Sunteți pe pagina 1din 67

Dissociao Entre a Teoria e a Prtica

Formao do Corpo Educacional da Escola


Joo Bassinelli Jorgina Ferreira Ribas Professora - Francis Lessnau Coutinho Instituto Teolgico Quadrangular ITQ Curso Livre em Teologia (3 srie) Trabalho de Concluso de Curso 24/06/2010 RESUMO: A meno deste trabalho procura promover o desenvolvimento, estimulando e analisando a relao entre a educao terica e a prtica, como instrumento viabilizador da formao do educando, atravs da melhoria do sistema educacional, criando um projeto, onde se valoriza os talentos, o capital humano, e aponta caminhos viveis para a execuo educacional, em seus dois plos, unindo a teoria e a prtica, por um sistema co-participativo, onde se promove e amplia capacidades e oportunidades, dentro de uma coerncia de viver e conviver para o ministrio. Isto possibilita mudar o sentido de cobrana na formao do aluno, onde se define no s o que o aluno espera da escola, como tambm vem reforar o oposto, quando se tem em valores projetados, o direcionamento em que a escola, o corpo de Cristo, assim como a sociedade, requerem do aluno. Porm, esta cobrana respalda se na reunio de valores, onde o sistema educacional d como base a direo, o conhecimento e a maturidade, e coloca o aluno num sistema de incluso dentro do corpo de Cristo, instituindo o sistema educacional formativo e transformativo. Esta capacidade de pensar, criar e agir, dimensiona a riqueza interior de cada sentimento, a qual determina a formao de um contexto, mas acima de tudo, diferencia entre o bem e o mau, e conhece o Reino de Deus, que forma e define o eu de cada pessoa, segmento constitudo entre a tica e a moral, entre o direito e o dever, entre a coragem e a ousadia, mas acima de tudo na marca da Palavra de Deus para a Igreja, na formao do carter cristo do servo, que busca encontrar os caminhos do seu ministrio para amar e servir como Jesus exemplificou aos discpulos. Palavras chave: Dissociao; Teoria; Prtica.

1 INTRODUO Este trabalho tem como objetivo apontar o direcionamento prtico, como projeto na escala educacional, quanto lacuna deficitria de 75% (setenta e cinco) por cento, existente entre a teoria e a prtica, no preparo do corpo educativo do Instituto Teolgico Quadrangular da 4IEQ. Sendo assim, toma-se como parmetro para a construo da prtica, um projeto voltado para os valores determinados na pesquisa de campo, oriunda deste trabalho, visto como adendo, onde se determina acentuadamente este requisito dentro da organizao como um todo, e faz uso da metodologia do Processo Vivencial de Ensino-aprendizagem.

Hoje, o desafio a ser superado encontrar o ponto de equilbrio entre o que a organizao pode oferecer e as necessidades pessoais dos alunos e a comunicao distinta de cobrana do Corpo de Cristo. No se pode esperar que as coisas mudem, porm se tem a necessidade de mudar as situaes diante de uma realidade, aqui determinado em pesquisa de campo, junto aos alunos e professores, com enfoque diferenciado nas indagaes, determinado pela coexistncia da teoria e a prtica, porm requerido que se devam conviver, isto , viver lado a lado, uma dar espao ou condies para que a outra se torne vivel e eficaz, com apoio mtuo. Se as teorias definem as cincias do conhecimento em prtica, aqui dado ao conjunto, dinmico, a funo de reafirmar a responsabilidade executiva desse conhecimento, na requalificao dos fatores, oriundos do meio, voltado para o sentido da prtica transformativa. Portanto o fundamento teorizado visa colocar a escola em movimento, na forma de um projeto executvel, evitando a lacuna existente entre a teoria e a prtica onde se reafirma pelo dito de Howard Hendricks, que ningum consegue ser um bom comunicador a partir de um arquivo intelectual vazio, porque o conjunto informacional, aqui mencionado e descrito, onde se cria e ordena condies viveis, leva o aluno em parceria com a escola, igreja e comunidade soluo de se autoeducar, praticando, em benefcio do comum. Assim sendo, este trabalho busca alcanar a prtica, atravs do conceito da transdisciplinaridade de matrias, onde a religio, a teologia, a histria e as cincias, de certa forma a humana, e porque no a exata, focam o aprendiz e servo, mediante necessidades, a atingir um grau de competncia, que determina saber fazer acontecer, diante de uma realidade sentida a cada passo de sua escolarizao, onde se pode ver com olhos crticos a constituio do saber de cada parte envolvida, direcionado para a formao do carter cristo em pauta, que se segue em viso.

2 A AO EDUCATIVA Para Piletti (1994), quando afirma que tudo que se ensina deve ser ensinado tendo em vista a sua aplicao prtica na vida diria e sua utilidade especfica (p. 80). Visa dar objetivos e estimular a teoria educacional, direcionado para a tcnica em estudos, pesquisas e projetos, distribudos em programas, acompanhados, assistidos e avaliados, na sua escala de desenvolvimento, onde se ressalta no aluno sua capacidade perceptvel e criativa para uma viso tridimensional da igreja na formao tica e moral do educando.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

Neste momento, foca-se na busca do conhecimento complementar, terico e prtico, na certeza de estar preparado para uma liderana missionria, visionaria e por objetivos, na conduo da obra eclesistica, voltada para servir, mas servir com qualidade, como determinado na Primeira Epistola do Apostolo S. Paulo a Timteo (ALMEIDA, Edio Revista e corrigida, 1995) em 6:1819. 18 faam o bem, enriqueam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicveis; 19 que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcanar a vida eterna. (p. 1266) Esta mudana na estrutura opcional e voluntria cria um sistema complementar paralelo, onde alavanca-se nas necessidades do aluno uma mudana de postura, de segurana, para o seu crescimento ministerial. Desta forma, conforme Piletti (1994) no tm formando concluso, sem que se tenha por pr-definies o alcance de seus projetos reais, e aprende-se que a fora deste trabalho consiste no capital humano, que a escola o ajudou a ser, e no naquilo que possa fazer isoladamente, e que esta mesma escola possa reconhecer e desenvolver os talentos pinados em sala de aula.
O aluno como centro. O aluno s aprende na medida em que aquilo que ensinado significativo para ele, compreendido como capaz de satisfazer suas necessidades. Desta forma, passa-se a entender que todos os programas de ensino devem ter as necessidades dos alunos, no contexto do mundo em que vivem como ponto de partida para que sejam alcanados os objetivos educacionais mais gerais. (PILETTI, 1994, p. 111)

A igreja precisa crescer dentro de seu corpo educacional, em sua totalidade, e isto s possvel, se ela repensar em tempo e espao, criar metas, objetivos e planos de ao, organizados no tipo e modelo eclesistico, porque no se pode pedir para um filho seguir um determinado caminho, se no tiver a certeza que tambm est seguindo esta mesma direo, e assim a religio educacional, requerida socialmente. Como pode a igreja exigir obras, se no tem ensinado ou dado condies para faz-las? Para Dria (2010), o hbito da responsabilidade consiste em que o educando receba sempre as conseqncias de seus atos (p.16). Dessa forma, necessrio se faz toda a orientao, capacitao e incluso, para que se tenha tambm o direito de cobrar responsabilidades a quem dado o direito de execut-las. V-se nos mtodos ativos para o sistema educacional, segundo Piletti (1994), que a responsabilidade de todos, no sentido das palavras, saber, saber fazer e saber fazer acontecer, que culmina com a competncia do ato de educar, determinando atitudes, para seguir uma viso do amanh, onde se d a essncia e o padro, o que possibilita uma mudana comportamental e torna o aluno mais eficaz em sua vida, em sua famlia, em seu tempo e espao, criado por Deus, e diante do espeDissociao entre a teoria e a prtica educacional.

lho individual de cada um, aluno, professor, pedagogo e liderana; se busque apresentar segundo a (BBLIA, N.T. Hebreus, 6:11-11) 11 Mas *desejamos que cada um de vs mostre o mesmo cuidado at ao fim, para completa certeza da *esperana; 12 para que vos no faais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela f e pacincia, herdam as promessas.
Mtodos ativos. O aluno aprende de forma mais rpida e duradoura quando aprende fazendo. Por isso, muitos educadores propuseram a transformao dos mtodos empregados na escola. O aluno deveria deixar de ser um simples ouvinte passivo que, na prova, se limitaria a repetir o que o professor dissera. Muito mais do que isso, o aluno deveria ter uma participao ativa, fazer experimentos, pesquisas, procurar ele prprio as respostas para os problemas escolares, que seriam ligados sua vida cotidiana, construir ele prprio o conhecimento. O professor seria um auxiliar, um orientador e no um mero transmissor de conhecimentos prontos. (PILETTI, 1994, p. 111)

Baseado no texto bblico acima e nos mtodos ativos, em citao; pergunta-se instituio: 1 - Quem o aluno? 2 - Onde est este aluno na obra dentro do ministrio? 3 - Para onde est indo este aluno dentro do ministrio? 4 - Este aluno sabe como chegar l? 5 - Sabe o que esperam dele? 6 - De qual apoio este aluno necessita? 7 - Quo eficaz ele ? 8 - E quais objetivos este aluno busca atingir dentro do ministrio? Diante destas indagaes preciso dar a oportunidade de uma auto-avaliao, e colocar o aluno diante de Deus, aprovado, e indag-lo conforme pergunta do Profeta Ams, visto na (BBLIA, V.T. Ams 3:3) 3 Andaro dois juntos, se no estiverem de acordo (p. 873)? Assim sendo, afirma-se que a teoria e a prtica precisam caminhar juntas, porque de nada vale a teoria se no houver a prtica, ou como se pode praticar no tendo o respaldo terico da Palavra de Deus? Para que se possa caminhar com Deus necessrio o conhecimento dos seus princpios, mas que tambm se faa da prtica, atravs das obras, o sentido de uma vida crist, marcada dentro e fora da igreja, por uma viso contextualizada na prtica do ensino, centrada em Deus e sua vontade, como currcuDissociao entre a teoria e a prtica educacional.

lo e contedo na vida do professor e do aluno; dando nfase na autenticidade destas vidas; nfase na integrao terica e prtica; e nfase na operacionalidade do aluno como instrumento do reino de Deus na educao construtivista. Neste sentido, h no apenas a informao, mas a formao e a transformao da pessoa, evitando a deformao do discpulo! E d-se ao aluno a capacidade de formao
terica e prtica na sua formao ministerial.

3 - DADOS DE IDENTIFICAO. Viso Prtica atravs do Estgio Supervisionado. Pblico Alvo Rede de Ensino Educacional da 4IEQ.

4 PROPONENTES. Joo Bassinelli e Jorgina Ferreira Ribas Alunos do: Instituto Teolgico Quadrangular ITQ/4IEQ Curitiba Pr.

5 CONTEXTO 5-1 DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO SUPERVISIONADO.

Os alunos proponentes, do Instituto Teolgico Quadrangular, sentindo a necessidade prtica exigido pela demanda do corpo de Cristo, relacionado prtica educacional, para a qualificao pessoal, sente a necessidade ativa do estgio supervisionado, dentro do Curso Livre de Teologia, visto esta modalidade no s suprir o embasamento terico, mas tambm dar atravs da prtica, a opo do desenvolvimento do obreiro, no direcionamento do seu ministrio, e conseqentemente diminuir a lacuna existente entre os conhecimentos, terico e prtico, fato marcante dentro das redes educacionais da Igreja do Evangelho Quadrangular, pois que segundo (PILETTI, 1994), Tudo que se ensina deve ser ensinado com referncia sua verdadeira natureza e origem, quer dizer, atravs das suas causas (p. 80).
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

Para (PILETTI, 1994) Devem-se acentuar as diferenas que existem entre as coisas, a fim de que qualquer conhecimento delas possa ser claro e distinto (p.80), o que determina que o estgio supervisionado uma necessidade, tendo em vista a sua importncia, na formao dos agentes de mudana, sobretudo no processo de desenvolvimento do corpo educacional da igreja, para um relacionamento interno, com alcance externo, atravs de testemunhos comportamentais e prticas, na formao dos conceitos ministeriais, os quais possibilitam proceder adequao necessria a um processo scio educativo bem distinto. Conhecer o seu aluno e possibilitar a potencializao do conhecimento e de suas habilidades, considerando sempre a sua vivncia formativa. Segundo (MORAIS, 1986) O verdadeiro ensinante precisa reunir sua competncia uma histria de vida de interesse gratuito pelo outro que vai com ele pelo caminho (p. 31), o que caracteriza um processo bem diversificado, em conhecimentos e experincias vividas, por professores de diversas reas, e que trar ao sistema a consolidao de um grupo que possa desenvolver estudos aplicativos por competncias delegadas e assessoradas, no preparo de um ministrio eficaz, em suas reas de formao, dentro de uma configurao terica, prtica, metodolgica e organizacional, marcado pela competncia distinta, da moral e da tica, aceitvel e exigido, onde o aluno possa assumir uma postura de conhecedor e executor dos princpios da Palavra Revelada de Deus para o homem, dentro da tridimensionalidade da Igreja, assim percebido claramente na segunda Epstola do Apostolo S. Paulo a Timteo (ALMEIDA, Edio Revista e corrigida, 1995) 2:15 - 15 * Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (p. 1270).

V-se no ensino, alunos, professores e pedagogos criando as suas prprias identidades, no bem servir, dentro de um modelo pr-estabelecido de atuao educativa, restringindo sua sustentao terica e prtica, nas aes de seus mestres, como modelo, num trabalho cooperado, visando nica e exclusivamente aplicao da Palavra Bblica, na qual o aluno ser solidificado, como verdadeiro apstolo, aplicador do bem maior, conforme o Evangelho de Marcos (1995), 12:30-33.

30 Amars, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e todo o teu entendimento, e de todas as tuas foras; este o primeiro mandamento. 31 E o segundo, semelhante a este, ; Amars* o teu prximo como a ti mesmo. No h outro mandamento maior do que estes. 32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com *verdade disseste que h um s Deus e que no h outro alm dele; 33 e que am-lo de todo o co-

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

7
rao, e de todo *entendimento, e de toda a alma, e de todas as foras e amar o prximo como a si mesmo mais do que todos os holocaustos e sacrifcios. 34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: No ests longe do Reino de Deus. E j ningum ousava perguntar-lhe mais nada. (ALMEIDA, Edio Revista e corrigida, 1995, p. 1014)

5 -2 PROPOSTA CURRICULAR DO ESTGIO SUPERVISIONADO.

5-2-1 - Objetivos Gerais:

Para Meksenas (1994), formar o aluno, como agente de mudana, configurado em capacitao autnoma, capaz de movimentar o processo educacional da escola, tendo como instrumento, a liderana visionaria, missionria e por objetivos, oportunizando condies para o desenvolvimento da criatividade, do esprito crtico e da capacidade de absoro de novos conhecimentos.
Por fim, ressaltamos que a organizao do contedo foi feita com a preocupao de, ao contribuir para a construo do direito cidadania, fornecer a alunos e professores elementos para que sejam capazes de: A Estabelecer a diferena entre o seu conhecimento de senso comum com o conhecimento cientfico; em outras palavras, perceber que os fatos isolados do seu cotidiano (prtica) podem ser associados, melhor entendidos e reelaborados em decorrncia de sua relao com a totalidade social (teoria); B Desenvolver uma percepo crtica da realidade social que o cerca, ou seja, entender que um mesmo fenmeno social pode ser aprendido de perspectivas diferentes; C Incrementar sua noo de participao social; em outras palavras, ao perceber a sociedade como um processo em movimento constante, entenda a sua ao individual como capaz de tambm influir nos rumos desse movimento (MEKSENAS, 1994, p. 25).

Isto vai possibilitar novos conhecimentos tericos e prticos que permitam desenvolver uma viso estratgica da obra, atravs dos ministrios, referenciado em um compromisso tico de construo, de uma cidadania crist, na Palavra, dentro e fora da escola (igreja), para uma sociedade mais justa, contribuindo para a formao de um Estado Religioso e no um Estado Laico. 5-2-2 - Objetivos Especficos: Para (MEKSENAS, 1994) C Incrementar sua noo de participao social; em outras palavras, ao perceber a sociedade como um processo em movimento constante, entenda a sua ao
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

individual como capaz de tambm influir nos rumos desse movimento (p. 25), portanto a instituio, atravs das atribuies do Estgio supervisionado, espera que o aluno seja capaz de desenvolver aes, que promova o equilbrio entre os objetivos da instituio, suas disponibilidades e os interesses e necessidades do Corpo de Cristo, atravs de um processo prtico e formativo do aluno nos planos de ao da igreja como segue:.

A - Na rea financeira, espera-se que o aluno adquire uma macro-viso do sistema econmico atinente instituio (escola igreja sociedade), saiba avaliar as condies determinantes, inerentes de sobrevivncia familiar, e possa atuar como ponto de equilbrio, no auxlio da igreja como apoio ao meio.

B - Na rea de produtos (obras ministeriais), o aluno deve ser capaz de projetar os sistemas, associados aos mecanismos de proviso, implantao e execuo, sempre verificando a viabilidade da obra num todo.

C - Na rea de estudos e formao, o aluno deve ser capaz de conhecer os processos de formao, conhecimento e desenvolvimento, no qual est inserido, focando sempre formao crist e social do indivduo.

D - Na administrao eclesistica, o aluno deve ser capaz de aplicar seus conhecimentos, em pequenas, mdias e grandes instituies do clero, quando requisitado para a composio corporativa, no trabalho administrativo, e co-participativo, sempre dentro de uma viso proativa, e no reativa como visto em muitas estruturas das IEQ.

5-2-3 - Concepo do Estgio Supervisionado.

O estgio supervisionado, compreendido, contrapondo-se as concepes que se percebe, como coisa ou idia aplicada no cumprimento de obrigaes, identificadas como cargas horrias, sem o objetivo real, de proximidade entre a teoria e a prtica, sem a viso requerida no processo executivo da obra de Deus, conforme dimenses relatadas por Morais (1986).

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

9
De fato, o mundo ensina e os homens tambm ensinam. Digo isto pensando no ensinar informal do cotidiano, no qual o simples fato de se dar a uma criana uma lngua, um idioma que ser seu, marc-la com a estrutura de uma mentalidade (MORAIS, 1986, p. 8).

preciso, que se possa estabelecer no relacional entre as pessoas, a viso de que se faa do cumprimento do estgio, uma obrigatoriedade escolar, mas que tambm o estgio faa do aluno conhecedor, de que no somente uma listagem de conhecimentos, pois ele deve saber que para ser aprovado, marcado pela realidade de suas necessidades, tem que encontrar na busca da pratica o sentido verdadeiro, de se ver inserido e preparado para uma realidade crist, em se desenvolver como aluno, na busca do conhecimento contnuo e no estacionrio, somente para cumprir um protocolo, porm, esta busca se deve dar dentro de uma aceitao, conforme vemos na obra (MORAIS, 1986) Ensinar , sim, uma forma de intervir em vidas humanas, mas pelo convite e no pela invaso (p. 34). Conforme relata Morais (1986), conclu-se que a escola precisa fornecer condies marcantes na vida do aluno, para que este veja no estgio supervisionado, atributo que possa dar a ele, um conjunto de suposies sociais e ideolgicas, como legtimo, dentro do quadro pr- estabelecido no currculo escolar, e esse o desenvolva na prtica, conforme determina a sua necessidade, em conhecer o relacionamento s estruturas de desigualdade, visto dentro e fora da igreja de Cristo.

Gostaria que me fosse dado refletir um pouco sobre trs pontos que me parecem centrais para a compreenso do ato de ensinar, quando se procura ver isto sem dissimulao ou cacoetes modernosos. 1) De como necessrio saber apresentar e discutir contedos; 2) De quanto preciso auxiliar o aluno a descobrir o precioso valor da autodisciplina; 3) De como importante fazer tudo isto provocando, por uma postura simples, mas marcante, a iluminao do viver e do conviver (MORAIS, 1986, p. 35).

No apenas o contedo do estagio supervisionado que deve ser observado, sua forma e modo pelo qual ele organizado, tambm merece ateno. Tanto o contedo quanto a forma, so construes ideolgicas, pois possui tambm um poder calcado em suas prprias formas culturais. Assim possvel pensar no estagio como um conjunto de significados que pode ser trabalhado na perspectiva de desafios s relaes interpessoais, gerando uma mudana de mente e cultura, estabelecendo uma viso ativa, inteirada da necessidade do corpo instituio, ou seja, do conjunto.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

10

A perspectiva que o concebe, um jogo de foras correlacionadas entre a teoria e a prtica, onde aponta critrios de validade e legitimidade, pelos quais so produzidas muitas representaes, sentidas e institudas no meio, as quais articulam e normatizam os saberes, construindo vises do mundo, produzindo efeitos dentro do corpo de Cristo, elegendo e transmitindo informaes para uma socializao, muitas vezes, voltada para o poder. Para se tornar mutvel este processo inserido dentro das igrejas preciso determinar bases bem slidas na educao do corpo de Cristo, conforme dito pela (Professora Francis Lessnau Coutinho Antropologia Aplicada Aula A misso de Deus) que a Religio e as Cincias podem caminhar juntas, podem interagir e conviver em harmonia, o que vem reforar a concepo de que o aluno tem que harmonizar os seus conhecimentos, interagir com o mundo das cincias, e dentro do corpo de Cristo, alavancar sua linguagem executiva, e ser eficaz na obra atravs do ato de servir.

Deve se partir do princpio que, quem est sendo preparado para ingressar no ministrio no o deve fazer por obrigao, mais por prazer e convico do seu chamado, e esta juno do que o aluno trs em sua bagagem, de conhecimentos e tcnicas, pode e deve ser utilizado no trabalho eclesistico.

5-2-4 -Diretrizes do Estagio Supervisionado.

A proposta metodolgica adotada no estgio supervisionado considera as seguintes diretrizes: A Sintetizar a criatividade e produo dos conhecimentos a serem trabalhados no estagio, de forma que contemple e integrem espao e os tipos de saberes hoje reconhecidos, visto por Domingues (2008), como essenciais educao crist: mbito tomado aqui como ambiente propcios aprendizagem. Nestes ambientes as dimenses ocupam seu corpo e do movimento em forma cclica, o que se corporifica na diretriz da formao a ser perseguida. Ento, para cada mbito pode-se ter ma dimenso ou uma mesma dimenso pode ser compartilhada por diferentes mbitos, desde que esta esteja alinhada com a formao pretendida (Domingues, 2008, p. 86).

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

11

Os fundamentos tericos e princpios bsicos dos campos do conhecimento; As tcnicas e fazeres decorrentes; O desenvolvimento das aptides sociais ligadas ao convvio tico e responsvel; Promover permanente instrumentalizao dos recursos humanos envolvidos no domnio das informaes e comunicao, bem como suas respectivas tecnologias, alm de estimular o desenvolvimento do pensamento autnomo; Selecionar temas e contedos que refletem prioritariamente os contextos das realidades vividas dentro da escola, pelo pblico alvo, nos diferentes espaos de trabalho e tambm as esferas locais das igrejas; Adotar um enfoque pluralista no tratamento dos temas e contedos, visando suprir os diferentes nveis do corpo constitudo pelas igrejas que forma a estrutura global.

B - Sintetizar as atividades avaliativas da aprendizagem, segundo uma concepo que resgate e re-valorize a avaliao enquanto informao e tomada de conscincia de problemas e dificuldades, com o fim de resolv-los, para estimular e orientar a auto-avaliao, criar um senso crtico no indivduo afim de que este queira a busca contnua do aperfeioamento de suas habilidades, para a soluo das dificuldades pessoal e do meio, conforme viso de Gleyds Silva Domingues (2008). (...) Esta compreenso possibilita perceber que o distanciamento entre a vida crist e a realidade obstaculiza a prtica da f, pois existe um fosso construdo entre o secular e o eterno, porm, a f que ao exercida no se sustenta e tende a esmorecer diante da complexa realidade (Domingues, 2008, p. 86).

C - As diretrizes do estgio supervisionado oportunizam uma formao que privilegie tanto a dimenso terica como a prtica, visto a dimenso poltica do projeto, buscando-se uma formao tcnica cientfica e uma formao tico-humanstica, que o sistema de ao planejada busca, na formao do cristo, aponte encontrado na resenha de Gleyds Silva Domingues - livro Via Teolgica (2008) da Faculdade Teolgica Batista do Paran.
Ao deslocar o campo do currculo para a esfera das Escolas Bblicas percebe-se que o objetivo volta-se para encontrar o fio nuclear que dar expressividade aos conhecimentos basilares da f crist e que, sem dvida, sero aplicveis em situaes do cotidiano, medida

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

12
que conferem sentido e relevncia para a compreenso da realidade circundante em seu carter relacional com a vida crist (Domingues, 2008, p. 86).

5-2-5 - Princpios e dinmica organizacional do Estgio Supervisionado.

5-2-5-1 - Princpios epistemolgicos

Esses princpios, que devem sustentar a formao e o perfil do cristo, estudante do Curso Livre de Teologia, so expressos atravs de duas dimenses:

A Epistemologia Gentica defende que o indivduo passa por vrias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento d-se atravs do equilbrio entre a assimilao e a acomodao, resultando em adaptao. Segundo esta formulao, o ser humano assimila os dados que obtm do exterior, mas uma vez que j tem uma estrutura mental que no est "vazia", precisa adaptar esses dados estrutura mental j existente. O processo de modificao de si prprio chamado de acomodao. Este esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra alguma alterao pela nossa parte. Ou seja, tudo o que aprendemos influenciado por aquilo que j tnhamos aprendido.

A - Dimenso epistemolgica: que diz respeito escolha e aos suportes tericometodolgicos das reas e disciplinas que integram o estgio supervisionado.

B - Dimenso profissionalizante: que, implicando a primeira, diz respeito aos suportes terico-prticos que possibilitam uma compreenso do fazer do todas suas relaes scio-poltico, cultural e nas perspectivas da moral e da tica. estagirio em

Tendo em vista essas duas dimenses, o estgio do curso Livre de Teologia sustenta-se em trs grandes ncleos de estudos, a saber:

1. Ncleo de Estudos para Formao Bsica - (Curso Livre de Teologia). 2. Ncleo de Estudos para Formao Prtica em Cincias Aplicada (Estgio). 3. Ncleo de Estudos para Formao Complementar (Pesquisas/Projetos).

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

13

5-2-5-2 - Princpios Metodolgicos do Estgio

Faz se necessrio que o estgio supervisionado do Curso Livre de Teologia, incorpore a compreenso de que o prprio estgio e o prprio conhecimento devem ser vistos como projetos e produtos relacionais, que deve ser orientado numa perspectiva crtica onde ao reflexo ao se coloque como, definidos por Domingues (2008), em atitude que:
Esta representao no e fixa, mas nela h o movimento, o contnuo de idas e vindas que lembram a composio de uma rede integrada de aes que se destinam concretizao da formao integral dos sujeitos aprendentes. A educao e o currculo no atuam, nessa viso, apenas como correias transmissoras de uma cultura produzida em um outro local, por outros agentes, mas so partes integrantes e ativas de um processo de produo e criao de sentidos, de significaes, de sujeitos (Domingues, 2008, p. 89).

A - Esses princpios so definidores de todas as propostas de estgios na formao concebida no contexto dos projetos do Ncleo de Estudos para Formao Prtica em Cincias Aplicadas ( Estgio ) - possibilitando ultrapassar o conhecimento ( teoria e prtica ) de senso comum, onde baseia-se em conceitos escolhidos para servir no s de elo entre as diferentes reas/disciplinas, mas tambm entre os diferentes ncleos de conhecimento ( operacionalidade ), e sirvam de fio condutor para uma base metodolgica do estgio supervisionado e aprendizagem, visto por Domingues (2008) em Via Teolgica.
O que se pretende no est restrito somente ao mbito da seleo, mas a produo do conhecimento que viabilize o acesso a novas possibilidades de enfrentamento da realidade, quer seja de forma reprodutiva ou dialgica. Neste sentido, o direcionamento dado ao currculo manifesta a concepo de homem, mundo, sociedade, conhecimento e aprendizagem a ser efetivada no contexto da prtica educativa e que por isso, j aponta para a existncia da diversidade cultural, religiosa, tnica, mesmo no contexto das escolas bblicas (Domingues, 2008, p. 89).

5-2-5-3 - Princpios Dinamizadores do Estgio

So decorrentes no s das abordagens epistemolgica e metodolgica do estgio, mas tambm do fato de que os alunos tero uma abordagem terica e prtica dos contedos trabalhados.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

14

A adoo desse princpio implica numa dinmica, na incorporao, no processo de formao acadmica, da experincia vivencial ou das prticas vividas pelos alunos, sendo a dialeticidade, entre o desenvolvimento terico das disciplinas e sua construo pela prtica, uma reflexo terica e prtica, em que estaro presentes de forma contextualizada na experincia formativa do aluno, conforme Domingues (2008).
A formao torna-se o primeiro passo para a reflexo sobre o que de fato quer se atingir e em que realidade se pensa e projeta esta formao, que diferente de uma racionalidade puramente tcnica no se procura engessamento do sujeito, por meio de repeties contnuas e sem significado algum, a pretenso assumida a totalidade do sujeito, como ser pensante que procura encontrar suas possibilidades de ao e insero no contexto histrico (Domingues, 2008, p. 89).

Essa direo metodolgica implica inter-relaes, em que a construo integradora do conhecimento pe-se como princpio tambm fundamental no desenvolvimento do estgio, buscandose o reconhecimento da autonomia relativa de cada rea de conhecimento ministerial e a necessria busca do conhecimento da realidade educacional apregoada.

Na busca de contribuir, tambm, com as perspectivas acima apresentadas, h no estgio, proposio do Seminrio Temtico que apresentado pelos alunos como resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo de cada semestre, impulsionando os alunos a um processo de reflexo sobre questes ligadas ao Ministrio.

O seminrio temtico, alm de fazer parte da estrutura curricular como um dos elementos centrais do processo de acompanhamento e avaliao do aluno, serve de elemento motivador para o desenvolvimento do processo de pesquisa.

Ele sempre precedido de planejamento especfico, podendo incluir diversas modalidades de trabalhos: Grupos de Pesquisas Trabalhos Acadmicos Oficinas Conferncias
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

15

Palestras

Deve ser acompanhado por uma comisso de orientadores acadmicos, visto e requerido no desenvolver do conhecimento, na prospeco da ao pr-estabelecida pelos objetivos dos projetos apresentados.

Estes trabalhos so oferecidos ao corpo da igreja, dentro de uma planificao aceita pela diretoria local, abrindo espao participao de grupos de debates, atravs de um sistema alternativo a se definir.

Busca na modalidade estgio supervisionado, fechar a lacuna existente na dissociao entre a teoria e a prtica, e outros princpios se colocam como fundamentais na construo curricular: Interao; Autonomia; Trabalho Cooperativo; Metodologia de Estudos Transdisciplinares; Disciplinaridade; Transdisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Investigao; Relao Teoria e Prtica; Flexibilidade; Dialogicidade1. 6 SISTEMA OPERACIONAL.

6-1 - Distribuio dos estgios. 6-1-1 - No final de cada semestre letivo

Dialogicidade, segundo Paulo Freire, est em permitir aos alunos agir e refletir sobre a ao pedaggica realizada, diferente de um refletir exclusivo da mente do professor. A se chega prxis, ou a "teoria do fazer", com ao e reflexo simultneas, em reciprocidade.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

16

realizado o seminrio temtico, s avaliaes de aprendizagem pela comisso analisadora; faz-se uma sntese dos mdulos prticos, de interesse comum, e estabelece-se a divulgao e comunicao dos trabalhos, participativo a todos os grupos e turmas, interagindo conhecimentos coletivos, e assim todos recebem a prtica vivida por um determinado tema, tornando-se uma experincia participativa dos grupos como um todo.

6-1-2 - Seminrios Temticos

Com uma carga horria de 90 (noventa horas), o seminrio temtico desenvolvido com a seguinte perspectiva:

74 horas so destinadas s reas de conhecimento de formao bsica do estgio, e ainda, aos estudos e desenvolvimento das pesquisas no decorrer dos semestres letivos. Em cada semestre proposto um tema de pesquisa relacionado s reas estudadas, com o objetivo de aprofundamento de contedo e a garantia da relao teoria-prtica, e o aluno o desenvolver concomitantemente aos estudos do semestre.

16 horas so presenciais, preferencialmente aos finais de semana, e ocorrero ao final do semestre. Nestas 16 horas presenciais, so desenvolvidas trs atividades essenciais relativos ao mdulo desenvolvido: Palestras, Mesas redonda, Seminrios que abordem em forma de sntese os contedos das reas de formao bsica; apresentao dos resultados das pesquisas temticas, seja atravs de comunicaes orais, internet, palestras, vdeo aulas, conferncias, etc.

Esses momentos presenciais ao final dos semestres letivos permitiro tambm atividades culturais e de socializao entre alunos, professores e orientadores acadmicos (tutores).

6-2 - O processo de Avaliao 6-2-1 - O Processo de Avaliao no Contexto do Projeto de Estgio

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

17

Na modalidade estgio supervisionado entendido, como uma atividade que tem por funo bsica subsidiar tomadas de deciso no corpo ministerial. Nesse sentido, o processo de avaliao desse projeto pressupe no s anlises e reflexes relativas a dimenses estruturais e organizacionais do projeto numa abordagem didtico-pedaggica, como tambm as dimenses relativas aos aspectos prticos do processo de formao.

Dentre os aspectos de maior significao para o processo de tomada de decises relativas ao estgio supervisionado destacam-se: Avaliao da proposta curricular; A avaliao da aprendizagem; A avaliao do material didtico; A avaliao da orientao acadmica; A avaliao do sistema comunicacional.

Nesse projeto dado destaque para a avaliao de aprendizagem, uma vez que os outros aspectos so trabalhados como subprojetos especficos.

6-2-2 - A avaliao de aprendizagem

O processo de avaliao de aprendizagem na Educao prtica atravs do Estgio Supervisionado, embora possa, se sustentar em princpios anlogos aos da educao terica, requer tratamento e consideraes especiais em alguns aspectos.

Primeiro, porque um dos objetivos fundamentais da Educao prtica atravs do Estgio Supervisionado deve ser a de obter do aluno no s a capacidade de reproduzir idias ou informaes, mas, sobretudo a capacidade de produzir conhecimentos, analisar e posicionar-se criticamente frente s situaes concretas que se lhes apresentem o preparo executivo da obra no ministrio.
Assumir essa concepo de como os sujeitos atuam sobre a realidade produzindo conhecimento, assumir a idia de tessitura do conhecimento em rede. Os conhecimentos fios passam a integrar, quando se juntam aos prprios fios da rede de saberes do sujeito, a rede, por se enredarem aos primitivos fios, ganhando significaes particulares e singulares, porque prprias da experincia do sujeito. Ensinar, portanto, no atividade que, ine-

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

18
xoravelmente, produza conhecimento, pois para isso, preciso que o que se ensina se conecte com interesses, crenas, valores ou saberes daquele que se coloca em situao de partcipe do processo de aprender. Processo singular, substantivo pelas variadas expresses da cultura local e das de linguagem com as quais as culturas se expressam e permitem aos sujeitos dizer sua palavra, seu estar no mundo, exercer sua interferncia na histria

Segundo, porque no contexto do Estgio Supervisionado o aluno alm de contar, com a presena fsica do professor orientador e facilitador, faz-se necessrio desenvolver mtodos de trabalho que oportunize desenvolver seus trabalhos prticos, buscando interao permanente com a estrutura global, no seguimento educativo, bem como a igreja, quando esta necessitar, oportunizando frentes de trabalho; e o aluno obtenha confiana ante ao trabalho realizado, possibilitando-lhe uma autoavaliao de si mesmo.
Deve-se ter bem claro que a proposta no est contida somente nas reas do conhecimento, mas na sua globalidade, a ser verificada nos desdobramentos realizados pelos mbitos e dimenses evidenciados, pois por ela (formao) o movimento relacional gerado, o que possibilita trabalhar com temas centrais e sobre eles, os conhecimentos se integram para complementar ou suprir as necessidades (Domingues, 2008, p. 86).

O trabalho do professor orientador e facilitador vem organizado teoricamente para a orientao do aluno na prtica, devendo contribuir para que todos questionem aquilo que julgam saber e, principalmente, para que questionem os princpios subjacentes a esse saber.

Nesse sentido, a relao teoria-prtica coloca-se como imperativo, no tratamento do contedo selecionado para o curso e a relao intersubjetiva, dialgica, professor/aluno, mediada por textos tericos, dentro das disciplinas curriculares.

O que interessa, portanto, no processo de avaliao de aprendizagem analisar a capacidade de reflexo crtica do aluno frente a suas prprias experincias, a fim de que possa atuar, dentro de seus limites, sobre o que o possa impedir de agir para transformar aquilo que julga limitado em termos do projeto prtico de estgio supervisionado. No curso h uma preocupao em desencadear um processo de avaliao que possibilite analisar como se realiza no s o envolvimento do aluno no estgio, mas tambm como se realiza o
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

19

surgimento de outras formas de conhecimento, obtidas de sua prtica e experincia, a partir dos referenciais tericos trabalhados nas disciplinas do curso em sala de aula.

Para tanto, estabelecido uma rotina de observao, descrio e anlise contnuas da evoluo produtiva do aluno, que embora se expresse em diferentes nveis e momentos, no deve alterar a condio processual da avaliao como se explicita a seguir:

Num primeiro momento, busca-se observar e analisar como se d o processo de estudo terico do aluno; Num segundo momento, busca-se observar em que medida o aluno est acompanhando o contedo proposto em cada uma das reas de conhecimento; Num terceiro momento, o aluno realiza estudos ou pesquisas, a partir de proposies temticas relacionadas a questes da rea;

Embora a avaliao se d de forma contnua, cumulativa, descritiva e compreensiva, possvel particularizar trs momentos no processo: a) - Acompanhamento do percurso de estudo do aluno, mediante dilogos e entrevistas com os orientadores acadmicos;

b) - Produo de trabalhos escritos, que possibilitem snteses dos conhecimentos trabalhados;

c) - Apresentao de resultados de estudos e pesquisas realizadas semestralmente, apresentados em seminrios temticos integradores.

Somente aps a realizao e participao nesses trs momentos de avaliao que feita a valorao final do desempenho do aluno. Todo registro acadmico feito nos Centros de Apoio, mediante um programa desenvolvido especialmente para esse fim. Caso o aluno no tenha o desempenho desejado, ele deve refazer seus estudos na rea de conhecimentos, em que no alcanou os objetivos pretendidos, submetendo-se a uma nova avaliao escrita, no semestre subseqente. Ao final dos mdulos, esses dados sero repassados como memria do aluno em um registro geral.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

20

6-3 - O processo de Gesto e atribuies de funes no estgio.

6-3-1 - Coordenadores de grupos

Coordenar; articular e viabilizar a distribuio dos grupos de trabalho em sala de aula, representar os interesses dos alunos da sala, formados em grupos, para o desenvolvimento do estgio, responsabilizar-se pelo acompanhamento do processo de avaliao em suas mltiplas dimenses; coordenar as atividades ligadas realizao do seminrio temtico, de estudos e pesquisas desenvolvidas em sua sala; solicitar, quando necessrio, palestras, cursos, seminrios, etc. que contribuam para um melhor desempenho da equipe de alunos, orientadores e professores. Para Dria (2010), o hbito da responsabilidade consiste em que o educando receba sempre as conseqncias de seus atos (p.16). Dessa forma, necessrio se faz toda a orientao, capacitao e incluso, para que se tenha tambm o direito de cobrar responsabilidades a quem dado o direito de execut-las.

6-3-2 - Assessoria para o Sistema de Estgio Supervisionado

Participar do planejamento, acompanhamento e avaliao do projeto do Curso, em termos da organizao do sistema prtico do estgio supervisionado.

6-4 - Condies para viabilidade do projeto.

As necessidades do estgio Supervisionado circunscrevem-se s reas de recursos humanos, materiais fsicos e financeiros como seguem:

6-4-1 - Recursos Humanos

Na medida da necessidade, em razo das reas de conhecimento, outros professores (especialistas) integraro o projeto durante o perodo de desenvolvimento dos mdulos sobre a sua responsabilidade. 6-4-2 - Docentes
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

21

O estgio supervisionado contar com um corpo docente (professor das disciplinas) e tambm com docentes extras (telogos e pastores capacitados), que integraro o projeto na medida em que a igreja sentir a necessidade de suporte humano para o seu crescimento, nas reas e nos mdulos que forem sendo desenvolvidos nos espaos da igreja para suprir suas necessidades especficas e capacitar o aluno para o seu ministrio.

6-4-3 - Recursos Materiais

Para garantir o desenvolvimento do estgio supervisionado, atravs de rede, preciso que se garanta a instalao e implementao de um ncleo tecnolgico que possibilite a ligao e comunicao entre o projeto individual (de cada aluno), com a base orientadora, voltado para a comunicao e divulgao dos resultados obtidos na prtica.

6-4-4 - Recursos Fsicos

Para se desenvolver o Estgio Supervisionado preciso contar com a criao do Centro de Apoio e Pesquisas, o qual necessita de uma sala multifuncional para instalao do Ncleo Tecnolgico (pesquisas, projetos, orientao, coordenao e administrao).

7- VISO PRTICA DO ESTGIO SUPERVISIONADO (PRTICA).

7-1 - Esboo do projeto estgio supervisionado.

7-1-1 - Trabalhar c/ grupos de 4 alunos: 1) 1 ano - x grupos 1 coordenador. 2) 2 ano x grupos 1 coordenador. 3) 3 ano x grupos 1 coordenador.

Cada coordenador precisa ter a definio do perfil dos seus grupos e reas de atuao, para se tomar decises na dinmica de atuao dos projetos.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

22

O coordenador deve reunir-se com o Departamento de Estgio Supervisionado e os professores, dando o perfil dos seus grupos, para se traar o planejamento do projeto, dentro do foco essencial de cada matria ou rea de opo (a prtica deve estar baseada na teoria recebida em sala de aula).

A - O alvo comum destes alunos e escola estabelecer a idia formativa, onde o aluno j no primeiro ano do curso livre de teologia estar tabulando o seu TCC, onde o mesmo dever ser voltado para estes estgios prticos, trabalhados durante 3 anos como projetos, onde se faz a catalogao dos seus relatos, suas experincias, crescimento, anlise de aplicabilidade e aceitao pessoal do projeto em prtica, bem como um projeto seqencial ps curso, dentro do corpo da igreja, observando o tempo de declnio e redimensionando um novo ciclo de vida para o projeto, o que vem caracterizar a permanncia do ex-aluno dentro do convvio escolar, atravs das obras e projetos.

7-1-2 - reas:

1. Viso Sistmica. 2. Liderana compartilhada. 3. Relacionamento interpessoal. 4. Administrao de conflitos. 5. Adaptao a mudanas. 6. Desenvolvimento de Talentos. 7. Criatividade e inovao. 8. Planejamento e tomada de Deciso. 9. Trabalho em equipe. 10. Motivao e energia. 11. rea de ensino. 12. rea de evangelismo. 13. rea Pastoral. 14. Ensino, misses, mensagens e pregaes.

7-1-3 - Desenvolvimento: 1 Fase Treinamento dos grupos:


Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

23

2 Fase Desenvolvimento de Estgios: 3 fase Alvo: 7-1-3-1 - 1 Fase Treinamento dos grupos:

Viso - Vises sistmicas (situacionais) Misso - Lideranas proativas. Objetivos - Conhecimentos co-participativos. Como ser criativo. Como elaborar projetos. 7-1-3-2 - 2 Fase Desenvolvimento do Estgio: 1 etapa Observao. 2 etapa planejamento da prtica. 3 etapa prtica. 4 etapa Reunio avaliativa e de fechamento. (Simulao de uma banca).

OBS: Formada pelos coordenadores de grupos, pelos Diretores de ensino e coordenadores pedaggicos.

7-1-3-3 - 3 fase Alvo: (A Educao Integral de uma igreja saudvel): 1 fase A implantao da Igreja Educacional. 2 fase A estruturao e crescimento da Igreja educacional. 3 fase A edificao educacional do corpo de cristo local. 4 fase A multiplicao da Igreja Educacional 1 Crescimento vertical e horizontal. 2 Surgimento de novas lideranas.

7-1-4 - Sntese.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

24

A - O estgio deve abranger qualquer uma das fases citadas, de acordo com a realidade observada, porm a viso sistmica de que o projeto seja evolutivo a cada passo em que o aluno caminha na formao teolgica, tornando este projeto mais profundo, consistente e eficaz na condio educativa dos grupos, bem como dos professores que esto interagindo com estes alunos em seus projetos de estgios, exercendo uma liderana formativa na personalidade acadmica e pessoal, conforme viso de Domingues (2008) em Via Teolgica..
O currculo torna-se a pedra de toque do processo ensino-aprendizagem e nesta perspectiva abre possibilidades de inter-relao entre a vida secular e crist. Esta inter-relao se expressa as atitudes e nos valores assumidos como verdadeiros para sua caminhada crist e que estejam alinhados a uma concepo genuna de f crista que re-signifique a vida (Domingues, 2008, p. 88).

B - Conforme dito por Assumpo (2003), a Bblia uma fonte de sabedoria em gesto, e os lderes devem compreend-la como princpio de honestidade e integridade; propsito; bondade e compaixo; humildade; comunicao; gerenciamento de desempenho; desenvolvimento de equipe; coragem; justia e equidade e desenvolvimento da liderana.
No deve ser entendido como uma revelao que os traos e as habilidades dos lderes na Bblia tambm sejam exibidos pelos lderes no mudo de hoje. Ao contrario, os lderes atuais podem e devem se espelhar nos exemplos de vida, postura, comportamento, perseverana e f para tornarem-se realmente bem-sucedidos (ASSUMPO, 2003, p. 56).

C - A liderana compartilhada, exposta e analisada por Gramigna (2003), aponta vrias competncias para a inovao e equilbrio entre os indicadores de suporte a excelncia, na identificao individual ou de grupos, que pode ser aplicado na execuo educacional do aluno; professor e pessoa envolvida no sistema, requerido para o desenvolvimento da Obra de Deus, reconhecido na figura 2 ( dois ).
O lder guerreiro, por meio da liderana compartilhada, capaz de catalisar os esforos grupais de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe. Ele consegue alianas e parcerias atravs de um comportamento tico (GRAMIGNA, 2003, p. 58).

Figura 2 Modelo de uma liderana padro para o Setor de Estgio Supervisionado.


Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

25

ITQ / 4IEQ
Lder - Gestor missionrio.

Misso

O que somos.

Lder - Gestor visionrio.

O que queremos ser.

Viso
Aonde queremos chegar.

Lder - Gestor proativo.

Objetivos
Lder Gestor condutor de equipes. Com quem vamos contar.

Escolher a Equipe

Modelar o Trabalho

Preparar a Equipe

Incentivar a Equipe

Liderar a Equipe

Resultados

Aps uma viso panormica da figura 2 ( dois ) v-se o perfil e necessidades exigidas na formao de um lder, que deve aprender com as crianas, quando estas se dispem a brincar, pois apresentam uma coerncia impressionante; se respeitam; dizem o que pensam; montam seu prprio cdigo de tica e praticam um feedback aberto. Os caminhos para a transformao da essncia de um lder, conforme nos relata Hunter (2006), deve ser obtido na escolha entre o bem e mal.

Os lderes efetivos sabem que esto em contnua transformao por causa das escolhas que fazem diariamente. C.S. Lewis ressalta esse ponto quando diz que cada vez que voc faz uma opo est transformando sua essncia em alguma coisa um pouco diferente do que era antes. E, com inmeras escolhas feitas ao longo de sua vida, voc est gradualmente se transformando numa criatura celestial ou numa criatura infernal (HUNTER, 2006, p. 71)

D - O processo de projetos seqenciais contempla todas as decises e formulaes com o objetivo de subsidiar a criao e produo de um modelo impar na vivncia prtica do ensino. Requisita conforme sua abrangncia, um sistema de unidade, marcado pela sinergia em relao maior eficincia do corpo de Cristo, quebrando os paradigmas individuais existentes, e que valores precisam ser discutidos e revistos para uma poca de oportunidades, caracterizados por Domingues (2008).
A relao construda no contexto da educao crist, diz respeito forma com o conhecimento ser disposto para o sujeito e como este conhecimento se efetivar na prtica do co-

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

26
tidiano. E que por esta razo, precisa ser refletido, discutido, confrontado entre seus pares no momento da composio curricular. Currculo no pode ser fruto de uma nica viso, mas da consolidao da unidade na diversidade. Ter conscincia disso um passo fundamental para estabelecer redes de integrao entre a verdade revelada e a realidade experenciada, isso porque, o conhecimento aprendido tem por caractersticas fundantes a condio de utilidade, significado e referncia vida. Nisso reside o grande desafio da educao crist e dos seus curriculistas, o que no pode ser impeditivo da ao, mas incio do repensar sobre uma nova possibilidade de ao educativa crist que transforma vidas (Domingues, 2008, p. 90).

O desenho abaixo (figura 3) leva a ter uma viso do processo prtico, onde os objetivos 01 rotineiros; 02 - renovatrios e 03 inovadores, definidos por uma liderana visionria, direciona a um centro de pesquisas e desenvolvimento tcnico pedaggico, onde se trabalham as oficinas e laboratrios, dentro de um sistema de estgios supervisionados (prtica), criando o mapa de conceitos educacionais, o qual define e capacita, dando a base estrutural e identidade pessoal, requisitado pela liderana missionria (misso), formando neste ato o desenvolvimento ministerial da 4IEQ.

Figura 3

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

27

E No entanto, o processo de globalizao interna no apenas homogeniza, como tambm cria dentro de si certa demanda por diferenciao cultural. Por outro lado, extremismos aparecem como formas alternativas aos estilos de vida e aos consensos polticos. O momento de grande consenso
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

28

tambm momento de pouca criatividade. Desta forma, v-se a necessidade de treinamento da composio estrutural (escola/igreja), dando ao aluno condies de conhecimento da importncia do capital humano, na formao do Homem como servidor de Deus.

F - O capital humano, ao olhar para o estgio supervisionado, tem se uma viso de teoria social, uma prtica ministerial preocupada, sobretudo, a entender a liderana como um fenmeno social, pois que o sentimento de prazer na execuo das tarefas e funes, e a sua plenitude em resultados, pode caracterizar o homem como competidor e no como servidor. Assim sendo, se gesto otimizar a aplicao de recursos para a obteno dos melhores resultados, preciso entender as quatro variveis determinantes deste processo: a) A primeira varivel o indivduo: visto que a escola precisa ter a percepo, como atribuio, voltada em atitudes e decises, para entender as diferenas individuais, colocando a prtica ministerial como opo de escolha, baseando-se nas diferenas culturais de cada ser humano, onde se busca um grau de satisfao mltipla. b) A segunda varivel, trata-se das equipes: Aqui preciso mensurar o relacionamento humano atravs da prtica em trabalhos de grupo, onde se define trs elementos bsicos - a liderana; o capital humano, caracterizado em conhecimento, habilidade e competncia; e o resultado, obtido pelo desempenho da fora de trabalho, do comprometimento, da adaptabilidade e flexibilidade, sendo muito importante dar oportunidade criatividade, resguardado as condies prestabelecidas pela escola. c) A terceira varivel a organizao: A frmula do sucesso do estgio supervisionado a combinao da teoria e a pratica dentro da dinmica escolar, visando seus objetivos, quer rotineiros, renovatrios ou inovadores, quando se define a terceira varivel, a Organizao, em seu desenho; pela sua cultura; pela comunicao; pela liderana, poder e poltica; o que caracteriza a escola. d) A quarta varivel representado pelo Universo: Marcado pelo contexto ambiental, onde se encontram as oportunidades e os desafios na formao do conhecimento, visto com sincronismo, conectividade e interao, dentro do princpio de uma gesto por misso, viso e objetivos, para se explorar os quatro componentes do capital humano, conforme figura 4:

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

29

Figura 4

Os Quatro Componentes do Capital Humano


Pessoas
Personalidades, inteligncia, atitudes, experincias, competncias, habilidades, criatividade, inovao e responsabilidade

Talentos

Desenho Organizacional
Diviso do trabalho, organizao, polticas, prticas administrativas, processos, fluxos de trabalho, aplicao de tecnologia

Arquitetura

Capital Humano

Cultura e Comportamento
Modos de pensar, sentir e agir, valores tica, confiana, esprito de equipe, adaptabilidade, inovao, satisfao

Cultura

Estilos de Gesto
Estilos de liderana, descentralizao do poder, tomada de decises, delegao, confiana nas pessoas.

Gesto

e) As pessoas como parceiras: um elemento de observao requerido dentro desta estrutura, onde o novo desafio da organizao determina se na acentuada velocidade de mudana dos fatores crticos, onde o tamanho foi substitudo pela velocidade; a clareza de papel pela flexibilidade; a especializao pela integrao e controle pela inovao. Desta forma, se busca nas pessoas a responsabilidade pela: Execuo das tarefas; Responsabilidade pela melhoria contnua; Orientao para metas a alcanar; Focalizao no indivduo interno e externo; Atividade grupal e trabalho em equipe; E agregar valores (moral e tico), propositura global definido na figura 5, deste trabalho:

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

30

Figura 5

FONTE: Adaptao site www.chiavenatto.com.br

Estrutura Interna Conceitos, modelos, patentes, sistemas administrativos e informacionais. So criados pelas pessoas e utilizados pela organizao Estrutura Externa Relaes com clientes e fornecedores, marcas, reputao e imagem. Dependem de como a organizao resolve e oferece solues para os problemas dos clientes Capital Externo Capital Interno

Capital Intelectual

Ativos Intangveis e

Competncias Individuais Invisveis Habilidades das pessoas em agir em determinadas situaes. Educao, experincias, valores e habilidades sociais Capital Humano

FONTE: Adaptao do site www.chiavenatto.com.br f) Desenvolvimento de Equipe Na Bblia o termo equipe no utilizado, mas sempre foram valorizadas as pessoas por sua capacidade de trabalhar em grupo. Apesar dos textos bblicos apresentarem citaes de atuaes individuais, a valorizao de liderar e conduzir grupos merece um tratamento especial e citaes especficas. Jesus Cristo formou, liderou e motivou um grupo de pessoas que deram continuidade a seus ensinamentos. Neemias, no Velho Testamento, um dos lderes que melhor compreenderam o poder e a fora de trabalhar em grupo. Baseando se numa frase de Martin Luther King Se h alguma coisa pela qual gostaria de ser lembrado ter ajudado as pessoas a compreender que liderana ajudar outras pessoas a crescer e a alcanar o sucesso. Ainda tenho muito a fazer.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

31

No entanto, para que as pessoas possam ser ajudadas, algumas ferramentas podem ser utilizadas entre o homem, a teoria e a prtica; dentre elas tem se o empowerment, dando s pessoas o poder, a liberdade e a informao que lhes permitem tomar decises e participar ativamente da organizao. A utilizao de equipes autodirigidas e a adoo de sistemas orgnicos de administrao e culturas participativas e abertas nas organizaes significam que estas esto tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mo do controle centralizado, e isto parece ser a soluo vivel que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de deciso da organizao, como vemos na figura 6. Figura 6

AS BASES DO EMPOWERMENT

Poder
Confiar nas pessoas Dar poder s pessoas Delegar autoridade e responsabilidade Dar liberdade s pessoas ( vigiada ) Dar importncia s pessoas

Motivao
Proporcionar entusiasmo Incentivar as pessoas EMPOWERReconhecer o bom trabalho MENT Recompensar os resultados Participao nos resultados Divulgar o alcance de metas e objetivos

Desenvolvimento
Dar recursos s pessoas Treinar e desenvolver pessoas Proporcionar informao Gerir o conhecimento Ensinar novas tcnicas Criar e desenvolver talentos

Liderana
Proporcionar liderana Orientar as pessoas Definir objetivos e metas Abrir novos horizontes Avaliar o desempenho Proporcionar retroao

FONTE: Adaptao do site www.chiavenatto.com.br O empowerment se assenta em quatro bases principais: Poder dar poder s pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os nveis da organizao. Isso significa dar importncia e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ao.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

32

Motivao proporcionar motivao s pessoas para incentiv-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance de metas. Desenvolvimento dar recursos s pessoas em termos de capacitao e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informaes e conhecimento, ensinar continuamente novas tcnicas, criar e desenvolver talentos na organizao. Liderana - proporcionar liderana na organizao. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroao.

8 CONCLUSO: 8-1 SISTEMA AVALIATIVO) A escola tornou-se uma instituio que gasta mais tempo dizendo o que os alunos sabem do que fazendo os avanarem. Pior ainda, uma instituio que se habilitou a s saber dos alunos aquilo que preciso para passarem de ano, provas sem objetivos prticos, somente tericos. V-se que o desafio fazer da avaliao um verdadeiro instrumento de pilotagem das aprendizagens, pois a guerra das notas mascara os verdadeiros desafios que vai se encontrar na busca do conhecimento prtico. A avaliao do ensino prtico ganha mais significado poltico e pedaggico, mostrando-se coerente com a funo formativa que dele se espera, se no fosse discutido de modo isolado das demais disciplinas curriculares, onde os alunos no tm aprendido aquilo que as escolas pensam estar ensinando, porque se v que uma formao de qualidade precisa interagir com as grandes questes sociais, e neste momento que se faz uma avaliao focando o carter dinmico e linear da aprendizagem, quando se pode afirmar que a avaliao serve para dizer se uma realidade aceitvel em face de determinadas expectativas que a prtica vai colocar em cobrana. Uma avaliao apreciativa prope ver a realidade no seu lado mais promissor e, descobrindo com competncia e tica o que deve ser corrigido e de fato corrigi-lo. Ela s tem significado se juntos entenderem o problema e encontrarem a soluo, porque erra se quando agride a auto- estima dos alunos, confundindo o seu desempenho prtico com o seu valor como pessoa, porque somente com interao e responsabilidade que se pode trazer para a escola a possibilidade da organizao
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

33

dos saberes, neste momento, quando o professor seu maior agente de mudana, olhar no espelho e se auto analisar, diante dos resultados prticos obtidos pelos seus discpulos na responsabilidade do fazer, quando o professor ter os sinais de que sua ajuda est causando um efeito. No entanto, para que o processo do Estgio Supervisionado seja incorporado dentro da escola necessrio reestruturao da mentalidade acadmica, de modo que exista uma maior colaborao dentro do corpo da instituio (escola/igreja) na construo integrada de comportamentos e servios, considerando as principais caractersticas na formao de um padro, que realmente se busca para a prtica dos contedos, conforme necessidades analisadas estatisticamente neste trabalho, a relatar: 8 2 PERFIL DOS EDUCANDOS. Para maior compreenso, afirma que os dados catalogados e transformados em percentuais, no passaram por tratamento estatstico, pois para o que se propunha os percentuais eram suficientes. No entanto afirma se que as tabelas de percentuais, facilmente podem passar por um tratamento de inferncia estatstica, j que esto prontas, necessitando apenas de uma transformao em logartimo neperiano, seguido de uma anlise de regresso, donde se conclu alguns resultados que possibilite uma anlise mais criteriosa, tais como: Intervalo de confiana, margem de erro, desvio padro, mdio, assim como o D/s superior e inferior, os quais vo determinar a confiabilidade no grupo amostral, determinando se necessitam ser saneados ou no. Para se concluir e avaliar, tido nas perguntas que se buscam respostas, necessrio se faz a criao de uma matriz (Associao/teoria-prtica) ou conjunto de objetivos, definidos como ideais, para traar uma equao caracterizada pela viso que se tem das necessidades aparentes do sistema global, onde se encaixam; alunos, professores, escola, igreja e comunidade, assim como o sistema educacional, pautado pela tica e pela moral, atravs do direito e do dever de cada ponto flutuante nas linhas de tendncias, vistas em pesquisa abaixo apresentada. Conforme citao de (PILETTI, 1994), j mencionada neste trabalho pag.6 Devem-se acentuar as diferenas que existem entre as coisas, a fim de que qualquer conhecimento delas possa ser claro e distinto (p.80), o que leva a busca de uma maturidade analtica a seguir do fato formal e informal da situao acadmica do ITQ/4IEQ Curitiba Paran, dentro dos parmetros definidos inicialmente na introduo deste trabalho de concluso de curso. 1 Quem o aluno?
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

34

Dentro dos resultados obtidos e demonstrados graficamente, abaixo, e sem fazer qualquer meno dos fatores; sociais, faixa etria, alm de outros, traa se como ponto de referncia os prprios professores da instituio, sem qualquer ponderao com o padro mdio nacional, pois se v neste sentido uma anlise local, tambm do corpo educativo, bem como das instituies (escola e igreja).

Formao Educacional Alunos e Professores


90% y = 0,1613x2 - 0,2155x R = 0,9407 Superior; 84%

80%

70%

60%

2 Grau; 55%

50% Alunos 40% Professores Polinmio (Alunos) Polinmio (Professores) 30% Superior; 27% 20% 1 Grau; 18% 2 Grau; 11% y = -0,325x2 + 1,345x - 0,84 R = 1

10%

1 Grau; 5%

0% 0 -10% 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5

Em relao formao educacional dos alunos do ITQ tem se a concluso de turmas heterogneas, com um nvel de escolaridade mdia baixa, o que vem dificultar a metodologia acadmica de exposio das aulas, onde se trata e nivela contedos curriculares, no buscando o ponto mximo, mas sim o equilbrio educacional, pela dificuldade que estes alunos tero de incluso dentro da estrutura escolar. Os percentuais tambm define a necessidade de um plano de formao do conhecimento para o corpo de professores, por que o professor que tem formao somente de 1 e 2 grau muito pouco, quando se tem a responsabilidade de dar aulas para pessoas com um nvel bem superior, o que vem caracterizar a definio de que este professor est atuando pela prtica vivencial e pela Uno do Esprito Santo. Alm destas prerrogativas preciso que se promova estimulando e analisando treinamentos peridicos no exerccio de suas funes.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

35

1 Grau
20% Alunos; 18%

18%

16%

14% Mdia; 12%

12%

10% Desvpad; 9,19% 8%

6% Distlogonormal; 3,52% Professores; 5%

4%

2% Interv.conf.; 0,12% 0% 0 1 2 3 4 5 6 7

A mesma base de dados fornece um percentual comparativo entre alunos e professores com formao nica de 2 grau ( completo, cursando e incompleto ), conforme tabela abaixo. Este percentual faz requerer da escola um direcionamento em suas estratgias de requalificao individualizada, num trabalho contnuo, o que requer uma analise de condio situacional e de apoio.

2 Grau
60% Alunos; 55% 50%

40%

Mdia; 33% 30%

Desvpad; 31,11%

20%

10%

Professores; 11%

Distlogonormal; 11,02%

0% 0 1 2 3 4 5

Interv.conf.; 0,39% 6 7

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

36

A escolaridade a nvel superior, mesclada em diversas cincias formativas obtm um percentual de 27% da populao estudantil do ITQ, porm esta lgica percentual no foi mantida nos cursos de extenso, assim distribudos: ps graduao com apenas 8% (oito) por cento, mestrado com 4% (quatro) por cento e doutorado apenas 2% (dois) por cento. Isto vem reforar a estatizao da seqncia escolar dentro do ITQ/4IEQ Curitiba Paran, fato este no s a nvel dos alunos, mas tambm a nvel dos professores, conforme grficos comparativos seqenciais.

Nveis de Escolaridade ITQ 4IEQ


90% 80% 70% 60% 2 Grau; 55% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 0 1 Ps-graduao; 43% Superior; 84% Alunos

Superior; 27% 1 Grau; 18% Ps-graduao; 8% 2 Grau; 11% Mestrado; 5% 1 Grau; 5% Doutorado; 5% Doutorado; 2% Mestrado; 4% 2 3 4 5 6 7

Cabe observao da necessidade de uma propositura ou plano de busca de novos conhecimentos, os quais devem ser direcionados pela instituio (ESCOLA/IGREJA), se juntas estiverem dentro de um plano co-participativo requerido pelas questes sociais da Igreja do Senhor, determinado pela Misso Integral da Igreja. Os grficos seguintes levam para uma viso plena, real, distribudo dentro do campo das necessidades, atenuadas pelo esforo individualizado das pessoas que se determinam para o melhor de si no executvel de cada funo, porm no lhes oferecido condies de pesquisas, de criao pedaggica e acompanhamento em anlise orientada e crtica para o melhor resultado da instituio chamada educao no seu foco global.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

37

Nveis de Escolaridade ITQ 4IEQ


90% 80% 70% Alunos

60%
50% 40% 30% y = -0,0169x + 0,314 R = 0,0096

Professores

Linear (Alunos)

20%
10% 0% 0 1 2 3 4 5 6 Ttulo do Eixo

y = -0,072x + 0,442 R = 0,4545 Linear (Professores) 7

Superior
90%

Professores; 84%
80%

70%

60% Mdia; 56% 50%

40%

Desvpad; 40,31%

30% Alunos; 27% 20% Distlogonormal; 6,63% Interv.conf.; 0,51% 0 -10% 1 2 3 4 5 6 7

10%

0%

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

38

Ps-graduao
50%

45% Professores; 43% 40%

35%

30%

25%

Mdia; 26%

Desvpad; 24,75%

20%

15% Distlogonormal; 10,79% Alunos; 8% 5% Interv.conf.; 0,31% 0 1 2 3 4 5 6 7

10%

0%

Mestrado
6%

Professores; 5% 5% Mdia; 5% 4% Alunos; 4%

3%

2%

1% Desvpad; 0,71% Distlogonormal; 0,0000%

0% 0 1 2 3

Interv.conf.; 0,01% 4 5 6 7

-1%

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

39

Doutorado
6%

5%

Professores; 5%

4% Mdia; 4% 3%

2%

Alunos; 2%

Desvpad; 2,12%

1%

0% 0 1 2 3

Interv.conf.; 0,03% 4 5

Distlogonormal; 0,0024% 6 7

-1%

Quando se tem uma estratgia, para que a escola direcione os seus alunos, esta pode ser bem aproveitada com base nos percentuais do grfico abaixo, visto nos interesses pesquisados, onde os alunos confirmam parte de suas necessidades, e disposio participativa para a prtica no executvel da instituio, que com certeza ampliaria o corpo ativo das igrejas. Tem se no meio acadmico em resposta que 76% (setenta e seis) por cento dos alunos tm o interesse na continuidade educacional optando pelo bacharelado em teologia, e 73% (setenta e trs) por cento tem vontade de participar de um grupo de estgios, fazendo uso da prtica requisitada. Diante do visto conclui se que o interesse e a necessidade distribuem em opes de possibilidades criativas para um sistema de insero da prtica dentro do ITQ/4IEQ, basta que se determine atravs de projetos a transformao da realidade exigida pelos alunos ora pesquisados (ano 2010). Portanto, fazer o caminho inverso de uma realidade esttica determina-se dificuldades, principalmente quando se tem paradigmas que necessitam ser revistos, dentro do processo linear da instituio chamada de base da educao conformada, assim est/assim fica. Para dar um passo a frente preciso ter coragem, mas isto o que faz a diferena.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

40

Alunos
77%

76%

76%

Voc tem interesse em cursar o Bacharelado em Teologia?; 76%

75%

75%

Srie1 Logaritmo (Srie1)

74%

74%

73%

y = -0,043ln(x) + 0,76 R = 1

73% 0 0,5 1 1,5 2

Voc quer participar de um grupo de estgios ( prtica )?; 73%


2,5

2) Onde est este aluno dentro do ministrio? Faz sentido uma ateno especial aos grficos seguintes visto a necessidade, atuante e participativa dos alunos, atravs do relacionamento de viver o que esto recebendo, assim como, conviver em harmonia com o interesse da doutrina que os preparam para as necessidades sociais dentro da funo estabelecida pela Palavra do Senhor. Na compreenso seguinte pode se afirmar que os alunos tiveram participao cclica, destacando uma atuao no seqencial, onde o sistema de incluso provavelmente no tem se beneficiado do interesse maior, que a formao de um corpo de atuao, atravs do ato de servir, que deve se sobre por aos interesses pessoais, para que se tenha o crescimento individualizado e escalonado, nos planos da Misso Integral da Igreja. Diga se que na introduo sistmica do cristo no processo gradual de transformao formativa no se d uma seqncia lgica de aproveitamento. Coloca-se o iniciante nos trilhos, tem se o primeiro impulso, este pega velocidade e pronto. Hoje isto o tudo, no preciso dizer que as difi-

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

41

culdades aparecem e que fazer a prtica necessita de uma assistncia formativa temporria acompanhada, at para se avaliar a qualidade em que a teoria tem o seu paralelo justificado.

Alunos
120% Voc j foi batizado em guas?; 98%

100% Voc j participou do encontro?; 80% 80%

Voc j recebeu o Batismo com o Esprito Santo?; 83%

60%

Voc j participou do ps-encontro?; 68%

Voc j freqentou a y = 0,0438x2 - 0,2817x + 1,039 escola de lderes?; R = 0,414 60%

40% Voc freqenta a escola de mestres?; 41% 20%

0%

Outros percentuais esto sendo excludos de uma anlise individual, porm mantidos dentro da pesquisa como fonte de informaes para anlise posterior. No entanto, como se trata de uma igreja na viso celular, temos um percentual negativo em relao liderana de clulas (Lder 15% e anfitrio 7%), o que requer uma ateno especial neste tratamento, quando se busca a qualificao das clulas, e tambm dando uma oportunidade de prtica para os alunos, os quais passam a interagirem com as funes para as quais esto sendo preparados. Considerando a pergunta onde voc gostaria de atuar no ministrio, somente 3% (trs) por cento esto sem opo, o que leva a concluso que praticamente 97% (noventa e sete) por cento dos alunos tem a inteno de trabalhar na obra, basta estarem preparados e oportunizados dentro do corpo de Cristo.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

42

Ttulo do Grfico
60%

Sua posio na Igreja de Membro?; 55%

50%

40%

Sua posio na Igreja de Obreiro?; 39%

y = 0,0135x R = -0,372

30% Srie1 Sua posio na Igreja de Lder de Departamento?; 17% Linear (Srie1)

20%

Sua posio na Igreja de Lder de Clula? ; 15% Sua posio na Igreja de Aspirante?; 5%

10% Sua posio na Igreja de Frequentador?; 0% 0% 0 2

Sua posio na Igreja de Lder de Ministrio?; 15%

4 Sua posio na Igreja de Ministro?; 0%

Sua posio na Igreja de Anfitrio?; 7% Sua posio na Igreja Sua posio na Igreja de Funcionrio?; 3% de Pastor Titular?; 1% 6 8 10 12 14

-10%

Quando se olha para o quadro abaixo e nota-se que 29% (vinte e nove) por cento dos alunos esto sem trabalho na obra, preciso preconizar o conceito de que a Escola/Igreja (local) responsvel em promover pessoas (alunos) para a prtica requerida dentro do seu contexto. Todavia creia se que o que falta so, em poucas palavras, pessoas cuja vida pessoal e comunitria estejam genuinamente orientadas para a misso integral da igreja e que o aluno parte do meio, onde se requer do mesmo ensinar e anunciar o Evangelho em seu processo de ensino aprendizagem. Potencializar o aluno de conhecimento terico timo, mas preciso comear a pensar que este mesmo aluno na maioria das vezes fraco, quando se pratica esta teoria, e isto um assunto que nos concerne diretamente como escola e gesto. O problema que se encara hoje o de uma peDissociao entre a teoria e a prtica educacional.

43

rigosa acomodao prtica que falta dentro do ITQ/4IEQ, para se evitar um colapso traumtico de conceitos destes alunos no ps escola. A realidade dura e ela vai cobrar e se eles no tiverem uma base de formao educacional slida, sero excludos da obra para as quais se dizia estarem sendo preparados.

Alunos
35%

30%

Em qual ministrio voc atua Sem trabalho na obra?; 29%

25% Em qual ministrio voc atua Rede de jovens?; y = 0,0992x0,3759 R = 0,4754 21% Em qual ministrio voc atua Rede de mulheres?; 11% Em qual ministrio voc atua Apoio?; 16% Em qual ministrio voc atua Diaconatos?; 13% Srie1 Potncia (Srie1)

20%

15%

10%

5%

Em qual ministrio voc atua Rede de homens?; 10%

0% 0 1 2 3 4 5 6 7 8

3) Para onde est indo este aluno dentro do ministrio? Considerando a pergunta onde voc gostaria de atuar, e tendo somente 3% (trs) por cento sem opo, conclui-se que 97% (noventa e sete) por cento dos alunos tm a inteno de trabalhar na obra, basta estarem preparados e oportunizados dentro do corpo de Cristo, atravs de um projeto de desenvolvimento como instrumento viabilizador da formao do educando, tendo na melhoria do ensino prtico a base fundamental do conceito educacional. preciso traar um plano de formao prtica j que se tem conhecimento de que 33% (Trinta e trs) por cento dos alunos tem inteno de direcionar a sua atuao no Ministrio de Evangelismo, 16% (Dezesseis) por no Ministrio de Casais, 21% (Vinte e um) por cento no Ministrio de Ensino, 10% (Dez) por cento no Ministrio Pastoral, 10% (Dez) por cento no Ministrio de Louvor e Adorao e 3% (Trs) por cento sem opo de Ministrio.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

44

Alunos
35% Onde voc gostaria de atuar ministrio evangelstico?; 33%

30%

25%

Onde voc gostaria de atuar ministrio de ensino?; 21%

Ttulo do Eixo

20% y = -0,122ln(x) + 0,2982 R = 0,7952 15% Onde voc gostaria de atuar ministrio de casais?; 16% 10%

Srie1
Logaritmo (Srie1)

Onde voc gostaria de atuar ministrio pastoral?; 10%

Onde voc gostaria de atuar ministrio de louvor e adorao?; 10%

5%

Onde voc gostaria de atuar ministrio de misses?; 6% 0 1 2 3 4 5 6 7 8

Onde voc gostaria de atuar sem opo?; 3%

0% 9 Ttulo do Eixo

4) Estes alunos sabem como chegar l? Quando se v no quadro acima, onde se tem a distribuio de interesse dos alunos do ITQ/4IEQ, o que leva a ter o perfil de intenes, isto vem facilitar o planejamento de atuao da escola, e em observao no quadro abaixo temos que 30% (trinta) por cento no sabem como chegar l, o que caracteriza necessidades, porm estas devem ser planejadas pela escola/igreja, assistidas, orientadas e acompanhamento dentro de um processo evolutivo e seqencial, onde se d espaos para a criao e desenvolvimento da matria e do aluno na estrutura organizacional do conhecimento terico e pratico suprindo as carncias formativas hoje detectada no ITQ/4IEQ. 5 - Sabem o que esperam deles? Outro detalhe interessante que 42% (Quarenta e dois) por cento tambm no sabem o que esperam deles, isto determina a necessidade de uma interao dos planos da Igreja/escola, diante da demanda social, contextualizada para estes alunos. A partir da perspectiva acima pode se afirmar que a Teologia no um mero passatempo de intelectuais, um exerccio mental que distrai a ateno de uma elite que no tem interesse nos aspectos prticos da obra, mas determina que as questes sociais esto dentro das igrejas e elas precisam ser encaradas como parte de atuao do corpo ativo das igrejas, e para a soluo e acompanhamento precisa-se de pessoas qualificadas tecnicamente e espiritualmente nas resolues viveis de tais
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

45

problemas, pois se isto no acontecer, pode se ver o afastamento das pessoas da casa do Senhor, por incapacidade formativa do aluno, no princpio da tridimensionalidade da igreja, o homem voltado para Deus, para o mundo e para si prprio, onde o seu envolvimento deve estar envolto na misso integral da igreja, demonstrado em primeiro plano na misso urbana.

Alunos
80% Voc sabe como chegar neste ministrio para fazer a obra?; 70% Srie1 Logaritmo (Srie1)

70%

60%

50%

y = -0,173ln(x) + 0,7 R = 1

40%

30% - No sabem

Voc sabe o que esperam de voc?; 58%

30%

20%

10%

42% - No sabem

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5

6 - De qual apoio este aluno necessita? Para uma anlise do grfico abaixo, vamos nos reportar ao pargrafo da pgina 3, onde se tem a saber A igreja precisa crescer dentro de seu corpo educacional, em sua totalidade, e isto s possvel, se ela repensar em tempo e espao, criar metas, objetivos e planos de ao, organizados no tipo e modelo eclesistico, porque no se pode pedir para um filho seguir um determinado caminho, se no tiver a certeza que tambm est seguindo esta mesma direo, e assim a religio educacional, requerida socialmente. Como pode a igreja exigir obras, se no tem ensinado ou dado condies para faz-las? Para Dria (2010), o hbito da responsabilidade consiste em que o educando receba sempre as conseqncias de seus atos (p.16). Dessa forma, necessrio se faz toda a orientao, capacitao e incluso, para que se tenha tambm o direito de cobrar responsabilidades a quem dado o direito de execut-las.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

46
Alunos De qual apoio voc necessita para atuar nesse ministrio?
90% B Conhecimento prtico.; 81% C Oportunidades.; 69%

80%

70% A Conhecimento terico. ; 64%

60%

50% y = -0,0307x2 + 0,1273x + 0,588 R = 0,7022

D Coragem.; 52% E Projetos executveis.; 50%

Srie1
Polinmio (Srie1)

40%

30%

20%

10%

0% 0 1 2 3 4 5 6

Apresentado cinco indagaes aos alunos, vemos no resultado das respostas transformadas em percentuais, enfatizado que 64% (Sessenta e quatro) por cento dos alunos atribuem ao conhecimento terico uma postura desejvel e necessria no exerccio da obra do Senhor, como ponto de apoio ao sistema. Vemos tambm na mesma linha de raciocnio que 81% (Oitenta e um) por cento dos alunos requerem um apoio no tocante ao conhecimento prtico. Ora, isto define que apenas 19% (Dezenove) por cento esto qualificados em prtica. Outras necessidades que se espera no apoio prtico do ITQ/4IEQ so os seguintes: 69% (sessenta e nove) por cento afirmam que precisam de oportunidades; enquanto 52% (Cinqenta e dois) por cento do peso ao fator coragem, o que determina insegurana desses alunos, provavelmente atribuindo um peso a falta de prtica e que 50% (Cinqenta) por cento menciona ou esperam como apoio, projetos executveis. Se analisado atravs da equao apresentada no grfico afirma-se que a necessidade dos alunos est explicada em 70% (Setenta) por cento, e com certeza so razes e fatos que merecem ateno do ITQ/4IEQ, pois se tal apontamento passar sem uma ateno necessria no que requer, ignorar a prpria palavra, como segue mencionada na pgina 6 deste trabalho, Segundo (MORAIS,
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

47

1986) O verdadeiro ensinante precisa reunir sua competncia uma histria de vida de interesse gratuito pelo outro que vai com ele pelo caminho (p. 31), o que caracteriza um processo bem diversificado, em conhecimentos e experincias vividas, por professores de diversas reas, e que trar ao sistema a consolidao de um grupo que possa desenvolver estudos aplicativos por competncias delegadas e assessoradas, no preparo de um ministrio eficaz, em suas reas de formao, dentro de uma configurao terica, prtica, metodolgica e organizacional, marcado pela competncia distinta, da moral e da tica, aceitvel e exigido, onde o aluno possa assumir uma postura de conhecedor e executor dos princpios da Palavra Revelada de Deus para o homem, dentro da tridimensionalidade da Igreja, assim percebido claramente na segunda Epstola do Apostolo S. Paulo a Timteo (ALMEIDA, Edio Revista e corrigida, 1995) 2:15 - 15 * Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (p. 1270).

7 - Quo eficaz ele ?


Alunos Quo eficaz voc dentro do ministrio que atua?
40% C 51 75%; 35% 35%

30%

25% A 00 25%; 26%

B 26 50%; 28%

20%

Srie1
Polinmio (Srie1)

15%

y = -0,0625x2 + 0,2775x + 0,0275 R = 0,7803

10% D 76 100%; 12% 5%

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5

Para se relatar os percentuais do grfico acima vamos a um texto contido neste trabalho pgina 6, de (PILETTI, 1994) Devem-se acentuar as diferenas que existem entre as coisas, a fim de que qualquer conhecimento delas possa ser claro e distinto (p.80), o que determina que o estgio
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

48

supervisionado uma necessidade, tendo em vista a sua importncia, na formao dos agentes de mudana, sobretudo no processo de desenvolvimento do corpo educacional da igreja, para um relacionamento interno, com alcance externo, atravs de testemunhos comportamentais e prticas, na formao dos conceitos ministeriais, os quais possibilitam proceder adequao necessria a um processo scio educativo bem distinto. Conhecer o seu aluno possibilitar a potencializao do conhecimento e de suas habilidades, considerando sempre a sua vivncia formativa. Assim vemos que os percentuais distribudos em quatro determinantes alcanaram ndices de 26% (Vinte e seis) por cento; 28% (Vinte e oito) por cento; 35% (trinta e cinco) por cento e 12% (Doze) por cento; quando tem demonstrado uma linha projetada decrescente, o que leva a concluir um ndice deficitrio na eficcia destes alunos, apontados pelos mesmos, sem uma anlise avaliativa de seu desempenho prtico, porm sabedor de suas necessidades dentro do campo da estatstica.

8 - E quais objetivos estes alunos buscam atingir dentro do ministrio? a) - Alvos


Alunos Que alvo voc busca em seu trabalho atual no ministrio?
1 B Poder servir na obra de Deus.; 82% 0,8 A Crescimento espiritual.; 81% 0,6

C Ganhar almas.; 85%

0,4 y = -0,08x2 + 0,422x + 0,298 R = 0,9138

Srie1 Polinmio (Srie1)

0,2

D Salvao.; 24%

0 0 1 2 3 4 5

E Remunerao financeira.; 1% 6 7

-0,2

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

49

Curioso se faz notar que 1% dos alunos visa como alvo a remunerao dentro da Igreja, sendo tambm notado que 96% dos alunos buscam ter na educao crist, como objetivo na vida ministerial, a compreenso da experincia crist luz das escrituras (prtica). b) Objetivos Um detalhe muito importante a se observar no grfico abaixo, refere-se ao item D ter compreenso da experincia crist luz das escrituras (prtica) com 96% (noventa e seis) por cento, o que vem caracterizar que estes alunos afirmam que buscam alm da teoria em percentuais de (67%; 61%; e 61%) uma prtica que a escola no est disponibilizando para eles. Ora, se tm atravs da equao do grfico que 95% das prioridades esto justificadas, ento determina se que o ITQ/4IEQ precisa priorizar o incentivo da prtica dentro do currculo escolar da entidade, e quem cobra esta posio so os alunos conforme demonstrativo abaixo em grfico:
Alunos Na educao crist, quais os objetivos voc define como prioritrios na vida ministerial?
120%

100% A Ter compreenso doutrinal das escrituras ( teoria ).; 67% y = 0,1025x2 - 0,4255x + 1,0075 R = 0,95

D Ter compreenso da experincia crist luz das escrituras ( prtica ).; 96%

80%

B Ter compreenso literria das escrituras ( teoria ).; 61%

60%

C Ter compreenso tica geral das escrituras ( teoria ).; 61%

sim no Polinmio (sim) Polinmio (no)

40%

C Ter compreenso tica geral das escrituras ( teoria ).; 39%


B Ter compreenso literria das escrituras ( teoria ).; 39%

20%

A Ter compreenso doutrinal das escrituras ( teoria ).; 33%

0% 0 0,5 1 1,5 2

y = -0,1025x2 + 0,4255x - 0,0075 R = 0,95


2,5 3 3,5

D Ter compreenso da experincia crist luz das escrituras ( prtica ).; 4% 4 4,5

Justifica-se o quadro acima pelo texto da pgina 7, quando relata meno aos objetivos gerais visto assim por Meksenas (1994), formar o aluno, como agente de mudana, configurado em capacitao autnoma, capaz de movimentar o processo educacional da escola, tendo como instrumento, a liderana visionaria, missionria e por objetivos, oportunizando condies para o desenDissociao entre a teoria e a prtica educacional.

50

volvimento da criatividade, do esprito crtico e da capacidade de absoro de novos conhecimentos.


Por fim, ressaltamos que a organizao do contedo foi feita com a preocupao de, ao contribuir para a construo do direito cidadania, fornecer a alunos e professores elementos para que sejam capazes de: A Estabelecer a diferena entre o seu conhecimento de senso comum com o conhecimento cientfico; em outras palavras, perceber que os fatos isolados do seu cotidiano (prtica) podem ser associados, melhor entendidos e reelaborados em decorrncia de sua relao com a totalidade social (teoria); B Desenvolver uma percepo crtica da realidade social que o cerca, ou seja, entender que um mesmo fenmeno social pode ser aprendido de perspectivas diferentes; C Incrementar sua noo de participao social; em outras palavras, ao perceber a sociedade como um processo em movimento constante, entenda a sua ao individual como capaz de tambm influir nos rumos desse movimento (MEKSENAS, 1994, p. 25).

9) Necessidades apontadas pelos alunos em relao ao ITQ/4IEQ! a) Viso do aluno Reconhecimento da linha educativa.
Alunos Voc reconhece qual a linha educativa do aluno do ITQ para a formao do seu conhecimento?
70%

60% A Muita teoria, e a prtica adquire se no decorrer do tempo.; 43%

C Teoria e prtica na mesma proporo.; 59%

50%

41%

y = 0,0475x2 - 0,1845x + 0,4925 R = 0,1721

40%

30%

D Deixar que o Esprito Santo capacite quando for preciso, mediante as circunstncias do ministrio.; 44%

20%

10% B Pouca teoria e muita prtica vivencial.; 9% 0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

51

Conforme item c Teoria e prtica na mesma proporo 59%, resposta auferida no grfico acima, pode dizer se que 41% (quarenta e um) por cento dos alunos no esto recebendo o que esperam, ou seja, a prtica. Sendo conhecedor do que busca na formao do conhecimento e no tendo em contra partida a prtica, abre se uma lacuna de interesses pelos percentuais gerais de todo o trabalho, porm tm se outra maior por no terem aquilo que seria o bsico na formao do conceito de educao plena. b) Viso do aluno O que falta para um sistema de Educao Prtica no ITQ/4IEQ. Com relao ao que falta para um sistema de educao de prtica no ITQ, encontra se em respostas, que 74% (setenta e quatro) por cento dos alunos afirmam que a necessidade de uma estrutura organizada com projetos voltados para a prtica ministerial. Assim em vistas ao quadro apresentado estatisticamente abaixo, pode dizer que os prprios alunos em percentuais determinam e direcionam em parmetros e do escola alternativas viveis e possveis para a introduo da prtica dentro do currculo do Curso Livre de Teologia.
Alunos O que falta para um sistema de educao de prtica no ITQ? F Uma estrutura
B Os ministrios estarem trabalhando de forma ( integrada, conjunta e interligada ).; 61%
organizada com projetos voltados para a prtica ministerial.; 74%

80%

70%

60%

C Prtica vivencial e integrao.; 59%


E Sinergia ( vrias pessoas trabalhando para servir ).; 58%

50%

40%

A Oportunidades.; 46%

30%

D Coragem e ousadia da escola e da igreja ara mudar conceitos.; 46%

20%

y = 0,0109x2 - 0,0425x + 0,557 R = 0,4411

10%

0%

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

52

Ainda, no quadro acima tem se como posio do aluno uma postura definida de objetivos qualificados de padro normal, e busca se uma interao maior do que preciso para uma realidade de desafios tido no texto da pgina 9 deste trabalho na viso de Morais (1986), onde se conclu que a escola precisa fornecer condies marcantes na vida do aluno, para que este veja no estgio supervisionado, atributo que possa dar a ele, um conjunto de suposies sociais e ideolgicas, como legtimo, dentro do quadro pr-estabelecido no currculo escolar, e esse o desenvolva na prtica, conforme determina a sua necessidade, em conhecer o relacionamento s estruturas de desigualdade, visto dentro e fora da igreja de Cristo.
Gostaria que me fosse dado refletir um pouco sobre trs pontos que me parecem centrais para a compreenso do ato de ensinar, quando se procura ver isto sem dissimulao ou cacoetes modernosos. 1) De como necessrio saber apresentar e discutir contedos; 2) De quanto preciso auxiliar o aluno a descobrir o precioso valor da autodisciplina; 3) De como importante fazer tudo isto provocando, por uma postura simples, mas marcante, a iluminao do viver e do conviver (MORAIS, 1986, p. 35).

Alunos
90% y = 0,2403ln(x) + 0,4566 R = 0,8659

80%

70%

60%

Voc acredita em uma igreja modelo para a formao dos alunos na prtica?; 68%

50%

Voc tem interesse em cursar o Bacharelado em Teologia?; 76%

Voc quer participar de um grupo de estgios ( prtica )?; 73%

40%

30%

Voc tem recebido educao prtica na formao do seu conhecimento?; 42%

20%

10%

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

53

Outro quadro que possibilita ter uma compreenso situacional ampla e definida, que se v acima, caracteriza que 42% (quarenta e dois) por cento dos alunos no tm recebido educao prtica no ITQ/4IEQ, e que 68% (sessenta e oito) por cento acreditam que uma igreja modelo, para a formao do conhecimento dos alunos, poderia transformar em soluo a prtica, onde estes alunos em curso e formandos tencionam participar de um grupo de estgios supervisionados e ter a formao do curso de bacharelado em Teologia. Considera-se estgio curricular, para os efeitos deste trabalho, as atividades de aprendizagem social, proporcionada ao estudante pela participao em situaes reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizado dentro da Misso Integral da Igreja contextualizada na Misso Urbana dentro da igreja e da comunidade, sob a responsabilidade e coordenao das Instituies ITQ/4IEQ. O estgio curricular, como procedimento didtico-pedaggico, atividade de competncia da Instituio de ensino a quem cabe a deciso final de um sim ou no, porm cabe salientar que a omisso far desta escola ou destes alunos co-responsveis no exerccio de uma funo desqualificada para a qual se intitulam merecedores. Sinto dizer por mim formando deste Instituto Teolgico Quadrangular, que no me sinto preparado totalmente para os ministrios disponibilizados e requisitados no poder executivo da obra, e no gostaria que o tempo se encarregasse de me preparar para tal trabalho e sim que tivesse recebido da escola essas condies prticas que as questes sociais iro me cobrar. Justifica-se em paralelo a existncia de uma dissociao entre a teoria e a prtica, conceituada na pesquisa de campo dos alunos, bem como dos professores da Instituio (ITQ/4IEQ) para os quais em seqncia se busca demonstrar. 10) - Dossi Informacional dos Professores. Com relao aos professores interessante fazer uma anlise criteriosa dos percentuais, dentro de uma viso de maturidade, oportunidades e conceitos acadmicos, pois existem muitos paradigmas que precisam ser revistos quando se pensa em uma estrutura contnua e evolutiva para o desenvolvimento da organizao em sua totalidade. O conceito de ensino-aprendizagem est marcante no paralelo que se faz na confirmao necessria do ensino prtico, ora requisitado pelos alunos desta escola, de conceitos tradicionais, que no evoluem mediante necessidades dirias da comunidade em que est inserida o que leva ter
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

54

neste trabalho, atravs de uma pesquisa de campo com professores, na qual se tem o perfil das necessidades e informaes relacionadas ao processo geral, formativo e educacional do Instituto Teolgico Quadrangular bem como da 4IEQ.

Professores
50% Sua posio na Igreja de Lder de Clula? ; 47%

45%

40%

35%

y = -0,175ln(x) + 0,3482 R = 0,4876

30% Sua posio na Igreja de Lder de Ministrio?; 21%

25%

Srie1
Logaritmo (Srie1)

20%

15%

10%

Sua posio na Igreja de Lder de Departamento?; 11%

5%

Sua posio na Igreja de Secretrio?; 5%

Sua posio na Igreja de Anfitrio?; 5% 2 3 4 5 6

Sua posio na Igreja de Funcionrio?; 5% 7

0% 0 1

Fala-se neste grfico acima sobre um grupo de professores (sujeitos em interao) na dinmica da ao-reflexo, que busca a verdade e tende transformao e ao conhecimento, dentro da educao que deve estar na mentalidade do ITQ/4IEQ, ou seja, ensinar a teoria buscando a prtica do servir como exemplo aos seus alunos. Assim, aps ter uma definio do campo de atuao ministerial desses professores, v-se porm que muito mais importante ler as definies, para o grupo descobrir os pontos essenciais comuns a todos; compar-los com outros de conhecimento e vivncia; questionar todas as definies em virtude da prtica do grupo e da teoria que tenta explicar esta prtica, visto nos dois grficos abaixo; e se for o caso optar por uma delas e lev-la a prtica, porque planejar transformar a realidade numa direo, e organizar a prpria ao (do grupo). Hoje definir o que querem alcanar esses professores e a que distncia est daquilo que buscam alcanar, dar a eles a oportunidade da criatividade e o senso crtico na elaborao de seus objetivos como instrumento de mudana da rotina tradicional de educao, para uma educao voltada realidade social que todos tero de executar, assim como estes professores esto demonstrados e representados em percentuais dentro de suas atribuies atuais, ou pretenses futuras.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

55

Professores
25% Em qual ministrio voc atua Rede de homens?; 21% 20%

15%

Em qual ministrio voc atua Rede de jovens?; 16% Em qual ministrio voc atua Rede de mulheres?; 16%

Em qual ministrio voc atua Sem trabalho na obra?; 11%

Srie1
Logaritmo (Srie1)

10%

y = -0,073ln(x) + 0,2079 R = 0,671


5% Em qual ministrio voc atua Rede de Adolecentes?; 5% Em qual ministrio voc atua Diaconatos?; 5% 0% 0 1 2 3 4 5 6 7 8

Professores
80% Onde voc gostaria de atuar ministrio de ensino?; 74%

70%

60%

50%

y = -0,0208x2 + 0,1585x + 0,0202 R = 0,2939

40%

Onde voc gostaria de atuar ministrio de casais?; 21%

Onde voc gostaria de atuar ministrio de misses?; 16% Onde voc gostaria de atuar ministrio pastoral?; 21% Onde voc gostaria de atuar ministrio de louvor e adorao?; 5%

Srie1
Polinmio (Srie1)

30%

20%

10%

0% 0 -10% 1

Onde voc gostaria Onde voc gostaria de atuar ministrio de atuar ministrio evangelstico; 16% evangelstico?; 5% 2 3 4 5 6 7

Onde voc gostaria de atuar sem opo?; 5% 8 9

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

56

No grfico abaixo nota-se que todos os professores, aps definido suas intenes apresentam em percentuais convices assertiva de como chegar a estes alvos e confirmam que sabem o esperam deles, o que d a realidade um grau de confiana no preparo desses professores, mas preciso fazer da prtica a confirmao do que dizem na representao estatstica.

Professores
120% y= 1 R = #N/A 100% Voc sabe como chegar neste ministrio para fazer a obra?; 100%

80%

Voc sabe o que esperam de voc?; 100%

60%

Srie1
Logaritmo (Srie1)

40%

20%

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5

Quando indagados se prope atividades prticas aos seus alunos em sua disciplina, 84% dos professores responderam que sim, todavia vamos ter a confirmao dos alunos que no esta a realidade encontrada dentro do ITQ/4IEQ, o que leva a repensar de que forma esta prtica est sendo proposta aos alunos. De qualquer modo, o mais importante a deciso firme (e a ao coerente) de possibilitar ao grupo a definio de suas identidades de necessidades, e fazer do marco referencial uma programao efetiva do desejo de todos. Interessante observar os dois grficos seguintes, e compar-los, quando perguntado se em suas disciplinas eram abordados pelos alunos com referncia a prtica, e estes confirma em percentual de 84% que so, mas esta afirmao cria dvidas de parmetro se juntar todos os percentuais conforme segue: Voc possui alguma abordagem pelos alunos com referncia a prtica, (sim) 84% Voc prope atividades prticas aos seus alunos em sua disciplina, (sim) 84% Voc (aluno) tem recebido educao prtica na formao do seu conhecimento, (sim) 42%
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

57

No parece que seja justo, aps confirmao dos professores, que so requisitados em 84% com relao prtica, e que prope seus alunos percentual igual de prtica em suas disciplinas, mas em grfico estatstico se v que somente 42% dos alunos confirmam ter recebido esta prtica, ou seja 50%. Assim a situao (problema) da prtica versus conhecimento da realidade, sintetizado numa proposta de ao de trabalho (hiptese) levar a uma confirmao/modificao ou negao da teoria antecipada em conceito executivo.
Professores 1. Voc prope atividades prticas aos alunos em sua disciplina?
90%

sim; 84% 80%

70%

60%

y = 0,232x R = -0,999

50%

40%

30%

20% no; 16% 10%

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

58
Professores 2. Em sua disciplina voc possui alguma abordagem pelos alunos com referncia a prtica?
90% sim; 84% 80%

70%

60%

50%

y = 0,232x R = -0,999

40%

30%

20% no; 16% 10%

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5

Em anlise do primeiro grfico abaixo, onde se tem a pergunta; voc acredita que o contedo terico visto pelos alunos nas disciplinas do Curso Livre de Teologia aplicvel na vida ministerial?, e 95% dos professores confirmam que no acreditam, afirma-se que existe um descompasso na finalidade e funo do curso, que atribui na informao (teoria) a base executiva da prtica ministerial. Este sentimento na viso dos professores, relacionados s disciplinas, na negao de sua aplicabilidade na vida ministerial, vem requerer da diretoria do ITQ/4IEQ, um treinamento de orientao seus professores. Outro percentual que demonstra espanto encontrado no segundo grfico abaixo, quando 11% dos professores no acreditam que as disciplinas especficas do Curso Livre de Teologia contribuem para o embasamento terico necessrio, para a atuao da prtica ministerial dos futuros formandos. Sendo esta a realidade do ITQ/4IEQ preciso dizer que existem professores dando aulas sem acreditar na aplicao prtica de seus contedos, o que pode gerar desconfiana no currculo do Curso Livre de Teologia, tido como base slida na formao do educando. Se o objetivo realmente educar a todos, preciso encontrar uma forma de avanar em direo a um modelo de aprendizagem centrado na capacidade de pensar em formas tridimensionais, ou seja, perceber contedos (internos e externos); recriar, transformar ou modificar, transportar para si mesmo num espao de criatividade e decodificar para uso dos objetivos comuns.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

59

Professores
3. Voc acredita que o contedo terico visto pelos alunos nas disciplinas do Curso Livre de Teologia aplicvel na vida ministerial?

100% 90% 80% 70% 60% 50% no; 95%

40%
30% 20% 10% 0% 0 0,5 1 no; 0% 1,5 2 sim; 5% sim; 0% 2,5

y = 18,05e-2,944x R = 1

Professores
4. Na sua opinio, as disciplinas especficas do Curso Livre em Teologia, contribuem para o embasamento terico necessrio para a atuao da prtica ministerial dos futuros formandos?
100% 90%

sim; 89%

80%
70% 60%

50%
40% 30% Srie1 y = -1,125ln(x) + 0,89 R = 1 Logaritmo (Srie1)

20%
10% 0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5

no; 11%

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

60

No grupo de professores do ITQ/4IEQ, v-se que 47% esto satisfeitos com o seu nvel acadmico, enquanto 53% no esto contentes, mas, porm 100% desses professores participariam de cursos de aperfeioamento para professores. preciso que a instituio conhea a si prpria, para determinar em projetos a pretenso do nvel de seus educadores, onde se v a necessidade da criao de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tcnico Pedaggico, o qual dar suporte na formao complementar desses professores.

120%

Professores

100%

sim; 100%

6 - Voc est contente com o seu nvel acadmico?

80%

60%

y = 0,0866ln(x) + 0,47 R = 1

7 - Voc participaria de cursos para aperfeioamento de professor(a)?

no; 53% sim; 47%


40%

Linear (6 - Voc est contente com o seu nvel acadmico?)

20%

Logaritmo (6 - Voc est contente com o seu nvel acadmico?)

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5

Para justificar a posio do quadro abaixo, no tocante a conceituao do ensino atual (terico e prtico), apontado pelos professores do ITQ/4IEQ, diz se que a eficcia atingida quando se escolhem, entre muitas aes possveis, aquelas que, executadas, levam consecuo de um fim previamente estabelecido e condizente com aquilo em que se cr e busca atingir. evidente que estes percentuais determinados na pesquisa limitam o processo concebido pelo currculo escolar, determinando os nveis de participao, onde se conclui que o ensino terico e prtico atinge, respectivamente, 5% como timos, enquanto na conceituao de bom, o ensino terico alcana percentual de 95% e o ensino prtico est compreendido em 32%, restando ao nvel de ruim em 0% ao ensino terico, enquanto o ensino prtico atinge o patamar de 63% na categoria de ruim, o que torna um ndice alarmante quando se define e busca a prtica no exerccio de um ministrio, tendo no processo de confiabilidade uma correlao mdia de 92%, entre os dois parmetros, o que descarta qualquer dvida em relao a afirmao acima.
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

61

100%

Professores
Bom ; 95%

90%

80%

y = -0,925x2 + 3,675x - 2,7 R = 1


8 - Como professor do Curso Livre em Teologia, como voc conceitua o ensino atual ( terico )? Ruim; 63% 9 - Como professor do Curso Livre em Teologia, como voc conceitua o ensino atual (prtico)? Polinmio (8 - Como professor do Curso Livre em Teologia, como voc conceitua o ensino atual ( terico )?) Linear (9 - Como professor do Curso Livre em Teologia, como voc conceitua o ensino atual (prtico)?)

70%

60%

50%

40%
Bom ; 32%

y = 0,1843x R = 0,8436

30%

20%

10% timo ; 5% 0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 timo ; 5% Ruim; 0%

Quando se v o quadro abaixo, na conceituao dos professores do ITQ/4IEQ, fazendo meno se o ITQ atravs de seu currculo possibilita ao aluno se situar em qual posio das afirmativas relacionadas, tem como resposta que: Muita teoria e a prtica adquire se no decorrer do tempo sim 84% - no 16% Pouca teoria e muita prtica vivencial sim 90% - no 10% Teoria e prtica na mesma proporo sim 84% - no 16% Deixa que o E.S. capacite quando for preciso sim 58% - no 42% A experincia no vem de se ter vivido muito, mas de se ter refletido intensamente sobre o que se fez e sobre as coisas que aconteceram na vida de cada aluno formando, para que tal prtica venha justificar os percentuais acima extrado da pesquisa ora apontado como adendo deste trabalho de concluso de curso. Faz se necessrio comentrio a parte sobre todos os itens marcados acima, pois tal postura vem justificar falta de conceituao acadmica e objetividade de quem define a formao de agentes modificadores e transformadores na formao de quem vai trabalhar contedos relacionados a funo de uma igreja crist. Muita teoria e a prtica adquire se no decorrer do tempo sim 84% - no 16% - Aqui procede justificar que na concepo dos professores os alunos esto recebendo em percentuDissociao entre a teoria e a prtica educacional.

62

al de 84% muita teoria e deixam a prtica para se adquirir no decorrer de sua prtica ministerial. Ora, tal conceito no vem retratar o que deveria ser, pois este aluno quando colocado em atividade no ter a segurana necessria, para colocar esta teoria recebido no trabalho requisitado, pois necessita ter em observao padres mnimos estabelecidos pela Palavra do Senhor, dentro e fora da escola. Pouca teoria e muita prtica vivencial sim 90% - no 10% - Estabelecer aqui esta relao percentual de 90% determinar totalmente contrrio ao que definiu este trabalho em peso estatstico apurado entre todos os alunos e professores do ITQ/4IEQ, pois foi afirmado por todos em pesquisa que a escola e o currculo no oferecem condies de prtica em qualquer nvel para a formao do corpo educacional. Teoria e prtica na mesma proporo sim 84% - no 16% - Afirma-se que os alunos precisam de caminhos sistematizados e padronizados de ensino, terico ou prtico, para determinar a diferena de qualidade em seus campos de atuao, de tal forma que esta relao se torne complementar em amplo sentido, visando atingir a eficcia no levantamento e atendimento das questes sociais em que a Igreja os colocar em solues. Deixa que o E.S. capacite quando for preciso sim 58% - no 42% - Esta dependncia do Esprito Santo necessria, mas fazer desta dependncia sem buscar o agregado da teoria e da prtica, em doses iguais, atribuir ao Esprito Santo todas as responsabilidades na execuo de nossos objetivos, seja como cristo, aluno/servo ou igreja, excluindo da escola tambm a funo e obrigao formativa, a quem dado o direito de faz-la em responsabilidade. A escola precisa formar alunos completos, transformando sujeitos nicos, singulares e heterogneos, atravs de uma cuidadosa observao, e construir uma rede de apoio permanente para estes alunos formandos, e buscar reencontrar as necessidades individuais nem que para isso tenha que repensar o seu papel na formao de turmas diferenciadas, mantendo o compromisso responsvel, preparando a si prpria como tambm a todo o corpo educacional, para novas atitudes de busca e flexibilidade, dentro da estrutura que compunha a rede de ensino-aprendizagem. A escola no aquela que impe as respostas, mas aquela que renova questes e concede ao aluno a possibilidade de existir como pessoa livre e consciente, onde se tem excludo o pensamento determinista, que desastroso quando colocado como impossibilidade o direito da realizao criativa do aluno. No se quer uma escola que defende uma educao bsica para todos ou apenas para os mais aptos, aqueles que atendem plenamente a nossas expectativas, mas sim uma escola que ofeDissociao entre a teoria e a prtica educacional.

63

rece condies mnimas de todos praticarem a Obra de Deus, porque estas questes esto aqui explicadas pelo coeficiente de correlao de 95% conforme levantamento estatstico efetuado.
Professores
10 - O ITQ atravs do seu currculo possibilita ao aluno se situar em qual posio das afirmativas abaixo?
100% a) - Muita teoria e a prtica adquire se no decorrer do tempo.; 84% c) - Teoria e prtica na mesma proporo.; 84% b) - Pouca teoria e muita prtica vivencial.; 90%

90%

80%

70%

60%

y = -0,25x2 + 1,37x - 0,93 R = 0,9471

d) - Deixa que o Esprito Santo capacite quando for preciso, mediante as circunstncias do seu ministrio.; 58% sim

50%

40%

y = 0,25x2 - 1,37x + 1,93 R = 0,9471


d) - Deixa que o Esprito Santo capacite quando for preciso, mediante as circunstncias do seu ministrio.; 42%

30% b) - Pouca teoria e muita prtica vivencial.; 10% c) - Teoria e prtica na mesma proporo.; 16% 1,5 2 2,5 3 3,5

20% a) - Muita teoria e a prtica adquire se no decorrer do tempo.; 16% 0 0,5 1

10%

0%

4,5

Quando se afirma, conforme o grfico abaixo, que 84% dos professores afirmam que no existe uma integrao prtica e co-participativa entre o ITQ e a Igreja, vedar ao aluno o direito participativo da formao que se pressupe ter recebido dentro do ITQ/4IEQ. Um dos caminhos mais promissores para transformar positivamente o ITQ (aluno) torn-lo um conjunto de recursos materiais e humanos, plurifuncionais, aberto a uma utilizao intensiva por parte da igreja, a qual retorna em cobrana para o ITQ o desenvolvimento de mltiplas atividades de aprendizagem, que torna o sistema em movimento e requalifica as partes envolvidas. V-se na escola o centro vital, que um lugar intermedirio entre a Igreja e a Sociedade, que liga o primitivo e o moderno, oferecendo as pr-condies que tornam possvel uma cultura teolgica genuna, que analisa todos os elementos precedentes e reflita todas as potencialidades do aluno, para viver e conviver com todas as perspectivas teis recebidas do ITQ/4IEQ em sala de aula. A escola eficaz pode ajudar os alunos a desenvolverem suas inteligncias, proporcionandolhes experincias formativas que os incentivem a pensar de maneira analtica, criativa e prtica, porque ser ou tornar-se inteligente implica fazer escolhas e isto serve tambm para a Escola (ITQ) e
Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

64

a Igreja (4IEQ). preciso querer mudar algo se reconhecer que isto realmente est errado, ou no est dando o resultado que se espera.
Professores 11 - Como professor, voc tem visto uma integrao prtica e co-participativa entre o ITQ e a Igreja?
90%

no; 84%
80%

70%

60%

50%

40%

y = 0,0305e1,6582x R = 1

30%

20%

sim; 16%
10%

0% 0 0,5 1 1,5 2 2,5

Anlise da Estrutura local (Igreja/4IEQ) como oportunidades.


Professores
O que falta para a implantao de um sistema de educao prtica no ITQ, na sua opinio?
1,2
f) - Viso Sistmica e projetos voltados para a prtica ministerial.; 98%

c) - Prtica vivencial e integrao.; 77% b) - Sincronismo e conectividade.; 65% d) - Coragem e ousadia da escola e das igreja em mudar conceitos.; 83% a) - Oportunidades.; 26%

0,8

0,6

0,4

e) - Sinergia - Vrias pessoas trabalhando "para servir".; 62%

Srie1 Polinmio (Srie1)

0,2

0 0 -0,2 1 2 3

y = -0,0707x2 + 0,7029x - 0,8693 R = 0,65


4 5 6 7 8

g) - Outras ; 5% 9

-0,4

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

65

Diante da pesquisa apresentada no grfico acima, define-se algumas variveis que servem de roteiro de anlise pela diretoria do ITQ e da 4IEQ. No entanto, no cabe comentrios individualizados destas variveis, porm coloca-se em destaque para confirmar algumas necessidades existentes dentro do ITQ/4IEQ, como segue: Oportunidades 26% Sincronismo e conectividade 65% Prtica vivencial e integrao 77% Coragem e ousadia da escola e da igreja em mudar conceitos 83% Sinergia vrias pessoas trabalhando para servir 62% Viso sistmica e projetos voltados para a prtica ministerial 98% Outros - 5%

8-3 CONCLUSO (SEMI PROJETO) No adianta mudar o comportamento sem transformar o pensamento, porque no avalia corretamente a resistncia que as mentes tm mudana. Diga-se que pensar o currculo de uma escola pressupe viver o seu cotidiano, que inclui toda uma dinmica das relaes estabelecidas em seu contexto, onde se busca professores multialfabetizados para uma relao de ensino-aprendizagem tambm multidirecional de seus alunos. Salienta-se que este trabalho de concluso de curso (TCC) est desenvolvido na forma adaptvel de um projeto, para dar nfase ao ensino prtico dentro do sistema educacional do ITQ/4IEQ, onde se projeta a criao de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento / Tcnico Pedaggico CPD/TP, onde se cataloga, cria e desenvolve uma memria dos conceitos educacionais da instituio (ITQ) e da igreja (4IEQ), criando uma igreja modelo que serve de treinamento para os seus alunos. 8-4 CONCLUSO (FEED BACK FINAL) Mensagem Se voltar ao que se tem referenciado na pgina 4 deste trabalho, quando colocado uma interrogao tida no livro do Profeta Amos 3:3, afirma-se agora com certeza absoluta que a teoria e a prtica em vista, no ITQ/4IEQ, no trilham o mesmo caminho! Assim, os alunos Joo Bassinelli e Jorgina Ferreira Ribas, deixam um pr-projeto, como certificado da qualificao extensiva, para os futuros formandos, que como ns buscam nica e exclusivamente servir ao nosso

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

66

Deus, ajudando aos que necessitam de conforto, apurado acentuadamente nas questes sociais que envolvem a Igreja Atual. Porm, hoje com a certeza da necessidade de se ter a prtica dentro do currculo do Curso Livre de Teologia, diariamente requisitado pela Misso Integral de uma Igreja Tridimensional (voltada para Deus, para o Mundo e para si prpria) no reconhecimento da misso urbana, atravs das questes sociais do contexto inserido, partimos com a convico do alerta estabelecido, na direo do futuro, para que o hoje seja, disposio, vontade e crescimento, na razo de nossas necessidades, para mudar o que se pede, dentro da realidade vista por estes alunos, tidos na saudade do ontem (Turma ano 2010).

Referncias Bibliogrficas (s.d.). ALMEIDA, T. e. (Edio Revista e corrigida, 1995). Bblia de Estudo Plenitude. Barueri, SP: Sociedade Bblica do Brasil. ASSUMPO, M. M. (2003). A Bblia como fonte de sabedoria em gesto. Gesto Eficaz. , 54;55 e 56. Barbosa, L. L. (2009). Seminrio de Pesquisa. Curitiba: IESDE - 2.ed. Chiavenato, I. (1987). Administrao de empresas: uma abordagem contingencial. So Paulo: McGraw-Hill. Chiavenato, I. (2005). Teoria Geral da Administrao. So Paulo: McGraw-Hill. Chiavenato, I. (1995). Vamos abrir um negcio. So Paulo: Makron. Coutinho, P. F. (20 de Maio de 2010). Aula "A misso de Deus". Curitiba, Paran, Brasil. Domingues, G. S. (Junho de 2008). CURRICULO: Questes Tericas e Metodolgicas numa Viso Integradora. Via Teolgica , p. 81 a 90. DRIA, S. (2010). A Reforma Paulista de 1920. Edio Especial da Revista Educao , 16. Drucker, P. (1989). A nova era da administrao. So Paulo: Pioneira. Drucker, P. F. (1981). Fator humano e desemenho. So Paulo: Pioneira. GRAMIGNA, M. R. (2003). Os caminhos para a excelncia. Gestao Eficaz , 58. Grinspun, E. d. (2008). Ao Supervisora. Curitiba: IESDE Brasil S/A.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

67

HUNTER, J. C. (2006). Com se tornar um lder servidor (Vol. 6 Edio). Rio de Janeiro: GMT Editores Ltda. I.Chiavenato. (1983). Introduo a teoria geral da administrao. So Paulo: McGraw-Hill. I.Chiavenato. (1995). Manual de reengenharia. So Paulo: Makron. IESDE. (2008). Manual de Estgio Curricular. Curitiba: IESDE. Marilza. (quatro de maio de 2009). www.etica.pro.br/trabalhos.Dr.Loureno Regia. Acesso em quatro de maio de 2009, disponvel em http://www.etica.pro.br/trabalhos.Dr.Loureno.Regia Mattos, A. P. (2008). tica e Formao do Educador. Curitiba: IESDE Brasil S.A. MEKSENAS, P. (1994). Sociologia (2 Edio ed., Vol. 2 edio). So Paulo, So Paulo, Brasil: Cortez Editora. (1986). In: R. d. MORAIS, O que ensinar. (p. 34). So Paulo, So Paulo, Brasil: Editora Pedaggica e Universitria. Morais, R. d. (1986). O que ensinar. So Paulo: E.P.U. ( Editora Pedaggica e Universitria Ltda. P.F.Drucker. (1992). Administrao para o futuro. So Paulo: Pioneira. Paran, F. T., & FTBP, F. T. (2008). Via Teolgica. PILETTI, N. P. (1994). Histria da Educao (3 Edio ed.). So Paulo: Editora tica S.A. Taylor, F. W. (1970). Princpios de administrao cientfica. So Paulo: Atlas.

Dissociao entre a teoria e a prtica educacional.

S-ar putea să vă placă și