Sunteți pe pagina 1din 84

UNIVERSIDADE POTIGUAR UNP PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENDODONTIA

RAQUEL TEREZA MENDONA CAVALCANTE GOMES

RETRATAMENTO ENDODNTICO COM INSTRUMENTOS ROTATRIOS: REVISO DE LITERATURA

NATAL 2008
RAQUEL TEREZA MENDONA CAVALCANTE GOMES

RETRATAMENTO ENDODNTICO COM INSTRUMENTOS ROTATRIOS: REVISO DE LITERATURA

Monografia apresentada Universidade Potiguar UnP, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Especialista em Endodontia ORIENTADORA: Prof. Dr. Patrcia Teixeira de Oliveira

NATAL 2008 RAQUEL TEREZA MENDONA CAVALCANTE GOMES

RETRATAMENTO ENDODNTICO COM INSTRUMENTOS ROTATRIOS: REVISO DE LITERATURA

Monografia apresentada Universidade Potiguar UnP, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Especialista em Endodontia. Aprovada em: ______/______/______

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________ Prof Dra Patrcia Teixeira de Oliveira Orientadora Universidade Potiguar UnP

__________________________________________________ Prof. Dr. Ccero Romo Gad Neto Membro Examinador Universidade Potiguar UnP

_________________________________________________ Prof. Dra Rejane Andrade Carvalho Membro Examinador

4 Universidade Potiguar - UnP Dedico este trabalho Deus, razo da minha vida. Aos meus pais que sempre acreditaram em mim, me mostrando que somos capazes de realizar o que quisermos, desde que realmente tenhamos vontade, coragem e nos esforcemos para tal. vocs, papai e mame, pela experincia passada, pelo amor que nunca pede nada em troca, por me amarem exatamente como sou.

Ao meu amado esposo Hilton, presente de Deus para mim. a pessoa que est sempre ao meu lado e que faz cada dia da minha vida valer a pena. De forma especial, ao meu sogro e minha sogra, meus segundos pais, pela compreenso e apoio.

Aos meus queridos irmos Emmanuel e Azarias e s minhas cunhadas Lizandra e Leane, por serem meus mais verdadeiros amigos, vocs so muito importantes para mim.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente Deus pela minha vida, pelas lies que me d no dia a dia e pelas pessoas que Ele coloca em meu caminho. Aos meus pais Ams Francisco Cavalcante e Maria das Graas Mendona Cavalcante modelos de caminho trilhar. Ao meu esposo Jos Hilton Xavier Gomes Cavalcante, pela pacincia durante este perodo, pelo carinho e dedicao, mas principalmente pelo amor enorme que nos une. Aos meus irmos Emmanuel e Azarias, no existiria melhor companhia para crescer junto do que com vocs dois. Aos meus sogros, Neto e Marta, por terem adotado-me com tanto amor em sua famlia e por estarem sempre dispostos a ajudar. minha professora orientadora Dr. Patrcia Teixeira de Oliveira pela enorme pacincia e incentivo, pelos ensinamentos e por sua autenticidade. Aos colegas de turma da especializao pelos momentos de descontrao e trocas de experincias e por estarem juntos comigo durante esta jornada, em especial Ldia Reis Pinheiro e Maria de Ftima Azevedo Batista. todos os professores da Disciplina, pela colaborao direta ou indireta que exerceram durante a minha formao e desenvolvimento na rea de Endodontia desde a graduao.

Aqueles que esto apaixonados pela prtica sem a cincia so iguais ao piloto que navega em um navio

7 sem leme ou sem bssola e nunca tem certeza para onde vo. (annimo) RESUMO

O retratamento endodntico uma prtica comum na endodontia, devido falhas relacionadas a intervenes anteriores. Diversas so as tcnicas empregadas com o objetivo de retratar os canais radiculares de dentes que necessitam de reinterveno. Com o advento da instrumentao rotatria a remoo de gutapercha e cimento de canais radiculares tornou-se um procedimento mais rpido e menos cansativo para o profissional, devido ao menor tempo empregado para se chegar ao comprimento de trabalho desejado no interior do canal radicular, poupando esforos manuais. Alm disso, as tcnicas rotatrias diminuem a quantidade de extravasamento apical durante o retratamento. Entretanto, as tcnicas manuais oferecem ainda melhor capacidade de limpeza das paredes dos canais radiculares aps retratamento. Desta forma, a combinao entre as tcnicas rotatria e manual parece ser a melhor forma de retratamento atual. O uso destas tcnicas com solventes qumicos pode tornar o retratamento mais rpido e mais eficaz, porm a toxicidade destes materiais deve ser considerada. Uma reviso de literatura acerca das tcnicas de retratamento de canais radiculares foi o objetivo do presente estudo. Palavras-chave: Remoo de guta-percha e cimento. Retratamento endodntico. Instrumentos rotatrios. Instrumentos manuais. Solventes.

8 ABSTRACT

Retreatment endodontic is a practice in endodontic usual, due to associated fail in anterior interventions. Several technique is used with objective of root canals retreated in teeths that to need of reintervention. Advent rotatory instrumentation in gutta-peercha and sealer removal of the roots canals, to become the more procedure quick and tedious less to professional, due to least time spended to reach to length of works desired inside in root canal, economized manual efforts. Moreover, rotary technique diminish to apical extruded in retreatment. Nevertheless, hand technique to occur capacity even bether cleanliness of the walls roots canals. Therefore, the rotary and hand techniques associated to be appear to mould better of the retreatment present. The used of this technique with chemicals solvents, to make capacity of the retreatment more quick and efficacy, but the toxicity of that materials to make to considered. A literatures revision about retreatments techniques of the roots canals was the purpose of this study present. Keywords: Gutta-percha and sealer removal. Endodontic retreatment. Rotatory instruments. Hand instruments. Solvents.

9 SUMRIO

1 2 3 4 4.1. 4.2. 5 6 7

INTRODUO...................10 PROPOSIO...........................................................................................12 METODOLOGIA........................................................................................13 REVISO DE LITERATURA.....................................................................14 RETRATAMENTO ENDODNTICO COM INSTRUMENTOS MANUAIS...................................................................................................16 RETRATAMENTO ENDODNTICO COM INSTRUMENTOS ROTATRIOS............................................................................................23 CONSIDERAES FINAIS.......................................................................51 CONCLUSES..........................................................................................78 REFERNCIAS..........................................................................................79

10 1. INTRODUO

A literatura tem mostrado que a maioria dos tratamentos endodnticos apresenta um prognstico favorvel, com elevados ndices de sucesso, relacionados, principalmente, aos avanos tcnico-cientficos que se renovam a cada dia na Endodontia. Recursos como microscpio, radiografia digital, laser, instrumentos ultra-snicos e rotatrios que, aliados prtica clnica e ao conhecimento cientfico, tm tornado a terapia endodntica mais rpida e eficiente. Apesar desses avanos, estudos prospectivos e retrospectivos tm mostrado uma taxa de sucesso endodntico variando de 48 a 100% (IMURA, 2000), evidenciando uma elevada discrepncia nesses ndices e mostrando, tambm, que um nmero elevado de casos necessita de uma segunda interveno. O insucesso no tratamento endodntico se traduz por sinais e sintomas no condizentes com a normalidade, podendo ser atribudo ao desconhecimento tcnico-cientfico do operador, estado da polpa e da regio periapical antes do tratamento endodntico, nvel de obturao e, principalmente, presena de infeco. Na presena de insucesso endodntico, geralmente, a primeira opo de interveno o retratamento endodntico. Esse deve ser realizado atravs da remoo do material obturador, limpeza e obturao final do canal radicular. O prognstico dessa interveno est na dependncia, principalmente, de uma adequada desobturao do canal radicular, motivo pelo qual se deve dar ateno especial tcnica empregada para a remoo do material obturador. Vrias tcnicas de retratamento j foram propostas na literatura, como: a utilizao de instrumentos manuais, brocas, fontes de aquecimento, diversos tipos de solventes e, mais recentemente, a utilizao de instrumentos rotatrios de nquel-titnio. Acredita-se que o emprego desses novos instrumentos no retratamento de canais radiculares, oferea algumas vantagens quando comparados com a utilizao dos mtodos convencionais, tais como reduo do tempo operacional, maior efetividade na remoo do material obturador e menor deformao do canal.

11 Diante do exposto e buscando dados que comprovem a eficincia dessa nova tcnica buscou-se fazer uma reviso de literatura, com o intuito de avaliar a efetividade dos instrumentos rotatrios no retratamento de canais radiculares.

12 2. PROPOSIO

O presente trabalho prope-se a realizar uma reviso da literatura, avaliando e comparando as vantagens entre as tcnicas manuais e rotatrias de retratamento endodntico.

13 3. METODOLOGIA

Na reviso de literatura foram includos os trabalhos publicados nos ltimos 10 anos, em portugus e ingls, constando de estudos ex vivo, in vitro, in vivo, dissertaes, monografias e livros.

14 4. REVISO DE LITERATURA

O insucesso no tratamento endodntico caracterizado por sintomas e sinais clnicos e radiogrficos, dentre os quais se relatam dor, inchao, presena de fstula e reas radiolcidas na regio periapical (BORSUK, 1989; LOVDHAL, 1992; VAN DER VYER, 1997 apud ESTEVES, 2004). Chong e Pitt Ford (1996) apontam como fatores que conduzem ao diagnstico de insucesso: o aumento de rea radiolcida de uma leso pr-existente, presena de sintomas e achados radiogrficos contraditrios, sinais de reabsoro contnua da raiz ou hipercementose e manuteno do tamanho da leso periapical existente. O fator etiolgico de maior responsabilidade pela ausncia de cura da regio periapical aps o tratamento endodntico a presena de bactrias no sistema de canais radiculares (DRUCKER; GOMES; LILLEY, 1996 apud ESTEVES, 2004). A presena de bactrias est vinculada a fatores pertinentes ao tratamento anterior. Entre eles: restaurao inadequada da poro coronria, canais no obturados, fratura de instrumentos, limite e qualidade de obturao insatisfatrios (ALLEN; BLOWN; NEWTON, 1989; FRIEDMAN; STABHOLZ, 1986; PINHEIRO et al., 2003; DAGHER; YARED, 1994 apud ESTEVES, 2004). Grossman (1972 apud ESTEVES, 2004) enumera diversos fatores que podem levar ao insucesso do tratamento endodntico, como: erro no diagnstico inicial do caso, associaes com problemas de origem periodontal, perfuraes do canal radicular, instrumentos fraturados, nvel e qualidade de obturao insatisfatrios, acesso inadequado da cmara pulpar, instrumentao insuficiente dos canais radiculares, ausncia de cuidados com o isolamento absoluto e presena de microorganismos resistentes ao tratamento convencional. O retratamento endodntico uma terapia que visa restabelecer a sade dos tecidos periapicais aps um tratamento endodntico ineficiente ou reinfeco do sistema de canais radiculares em funo da infiltrao coronria ou apical (SCHIRRMEISTER et al., 2006a). o tratamento de escolha em casos de insucesso quando comparado interveno cirrgica (GRUNG; HULSE; MOLVEN, 1990; FRIEDMAN; HEPWORTH, 1997; SOUZA et al., 1989; WEINE, 1995 apud ESTEVES, 2004).

15 O objetivo do retratamento do canal radicular remover, completamente, o material obturador existente, tornando o sistema de canais radiculares limpo (FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001). Portanto, imprescindvel a realizao da descontaminao do canal radicular no retratamento. Durante o retratamento, o canal deve ser corretamente desobturado e reinstrumentado at o limite adequado na tentativa de solucionar as possveis falhas do tratamento anterior e possibilitar a reparao dos tecidos periapicais (BERGENHOLTZ et al., 1979B; DEZAN JR. et al., 1995; LOVDAHL, 1992 apud ESTEVES, 2004). A desobturao do canal radicular, durante o retratamento, envolve muito mais do que, simplesmente, a remoo do material obturador. Existe uma srie de preocupaes em torno da eficincia e segurana da tcnica a ser utilizada durante essa fase, de modo que ao mesmo tempo seja possvel a obteno de paredes dentinrias livres de cimento e guta-percha e o controle na quantidade de material extrudo para alm do forame apical. Tal situao conduziria ao melhor prognstico do caso, diminuindo as chances de ps-operatrios dolorosos (BARRIESHINUSSAIR, 2002; BETTI; BRAMANTE, 2001; DEZAN JR. et al., 1995; FRIEDMAN; STABHOLZ; TAMSE, 1990). Segundo Jorge, Tanomaru-Filho, e Tanomaru (2006) o sucesso do retratamento endodntico depende da adequada limpeza dos canais radiculares durante o preparo biomecnico, com atuao das solues irrigadoras e acesso do curativo de demora intracanal a todo o sistema de canais radiculares, que representa rea de propagao da infeco endodntica. Dessa forma, torna-se importante a remoo do material obturador presente no canal radicular. Diversas tcnicas so descritas para remoo de guta-percha e cimento do interior do canal radicular, incluindo limas manuais, brocas, instrumentos rotatrios, dispositivos aquecidos, aparelhos snicos e ultra-snicos, alm da utilizao de solventes e combinaes entre as tcnicas (AUN; SANTOS, 1989; FRIEDMAN; STABHOLZ; TAMSE, 1990; GAHYVA; LOPES, 1992; WILCOX et al., 1987; BRAYTON; COLLINSON; ZAKARIASEN, 1990). Refere-se que nenhuma tcnica de retratamento produz completa limpeza das paredes dos canais radiculares (WILCOX, et al., 1987; IMURA et al., 2000; FERREIRA et al., 2001; BARRIESHINUSAIR, 2002).

16 Segundo algumas pesquisas, a dificuldade na remoo da guta-percha est diretamente relacionada s tcnicas de preparo e obturao do canal radicular, o tipo de cimento usado, bem como o tempo decorrido do tratamento endodntico inicial at o retratamento (LAMBRIANIDIS, 2001). Muitos estudos prvios em retratamento endodntico tm usado dentes obturados pela tcnica de condensao lateral (WILCOX et al., 1987, 1989). Com o crescente uso e desenvolvimento das tcnicas de condensao vertical aquecida, tornaram-se apropriadas investigaes sobre a eficcia do retratamento nessa tcnica de obturao (FERREIRA; RHODES; PITT FORD, 2001). A qualidade de condensao da guta-percha sugerida pela radiografia deve ser confirmada clinicamente no momento da desobturao. A guta-percha pobremente condensada deve ser removida atravs da trao com limas em direo poro coronria, enquanto que a guta-percha bem condensada deve ser dissolvida e, ento, removida com limas ou instrumentos rotatrios (FRIEDMAN; STABHOLZ, 1998).

4.1. RETRATAMENTO ENDODNTICO COM INSTRUMENTOS MANUAIS

At os dias de hoje, a tcnica de retratamento endodntico mais largamente utilizada continua sendo a manual, utilizando instrumentos do tipo Kerr ou Hedstrem associados a solventes, entretanto, freqentemente brocas de Gatesglidden so adicionadas a essa tcnica, realizando a desobturao do tero cervical anteriormente introduo de limas manuais (ESTEVES, 2004). As brocas de Gates-glidden so instrumentos rotatrios, conhecidos desde o final do sculo passado, e so empregadas no preparo e repreparo dos segmentos cervicais dos canais radiculares. So fabricadas em ao inoxidvel e nquel-titnio, por usinagem. A parte ativa apresenta-se em forma de chama ou pra, com trs hlices cortantes. A seo transversal possui trs dentes de cortes igualmente distantes, os quais possuem guia (plano radial), com a poro posterior rebaixada, para diminuir a resistncia frico entre o instrumento e as paredes do canal radicular ou o material obturador, apresentando uma aresta lateral de corte. Esta cncava e forma o canal da broca, que serve para transporte do material excisado

17 do canal radicular. A ponta da broca cnica, lisa e no cortante.

Conseqentemente, no provoca desvios em profundidade, apenas lateralmente. So fabricadas entre os nmeros 1 e 6 (LOPES et al., 1998). Os dimetros dos furos executados com as brocas de Gates-glidden so, aproxidamente, 6% maiores do que o dimetro dos instrumentos e essa caracterstica facilita a desobturao dos canais radiculares no tero cervical (LOPES et al., 1998) Borsuk (1989) afirma que as brocas de Gates-glidden podem ser empregadas para amolecer e remover a guta-percha do tero cervical do canal radicular, porm deve-se ter cuidado com a presso exercida sobre as brocas para que no haja desvio ou perfurao no canal. Chong e Pitt Ford (1996), Friedman e Mandel (1997) e Brayton, Collinson e Zakariasen (1990) indicam o uso de brocas do tipo Gates-glidden no tero cervical com o intuito de remover a guta-percha e criar espao para o solvente que atuar amolecendo o material obturador do tero mdio do canal radicular. Os instrumentos do tipo Kerr foram desenvolvidos pela Kerr Manufacturing Co. EUA, em 1915, razo da denominao limas tipo K. So fabricados a partir de hastes metlicas de ao inoxidvel com seo reta triangular, redonda ou quadrangular, empregando-se toro ou usinagem. A conicidade da lmina de 0,02 mm/mm. Nas hastes de seo reta triangular, o ngulo da aresta lateral mais agudo do que nas de seo reta quadrangular. Tal fato confere s limas de seo triangular maior capacidade de corte. Sua ponta cnica, lisa e sem corte para evitar ou atenuar acidentes pelo encravamento do instrumento justo parede cncava de canais curvos. Os instrumentos tipo K so utilizados na explorao dos canais, no preparo inicial e no retratamento endodntico. (LOPES et al., 1998). Antoniazzi e Paiva (1998) descrevem o preparo da lima K para o retratamento, atravs do corte dos 2 mm finais de sua ponta ativa, com posterior desgaste, tornando-a facetada e pontiaguda, conferindo ao instrumento manual maior capacidade na abertura de caminho atravs da guta-percha e do cimento endodntico. A utilizao de limas manuais do tipo Kerr modificadas facilita a remoo do material obturador. O uso de limas preparadas descrito por Aun, Fachin e Wenckus (1995) no intuito de transformar a lima tipo K num potente instrumento para ser utilizado com presso apical e movimentos de penetrao. A lima modificada til na remoo do

18 cimento endurecido na poro apical do canal radicular, permitindo sua remoo sem o uso do solvente. As limas tipo K-Flexofile, fabricadas desde 1981 pela Maillefer Instruments (Sua), apresentam uma parte ativa semelhante da lima tipo K, mas com maior nmero de espirais por unidade de comprimento, conferindo ao instrumento maior capacidade de corte. Possui ponta cnica e inativa, fabricada por toro de uma haste de ao inoxidvel de forma piramidal e de seo reta triangular. Por outro lado, em funo de uma menor quantidade de metal, possui menor resistncia em relao s limas do tipo Kerr (LOPES et al., 1998). Uma das grandes vantagens das limas tipo K-Flexofile a sua maior flexibilidade, quando comparada a outras limas tipo K de ao inoxidvel. So oferecidas, comercialmente, nos comprimentos de 18, 21, 25 e 31 mm, nos nmeros de 15 a 40, sendo indicadas nos preparos e repreparos de canais retos e curvos (LEONARDO; LEAL, 1998). As limas manuais do tipo Hedstrem (H) so tambm utilizadas no retratamento endodntico. So fabricadas em ao inoxidvel, por usinagem de uma haste metlica cnica de seo circular. A lmina se caracteriza por um espiral esquerda, sob a forma de pequenos cones superpostos e com base voltada para o cabo do instrumento. A seo transversal em forma de vrgula, resultando em um nico dente agudo, permitindo ao instrumento uma acentuada capacidade de corte. A conicidade da lmina de 0,02 mm/mm. Sua ponta cnica, lisa e no-cortante. (LOPES et al., 1998). Nos retratamentos endodnticos, as limas Hedstrem podem ser usadas com o movimento de remoo. Porm, devido pequena dureza do ao, menor resistncia toro na regio do vrtice do cone do instrumento e inclinao de sua aresta lateral de corte, esse movimento deve ser aplicado com cautela para evitar a fratura do instrumento. Seu emprego crtico e depende muito da habilidade e sensibilidade tctil do profissional. Apresentam-se, comercialmente, nos comprimentos de 21, 25, 20 e 31 mm e nos dimetros correspondentes entre os nmeros 08 e 140 (Lopes et al., 1998). Segundo Leonardo e Leal (1998), a lima Hedstrem apresenta pontos de diminuio do seu dimetro os quais lhe conferem maior flexibilidade, apesar de formar zonas de fragilidade. Sua flexibilidade associada ao seu poder de corte, em

19 funo do seu desenho, auxilia na remoo do material obturador, quando os seus movimentos de remoo so realizados contra as paredes dos canais radiculares. Frajlich et al. (1998) investigaram a eficcia das limas Hedstrem na remoo da guta-percha em dentes obturados com diferentes tcnicas de obturao. Foram avaliados parmetros relativos remoo da obturao de acordo com a tcnica empregada, o tempo gasto para a remoo da obturao, presena de remanescentes de material obturador e extruso apical durante a reinstrumentao. 30 dentes humanos unirradiculares foram instrumentados at a lima K 45 e divididos em trs grupos, de acordo com a tcnica de obturao, sendo o Grupo I obturado com carregador plstico Thermafil; o Grupo II com carregador metlico Thermafil e Grupo III obturado com condensao lateral de guta-percha e cimento AH26. A reinstrumentao foi manualmente realizada com limas tipo Hedstrem e xilol, aps 30 dias da obturao. Segundos os autores no houve diferenas estatisticamente significativas entre o grupo obturado com carregador plstico Thermafil e com carregador metlico Thermafil, em relao ao tempo gasto para a remoo do material obturador (P>0,05). Entre o grupo obturado com carregador plstico Thermafil e com condensao lateral (P>0,05) tambm no houve diferena significativa quanto ao tempo gasto na remoo da obturao. Entre os grupos obturados com carregador metlico Thermafil e com a tcnica de condensao lateral houve diferena quanto ao tempo gasto na remoo do material obturador, sendo menor para o grupo obturado pela condensao lateral (P<0,05). O remanescente de material obturador foi maior no grupo obturado com carregador metlico Thermafil e tendo o menor ndice de extruso apical do material no grupo obturado pela tcnica de condensao lateral, embora essa diferena no seja estatisticamente significante. A Societ Endo Technic oferece limas manuais (limas SET) com um cabo anatmico que permite maior controle durante o tratamento e o retratamento de canais radiculares. Sua conformao impede uma rotao alm de 45. A parte ativa dessa lima semelhante Hedstrem. O ngulo de corte e a profundidade das lminas (bordas cortantes) aumentam da ponta para a base da parte ativa, no apresentando bordas em sua ponta (guia de penetrao). Essa lima evita a formao de degraus ou determinao de zip. Sua grande flexibilidade permite a explorao de canais radiculares tortuosos. Esses instrumentos so disponveis nos

20 comprimentos de 21 e 25 mm, para os nmeros de 08 a 60 e de 31 mm, para os nmeros de 15 a 60. A cinemtica de emprego dessas limas no preparo e repreparo endodntico, a mesma das limas tipo Hesdtrem (LEONARDO et al., 1998). Tanomaru Filho et al. (1998) compararam atravs de imagens radiogrficas a capacidade de remoo da obturao de trs tcnicas de retratamento, com e sem o auxlio de eucaliptol. Foram utilizados 60 caninos humanos superiores instrumentados at a lima 35 e obturados com guta-percha e Fill Canal, divididos em seis grupos de acordo com as tcnicas de retratamento utilizadas, a saber: Grupo (A) lima K associada a lima Hedstren; Grupo (B) lima K associada a limas Set; Grupo (C) lima K associada a limas Set e Gates-glidden. Nos demais grupos, foram empregadas as mesmas tcnicas, porm utilizando-se de solvente de guta-percha (eucaliptol). A avaliao da limpeza dos canais foi executada por dois observadores utilizando lupa de 2 X de aumento e negatoscpio nos teros cervical, mdio e apical, atribuindo os seguintes escores: 0 ausncia de material em todas as paredes; 1 presena de material em uma parede; 2 presena de material em duas paredes; 3 presena de material em trs paredes e 4 presena de material em todas as paredes (V, L, M e D). Esses autores constataram que a maior eficincia na limpeza ocorreu na associao de limas K a limas tipo Set e Gatesglidden, com emprego do solvente. A maioria dos autores relata que os instrumentos manuais so utilizados com solventes qumicos como clorofrmio: xilol, eucaliptol, halotano, terebentina e leo de laranja. Dentre esses solventes, so bastante utilizados o xilol e o eucaliptol, com atuao solvente comprovada sobre a guta-percha (JORGE; TANOMARU-FILHO; TANOMARU, 2006). Para Magalhes et al. (2007) a guta-percha pode ser removida facilmente com o uso de solventes orgnicos, leos essenciais ou instrumentos aquecidos. Chong e Pitt Ford (1996) indicam o uso do solvente como mtodo mais seguro do que o aquecimento da guta-percha. Alm disso, alertam para o fato de que os solventes possuem potencial de ao e efeito citotxico diferentes entre si. Esses autores ainda afirmaram que o uso de solventes na regio apical do canal pode contribuir para a incidncia de reagudizaes (flare-ups). O clorofrmio utilizado no retratamento para amolecer o material obturador presente no interior dos canais radiculares h longa data, porm, devido, aos seus

21 efeitos nocivos (classificado como possvel agente carcingeno pela FDA), diversos autores pesquisaram sobre solventes alternativos que possam ser utilizados com mais segurana na prtica endodntica. (DOBLECKI; HUNTER; PELLEU, 1991; LADLEY et al., 1991; ORSTAVIK ; WENNBERG, 1989 apud ESTEVES, 2004). O clorofrmio e o xilol so os solventes mais comumente utilizados, no entanto a U.S. Food e Drug Administration proibiu o clorofrmio, porque potencialmente carcinognico. O xilol indicado para o uso clnico e no considerado um carcinognico, apesar de ser muito txico aos tecidos (MAGALHES et al., 2007). A guta-percha tambm solvel em leos essenciais. Alguns deles so tidos como seguros e indicados para a desobturao dos canais radiculares. O eucaliptol, terebentina e leo de laranja so exemplos desses leos (SPNO et al., 1995). De acordo com Pcora et al. (1992), o leo de laranja atua sobre a guta-percha de modo semelhante ao xilol, sem apresentar nenhum efeito deletrio sobre os tecidos periapicais. Wourms et al. (1990) analisaram trinta e dois tipos de solventes para o amolecimento da guta-percha e classificaram o leo de laranja como um dos nove solventes mais eficientes alternativos para o clorofrmio na temperatura de 37C. Em uma anlise comparativa entre o leo de casca de laranja, xilol, clorofrmio e eucaliptol, Barbin, Pcora e Spno (1993) concluram que o leo de laranja demonstrou-se to eficiente no amolecimento da guta-percha quanto o xilol. O solvente de ao mais rpida foi o clorofrmio, seguido do xilol, leo de laranja e eucaliptol. O xilol e o clorofrmio so citotxicos e podem ser substitudos pelo leo de casca de laranja, que apresenta maior biocompatibilidade quando comparado com os demais solventes. Magalhes et al. (2007) avaliaram in vitro a solubilidade da guta-percha em xilol, leo de laranja, eucaliptol, clorofrmio e gua destilada. 150 amostras de gutapercha foram preparadas, usando moldes de ao inoxidvel padronizados e divididos em cinco grupos, de acordo com a imerso nos diferentes solventes testados e em gua destilada (grupo controle) por 2, 5 e 10 minutos. Os resultados comprovaram melhor capacidade solvente para o xilol. Clorofrmio, leo de laranja e eucaliptol apresentaram resultados semelhantes, e a gua destilada no promoveu alteraes na guta-percha.

22 Zaccaro Scelza et al. (2008) compararam in vivo, utilizando um microscpio eletrnico (SEM), a eficcia dos solventes clorofrmio, leo de laranja e eucaliptol na remoo de materiais obturadores dos tbulos dentinrios durante retratamento endodntico. 40 caninos superiores com canais retos foram preparados e obturados com guta-percha e cimento base de xido de zinco e eugenol. As amostras foram distribudas em quatro grupos: clorofrmio (n=10), leo de laranja (n=10), eucaliptol (n=10) e grupo controle (n=10). Os solventes foram aplicados em um reservatrio criado pelas brocas de Gates-glidden, no tero cervical. Os resultados demonstraram que nenhuma diferena foi encontrada entre os grupos em relao ao nmero de tbulos dentinrios livres de material obturador nos teros mdio e apical (P>0,05). Dentro das condies da pesquisa, pde-se concluir que no h diferena significativa entre os solventes usados na obteno de tbulos livres de material remanescente. Jorge, Tanomaru-Filho e Tanomaru (2006) comprovaram que o eucaliptol e o xilol no s dissolvem a guta-percha, mas tambm so diferentes cimentos obturadores. Os autores avaliaram a capacidade solvente sobre os cimentos AH Plus, Intrafill, Roeko Seal, Epiphany e Endo-Rez. Os resultados revelaram que a melhor ao solvente do eucaliptol e, principalmente, do xilol foi sobre o Intrafill ( base de xido de zindo e eugenol) e pouca ou nenhuma ao sobre os demais cimentos Roeko Seal ( base de silicone), AH Plus, Epiphany e Endo-Rez ( base de resina). Martos et al. (2006) avaliaram a ao dos solventes eucaliptol, xilol e leo de laranja sobre os cimentos endodnticos Sealer 26, Roeko Seal, Endofill e Intrafill. Os resultados apresentaram valores similares de ao solvente do xilol e do leo de laranja sobre os cimentos estudados. O cimento Roeko Seal foi o que apresentou menor solubilidade, seguido pelo cimento Sealer 26. Os cimentos base de xido de zinco e eugenol (Endofill e Intrafill) foram os que apresentaram os maiores valores de solubilidade. Segundo Antoniazzi e Paiva (1998) durante o retratamento do tero apical, a utilizao do solvente deve ser suspensa e substituda pelo creme de Endo-PTC (perxido de uria, Tween 80 e Carbowax), associado ao hipoclorito de sdio a 0,5%. O hipoclorito de sdio na concentrao de 0,5% exerce ao sobre um grande nmero de microorganismos, alm de apresentar toxicidade consideravelmente

23 reduzida em relao mesma substncia em concentraes mais elevadas (EGSTRON; LANGELAND; SPANBERG, 1973). Rich (2004), afirma que o clorofrmio deve ser usado em combinao com limas manuais e pontas de papel absorvente, no retratamento do tero apical, para dissolver a guta-percha dos canais radiculares obturados em limite adequado ou em canais com curvatura acentuada. Ele ainda alerta que cuidados devem ser observados para no haver extruso da guta-percha dissolvida nem do solvente para os tecidos periapicais, durante o retratamento endodntico. A desobturao de canais radiculares obturados insatisfatoriamente pode ser realizada, nos teros cervical e mdio, com limas K, abrindo o acesso para as limas H, posteriormente, removerem a guta-percha em um nico movimento. Para facilitar essa remoo, podem-se aquecer os instrumentos previamente. Nessa tcnica, o autor afirma dispensar o uso do solvente (RICH, 2004).

4.2. RETRATAMENTO ENDODNTICO COM INSTRUMENTOS ROTATRIOS

Alm da tcnica manual, outras tcnicas vm sendo testadas no que se refere eficincia no retratamento endodntico, tempo despendido para tal, segurana em relao a fraturas de instrumentos e desvios no interior do canal, e quantidade de extruso apical gerada durante a fase de desobturao (ESTEVES, 2004). Lu (1994) descreve uma tcnica alternativa na qual o retratamento realizado com o emprego do Thermafil termoplastificado no interior do canal radicular, sendo removida a obturao antiga juntamente com o carregador do thermafil aps o esfriamento da guta-percha. Rich (2004) refere que as pontas aquecidas do System B podem ser usadas na remoo da guta-percha nos teros cervical e mdio, sendo indicado para canais radiculares amplos e com grande quantidade de guta-percha. Tcnicas utilizando aparelhos snicos e ultra-snicos podem ser utilizadas na desobturao de canais radiculares, como tm sugerido vrios autores (GAFFNEY; LEHMANM; MILES, 1981; BRAMANTE; FREITAS, 1998). Nos retratamentos endodnticos, o ultra-som exercer um papel semelhante ao exercido pelos solventes de guta-percha, porm, seu efeito sobre a guta-percha

24 no solvente, mas de termoplastificao, abrindo espao entre o material obturador para que outros instrumentos endodnticos possam atuar na sua remoo (LEONARDO et al., 2005). Aun e Santos (1989) relatam que os aparelhos snicos no proporcionam melhor limpeza do que a tcnica manual nas manobras de desobturao. Entretanto, em 1990, Santos observa que trabalhando com o instrumento Heliosonic com sua parte ativa encurtada, a tcnica snica para desobturao de canais radiculares foi mais eficiente do que a tcnica manual, pois num tempo menor do que o gasto na tcnica manual, conseguiu remover quantidade semelhante de material obturador. Wilcox et al. (1987) avaliando a desobturao de canais radiculares realizada por diferentes tcnicas envolvendo limas manuais, calor, ultra-som e solvente e variando-se tambm o cimento endodntico utilizado, nenhuma diferena foi observada na limpeza final dos canais radiculares, quando a instrumentao ultrasnica foi utilizada como passo final complementar na remoo de guta-percha e cimento se comparada tcnica manual. Os autores concluram que nenhuma delas totalmente eficaz na remoo da guta-percha e cimento, os quais tm sua remoo prejudicada, principalmente, no tero apical. As limas rotatrias so instrumentos fabricados com ligas de nquel-titnio, atravs da usinagem de uma haste metlica cnica de seo circular, sem a ponta ativa. Por serem usinadas, so geradas mais tenses, deixando o instrumento mais frgil. A liga de nquel-titnio proporciona aos instrumentos grande flexibilidade e memria molecular, ou seja, uma grande tendncia a voltar a sua posio e forma original, sendo difcil encontrar deformaes permanentes. Esses instrumentos tambm apresentam resistncia toro, fratura e corroso, quando comparadas s de ao inoxidvel. Assim, eles apresentam uma grande flexibilidade, porm uma baixa resistncia e, por conseguinte, menor poder de corte do que as limas manuais (LEONARDO et al., 1998). A introduo dos instrumentos de nquel-titnio na Odontologia ocorreu devido resistncia corroso e elasticidade dessa liga, propriedades confirmadas por Civjan, Huget e Laszlo (1975). Sob esse argumento, as limas de nquel-titnio so introduzidas na Endodontia, as quais apresentam superior resistncia fratura por toro e elasticidade de duas a trs vezes maior em relao s limas manuais de ao inoxidvel.

25 Nos ltimos anos, limas de nquel-titnio com desenho avanado, incluindo ponta inativa, guia radial e variao da conicidade, vm sendo desenvolvidas para diminuir o tempo de trabalho e a incidncia de erros durante a sua utilizao (ESTEVES, 2004). Vem sendo proposta a utilizao dessas limas de nquel-titnio acionadas por ar e/ou motores eltricos para o preparo e repreparo de canais radiculares. Essa utilizao ampara-se nas suas excepcionais propriedades fsicas, como alta flexibilidade, grande resistncia toro e desenho das limas, que, associado ao movimento rotacional contnuo ou alternado, facilita a expulso do material do interior do canal no sentido cervical, diminuindo a passagem de material slido para alm do forame apical (ESTEVES, 2004). Friedman, Rotstein e Shar-Lev (1989) afirmaram que as limas de nqueltitnio devem trabalhar no interior do canal radicular com leve presso apical e velocidades entre 350 e 700 rpm, e os instrumentos de maiores conicidades, utilizados no tero cervical, devem ser seguidos por aqueles de menores conicidades no tero apical. Na utilizao da tcnica mecnico-rotatria, a velocidade de 350 rpm constante tida como segura e eficiente, conforme foi demonstrado pelos fabricantes e pelos estudos de Dietz et al. (2000) e Comer, Daugherty e Gound (2001). De acordo com os fabricantes, o uso de limas endodnticas rotatrias no retratamento endodntico resulta em aprecivel ganho de tempo bem como no aperfeioamento das condies de trabalho do operador. Eles acreditam que o tempo do retratamento significativamente menor, quando utilizado os instrumentos rotatrios, porque estes produzem um calor friccional distncia que dissolve a guta-percha, tornando mais fcil a sua remoo e requerendo menos o uso de solvente (SAE-LIM et al., 2000; FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001). Durante o retratamento endodntico com limas rotatrias, velocidades inferiores a 350 rpm no se mostraram seguras em relao deformao e fratura do instrumento no interior da massa do material obturador (COMER; DAUGHERTY; GOUND, 2001). Betti e Bramante (2000) avaliaram o sistema Quantec (limas SC) para a remoo de guta-percha, variando-se a velocidade no motor eltrico e reduo do contra-ngulo de 16:1. Foram preparados 30 incisivos centrais, obturados e divididos

26 em 3 grupos, segundo a velocidade empregada no sistema rotatrio. No Grupo I a velocidade foi de 350 rpm; no Grupo II de 700 rpm e no Grupo III de 1500 rpm. Foram avaliados o tempo gasto para alcanar o comprimento de trabalho, o tempo para a remoo da guta-percha, o tempo total do retratamento, a extruso apical do material e o nmero de instrumentos fraturados. Aps a remoo do material, os dentes foram radiografados e avaliados conforme a limpeza da parede do canal radicular. Em seguida, os dentes foram esplintados longitudinalmente, seccionados e a limpeza das paredes do canal radicular avaliadas visualmente, digitalizadas usando scanner e os resduos mensurados. Os resultados revelaram que a remoo do material obturador, no grupo III, foi significativamente mais rpida do que nos demais grupos e que a quantidade de material extravasado no tero apical no foi significativamente diferente entre os grupos. No Grupo I seis instrumentos fraturaram, no Grupo II quatro instrumentos e no Grupo III apenas um instrumento fraturou. Os autores concluram que a limpeza e a presena de restos foram equivalentes entre os grupos, mas o uso de 1500 rpm proporcionou maior agilidade com menos nmero de instrumentos fraturados. O torque tambm um fator importantssimo durante o retratamento endodntico, porque quando o mesmo muito alto, limita a sensibilidade tctil, durante o uso dos instrumentos de nquel-titnio acionados a motor no interior do canal radicular (GAMBARINI, 2000). Esteves (2004) avaliando a influncia do limite apical da obturao e das tcnicas de desobturao manual e rotatria na extruso apical verificou que o torque de 2 N.cm o ideal para que a sensibilidade tctil no seja prejudicada durante o uso dos instrumentos no retratamento endodntico. Diversos sistemas rotatrios utilizados no preparo biomecnico dos canais radiculares tambm so usados no retratamento endodntico. Outros sistemas, porm, desenvolveram instrumentos prprios para o repreparo de canais radiculares (GU et al., 2008). Em 1997, Hlsmann e Stotz propuseram avaliar a eficcia e a segurana de cinco diferentes tcnicas de remoo de guta-percha dos canais radiculares. Investigou-se o tempo gasto para se chegar ao comprimento de trabalho, o tempo para a remoo de guta-percha e a quantidade de material extrudo apicalmente, em 120 dentes humanos anteriores e pr-molares unirradiculares que foram alargados

27 at lima K 35 e obturados com guta-percha e cimento AH26. A amostra foi dividida em cinco grupos, nos quais utilizaram no retratamento, respectivamente: (A) Gatesglidden e Hedstren; (B) Hedstren; (C) Hedstren e clorofrmio; (D) Endotec e Hedstren e (E) XGP drill e Hedstren. Os dentes foram esplintados longitudinalmente e fotografados. Concluram que a tcnica mais rpida para se chegar ao comprimento de trabalho foi usando XGP drill, acompanhado de Gates-glidden, Hesdtrem com clorofrmio e Endotec. Houve grande diferena entre o tempo gasto para a remoo da guta-percha entre as tcnicas manuais e rotatrias, tendo gasto o menor tempo o XGP drill, seguido por Gates-glidden, Endotec, Hedstren com clorofrmio e Hedstren. Quanto ao material extrudo apicalmente, notou-se que no excederam 0,1 mg, no tendo diferena entre os grupos. No entanto, os canais foram mais bem limpos com o uso de Hedstren, seguido por Gates-glidden, Hedstren com clorofrmio, XGP drill (que sofreu fratura de duas limas no tero apical) e Endotec, mostrando que o risco de fratura do instrumental no compensou o tempo economizado. O Canal Finder um sistema automatizado empregado no tratamento ou retratamento endodntico. Ele composto por um contra-ngulo e instrumentos especialmente desenvolvidos. O contra-ngulo adaptvel em micromotor a ar ou eltrico de baixa velocidade, possibilitando a irrigao simultnea do canal radicular, quando utilizado em micromotor que permita a irrigao (LEONARDO et al., 1998). Os primeiros instrumentos desenvolvidos para o sistema Canal Finder consistiam de limas do tipo Kerr e Hedstrem que formavam uma seqncia para uso durante o preparo e repreparo de canais. Posteriormente, as limas tipo Hedstrem foram desenvolvidas com nova concepo, objetivando substituir a seqncia das limas anteriormente utilizadas. Assim, o instrumento Set File foi desenvolvido de forma semelhante ao da lima Hedstrem, com lminas de corte mais agudas e espaadas. O instrumento apresenta eixo constante e a conicidade determinada pelo aumento das lminas de corte, o que lhe confere maior flexibilidade, excelente poder de desgaste das paredes do canal radicular e boa remoo da guta-percha, em movimentos de limagem. Alm disso, a sua guia de penetrao inativa, possibilitando o preparo e repreparo em canais curvos com menor risco de degrau e/ou zip (LEONARDO et al., 1998).

28 Posteriormente, foram lanados os instrumentos Set File em liga de nqueltitnio, para o aparelho Canal Finder, os quais receberam a denominao de NiTi Mster File Sequence (LEONARDO et al., 1998). Friedman, Rotstein e Shar-Lev (1989), preconizaram o emprego do sistema Canal Finder no retratamento endodntico. Utilizando lima K do Canal Finder e solvente, foram removidas as obturaes de canais radiculares curvos, 71 casos in vitro e 35 in vivo. Os autores observaram diminuio do tempo necessrio para remoo da obturao e manuteno das curvaturas dos canais radiculares, ocorrendo o desvio apical em apenas dois casos. A fratura de instrumento ocorreu 3 vezes in vitro, mas isso no impediu a completa remoo do material com novas limas. Bramante e Freitas (1998) realizaram um estudo comparativo entre a tcnica manual (limas Kerr e Hedstrem), ultra-som (Enac em potncia 2 com limas K) e Canal Finder, com o uso de xilol na embocadura dos canais por 30 segundos e aps a irrigao entre a troca de limas. 30 dentes foram retratados, aps um ano dos canais terem sido instrumentados e obturados pela tcnica da condensao lateral. Foram avaliados o tempo gasto para a penetrao inicial at o pice, o tempo para completar a limpeza, a extruso de material e a limpeza dos canais. Os resultados demonstraram que o Canal Finder foi a tcnica que propiciou melhor limpeza, seguida da manual e da ultra-snica. A tcnica mais rpida foi a manual, seguida da ultra-snica e Canal Finder. Quanto extruso, a tcnica manual foi a que propiciou menor extravasamento de material obturador. O contra-ngulo redutor 4:1 - M-4 (Sybron/Kerr Corp. USA) foi introduzido no mercado, apresentando amplitude de oscilao de 30 nos sentidos horrio e antihorrio (alternados), com velocidade entre 1500 rpm e 6000 rpm. Uma opo acopl-lo a micromotores eltricos, ganhando com isso, silncio no trabalho e constncia na velocidade, pois nos equipamentos pneumticos, oscilaes podero ocorrer em virtude da presso do compressor. Apresenta um sistema push botton que permite a adaptao de instrumentos endodnticos manuais, sendo recomendado inicialmente, pelo fabricante, o uso de limas Safety Hedstrem, semelhantes s limas Hesdtrem convencionais, para o preparo e repreparo de canais curvos. Esses instrumentos possuem uma das faces sem poder cortante (lado facetado) como recurso para evitar as perfuraes radiculares no lado interno das razes de canais radiculares curvos (zona de perigo) (LEONARDO et al., 2003).

29 A Moyco-Union Broach (EUA) lanou o sistema Endo-griper, que um sistema de rotao alternada ou recproca com contra-ngulo redutor de 10:1 e movimentos oscilatrios de 45. Esse sistema utilizado com instrumentos manuais disponveis no mercado, especializado para tratamento e retratamento endodntico com velocidade de 2000 rpm. A vantagem desse sistema a possibilidade de alteraes na angulao de sua cabea, favorecendo sua ao em regies de dentes posteriores e tambm para pacientes com abertura bucal reduzida (LEONARDO et al., 2004). O sistema rotatrio K3 endo, desenvolvido pelo Dr. John T. McSpadden foi introduzido comercialmente em 2001 pela Sybron Dental Specialties-Kerr e representa uma evoluo das limas Quantec (LEONARDO et al., 2004). Leonardo et al. (2004) referem que esse sistema apresenta diferenas significativas em relao aos outros sistemas rotatrios, tais como: trs planos radiais de corte positivo, fazendo desse sistema, o que apresenta maior capacidade de corte; ngulo helicoidal varivel que facilita a remoo de material obturador, impedindo o travamento, a perda de corte ou mesmo a fratura pelo acmulo desses materiais; variao de estrias por unidade de comprimento que, aliadas propriedade anterior, resulta em reduo dramtica da sensao de enroscamento; trplice hlice que confere maior resistncia fratura; ampla superfcie radial o que atribui lima maior resistncia ao estresse rotatrio, diminuindo a possibilidade de fratura; dimetro central varivel, resultando em maior profundidade do sulco, porm mantendo a rigidez; ponta inativa; cabo reduzido, permitindo melhor acesso aos canais radiculares de dentes posteriores e trs tipos de instrumentos (Orifice opener- 25 com tapers 0.10 e 0.08 mm/mm e 17 mm de comprimento, 15 a 60 com tapers 0.06 e 0.04 mm/mm e comprimentos 21, 25 e 31 mm). recomendado no utilizar esse sistema em canais radiculares com dupla curvatura ou com anatomia 2-1. Nesses casos, o autor relata que o sistema deve seguir at a primeira curvatura, continuando, a seguir, com limas manuais at o comprimento de trabalho. Ele tambm recomenda uma velocidade de rotao de 250 rpm, e nunca acima de 300 rpm e uma cinemtica com pequenos movimentos de entrada e sada, com ligeira presso (LEONARDO et al., 2004). Barletta e Masiero (2005) realizaram um trabalho avaliando a efetividade de diferentes tcnicas para a remoo de guta-percha de canais radiculares in vitro. Utilizaram 80 dentes humanos pr-molares inferiores instrumentados pela tcnica

30 escalonada programada, com a lima 40 no comprimento de trabalho e obturados utilizando-se a tcnica hbrida pela compactao termomecnica da guta-percha. Os espcimes foram armazenados a 37C em 100% de umidade por 8 meses. Aps esse perodo, o material obturador foi removido e os canais radiculares reinstrumentados usando as seguintes tcnicas: Grupo I lima K; Grupo II sistema K3 endo; Grupo III sistema M4 com lima K e Grupo IV sistema Endo-griper com lima K. Apenas duas gotas de eucaliptol foram aplicadas sobre a guta-percha e o dimetro apical foi largado at lima 45, durante a desobturao. Os resultados obtidos no demonstraram diferenas significativas entre as quatro tcnicas empregadas para a remoo do material obturador do canal radicular quando observado o canal por inteiro. Quando observado por teros, o Grupo III apresentou maior quantidade de remanescentes do material obturador no tero apical. Nos outros dois teros, o percentual foi equivalente para todas as tcnicas. Bueno et al. (2006) avaliaram in vitro a eficcia das limas rotatrias de nqueltitnio K3 e limas manuais (Kerr e Hedstrem) na remoo de guta-percha e cimento de canais radiculares obturados, utilizando clorofrmio ou clorexidina como solventes. 60 dentes bovinos unirradiculares retos foram preparados at lima K 35 pela tcnica hbrida (Gates-glidden nos 2/3 teros coronrios e limas K no 1/3 apical) e obturados com guta-percha e cimento Endomthasone pela tcnica da condensao lateral e vertical de guta-percha aquecida. Os dentes foram estocados a 37 C por um ms e divididos em trs grupos, de acordo com a tcnica de retratamento utilizada. O Grupo I utilizou a broca de Gates-glidden n 3 e limas K e H 30 com clorofrmio, o Grupo II utilizou as limas 25.10, 30.03 e 30.04 do sistema K3 (velocidade de 300 rpm e torque 3 N.cm) e clorofrmio e o Grupo III mesmas limas do Grupo II, porm com gel de clorexidina a 2%. Um total de 0,5 ml dos dois solventes foi utilizado para cada dente. Foram feitas radiografias, e as imagens foram digitalizadas atravs de um scaner. A rea total do canal e a rea com remanescentes de material obturador foram mensuradas, em milmetros, usando um software (Image.Lab). Os resultados demonstraram com relao que, s os grupos das diferenciaram-se porcentagens de estatisticamente (P<0,05) mdias

remanescentes de guta-percha e cimento, apresentando a seguinte seqncia de efetividade (da maior para a menor): Grupo I (15,48%), Grupo II (28,42%) e Grupo III (35,96%). Os autores concluram que os achados desse estudo mostraram que, a

31 respeito da tcnica utilizada para remoo de material obturador, nenhum dos canais radiculares foi completamente limpo e que as limas de ao inoxidvel resultaram em menor quantidade de remanescentes do que os instrumentos rotatrios de nquel-titnio. O sistema Quantec srie 2000 (Analytic Endodontics Kerr Corporation E.U.A), tambm utilizado em retratamento endodntico, apresenta limas rotatrias n 15, 20, 30, 35, 40, 45, 50, 55, e 60 com conicidade 0.02 e n 25 com conicidades 0.02, 0.03, 0.04, 0.05 e 0.06. Todos os instrumentos apresentam comprimento de 21 ou 25 mm, com exceo do instrumento 25 que possui 17 mm de comprimento, 0,25 mm de dimetro D1 e conicidade de 0,06 mm por milmetro de comprimento da parte ativa. A velocidade recomendada para essas limas de 300 rpm e a cinemtica de movimentos aplicada aos instrumentos de propulso de 1 a 2 mm e alvio imediato de pequena amplitude (bicada). As limas tipo Flare, tambm pertencentes ao sistema Quantec 2000 e utilizadas para alargamento e desobturao do tero cervical do canal, possuem conicidades de 0.08, 0.10, e 0.12, e comprimento de 17 mm (DUMMER; THOMPSON, 1998). Dentre as inovaes apresentadas pelo sistema Quantec srie 2000, que so oferecidas duas opes de geometria da ponta da lima. Pontas LX (non cutting tip pontas cortantes no seguras), funcionando como um verdadeiro piloto ou guia no canal radicular ou material obturador, mantendo-se no centro axial dos mesmos e contornando as curvaturas. Essas limas so mais indicadas para tratamento e retratamento de canais menos atresiados. Pontas SC (safe-cutting tip pontas cortantes seguras), com ngulo de corte negativo, mas que se torna positivo na sua periferia; so indicadas para abrir espao em profundidade, uma vez que, por serem facetadas, essas pontas promovem um desgaste em direo apical, mantendo o contorno original do canal e minimizando o stress. Essas limas SC so indicadas para canais radiculares parcialmente obturados (retratamento), bem como para canais radiculares excessivamente atrsicos e mesmo, para canais calcificados. As brocas de Gates-glidden podem ser utilizadas, no tero cervical dos canais radiculares, durante o retratamento com esse sistema (LEONARDO et al., 2003). Betti e Bramante (2001) compararam os instrumentos do sistema Quantec SC com limas manuais na remoo de guta-percha, durante o retratamento endodntico. 20 incisivos centrais superiores foram instrumentados, obturados e

32 divididos em dois grupos de 10 espcimes cada. Foram utilizados no Grupo 1 os instrumentos rotatrios do sistema Quantec SC e no Grupo 2 lima manual e solvente para a remoo de material obturador dos canais radiculares. Os seguintes fatores foram avaliados: o tempo para alcanar o comprimento de trabalho, o tempo gasto para remoo da guta-percha, o tempo total, a quantidade de material extrudo apicalmente e o nmero de instrumentos fraturados. Aps a radiografia, os dentes foram esplintados, cortados longitudinalmente e avaliou-se visualmente a limpeza dos canais radiculares. As radiografias foram digitalizadas e os remanescentes de material obturador, avaliados. Os resultados revelaram que o tempo gasto para remoo do material obturador com o sistema Quantec SC foi significativamente menor (P<0,05). No houve diferena, estatisticamente, significante entre os grupos com relao quantidade de material obturador extrudo apicalmente (P>0,05). A avaliao visual e radiogrfica das paredes dos canais demonstrou que as limas manuais associadas ao solvente removeram maior quantidade de material obturador do que o sistema Quantec SC, no tero cervical e no canal como um todo. Os autores concluram que o sistema Quantec SC gastou menos tempo, porm as limas manuais associadas ao solvente limparam mais efetivamente os canais radiculares. Esteves (2004) comparou a quantidade de material slido extrudo no retratamento de canais radiculares, variando-se a tcnica de retratamento e o limite de obturao. Foram previamente instrumentados 40 incisivos inferiores at a lima K-Flexofile 40 e divididos em dois grupos, de acordo com o limite de obturao estabelecido (Grupos A e B). Os dentes foram obturados com guta-percha e cimento N-Rickert pela tcnica de condensao lateral e vertical. Aps 4 semanas, cada grupo foi subdividido em dois, levando-se em conta a tcnica de retratamento aplicada, a saber: brocas de Gates-glidden n 2 e 1 e limas K (15 a 25 preparadas e 30 a 45 no preparadas) nos subgrupos A1 e B1 e mecnico-rotatria com o sistema Quantec LX (Flare 0.12 e 0.10 e 25.06, 25.04, 40.02 e 45.02) nos subgrupos A 2 e B2, estando a velocidade calibrada em 350 rpm e o torque limitado a 2 N.cm. Em ambas as tcnicas, utilizou-se 0,2 ml de leo de laranja como solvente nos dois teros coronrios e Endo-PTC com hipoclorito de sdio a 0,5%, no tero apical. Os resultados demonstraram que a tcnica mecnico-rotatria produziu menor extruso do que a manual, havendo diferena, estatisticamente, significante entre elas (P<0,05). Os canais preenchidos at o vrtice radiogrfico apresentaram

33 maior quantidade de extruso do que os obturados 1 mm aqum do forame, observando diferena, estatisticamente, significante entre eles (P<0,05). A menor quantidade de extruso foi observada no subgrupo A2, onde a tcnica mecnicorotatria foi empregada 1 mm aqum do forame apical, sendo observada diferena estatisticamente significante entre este subgrupo e os demais (P<0,05). A autora concluiu que a extruso de material slido durante o retratamento endodntico influenciado pela tcnica empregada e pelo limite de obturao. Akisue e Congilio (2002) no verificaram diferenas na quantidade de resduos remanescentes aps a desobturao de caninos superiores realizada in vitro, utilizando a tcnica manual ou mecnico-rotatria com limas Quantec ou Profile, entretanto, segundo os autores, a tcnica rotatria consome menor tempo para realizar a mesma tarefa. A Tulsa Dental Products (1994, apud HIMEL; WOLCOTT, 1997) apresentou o sistema Profile srie 29, com seco transversal em U da lima e sistema automatizado com rotao entre 150 a 350 rpm. Esse sistema oferece uma seqncia de 9 instrumentos de nquel-titnio, com aumento padro constante de 29,17% do dimetro da ponta ativa de cada lima (D0), no uso sucessivo da srie. Os instrumentos Profile srie 29 esto disponveis em 21, 25 e 30 mm de comprimento. A padronizao dos dimetros (D0) oferece ao profissional maior sensibilidade tctil, permitindo uma instrumentao e desobturao de canais atresiados curvos e/ou retos de molares e pr-molares, sem perfuraes, formao de degraus ou transporte de forame (zip), considerando-se, ainda, que a ponta desses instrumentos de forma cnica, sem atividade de corte. Sua conicidade aumenta 0,04 mm por milmetro de comprimento da parte ativa. A maior conicidade dos instrumentos Profile.04 srie 29 faz com que apenas as bordas externas planas cortantes da regio de maior dimetro das limas entrem em contato com as paredes dentinrias e o material obturador, durante o preparo e repreparo endodnticos, respectivamente, tornando esses cnicos, do tipo crowdown, e possibilitando maior remoo de restos orgnicos e de material obturador dos dois teros coronrios. Como conseqncia desse alargamento prvio, a poro de menor dimetro da borda externa cortante dessa lima, atuar no tero apical de maneira centralizada, diminuindo o esforo de corte e possibilidades de fratura, assim como, determinando uma conformao continuamente cnica em sua progresso no sentido apical. Os fabricantes afirmam que o sistema no fora

34 resduos para alm do forame, devido ao desenho da superfcie externa (LEONARDO et al, 1998). Instrumentos com conicidades maiores em liga de nquel-titnio foram fabricados e disponibilizados, os Orifice Shaper (modeladores de orifcio). Esses instrumentos, codificados como n 1, apresentam-se com 19 mm de comprimento, dimetro que variam de 0,20 mm a 0,80 mm e conicidade de 0,05 mm a 0,08 mm por milmetro de comprimento da parte ativa. Essas caractersticas destinam-se, principalmente, ao uso nos teros mdio e cervical, diminuindo a presso dos instrumentos de uso subseqente, sobre as paredes dentinrias e o material obturador (ESTEVES, 2004). Gahyva e Lopes (1992) revelou que o Profile 0.4 srie 29 um sistema automatizado que usa limas de nquel-titnio, de grande flexibilidade (500 vezes maior do que as limas de ao inoxidvel), com resistncia deformao plstica e fratura, sendo designada para o uso em movimentos rotacionais gerados por motor eltrico ou uma pea de mo de baixa velocidade (150-350 rpm) e baixo torque (1055 N.cm). Essas caractersticas facilitam a sua manipulao em canais radiculares com acentuada curvatura. Sae-Lim et al. (2000) verificaram a eficincia das limas de nquel-titnio da srie 29 Profile 04 no retratamento de 30 dentes unirradiculares anteriores, com razes retas. Eles foram instrumentados e obturados com guta-percha e cimento base de xido de zinco e eugenol (Roth 811) pela tcnica de condensao lateral. As amostras foram distribudas em trs grupos de 10 dentes, de acordo com a tcnica de retratamento, a saber: Grupo A com o sistema Profile sem solvente, o Grupo B com o sistema Profile e clorofrmio e o Grupo C usando limas manuais com clorofrmio. Os resultados mostraram que os Grupos A e B apresentaram menos remanescentes de material obturador do que o Grupo C. No foram observadas diferenas significativas na quantidade de resduos no sistema Profile com ou sem uso do clorofrmio. Valois et al. (2001) verificaram a eficincia in vitro da remoo de guta-percha durante retratamento em canais com curvatura entre 26 e 40, promovido pelas limas Profile.04 srie 29 e brocas de Gates-glidden. Foram selecionadas 44 razes mesiais de molares inferiores. Os canais foram instrumentados com brocas de Gates-glidden e limas Flex-NiTi at lima 30 e obturados com guta-percha e cimento Sealer 26 pela tcnica de condensao lateral. Os dentes foram estocados a 37 C

35 por 7 dias e divididos em trs grupos de acordo com a tcnica de desobturao, sendo: Grupo I: brocas de Gates-glidden n 2, Grupo II: 6 instrumentos ProFile.04 srie 29 e Grupo III: 7 instrumentos ProFile.04 srie 29. Para remoo da gutapercha foi utilizado baixa velocidade e elevado torque. Aps a desobturao, os dentes foram avaliados radiograficamente em pelcula milimetrada e clinicamente com uma rgua milimetrada, subtraindo-se as medidas do comprimento de trabalho e de alcance do instrumento em cada canal. Os valores obtidos, clnico e radiograficamente, foram comparados e uma alterao menor do que 0,5 foi obtida. Os resultados demonstraram que no houve diferena, estatisticamente, significante entre os grupos retratados com 6 e 7 instrumentos Profile 04, todavia houve diferena entre os grupos retratados com Gates-glidden e instrumentos Profile, de maneira que os grupos com Profile removeram mais material obturador do que o grupo com Gates-glidden. Trs instrumentos fraturaram, sendo dois do Grupo III e um do Grupo I. A fratura ocorreu, nos dois instrumentos Profile, com 26 de curvatura e nas Gates-glidden, com 27. Os autores concluram que, as limas Profile.04 srie 29 removeram o material obturador melhor do que as brocas de Gates-glidden e que, para a remoo de material obturador de canais curvos, os instrumentos mecnicos-rotatrios de nquel-titnio so melhores indicados. Ferreira, Pitt Ford e Rhodes (2001) testaram a eficincia da remoo de gutapercha usando o sistema Profile comparando com tcnicas manuais em canais curvos. Selecionaram 48 dentes com canais radiculares cujas curvaturas eram entre 25 e 45. Foram instrumentados por uma tcnica padronizada (Gates-glidden #90 no tero cervical e limas K-Flexofile com Profile 04 at 30 no tero apical) e obturados pela tcnica da condensao vertical de guta-percha aquecida (System B e Obtura II). Os autores compararam a remoo do material obturador entre as tcnicas com limas K-Flexofile (25.04, 20.04, 15.04, 20.04, 25.04, 30.04) com 0,1 ml de clorofrmio; limas tipo Hedstrem (mesma seqncia das limas K) com 0,1 ml de clorofrmio; Profile (30.04) com 0,1 ml de clorofrmio e Profile (30.04) sem clorofrmio. Foram medidos o tempo de execuo da tcnica e a presena de remanescentes de material obturador. A avaliao foi feita atribuindo scores a cada tero dos canais, utilizando as radiografias (0 = se na radiografia no pudessem ser observados remanescentes de material obturador; 1 = <25% de remanescentes; 2 = 25 50% de remanescentes; 3 = >50% de remanescentes). As radiografias foram novamente avaliadas pelos mesmos examinadores aps um ms.

36 Os resultados demonstraram que, no houve diferena significante entre os observadores numa mesma sesso e entre uma sesso e outra; a limpeza do tero cervical foi superior quando comparado ao tero apical; o sistema Profile com clorofrmio e as limas K-Flexofile com clorofrmio apresentam limpeza similar nos trs teros; a limpeza do tero cervical no mostrou diferena significante entre o sistema Profile com clorofrmio e as limas Hedstrem com clorofrmio e o sistema Profile permitiu uma maior economia de tempo na execuo da desobturao, quando comparado s limas manuais. Os autores concluram que a eficcia da remoo da obturao com Profile melhor quando associado ao clorofrmio. No houve diferena, estatisticamente, significante quanto limpeza com Profile e limas K-Flexofile e o sistema Profile foi mais rpido do que as tcnicas manuais. Baratto Filho et al. (2002) compararam a eficincia do sistema Profile.04 durante o retratamento de canais radiculares obturados com trs tcnicas diferentes. 30 caninos inferiores unirradiculares foram divididos em 3 grupos. Os canais radiculares foram tratados com sistema Profile e obturados no Grupo I com Thermafil; no Grupo II com a compactao termomecnica e no Grupo III com a condensao lateral. Aps 14 dias da obturao, os canais foram retratados com o sistema Profile.04, instrumentos 90, 60, 45, 35 e 30 com velocidade de 300 rpm, no sentido coroa-pice. Os dentes foram esplintados, seccionados longitudinalmente e analisados por 2 observadores. Eles notaram que o sistema Profile alcanou o comprimento de trabalho em todos os casos; porm a completa remoo de guta-percha ocorreu somente em trs espcimes (dois do grupo I e um do grupo II). Concluram que o sistema Profile.04 foi inadequado na remoo total do material obturador, embora tenha chegado rapidamente ao comprimento de trabalho e que os canais obturados com Thermafil foram retratados mais facilmente em todos os casos. Mais recentemente, o sistema Profile acrescentou uma seqncia simplificada de 6 instrumentos com diferentes conicidades 02, 04 e 06 (Dentsply/Maillefer). Apresentam as mesmas caractersticas anteriormente citadas (LEONARDO et al., 2004). Chacko, Bharathi e Lakshminarayanan (2002) investigaram a eficcia de trs tcnicas de remoo de guta-percha em canais retos. 30 pr-molares foram alargados com limas H at a 35 e obturados usando a tcnica da condensao

37 lateral. Os dentes foram divididos em trs grupos de 10 espcimes cada. A gutapercha foi removida utilizando as seguintes tcnicas: Grupo A= Brocas de Gatesglidden 3, 2 e 1 em combinao com Limas H; Grupo B= Limas H (15 a 45) com xilol (quantidade no controlada) e Grupo C= Profile 06 (20 a 35) com xilol (quantidade no controlada). Os dados registrados foram o tempo gasto para alcanar o comprimento de trabalho, o tempo requerido para completa remoo da gutapercha, quantidade de material obturador extrudo apicalmente e a limpeza das paredes dos canais radiculares. Os dentes foram seccionados longitudinalmente e visualizados em um microscpio, atribuindo scores aos espcimes, a saber: 1: guta-percha removida completamente; 2: 1-3 pequenas ilhotas de guta-percha; 3: >3 pequenas ilhotas de guta-percha; 4: Grandes remanescentes de guta-percha (> 2 mm); 5: Guta-percha cobrindo mais do que 5 mm e 6: Muitas ilhotas de guta-percha (> 2 mm). Os resultados demonstraram que o menor tempo gasto para se chegar ao comprimento de trabalho foi no Grupo A, seguido pelo Grupo C e finalmente pelo Grupo B. A tcnica mais rpida para remoo da guta-percha completamente foi a do Grupo A, seguida pelo B e C. A mdia de material extrudo apicalmente foi entre 0,0006 e 0,001 mg. A diferena entre os grupos, com relao ao material extrudo, foi significante com quantidade menor para o Grupo C, seguido dos Grupos A e B. 6 dos 10 canais do Grupo A tiveram as paredes dos canais limpos, completamente. No Grupo B, houve boa limpeza das paredes e no Grupo C grande quantidade de remanescentes de guta-percha foram detectados em 4 espcimes. Os autores concluram que as brocas de Gates-glidden com limas H alcanam o comprimento de trabalho e removem a guta-percha completamente em curto espao de tempo quando comparada com as outras duas tcnicas. A limpeza das paredes dos canais radiculares mostrou-se melhor com a associao das limas H com xilol. Em 2003, Costa e Valois realizaram um estudo para avaliar in vitro a eficincia do sistema Profile.04 srie 29, no retratamento de canais radiculares curvos. Foram selecionadas 62 razes mesiais de primeiros molares inferiores, apresentando curvatura entre 25 e 30. Os canais foram instrumentados at a lima 35 e obturados pela tcnica de condensao lateral utilizando guta-percha e cimento Sealer 26. Em seguida, os dentes foram distribudos em seis grupos com 20 canais radiculares cada, onde o Grupo I foi retratado pela tcnica convencional + solvente; o Grupo II pela tcnica convencional + solvente + ultra-som; o Grupo III com Profile +

38 solvente; o Grupo IV com Profile + solvente + ultra-som; o Grupo V com Profile e o Grupo VI com Profile + ultra-som. Quatro espcimes foram utilizados como controle. Os seguintes fatores foram avaliados: o tempo despendido, a presena de material extrudo via forame apical, a limpeza das paredes do canal radicular e a segurana dos instrumentos utilizados. Os autores concluram que o uso de limas Profile substitui a necessidade de solvente, durante o retratamento de canais curvos, porm eles afirmam que esses instrumentos devem ser empregados com cautela. Kosti et al. (2006) compararam a eficcia dos instrumentos Profile e limas Hedstrem associadas s brocas de Gates-glidden na remoo de guta-percha, em combinao com quatro tipos de cimento em 48 dentes humanos unirradiculares. Os dentes foram instrumentados com Gates-glidden 3 e 2 e limas H at a 30, pela tcnica escalonada. Foram obturados pela tcnica de condensao lateral e vertical com guta-percha e quatro tipos de cimentos obturadores. De acordo com o cimento obturador usado, os dentes foram divididos em quatro grupos. No Grupo A foi utilizado o Roth 811, no Grupo B o AH 26, no Grupo C o Endion e no Grupo D o Roeko Seal. Os dentes foram estocados em 100% de umidade a 37 C durante um ano. Os dentes foram sudivididos em dois grupos, conforme a tcnica de retratamento usada, a saber: Subgrupo 1 com limas H (at a 35) associadas s brocas de Gates-glidden n 3 e n 2 e 0,2 ml de clorofrmio e Subgrupo 2 com o sistema Profile (50.07, 40.06, 30.06, 25.06, 30.04, 25.04, 30.04), com baixa velocidade e controle de torque, e 0,2 ml de clorofrmio. Os dentes foram seccionados longitudinalmente e a quantidade de material obturador remanescente foi visualizada por teros, atravs de um stereomicroscpio, e atribudo scores (0: ausncia e cimento). Os resultados demonstraram que, no tero cervical, todo material obturador foi removido em ambas s tcnicas; enquanto, nos teros mdio e apical, remanescentes de cimento obturador foi observado nas duas tcnicas. O sistema Profile foi semelhante, quando comparado com as limas H, na remoo de material obturador e nenhuma diferena, estatisticamente, significante foi observada dos quatro cimentos removidos em cada tcnica, nos trs nveis. Nos trs teros, o AH 26 esteve associado com mais remanescentes, quando comparado com os outros de guta-percha e cimento; 1: remanescentes de cimento; 2: remanescentes de cimento e guta-percha; 3: muitos remanescentes de guta-percha

39 trs cimentos. No tero mdio, o Roth 811 apresentou menos remanescentes do que o AH 26, entretanto, nenhuma diferena estatisticamente significante foi encontrada entre o ele e o Endion ou Roeko Seal. No tero apical, o Endion deixou mais remanescentes do que o Roth 811 e o Roeko Seal, sendo que os dois ltimos apresentaram quase a mesma quantidade de remanescentes. Os autores concluram que nenhum dos mtodos de remoo do material obturador utilizado foi totalmente efetivo, especialmente nos teros mdio e apical do canal radicular, independentemente do tipo de cimento utilizado. O sistema Hero 6/4/2 constitudo por trs seqncias de instrumentos de nquel-titnio, de acordo com as condies anatmicas dos canais, evitando o travamento no interior de pr-molares e molares retos e curvos, caracterstica esta, que aumenta a sua durabilidade. A velocidade recomendada pelo fabricante de 300 rpm com movimentos de pequena amplitude (bicada). Como conseqncia da conformao seccional triangular, a ponta do instrumento mantida centralizada no eixo axial do canal radicular, evitando a formao de degraus, desvios de preparo (trepanao), preparao de forma elptica, como tambm evita o transporte foraminal. Sendo de ponta romba, o instrumento Hero, contornar dificuldades anatmicas de um canal curvo. O nmero 642 representa as trs conicidades observadas no instrumento: 0,06 mm/mm, 0,04 mm/mm e 0,02 mm/mm. Esse sistema apresenta seis dimetros na ponta ativa dos instrumentos. Os instrumentos de conicidade 02 apresentam D1 de 0,20, 0,25, 0,30, 0,35, 0,40 e 0,45 mm. Os instrumentos com conicidades 04 e 06 apresentam D1 de 0,20, 0,25 e 0,30 (LEONARDO et al., 2003). O instrumento Hero possui uma seco transversal que evidencia uma conformao de hlice trplice, com maior massa metlica interna (central), com a finalidade de atribuir maior resistncia fratura. Apresenta ranhuras pouco profundas e ngulo de corte positivo com reduo perifrica imediatamente atrs das trs pontas de corte, no permitindo uma ao friccional de risco pela reduo das reas de atrito e maior distribuio do estresse. Em outras palavras, depois da ao de corte do instrumento, a superfcie do mesmo liberada tangencialmente. Esse sistema apresenta-se nos comprimentos de 21 e 25 mm. Os ngulos helicoidais da parte ativa do instrumento so variveis e progressivos, tornando-os mais cortantes na poro cervical e mais passivo na regio apical (LEONARDO et al., 2003).

40 O sistema Hero considerado econmico pela diminuio do tempo para a desobturao do canal radicular e pela seqncia tcnica do sistema que utiliza poucos instrumentos, sendo recomendados trs instrumentos para canais retos, cinco para canais moderamente curvos e seis instrumentos para canais severamente curvos (LEONARDO et al., 2003). Foi lanado o instrumento EndoFlare, recomendado para a ampliao da poro cervical do canal radicular. Sua conicidade de 0,12 mm/mm e dimetro da parte ativa de 0,25 mm. Seu ngulo de corte positivo, facilitando a desobturao no tero cervical do canal radicular. O ngulo helicoidal evita a compactao de remanescentes de material obturador. A velocidade desses instrumentos varia de 300 a 600 rpm. (LEONARDO et al., 2003). O sistema ProTaper (Dentsply/Maillefer) possui instrumentos com conicidades variveis, ausncia de superfcie radial, seco transversal cordiforme (forma de corao) ou triangular, ngulo helicoidal de aproximadamente 60 e ponta inativa. Esse sistema oferece dois grupos de instrumentos tambm usados em retratamento de canais radiculares, a saber: os instrumentos de modelagem (Shaping Files SX, S1 e S2) e os instrumentos para acabamento (Finishing Files F1, F2 e F3). Os instrumentos para modelagem (SX, S1 e S2) tm a rea de ao restrita aos teros cervical e mdio ou at a rea de segurana dos canais radiculares, enquanto que os instrumentos para acabamento (F1, F2 e F3) atuam em todo comprimento real de trabalho dos canais radiculares (LEONARDO et al., 2003). Carvalho Maciel e Zaccaro Scelza (2006) compararam as tcnicas de desobturao com instrumentos manual rotatrios. 100 dentes retos unirradiculares foram instrumentados pela tcnica crow-down (da lima 80 a 30) e divididos em dois grupos, de acordo com o cimento utilizado na tcnica e obturao lateral, a saber: Grupo A obturado com guta-percha e Endofill Plus e Grupo B obturado com gutapercha e Sealer 26. Os dentes foram estocados em 100% de umidade a 37C por 3 meses. Os dois grupos foram subdivididos em cinco subgrupos de 10 dentes, de acordo com a tcnica de retratamento, so eles: Subgrupo I Brocas de Gatesglidden 3 e 4 no tero cervical e limas K (60, 55, 50, 45, 40, 35, 40 e 45) nos outros dois teros; Subgrupo II Profile 04 (90, 60 e 45); Subgrupo III ProTaper (S1, S2, S3, F1, F2 e F3); Subgrupo IV K3 04 (60, 50 e 45); Subgrupo V Micro-Mega Hero 642 (30.06, 30.04 e 30.02, 35.02, 40.02 e 45.02). Duas gotas do solvente leo de laranja foram colocadas na embocadura dos canais durante 10 minutos, antes da

41 penetrao dos instrumentos. A velocidade das tcnicas rotatrias foi padronizada em 300 rpm e torque de 2 N.cm. Os remanescentes de material obturador foram observados por radiografias digitalizadas e analisadas num software (ProPlus 4.5.2.9). As razes tambm foram seccionadas longitudinalmente e avaliadas por fotomicrografias adaptadas a um stereomicroscpio. Os resultados revelaram uma significante diferena entre a avaliao radiogrfica e da fotomicrografia (P<0,05). Nenhuma significante diferena foi observada entre os materiais obturadores, com relao sua remoo. A instrumentao manual deixou mais remanescentes de material obturador nas paredes dos canais do que as tcnicas K3 e ProTaper. Com relao aos demais instrumentos, no houve diferena significativa quando comparados tcnica manual. Os autores concluram que a fotomicrografia foi mais efetiva do que o mtodo radiogrfico para avaliar remanescentes de material obturador. No houve diferena significativa entre os materiais obturadores, com respeito sua remoo e K3 e ProTaper foram mais eficientes do que a tcnica manual na remoo de material do canal radicular. Nasser, Saad e Solaiman (2007) avaliaram a eficcia de ProTaper e K3 comparando com limas manuais Hedstrem na remoo de guta-percha, durante retratamento de canal radicular. 60 dentes anteriores e pr-molares unirradiculares foram instrumentados, nos teros cervical e mdio, com brocas de Gates-Glidden 1, 2 e 3 e no tero apical com o sistema Profile 04, de forma que o DC foi correspondente a lima 40.04. Os canais foram obturados com guta-percha e cimento AH 26 pela tcnica de condensao lateral. Os dentes foram armazenados em 100% de umidade a 37 C por 7 dias. Os espcimes foram divididos em trs grupos de 20 dentes, de acordo com a tcnica de retratamento utilizada, a saber: Grupo 1(controle) limas Hedstrem (15 a 40) com 0,1 ml de clorofrmio; Grupo 2 ProTaper com velocidade de 300 rpm (F3, F2, F1, com F2 e F3 usadas para alargamento apical) e Grupo 3 instrumentos K3 com velocidade de 300 rpm (25.10, 25.08, 20.06, 25.06, 30.06). O tempo para remoo de guta-percha e a quantidade de restos extrudos apicalmente foram avaliados. Este ltimo foi avaliado por meio de uma balana digital. As razes foram seccionadas longitudinalmente, cada metade foi fotografada e as imagens foram digitalizadas para anlise dos remanescentes de material obturador total e por teros, em um software (SigmaScan).

42 Os resultados indicaram que os dois sistemas rotatrios de nquel-titnio deixaram significativamente menos remanescentes de material obturador nas paredes dos canais do que as limas Hedstrem (P<0,001). A diferena entre os dois sistemas rotatrios no foi, estatisticamente, significante (P=0,97). Os sistemas ProTaper e K3 requereram menos tempo para remoo da obturao do que as limas manuais (P<0,001). Por outro lado, no houve diferena, estatisticamente, significante entre os grupos ProTaper e K3, no que diz respeito ao tempo gasto na remoo do material obturador (P=0,9). No houve diferena, estatisticamente, significante entre os trs grupos, com relao quantidade de material extrudo apicalmente (P=0,159). Os autores concluram que os sistemas ProTaper e K3 foram mais efetivos na remoo da guta-percha. Dois novos instrumentos rotatrios foram introduzidos comercialmente: o sistema Mtwo (Sweden & Martina, Padova, Italy) e o sistema R-Endo (Micro-Mega, Besanon, France). De acordo com os fabricantes, os instrumentos R-Endo so especialmente designados para retratamento endodntico. Esses instrumentos possuem seco transversal caracterizada por trs bordas cortantes igualmente espaadas, no apresentam guia radial nem ponta ativa (TASDEMIR et al., 2008). Os instrumentos Mtwo possuem uma seco transversal em forma de S, trabalhando na direo pice-coroa com crescente dimetro e sem ponta cortante. Esses instrumentos so caracterizados por um ngulo de corte positivo, com duas bordas cortantes, as quais so destinadas ao corte efetivo da dentina e da gutapercha (SCHFER et al., 2006). Tasdemir et al. (2008) avaliaram a eficcia de trs instrumentos rotatrios de nquel-titnio e uma seqncia de instrumentos manuais para remoo de gutapercha em canais obturados. 60 dentes unirradiculares e retos foram instrumentados pela tcnica escalonada com limas K (at 30 no CRT e 55 como instrumento final) e Gates-glidden 2 e 3 para alargamento do tero cervical. A obturao foi realizada com guta-percha e cimento pela tcnica de compactao lateral. Os dentes foram estocados a 37 C em 100% de umidade por 2 semanas. As amostras foram divididas em quatro grupos com 15 espcimes cada, de acordo com a tcnica de desobturao. Todas as razes tiveram os 6 mm cervicais desobturados com brocas de Gates-glidden 2 e 3 com duas ou trs de solvente clorofrmio introduzido no canal para dissolver a guta-percha. No retratamento com instrumentos rotatrios, a velocidade utilizada foi de 300 rpm e o torque usado

43 conforme a orientao dos fabricantes. No Grupo 1, a tcnica de retratamento utilizada foi o ProTaper (F3, F2, F1, F2 e F3); no Grupo 2, foi o R-Endo (25.06, 25.04, 30.04), no Grupo 3, foi usado o Mtwo (15.05, 20.06, 25.06 e 30.05) e no Grupo 4, as limas Hedstrem (20 a 30 no CRT e instrumento final 55). Os dentes foram diafanizados e fotografados usando um microscpio acoplado a uma cmera digital. A quantidade de guta-percha e cimento remanescente nas paredes dos canais foi mensurada em mm usando um software (Comef 4.3). Os resultados demonstraram que o Grupo ProTaper apresentou menos remanescentes de material do que os outros grupos, mas significante diferena s foi encontrada entre os grupos ProTaper e Mtwo (P<0,05). O tempo gasto no retratamento com Mtwo e ProTaper foi significativamente menor do que com o Mtwo e com limas Hedstrem. O sistema R-Endo foi significativamente mais rpido do que a instrumentao manual (P<0,001). Os autores concluram que dentro das condies experimentais, ProTaper deixou significativamente menos guta-percha e cimento do que o Mtwo. A completa remoo do material obturador no ocorreu com nenhuma das tcnicas investigadas. Gergi e Sabbagh (2007) compararam a limpeza das paredes dos canais radiculares aps retratamento utilizando os instrumentos rotatrios ProTaper e Rendo e limas manuais. 90 dentes com ngulos de curvatura entre 25 e 70 e raio menor do que 10 mm foram instrumentados com o sistema Hero 642 (20.02 e 20.04) e obturados com guta-percha e cimento Pulp Canal Sealer pela tcnica de condensao lateral de guta-percha aquecida (System B). Os canais foram divididos em trs grupos de 30 dentes, conforme a tcnica de retratamento utilizada. O solvente eucaliptol foi colocado na embocadura dos canais por 3 minutos e um total de 2 ml, em cada dente, foi usado. Todos os instrumentos rotatrios foram utilizados numa tcnica crow-down com velocidade de 400 rpm e torque de 4 N.cm. No Grupo 1, o sistema ProTaper foi utilizado (F3, F2 e F1); no Grupo 2, usou-se o sistema Rendo (Re, R1, R2, R3 e R2) e no Grupo 3, as limas H foram usadas (45 a 25). As reas remanescentes de material obturador foram avaliadas por radiografias milimetradas, nos sentidos msio-distal e vestbulo-lingual, e digitalizadas para mensurao por teros, no software Autocad 2004. Os resultados revelaram que no houve diferena estatisticamente significante entre os mtodos de remoo dos materiais obturadores. Com relao aos teros cervical, mdio e apical, houve relevncia em todos os grupos; sendo que, no tero apical, foi

44 encontrada uma maior quantidade de remanescentes de material obturador do que nos teros mdio e cervical (P=0,0012). Os autores concluram que todos os instrumentos deixaram pouco material obturador nas paredes dos canais e que, os instrumentos rotatrios ProTaper e R-endo foram inadequados na completa remoo do material obturador do sistema de canais radiculares. O sistema Profile GT rotatrio (Great Tapers) fabricado pela Dentsply/Maillefer indicado em retratamentos de canais radiculares retos e/ou curvos, de pr-molares e molares superiores. A velocidade recomendada pelo fabricante de rotao contnua de 150 a 350 rpm. A cinemtica de uso do instrumento com movimentos de propulso (avano) de 1 a 2 mm e alvio (recuo) imediato, com movimentos de pequena amplitude (bicada) (LEONARDO et al., 2005). Bluhm e Hlsmann (2004) realizaram um estudo para avaliar a eficcia, capacidade de limpeza dos canais radiculares e segurana de trs instrumentos rotatrios de nquel-titnio, com e sem o uso do eucaliptol, comparados com limas manuais, durante o retratamento de canais radiculares. Neste, utilizaram 80 dentes humanos anteriores unirradiculares, instrumentados com Flexmaster (at a lima 35.02) e obturados com guta-percha e cimento AH Plus, pela tcnica da condensao lateral. Os dentes foram armazenados a 37C por dois meses. Eles foram divididos em 8 grupos de 10 dentes e retratados, usando: Grupo A Flexmaster, com velocidade de 300 rpm e baixo torque (at a lima 45.02), auxiliado pelo eucaliptol sem controle da quantidade; Grupo B Flexmaster foi utilizado como no Grupo A, porm sem o eucaliptol; Grupo C - GT rotatrio, com velocidade de 300 rpm e baixo torque (at a lima 45.04), auxiliado pelo eucaliptol; Grupo D GT rotatrio foi usado como no grupo C, porm sem o uso do eucaliptol; Grupo E Protaper com velocidade de 300 rpm e baixo torque (somente foi usado F3, F2 e F1; com DC equivalente ao instrumento F3), com o auxlio do eucaliptol; Grupo F ProTaper foi utilizado semelhante ao grupo E, mas sem solvente; Grupo G Hedstrem (at lima 45) com o uso do eucaliptol e Grupo H Hedstrem como no Grupo G, porm sem eucaliptol. Os seguintes dados foram avaliados: o tempo gasto para chegar ao comprimento de trabalho e o tempo total do retratamento endodntico. Os dentes foram seccionados longitudinalmente e fotografados em um microscpio ptico. As metades das razes seccionadas foram projetadas no formato de slides. Para

45 avaliao da quantidade de material obturador remanescente, o tero cervical, mdio e apical foram avaliados, separadamente, utilizando os seguintes scores: 1 Guta-percha completamente removida; 2 Pequeno remanescente de cimento (< 2 mm); 3 Grande remanescente de cimento (> 2 mm); 4 1 a 3 pequenos remanescentes de guta-percha (< 2 mm); 5 Mais de trs remanescentes de gutapercha (< 2 mm); 6 Grandes remanescentes de guta-percha (> 2 mm) e 7 Gutapercha cobrindo mais do que 4 mm. A avaliao dos restos extrudos apicalmente foi realizada com lupa com 5X de aumento. Erros de procedimento tambm foram registrados. Os resultados demonstraram que a tcnica mais rpida para se chegar ao comprimento de trabalho foi a Protaper associada ao eucaliptol, seguido da Flexmaster com eucaliptol; Protaper; Flexmaster; Hedstrem e eucaliptol; GT rotatrio com eucaliptol; Hedstrem e GT rotatrio. No encontraram diferena significante entre os sistemas com ou sem o uso de solvente. A tcnica mais rpida para remoo total de guta-percha foi a ProTaper com eucaliptol, seguida da Flexmaster com eucaliptol, ProTaper, Flexmaster, GT rotatrio e eucaliptol, limas Hedstrem com eucaliptol, limas Hedstrem e GT rotatrio. No houve diferena significante entre os grupos tratados com e sem solvente. Dessa forma, para a remoo de material obturador os sistemas ProTaper e Flexmaster provaram ser mais rpidos do que os demais sistemas. Visivelmente, no houve extruso apical entre as tcnicas nem erros durante os procedimentos. A melhor limpeza do canal ocorreu usando Flexmaster e eucaliptol e Hedstrem com eucaliptol, seguidos pelo Protaper com eucaliptol e GT rotatrio associado ao eucaliptol. Os autores concluram que sob as condies experimentais Flexmaster e Protaper provaram ser eficientes e com economia de tempo na remoo de guta-percha, tendo uma leve diminuio de tempo gasto quando associados ao solvente eucaliptol, porm as limas Flexmaster e manuais, ambas auxiliadas pelo solvente, apresentaram melhor limpeza das paredes dos canais radiculares. Alm disso, sistemas rotatrios com ngulo de corte negativo, tais como o Flexmaster e ProTaper, tiveram melhor desempenho do que as limas manuais e os sistemas com guia radial como o GT rotatrio, em termos de consumo de tempo para chegar ao comprimento de trabalho e limpeza dos canais. Mais recentemente, o sistema rotatrio de nquel-titnio ProTaper desenvolveu uma categoria superior, o sistema ProTaper Universal (Dentsply

46 Tulsa), o qual inclui instrumentos modeladores, finalizadores e de retratamento. Os trs instrumentos de retratamento (D1, D2 e D3) foram designados para remoo de materiais obturadores dos canais radiculares, nos trs teros, respectivamente. Eles possuem trs tapers e dimetros da sua ponta ativa progressivos, os quais so 30.09, 25.08 e 20.07. Os comprimentos totais desses instrumentos so 16 mm para o D1, 18 mm para o D2 e 22 mm para o D3. Semelhantemente, aos instrumentos modeladores e finalizadores, os instrumentos de retratamento possuem seco transversal convexa, entretanto, D1 tem uma ponta de trabalho que facilita a sua penetrao dentro dos materiais obturadores (GU et al., 2008). Huang et al. (2007) avaliaram a quantidade de remanescentes de material obturador extrudos apicalmente durante o retratamento endodntico, comparando o sitema ProTaper Universal Tulsa com limas manuais associadas a solvente. 44 dentes anteriores superiores unirradiculares foram instrumentados pela tcnica escalonada modificada, com brocas de Gates-glidden 1, 2 e 3 no tero cervical e limas K (at 30 no CRT e instrumento final 50), e obturados com guta-percha e cimento AH Plus pela tcnica de condensao lateral. Os dentes foram estocados a 37C em 100% de umidade por 30 dias. A remoo da guta-percha foi realizada usando uma das seguintes tcnicas: Grupo A ProTaper Universal Tulsa para retratamento (D1, D2 e D3), utilizando velocidade de 500rpm e repreparo com ProTaper Universal de tratamento (S1, S2, F1, F2 e F3); Grupo B Brocas de Gates-glidden e limas Hedstrem associadas a clorofrmio na desobturao (30, 25, 20, 25, 30) e repreparo com ProTaper Universal de tratamento (S1, S2, F1, F2 e F3) e Grupo C os mesmos instrumentos do Grupo B, porm o repreparo foi realizado com limas K-Flex (35 no CRT e instrumento final 50). Os resduos extrudos apicalmente foram colhidos em um tubo de ensaio e pesados em microbalaa. Os resultados demonstraram que todas as tcnicas de retratamento resultaram em extravasamento apical, todavia, a tcnica com a ProTaper Universal Tulsa, no Grupo A, produziu significativamente menos extruso apical do que os outros dois mtodos (P<0,001). Nenhuma diferena, estatisticamente, significante foi observada entre os Grupos B e C, com o uso de clorofrmio como solvente. A ProTaper Universal Tulsa provou ser uma alternativa vivel em retratamento endodntico. Gu et al. (2008) avaliaram, em estudo laboratorial, a eficcia do sistema ProTaper Universal para retratamento na remoo de guta-percha de canais

47 radiculares. 60 dentes anteriores superiores, dentre eles, 42 incisivos e 18 caninos foram instrumentados com brocas de Gates-glidden 1, 2 e 3 e limas K (at a 30 no CRT e instrumento final 50) pela tcnica escalonada modificada. Foram obturados com guta-percha e cimento AH Plus pela tcnica de condensao lateral. Os dentes foram estocados a 37 C em 100% de umidade por 30 dias. A remoo da gutapercha foi realizada usando uma das seguintes tcnicas: Grupo A ProTaper Universal para retratamento (D1, D2 e D3), utilizando velocidade de 500rpm e repreparo com ProTaper Universal modeladores e finalizadores usando uma velocidade de 300 rpm (S1, S2, F1, F2 e F3); Grupo B Brocas de Gates-glidden e limas Hedstrem associadas a clorofrmio na desobturao (30, 25, 20, 25, 30) e repreparo com ProTaper Universal modeladores e finalizadores (S1, S2, F1, F2 e F3) e Grupo C Mesmos instrumentos do Grupo B, porm o repreparo foi realizado com limas K-Flex (35 no CRT e instrumento final 50). A avaliao consistiu da anlise dos remanescentes de guta-percha e cimento nas paredes dos canais radiculares, aps estes terem sido diafanizados, com auxlio de stereomicroscpio. A rea de guta-percha e cimento remanescentes bem como as paredes dos canais em cada tero foi mensurada usando um software (Comef 4.0). O tempo gasto para alcanar o comprimento de trabalho foi medido e o tempo total do retratamento tambm. Os resultados demonstraram que o Grupo A resultou em menor porcentagem de rea coberta de resduos de guta-percha e cimento do que o Grupo B e o Grupo C, com significante diferena entre o Grupos A e o Grupo C (P<0,05). O tempo mdio gasto pelo Grupo A foi de 6,73 minutos, sendo significativamente mais curto do que os Grupos B (10,86 minutos) e C (13,52 minutos). Os autores concluram que nesse estudo laboratorial, todas as tcnicas deixaram remanescentes de material obturador no canal radicular. O sistema ProTaper Universal de retratamento foi o mtodo mais eficiente de remoo da gutapercha e cimento em dentes anteriores superiores. O sistema FKG Race (Reamer with Alternating Cutting Edges) desenvolvido pela empresa Sua FKG-DENTAIRE, foi introduzido comercialmente em 2001, no Congresso Odontolgico realizado em Colnia Alemanha. Seus instrumentos apresentam a parte ativa na forma de lminas de corte normais, com ngulos helicoidais alternados, eliminando praticamente, o efeito de rosqueamento, quando submetidos a rotaes no interior do canal radicular durante o tratamento ou retratamento endodntico. A sua seco transversal apresenta conformao

48 triangular, favorecendo sua ao de corte. Oferece tambm uma ponta inativa, de segurana, evitando a possibilidade de formao de degraus (LEONARDO et al., 2005). As conicidades desses instrumentos so 02, 04 e 06 mm/mm, nos comprimentos 21, 25, 28 e 31 mm. Instrumentos de maior conicidade, os chamados Pr-Race so indicados para o tero cervical nas conicidades de 0.10, 0.08 e 0.06 mm/mm. O comprimento da parte ativa do instrumento Pr-Race, de 9 mm para o n 30 (conicidade 0,06 mm/mm), de 10 mm para o n 35 (conicidade de 0,08 mm/mm) e n 40 (conicidade de 0,10 mm/mm) (LEONARDO et al., 2005). Segundo Schfer e Vlassis (2004) as limas do sistema Race so relativamente novas na tcnica endodntica de preparo e repreparo de canais radiculares. Os fabricantes propuseram um novo design nessas limas, prevenindo os efeitos de penetrao ou obstruo. Essas limas possuem a vantagem de trabalhar em baixo torque e tm uma melhor eficincia usando poucos instrumentos com bordas cortantes afiadas. Um tratamento eletromecnico torna-as limas muito resistentes toro e fadiga do metal. Durante o tratamento e retratamento endodntico de canais severamente curvos, tais limas removem maior quantidade de dentina e material obturador, mantendo muito mais a curvatura original dos canais do que o sistema Protaper. Schirrmeister et al. (2006a) compararam a limpeza das paredes de canais radiculares curvos, aps o retratamento, utilizando trs instrumentos rotatrios de nquel-titnio acionados a motor (FlexMaster, ProTaper e Race) e instrumentos manuais (limas Hesdtrem). 60 dentes segundos pr-molares inferiores unirradiculares e com curvaturas entre 20 e 36 foram divididos em quatro grupos de 15 espcimes cada, de acordo com o ngulo e o raio de curvatura dos canais. Os canais foram alargados com as limas FlexMaster at a lima 30.02 e obturados com guta-percha e cimento AH Plus pela tcnica de condensao lateral e vertical. Os dentes foram estocados em 100% de umidade a 37 C por 7 dias. Em todos os grupos, o tero cervical foi desobturado utilizando brocas de Gates-glidden 2 e 3, aplicando-se 2 a trs gotas de eucaliptol no reservatrio deixado pelas brocas. No Grupo 1, limas Hedstrem foram utilizadas para a reinstrumentao dos canais (25, 30 e 35); no Grupo 2, o sistema FlexMaster foi usado com velocidade de 300 rpm (Introfile e limas 30.06, 25.06, 20.06, 30.04, 30.02, 35.02); no Grupo 3, os canais foram reinstrumentados pelo sistema ProTaper

49 com velocidade de 300 rpm (F2 e F3) e no Grupo 4, foram utilizadas as limas Race com velocidade de 400 rpm (40.10, 35.08, 30.06, 25.04, 25.02, 30.02 e 35.02). Os espcimes foram avaliados, com relao a limpeza das paredes dos canais, por tomadas radiogrficas com um sensor CCD acoplado a um stereomicroscpio, nos sentidos vestbulo-lingual e msio-distal. As imagens foram digitalizadas e os remanescentes de material obturador foram medidos em mm, usando um software (Comef 4.0). Os restos obturadores extravasados apicalmente foram avaliados por scores (0: guta-percha e cimento no visveis a olho nu e radiograficamente, 1: guta-percha e cimento no visveis a olho nu, mas radiograficamente; 2: guta-percha e cimento visveis a olho nu e radiograficamente). O tempo gasto para alcanar o comprimento de trabalho, o tempo total requerido para o retratamento e erros no procedimento foram tambm avaliados. Os resultados mostraram que os instrumentos Race revelaram significativamente menos remanescentes de material obturador do que o sistema Flexmaster (P<0,05). No houve diferena significante entre as limas manuais, ProTaper e Flexmaster (P>0,05). Para chegar ao comprimento de trabalho, as limas H gastaram o menor tempo. As limas ProTaper foram mais rpidas do que as Race, e estas mais rpidas do que as Flexmaster para alcanar o comprimento de trabalho. O tempo total gasto pelas limas H para remoo do material obturador foi significativamente menor do que as limas ProTaper e Flexmaster (P<0,001). O grupo Race necessitou de mais tempo do que todos os outros grupos para e remoo completa do material obturador (P<0,001). Com relao ao material obturador extravasado, os grupos no mostraram diferena estatisticamente significante entre eles (P>0,05). Cinco instrumentos fraturaram no Grupo ProTaper e trs no grupo Flexmaster, interferindo no resultado final de remoo do material obturador. Em duas razes do grupo ProTaper, ocorreram perfuraes dos canais quando se tentava alcanar o comprimento de trabalho. Os autores concluram que o sistema Race eficiente e seguro para remoo da guta-percha em canais curvos, e o risco de fratura de instrumentos, durante o retratamento, foi maior para as limas ProTaper e FlexMaster do que para as limas H e Race. Schirrmeister et al. (2006b) avaliaram a eficincia dos instrumentos rotatrios Flexmaster, ProTaper e Race comparando com limas Hedstrem para remoo de guta-percha durante retratamento. 60 pr-molares inferiores unirradiculares com curvatura menor do que 20 foram selecionados. Os canais foram instrumentados

50 com brocas de Gates-glidden 1, 2 e 3 no tero cervical e com limas K (at 30) nos teros mdio e apical pela tcnica escalonada. A obturao foi realizada com gutapercha e cimento AH Plus pela tcnica da condensao lateral. Os dentes foram estocados em 100% de umidade a 37C, por dois meses. As amostras foram divididas em quatro grupos de 15 espcimes cada. Em todos os grupos os 6 mm cervicais foram desobturados com brocas de Gates-glidden 2 e 3 e duas ou trs gotas de eucaliptol foram colocadas no reservatrio criado pelas brocas para dissolver a guta-percha. O Grupo 1 foi desobturado com limas H (25, 30 e 35), o Grupo 2 com FlexMaster, com velocidade de 300 rpm e baixo torque (40.06, 35.06, 30.06, 25.06, 30.02 e 35.02), o Grupo 3 com ProTaper, com a mesma velocidade e torque (F1, F2 e F3) e o Grupo 4 com Race com mesma velocidade e torque (40.10, 35.08, 25.04, 30.02 e 35.02). Os espcimes foram avaliados, com relao limpeza das paredes dos canais, por radiografias obtidas por um sensor CCD acoplado a um streo microscpio, nos sentidos vestbulo-lingual e msio-distal. As imagens foram digitalizadas e os remanescentes de material obturador foram medidos em mm, usando um software (Square Root 2.0). O tempo gasto para o retratamento e erros no procedimento foram tambm avaliados. Os resultados demonstraram que o Grupo Race teve significativamente menos material obturador residual do que o Grupo Flexmaster e limas H (P<0,05). No houve diferena estatisticamente significante entre o Grupo ProTaper e os outros grupos. Os instrumentos ProTaper e Race requereram menos tempo para o retratamento do que as limas H e Flexmaster. Uma lima Race, duas ProTaper e duas Flexmaster fraturaram, no entanto, no houve diferena significante entre os grupos. Os autores concluram que a limpeza dos canais retratados com Race foi melhor do que com as limas H e Flexmaster. 5. CONSIDERAES FINAIS

Independentemente do motivo pelo qual o sucesso no tenha sido alcanado, torna-se imprescindvel estabelecer um novo tratamento para o elemento dental, o qual pode estar fundamentado no retratamento do sistema de canais radiculares ou na cirurgia parendodntica, ficando a indicao de exodontia limitada aos casos em

51 que a reparao no tenha chances de ocorrer. As pesquisas acima relatadas so unnimes ao elegerem como tratamento de escolha o retratamento endodntico, tendo a cirurgia parendodntica sua indicao restrita a casos de impossibilidade tcnica da realizao do retratamento ou como complementar a este. O sucesso do tratamento endodntico depende mais do que se retira do interior do canal radicular do que aquilo o qual nele se pe. Essa crena verdadeira tambm para o retratamento endodntico, uma vez que importante remover o material obturador da melhor maneira possvel, de modo a expor possveis remanescentes de tecido necrtico ou bactrias que podem ser responsveis pela falha do tratamento inicial. A falha dos tratamentos ou retratamentos endodnticos est relacionada a infeces intra ou extra-radiculares ou ainda a fatores no microbiolgicos, dentre os quais os exgenos, que englobam os diversos materiais que em contato com os tecidos peripicais poderiam levar a reaes inflamatrias (flare-ups). Objetivando-se a cura dos tecidos periapicais, em casos de retratamento endodntico, torna-se necessria a utilizao de uma tcnica de retratamento que possibilite a remoo do material obturador presente no canal radicular de maneira rpida, eficiente e segura, permitindo o acesso ao tero apical do canal, ao mesmo tempo em que a quantidade de material extrudo para alm do forame possa ser controlada. Segundo os estudos propostos, a dificuldade na remoo da guta-percha est diretamente relacionada s tcnicas de preparo e obturao do canal radicular, o tipo de cimento usado, bem como o tempo decorrido do tratamento endodntico inicial at o retratamento. Estudos prvios em retratamento endodntico tm usado dentes obturados pela tcnica de condensao lateral (TAMSE et al., 1989; WILCOX et al., 1987; WILCOX, 1989; HLSMANN; STOTZ, 1997; IMURA et al., 2000; SAE-LIM et al., 2000; BETTI; BRAMANTE, 2001; VALOIS et al., 2001; SCHIRRMEISTER et al., 2006). Com o crescente uso e desenvolvimento das tcnicas de condensao vertical aquecida, tornaram-se necessrias investigaes sobre a eficcia do retratamento nessa tcnica de obturao (FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001). De uma forma geral, a tcnica de instrumentao e obturao inicial influencia na eficincia e na velocidade de remoo do material obturador no retratamento. A

52 remoo do material obturador melhor, quando se utiliza instrumentos semelhantes aos da instrumentao inicial e a obturao pela tcnica da condensao lateral do que quando se utiliza no retratamento instrumentos diferentes do preparo inicial e a tcnica de obturao pela termoplastificao da guta-percha. Isso porque a tcnica da condensao lateral no cria uma massa homognea de guta-percha, mas tende a formar pulls de cimento entre os cones de guta-percha. Essa tcnica resulta em maior condensao nos teros cervical e mdio do que no tero apical. Entretanto, na tcnica de termoplastificao da gutapercha associada condensao vertical forma-se uma massa consistente de material obturador, dificultando sua remoo durante o retratamento. O intervalo entre o tratamento endodntico e o retratamento um fator importante na anlise da dificuldade de remoo do material obturador durante o retratamento endodntico. Algumas pesquisas utilizam o intervalo de 1 ms (GERGI; SABBAGH, 2007), enquanto outros estudos foram realizados com intervalos de 7 dias a 1 ano (FERREIRA et al., 2001; BARLETTA; MASIERO, 2005; BUENO et al, 2006; CARVALHO MACIEL, ZACCARO SCELZA, 2006; KOSTI et al., 2006; SCHIRRMEISTER et al., 2006). Independentemente do tempo de espera, todas as tcnicas demonstraram-se incapazes de limpar completamente as paredes dos canais radiculares, especialmente no tero apical. A maioria das tcnicas associa algum tipo de solvente penetrao dos instrumentos no interior do material obturador para facilitar o procedimento de desobturao dos canais radiculares. Confirmando esses achados, Esteves (2004) afirma que mesmo com o advento dos sistemas rotatrios, a utilizao dos solventes continua a ser empregada, no intuito de facilitar a desobturao do material obturador bem condensado. Alm disso, complicaes durante o retratamento endodntico podem ser ocasionadas pela resistncia do material obturador penetrao do instrumento. Nesse contexto, os solventes servem como auxiliares na ao mecnica dos instrumentos endodnticos (FRIEDMAN; ROTSTEIN; SHAR-LEV, 1989). Sae-Lim et al. (2000) e Leonardo et al. (2005) afirmaram que o uso do clorofrmio traz alguns inconvenientes com respeito ao seu efeito dissolvente, no s sobre a guta-percha, mas tambm sobre o lenol de borracha, dissolvendo-o e prejudicando as condies do isolamento absoluto. Para tanto, o uso excessivo desse solvente em um retratamento endodntico acaba por prejudicar o resultado

53 final dessa interveno, devido formao de uma crosta resultante da reao do solvente com a guta-percha, que se impregna s paredes do canal radicular, impossibilitando sua completa remoo. Isso sem contar o inconveniente efeito txico, desse material aos tecidos periapicais. Isso est de acordo com os estudos de Wilcox et al. (1989 e 1993), Hlsmann e Stotz (1997) e Gu et al (2008) que relataram que o uso do clorofrmio como auxiliar na remoo da guta-percha resultou em menor limpeza dos canais radiculares. Os mesmos autores tambm afirmaram que o delgado filme, formado pelo material obturador dissolvido, pode reduzir a ao da medicao intracanal antibacteriana, alm de impedir a adaptao subseqente do material obturador s paredes dos canais. O uso de solventes como eucaliptol, clorofrmio, xilol, halotano e leo de laranja auxiliam na dissoluo da guta-percha, diminuindo o tempo gasto na desobturao do canal radicular (HLSMANN; STOTZ, 1997; TANOMARU et al., 1999; FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001; BLUHM; HLSMANN, 2004) quando associado lima K, lima Hedstren, Profile, Protaper e Flexmaster. Acrescentando esses achados, Bharathi, Chacko e Lakshminarayanan (2002) relatam que o uso de limas Hedstrem sozinhas no retratamento com auxlio de solvente, deve acompanhar solventes que tenham evaporao lenta, como o xilol. Porque, segundos os autores, ele dissolve a guta-percha mais lentamente, permitindo um melhor controle na remoo da guta-percha dissolvida e no liquefeita. Sae-Lim et al. (2000), Barletta e Masiero (2005) e Bueno et al. (2006) referiram que o retratamento utilizando o sistema Profile 04 e o sistema K3 uma alternativa vivel com e sem o uso do clorofrmio, pois o uso de solvente insignificante na reduo do tempo gasto para alcanar o comprimento de trabalho ou como auxiliar na limpeza, porm outros estudos encontraram que o uso do solvente essencial na remoo do material obturador, especialmente porque, a maioria dos canais tem algum grau de curvatura ou formato oval, tornando o acesso aos canais radiculares um desafio (FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001). Dessa forma, a eficincia na remoo da guta-percha com a tcnica mecnicorotatria maior quando se associa a utilizao do solvente, desde que em quantidades controlodas.

54 A maioria dos solventes apresenta caractersticas irritantes quando em contato direto com os tecidos periapicais e circulao local sistmica, sendo que, s vezes, a agresso pode se d, at mesmo, distncia, devido volatilidade de grande parte de seus componentes. Corroborando com esses achados, Bharathi, Chacko e Lakshiminarayanan (2002) verificaram que o uso de alguns solventes no tero apical no recomendado, devido aos efeitos biolgicos indesejveis que ocorreriam. Podendo ainda contribuir para a incidncia de reagudizaes e, por esse motivo, sua utilizao se limitaria ao tero cervical e mdio do canal radicular, embora Brayton, Collinson e Zakariasen (1990) preconizem a utilizao do eucaliptol com condensadores aquecidos, at que toda a guta-percha tenha sido removida. O clorofrmio um dos solventes, mais largamente utilizado pela sua rpida ao e por ser classificado como um carcingeno em potencial vem sendo substitudo por outros mais biocompatveis (TAMSE et al., 1989; WILCOX et al., 1995; ORSTAVIK; WENNBERG, 1989; TASDEMIR et al., 2008). Tamse et al. (1989) e Wilcox et al. (1995) afirmaram que o clorofrmio o mais eficiente solvente da guta-percha comparado com eucaliptol, xilol e halotano. Ele classificado como pertencente ao grupo carcinognico 2B pela Agncia Internacional de Pesquisa do Cncer. Essa categoria atribuda aos agentes com inadequada evidncia carcinognica em experimentos humanos, mas suficiente evidncia carcinognica em animais. O eucaliptol referido como uma alternativa segura, eficiente e nocarcinognica para o clorofrmio. Vrios estudos tm utilizado esse solvente no retratamento endodntico, utilizando diversos instrumentos rotatrios (BLUHM; HLSMANN, 2004; SCHIRRMEISTER et al., 2006). Entretanto, o xilol foi demonstrado ser melhor solvente quando comparado ao eucaliptol, sobre os cimentos base de xido de zinco e eugenol, nos estudos de Jorge, Tonamaru-Filho e Tonamaru (2006), porm so demonstradas propriedades citotxicas para esse solvente. De forma semelhante, Martos et al. (2006) observaram maior ao solvente do xilol, em comparao ao eucaliptol, sobre os cimentos base de xido de zinco e eugenol, sendo que o Roeko Seal apresentou-se pouco solvel nos dois solventes avaliados. A baixa solubilidade do Roeko Seal poderia ser atribuda s

55 caractersticas plsticas desse material base de resina (SHAFER; ZANDBIGLARI, 2003). Para Jorge, Tanomaru-Filho e Tanomaru (2006), de maneira geral, a ao solvente do eucaliptol e do xilol, sobre os cimentos endodnticos, pequena. Dessa forma, a ao mecnica dos instrumentos e as tcnicas utilizadas tm fundamental importncia durante a remoo do material obturador. O leo de casca de laranja possui comprovadamente baixa toxicidade quando comparado ao eucaliptol, xilol, clorofrmio e o halotano, eficincia em relao ao amolecimento da guta-percha e solubilizao de vrios cimentos obturadores (BARBIN; PCORA; SPANO, 2003). Rich (2004) afirma que, no tero apical h necessidade do uso do solvente com instrumentos, devido obturao ser mais endurecida. Entretanto, outros autores, preconizam o uso de substncias auxiliares quando a desobturao do canal atinge nveis de profundidade prximos ao tero apical. Essas substncias seriam o creme de Endo-PTC, associado ao hipoclorito de sdio 0,5%, conforme descrevem Antoniazzi e Paiva (1998), a fim de minimizar o grau de stress gerado na dentina radicular. Alguns pesquisadores (BHARATHI; CHACKO; LAKSHMINARAYANAN, 2002; BUENO et al., 2006) compararam as tcnicas utilizando gel de clorexidina, a qual no solvente da guta-percha, mas sua ao como lubrificante e antimicrobiano foi esperada na remoo de resduos de material obturador. Os autores sugeriram que o gel de clorexidina fosse indicado no retratamento endodntico, depois da remoo de guta-percha usando clorofrmio, devido s excelentes propriedades da clorexidina. Pode-se dizer que a utilizao de solventes associados s tcnicas manuais e rotatrias melhora a capacidade de desobturao e reduzem o tempo consumido durante o retratamento, quando utilizados em quantidades controladas. Sabendo que o uso do clorofrmio, eucaliptol e leo de laranja possuem capacidade semelhante na dissoluo de guta-percha e cimento, pode-se dizer que o eucaliptol e leo de laranja podem ser utilizados como substitutos do clorofrmio, minimizando os efeitos txicos e carcinognicos deste quando em contato com os tecidos perirradiculares.

56 Apesar do xilol no ter efeito carcinognico e de ser, depois do clorofrmio, o solvente de escolha na dissoluo da guta-percha e cimento, ele apresenta efeito citotxico aos tecidos periapicais. Os solventes xilol e eucaliptol possuem melhor capacidade de dissoluo do material obturador quando o cimento base de xido de zinco e eugenol do que quando base de resina ou silicone. A reinstrumentao com gel de clorexidina como irrigante, aps a remoo da guta-percha pode ser interessante, devidos as boas propriedades da clorexidina. No entanto, mais estudos posteriores podem esclarecer esse achado. Adicionalmente, os diversos sistemas rotatrios estudados, permitem uma maior velocidade na desobturao do canal radicular e diminuem a citotoxicidade aos tecidos apicais e periapicais, quando comparados s limas manuais. Isso porque necessitam de menor quantidade de solvente para dissolver a guta-percha e o cimento obturador, j que o calor friccional ajuda a dissolver o material obturador. Tm sido referidos vrios mtodos de anlise nas pesquisas: o mtodo da seco longitudinal dos dentes com a mensurao de guta-percha e cimento linearmente (IMURA et al., 2000; SAAD et al., 2007) ou usando scores (HLSMANN; STOTZ, 1997; BLUHM; HLSMANNN, 2004; KOSTI et al., 2006); o mtodo de anlise radiogrfica (SAE-LIM et al., 2000; BARLETTA; LAGRANHA, 2002; BARLETTA; MASIERO, 2005; CARVALHO MACIEL; ZACCARO SCIELZA, 2006) ou o mtodo de anlise com tomografias computadorizadas e microscpios operacionais, aps a diafanizao dos espcimes (SCHIRRMEISTER et al, 2006; TASDEMIR et al., 2008). Dentre esses mtodos, Schirrmeister et al. (2006), Gu et al. (2008) e Tasdemir et al. (2008) relatam que o mtodo da tomografia e do microscpio aps a diafanizao mais efetivo e sensvel na identificao de pequenas reas residuais de guta-percha e cimento. Segundo esses autores, os remanescentes de material obturador podem ser perdidos no mtodo de seco longitudinal das razes. Em contrapartida, a opo de usar o mtodo radiogrfico para avaliao da limpeza das paredes dos canais radiculares simula procedimentos clnicos (BARRIESHI et al., 1995; BETTI; BRAMANTE, 2000; FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001; BARATHI; CHACKO; LAKSHMINARAYANAN, 2002; BARRIESHINUSAIR, 2002; BARLETTA; MASIERO, 2005; SCHIRRMEISTER et al., 2006; BUENO et al., 2006; GERGI; SABBAGH, 2007).

57 O mtodo radiogrfico fidedigno com respeito aos remanescentes de gutapercha e cimento, porque no gera perdas de material, como nos mtodos que utilizam a seco radicular. Entretanto, ele tem limitaes de dimenso, pois a radiografia transmite informaes bidimensionais de estruturas que so tridimensionais, podendo gerar ampliaes e distores nas imagens, j que as imagens visualizadas em uma nica direo, no indicam a espessura dos remanescentes de material obturador. Esse fator determinou resultados irregulares, segundo os autores, nas pesquisas que utilizaram o mtodo radiogrfico, pois no foi encontrada diferena significante com relao porcentagem total de remanescentes do material obturador nas tcnicas manuais e rotatrias. Para Ferreira, Pitt Ford e Rhodes (2001) e Tasdemir et al. (2008) a visualizao tridimensional dos sistemas de canais radiculares permite um melhor entendimento da distribuio dos remanescentes aps o retratamento. Friedman et al. (1993) e Saad et al. (2007) utilizaram o mtodo da seco longitudinal linear para avaliao dos remanescentes de material obturador. Esses autores demonstraram significantes diferenas entre o referido mtodo e o da avaliao radiogrfica, concordando com os achados de Wilcox (1989), que considerou o mtodo da seco longitudinal melhor do que o da radiografia para a deteco de materiais obturadores remanescentes. Saad et al. (2007), relata que a digitalizao das imagens radiogrficas e fotogrficas com anlise em software especfico foi criada na tentativa de minimizar a subjetividade do mtodo de avaliao que atribua scores. Portanto, um dos mais importantes e crticos fatores nas pesquisas sobre retratamento endodntico o mtodo de avaliao da quantidade de remanescentes de material obturador, de forma que os resultados podem ser influenciados pelas diversas metodologias utilizadas. Vrias tcnicas de retratamento tm sido investigadas tentando descrever a eficincia na limpeza dos canais, a velocidade para se chegar ao comprimento de trabalho e para realizar o repreparo, a fratura de instrumentos e a quantidade de restos obturadores extrudos apicalmente (FERREIRA; PITT FORD, 2001; BETTI; BRAMANTE, 2001; SCHIRRMEISTER et al., 2006). Tcnicas alternativas, como o uso de Thermafil, ultrasson etc., tambm tm sido desenvolvidas com o objetivo de se realizar a desobturao da melhor maneira possvel (LU, 1994), porm vrios estudos demonstraram as limitaes de alguns

58 dispositivos (AUN; SANTOS, 1989; FRIEDMAN et al., 1992; WILCOX et al., 1987). Gafney et al. (1981) e Wilcox et al.(1987) tm ralatado a eficincia do ultrasson na remoo de cones de prata dos canais radiculares, todavia, quando a obturao com guta-percha, o ultrasson j no se mostra eficiente. Bramante e Freitas (1998) relatam, ainda, que a remoo por trao dos instrumentos manuais e canal Finder permite que se processe o retratamento mais facilmente do que com ultrasson que, tocando constantemente a guta-percha, chega a plastific-la, aderindo-a a parede dos canais. Alm disso, o calor gerado pelo ultrasson pode volatilizar o solvente dificultando a remoo da guta-percha. Pode-se considerar, diante das pesquisas, que o ultrasson um aparelho auxiliar ao retratamento endodntico, pois ele sozinho no traz bons resultados. Muitas pesquisas (TAMSE et al., 1986; WILCOX et al., 1987; HLSMANN; STOTZ, 1997; BRAMANTE; FREITAS, 1998; SAE-LIM et al., 2000; FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001; BARLETA; LAGRANHA, 2002; BARRIESHI-NUSAIR, 2002; AKSUE; CONGILIO, 2002; BLUHM; HLSMANN, 2004; SCHIRRMEISTER et al., 2006; SAAD et al., 2007; GU et al., 2008; TASDEMIR et al., 2008) apontam que nenhuma das tcnicas de retratamento, sejam manuais ou rotatrias, utilizadas sozinhas ou combinadas, removem totalmente o material obturador dos canais radiculares. Os dois milmetros finais das limas de nmeros 15, 20 e 25 de 21 mm de comprimento podem ser cortados para aumentar o controle manual sobre a ponta ativa dos instrumentos e aumentar a capacidade de remoo de guta-percha e cimento obturador do interior do canal radicular. Devido a esses fatores, alguns autores sugerem optar pelo emprego de limas tipo K preparadas, ao invs de limas Hedstren para o retratamento de canais radiculares pela tcnica manual. (ANTONIAZZI ; PAIVA, 1988). Em vrios estudos, remanescentes de material obturador foram observados em todos os grupos, principalmente, no tero apical (SCHIRRMEISTER et al., 2006). Segundo os autores, a presena de guta-percha e cimento no interior de sulcos e depresses das paredes dentinrias, no tero apical, pode ser explicada pela utilizao de poucos instrumentos nessas reas, especialmente em canais curvos. Realizando a anlise por teros, Ferreira, Pitt Ford e Rhodes (2001), Barletta e Masiero (2005), Schirrmeister et al. (2006); Kosti et al. (2006) e Bueno et al. (2006) revelaram diferenas estatisticamente significantes entre o tero apical e os demais

59 teros, em todos os grupos estudados, de forma que o tero apical apresentou uma mdia de porcentagem dos remanescentes maior do que nos outros dois teros. Os autores acreditam que isso se deve a grande variabilidade anatmica e a dificuldade de instrumentao nessa rea, j que utilizaram nas pesquisas dentes com certo grau de curvatura. Adicionalmente, diversos estudos concluram que, o sistema manual da lima Kerr associada lima Hedstrem ainda apresenta maior limpeza do tero apical do canal radicular do que os sistemas rotatrios Quantec, Profile, Protaper, XGP drill, Endotec (HLSMANNN; STOLZ, 1997; IMURA et al, 2000; FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001; BETTI; BRAMANTE, 2001; BARATTO et al., 2002; BARRIESHINUSAIR et al., 2002; BLUHM; HLSMANN, 2004). Concordando com esses achados, Bharathi, Chacko e Lakshminarayanan (2002) referiram que, as limas Hedstrem com solvente atriburam maior limpeza aos canais do que as limas Profile com solvente. Esses autores revelam que a razo para tal achado deve-se ao fato da instrumentao dos canais ter sido feita com limas manuais, antes do retratamento. Alm disso, eles atriburam um segundo fator relacionado s limas Profile que, produzindo calor pelo seu movimento rotacional pode impregnar gutapercha dissolvida nas paredes dos canais, especialmente na presena de solvente. Contrariando esses achados, Valois et al. (2001) revelaram que as limas Profile permitiram uma melhor remoo de material obturador do que as brocas de Gates-glidden, num estudo sobre o retratamento de razes com curvaturas entre 26 e 40. Apesar disso, os autores sugerem que esses resultados sejam interpretados com cuidado, pois outros estudos so necessrios para esclarecer com relao a presso utilizada sobre os instrumentos, o calor gerado, a segurana do limite de obturao e o risco de extruso apical utilizando o sistema Profile. Bluhm e Hlsmann (2004) referiram que as limas Hedstrem e Flexmaster tiveram melhor desempenho do que as limas ProTaper, no tero apical, porm Saad et al. (2007) demonstrou que o sistema ProTaper teve melhor desempenho no tero apical do que as limas Hedstrem. Esse desacordo justificado pelo fato de que, em ambos estudos, apesar das limas Hedstrem apresentarem dimetro duas vezes maior do que o dimetro da obturao apical, nos estudos de Bluhm e Hlsmann (2004) no houve controle no uso do solvente utilizado como ocorreu nos estudos de Saad et al. (2007). Alm disso, as limas ProTaper F3 utilizadas por Bluhm e Hlsmann (2004) determinou um dimetro de preparo final menor do que com as

60 limas Hedstrem e Flexmaster, devido a ponta da ProTaper F3 medir apenas 0,30 mm/mm de dimetro, enquanto as outras possuam 0,45 mm/mm. Bluhm e Hlsmann (2004) ainda verificaram melhor limpeza dos teros cervical e mdio, com o uso das limas ProTaper, do que o tero apical. Os autores atriburam esse achado ao fato dessas limas possurem variveis tapers em todo comprimento das limas. Entretanto, no mesmo estudo, os resultados dos instrumentos Profile GT rotatrio foram os piores nos trs teros dos canais, devido ao design e ao plano radial, provavelmente sem corte na guta-percha dissolvida, durante o retratamento. Bueno et al. (2006) revelaram que o sistema K3 endo apresentou menor capacidade de limpeza dos canais, no tero cervical, quando comparado s limas Hedstrem. Os autores acreditam que isso se deva ao fato de que, nesse estudo, o dimetro das limas foi menor do que o da obturao apical, permitindo um contato insuficiente contra as paredes dos canais no movimento rotatrio. Enquanto que, as limas Hesdtrem, por terem controle manual, puderam ser usadas contra as paredes, tornando mais eficiente a limpeza dos canais, no tero cervical. Barletta e Masiero (2005) no encontraram diferenas significativas entre os sistemas K3 e ProTaper e outros instrumentos, incluindo as limas K, com relao efetividade de limpeza das paredes de canais com razes retas. Concomitantemente, Tasdemir et al. (2008) utilizando razes com curvaturas menores que 10, observaram que as limas ProTaper removeram quantidade similar de material obturador quando comparadas s limas R-endo e Hesdtrem, enquanto que ProTaper removeu maior quantidade de material obturador das paredes somente quando comparada a Mtwo. Schirrmeister et al. (2006) tambm no encontraram diferenas estatisticamente significantes entre as limas Hedstrem, Flexmaster e ProTaper com relao limpeza dos canais em pr-molares com curvatura mnima de 20. Esses achados confirmaram os estudos de Ferreira, Pitt Ford e Rhodes (2001) que encontraram. no retratamento de canais com curvatura entre 25 e 45, usando limas K-Flexofiles, Hesdtrem e Profile 04 semelhante limpeza. Em contraste com esses resultados, Bluhm e Hlsmann (2004) observaram pouca quantidade de guta-percha e cimento nas paredes dos canais quando o tratamento endodntico foi realizado com Hedstrem e Flexmaster do que no retratamento com ProTaper, em incisivos retos. Contrariando esses achados,

61 Carvalho Maciel e Zaccaro Scelza (2006) e Saad et al. (2007) revelaram que as tcnicas K3 e ProTaper apresentam melhor limpeza das paredes dos canais do que a tcnica manual em dentes com razes retas. A discrepncia justificada pela diferena nas tcnicas de obturao dos canais, no design dos instrumentos utilizados e nas tcnicas de avaliao dos remanescentes. Carvalho Maciel e Zaccaro Scelza (2006) sugerem que o design das limas K3 e ProTaper apresentam, conforme referido por Bluhm e Hlsmann (2004), um ngulo de corte positivo, proporcionando melhores resultados com relao ao tempo de trabalho e limpeza do que os instrumentos manuais, especialmente, nos teros cervical e mdio. Os resultados de Tasdemir et al. (2008) indicaram que o sistema R-endo, cujos fabricantes relatam ser um sistema designado especialmente para retratamento endodntico, revelou quantidades de remanescentes de material obturador semelhantes a outros instrumentos rotatrios (ProTaper e Mtwo) e aos instrumentos manuais, em canais cujas curvaturas foram menores que 10. O mesmo autor refere que o sistema Mtwo apresenta ngulo de corte positivo com duas bordas cortantes, tornando esse sistema efetivo no corte da dentina e da gutapercha. Entretanto, estes autores revelam que o sistema Mtwo no utiliza a tcnica crow-down, podendo deixar mais remanescentes de material obturador em canais unirradiculares. Segundo Gu et al. (2008) poucas investigaes tm sido realizadas com relao ao comportamento dos instrumentos ProTaper Universal de retratamento. Em seu estudo, o sistema rotatrio ProTaper Universal apresentou menor porcentagem de rea coberta por remanescentes de material obturador quando comparado a outras tcnicas. O melhor desempenho dos instrumentos de retratamento da ProTaper Universal pode ser atribudo ao seu design. Os instrumentos D1, D2 e D3 possuem trs progressivos comprimentos e tapers. Isso proporciona o corte desses instrumentos no s na guta-percha e cimento, mas tambm na dentina superficial durante a remoo do material obturador. Alm disso, os autores afirmam que, o design das lminas e o movimento rotatrio do instrumento de retratamento da ProTaper Universal tende a empurrar a guta-percha contra as lminas em direo embocadura do canal. Ainda de acordo com Gu et al. (2008), o movimento rotatrio dessas limas produz um calor friccional que pode plastificar a guta-percha. A guta-percha

62 plastificada torna-se menos resistente e mais fcil de ser removida, confirmando Esteves (2004), o qual relata que a limpeza dos canais radiculares pode apresentar melhores resultados em algumas tcnicas mecnico-rotatrias em relao manual, devido ao calor provocado pelos instrumentos de nquel-titnio quando acionados no interior da massa obturadora, o qual teria a capacidade de amolecer a guta-percha. Tal fato favorece a sada do material que aflora no sentido cervical, liberando espao para que os instrumentos continuem a avanar at o limite apical de desobturao desejado. De acordo com os estudos de Schirrmeister et al. (2006), o retratamento endodntico com o sistema rotatrio Race foi mais rpido e mais efetivo do que as limas Flexmaster e Hesdtrem. Eles justificam esses resultados atribuindo o fato dos dois primeiros instrumentos do sistema Race (40.10 e 35.08) ser constitudos de ao inoxidvel, o que confere a tais instrumentos um maior poder de corte do que as limas de nquel-titnio. Alm disso, o taper maior nesses dois instrumentos comparados com os tapers dos dois primeiros (Flexmaster e Hedstrem) pode ser outra razo do sistema Race ser mais rpido e mais efetivo na remoo da gutapercha. Outras vantagens do sistema Race so as bordas cortantes alternadas, que eliminam o indesejvel efeito de parafuso e a superfcie lisa dos instrumentos, promovida por um tratamento eletromecnico especial dessa superfcie. Isso permite uma menor aderncia da guta-percha nas lminas cortantes das limas Race, determinando melhor eficincia no corte. Esses resultados concordam com os achados de Schfer e Vlassis (2004), os quais determinaram que as limas Race tm uma boa capacidade de limpeza. Esteves (2004) ainda afirma que, na utilizao da tcnica mecnico-rotatria, para que a guta-percha seja removida de maneira mais rpida e eficiente, importante que o instrumento toque as paredes do canal radicular, no permanecendo somente no centro do material obturador. possvel observar, atravs da viso e do tato que, muito material fica aderido s paredes laterais do canal quando o instrumento permanece, apenas, no centro da obturao.. Schilder (1974) afirma que a lima quando introduzida em canais curvos pode defletir em seu longo eixo, resultando em inadequado corte e limpeza, de acordo com a presso com que a borda cortante contata as diferentes paredes dos canais radiculares. A deflexo do instrumento produz grande capacidade de corte e limpeza eficiente em

63 direo oposta curvatura do instrumento, reduzindo o corte e a capacidade de limpeza do canal na outra direo. Para facilitar o retratamento importante tambm que o dimetro dos instrumentos rotatrios seja compatvel com o canal radicular. Os instrumentos rotatrios so apontados como um mtodo eficiente de remoo da guta-percha, desde que o instrumento apresente dimetro compatvel com o do canal radicular. De igual modo, Bueno et al. (2006) utilizou em sua pesquisa o critrio onde o dimetro das limas para o retratamento era compatvel com a medida da obturao apical. Valois et al. (2001) avaliando os instrumentos Profile e Gates-glidden, revelaram boa capacidade de penetrao e limpeza para os instrumentos Profile n4 e n6 quando comparados as brocas de Gtaes-glidden. Os autores atribuem isso ao fato dos instrumentos Profile n4 e n6 terem a mesma composio. Porm o melhor resultado do sistem Profile n6 foi, provavelmente, segundo os autores, uma conseqncia do dimetro do instrumento, considerando que a penetrao limitada pelo contato do instrumento com as paredes dos canais e esse instrumento o que possuiu dimetro mais compatvel com o dimetro da instrumentao dos canais, proporcionando melhores resultados. Friedman e Machtou (1997) afirmaram que a remoo do cimento um dos maiores desafios do retratamento, pois esse possui dureza maior do que a dentina e pouco solubilizado por solventes, confirmando os achados de Wilcox et al. (1987), Barrieshi-Nusair (2002) e Gu et al. (2008) que relataram que a maioria dos remanescentes nas paredes dos canais tratava-se de cimento. Dessa forma, os autores sugerem que de extrema importncia a reinstrumentao aps a remoo da guta-percha, objetivando a completa limpeza dos canais. Carvalho Maciel e Zaccaro Scelza (2006) no observaram diferenas estatisticamente significantes entre os grupos obturados com cimento base de xido de zinco e eugenol (Endofill) e o grupo com cimento base de resina (Sealer 26), no que diz respeito aos remanescentes de cimento nas paredes dos canais radiculares. Contrariando esses achados, Kosti et al. (2006) observaram a remoo de quatro tipos de cimento, a saber: Roth 811 ( base de xido de zinco e eugenol), AH 26 ( base de resina), Endion ( base de ionmero de vidro) e Roeko Seal ( base polidimetilsiloxane). Dentre os materiais estudados, o AH 26 esteve associado a mais remanescentes nas paredes dos canais aps o retratamento, seguido do

64 Endion, Roth 811 e Roeko Seal. Esses resultados concordam com os resultados de outros observadores (WILCOX et al., 1987) os quais concluram que o cimento AH 26 foi mais difcil de remover das paredes dos canais radiculares do que o cimento Roth 811. Contrariando esses achados, outros estudos referiram que a quantidade de material remanescente nas paredes dos canais radiculares, aps a remoo da obturao radicular com AH 26 e Roth 811, foi semelhante e a maior quantidade foi atribuda quando o cimento ionomrico (FRIEDMAN et al., 1993). Segundo Kosti et al. (2006) as propriedades dos cimentos mais provavelmente relacionadas com a facilidade de remoo so a adeso dentina e guta-percha, o grau de penetrao nos tbulos dentinrios, a espessura do cimento, a variao dimensional, bem com a solubilidade. Como cada cimento tem diferentes constituintes e variados comportamentos adesivos, no supreendente que haja variao na quantidade de remanescentes de materiais. O cimento AH 26 mais denso e compacto, quando comparado aos cimentos base de xido de zinco e eugenol. Os cimentos base de resina epxica so mais adesivos na dentina e na guta-percha, quando comparados a outros tipos de cimento in vitro (LEE et al., 2002 apud KOSTI et al., 2006). O cimento base de ionmero de vidro, o Endion, tem boa aderncia dentina, conforme tm mostrado os estudos de Ray e Seltzer (1991), Weiger et al. (1995) e Lee et al. (2002) apud Kosti et al. (2002). Em um teste adesivo laboratorial, cinco tipos de cimentos base de ionmero de vidro demonstraram maior adeso dentina do que guta-percha, quando comparados a outros tipos de cimento (LEE et al., 2002 apud KOSTI et al., 2002). Alm disso, importante lembrar que a adeso dos cimentos base de ionmero de vidro, bem como os base de resina, dependem de um pr-tratamento da dentina (MILETIC et al., 1999 apud KOSTI et al., 2002). Assim, os resultados de pesquisas com os cimentos obturadores podem ser afetados pela remoo do smear layer com gel de EDTA a 15% e soluo de NaOCl que proporcionam a penetrao do cimento dentro dos tbulos dentinrios, aumentando a adeso dentina dos canais radiculares. O cimento Roeko Seal um cimento contendo dimetilsiloxane, com limitados dados disponveis com relao a sua representao clnica e capacidade seladora (BARTUSKOVA; PERINKA, 2001; WU et al., 2002 apud KOSTI et al., 2002). Em estudos laboratoriais (COBANKARA et al., 2002 apud KOSTI et al., 2002), depois de

65 21 dias de observao, revelaram que a capacidade seladora da obturao radicular com Roeko Seal, em combinao com a tcnica de condensao lateral, foi melhor do que aqueles base de ionmero de vidro, de resina e de xido de zinco e eugenol, entretanto, aps um ms essa situao se reverteu. O autor relata que a diminuio das propriedades desse material, com o passar do tempo, pode ser a explicao para tal fato. Os cimentos base de silicone so inertes e biocompatveis, porm a sua adesividade dentina, no foi ainda esclarecida. Nos estudos de Kosti et al. (2006) a remoo do Roth 811 foi mais efetiva do que a dos outros cimentos (AH 26, Endion e Roeko Seal). Estudos laboratoriais (LEE et al., 2002 apud KOSTI et al., 2002) com cimentos base de xido de zinco e eugenol revelaram pouca adeso destes dentina. Entretanto, sua adeso gutapercha foi significativamente forte. Kosti et al. (2006) utilizou a broca lentulo para aplicao dos cimentos estudados no canal radicular. Desta forma, o mtodo de aplicao dos cimentos pode afetar em sua distribuio nas paredes dos canais radiculares e definir a facilidade ou dificuldade na sua remoo. Os resultados dos estudos poderiam ser diferentes dependendo do mtodo de aplicao do cimento. Hlsmann e Stotz (1997) revelaram que o uso de instrumentos rotatrios no retratamento endodntico, pode ser seguido por instrumentos manuais, realizando uma tima limpeza das paredes dos canais radiculares. Concomitantemente, Bluhm e Hlsmann (2004) concluram que o uso de instrumentos rotatrios, calor ou solventes no retratamento endodntico pode ser seguido de instrumentos manuais para alcanar uma tima limpeza das paredes dos canais radiculares. A combinao do sistema rotatrio (para alcanar o comprimento de trabalho) e limas manuais (para alargar o tero apical) pode ser interessante no retratamento endodntico, a fim de aumentar a velocidade e a eficincia na limpeza dos canais. Isso porque, na anlise dos teros cervical e mdio dos canais radiculares, observou-se que no h diferenas, estatisticamente, significantes, com relao a sua limpeza, independentemente, da tcnica utilizada. Porm, o tero apical dos canais radiculares apresentou diferenas, estatisticamente, significantes com respeito quantidade de material obturador removido, durante o retratamento, nas diferentes tcnicas utilizadas, de maneira que os instrumentos manuais se mostraram mais eficientes na limpeza deste tero.

66 Friedman, Rotstein e Shar-Lev (1989) comentam que a fase mais difcil no retratamento a penetrao inicial e, quanto mais rapidamente ela for feita, menor deformao ser criada no canal. Eles ainda demonstraram a manuteno de curvatura em dentes desobturados com o sistema canal Finder, afirmando que a tcnica rotatria consumiu menos tempo do que a manual na realizao da mesma tarefa. Entretanto, Bramante e Freitas (1998) observaram que a tcnica manual com limas Kerr e Hedstrem consumiu menor tempo, seguida pelo ultrasson e canal Finder. Essa ordenao foi vista tanto na penetrao inicial como na complementao da limpeza do canal, sendo, porm, que a maior diferena entre os tempos foi atribuda penetrao inicial. Os autores relatam que essa diferena de tempo despendido nessa manobra se deva ao fato de que, provavelmente, na tcnica manual, pode-se exercer maior presso na penetrao dos instrumentos na massa obturadora do que quando usamos o ultrasson ou o canal Finder. Segundo Schirrmeister et al. (2006), o tempo requerido para alcanar o comprimento de trabalho foi semelhante entre os grupos estudados (Hedstrem, ProTaper e Flexmaster), com exceo das limas Race que necessitaram de menos tempo do que a Flexmaster, porm as Race requereram mais tempo no alargamento apical e limpeza das paredes dos canais, determinando um tempo total maior do que para as Flexmaster. O mtodo convencional de retratamento endodntico associa limas K para abrir espao no material obturador e limas Hedstren com movimento de limagem para a remoo do material obturador (FRIEDMAN; ROTSTEIN; SHAR-LEV, 1989). Rich (2004) acrescenta que o retratamento de canais radiculares obturados insatisfatoriamente pode ser realizado, nos teros cervical e mdio, com limas manuais do tipo K, abrindo o acesso para as limas H, posteriormente, removerem a guta-percha em um nico movimento. Para facilitar essa remoo, pode se aquecer os instrumentos previamente sem o uso do solvente. Entretanto, Bharathi, Chacko e Lakshiminarayanan (2002) relatam que o uso de limas Hedstrem sozinhas consome muito tempo, devendo ser usadas em combinao com solventes para facilitar a remoo da guta-percha. Aliado a isso, tem-se relatado o uso de brocas Gates-glidden para melhor limpeza do tero cervical e mdio simplificando, dessa maneira, o trabalho do profissional (FRIEDMAN; MANDEL, 1992; BHARATHI; CHACKO; LAKSHMINARAYANAN, 2002).

67 Corroborando com esses autores, Borsuk (1989), Chong e Pitt Ford (1996) e Mandel e Friedman (1992) referem que as brocas de Gates-glidden alm de removerem o material obturador, criam no tero cervical um reservatrio para o solvente, que ir amolecer a obturao do tero mdio do canal radicular, facilitando a sua remoo. Convencionalmente, a remoo de guta-percha usando limas manuais com ou sem solvente pode ser um processo que consome muito tempo, especialmente quando o material obturador est bem condensado (BHARATHI; CHACKO; LAKSHMINARAYANAN, 2002; TASDEMIR et al., 2008). Portanto, os endodontistas, hoje, no intuito de diminuir sesses para o retratamento do canal radicular tm usado o sistema rotatrio e seus diferentes sistemas associados ou no aos solventes (ESTEVES, 2004). Para Imura et al. (1996), Hlsmann e Stoltz (1997) e Valois et al. (2001) a utilizao de instrumentos rotatrios como coadjuvante ao retratamento endodntico possibilita reduo do tempo cirrgico, pois permite que o operador dedique mais tempo a essa etapa do retratamento. Diversos estudos relatam que as limas rotatrias de nquel-titnio requerem menos tempo para o retratamento do que as limas Hedstrem (HLSMANN; STOLTZ, 1997; FERREIRA; PITT FORD; RHODES, 2001; BETTI; BRAMANTE, 2001; SCHIRRMEISTER et al., 2006; TASDEMIR et al., 2008). Confirmando esses achados, Hlsmann e Bluhm (2004) usando eucaliptol com ProTaper e Flexmaster requereram menos tempo para remoo do material obturador do que as limas Hesdtrem e as limas Profile GT rotatrio. Os autores atribuem diferena de tempo gasto entre os sistemas rotatrios para remoo da guta-percha ao designer das limas, sendo que as limas Flexmaster e ProTaper tm ngulos de corte negativo e um dimetro convexo, os quais associados dissoluo da guta-percha pelo movimento rotacional, resulta em bom corte da guta-percha, enquanto, os instrumentos Profile GT rotatrio possuindo guia radial e seco transversal em U, no cortam bem o material obturador. Tais afirmaes concordam com Imura et al. (2000) e Barrieshi-Nusair (2002) os quais afirmam melhor eficcia de corte dos instrumentos Flexmaster e Hedstrem quando comparados aos instrumentos Profile e GT rotatrio.

68 Saad et al. (2007) tambm demonstraram que os instrumentos rotatrios K3 e ProTaper gastaram menos tempo do que as limas Hesdtrem no retratamento de canais. Ferreira, Pitt Ford e Rhodes (2001) observaram que as limas Profile ou manuais usadas em combinao com e sem clorofrmio em ambas as tcnicas produziram limpeza dos canais similar, entretanto o sistema Profile foi mais rpido. Esses achados concordam com os de Sae-Lim et al. (2000) os quais mostraram que as limas rotatrias foram mais rpidas, enquanto que a quantidade residual de gutapercha e cimento foi semelhante quando comparadas com as limas manuais e clorofrmio. Em contraste, Imura et al. (2000), em retratamento de pr-molares inferiores encontraram uma significante diferena entre os grupos com relao ao tempo mdio do retratamento, com as limas Hestrem requerendo menos tempo do que as limas Quantec, atribuindo esse resultado remoo do material obturador em grandes pedaos. Os estudos de Schirrmeister et al. (2006) confirmou esses achados em que as limas Hedstrem gastaram significativamente menos tempo do que os outros grupos (ProTaper, Flexmaster e Race), sendo que, das limas rotatrias, as Race foram as mais lentas. Tasdemir et al. (2008) observaram que, apesar do sistema Mtwo ser designado pelos fabricantes como apropriado especialmente para retratamento, esse sistema consumiu mais tempo do que os sistemas R-endo e ProTaper durante o retratamento de canais radiculares retos. O cuidado em se manter as limas sempre limpas e sem acmulo de gutapercha, independentemente da tcnica utilizada, favorece em muito a diminuio do tempo consumido na tarefa de desobturao, propiciando um melhor rendimento das tcnicas, especialmente com o sistema mecnico-rotatrio, em que o aquecimento do material obturador faz com que este fique aderido ao instrumento, impedindo sua boa atuao. Em 1996, Imura et al. avaliou a quantidade remanescente de guta-percha nas paredes de canais radiculares depois da utilizao do canal Finder, instrumentao manual e a combinao de ambas, concluindo que a tcnica hbrida foi realizada em menor tempo do que nas outras duas tcnicas. Confirmando estes achados, Sae-Lim et al. (2000), referiram que os instrumentos rotatrios plastificam a guta-percha pelo calor friccional gerado,

69 alcanando o comprimento de trabalho mais facilmente. Dessa forma, esses instrumentos removem a guta-percha mais rapidamente, enquanto que os instrumentos manuais podem refinar e completar essa remoo. A associao das tcnicas manual e rotatria, utilizando um sistema rotatrio para alcanar o comprimento de trabalho e a tcnica manual refinar a limpeza do tero apical pode ser interessante no retratamento endodntico, de forma a torn-lo alm de eficaz na limpeza, tambm mais rpido. Para Bluhm e Hlsmann (2004), o tempo de trabalho pode ser mais curto com o aumento da velocidade dos instrumentos rotatrios, concordando com os achados de Betti e Bramante (2000) que referiram que o aumento da velocidade dos instrumentos Quantec para 1500 rpm, ao invs de 350 ou 700 rpm, determinou diminuio no tempo de trabalho durante o retratamento de canais radiculares. Esses autores justificam este fato, devido maior velocidade para plastificar a gutapercha mais rapidamente, de forma que a guta-percha plastificada apresenta menor resistncia remoo. Para tanto, sugere-se que a velocidade indicada pelos fabricantes de cada sistema deve ser observada de maneira que uma baixa velocidade (300 rpm) aliada ao baixo torque parece ser mais indicada. Lopes (1998) revelou que o Profile taper 0.4 srie 29 um sistema designado para o uso em movimentos rotacionais gerados por motor eltrico ou uma pea de mo de baixa velocidade (150-350 rpm) e baixo torque (10-55 Nm). Essas caractersticas facilitam a sua manipulao em canais radiculares com acentuada curvatura. Confirmando esses achados, Diets et al. (2000) e Comer, Daugherty e Gound (2001), utilizaram a tcnica mecnico-rotatria, com velocidade de 350 rpm constante e verificaram que esta tida como segura e eficiente. Essa velocidade tambm recomendada pelos fabricantes dessas limas. Entretanto, Betti e Bramante (2001) concluram que o uso dos instrumentos rotatrios apresenta melhor eficincia quando utilizados com velocidade de 1500 rpm. Em sua pesquisa os autores observaram que nessa velocidade houve menor ndice de fraturas dos instrumentos rotatrios, alm de permitir uma maior plasticidade da guta-percha e, conseqentemente, sua maior remoo. Contudo, os autores utilizaram, em seu estudo, incisivos centrais, cujas razes so retas. Comparando os sistemas rotatrios, possvel afirmar que o sistema Race foi o que apresentou melhores resultados com relao capacidade de limpeza, o

70 tempo consumido no retratamento e o risco de fratura dos instrumentos, durante o retratamento endodntico, quando comparado aos outros sistemas estudados, tanto em canais com razes retas como nas razes curvas. Valois et al. (2001) acreditam que as fraturas dos instrumentos rotatrios de nquel-titnio, durante os retratamentos, ocorrem devido ao acmulo de guta-percha na ponta do instrumento, recomendando a limpeza constante da ponta das limas como medida de segurana. Segundo Schirrmeister et al. (2006) o risco de fratura dos instrumentos de nquel titnio maior do que nas limas manuais, sendo confirmado em outros estudos prvios (HLSMANN; STOTZ, 1997; IMURA et al., 2000; BETTI; BRAMANTE, 2001). Conforme referido por Hlsmann e Stotz (1997) a remoo do material obturador com cinco tcnicas diferentes determinou que as brocas de Gates-glidden e XGP so seguras em canais retos. Concomitantemente, Valois et al. (2001) referiram em seu estudo a fratura de uma broca de Gates-glidden prximo pea de mo. Segundo os autores, o fragmento foi removido utilizando uma pina clnica. Barathi, Chacko e Lakshiminarayanan (2002) tambm referiram fratura de duas brocas de Gates-glidden, sendo que em ambos os casos os fragmentos foram rapidamente removidos sem prejuzo para o retratamento. Esses resultados concordam com as afirmaes de Hlsmann e Stoltz (1997) mostrando que as brocas de Gates-glidden e XGP so relativamente seguras quando usadas para remover material obturador do canal radicular. Schirrmeister et al. (2006) revelou que, embora os instrumentos rotatrios de tenham sido usados, no retratamento, de acordo com as recomendaes dos fabricantes e combinados motor com controle de torque, alguns instrumentos fraturaram em sua pesquisa. Esta fratura foi relacionada com os instrumentos ProTaper (22,7%; n=5) e Flexmaster (16,7%; n=3). Os autores ainda observaram que no houve fratura nos grupos retratados com as limas Hedstrem e Race. Esses achados apiam as orientaes dos fabricantes das limas Race que descrevem essas limas como resistentes toro e fadiga do metal. A possvel explicao para isso, segundo os autores, deve-se ao fato do tratamento eletromecnico e as bordas cortantes alternadas das limas Race. Os autores ainda revelam que o alto grau de fratura das limas ProTaper pode estar relacionado ao taper das limas finalizadoras, utilizadas na limpeza da poro apical dos canais. O

71 taper da lima F2 corresponde a 0,08 e o da lima F3 0,09. O taper das outras limas utilizadas na limpeza dos canais (Flexmaster, Race e Hedstrem) foi correspondente a 0,02. Esses achados esto de acordo com estudos prvios de Haikel et al. (1999) demonstrando que o taper um fator determinante da probabilidade de ocorrer fratura dos instrumentos de nquel-titnio. Partindo do pressuposto de que as limas modeladoras do sistema ProTaper fraturam a sua ponta ao penetrar na guta-percha, Bluhm e Hlsmann (2004) estudando canais retos e Schirrmeister et al. (2006) estudando canais curvos, apenas utilizaram as limas finalizadoras no retratamento dos canais com fraturas de limas ProTaper nos dois estudos. Vale salientar, porm, que Schirrmeister et al. (2006) no utilizaram as limas finalizadoras F1, porque em testes preliminares, observaram alto ndice de fratura das mesmas, s utilizando as limas F2 e F3 no retratamento dos canais com curvatura mnima de 20. Saad et al. (2007) e Tasdemir et al. (2008) no verificaram fraturas dos instrumentos participantes da sua pesquisa, so eles: limas K3 e limas ProTaper, no primeiro estudo e ProTaper, R-endo e Mtwo no segundo. Esses achados contrariam os achados de Schirrmeister et al. (2006) o qual encontrou fratura das limas ProTaper durante o retratamento de canais. Saad et al. (2007) refere que essa diferena deve-se ao fato de que em seu estudo canais retos foram utilizados, ao contrrio de Schirrmeister et al. (2006) que utilizou canais curvos. Valois et al. (2001) encontraram duas fraturas de instrumentos Profile em seu estudo, todavia, os autores no consideraram esse resultado como determinante de risco no uso de Profile em retratamentos endodnticos. Isso porque apenas duas limas, das 58, fraturaram. Devido fratura ocorrer na extremidade entre D0 e D3, impossvel a remoo do fragmento da lima o que representa uma desvantagem para esse instrumento, requerendo muito cuidado durante seu uso em retratamento, segundo os autores. Concordando com essa pesquisa, os autores Barathi, Chacko e Lakshminarayanan (2002) referiram que em nenhuma das trs tcnicas utilizadas em seu estudo (Hedstrem com e sem xilol e Profile) houve fratura, perfuraes ou deformaes nos instrumentos, provando que tais tcnicas so seguras. As limas ProTaper Universal de retratamento e finalizadoras tm sido muito utilizadas em retratamentos para a remoo da guta-percha, conforme os estudos de Bluhm e Hlsmann (2004), Schirrmeister et al. (2006) e Gu et al. (2008). Nos instrumentos finalizadores, todavia, foi encontrado um ndice de fratura de 22,5% por

72 Schirrmeister et al. (2006), enquanto que, Gu et al. (2008) no encontrou fraturas em seu estudo com limas de retratamento ProTaper, demonstrando que essas limas so seguras para o retratamento endodntico. Entretanto, Gu et al. (2008) sugere que essas limas sejam usadas com leve presso apical, sendo removidas constantemente do interior dos canais para limpeza de suas lminas, evitando, assim, a fratura dos instrumentos. Gu et al. (2008) afirmam que os instrumentos de nquel-titnio, de uma maneira geral, devem ser usado de forma muito cuidadosa, mas caso haja dificuldade no avano do instrumento rotatrio no canal, deve-se utilizar limas manuais de ao inoxidvel para diminuir a resistncia das paredes dos canais, com o intuito de dar livre passagem das limas rotatrias. Para Valois et al. (2001) a rea de contato do instrumento ao longo das paredes dos canais pode ser considerada uma das razes para a fratura de instrumentos durante o retratamento endodntico. Alm disso, os autores acreditam que, a instabilidade causada pelos fragmentos de guta-percha, inadvertidamente, presa ponta do instrumento pode ter gerado as fraturas dos instrumentos Profile na pesquisa. Aps a segunda fratura, todas s vezes que a fragmentos de guta-percha imobilizavam a poro mais apical do instrumento, eles eram removidos com pina clnica. Depois dessa modificao, os autores no mais verificaram fraturas em seu estudo. Velocidades inferiores 350 rpm causam maiores taxas de deformao e fratura do instrumento no interior da massa de material obturador (COMER; DAUGHERTY; GOUND, 2001). Corroborando com esses achados, Barletta e Masiero (2005) desenvolvendo seu estudo piloto para padronizar os motores eltricos (Endoplus, M4 e Endo-griper) determinaram uma velocidade de 600 rpm, sendo eficiente e segura para sua pesquisa. Ele tambm observou que velocidades inferiores resultaram apenas em plastificao da guta-percha e perda do comprimento de trabalho. Gambarini (2000), Bluhm e Hlsmann (2004) e Carvalho Maciel e Zaccaro Scelza (2006) referiram que a instrumentao com baixo torque aumenta a sensibilidade ttil e, conseqentemente, o controle da instrumentao rotatria. Isso leva ao menor risco de degraus, perfuraes e fraturas de instrumentos, os quais so fatores importantes na remoo do material obturador durante o retratamento endodntico.

73 Os autores apontam que os sistemas com motores movidos a ar no possuem controle de velocidade e torque. Isso justifica o uso de sistemas movidos a motor eltrico no retratamento endodntico. Betti e Bramante (2000) que revelaram que o nmero de instrumentos fraturados diminuiu com o aumento da velocidade (350 rpm: 6 fraturas; 700 rpm: 4 fraturas; 1500 rpm: uma fratura). Tasdemir et al. (2008) tambm relatam que a utilizao da velocidade indicada pelos fabricantes das limas combinada a um baixo torque, permite um melhor controle do retratamento, pela maior sensibilidade tctil dos instrumentos. Isso reduz os riscos de fratura. Os mesmos autores acrescentam ainda, que o uso dos instrumentos em apenas dois canais, com o auxlio de solvente, pode tambm contribuir para a reduo do risco de fratura dos instrumentos durante o retratamento endodntico. conveniente ressaltar, que at o momento, nenhuma tcnica rotatria pode ser realizada isoladamente, ou seja, o emprego de limas manuais ainda necessrio para se obter um bom retratamento, diminuindo o risco de fraturas. Mais estudos devem ser realizados com respeito aos instrumentos de retratamento do sistema ProTaper Universal Tulsa, no intuito de comparar sua efetividade, velocidade de remoo do material obturador e risco de fratura durante retratamentos endodnticos de canais curvos, comparando com outros sistemas, como o sistema Race. Segundo Bergenholtz et al. (1979), Seltzer (1985), Bramante e Freitas (1998) e Scheirrmeister et al. (2006), outro importante fator no retratamento a extruso de material obturador apical que, uma vez contaminado com material necrosado, microorganismos ou material solvente, pode ser responsvel pela reagudizao, com dor e inflamao aps o retratamento, o que os autores chamam de flare-up. Portanto, as tcnicas devem ser utilizadas de maneira a reduzir essa extruso apical de restos de material obturador. Betti e Bramante e Schirrmeister et al. (2006) relataram que a quantidade de extruso de material obturador depende da tcnica de retratamento utilizada. Esteves (2004) relata que a associao de brocas Gates-glidden tcnica manual no incio do retratamento, provavelmente contribui tambm para que a extruso apical seja menor do que ocorreria somente com a utilizao de limas manuais. Atravs do alargamento do tero cervical por essas brocas, o material obturador tem sua sada facilitada pelo sentido coronrio. Corroborando com esse

74 estudo, Gilbert e Rice (1987), indicaram a utilizao de limas de grande calibre no tero cervical, como alternativa as brocas de Gates-glidden, promovendo o alargamento dessa regio para que ento se prossiga a desobturao do canal radicular para prevenir ou diminuir a extruso apical de material obturador, utilizando a tcnica manual. A utilizao do movimento rotacional recomendada, dentre outros fatores, por reduzir a quantidade de material extrudo apicalmente. A justificativa para esse resultado talvez esteja nas peculiaridades do desenho que os instrumentos em nquel-titnio apresentam, proporcionando limpeza e remoo do contedo do canal para a cmara pulpar quando acionados a motor com velocidade constante em direo coroa-pice (LEONARDO; LEAL, 1998; IMURA et al., 2000; BETTI; BRAMANTE, 2001). Porm Saad et al. (2007) relata que a presso gerada em direo apical dos instrumentos rotatrios, alm de facilitar a penetrao da lima e do solvente, pode contribuir ao extravasamento de restos apicais, confirmando os achados de Bramante e Freitas (1998) o quais afirmaram que a tcnica manual produziu menor extravasamento em sua pesquisa, por causa do controle manual da presso e do ajuste do instrumento quando da realizao dessa tcnica. Schirrmeister et al. (2006) observaram extruso apical em todos os grupos estudados (ProTaper, Flexmaster, Race e Hedstrem), confirmando as pesquisas de Imura et al. (2000) e Betti e Bramante (2001) onde, utilizando os instrumentos Hedstrem, Quantec e Profile, no observaram diferenas estatisticamente significante entre os grupos quanto quantidade de extruso apical. Concordando com essas pesquisas, Saad et al. (2007) tambm no verificou diferena significante entre os grupos retratados com os sistemas K3, ProTaper e Hedstrem, com relao quantidade de restos apicalmente extrudos. Bharathi, Chacko e Lakshminarayanan (2002) avaliando a quantidade de restos apicais extrudos, observaram que as tcnicas com Hedstrem e Profile no ultrapassaram 0,1 mg. Para Bergenholtz (1979) somente a extruso apical de restos de material obturador maior que 0,1 mg e a sobre instrumentao so responsveis por flare-ups (reagudizaes) e pelo aparecimento de nova leso periapical. Para esse autor, resultados inferiores a 0,1 mg no interferem nessas conseqncias, pois so reabsorvidos pelo organismo. Em contraste com tais resultados, Esteves (2004) e Huang et al. (2008), os quais confirmam os achados de Betti e Bramante (2001) e Schirrmeister et al. (2006)

75 revelaram que impossvel o retratamento qumico-mecnico dos canais radiculares sem extruso apical. Esses autores demonstaram em seus resultados que a tcnica mecnico-rotatria produziu menor extruso do que a manual, havendo diferena estatisticamente significante entre elas (P<0,05). Nos estudos de Esteves (2004) a menor quantidade de extruso foi observada no subgrupo A 2, onde a tcnica Quantec LX foi empregada, sendo observada diferena estatisticamente significante entre este grupo e os que utilizaram as limas Hedstrem (P<0,05). J para Huang et al. (2008), avaliando a capacidade de extruso apical pelos instrumentos de retratamento ProTaper Universal Tulsa comparados s limas ProTaper Universal modeladoras e finalizadoras e s limas manuais, revelaram que, os instrumentos D1, D2 e D3, extravasaram a menor quantidade de material. Para Esteves (2004) e Huang et al. (2008) a diferena de resultados encontrados entre os estudos, com relao extruso apical, deve-se ao fato do mtodo de anlise desses restos que, muitas vezes utilizam avaliao visual e radiogrfica atribuindo scores, espectofotometria e diversas tcnicas de coleta e pesagem. Dentre as ltimas, o sistema de filtrao Milipore destaca-se, segundo a autora, por apresentar maior confiabilidade e por ser uma metodologia reproduzvel e normatizada. Alm disso, Esteves (2004) tambm acredita que alguns instrumentos rotatrios possuem espirais com sulcos de escape apresentando ngulo helicoidal varivel. O aumento gradativo desse ngulo cria reas de escape maiores a partir da ponta do instrumento em direo ao final de sua parte ativa. Segundo a autora, essa caracterstica, presente nos sistemas Quantec LX e K3 endo, por exemplo, faz com que as raspas dentinrias, bem como o material de obturao presente, sejam impulsionados para cervical, em direo cmara pulpar. Desta maneira, o acmulo de material ao redor do instrumento diminui, proporcionando uma melhor limpeza e minimizando as chances de extruso apical. De acordo com Esteves (2004), nem todos os instrumentos em nquel-titnio encontrados no mercado possuem o ngulo heliciodal varivel, podendo apresentar resultados diferentes em relao quantidade de extruso apical gerada. Huang et al. (2008) acrescenta que, os instrumentos de retratamento da ProTaper Universal Tulsa podem remover guta-percha, ao redor das espirais dos instrumentos, em incrementos maiores do que as limas Hedstrem. Essa melhor performance provavelmente atribuda ao design dos isntrumentos D1, D2, e D3

76 que possuem trs progressivos tapers e comprimentos, atuando nos teros cervical, mdio e apical, respectivamente. Durante a instrumentao, segundo os autores, os restos de material obturador so posicionados entre as lminas e pelo movimento rotatrio dos instrumentos eles so impulsionados em direo cervical, o que ajuda a diminuir a quantidade de restos apicalmente extrudos. Outros autores concordam que a utilizao de seqncias de instrumentos de maneira tal que se realize uma desobturao crvico-apical, com constante irrigao so detalhes importantssimos na preveno de extruses (HUANG et al., 2008). Bueno et al. (2006) afirmam que o uso de limas de dimetros maiores do que o determinado na obturao apical pode causar extruso de restos de material obturador para alm do forame apical. Outro ponto a ressaltar que o limite da obturao do canal radicular tambm influencia na extruso apical, durante o retratamento endodntico (ESTEVES, 2004). De acordo com Esteves (2004), as limas de nquel-titnio acionadas por motor eltrico so mais eficientes do que as manuais, no quesito extruso apical de material slido durante o retratamento endodntico, desde que os canais estejam obturados 1 mm aqum do forame apical. Enquanto que, em dentes obturados justo ao forame, torna-se evidente que as manobras de desobturao devem ser realizadas com muita cautela quando da utilizao de ambas as tcnicas devido grande quantidade de extruso apical de material obturador observada na pesquisa. Vrios autores demonstraram que estaramos, na realidade, alm do limite anatmico do canal radicular, quando os dentes forem obturados justo ao forame, favorecendo consideravelmente a possibilidade de extravazamentos (AUN; GAVINI, 1988; MACHADO; PESCE, 1981 apud ESTEVES, 2004). Diante do exposto, a extruso de material obturador, alm do forame apical, ocorre tanto nas tcnicas manuais quanto nas rotatrias, entretanto, a quantidade de extruso influenciada pela tcnica e pelo limite apical de obturao. A tcnica mecnico-rotatria produz menor extruso de material obturador do que as tcnicas manuais, sendo mais segura na preveno da extruso apical. Em dentes obturados justo ao forame, ocorre maior quantidade de extruso de material obturador, independentemente da tcnica empregada, durante o retratamento endodntico.

77 CONCLUSES

De acordo com a reviso de literatura pode-se concluir que: 6.1. Existem vrias tcnicas para a desobturao de canais radiculares tendo cada uma delas suas particularidades, suas vantagens e desvantagens; 6.2. Nenhuma tcnica ainda, seja ela manual, rotatria ou associao das duas tcnicas, capaz de remover completamente o material obturador dos canais radiculares; 6.3. Cabe ao profissional, a escolha da tcnica que mais lhe convm atravs da adaptao mesma, sua relao custo/benefcio e da disponibilidade dos sistemas rotatrios existentes no mercado odontolgico.

78 REFERNCIAS AUN, C.E.; SANTOS, M. Quantity of apical extruded material and efficiency of five different methods of removing gutta-percha and sealer from root canals in vitro evaluation. Rev Fac Odontol FZL. v.1, p.63-73, 1989.

BARATTO FILHO F ; FERREIRA, E L ; FARINIUK L F. Efficiency of the 0.04 taper profile during there treatment of gutta-percha filled root canals. Int Endod J. v. 35, p.651-4, 2002.

BARRIESHI-NUSAIR, K.M. Gutta-percha retreatment: effectiveness of nickel-titanium rotator instruments versus stainless steel hand files. J Endod. v.28, p.454-6, 2002.

BERGENHOLTZG, L. U. et al. Retreatment of endodontic filligs. Scand J Dent Res. v 87, p.217-24, 1979. BETTI, L.V.; BRAMANTE, C.M. Quantec SC rotatory instruments versus hand files for gutta-percha removal in root canal retreatment. Int Endod J. v.34, p.514-9, 2001. BHARATHI, G.; CHACKO, Y.; LAKSHIMINARAYANAN, L. An in vitro analysis of gutta-percha removal using three different techniques. Endodontology. v.14, p.4145, 2002. BORSUK, H.H. Endodontic failures and retreatment. J Can Dent Assoc. v.55, p.285-8, 1989. BRAMANTE, C.M; BETTI, L.V. Efficacy of Quantec rotator instruments for guttapercha removal. Int Endod J. v.33, 463-7, 2000. BRAMANTE, C. M.; FREITAS, C. V. J. Retratamento endodntico: Estudo comparativo entre tcnica manual, ultra-som e canal finder = Endodontic retreatment: Comparative study between manual technique, ultrasonic scaler, and canal finder. Rev Odontol Univ So Paulo. v.12, n.1, jan.mar. 1998. BUENO, C. E. S. et al. Effectiveness of Rotary and hand files in gutta-percha and sealer removal using chloroform or chlorhexidine gel. Braz Dent J. v.17, p.1-5, 2006.

79 CIVJAN, S.; HUGET, E.F.; LASZLO, B.D. Potential applications of certain nickeltitanium (Nitinol) alloys. J Dent Res. v.54, p.89-96, 1975. CHONG, B.S.; PITT FORD, T.R. Endodontic retreatment 2: methods. Dent Update. v. 23, p.384-7, 1996. CONGILIO, L.M.B; AKISUE, E. Comparao entre as tcnicas manual e rotatria na desobturao dos canais radiculares. Pesq Odontol Bras. v.16, p.63, 2002. DAUGHERTY, D.W.; GOUND, T.G.; COMER, T.L. Comparison of fracture rate, deformation and efficiency between rotator endodontic instruments driven at 150 rpm and 350 rpm. J Endod, v.27, p.93-5, 2001. DE CARVALHO MACIEL, A.C.; ZACCARO SCELZA, M.F. Efficacy of automated versus hand instrumentation during root canal retreatment an ex vivo study. Int Endod J. v.39, p.779-784, 2006. DEZAN JR., E. et al. Retratamento endodntico: Avaliao da quantidade de resduos aps a desobturao com ou sem o uso de solvente. Rev Bras Odontol. v.52, p.2-5, 1995. DIETZ, D.B. et al. Effect of rotational speed on the breakage of nickel-titanium rotator files. J Endod. v.26, p.68-71, 2000. ESTEVES, C. E. Influncia de Tcnica de desobturao e do limite de obturao na extruso apical. 2004. 116f. Dissertao (mestrado em Endodontia) Faculdade de Odontologia da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004. FACHIN, E.V.F.; WENCKUS, C.S.; AUN, C.E. Retreatment using a modified-tip instrument. J Endod. v.21, p.425-8, 1995. FERREIRA, J.J.; RHODES, J.S.; PITT FORD, T.R. The efficacy of gutta-percha removal using Profiles. International Endodontic Journal. v.34, p.267-274, 2001. FRAJLICH, S.R. et al. Comparative study of retreatment of Thermafil and lateral condensation endodontic fillings. Int Endod J. v.31, p.354-7, 1998. FRIEDMAN, S.; MOSHONOV, J. TROPE, M. Residue of gutta-percha and glass ionomer cement sealer following root canal retreatment. Int Endod J. v.26, p.169-72, 1993.

80

FRIEDMAN, S.; STALBHOZ, A.; TAMSE, A. Endodontic retreatment case selection and technique. Part 3: retreatment techniques. J Endod. v.16, p.543-9, 1990. FRIEDMAN, S.; ROTSTEIN, I.; SHAR-LEV, S. Bypassing gutta-percha root fillings with an automate device. J Endod. v.15, p.432-7, 1989. GAFFNEY, J.L. et al. Expaneded use of the ultrasonic sealer. J Endod, v.7, n.5, p.228-229, 1981. GAMBARINI, G. Rotionale for use of low-torque endodontic motors in root canal instrumentation. Endod Dent Traumatol. v.16, p.95-100, 2000. GERGI, R.; SABBAGH, C. Effectiveness of two nickel-titanium rotary instruments and a hand file for removing gutta-percha in severely curved root canals during retreatment: an ex vivo study. Int Endod J. v.40, p.532-7, 2007. GU, L.S. et al. Efficacy of ProTaper Universal rotary retreatment system for guttapercha removal from root canals. Int Endod J. v.41, p.288-295, 2008. HANG, X. et al. Quantitative evaluation of debris extruded apically by using ProTaper Universal Tulsa rotary system in endodontic retreatment. JOE. v.33, n.9, sep. 2007. HLSMANN, M.; STOTZ, S. Efficacy, cleaning and safety of different devices for gutta-percha removal in root canal retreatment. Int Endod J. v.30, p.227-33, 1997. HLSMANN, M.; BLUHM, V. Efficacy, cleaning ability and safety of different rotary NiTi instruments in root canal retreatment. Int Endod J. v.37, p.468-476, 2004. IMURA, N.; et al. A comparison of the relative efficacies of four hand and rotatory instrumentation techniques during endodontic retreatment. Int Endod J. v.33, p.3616, 2000. KOSTI, E. et al. Ex vivo study of the eficacy of H-files and Rotary Ni-Ti instruments to remove gutta-percha and four types of sealer. Int Endod J. v.39, p.48-54, 2006. LAMBRIANIDIS, T. Risk Management in root canal treatment. Scieece: University Studio Ress., 2001. p. 270-3.

81 LEONARDO, M. R. Endodontia: Tratamento de canais radiculares. Volume 2. So Paulo: Artes Mdicas, 2005. LEONARDO, M. R.; LEAL, J. M.. Endodontia: Tratamento de canais radiculares. So Paulo: Panamericana, 1998. p.228-241. LEONARDO, M. R. et al. Endodontia: Tratamento de canais radiculares. So Paulo: Panamericana, 2003. p.126-68. LOPES, H.P. et al. Endodontia. So Paulo: [s.n.], 1998. p. 273-318. LOPES, H.P.; GAHYVA, S.M.M. Retratamento endodntico: avaliao da quantidade apical de resduos de material obturador aps a reinstrumentao. RGO. v.40, p.181-4, 1992. LU, D.P. Alternative method for removing gutta-percha from canals. N Y State Dent J, v.60. p.31-3, 1994. MAGALHES, B. S. et al. Dissolving efficacy of some organic solvents on guttapercha=Eficcia dissolvente de alguns solvents orgnicos sobre a gutta-percha. Braz Oral Res. v.21, n.4, 2007. MANDEL, E.; FRIEDMAN, S.Advances in endodontic retreatment. Alpha Omegan. v.90, p.47-55, 1997. MARTOS, J. et al. Dissolving efficacy of organic solvents on root canal sealers. Clin Oral Invest. v.10, n.1, p.50-4, 2006. MASIERO, A.V.; BARLETTA, F.B. Effectiveness of different techniques for removing gutta-percha during retreatment. Int Endod J. v.38, p.2-7, 2005. MATCHOU, P.; FRIEDMAN, S. Endodontic retreatment: a rational approach to root canal reinstrumentation. J Endod. v.18, p. NOBORU, I. Fatores de sucesso em Endodontia: anlise retrospectiva de 2000 casos clnicos. 2000. 86f. Dissertao (mestrado em clnica odontolgica, rea de Endodontia) Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade de Compinas, Piracicaba, 2000.

82 PAIVA, J.M.; ANTONIAZZI, J.H. Endodontia: bases para a prtica clnica. So Paulo: Editora artes Mdicas, 1998. PCORA, J.D. et al. Apresentao de um leo essencial, obtido de Citrus aurantium, eficaz na desintegrao do cimento de xido de zinco-eugenol do inteiror do canal radicular. Odonto. v.1, n.5, p.130-2, 1992. PCORA, J.D.; SPNO, J.C.E.; BARBIN, E.L. In vitro study on the softening of guttapercha cones in endodontic retreatment. Braz Dent J. v.4, n.1, p.43-7, 1993. RICH MOUNCE, D.D.S. Current concepts in gutta-percha removal in endodontic retreatment. N Y State Dent J. v.70, n.7, p.32-5, aug.sep. 2004. SAAD, A. Y. et al. Efficacy of two rotary NiTi instruments in the removal of guttapercha during root canal retreatment. JOE. v.33, p.38-41, 2007. SAE-LIM, V. et al. Effectiveness of Profile .04 taper rotator instruments in endodontic retreatment. J Endod. v.26, p.100-4, 2000. SANTOS, M. Anlise comparative in vitro da eficincia na desobturao dos canais radiculares entre a tcnica manual e ultrassnica. 1990. Dissertao (mestrado em Endodontia). Faculdade de Odontologia de Universidade de So Paulo, So Paulo, 1990. SCHFER, E.; ERLER, M.; DAMMASCHKE, T. Comparative study on the shaping ability and cleaning efficiency of rotary Mtwo instruments. Part 1. Shaping in simulated curved canals. Int Endod J. v.39, p.196-202, 2006. SCHFER, E.; ZANDBIGLARI, T. Solubility of root-canal sealers in water and artificial saliva. Int Endod J. v.36, n.10, p.660-9, oct. 2003. SCHFER, E.; VLASSIS, M. Comparative investigation of two rotator nickel-titanium instruments: ProTaper versus Race. Part 1. Shaping ability in simulated curved canals. Int Endod J. v.37, p.229-38, 2004. SCHIRRMEISTER, J. F. et al. Efficacy of different Rotary instruments for guttapercha removal in root canal retreatment. JOE. v.32, n.5, p.469-72, 2006a.

83 SCHIRRMEISTER, J. F. et al. Effectiveness of a hand file and three nickel-titanium rotary instruments for removing gutta-percha in curved root canals during retreatment. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. v.1001, n.4, p.542-47, 2006b. SELTZER, S.; NAIRDOF, I.J. Flare-ups in endodontics. Etiological factors. J Endod. v.11, p.472-8, 1985. SOUZA, S.M.G.; BRAMANTE, C.M. Anlise comparativa in vitro da desobturao dos canais radiculares utilizando o Canal Finder associado ao uso de solventes. Ver Bras Odontol. v.51, p.2-7, 1994. SPANBERG, L.; ENGSTRON, B.; LANGELAND, K. Biologic effects of dental materials. 3. Toxicity and antimicrobial effect of endodontic antiseptics in vitro. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. v. 36, p.856-71, 1973. SPNO, J.C.E. et al. Eficcia dos leos essenciais na desobturao dos canais radiculares. ROBRAC. v.5, n.14, p.25-8, 1995. STABHOLZ, A.; FRIEDMAN, S. Endodontic retreatment case selection and technique. Part 2: Treatment planning for retreatment. J Endod. v.14, n.12, p.60714, 1998. TAMSE, A. et al. Gutta-percha solvents a comparative study. J Endod. v.12, p.337-9, 1989. TANOMARU FILHO, M. et al. Avaliao radiogrfica in vitro da capacidade de limpeza de tcnicas de retratamento endodntico. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. v. 85, n.1, p.86-93,1998.

TANOMARU FILHO, M.; JORGE, E. G.; TANOMARU, J. M. G. Capacidade de ao solvente do eucaliptol e xilol sobre diferentes cimentos endodnticos = Solvent capacity of eucalyptol and xilol on differetn endodontic sealers. Cien Odontol Bras. v.9, n.3, p.60-65, jul.set. 2006. TASDEMIR, T.; et al. Efficacy of three rotator NiTi instruments in removing guttapercha from root canals. Int Endod J. v.41, p.191-6, 2008.

84 THOMPSON, A.S.; DUMMER, P.M.H. Shaping ability of Quantec Series 2000 rotatory nickel-titanium instruments in simulated root canals. Int Endod J. v.31, p.259-67, 1998. VALOIS, C. R. A. et al. Effectiveness of the Profile.04 Taper Series 29 files in removal of gutta-percha root fillings during curved root canal retreatment. Braz Dent J. v.12, n.2, p95-99, 2001.

VALOIS, C.R. A; COSTA JR, E.D. Eficincia das limas ProFile taper.04 srie 29 no retratamento endodntico dos canais radiculares curvos. J Bras Endod. Curitiba, v.4, n.13, p.111-16, abr.jun. 2003.

WALIA, H.; BRANTLEY, W.A.; GERSTEIN, H. An initial investigation of bending and torcional properties of niti root canal files. J Endod. n.14, p.346-51, 1988. WILCOX, L.R. et al. Endodontic retreatment: evaluation of gutta-percha and sealer removal and canal reinstrumentation. J Endod. v.13, p.453-7, 1987. WILCOX, L.R. Endodontic retreatment: ultrasonics and chloroform as the final step in reinstrumentation. J Endod. v.15, p.125-8, 1989. WOLFSON, E.M.; SELTZER, S. Reaction of rat connective tissue to some gutta percha formulations. J Endod. v.1, p.395-402, 1975. WOLCOTT, J.; HIMEL, V.T. Torsional properties of nickel-titanium versus stainless steel endodontic files. J Endod. v.23, p.217-20, 1997. WOURMS, T.J. et al. Alternative solvents to chloroform for gutta-percha removal. J Endod. v.16, p.224-6, 1990. ZACCARO SCELZA, M. et al. Comparative SEM evaluation of three solvents used in endodontic retreatment: an ex vivo study. J Appl Oral Sci. v.16, n.1, jan/fev. 2008. ZAKARIASEN, K.L.; BRAYTON, S.M.; COLLINSON, D.M. Efficient and effective root canal retreatment without chloroform. J Can Dent Assoc. v.56, p.509-12, 1990.

S-ar putea să vă placă și