mtodo de Estudo.
O mtodo do estudo original desenvolvido por Baal HaSulam e seu filho, o Rabash, ensinado e aplicado diariamente no Bnei Baruch. Este mtodo fundamenta-se em fontes da Cabala autntica tais como O Livro do Zohar, por Rabi Shimon Bar Yochai, A rvore da Vida, do Ari, e o estudo dos Dez Sefirot, de HaSulam Baal. Ao mesmo tempo em que o estudo se baseia em fontes autnticas da Cabala, o mtodo realizado em linguagem simples e utiliza uma abordagem cientifica e contempornea. A combinao nica de um mtodo acadmico de estudo e experincias pessoais amplia a perspectiva dos alunos e os premiam com uma nova percepo da realidade em que vivem. Aqueles que esto no caminho espiritual recebem as ferramentas necessrias para estudarem a si mesmos e a realidade que os circunda. O Bnei Baruch um movimento diversificado de milhares de estudantes em todo o mundo. Os alunos podem escolher os seus prprios caminhos e intensidade dos seus estudos de acordo com suas condies e habilidades nicas.

A Mensagem.
A essncia da mensagem divulgada pelo Bnei Baruch universal: a unio dos povos, a unidade das naes e o amor humanidade. Durante milnios, os cabalistas tm ensinado que o amor ao prximo deve ser o alicerce de todas as relaes humanas.Esse amor prevaleceu nos dias de Abrao, Moiss e do grupo de cabalistas que eles estabeleceram. Se fizermos espao para estes valores ainda contemporneos, vamos descobrir que possumos o poder de colocar de lado as diferenas e unir-nos. A sabedoria da Cabala, oculta por milnios, esperou o momento em que ns estaramos suficientemente desenvolvidos e prontos para executar sua mensagem. Agora, ela est a emergindo como uma soluo que pode unir diversas faces em toda parte, permitindonos, como indivduos e como sociedade, enfrentar os desafios atuais.

Atividades.
Bnei Baruch foi estabelecido com premissa de que "somente com a expanso da sabedoria da Cabala para o pblico poderemos ser agraciados com a redeno completa "(Baal HaSulam). Portanto, O Bnei Baruch oferece uma variedade de formas para que as pessoas possam explorar e descobrir o propsito de suas vidas, fornecendo orientao cuidadosa para estudantes iniciantes e avanados.

Internet
A web site Internacional do Bnei Baruch, www.kab.info, apresenta a autntica sabedoria da Cabala se utilizando de ensaios, livros e textos originais. sem dvida a maior fonte de material autntico de Cabala na internet, contendo uma biblioteca, exclusiva e extensa para que os leitores explorarem completamente a sabedoria da Cabala. Alm disso, o arquivo de mdia, www.kabbalahmedia.info , contm milhares de mdias, artigos, livros para download, e um vasto arquivo de textos, vdeo e udio em muitas lnguas. O Bnei Baruch Learning Center online oferece cursos gratuitos de Cabala para iniciantes, introduzindo os alunos neste corpo de conhecimento profundo no conforto de seus prprios lares. Todos estes servios so prestados gratuitamente.

Televiso
Em Israel, o Bnei Baruch estabeleceu o seu prprio canal, o canal 66 via cabo e via satlite, que transmite Cabala ininterruptamente . O canal tambm transmitido pela Internet em www.kab.tv. Todas as transmisses do canal so gratuitas. A programao adaptada para todos os nveis, desde iniciantes at mais avanados.

Conferncias
Duas vezes por ano, os estudantes se renem para um fim de semana de estudo e socializao em conferncias em vrios locais nos EUA, bem como uma conveno anual em Israel. Estes encontros proporcionam uma grande oportunidade para conhecer pessoas que pensam igual, para se unirem , e para a expanso do entendimento da sabedoria.

Livros de Cabala
O Bnei Baruch publica livros autnticos, escritos por Baal HaSulam, seu filho, o Rabash, bem como os livros do Dr. Michael Laitman. Os livros de Rav Ashlag e Rabash so essenciais para o entendimento completo dos ensinamentos da Cabala autntica, explicada nas aulas de Laitman. Dr. Laitman escreve seus livros de forma clara, contempornea seu estilo baseado nos conceitos-chave de Baal HaSulam. Estes Livros so elo vital entre os leitores de hoje e os textos originais. Todos os livros esto disponveis para venda, bem como para download gratuito.

Jornal
O Cabala Hoje um jornal gratuito produzido e divulgado pelo Bnei Baruch em vrias lnguas, incluindo Ingls, hebraico, espanhol e russo. apoltico, no-comercial, e escrito de forma clara, contempornea. O objetivo do Cabala Hoje expor o vasto conhecimento oculto da sabedoria da Cabala sem qualquer custo, estilo claro e envolvente para os leitores de qualquer lugar.

Lies de Cabala
Como os Cabalistas vm fazendo h sculos, Laitman d uma lio diria. As aulas so dadas em hebraico e so traduzidas simultaneamente em sete idiomas: Ingls, Russo, Espanhol, Francs, Alemo, Italiano, e Turco, por intrpretes qualificados e experientes. Como todo o resto, a transmisso ao vivo gratuita.

Verba
O Bnei Baruch uma organizao no lucrativa para o ensino e compartilhamento da sabedoria da Cabala. Para manter a sua independncia e pureza de intenes, o Bnei Baruch no apoiado, financiado, ou ligado a qualquer governo ou organizao poltica. Uma vez que a maioria de suas atividades fornecida gratuitamente, as principais fontes de financeiras para as atividades do grupo so doaes e dzimos feitos por estudantes a ttulo voluntrio, e atravs dos livros do Dr. Laitman, que so vendidos a preo de custo.

Como entrar em contato Bnei Baruch.


1057 West Avenue Steeles,532Toronto Suite,ON, M2R 3X1Canada E.U.A. Bnei Baruch,2009 da rua 85, n 51,Brooklyn, NY 11214, E.U.A. E-mail: info@kabbalah.info Web site: www.kab.info Ligao gratuita nos E.U.A. e Canad:1-866-LAITMAN Fax: 1-905 886 9697 Este livro foi impresso em memria viva de David Meron e Miriam Meron.

S-ar putea să vă placă și