Sunteți pe pagina 1din 2

Utilizao dos livros O dirio de Anne Frank e A mala de Hanna nas aulas de Histria (A Literatura auxiliando nas aulas

de Histria) Os alunos das 8as. Sries do perodo matutino esto estudando o contedo da Segunda Guerra Mundial. Para terem um contato mais prximo da realidade de sofrimento e horror daqueles que vivenciaram a guerra, os alunos se preparam para ler os livros O dirio de Anne Frank e A mala de Hanna. Para despertar o interesse pelo estudo do contedo e motivar o gosto pela leitura completa das obras, a professora Francieli Marinato ofereceu a eles um relato incompleto das obras, apresentando as personagens (Anne e Hanna) e apresentando os possveis destinos que elas tiveram. A partir disso, foi proposta uma atividade de produo de texto, em que os alunos devero relatar o que eles imaginam que aconteceu com Anne e Hanna, levando em conta o contexto histrico da Segunda Guerra, por exemplo, que os pases em que elas viviam foi invadido pelas tropas nazistas de Adolf Hitler. Os resultados dessa atividade que est em desenvolvimento, bem como da leitura das obras, ser apresentado em breve. LIVRO O Dirio de Anne Frank
No dia 6 de julho de 1942, uma menina de 13 anos, exuberante, alegre, inteligente e feliz viu sua vida se transformar de maneira radical, sem entender por qu. Ela se chamava Anne Frank. Ela foi obrigada a deixar sua casa grande e ensolarada em Amsterd (Holanda) onde vivia com os pais ( o casal Frank) e a irm Margot, levando apenas o que lhe coube no corpo para esconder-se nos fundos de um velho edifcio de escritrios. Eles passaram ali dois anos sem abrir as janelas, onde o sol e a brisa s entravam por estreitas frestas, onde o cu azul de primavera ou as noites estreladas s podiam ser contempladas de uma pequena abertura. Outras quatro pessoas um casal com um filho e um velho dentista reuniram-se famlia Frank nessa priso voluntria, que poderia poupar-lhes a vida. Que crime haviam cometido para terem de permanecer escondidos sempre temerosos de uma denncia que revelasse seu esconderijo? No cometeram nenhum crime, mas estavam presenciando a violncia da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) e eram elementos marcados pela perseguio dos NAZISTAS. Em meio a essa situao, o que voc acha que aconteceu com Anne Frank, sua famlia e seus amigos escondidos. Sua tarefa produzir um texto relatando o que voc acha que aconteceu com essas pessoas: por que ficaram tanto tempo escondidos, o que fizeram durante esse tempo sem poder sair do seu esconderijo? E, principalmente, como ser que terminou essa histria, o que aconteceu com eles?

LIVRO A mala de Hanna


No ano de 2000, uma jovem japonesa chamada Fumiko Ishioka queria mostrar aos seus alunos o que foi o Holocausto. Por meio do contato com museus europeus que tratavam do assunto, ela recebeu uma mala castanha com o nome HANNA BRADY, o nome de uma menina que provavelmente estava ligado ao Holocausto. Fumiko no descansou at conhecer a histria de Hana. Essa japonesa descobriu que Hanna vivia na Checoslovquia com seu pai Karel,sua me Marketa e seu irmo George, uma famlia muito feliz. Porm, a liberdade e a felicidade deles acabou em 1939, quando teve incio a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e as tropas de Hitler invadiram a Checoslovquia. Tinham que usar uma estrela em tecido amarelo escrito Jude e tinham que obedecer uma srie de regras. Os pais de Hanna foram presos e enviados para CAMPOS DE CONCENTRAO. Hanna e seu irmo George foram separados de seus pais, permaneceram um tempo juntos e depois tambm foram separados. Mais de 60 anos depois do incio dessa histria, a japonesa Fumiko soube que George ainda estava vivo e morava no Canad. Ela foi atrs dele e descobriu a histria de Hanna Brady. Aquela velha mala ganhava grande significado e Histria ao se descobrir o destino que percorreu com sua dona. Mas o que ser que aconteceu com Hanna Brady? Sua tarefa produzir um texto relatando o que voc acha que aconteceu com essa famlia. Estaria Hanna tambm viva e idosa como seu irmo, George? E o que aconteceu com Hanna durante aqueles anos da Segunda Guerra? Por que fora separada de seu irmo, para onde foram levados?

S-ar putea să vă placă și