Sunteți pe pagina 1din 14

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

AGRICULTURA
1

IRRIGADA

Regina Clia de M. Pires1, Flvio B. Arruda2, Emlio Sakai3, Rinaldo de O. Calheiros4, Orivaldo Brunini5 Eng. Agr., Doutora, Pesquisadora Cientfica, Instituo Agronmico - APTA, Centro de Ecofisiologia e Biofsica do Instituto Agronmico de Campinas (IAC), Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 1500; Caixa Postal 12; CEP: 13020-970 Campinas SP, rcmpires@iac.sp.gov.br 2 Eng. Agr., PhD., Pesquisador Cientfico, IAC - APTA. 3 Eng. Agr., Doutor, Pesquisador Cientfico, IAC - APTA. 4 Eng. Agr., Doutor, Pesquisador Cientfico, IAC - APTA. 5 Eng. Agr., Ph.D, Pesquisador Cientfico, IAC - APTA.

RESUMO
Diante do cenrio de disponibilidade e competio pelos recursos hdricos pelos diferentes setores da sociedade, a gesto do uso da gua pela irrigao racional, econmica e ecologicamente sustentvel fundamental. Para tanto, todas as etapas envolvidas no processo tm importncia, dentre elas: planejamento, projeto, seleo do mtodo, instalao, operao e manuteno dos equipamentos no campo e o manejo da gua. Apesar da grande quantidade de gua demandada pela agricultura irrigada, h que se considerar que mais de 90% retorna ao ciclo hidrolgico por transpirao. O uso da gua pelas plantas se faz necessrio para que estas realizem metabolismo para resultar em produo. A grande dependncia dos processos fisiolgicos e produtivos da planta da disponibilidade de gua, aliada ao dinamismo na movimentao da gua no sistema solo-planta-atmosfera, associados ao carter incerto de chuvas e de perda de gua para a atmosfera fazem com que seja necessrio um monitoramento dirio das condies de disponibilidade hdrica. O uso da gua na irrigao deve atender demanda das culturas de forma sustentvel e, nas regies onde ocorrem chuvas significativas, estas devem ser consideradas no processo de planejamento, gesto e manejo da gua. apresentada a necessidade de irrigaes suplementares s chuvas para lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm, para as regies de Campinas, Manduri, Monte Alegre do Sul, Pindorama, Ribeiro Preto, SP.

Palavras-chave: irrigao, manejo da gua, recursos hdricos, irrigao suplementar.

98

www.apta.sp.gov.br

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

GUA E AGRICULTURA
A importncia do planejamento, da gesto e do manejo integrado dos recursos hdricos ressaltada de forma clara no Relatrio GEO Brasil Recursos Hdricos (ANA, 2007). Tal fato est relacionado sobrevivncia e qualidade de vida da populao mundial. Vale lembrar e repetir a afirmao da Agenda 21, aprovada pela Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de dezesseis anos atrs: O manejo holstico da gua doce como um recurso finito e vulnervel e a integrao de planos e programas hdricos setoriais aos planos econmicos e sociais nacionais so medidas de importncia fundamental para o futuro. Diante das turbulncias atuais no mundo e do cenrio que se visualiza num futuro prximo de mudanas climticas, escassez alimentar e substituio da matriz energtica para os veculos automotivos e para as indstrias, destacam-se o uso restritivo e a disputa pela gua entre os diversos segmentos da sociedade, tanto do ponto de vista regional quanto continental. Assim, a gesto e o manejo criterioso dos recursos hdricos so fundamentais, uma vez que esto relacionados qualidade de vida da humanidade. Como ferramenta de gesto integrada dos recursos hdricos, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos (SINGREH) foi inserido na Constituio Federal de 1988 (ANA, 2007). Apesar de o Brasil como um todo situar-se numa posio privilegiada, com disposio de cerca de 12% da gua doce do mundo, h reas com acentuada escassez e conflitos. A viso de abundncia de gua enganosa, haja vista a concentrao de 74% da disponibilidade hdrica situar-se na Amaznia, onde habita somente 5% da populao do pas (ANA, 2007). A agricultura irrigada conhecida como a maior usuria de gua doce no mundo, sendo responsvel pelo consumo de 69%. O consumo da gua por outros setores, como as indstrias e para uso domstico, perfaz 31%. Porm, h necessidade de uma anlise mais detalhada para cada setor, por exemplo, dificilmente se considera o setor de gerao de energia eltrica como atividade que consome gua. Morethson (2004) fez simulao de uso da gua para diferentes fins nas condies do Vale do Rio So Francisco. O autor considerou a lmina de gua evaporada pelos espelhos d'gua das represas utilizando as propores de consumo mundial dos diferentes setores da sociedade. De acordo com os resultados da simulao, ele conclui que 49,6% da gua so consumidos por evaporao na produo de energia hidreltrica, 30,7% na agricultura irrigada e 19,7% pela indstria e uso domstico.

No Brasil, segundo informaes da ANA (2007), a distribuio percentual do volume consumido entre os setores da sociedade so: agricultura irrigada 46%, consumo urbano 27% e indstria 18%. Apesar da grande quantidade demandada pela agricultura irrigada, h que se considerar que mais de 90% da gua consumida pelas plantas so perdidos atravs da transpirao, retornando ento para o ciclo hidrolgico, assim como acontece com a evaporao que ocorre nos espelhos d'gua de represas e de reservatrios para produo de energia, conforme discutido por Morethson (2004). fundamental lembrar que o uso da gua pelas plantas se faz necessrio para que estas realizem metabolismo para resultar em produo e que este processo envolve grandes quantidades de gua, que devero ser aportadas pelas chuvas ou pela irrigao. Para se produzir uma nica tonelada de trigo e milho, as plantas exigem 1.000 toneladas de gua; mais ainda, para se produzir uma tonelada de soja e arroz so necessrias 2.000 toneladas de gua. Desta forma, observa-se que o processo metablico das plantas exige grande quantidade de gua. Testezlaf et al. (2002) relatam que para alimentar um brasileiro diariamente so necessrios, em mdia, 790 L de gua aproximadamente. A necessidade de gua devida ao processo metablico desempenhado pelas plantas, principalmente o processo de transpirao. As plantas absorvem gua do solo pelas razes e apenas uma pequena parte dela incorporada na matria vegetal, na forma de gua constituinte, e grande parte perdida pelas folhas atravs dos estmatos, para a atmosfera, na forma de vapor de gua. Quando no h gua disponvel no solo, ocorre o estresse hdrico. A elevada exigncia de gua, portanto, intrnseca da planta, que, se no satisfeita, afeta o crescimento e a produo. O conhecimento disso fundamental para se entender porqu a agricultura irrigada, mesmo a mais racional e eficiente, grande demandadora de gua, dentre os diferentes setores da sociedade. No mundo, aproximadamente 18% da rea cultivada so irrigados, sendo esta responsvel por 44% da produo agrcola do mundo. Desta forma, num mundo em que muitos pases j utilizam toda sua rea agricultvel, observa-se que a agricultura irrigada tem grande potencial produtivo, valor econmico e potencial de expanso, e que este pode ser importante do ponto de vista de aumento da produo de alimentos. O advento e incorporao de novas tecnologias geradas pela pesquisa para melhorar a produtividade das culturas e proporcionar o uso eficiente da gua auxiliaro a evitar desmatamentos e plantios em reas marginais, com reduo de risco e gerao de emprego e renda.

www.apta.sp.gov.br

99

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

Mantovani et al. (2007) relatam estimativas de que a rea cultivada e irrigada no Brasil responsvel por 16% da produo total e 35% do valor econmico da produo. Segundo Christofidis (2007), a estimativa de aumento da rea irrigada no mundo cerca de 68%. Neste cenrio estimado ressalta-se a potencialidade brasileira de incorporao de 13% de novas reas para agricultura irrigada. Diante do exposto, da necessidade de atendimento aos usos mltiplos da gua e do fato de existirem regies de conflito pelos recursos hdricos, necessrio se faz que a gesto do uso da gua pela irrigao seja racional, econmica e ecologicamente sustentvel. Para garantir que o uso da gua seja o mais racional possvel, os Comits de Bacia Hidrogrfica vm discutindo, e alguns j implementando a tarifao pelo uso da gua. Trata-se de um sistema de gesto utilizado em todo o mundo, e como tal vem poupando e respeitando a importncia da agricultura irrigada com prazos e tarifas condizentes com a atividade, como no caso da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundia. Reconhece-se tambm a importncia do meio rural e da agricultura conservacionista como coletores das guas de chuva e produtores da gua que alimenta os mananciais, crregos e rios.

microasperso encontram-se nas regies Nordeste e Sudeste. No contexto da agricultura irrigada, segundo Christofidis (2006) e Mantovani et al. (2007) h a tendncia de reduo da irrigao por superfcie e aumento da praticada por piv central e da localizada. Os mtodos de irrigao por superfcie foram importantes no desenvolvimento milenar da irrigao. Com o desenvolvimento da tecnologia industrial e de novos materiais, novos sistemas surgiram e permitiram o uso mais eficiente da gua e da energia com menor envolvimento de mo-de-obra, a custos cada vez menores. Nas dcadas de 1960 e 1970 houve uma grande expanso dos equipamentos por asperso convencional. Nos anos entre 1980 e 1990, o crescimento maior se deu para o piv central e irrigao localizada.

EXPANSO

DA

AGRICULTURA

IRRIGADA
Os principais mtodos de irrigao utilizados no Brasil so: superfcie (inundao e sulcos), asperso (convencional, canho, carretel), piv central e localizada (gotejamento, microasperso) (Figura 1). O mtodo considerado ideal aquele que melhor se adequar s condies locais de topografia, clima, tipo de solo e de cultivo, disponibilidade e qualidade de gua, mo-de-obra e energia. Christofidis (2006) apresenta estimativas das reas irrigadas no Brasil por diferentes mtodos, estados e regies (Tabela 1 e Figura 2). Segundo estimativa realizada para 2003/2004, so irrigados no Brasil 3,44 milhes de hectares, que correspondem a 5,9% da rea cultivada no pas. A regio Sul a que apresenta a maior rea irrigada no Brasil em funo do cultivo do arroz irrigado por inundao, principalmente no Rio Grande do Sul. Na regio Norte, a agricultura irrigada concentra-se no estado de Tocantins, sendo praticada principalmente a irrigao por superfcie. Na regio Nordeste, o estado que mais irriga o da Bahia, com predominncia da irrigao localizada. Nas regies Sudeste e CentroOeste h ainda a predominncia da irrigao por asperso (piv central e asperso convencional). As maiores reas irrigadas por gotejamento e

Figura 1. Irrigao por inundao, por sulcos, por asperso (convencional, auto-propelido e piv central) e localizada (gotejamento e microasperso).

100

www.apta.sp.gov.br

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

Tabela 1. reas irrigadas (em hectares) por mtodo de irrigao, nas diferentes regies e estados do Brasil. Brasil, regio e estado Brasil Norte Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins Nordeste Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Sul Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Centro-Oeste Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal Fonte: Christofidis (2006). Superfcie 1.729.834 84.005 0 550 1.050 8.350 6.555 1.480 64.020 207.359 24.240 10.360 34.038 220 30.016 31.640 7.140 30.445 39.260 219.330 107.000 17.340 15.020 77.970 1.155.440 21.240 118.200 1.016.000 63.700 41.560 4.200 17.750 190 Asperso convencional 662.328 9.125 4.430 160 750 420 165 370 2.830 238.223 12.010 7.360 18.238 2.850 8.420 44.200 58.500 8.825 77.820 285.910 107.970 56.480 15.250 106.210 94.010 42.210 21.800 30.000 35.060 3.980 2.910 24.350 3.820 Piv central 710.553 2.000 0 0 0 150 0 0 1.850 110.503 3.630 880 2.513 1.160 1.980 9.820 6.060 310 84.150 366.630 89.430 13.820 6.760 256.620 37.540 2.260 280 35.000 193.880 37.900 4.120 145.200 6.660 Localizada 337.755 4.550 490 20 120 290 760 220 2.650 176.755 8.360 8.180 21.351 13.990 8.184 12.820 3.380 9.390 91.100 116.210 45.800 11.110 2.300 57.000 14.670 6.530 3.140 5.000 25.570 6.530 7.300 10.400 1.340 Total 3.440.470 99.680 4.920 730 1.920 9.210 7.480 2.070 73.350 732.840 48.240 26.780 76.140 18.220 48.600 98.480 75.080 48.970 292.330 988.080 350.200 98.750 39.330 497.800 1.301.660 72.240 143.420 1.086.000 318.210 89.970 18.530 197.700 12.010

www.apta.sp.gov.br

101

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

2005

2006

2007

Figura 2. rea irrigada (ha) pelos diferentes mtodos de irrigao e por regio do Brasil. Fonte: Christofidis (2006).

Figura 3. Porcentagem relativa comercializao de diferentes sistemas de irrigao pressurizados, no perodo de 2001 a 2007. Fonte: Cmara Setorial de Equipamentos de Irrigao (CSEI) da ABIMAQ.

No levantamento dos equipamentos pressurizados comercializados no perodo de 2001 a 2007, realizado pela Cmara Setorial de Equipamentos de Irrigao (CSEI) da ABIMAQ, verificou-se a tendncia atual do crescimento da agricultura irrigada (Figura 3). De acordo com essas informaes, nota-se que no perodo houve aumento da rea com irrigao localizada e reduo da taxa de crescimento da rea irrigada por piv central. A reduo da taxa de ampliao da rea irrigada por piv central nos anos 2006 e 2007 est relacionada ao cmbio desvalorizado da moeda americana no momento da comercializao dos produtos e aquisio de insumos agrcolas para produo com valores em dlar mais elevados, ou seja, associados a fatores econmicos advindos do cultivo de cereais no perodo. Observa-se tambm o aumento das reas irrigadas por asperso, em especial por carretel (autopropelido), e da irrigao localizada. O aumento na comercializao de carretel provavelmente est relacionado ao crescimento e melhoria do cultivo irrigado da cana-de-acar e do prprio sistema de irrigao. Por outro lado, o aumento da irrigao localizada est associado necessidade de economia no uso da gua e facilidade de adequao do mtodo s diversas culturas, tais como: caf, citros, cana-de-acar, hortalias, seringueira, dentre outras. A Figura 4 apresenta o aumento da rea irrigada por sistema de irrigao pressurizado, no perodo de 2001 a 2007 (CSEI-ABIMAQ). As oscilaes na comercializao de sistemas de irrigao, como a reduo nos anos de 2005 e 2006, provavelmente esto associadas conjuntura econmica do setor agrcola do pas.

Figura 4. Aumento da rea irrigada por sistemas de irrigao pressurizados, no perodo de 2000 a 2007. Fonte: Cmara Setorial de Equipamentos de Irrigao (CSEI) da ABIMAQ.

USO

DE GUAS RESIDURIAS NA

AGRICULTURA
Uma alternativa de disposio de guas residurias dos setores rural, industrial e urbano o seu uso na irrigao de algumas culturas, como j praticado em alguns pases, e em plena expanso no pas. Essa prtica possibilitaria o aumento da rea irrigada, alm de beneficiar o ambiente. A agro-indstria sucroalcooleira h anos utiliza a fertirrigao para aplicao de vinhaa nas lavouras canavieiras. No incio, a prtica foi adotada por imposio legal para evitar o lanamento direto nos corpos d'gua, ou seja, para proteo dos rios contra a poluio. Verificou-se, com o passar dos anos e desenvolvimento das investigaes, que a vinhaa no s cumpria essa funo a favor do ambiente como supria parte do potssio das adubaes e tambm prolongava a vida til da lavoura.

102

www.apta.sp.gov.br

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

Outra rea ainda a passar por grande expanso a agricultura ligada criao de animais, principalmente a de aves e a de sunos, por serem estas geradoras de grande carga de poluentes e resduos orgnicos, que inviabilizam a sua disposio direta nos corpos d'gua. A aplicao da parte slida diretamente no solo e da parte lquida por meio da irrigao traz grandes benefcios agricultura, tanto pela carga de nutrientes como pela incorporao da matria orgnica no solo, via de regra, bastante deficiente em nossos solos tropicais. Para adoo de guas residurias na agricultura, alguns aspectos devem ser considerados, em especial a presena de patgenos e de metais pesados e as propores nutricionais que desfavoream o crescimento das plantas, alm da necessidade de tratamentos prvios, verificao do efeito da aplicao em um determinado solo e, principalmente, da sustentabilidade econmica e ambiental. Alves Junior et al. (2004) realizaram estudo de simulao para avaliar a possibilidade de aumento da rea irrigada na Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundia pelo uso do esgoto gerado na regio. Verificaram que seria possvel aumentar a rea irrigada em aproximadamente 35 mil hectares, se cultivada com hortalias, ou em 43 mil hectares de fruticultura ou ainda 30 mil hectares de cereais. Obviamente, para o uso do esgoto na agricultura seria necessria sua adequao para aplicao, mas sem dvida uma alternativa a ser considerada. Para tanto, estudos de viabilidade tcnica, econmica e ambiental precisam ser avaliados.

IRRIGAO

EM

REGIES

COM

OCORRNCIA DE CHUVAS
A importncia da irrigao nas regies onde esta consiste em prtica essencial clara e o manejo da gua de fcil estabelecimento. Este o caso das regies ridas e semi-ridas ou das reas com pocas definidas de baixa precipitao, como o perodo de inverno seco na regio Mogiana Paulista. Em regies onde ocorre precipitao, ainda que eventuais, o uso da irrigao passa a ser complementar: o uso da gua na irrigao deve atender demanda das culturas de forma sustentvel, e nas regies onde ocorrem chuvas significativas, estas devem ser consideradas no processo de planejamento, gesto e manejo da gua. Em abordagem sobre a agricultura irrigada sob os riscos das mudanas climticas, Sentelhas & Costa (2007) ressaltam a importncia de investigaes sobre irrigaes deficitrias e complementares s chuvas.

Ao se pensar em irrigao, trs perguntas tpicas so apresentadas: qual mtodo, quanto e quando aplicar. A seleo do mtodo deve ser baseada nas condies do meio fsico, disponibilidade de gua, culturas a serem exploradas, alcance e treinamento tcnico dos envolvidos com o manuseio e tomadas de deciso, disponibilidade de recursos e orientao tcnica, dentre os mais importantes. O quando e quanto irrigar podem ser fixados ou variveis. Se for fixado um intervalo entre irrigaes, a quantidade de gua deve variar e ser proporcional s condies climticas ocorridas, expressas pela precipitao e pela evapotranspirao. Se o intervalo entre irrigaes no for fixado, deve atender a algum critrio tcnico, a fim de que o consumo da gua do solo seja dentro de limites aceitveis para no comprometer a produo. O uso de sensores de solo ou do acmulo da evapotranspirao at valores fixados por fase da cultura so as formas mais recomendadas. Nestes casos, a lmina de gua varia pouco entre as irrigaes, mas o intervalo varia muito em funo da incerteza do clima. A quantidade de gua a ser aplicada numa cultura deve ser estabelecida na fase de projeto e dimensionamento do equipamento. Nessa etapa so estudadas as caractersticas de reteno de gua no solo, profundidade efetiva das razes das culturas a serem exploradas, a eficincia esperada do sistema e a demanda climtica da regio. Uma metodologia para estimativa da necessidade de irrigao em regies tropicais e subtropicais foi desenvolvida, sendo realizados vrios estudos e modelagens pela antiga Seo de Irrigao e Drenagem, atualmente Centro de Ecofisiologia e Biofsica do Instituto Agronmico (IAC). Detalhamento do desenvolvimento da metodologia pode ser encontrado em Pires (1992) e Pires & Arruda (1995). Utilizando a informao de precipitao e evapotranspirao de referncia, obtida em Postos Meteorolgicos, realizou-se a simulao de irrigaes com vrias lminas e requerimento de gua pelas culturas, variando profundidade de razes, fase da cultura, coeficiente de cultura. As irrigaes foram simuladas em cada ms separadamente, com base diria, e repetidas por vrios anos, de acordo com a disponibilidade de dados climticos, num balano hdrico similar ao descrito por Camargo (1962). Dentre as principais regies agrcolas do estado de So Paulo, foram simuladas irrigaes para Campinas, Manduri, Monte Alegre do Sul, Pindorama e Ribeiro Preto, utilizando, para esses municpios, informaes de 15, 16, 24, 22 e 22 anos respectivamente.

www.apta.sp.gov.br

103

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

A demanda climtica foi estimada a partir da evaporao do tanque classe A, conforme Allen et al. (1998). Os resultados obtidos foram tratados de forma probabilstica num procedimento similar de simulao de irrigaes utilizado por autores como Bernardo & Hill (1978) e Smajstrla & Zazueta (1988). Para possibilitar a abrangncia de aplicao dos resultados da simulao, foram utilizadas cinco lminas de irrigao: 10, 20, 30, 40 e 50 mm. Essas lminas representam a relao entre lmina de irrigao e o coeficiente de cultura (Pires & Arruda, 1995). Em cada simulao foi anotado o intervalo entre irrigaes e contabilizado o nmero de irrigaes ocorridas ms a ms. A freqncia de ocorrncia dos intervalos foi estimada por freqncia simples. As simulaes de irrigaes permitiram obter o nmero mdio de irrigaes para as diferentes lminas de irrigao para Campinas, Manduri, Monte Alegre do Sul, Pindorama e Ribeiro Preto, conforme as Tabelas 2 a 6, respectivamente. Os resultados obtidos j foram divulgados em eventos, relatrios tcnicos e artigos cientficos (Pires et al., 1996; Pires et al., 1998; Pires et al., 1999; Pires et al., 2000). Com os resultados apresentados nas Tabelas 2 a 6 o usurio pode avaliar o nmero mdio de irrigaes por ms para diferentes valores de lmina de irrigao (considerando a capacidade de armazenamento de gua do solo, a profundidade efetiva do sistema radicular e o estdio de desenvolvimento da cultura) para diferentes regies do estado de So Paulo. Os resultados apresentados nas Tabelas 2 a 6 permitem concluir que um aumento da lmina de gua proporciona reduo da necessidade de irrigao mensal, sendo essa diminuio do nmero de irrigaes bem maior para as menores lminas (por exemplo, de 10 para 20 mm). Desta forma, nota-se que um pequeno aumento da lmina adotada resulta em considervel reduo do nmero de irrigaes. Como a lmina de irrigao representa a combinao de diversas situaes relativas a solo (principalmente reteno e disponibilidade de gua no solo), cultura (principalmente profundidade efetiva das razes e capacidade de extrao de gua pelas culturas) e manejo de gua, pois um aumento da lmina e do intervalo entre irrigaes pode ser alcanado por modificaes nas prticas culturais. Dentre essas prticas destacam-se a correo da acidez do solo em profundidade e o uso de tcnicas adequadas de preparo e manejo do solo. Essa anlise tem aplicao vantajosa principalmente para as menores lminas de irrigao (Tabelas 2 a 6). Desta forma, quando num projeto de irrigao for necessria a aplicao de pequenas lminas de gua, deve-se fazer uma avaliao das

prticas de manejo de solo e cultivo e, se necessrio, incluir outras para possibilitar uma considervel reduo do nmero de irrigaes por ms. Deve-se informar que a reduo do nmero de irrigaes no devida apenas ao aumento do armazenamento de gua no solo, mas tambm oportunidade de num intervalo de rega um pouco maior aproveitar a ocorrncia de chuvas eventuais entre irrigaes, aumentando ainda mais o intervalo entre regas. As Tabelas 2 a 6 mostram tambm os perodos do ano em que mais se necessitam de irrigaes, comparativamente para uma cultura em mesma condio hipottica de necessidade de gua ao longo do ano. Ainda, de acordo com a Tabela 2, em janeiro, fevereiro e maio, o nmero mdio de irrigaes foi reduzido para a lmina de 50 mm para as condies de Campinas. Tal fato tambm pode ser verificado para os meses de fevereiro a junho em Manduri (Tabela 3), janeiro a julho e outubro a dezembro para Monte Alegre do Sul (Tabela 4), de janeiro a maro, maio, novembro e dezembro para Pindorama (Tabela 5) e finalmente de janeiro a abril e outubro a dezembro para Ribeiro Preto (Tabela 6). O baixo nmero mdio de irrigaes tambm ocorreu para as lminas de 30 e 40 mm para Monte Alegre do Sul, Pindorama e Ribeiro Preto (Tabelas 4 a 6). Em outras palavras, lminas mais elevadas, isto , que admitem uma exausto de 50 mm da gua armazenada no solo, em mdia, pouco utiliza irrigao ao longo de quase todo o ano. No geral, so irrigaes suplementares. Estatisticamente, mas numa porcentagem pequena de casos, admitem-se excepcionalmente anos atpicos de ocorrncia de seca em que haja uma maior demanda de irrigao. De um modo geral, as pocas mais irrigadas foram os meses de outubro, novembro e agosto, para Campinas (Tabela 2), novembro e outubro para Manduri (Tabela 3), agosto a outubro e julho para Monte Alegre do Sul e Pindorama (Tabelas 4 e 5) e julho a setembro para Ribeiro Preto (Tabela 6). Nesses meses h uma combinao de evapotranspirao elevada e chuvas mais escassas. Por outro lado, o menor nmero de irrigaes foi demandado nos meses de maio e fevereiro para Campinas e Manduri (Tabelas 2 e 3) e dezembro, janeiro e fevereiro para Monte Alegre do Sul, Pindorama e Ribeiro Preto. Nesses casos, ou a evapotranspirao baixa ou h incidncia maior de chuvas ou ocorre a combinao de ambas. Comparando-se os resultados de nmero mdio de irrigaes por ms ao longo do ano para as diferentes lminas de irrigao, de um modo geral observa-se que o nmero total de irrigaes durante o ano foi, em ordem decrescente, para Campinas, Manduri, Pindorama, Ribeiro Preto e Monte Alegre do Sul (Tabelas 2 a 6).

104

www.apta.sp.gov.br

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

As maiores diferenas com relao necessidade de irrigaes complementares dentre as localidades estudadas foram observadas para Monte Alegre do Sul. Fica evidente que o intervalo e a lmina de irrigao que se observam numa regio no podem ser transferidos para outra, se no forem consideradas as condies ambientais de maneira correta. Para Ribeiro Preto, os intervalos entre irrigaes e sua freqncia de ocorrncia acumulada obtidos atravs das simulaes para as diferentes

lminas e para todos os meses do ano encontram-se na Figura 5. A freqncia de ocorrncia representa a porcentagem de atendimento das irrigaes em funo da lmina, poca do ano e intervalo entre irrigaes. Por exemplo, para o ms de outubro, um projeto para irrigar uma cultura com lmina de 40 mm necessitar de oito dias de intervalo entre irrigaes para atender a cerca de 75 a 80% das necessidades de irrigao no momento adequado, para as condies de Ribeiro Preto (Figura 5).

Tabela 2. Nmero mdio de irrigaes por ms observado para as lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm, em Campinas, SP. Ms 10 20 Lmina de irrigao (mm) 30 Campinas Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 7,1 5,9 7,1 6,3 5,2 5,9 7,4 9,2 7,7 11,1 9,8 7,8 3,0 2,6 3,2 2,9 2,3 3,0 3,9 4,7 3,7 5,3 4,9 3,7 1,9 1,4 1,6 1,9 1,4 1,9 2,6 3,1 2,4 3,7 2,9 1,9 0,9 0,9 1,2 1,1 0,8 1,4 1,8 2,2 1,7 2,5 2,3 1,2 0,6 0,6 0,9 0,9 0,6 1,1 1,6 1,9 1,2 1,9 1,6 1,0 40 50

Tabela 3. Nmero mdio de irrigaes por ms observado para as lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm, em Manduri, SP. Ms 10 Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 7,5 5,4 6,9 5,5 4,3 4,5 6,1 7,2 6,8 9,5 9,8 7,8 20 3,3 2,3 2,9 2,4 2,1 2,1 3,0 3,5 3,4 4,3 4,5 3,3 Lmina de irrigao (mm) 30 Manduri 2,0 1,1 1,7 1,5 1,1 1,3 1,8 2,6 2,1 2,7 3,1 2,3 1,3 0,6 1,2 0,9 0,8 0,9 1,5 1,8 1,3 1,8 2,2 1,3 0,8 0,5 0,7 0,4 0,4 0,4 0,9 1,3 1,1 1,5 1,6 1,0 40 50

www.apta.sp.gov.br

105

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

Tabela 4. Nmero mdio de irrigaes por ms observado para as lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm, em Monte Alegre do Sul, SP. Ms 10 20 Lmina de irrigao (mm) 30 Monte Alegre do Sul Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 3,2 3,6 4,4 4,9 3,8 4,2 4,8 6,0 5,5 5,5 4,6 3,1 1,3 1,5 1,8 2,2 1,5 1,8 2,3 3,0 2,4 2,3 1,7 1,0 0,4 0,8 0,9 1,2 0,9 1,2 1,4 2,0 1,5 1,5 1,0 0,3 0,2 0,5 0,6 0,7 0,5 0,7 0,8 1,3 1,1 0,9 0,4 0,1 0,2 0,2 0,5 0,5 0,4 0,4 0,6 0,9 0,8 0,6 0,2 0,1 40 50

Tabela 5. Nmero mdio de irrigaes por ms observado para as lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm, em Pindorama, SP. Ms 10 20 Lmina de irrigao (mm) 30 Pindorama Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 5,4 4,6 5,8 6,2 5,5 5,7 7,1 8,2 7,7 8,2 7,2 5,1 2,4 1,8 2,7 2,9 2,5 2,9 3,8 4,3 3,7 4,0 3,2 1,8 1,2 1,1 1,4 1,8 1,5 1,9 2,5 2,8 2,5 2,4 1,9 1,0 0,8 0,6 0,8 1,3 1,1 1,5 1,8 2,1 1,7 1,8 1,2 0,7 0,5 0,5 0,6 0,9 0,7 1,1 1,4 1,8 1,3 1,3 0,8 0,4 40 50

O valor de 100% de freqncia de ocorrncia representa a situao na qual a totalidade da necessidade hdrica da cultura ser atendida no momento adequado. No caso do exemplo, um equipamento projetado para aplicar irrigaes a intervalos de sete dias atenderia a toda a demanda de irrigao em outubro, considerando a lmina de 40 mm (Figura 5). A freqncia de ocorrncia apresentada na Figura 5 foi calculada por freqncia simples, sem

ajustes. Nota-se que, na maioria dos casos, h boa consistncia na informao, especialmente nos perodos mais secos e para as menores lminas de irrigao. No entanto, devido ao menor nmero de irrigaes registrado para as maiores lminas, no perodo chuvoso, os resultados abaixo do nvel de 50% de probabilidade tornam-se inconsistentes, porm sem importncia agronmica, situao esta que est alm do uso comum da irrigao no estado de So Paulo.

106

www.apta.sp.gov.br

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

Tabela 6. Nmero mdio de irrigaes por ms observado para as lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm, em Ribeiro Preto, SP. Ms 10 20 Lmina de irrigao (mm) 30 Ribeiro Preto Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 4,2 4,1 4,9 5,9 5,1 5,6 6,4 7,5 7,4 6,2 5,5 3,6 1,6 1,6 2,3 2,6 2,5 2,7 3,3 4,0 3,6 2,9 2,0 1,1 0,8 1,0 1,4 1,6 1,5 1,8 2,4 2,7 2,1 1,5 1,0 0,5 0,5 0,6 0,8 1,0 1,1 1,3 1,6 1,9 1,5 1,0 0,7 0,3 0,2 0,3 0,5 0,7 0,8 0,9 1,3 1,6 1,1 0,7 0,5 0,1 40 50

Na deciso do nvel de probabilidade a escolher, vrios aspectos devem ser levados em considerao: tipo de cultura, sensibilidade da cultura ao estresse hdrico, estdio de desenvolvimento, suscetibilidade ao dficit hdrico e experincia do usurio. O nvel de probabilidade de 75 a 80% representa um valor razovel para a maior parte das culturas. Desta forma, a Tabela 7 apresenta o intervalo entre irrigaes necessrio para atendimento necessidade hdrica da cultura de forma complementar s chuvas, relacionado a 75 a 80% de probabilidade de ocorrncia para as diferentes lminas e locais avaliados ao longo do ano. De modo geral, observa-se que o intervalo entre irrigaes maior nos meses de maio a julho e menor de outubro a dezembro. Para as lminas de 10 e 20 mm tambm foi observada a necessidade de irrigaes mais freqentes de janeiro a maro em Campinas, Manduri e Monte Alegre do Sul. A variao dos valores de intervalos entre irrigaes nas diferentes localidades est relacionada demanda hdrica da regio associada ao volume e distribuio das precipitaes. importante salientar que a disponibilidade de valores de intervalo entre irrigaes para diferentes valores de lmina (Tabela 7) permite que se faa estimativa do volume de gua necessrio para fins de irrigao e auxilia no dimensionamento da rea a ser irrigada. O manejo racional da gua de irrigao depende de um bom planejamento das irrigaes, de monitoramento da umidade do solo, das precipitaes e da evapotranspirao.

O enfolhamento da planta e o enraizamento da cultura fazem com que a transpirao da planta seja desigual ao longo de seu ciclo, mesmo que as condies de solo e clima fossem constantes. Ainda que o produtor utilize o monitoramento do solo e do clima, tabelas como as apresentadas aqui tm grande utilidade para balizar a tomada de deciso do momento de irrigar e prever quando ser a mais provvel data da irrigao futura.

CONSIDERAES

SOBRE MANEJO

DA GUA NA IRRIGAO
Alguns aspectos so relevantes para planejamento, manejo e operao dos sistemas de irrigao na agricultura irrigada e, dentre estes, destacam-se: - Seleo do sistema de irrigao: deve considerar a cultura, clima, energia, solo, topografia, disponibilidade e qualidade da gua e de mo-de-obra, rentabilidade da explorao e custo de implantao. No existe um mtodo melhor que o outro, e, sim, o que mais se adapta a cada situao em particular. - A implementao da irrigao no sistema de produo agrcola deve envolver: planejamento, projeto, instalao, operao, manuteno e manejo. Caso alguma dessas etapas no seja bem executada, a eficincia do uso da tcnica e o resultado final, independente do sistema de irrigao adotado, estaro prejudicados.

www.apta.sp.gov.br

107

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

Figura 5. Freqncia de ocorrncia acumulada dos intervalos entre irrigaes, resultante da simulao de irrigaes, para todos os meses do ano, em Ribeiro Preto, para as lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm.

- A instalao de novos equipamentos de irrigao e o uso da gua para irrigao esto sujeitos legislao em vigor e dependem de outorga; em empreendimentos maiores, depende de estudo de impacto ambiental. - O gerenciamento das irrigaes deve orientar como, quando, quanto irrigar, levando em considerao outros aspectos do sistema produtivo, tais como adubao ou fertirrigao, controle fitossanitrio, aspectos climatolgicos e econmicos, estratgias de conduo da cultura e nvel de tecnificao do operador. - A existncia de uma grande dependncia dos processos fisiolgicos e produtivos da planta da disponibilidade de gua e o dinamismo na movimentao da gua no sistema solo-plantaatmosfera, associados ao carter incerto de chuvas e de perda de gua para atmosfera fazem com que seja necessrio um monitoramento dirio das condies de disponibilidade hdrica da cultura. - O manejo da irrigao deve atender s necessidades fisiolgicas da cultura, no momento adequado, aproveitando a potencialidade do mtodo utilizado, pelo uso racional e sustentvel da gua, energia e mo-de-obra. A aplicao controlada visa tambm evitar a ocorrncia de problemas fisiolgicos e fitossanitrios associados a aplicaes excessivas ou deficientes de gua e reduzir as perdas desnecessrias de gua, energia e nutrientes. - As irrigaes podem ser realizadas com lminas e intervalos fixos ou no, e a adoo dos critrios envolvidos na tomada de deciso depende do nvel tecnolgico da propriedade, da instrumentao disponvel, da cultura, das condies edafoclimticas, do custo, da qualidade e disponibilidade de gua, do mtodo e da rentabilidade associada atividade. - O manejo ou monitoramento da gua na irrigao pode ser realizado utilizando como indicadores o solo, o clima ou a planta ou ainda a associao destes. Algumas instituies governamentais disponibilizam as informaes agrometeorolgicas para auxlio na tomada de deciso de quando e quanto irrigar, como o CIIAGRO: Centro Integrado de Informaes Agrometeorolgicas (http://www.ciiagro.sp.gov.br/) do IAC. Ainda, pode-se sugerir que cooperativas ou associaes de produtores possam montar Estao Meteorolgica Automtica para uso mtuo. Instituies governamentais, como o IAC, tm dado apoio a este tipo de empreendimento.

108

www.apta.sp.gov.br

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

Tabela 7. Intervalo entre irrigaes necessrio para atendimento hdrico da cultura de forma complementar s chuvas, relacionado ao atendimento a 75 a 80% de probabilidade resultante da simulao de irrigaes, para todos os meses do ano, em Campinas, Manduri, Monte Alegre do Sul, Pindorama e Ribeiro Preto, para as lminas de irrigao de 10, 20, 30, 40 e 50 mm. Local jan fev mar abr Intervalo entre irrigaes (dias) mai jun jul ago set out nov dez Lmina 10 mm Campinas Manduri Monte Alegre do Sul Pindorama Ribeiro Preto 2 2 3 2 3 2 2 3 2 2 2 2 3 3 3 3 3 3 3 3 3 4 4 3 4 4 4 3 4 4 3 4 4 3 3 3 3 3 3 3 2 3 3 2 3 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3

Lmina 20 mm Campinas Manduri Monte Alegre do Sul Pindorama Ribeiro Preto 4 4 5 4 5 4 4 5 5 5 4 4 5 5 5 6 6 6 6 6 7 8 8 7 8 7 8 9 7 8 6 7 9 7 7 5 6 6 5 5 4 5 5 4 4 4 4 5 4 4 3 4 5 4 5 3 4 5 4 4

Lmina 30 mm Campinas Manduri Monte Alegre do Sul Pindorama Ribeiro Preto 6 6 7 7 8 6 6 7 7 7 6 6 8 7 8 9 9 9 8 10 10 12 11 10 11 10 12 12 11 12 9 10 12 10 10 7 9 9 8 8 6 7 7 6 6 5 6 7 6 6 5 5 6 6 6 5 5 8 6 6

Lmina 40 mm Campinas Manduri Monte Alegre do Sul Pindorama Ribeiro Preto 7 9 10 9 10 7 10 8 10 10 9 10 10 10 10 12 12 12 11 13 13 15 15 13 15 14 16 17 14 16 13 15 16 13 13 10 11 13 10 11 8 10 11 8 8 7 8 10 8 8 6 7 9 8 8 7 7 9 9 8

Lmina 50 mm Campinas Manduri Monte Alegre do Sul Pindorama Ribeiro Preto 9 11 11 12 12 10 12 11 12 11 12 12 13 12 12 15 18 13 14 16 17 19 19 16 19 17 20 20 18 19 16 18 21 16 16 12 14 16 13 13 10 11 12 11 11 8 9 12 10 10 9 9 11 10 10 8 9 10 11 14

www.apta.sp.gov.br

109

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

- Para fins de irrigao, o conhecimento da profundidade efetiva das razes (espessura da camada do solo onde se concentra a maioria das razes da cultura) de grande importncia tanto para estimativa da lmina de irrigao (quantidade de gua) como para instalao de sensores para monitoramento. Como o desenvolvimento radicular depende de vrios fatores do solo que circunda as razes, so necessrias avaliaes locais, pois o crescimento varia com a resistncia mecnica do solo, umidade, aerao, fertilidade, acidez e presena de elementos txicos no perfil do solo. A observao pode ser feita pela abertura de trincheiras no local de cultivo. - Quando utilizada a irrigao localizada, alm da profundidade efetiva, a distribuio das razes ao redor das plantas tambm importante para instalao de sensores de umidade e para o melhor posicionamento de gotejadores e microaspersores. - Os critrios para manejo da gua devem ser compatveis com o sistema de irrigao adotado. Quando as irrigaes so mais espaadas (asperso) devem-se assumir valores de indicadores diferentes daqueles considerados quando se irriga diariamente (gotejamento). Em qualquer situao deve-se ter sempre de forma clara o objetivo final de proporcionar condies adequadas ao desenvolvimento e produo sustentvel das plantas. - O controle de irrigao via solo pode ser feito por meio de planilha de gerenciamento para cada rea tpica, onde devem existir estaes de controle de umidade. Considera-se como rea tpica terrenos com mesma face de exposio, tipo de solo similar e plantas de mesma espcie e porte. A partir destas informaes pode-se construir grfico de acompanhamento com a variao da gua no solo (umidade ou potencial da gua) nas diferentes profundidades monitoradas. - As estratgias de manejo devem proporcionar a manuteno de adequadas condies de umidade no solo prximo regio ativa do sistema radicular. Na maior parte dos sistemas de irrigao ocorre flutuao da umidade do solo entre as irrigaes. A magnitude dessa flutuao depende do tipo de sistema de irrigao. - O manejo das irrigaes via solo tem por finalidade monitorar de forma direta ou indireta o potencial da gua e a umidade volumtrica no solo. O monitoramento da gua no solo indica o momento de iniciar ou suspender a irrigao, ou ainda pode ter como objetivo o acompanhamento para manter a gua no solo em condies ideais para as plantas. As irrigaes so iniciadas sempre que o potencial da gua no perfil do solo se aproxima de um valor crtico. - O manejo de gua via clima pode ser realizado pela simples reposio da gua consumida diariamente

pela cultura, atravs do somatrio do consumo dirio de gua pela cultura desde o dia da ltima irrigao e finalmente pela realizao de balano hdrico. O CIIAGRO fornece balano hdrico semanal para o estado de So Paulo (http://www.ciiagro.sp.gov.br/). - A adoo do critrio mais adequado para a tomada de deciso de qual o melhor mtodo para manejo das irrigaes depende do nvel tecnolgico da propriedade, do grau de instruo do operador em condies de campo, da instrumentao disponvel, da cultura, das condies edafoclimticas, do custo, da disponibilidade de gua, do mtodo e da rentabilidade associada atividade. H grande disponibilidade de tipos de equipamentos para manejo da gua na agricultura irrigada. - A associao de mais de um mtodo para controle das irrigaes aumenta a confiabilidade do processo e leva a melhores resultados. O uso do balano hdrico ou da simples estimativa da demanda hdrica das plantas para determinar o quanto irrigar associado ao uso de sensores de solo monitorando o momento de irrigao tem sido amplamente utilizado e leva a bons resultados no manejo das irrigaes. Com a evoluo da Gesto de Recursos Hdricos pelos Comits de Bacia Hidrogrfica, h que se prestar mais ateno para assistir os produtores com ferramentas, informaes e treinamento, a fim de que haja domnio e compreenso nessa dinmica que existe no consumo de gua e nas necessidades de irrigao.

REFERNCIAS
ALLEN, RG, PEREIRA, LS, RAES, D, SMITH, M 1998. Crop evapotranspiration - guidelines for computing crop water requirements. Roma: FAO, 1998, 300p.(FAO, Irrigation and Drainage Paper 56). ALVES JUNIOR, J; SILVA, IJO; SANTOS, RA; FOLEGATTI, MV 2004. Potencial de crescimento da agricultura irrigada com o reuso da gua. ITEM, Braslia, n.61/62, p. 78-80. ANA. 2007. GEO Brasil: recursos hdricos: resumo executivo. Ministrio do Meio Ambiente; Agncia Nacional das guas; Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente: Braslia, 2007. 60p. BERNARDO, S; HILL, RW 1978. Um modelo para determinao de irrigao suplementar. Revista Ceres, v.25, n.140, p.345-362. CAMARGO, AP 1962. Contribuio para determinao da evapotranspirao no Estado de So Paulo. Bragantia, Campinas, v.21, n.1, p.163-213.

110

www.apta.sp.gov.br

Revista Tecnologia & Inovao Agropecuria

Junho de 2008

CHRISTOFIDIS, D 2007. Agricultura irrigada sustentvel no Semi-rido e no Rio Grande do Norte. ITEM, Braslia, n.74/75, p. 62-67. CHRISTOFIDIS, D 2006. Recursos hdricos dos cerrados e seu potencial de utilizao na irrigao. ITEM, Braslia, n.69/70, p. 87-97. MANTOVANI, EC; BERNARDO, S; PALARETTI, LF 2007. Irrigao: princpios e mtodos. Ed. UFV: Viosa, 358p. MORETHSON, R 2004. gua para energia hidreltrica e para agricultura irrigada. ITEM, Braslia, n.61/62, p. 7677. PIRES, RCM 1992. Simulao da irrigao suplementar de culturas em Ribeiro Preto, So Paulo. Piracicaba: ESALQ/USP, 115p. (Dissertao de Mestrado). PIRES, RCM; ARRUDA, FB 1995. Mtodo para clculo do intervalo de irrigao suplementar. Bragantia, Campinas, v. 54, n. 1, p. 193-200. PIRES, RCM; ARRUDA, FB; QUAGLIA, L; SAKAI, E; IAFFE, A; CALHEIROS, RO; PEREIRA, ACC 2000. Nmero e intervalo de irrigao para culturas em Campinas, SP. In: SIMPSIO DE PESQUISA DOS CAFS DO BRASIL, 1, 2000, Poos de Caldas. Anais... Embrapa Caf e Minasplan, Braslia, 2000. p. 798-801. PIRES, RCM; ARRUDA, FB; SAKAI, E; BRUNINI, O; CALHEIROS, RO; AZEVEDO FILHO, J 1999. Simulao da necessidade de irrigao complementar s chuvas em Monte Alegre do Sul, SP. Engenharia Agrcola, Jaboticabal, v. 19, n. 2, p. 132-141. PIRES, RCM; ARRUDA, FB; SAKAI, E; FRIZZONE, JA; FUJIWARA, M; CALHEIROS, RO 1998. Tendncia anual da necessidade de irrigao suplementar em Ribeiro Preto, SP. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 6, n. 2, p. 257-262. PIRES, RCM; ARRUDA, FB; SAKAI, E; FUJIWARA, M 1996. Intervalo de irrigao suplementar para regio sub-tropical do Estado de So Paulo, Brasil. In: CONGRESO ARGENTINO, 4. Y INTERNACIONAL DE INGENIERIA RURAL, 2. 1996, Neuquen. Anais... Neuquem: Universidad Nacional del Comahue, Universidad Nacional de La Plata; INTA Centro Reginal Patagnia Norte, 1996. p. 514-517. SENTELHAS, PC; COSTA, LC 2007. Agricultura irrigada sob os riscos das mudanas climticas. Item, Braslia, n. 74/75, p. 93-95. SMAJSTRLA, AG; ZAZUETA, FS 1988. Simulation of irrigation requirements of Florida Agronomic Crops. Soil and Crop Science, v.47, p.78-82.

TESTEZLAF, R; MATSURA, EE; CARDOSO, JL 2002. Importncia da irrigao no desenvolvimento do agronegcio. CSEI/ABIMAQ FEAGRI, UNICAMP. Campinas, 2002. 41p.

www.apta.sp.gov.br 2

www.apta.sp.gov.br 111

S-ar putea să vă placă și