Sunteți pe pagina 1din 20

SEMENTES CAIARA MARCA REGISTRADA

A FORA DA QUALIDADE EM SEMENTES. IMPORTAO E EXPORTAO DE SEMENTES EM GERAL AVISO SOBRE ATAQUE DE PRAGAS NOS PS DE KHAYA IVORENSIS Atualmente no Brasil todas as plantaes de Khaya ivorensis so atacados por um grande nmero de pragas. Para maiores detalhes colocamos a disposio uma foto tirada recentemente da plantao de Khaya ivorensis atacada por pragas

Fitopatologia Brasileira
MANCHA AREOLADA CAUSADA POR Thanatephorus cucumeris EM MOGNO AFRICANOLUADIR GAPAROTTO1, ROGRIO E.
HANADA, FERNANDO C. ALBUQUERQUE & MARIA DE LOURDES R. DUARTE

Embrapa Amaznia Ocidental, Cx. Postal 319, CEP 69011-970, Manaus-AM, e-mail: gasparot@cpaa.embrapa.br; 2Instituo Nacional de Pesquisas da Amaznia, Cx. Postal 478, CEP 69011970, Manaus, AM; Embrapa Amaznia Oriental, Caixa Postal 48, CEP 66017-970, Belm-PA. (Aceito para publicao em 18/04/2001)

Autor para correspondncia: Luadir Gasparotto RESUMO O mogno africano (Khaya ivorensis) foi introduzido no Brasil para substituir o mogno brasileiro (Swietenia macrophylla) devido a sua alta resistncia ao microlepidptero Hypsiphyla grandella, a principal praga do mogno brasileiro. Em 1999, observou-se alta incidncia da mancha areolada, causada por Thanatephorus cucumeris em viveiros e reas de plantios definitivos de mogno africano nos Estados do Amazonas e Par, causando leses em folhas maduras e 100% de queda das folhas jovens. Nas folhas jovens surgem pequenas leses marrons circundadas por uma margem prpura e em folhas maduras as manchas so marromclaras, exibindo anis concntricos. Palavras-chave: Khaya ivorensis, Swietenia macrophylla, doena fngica.

Devido alta suscetibilidade do mogno brasileiro (Swietenia macrophylla King) ao microlepidptero Hypsiphyla grandella Zeller, essa essncia florestal vem sendo substituda pelo mogno africano (Khaya ivorensis A. Chev.), introduzido recentemente na Regio Amaznica para plantios em escala comercial. Em mognos africanos, com cerca de dois anos de idade, implantados na rea experimental da CEPLAC, situada na margem esquerda da Rod. 174, km 48, e da Embrapa Amaznia Ocidental, situada na margem esquerda da Rod. AM-010, km 29, municpio de Manaus-AM, constatou-se, em dezembro de 1999, uma doena causando 100% de queda das folhas do ltimo lanamento foliar. No mesmo ano, foi observada a ocorrncia de doena semelhante em plantios de mogno africano no municpio de Igarap Au, estado do Par. Em Manaus, as infeces ocorrem apenas em folhas jovens quando apresentam colorao avermelhada. Inicialmente, os sintomas se apresentam como manchas arredondadas com cerca de 2 a 8 mm de dimetro, centro esbranquiado, bordos escuros e circundados por um halo cor vinho, com 1 a 3 mm de largura Figura 1 A Quando a folha atinge a maturao, formam-se manchas grandes, marromclaras ou marrom-escuras, descontnuas, necrticas e em forma de aurolas Figura 1 B. Folhas com leses de grandes propores ou apenas situadas nos seus teros basais e prximo nervura principal tendem a cair.

Em condies de elevada umidade, e especialmente nos fololos cados no cho, observa-se, sobre as manchas na superfcie abaxial, um manto micelial esbranquiado do patgeno, facilmente visvel quando a folha afetada observada contra a luz.

Em Igarap Au observou-se que, nas folhas maduras, as manchas se iniciam a partir de uma leso diminuta (0,5 mm), com centro claro rodeado por uma margem pardo-escura, surgindo anis concntricos de colorao marrom-clara. Com o progresso da doena, a rea central da leso adquire uma tonalidade prateada, ficando a rea zonada limitada ao tero externo da leso. A ltima zona de crescimento da leso de colorao pardo-escura, ficando o tecido sadio limitado por um tnue halo clortico. As leses surgem entre as nervuras secundrias, podendo permanecer isoladas ou coalescerem, mas raramente uma leso atinge a nervura principal. Em condies de alta umidade, um miclio semelhante a uma teia, visvel a olho nu, se espalha das leses para as reas sadias da folha. Mesmo incitando leses numerosas, nas condies do estado do Par, o patgeno no tem provocado a queda acentuada de folhas como acontece em citros (Citrus spp.) e seringueira (Hevea spp.). Quando ocorrem vrias infees em determinada rea da folha, essa rea apresenta-se necrtica com anis concntricos, sendo possvel distinguir o ponto de penetrao do patgeno. As leses so visveis em ambas as faces da folha, mas os anis so mais visveis na face inferior das folhas. Em folhas maduras, as leses medem de 1,2 a 2,9 mm de comprimento e de 0,8 a 2,9 mm de largura. Em plantas mantidas em viveiro, o fungo causa sintomas de mancha areolada tpica ou de mela.

O isolamento em meio de BDA, os testes de patogenicidade positivos em folhas jovens e maduras e as caractersticas morfolgicas permitiram identificar o patgeno como sendo o

fungo Thanatephorus cucumeris (Frank) Donk. (anamrfico: Rhizoctoma solani). Inoculaes feitas em folhas de mudas de mogno africano com inculo de T. cucumeris reproduziram os sintomas tpicos da mancha areolada, duas semanas aps a inoculao Figura 2

1971. (608p.) Figuras 4 e 5

AVISO SOBRE ATAQUE DE PRAGAS NOS PS DE KHAYA IVORENSIS Atualmente no Brasil todas as plantaes de Khaya ivorensis so atacados por um grande nmero de pragas. Para maiores detalhes colocamos a disposio uma foto tirada recentemente da plantao de Khaya ivorensis atacada por pragas. As fotos foram tiradas em vrios estados do Brasil estados diferentes. Na Amaznia, o patgeno foi constatado causando mancha areolada em seringueira (Deslandes, 1944) e em laranjeira (Lourd et al., 1984) e a doena denominada queima da tia miclica em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) (Albuquerque & Oliveira, 1973) e em maracuj (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) (Poltronieri et al., 1999). O ataque severo do T. cucumeris, causando sucessivos desfolhamentos de plantas com cerca de 7 m de altura, poder reduzir o crescimento do mogno africano na regio tropical sempre mida, desde que as condies favorveis infeco ocorram durante longos perodos. Pulverizaes quinzenais em viveiros, com o fungicida pencycuron (2 g/l de gua), m.suelicorrea@hotmail.com tm mantido as mudas livres da doena.
Vrios viveiros e reflorestadores estavam fazendo a enxertia do mogno brasileiro no khaya senegalenses mais aps com muitos investimentos e muito tempo elaborando documentao para que as sementes desta espcie no khaya senegalenses pudesse ser importado de outros pais a empresa CAIARA COMERCIO DE SEMENTES LTDA investiu valores alto para poder estar fazendo importao das sementes destas espcies se tornando a nica empresa que at o momento esta elaborando a importao destas espcies com toda a documentao necessria para importao como certificado fito sanitrio de importao e exportao toda a documentao junto ao ministrio da pecuria e abastecimento mapa sendo autorizada a importar como esta fazendo j importao e vendendo para todos estados do Brasil levando a quem deseja elaborar suas mudas atravs de sementes com custo muito abaixo, pois os custo atravs de enxertia os custo so muito alto e muito lento sendo hoje a empresa que leva o que de melhor em sementes a Caiara buscou levar a quem deseja ter madeira de valor alto uma grande facilidade, pois a empresa tem sementes para fornecer a grandes refloresta-dores sementes com nvel de germinao muito alto chegando atingir at 96% de germinao sendo vivel fazer o plantio desta espcie atravs de sementes sem duvida. Abaixo foto de mudas de Mogno africano khaya senegalenses produzida atravs de sementes

As seguintes fotos so de ps de Khaya senegalensis. Sua madeira possui extremo valor no mercado, chegando a 2 mil dlares o metro cbico.

Valor da madeira: depende da largura da prancha. Prancha com 16 cm de largura: 1600 reais. Prancha com 26 cm de largura: 2800 reais. Acima de 45 cm de largura: 4000 reais.
VALOR DA MADEIRA
COM BASE ATRAVS DE RESULTADOS NA AUSTRLIA COM A AVALIAO DA INDSTRIA, AS RVORES PLANTADAS PROVARAM PRODUZIR UMA BOA QUALIDADE ATRAENTE. A MADEIRA FOI ALTAMENTE CONSIDERADA PELOS DIFERENTES AVALIADORES DA INDSTRIA QUE ACREDITAM QUE HAVER UMA BOA PERSPECTIVA PARA O MERCADO INTERNO NO FUTURO, SENDO OS PREOS VARIANDO DE 3000 A 5500 DLARES O METRO CBICO PARA MADEIRA SECA E SERRADA.

Fotos de mudas atravs de sementes.

Idade das mudas contando com o prazo de germinao obtida de sementes importadas 30 dias espcie Khaya senegalenses.

Idade das mudas contando com o prazo de germinao obtida de sementes importadas 30 dias espcie Khaya senegalensis

Idade das mudas contando com o prazo de germinao obtida de sementes importadas 30 dias espcie Khaya senegalensis Mudas obtidas atravs de sementes espcie Khaya senegalensis onde pode comprovar que as mudas nascem sadias e com o crescimento rpido muito diferente das mudas obtidas atravs de enxertia.

ABAIXO FOTO DE PLANTIO DA ESPCIE Khaya senegalensis - Sem ataque de pragas plantao de mogno africano (khaya senegalensis com 1 ano e sete meses plantadas em sacolas plstica para analise do comportamento da espcie

Khaya senegalensis - Sem ataque de pragas Plantao de Mogno Africano (Khaya senegalensis com 3 anos

A madeira do mogno (Khaya senegalensis de elevada durabilidade, fcil de trabalhar e secar tem colorao marrom-amarelada e o cerne, de cor marrom-avermelhado. Utilidade: O mogno-africano tem uso comercial extraordinrio, devido s caractersticas tecnolgicas e beleza da madeira. usada em movelaria, fraqueado, construo naval e em sofisticadas construes interiores. Possui em mdia de 40 metros de altura, mas podendo chegar at 45 metros com um tronco com mais de 1 metro de dimetro. As folhas so compostas por 4 a 6 pares de folhas. Madeira A madeira de elevada durabilidade, fcil de trabalhar e secar, porm. O alburno tem colorao marrom-amarelada e o cerne, de cor marrom-avermelhado. O crescimento das rvores feito em dois sentidos: Altura e Dimetro/ Volume. Em qualquer planta, na ponta dos ramos e razes existe um tecido vivo denominado meristema apical. Este tecido formado por um tipo de clulas que se multiplicam quando estimuladas por hormonais vegetais produzidas pelas prprias plantas sob influncia de um conjunto de condies ambientais favorveis, entre as quais a temperatura e luminosidade. atravs deste processo que a rvores cresce em altura, podendo por vezes, vir a alcanar mais de cem metros, este crescimento denominado crescimento apical ou primrio. Para o crescimento em dimetro, existe uma fina camada de clulas, tambm elas meristemticas, na parte interna da casca, entre o floema e o xilema, denominada cmbio vascular. O cmbio estimulado a dividir-se em camadas tanto em direo casca como em direo ao centro do tronco. Desta forma a rvore aumenta em dimetro, sendo este crescimento denominado secundrio. Com esta abordagem, pretende-se fundamentalmente uma melhor compreenso e entendimento dos mecanismos e comportamentos da madeira. A qualidade da operao tecnolgica no depende apenas da tcnica de transformao adotada, mas em grande parte da natureza e estrutura do material em causa. A madeira no um material homogneo. Pelo contrrio, extremamente heterogneo, variando no apenas com a espcie produtora, mas tambm com o meio em que a rvore se desenvolve. Com efeito, resultando da atividade de um ser vivo elaborada segundo leis especficas, mais ou menos constantes para cada essncia; contudo, as interferncias do meio (solo, clima, seres vivos, tipo de tratamento e conduo florestal), podero ser extremamente poderosas e ocasionar reaes particulares da rvore que perturbem a normalidade dos fenmenos formativos e, consequentemente, alteram a harmonia da estrutura do material. De acordo com a Norma Europia NP EN 844-8, no devero ser considerados defeitos, as particularidades morfolgicas ou anatmicas presentes na rvore (em p ou abatida), ou na madeira transformada, por se tratar de um produto formado por leis naturais. A norma especifica que tais perturbaes devero ser denominadas de Singularidades da Madeira. Passa portanto a ser considerado defeito ou alterao toda e qualquer anormalidade resultante da interveno de um agente exterior, onde se inclui obviamente o mau processamento da madeira, manifestando-se pela diminuio do valor tecnolgico desta. Assim os materiais como a madeira, nas suas diferentes formas, apresentam irregularidades e descontinuidades no desenho dos veios, podendo causar pequenas variaes em termos de

acabamento, nomeadamente na cor do produto acabado. Essas variaes, so inerentes e constituintes da beleza natural da madeira devendo ser aceites dentro das tolerncias habituais. Produto Natural A madeira um produto de origem natural e renovvel, cujo processo produtivo em relao a outros produtos industrializados, exige baixo consumo energtico e respeita a natureza. Constitui um dos escassos materiais de construo de origem natural, o que partida lhe proporciona uma srie de vantagens em relao aos demais. A madeira de uso corrente no txica, no liberta odores ou vapores de origem qumica, sendo, portanto segura ao toque e manejo. Ao contrrio de outras matrias-primas a madeira quando envelhece ou deixa de desempenhar a sua funo estrutural, no constitui qualquer perigo para o meio ambiente, j que facilmente reconvertida. Renovvel Fazemos uso da madeira como matria-prima a milhares de anos. No entanto este recurso contnuo disponvel e a crescer em novos povoamentos florestais. Enquanto novas rvores forem plantadas de forma conscienciosa e sem comprometer os recursos naturais e, repor as abatidas, a madeira vai continuar a estar disponvel. Armazm de Carbono
Para a formao da madeira, as rvores absorvem o carbono da atmosfera, e libertam oxignio. Ao fazermos uso da madeira, estamos a armazenar o carbono absorvido durante o tempo de vida da obra ou edifcio no estado slido e, portanto, a evitar que este se liberte para a atmosfera e, agrave o problema ambiental do efeito de estufa. Excelente Isolante O isolamento um aspecto importantssimo para a reduo da energia usada no aquecimento e climatizao de edifcios. A madeira um isolante natural que pode reduzir a quantidade de energia necessria na climatizao de espaos especialmente quando usada em janelas, portas e pavimentos. Fcil de Trabalhar Trata-se de uma matria-prima muito verstil que pode ser usada de forma muito variada e que cumpre com certas e determinadas especificaes, de acordo com o tipo de aplicao pretendida.

DENSIDADE OU MASSA VOLMICA


a massa de uma determinada substncia por unidade de volume. Em madeiras no ser mais que a quantidade de material lenhoso presente em dado volume de lenho. Geralmente espcies mais densas apresentam caractersticas mais duradouras. Os valores de densidade variam de espcie para espcie e dependem de uma srie de fatores estruturais, da qualidade da estao florestal (solo, clima, tipo de tratamento e conduo florestal), bem como com a quantidade de substncias orgnicas e inorgnicas presentes no lenho (extraditveis). Geralmente medida que aumenta a densidade, aumenta a resistncia mecnica e durabilidade natural da madeira, em sentido inverso, diminuem a permeabilidade a solues preservastes acabamentos e trabalhabilidade. Assim, a densidade da madeira considerada uma das propriedades mais importantes da madeira, sendo por isso considerada, um bom ndice de qualidade do lenho.

HUMIDADE
A gua na madeira pode encontrar-se sob vrios estados, conforme a sua localizao na madeira, das quais as principais so: - gua livre; gua no estado lquido, contida nos espaos intra e intercelulares. Na secagem de madeiras, a remoo de toda a gua livre, at ao ponto de saturao das fibras (PSF), no apresenta qualquer interferncia na alterao da dimenso das peas ou propriedades - gua de embebero; representa a gua localizada no interior da parede celular. A esta, corresponde o estado de umidade de saturao ao ar (HSA) ou ponto de saturao das fibras (PSF), que equivale mais ou menos a um teor de 30% de umidade. a entrada ou sada deste tipo de gua que responsvel pelas variaes dimensionais da madeira. - gua de constituio; representa a gua que faz parte da prpria composio qumica da madeira. Esta ltima apenas pode ser eliminada atravs da combusto do material. O teor de umidade influncia acentuadamente as propriedades fsico-mecnicas. De forma geral, a resistncia da madeira tende a decrescer com o aumento da sua umidade. Do teor de umidade ir depender a eficcia do tratamento de preservao das madeiras, colagem, fabrico de compensados, aglomerados, processamento mecnico. Empenos e resistncia ao ataque de fungos e bactrias. A titulo de exemplo abaixo de 20% de umidade espera-se que a madeira permanea imune ao ataque de fungos xilfagos.

VARIAO DIMENSIONAL RETRACO E INCHAMENTO


facto adquirido que a madeira se movimenta ou trabalha, isto , retrai e incha de acordo com o teor de umidade ambiente a que est exposta. As inmeras implicaes de ordem prtica que este fenmeno acarreta, tornam o seu estudo de grande importncia, j que espcies podem ser eliminadas em utilizaes onde a estabilidade dimensional seja fator limitativo. A madeira um material anisotrpico, e consequentemente a variao dimensional tambm se processa de forma anisotrpica, ou seja, vamos ter uma desigual variao das caractersticas consoante a direo em que se avalia, tal como se ilustra no grfico.

CONDUTIBILIDADE TRMICA
A madeira, devido sua organizao estruturais retns pequenos volumes de ar, o que a torna num mal condutor trmico, sendo por isso um excelente isolante trmico.

CONDUTIBILIDADE SONORA
O emprego de madeira no revestimento de paredes melhora a distribuio das ondas sonoras pelo ambiente, tornando-se portanto num produto adequado ao acondicionamento acstico.

RESISTNCIA AO FOGO
Apesar da madeira ser considerada um material inflamvel, quando se trata de peas de espessuras maiores que 25 mm esta muito lentamente consumida pelo fogo em relao a outros materiais. Quando o fogo atinge a madeira destri rapidamente a superfcie, formando uma fina camada de carvo que retarda a propagao de oxignio e das chamas em direo ao interior das peas, fazendo com que o incndio perca velocidade. Peas de 50 mm so consideradas mais seguras que estruturas metlicas. J as peas abaixo dos 20 mm so consideradas elementos de alimentao do incndio

RESISTNCIA COMPRESSO AXIAL


a carga suportvel por uma pea de madeira, quando aplicada na direo paralela s fibras. Determina a carga que uma viga pode suportar.

FLEXO ESTTICA
Quando uma carga aplicada tangencialmente aos anis de crescimento numa amostra apoiada nos extremos. Determina a carga que uma viga pode suportar.

RESISTNCIA TRACO
Importante em componentes estruturais e definio de ligaes que estejam sujeitas a este tipo de esforo.

COMPRESSO PERPENDICULAR
Quando se aplica uma carga sobre uma pea de madeira para determinao do valor mximo que a espcie pode suportar sem ser esmagada.

RESISTNCIA AO CORTE
Determina a capacidade de carga de vigas curtas.

RESISTNCIA FLEXO DINMICA


Capacidade da madeira para suportar esforos mecnicos ou choques.

ELASTICIDADE
Capacidade de um material sofrer a aplicao de uma carga, apresentar deformao proporcional e retornar sua forma inicial.

DUREZA
Resistncia que um determinado material ope penetrao de um corpo estranho.

Atualmente a empresa SEMENTES CAIARA este ano de 2010 j estas fazendo um grande

investimento em um centro de pesquisa madeira florestal, vegetal, agricultura e pecuria em uma rea de 7, 2 hectare onde muito j prev que ser um dos do maior centro de pesquisa da Amrica latina que agregas todas as atividades acima focando maiores investimento no setor FLORESTAL MADEIREIRO, VEGETAL E PECURIO para agregar maiores informao aos clientes da empresa SEMENTES CAIARA, pois o cliente esta em primeiro lugar. Proporcionando a empresa fazer um dos maiores investimentos at hoje visto no valor de 5 milhes de reais, na rea que a empresa atua, tendo objetivo de trazer melhoria, inovao para aperfeioamento de cada espcie, esta a meta da empresa SEMENTES CAIARA de investir e agregar valores altssimos para levar tecnologia de ponta comprovada ao seus milhares de cliente em todo mundo . Temos prazer no que fazemos, e damos garantia em nossa qualidade. A SEMENTES CAIARA garante que os seus produtos esto livres de qualquer tipo de problema por que temos o maior rigor na conferencia e armazenagem em cmaras frias e seca sendo seladas e mantida dentro dos norma do ministrio da pecuria e abastecimento mapa Na nossa estrutura dotmo-nos de vrios mecanismos de controle de avaliao do produto final. Assim, escolhemos e avaliamos as sementes que vendemos , tendo critrios bem definidos para rejeio, quando o caso. Dispomos ainda de mecanismos de acompanhamento do processo produtivo com verificaes intercalares de conformidade do produto. H procedimentos definidos para a aprovao do produto final. Assim, quando chega a Sua propriedade , j foi verificado e analisado por laboratrio e profissionais competentes, dedicados, exigentes e rigorosos, pertencentes tanto nossa estrutura produtiva (numa primeira fase) como estrutura comercial, que faz a aprovao final. Ao comprar na Semente Caiara est a comprar numa empresa que a nica responsvel pelo produto, desde a fase de concepo at ao momento em que ele colocado em sua propriedade. Foi esse o caminho que escolhemos. esse o caminho que fazemos. Assim, como natural, somos um dos primeiros que esta agregando valor altssimo para dar o que a de melhor em qualidade aos clientes. A empresa SEMENTES CAIARA investe em produtos de qualidade e segue requisitos essenciais: temos qualidade que se sente e se v responsabilidade com o aperfeioamento na rea, exemplo tal a estrutura que a empresa esta montando de altssimo valor centrado no cliente. Onde a meta da empresa SEMENTES CAIARA inaugurar o CENTRO DE PESQUISA at o final do ano de 2010 para termos a perfeio e a qualidade que nossos clientes necessitam.

A Sementes Caiara decidir implementar o sistema de gesto integrada da qualidade (norma ISO 9001:2000) e ambiente (norma ISO 14001:1999) com a incluso da vertente emas - sistema comunitrio de eco gesto e auditoria, faro uma nova abordagem do seu negcio. Assumindo este modelo de gesto empresarial como um estmulo e uma vantagem competitiva, que se orienta no sentido de superar as expectativas de todas as partes envolvidas: clientes, utilizadores, fornecedores. Est convicta que este passo gigante e decisivo, permitir

SEMENTES CAIARA importantes evolues e ciclos de melhoria contnua, potenciando desta forma um desenvolvimento sustentvel baseado em elevados padres de qualidade, inovao e respeito pelo ambiente. Esta a primeira declarao ambiental desde o incio da sua atividade, provavelmente a primeira nesse ramo de atividade (no pas), esperamos que sirva de estmulo para todas as partes eventualmente interessadas. Por fim, da mais elementar justia agradecer o contribuiu de todas as partes envolvidas (fornecedores, clientes, consultores, auditores, autoridades e comunidade local e outros em outros paises), sem as quais no seria possvel desenvolver esta preciosa misso. um passo e um esforo enorme da empresa SEMENTES CAIARA no sentido de ir alm do que a lei obriga em termos de ambiente, caminhando para um maior respeito pelo meio ambiente, para uma postura proativa na sua preservao, e para um maior cuidado na utilizao dos recursos naturais.Acreditamos que cada vez mais a nossa qualidade de vida e conforto passa pelo respeito pela natureza e meio ambiente. Assim os nossos clientes so parceiros na idia. Porque no procuramos o lucro a todo o custo, a SEMENTES CAIARA esta sempre a proteger o meio ambiente e as florestas onde so plantadas milhares de mudas vinda atravs de sementes vinda da empresa SEMENTES CAIARA onde assume como compromisso junto ao meio ambiente em todo Brasil e outros paises. o resultado da ltima pesquisa aos apndices da conveno cites no que toca proteo de espcies da flora mundial em vias de extino: Atentos a um mercado cada vez mais competitivo, para ns a qualidade uma forma de estar sempre na ponta e sendo lder em venda no Brasil e breve em vrios outros paises A SEMENTES CAIARA tem como objetivo o Sistema de Gesto da Qualidade segundo os critrios da norma ISO 9001 porque encara este sistema como uma mais valia e um passo em frente na estrutura organizacional bem como na sua diferenciao como empresa. Com a implementao deste sistema, pretendemos reforar a nossa organizao como empresa, reforando a motivao e sensibilizao dos colaboradores para a satisfao dos clientes, baseado na melhoria contnua do desempenho do produto, dos processos e dos servios Na nossa empresa a meta a alcanar a QUALIDADE TOTAL onde j lder em venda de sementes no Brasil no setor que atua a empresa SEMENTES CAIARA e deseja tambm ser lder em todo o mundo. Para tal, no descursamos nenhuma das nossas etapas de produo ou processos, onde fixamos pontos de controle de qualidade quer ao produto em fase de 1 QWproduo. A Misso A SEMENTES CAIARA dedica-se produo, reembalao e comercializao de SEMENTES de PRIMEIRA QUALIDADE SENDO SEMENTES NACIONAL E IMPORTADAS procurando a satisfao das expectativas dos nossos clientes em termos de qualidade. Os Valores Responsabilidade, qualidade, rigor, eficcia, modernidade e solidariedade, respeito pelo ambiente, respeito pelo homem. A Estratgia O nosso desenvolvimento harmonioso s ser possvel se for sustentado num Sistema de Gesto Integrado da Qualidade e Ambiente, como forma de consolidar uma organizao orientada para o Cliente, para a melhoria contnua e para a satisfao de todos nossos clientes e todas as partes interessadas. Este desenvolvimento s ser possvel se for baseado nos seguintes princpios:

1. Apostamos continuamente na inovao e no centro de pesquisa madeira florestal, vegetal, agricultura e pecuria QUE A EMPRESA ESTA CONSTRUINDO . 2. Estamos comprometidos com elevados padres de qualidade do produto, no atendimento e na entrega ENTRE SEMENTES IMPORTADAS E NACIONAL . 3. Reconhecemos que os encargos com a formao e qualificao dos nossos funcionrios so uns investimentos e no um custo. 4. Reconhecemos a importncia de todos e do trabalho em equipe como fundamentais para a organizao e para a melhoria.

5. Cumprimento dos requisitos normativos e legislativos aplicveis ao Sistema de gesto Integrado em matria de Qualidade e Ambiente uma das empresa numero um no Brasil com colaborao com o meio ambiente, eco sistema da flora e flana brasileira. 7. Acreditamos que no pode haver um desenvolvimento sustentvel sem respeitar o ambiente e todos os envolvido.

QUALQUER DUVIDA ESTAMOS AO DISPOR PARA O SERVI-LOS SUA SATISFAO NOSSO MAIOR COMPROMISSO.

SEMENTES CAIARA MARCA REGISTRADA

A FORA DA QUALIDADE.
CONTATO FONE FAX (*18)36461165 FONE (*18) 3646-1337 FONE (*18)36461298 FONE (*18)36461320 FONE (*18)97299265 FONE (*18)97630304 CONTATO VIA E-mail cc.ltd@bol.com.br

IMPORTAO E EXPORTAO DE SEMENTES EM GERAL

sementescaicara@hotmail.com compras@sementescaicara.com.br televendas@sementescaicara.com.br supervisor@sementescaicara.com.br


atendimento@sementescaicara.com.br vendas@sementescaicara.com.br

S-ar putea să vă placă și