Sunteți pe pagina 1din 16

CT-e em Contingncia: Procedimentos

Contingncia no Estado do Mato Grosso onde obrigatrio o CT-e


http://www.sefaz.mt.gov.br/ A Sefaz do Estado do Mato Grosso, informa aos transportadores de carga que, a partir de 01/08/2010, estar em produo (disponvel), o Sistema de Contingncia do Conhecimento de Transporte eletrnico (CTe), conforme disposto nos pargrafos 13 e 14 do Artigo 198-C do Regulamento do ICMS. A Contingncia do CTe est disponvel no Sistema de Informaes de Notas Fiscais de Sada e de Outros Documentos Fiscais. Art. 198-C O Conhecimento de Transporte Eletrnico - CT-e, modelo 57, ser utilizado pelos contribuintes do ICMS em substituio aos seguintes documentos: (cf. clusula primeira do Ajuste SINIEF 09/2007) I Conhecimento de Transporte Rodovirio de Cargas, modelo 8; II Conhecimento de Transporte Aquavirio de Cargas, modelo 9; III Conhecimento Areo, modelo 10; IV Conhecimento de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 11; V Nota Fiscal de Servio de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 27; VI Nota Fiscal de Servio de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas. 1 Considera-se Conhecimento de Transporte Eletrnico CT-e o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existncia apenas digital, com o intuito de documentar prestaes de servio de transporte de cargas, cuja validade jurdica garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorizao de uso, concedida, antes da ocorrncia do fato gerador, pela administrao tributria da unidade federada do contribuinte ou deste Estado. ...................... 13 Em carter excepcional, desde que atendida a condio exigida no pargrafo seguinte, fica autorizada a utilizao dos documentos fiscais arrolados nos incisos do caput deste artigo, quando, por problemas tcnicos, no for possvel a transmisso do CT-e Secretaria de Estado de Fazenda ou no houver resposta solicitao de Autorizao de Uso de NF-e. (efeitos a partir de 1 de outubro de 2009) 14 A autorizao prevista no pargrafo anterior fica condicionada ao registro do documento fiscal no Sistema de Informaes de Notas Fiscais de Sada e de Outros Documentos Fiscais, em consonncia com o disposto nos artigos 216-L a 216-W deste regulamento. (efeitos a partir de 1 de janeiro de 2010.

Do Sistema de Informaes de Notas Fiscais de Sada e de Outros Documentos Fiscais


Art. 216-L Fica institudo, no Estado de Mato Grosso, o Sistema de Informaes de Notas Fiscais de Sada e de Outros Documentos Fiscais, mantido no mbito da Secretaria de Estado de Fazenda, com a finalidade de controlar, eletronicamente, operaes de sada de mercadorias em conformidade com o estatudo neste regulamento. (efeitos a partir de 21 de agosto de 2009) 1 Podero, tambm, ser controladas pelo Sistema a que se refere o caput, operaes de entrada e prestaes de servios, nas hipteses arroladas neste regulamento. 2 O Sistema mencionado no caput poder ser acessado pelo contribuinte na Internet, no stio da Secretaria de Estado de Fazenda, www.sefaz.mt.gov.br.

Art. 216-M ... 1 Ficam dispensados da observncia do disposto neste artigo: I os remetentes de bem ou mercadoria ou os prestadores de servio que estiverem obrigados emisso da Nota Fiscal Eletrnica NF-e ou do Conhecimento de Transporte Eletrnico CT-e, nos termos deste regulamento;(efeitos a partir de 21 de agosto de 2009) Art. 216-N Nas hipteses arroladas no artigo 216-M, para comprovao da insero dos dados no Sistema de Informaes de Notas Fiscais de Sada e de Outros Documentos Fiscais, ser gerado, automaticamente, o Comprovante de Registro de Informaes de Notas Fiscais/Documentos Fiscais, que dever ser impresso pelo contribuinte para acompanhar o trnsito da mercadoria, dentro do territrio do Estado. (efeitos a partir de 1 de setembro de 2009) 1 O Comprovante referido no pargrafo anterior dever ser apresentado pelo condutor do veculo utilizado no transporte da mercadoria, juntamente com os correspondentes documentos fiscais e de arrecadao, se exigido o imposto a cada operao ou prestao, em todos os Postos Fiscais, fixos ou mveis, em funcionamento no trajeto estadual, para as verificaes pertinentes e, quando for o caso, procedimentos de baixa, conforme previsto no artigo 216-O. 2 Todas as informaes exaradas em cada documento fiscal devero constar do mesmo Comprovante de Registro de Informaes de Notas Fiscais/Documentos Fiscais, ficando aquele vinculado a este. 3 Cada Comprovante de Registro de Informaes de Notas Fiscais/Documentos Fiscais poder corresponder a mais de um documento fiscal, desde que todos tenham o mesmo destinatrio ou o mesmo tomador do servio. 4 Caso seja utilizado um nico documento de arrecadao para quitao do ICMS referente a vrias Notas Fiscais, as mercadorias, obrigatoriamente, sero transportadas de uma s vez ou em comboio, hipteses em que obrigatria a gerao de nico Comprovante de Registro de Informaes de Notas Fiscais/Documentos Fiscais relativo a cada documento de arrecadao, e vice-versa. 5 A impresso do Comprovante de Registro de Informaes de Notas

Fiscais/Documentos Fiscais dever ser efetuada mediante a utilizao de impressora a laser. Art. 216-U Em relao s hipteses de obrigatoriedade referidas no inciso IX do artigo 216-M, sero observadas as disposies especficas previstas nos preceitos ou nos atos que as instituram, aplicando-se, ainda, subsidiariamente, as regras gerais constantes deste captulo, para operaes ou prestaes correlatas. (efeitos a partir de 1 de setembro de 2009) Para acessar o sistema, que esta localizado nas abas Contabilista e Contribuinte do portal do SEFAZ MT, necessria utilizao de senha. Assim, importante que o contribuinte verifique com seu contabilista se sua empresa j possui esse acesso.

Resumo: No Estado do Mato Grosso, o envio do CT-e em contingncia, ser da seguinte forma: 1. Emisso do Conhecimento de Transporte (modelos: 8,9,10,11,27 e 7 quando usado em transporte de carga); 2. Registro do Conhecimento de Transporte no Sistema de Informaes de Notas Fiscais de Sada e de Outros Documentos Fiscais no Portal do SEFAZ MT (mediante registro prvio); 3. Emitir o Comprovante de Registro de Informaes de Notas Fiscais/Documentos Fiscais, que dever ser impresso pelo contribuinte para acompanhar o trnsito da mercadoria, dentro do territrio do Estado.

Contingncia no Estado do Paran


NORMA DE PROCEDIMENTO FISCAL N 037/2010 Publicado no DOE 8221 de 14.05.10 O DIRETOR DA COORDENAO DA RECEITA DO ESTADO, no uso das atribuies que lhe confere o inciso X do art. 9 do Regimento da CRE, aprovado pela Resoluo SEFA n. 88, de 15 de agosto de 2005, resolve expedir a seguinte Norma de Procedimento Fiscal: SMULA Dispe sobre o processo de credenciamento para emisso de Conhecimento de Transporte eletrnico CT-e. 4.2.3.Ao estabelecimento que se tornar autorizado a emitir CT-e por adeso voluntria fica vedada a emisso dos documentos discriminados nos incisos do artigo 33 do Anexo IX do RICMS. http://www.legislacaotributaria.pr.gov.br/sefacre/lpext.dll?f=templates&fn=mainj.htm Art. 33. O Conhecimento de Transporte Eletrnico - CT-e, modelo 57, poder ser utilizado pelos contribuintes do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre a Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS em substituio aos seguintes documentos (Ajuste SINIEF 9/07): I - Conhecimento de Transporte Rodovirio de Cargas, modelo 8; II - Conhecimento de Transporte Aquavirio de Cargas, modelo 9; III - Conhecimento Areo, modelo 10; IV - Conhecimento de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 11; V - Nota Fiscal de Servio de Transporte Ferrovirio de Cargas, modelo 27; VI - Nota Fiscal de Servio de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas. 1 Considera-se Conhecimento de Transporte Eletrnico - CT-e o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existncia apenas digital, com o intuito de documentar prestaes de servio de transporte de cargas, cuja validade jurdica garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorizao de uso de que trata o inciso III do art. 40 deste Anexo. 2 O documento de que trata o caput tambm poder ser utilizado na prestao de servio de transporte de cargas efetuada por meio de dutos. 3 A obrigatoriedade da utilizao do CT-e ser fixada por Protocolo ICMS, que ser dispensado na hiptese de contribuinte que possui inscrio em uma nica unidade federada.

4 NPF regulamentar a obrigatoriedade de que trata o 3, podendo utilizar critrios relacionados receita de vendas e servios dos contribuintes, atividade econmica ou natureza da operao por eles exercida.

RICMS - Aprovado pelo Decreto n. 1.980 de 21.12.2007, atualizado at o Decreto n. 8.179, de 1.09.2010
Art. 45. Quando em decorrncia de problemas tcnicos no for possvel ao emitente transmitir o CT-e para o fisco, ou obter resposta solicitao de Autorizao de Uso do CT-e, o contribuinte dever gerar novo arquivo, conforme definido em Ato COTEPE, informando que o respectivo CT-e foi emitido em contingncia e adotar uma das seguintes medidas (Ajuste SINIEF 4/09): I - transmitir Declarao Prvia de Emisso em Contingncia - DPEC (CT-e), para a Receita Federal do Brasil, nos termos do art. 46 deste Anexo; II - imprimir o DACTE em formulrio de segurana (FS), observado o disposto no art. 53 deste Anexo; III - imprimir o DACTE em formulrio de segurana para Impresso de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrnico (FS-DA), observado o disposto no Captulo II deste Anexo; IV - transmitir o CT-e para outra unidade federada, na hiptese do 2 do art. 39 deste Anexo. 1 Na hiptese do inciso I, o DACTE dever ser impresso em no mnimo trs vias, constando no corpo a expresso DACTE impresso em contingncia - DPEC regularmente recebida pela Receita Federal do Brasil, tendo a seguinte destinao: I - acompanhar o trnsito de cargas; II - ser mantida em arquivo pelo emitente no prazo estabelecido no pargrafo nico do art. 111 deste Regulamento; III - ser mantida em arquivo pelo tomador no prazo estabelecido no pargrafo nico do art. 111 deste Regulamento. 2 Presume-se inbil o DACTE impresso nos termos do 1, quando no houver a regular recepo da DPEC pela Receita Federal do Brasil, nos termos do art. 46 deste Anexo. 3 Na hiptese dos incisos II ou III do caput, o FS ou o FS-DA dever ser utilizado para impresso de no mnimo trs vias do DACTE, constando no corpo a expresso DACTE em contingncia - impresso em decorrncia de problemas tcnicos, tendo a seguinte destinao: I - acompanhar o trnsito de cargas; II - ser mantida em arquivo pelo emitente no prazo estabelecido no pargrafo nico do art. 111 deste Regulamento; III - ser mantida em arquivo pelo tomador no prazo estabelecido no pargrafo nico do art. 111 deste Regulamento. 4 Nas hipteses dos incisos I, II ou III do caput, fica dispensada a impresso da 3 via caso o tomador do servio seja o destinatrio da carga, que dever manter a via que acompanhou o trnsito. 5 Nas hipteses dos incisos II e III do caput, fica dispensado o uso do FS ou do FS-DA para a impresso de vias adicionais do DACTE. 6 Na hiptese dos incisos I, II ou III do caput, imediatamente aps a cessao dos problemas tcnicos que impediram a transmisso ou recepo do retorno da autorizao do CT-e, e at o prazo limite definido em Ato COTEPE, contado

a partir da emisso do CT-e de que trata o 13, o emitente dever transmitir ao fisco os CT-e gerados em contingncia. 7 Se o CT-e transmitido nos termos do 6 vier a ser rejeitado, o contribuinte dever: I - gerar novamente o arquivo com a mesma numerao e srie, sanando a irregularidade desde que no se altere: a) as variveis que determinam o valor do imposto tais como: base de clculo, alquota, diferena de preo, quantidade, valor da operao ou da prestao; b) a correo de dados cadastrais que implique mudana do emitente, tomador, remetente ou do destinatrio; c) a data de emisso ou de sada; II - solicitar Autorizao de Uso do CT-e; III - imprimir o DACTE correspondente ao CT-e autorizado, no mesmo tipo de papel utilizado para imprimir o DACTE original, caso a gerao saneadora da irregularidade do CT-e tenha promovido alguma alterao no DACTE; IV - providenciar, junto ao tomador, a entrega do CT-e autorizado, bem como do novo DACTE impresso nos termos do inciso III deste pargrafo, caso a gerao saneadora da irregularidade do CT-e tenha promovido alguma alterao no DACTE. 8 O tomador dever manter em arquivo pelo prazo estabelecido no pargrafo nico do art. 111 deste Regulamento, junto via mencionada no inciso III do 1 ou no inciso III do 3, a via do DACTE recebida nos termos do inciso IV do 7. 9 Se decorrido o prazo limite de transmisso do CT-e, referido no 6, o tomador no puder confirmar a existncia da Autorizao de Uso do CT-e correspondente, dever comunicar o fato ao fisco dentro do prazo de trinta dias. 10. Na hiptese prevista no inciso IV do caput, o fisco poder autorizar o CT-e utilizando-se da infra-estrutura tecnolgica de outra unidade federada. 11. O contribuinte dever registrar a ocorrncia de problema tcnico, conforme definido em Ato COTEPE. 12. Considera-se emitido o CT-e: I - na hiptese do inciso I do caput, no momento da regular recepo da DPEC pela Receita Federal do Brasil; II - na hiptese dos incisos II e III do caput, no momento da impresso do respectivo DACTE em contingncia. 13. Em relao ao CT-e transmitido antes da contingncia e pendente de retorno, o emitente dever, aps a cessao do problema: I - solicitar o cancelamento, nos termos do art. 47 deste Anexo, do CT-e que retornar com autorizao de uso e cuja prestao de servio no se efetivou ou que for documentada por CT-e emitido em contingncia; II - solicitar a inutilizao, nos termos do art. 48 deste Anexo, da numerao do CT-e que no for autorizado nem denegado. 14. As seguintes informaes faro parte do arquivo do CT-e (Ajuste SINIEF 13/09): I - o motivo da entrada em contingncia; II - a data, hora com minutos e segundos do seu incio; III - dentre as medidas propostas nos incisos do caput, qual foi a utilizada. Art. 46. A Declarao Prvia de Emisso em Contingncia - DPEC (CT-e) dever ser gerada com base em leiaute estabelecido em Ato COTEPE, observadas as seguintes formalidades (Ajuste SINIEF 4/09): I - o arquivo digital da DPEC dever ser elaborado no padro XML (Extended Markup Language); II - a transmisso do arquivo digital da DPEC dever ser efetuada via internet;

III - a DPEC dever ser assinada pelo emitente com assinatura digital certificada por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte, a fim de garantir a autoria do documento digital. 1 O arquivo da DPEC dever conter, no mnimo, as seguintes informaes: I - identificao do emitente; II - informaes dos CT-e emitidos, contendo, para cada CT-e: a) chave de acesso; b) CNPJ ou CPF do destinatrio ou recebedor; c) unidade federada de localizao do destinatrio ou recebedor; d) valor do CT-e; e) valor do ICMS da prestao do servio; f) valor do ICMS retido por substituio tributria da prestao do servio. 2 Recebida a transmisso do arquivo da DPEC, a Receita Federal do Brasil analisar: I - o credenciamento do emitente, para emisso de CT-e; II - a autoria da assinatura do arquivo digital da DPEC; III - a integridade do arquivo digital da DPEC; IV - a observncia ao leiaute do arquivo estabelecido em Ato COTEPE; V - outras validaes previstas em Ato COTEPE. 3 Do resultado da anlise, a Receita Federal do Brasil cientificar o emitente: I - da rejeio do arquivo da DPEC, em virtude de: a) falha na recepo ou no processamento do arquivo; b) falha no reconhecimento da autoria ou da integridade do arquivo digital; c) remetente no credenciado para emisso do CT-e; d) duplicidade de nmero do CT-e; e) falhas no preenchimento ou no leiaute do arquivo da DPEC; II - da regular recepo do arquivo da DPEC. 4 A cientificao de que trata o 3 deste artigo ser efetuada via internet, contendo o motivo da rejeio na hiptese do seu inciso I ou o arquivo da DPEC, nmero do recibo, data, hora e minuto da recepo, bem como assinatura digital da Receita Federal do Brasil, na hiptese do seu inciso II. 5 Presume-se emitido o CT-e referido na DPEC, quando de sua regular recepo pela Receita Federal do Brasil. Art. 53. Nas hipteses de utilizao de formulrio de segurana para a impresso de DACTE previstas neste Captulo: I - as caractersticas do formulrio de segurana devero atender ao disposto no art. 236 deste Regulamento; II - devero ser observadas, no que couber, as disposies do art. 236 deste Regulamento para a aquisio do formulrio de segurana, dispensando-se a exigncia de Regime Especial. 1 Fica vedada a utilizao de formulrio de segurana adquirido na forma deste artigo para outra destinao que no a prevista no caput. 2 O fabricante do formulrio de segurana de que trata o caput dever observar as disposies do art. 236 deste Regulamento, no que couber. Art. 56. Nos casos em que a emisso do CT-e for obrigatria, o tomador do servio dever exigir sua emisso, vedada a aceitao de qualquer outro documento em sua substituio, exceto nos casos previstos em NPF.

Resumo: No Estado do Paran, o envio do CT-e em contingncia ser da seguinte forma: 1. Gerar novo arquivo, informando que o respectivo CT-e foi emitido em contingncia e adotar uma das seguintes medidas: 2. Transmitir Declarao Prvia de Emisso em Contingncia - DPEC (CT-e), para a Receita Federal do Brasil, nos termos do art. 46 deste Anexo; 3. Imprimir o DACTE em formulrio de segurana (FS); 4. Imprimir o DACTE em formulrio de segurana para Impresso de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrnico (FS-DA); 5. Transmitir o CT-e para outra unidade federada,(na hiptese do 2 do art. 39 deste Anexo).

Demais Estados
Segundo o Manual de Integrao Contribuinte Verso 1.0.3 de - 04/08/09
http://www.cte.fazenda.gov.br//docs/Manual_CTe_v1.03.pdf A qualquer momento as empresas podero verificar o desempenho do servio de processamento dos lotes, verificando o tempo mdio de resposta do servio nos ltimos 5 minutos. A empresa poder optar por entrar em contingncia, ou seja, emitir o DANFE em formulrio de segurana, caso julgue que o tempo de resposta no seja aceitvel. Durante a fase do piloto, exclusivamente em casos de contingncia do Portal da Secretaria de Fazenda Estadual, as empresas emitiro os Conhecimentos de Transporte em formulrio contnuo, no sendo necessria a transmisso do arquivo do CT-e aps o trmino da contingncia. Para identificar o status operacional do Portal da Secretaria de Fazenda Estadual, ser utilizado o Web Service cteStatusServico. Para tempo de resposta, informado pela SEFAZ no retorno da consulta de Status, superior a 3 (trs) minutos ou ausncia de retorno, caber Empresa decidir pela utilizao do processo de contingncia definido no pargrafo anterior. Tambm atravs deste mtodo a Empresa dever identificar a sada do estado de contingncia. Antes de entrar em contingncia a Empresa tambm dever verificar o status operacional de sua rede interna.

Ajustes SINIEF, que regulamentam a emisso do CT-e em contingncia.

AJUSTE SINIEF 4, DE 3 DE ABRIL DE 2009


Publicao no DOU de 08.04.09, pelo Despacho 58/09. Altera o Ajuste SINIEF 09/07, que institui o Conhecimento de Transporte Eletrnico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrnico. O Conselho Nacional de Poltica Fazendria - CONFAZ e a Secretaria da Receita Federal do Brasil, na 133 reunio ordinria do Conselho Nacional de Poltica Fazendria, realizada em Teresina, PI, no dia 3 de abril de 2009, tendo em vista o disposto no art. 199 do Cdigo Tributrio Nacional (Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966), resolvem celebrar o seguinte A J U S T E Clusula dcima terceira Quando em decorrncia de problemas tcnicos no for possvel transmitir o CT-e para a unidade federada do emitente, ou obter resposta solicitao de Autorizao de Uso do CT-e, o contribuinte dever gerar novo arquivo, conforme definido em Ato COTEPE, informando que o respectivo CT-e foi emitido em contingncia e adotar uma das seguintes medidas: I - transmitir Declarao Prvia de Emisso em Contingncia - DPEC (CT-e), para a Receita Federal do Brasil, nos termos da clusula dcima terceira-A; II - imprimir o DACTE em Formulrio de Segurana (FS), observado o disposto na clusula vigsima; III - imprimir o DACTE em Formulrio de Segurana para Impresso de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrnico (FS-DA), observado o disposto em Convnio ICMS. IV - transmitir o CT-e para outra unidade federada. 1 Na hiptese do inciso I do caput, o DACTE dever ser impresso em no mnimo trs vias, constando no corpo a expresso DACTE impresso em contingncia - DPEC regularmente recebida pela Receita Federal do Brasil, tendo a seguinte destinao: I - acompanhar o trnsito de cargas; II - ser mantida em arquivo pelo emitente no prazo estabelecido na legislao tributria para a guarda dos documentos fiscais; III - ser mantida em arquivo pelo tomador no prazo estabelecido na legislao tributria para a guarda de documentos fiscais. 2 Presume-se inbil o DACTE impresso nos termos do 1, quando no houver a regular recepo da DPEC pela Receita Federal do Brasil, nos termos da clusula dcima terceira-A. 3 Na hiptese dos incisos II ou III do caput, o Formulrio de Segurana ou Formulrio de Segurana para Impresso de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrnico (FS-DA) dever ser utilizado para impresso de no mnimo trs vias do DACTE, constando no corpo a expresso DACTE em Contingncia - impresso em decorrncia de problemas tcnicos, tendo a seguinte destinao: I - acompanhar o trnsito de cargas;

II - ser mantida em arquivo pelo emitente pelo prazo estabelecido na legislao tributria para a guarda dos documentos fiscais; III - ser mantida em arquivo pelo tomador pelo prazo estabelecido na legislao tributria para a guarda de documentos fiscais; 4 Nas hipteses dos incisos I, II e III do caput, fica dispensada a impresso da 3 via caso o tomador do servio seja o destinatrio da carga, devendo o tomador manter a via que acompanhou o trnsito da carga. 5 Nas hipteses dos incisos II e III do caput, fica dispensado o uso do Formulrio de Segurana ou Formulrio de Segurana para Impresso de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrnico (FS-DA) para a impresso de vias adicionais do DACTE. 6 Na hiptese dos incisos I, II ou III do caput, imediatamente aps a cessao dos problemas tcnicos que impediram a transmisso ou recepo do retorno da autorizao do CT-e, e at o prazo limite definido em Ato COTEPE, contado a partir da emisso do CT-e de que trata o 13, o emitente dever transmitir administrao tributria de sua vinculao os CT-e gerados em contingncia. 7 Se o CT-e transmitido nos termos do 6 vier a ser rejeitado pela administrao tributria, o contribuinte dever: I - gerar novamente o arquivo com a mesma numerao e srie, sanando a irregularidade desde que no se altere: a) as variveis que determinam o valor do imposto tais como: base de clculo, alquota, diferena de preo, quantidade, valor da operao ou da prestao; b) a correo de dados cadastrais que implique mudana do emitente, tomador, remetente ou do destinatrio; c) a data de emisso ou de sada; II - solicitar Autorizao de Uso do CT-e; III - imprimir o DACTE correspondente ao CT-e autorizado, no mesmo tipo de papel utilizado para imprimir o DACTE original, caso a gerao saneadora da irregularidade do CT-e tenha promovido alguma alterao no DACTE. IV - providenciar, junto ao tomador, a entrega do CT-e autorizado bem como do novo DACTE impresso nos termos do inciso III, caso a gerao saneadora da irregularidade do CT-e tenha promovido alguma alterao no DACTE. 8 O tomador dever manter em arquivo pelo prazo decadencial estabelecido pela legislao tributria junto via mencionada no inciso III do 1 ou no inciso III do 3, a via do DACTE recebida nos termos do inciso IV do 7. 9 Se decorrido o prazo limite de transmisso do CT-e, referido no 6, o tomador no puder confirmar a existncia da Autorizao de Uso do CT-e correspondente, dever comunicar o fato administrao tributaria do seu domiclio dentro do prazo de 30 (trinta) dias. 10. Na hiptese prevista no inciso IV do caput, a administrao tributria da unidade federada emitente poder autorizar o CT-e utilizando-se da infra-estrutura tecnolgica da de outra unidade federada. 11. Aps a concesso da Autorizao de Uso do CT-e, conforme disposto no 10, a unidade federada cuja infra-estrutura foi utilizada dever transmitir o CT-e para a unidade federada do emitente, sem prejuzo do disposto no 3 da clusula stima. 12. O contribuinte dever registrar a ocorrncia de problema tcnico, conforme definido em Ato COTEPE. 13. Considera-se emitido o CT-e:

I - na hiptese do inciso I do caput, no momento da regular recepo da DPEC pela Receita Federal do Brasil; II - na hiptese dos incisos II e III do caput, no momento da impresso do respectivo DACTE em contingncia. 14. Em relao ao CT-e transmitido antes da contingncia e pendente de retorno, o emitente dever, aps a cessao do problema: I - solicitar o cancelamento, nos termos da clusula dcima quarta, do CT-e que retornar com Autorizao de Uso e cuja prestao de servio no se efetivaram ou que for acobertada por CT-e emitido em contingncia; II - solicitar a inutilizao, nos termos da clusula dcima quinta, da numerao do CT-e que no for autorizado nem denegado.; VI - o caput da clusula dcima quarta: Clusula dcima quarta Aps a concesso de Autorizao de Uso do CT-e, de que trata o inciso III da clusula oitava, o emitente poder solicitar o cancelamento do CT-e, no prazo definido em Ato COTEPE, desde que no tenha iniciado a prestao de servio de transporte, observadas as demais normas da legislao pertinente.; VII - o 3 da clusula dcima quarta: 3 O Pedido de Cancelamento de CT-e dever ser assinado pelo emitente com assinatura digital certificada por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte, a fim de garantir a autoria do documento digital.; VIII - o 1 da clusula dcima quinta: 1 O Pedido de Inutilizao de Nmero do CT-e dever atender ao leiaute estabelecido em Ato COTEPE e ser assinado pelo emitente com assinatura digital certificada por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o n do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte, a fim de garantir a autoria do documento digital.; IX - o caput da clusula dcima sexta: Clusula dcima sexta Aps a concesso da Autorizao de Uso do CTe, de que trata o inciso III da clusula oitava, o emitente poder sanar erros em campos especficos do CT-e, observado o disposto no artigo 58-B do Convnio SINIEF n 06/89, por meio de Carta de Correo Eletrnica - CC-e, transmitida administrao tributria da unidade federada do emitente;; X - o 1 da clusula dcima sexta: 1 A Carta de Correo Eletrnica - CC-e dever atender ao leiaute estabelecido em Ato COTEPE e ser assinada pelo emitente com assinatura digital certificada por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o n do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte, a fim de garantir a autoria do documento digital.; XI - a clusula dcima stima: Clusula dcima stima Para a anulao de valores relativos prestao de servio de transporte de cargas, em virtude de erro devidamente comprovado como exigido em cada unidade federada, e desde que no descaracterize a prestao, dever ser observado: I - na hiptese do tomador de servio ser contribuinte do ICMS: a) o tomador dever emitir documento fiscal prprio, pelos valores totais do servio e do tributo, consignando como natureza da operao "Anulao de valor relativo aquisio de servio de transporte",

informando o nmero do CT-e emitido com erro, os valores anulados e o motivo, podendo consolidar as informaes de um mesmo perodo de apurao em um nico documento fiscal, devendo a primeira via do documento ser enviada ao transportador; b) aps receber o documento referido na alnea "a", o transportador dever emitir um CT-e substituto, referenciando o CT-e emitido com erro e consignando a expresso "Este documento substitui o CT-e nmero e data em virtude de (especificar o motivo do erro)"; II - na hiptese de tomador de servio no ser contribuinte do ICMS: a) o tomador dever emitir declarao mencionando o nmero e data de emisso do CT-e emitido com erro, bem como o motivo do erro, podendo consolidar as informaes de um mesmo perodo de apurao em uma ou mais declaraes; b) aps receber o documento referido na alnea "a", o transportador dever emitir um CT-e de anulao para cada CT-e emitido com erro, referenciando-o, adotando os mesmos valores totais do servio e do tributo, consignando como natureza da operao "Anulao de valor relativo prestao de servio de transporte", informando o nmero do CT-e emitido com erro e o motivo; c) aps emitir o documento referido na alnea "b", o transportador dever emitir um CT-e substituto, referenciando o CT-e emitido com erro e consignando a expresso "Este documento substitui o CT-e nmero e data em virtude de (especificar o motivo do erro). 1 O transportador poder utilizar-se do eventual crdito decorrente do procedimento previsto nesta clusula somente aps a emisso do CT-e substituto, observada a legislao de cada unidade federada. 2 Na hiptese em que a legislao vedar o destaque do imposto pelo tomador contribuinte do ICMS, dever ser adotado o procedimento previsto no inciso II do caput, substituindo-se a declarao prevista na alinea a por documento fiscal emitido pelo tomador que dever indicar, no campo "Informaes Adicionais", a base de clculo, o imposto destacado e o nmero do CT-e emitido com erro. 3 O disposto nesta clusula no se aplica nas hipteses de erro passvel de correo mediante carta de correo ou emisso de documento fiscal complementar. 4 Para cada CT-e emitido com erro somente possvel a emisso de um CT-e de anulao e um substituto, que no podero ser cancelados; XII - a clusula dcima nona: Clusula dcima nona As unidades federadas envolvidas na prestao podero, mediante Protocolo ICMS, e observados padres estabelecidos em Ato COTEPE, exigir informaes pelo recebedor, destinatrio, tomador e transportador, da entrega das cargas constantes do CT-e, a saber: I - confirmao da entrega ou do recebimento da carga constantes do CT-e; II - confirmao de recebimento do CT-e, nos casos em que no houver carga documentada; III - declarao do no recebimento da carga constante no CT-e; IV - declarao de devoluo total ou parcial da carga constante no CTe. 1 A Informao de Recebimento, quando exigida, dever observar o prazo mximo estabelecido em Ato COTEPE. 2 A Informao de Recebimento ser efetivada via Internet. 3 A cientificao do resultado da Informao de Recebimento ser feita mediante arquivo, contendo, no mnimo, as Chaves de Acesso do

CT-e, a data e a hora do recebimento da solicitao pela administrao tributria da unidade federada do emitente, a confirmao ou declarao realizada, conforme o caso, e o nmero do recibo, podendo ser autenticado mediante assinatura digital gerada com certificao digital da administrao tributria ou outro mecanismo que garanta a sua recepo. 4 A administrao tributria da unidade federada do recebedor, destinatrio, tomador ou transportador dever transmitir para a Receita Federal do Brasil as Informaes de Recebimento dos CT-e. 5 A Receita Federal do Brasil disponibilizar acesso s Unidades Federadas do tomador, transportador, emitente e destinatrio, e para Superintendncia da Zona Franca de Manaus, quando for o caso, os arquivos de Informaes de Recebimento.. Clusula segunda Ficam acrescentados os seguintes dispositivos ao Ajuste SINIEF 9/07, de 25 de outubro de 2007: I - 1, 2 e 3 clusula stima: 1 A unidade federada que tiver interesse poder, mediante protocolo, estabelecer que a autorizao de uso ser concedida pela mesma, mediante a utilizao da infra-estrutura tecnolgica de outra unidade federada. 2 A unidade federada que tiver interesse poder, mediante protocolo, estabelecer que a autorizao de uso na condio de contingncia prevista no inciso IV da clusula dcima terceira ser concedida pela mesma, mediante a utilizao da infra-estrutura tecnolgica de outra unidade federada. 3 Nas situaes constante dos 1 e 2, a administrao tributria que autorizar o uso do CT-e dever observar as disposies constantes deste ajuste estabelecidas para a administrao tributria da unidade federada do contribuinte emitente; II - o 9 clusula oitava: 9 O emitente do CT-e dever encaminhar ou disponibilizar download do arquivo eletrnico do CT-e e seu respectivo protocolo de autorizao ao tomador do servio, observado leiaute e padres tcnicos definidos em Ato COTEPE. ; III - o 2 clusula nona, passando o pargrafo nico a denominar-se 1: 2 Na hiptese da administrao tributria da unidade federada do emitente realizar a transmisso prevista no caput por intermdio de webservice, ficar a Receita Federal do Brasil responsvel pelos procedimentos de que tratam os incisos II e III ou pela disponibilizao do acesso ao CT-e para as administraes tributrias que adotarem essa tecnologia. ; IV - o 3 clusula vigsima: 3 A partir de 1 de agosto de 2009, fica vedado a Administrao Tributria das unidades federadas autorizar Pedido de Aquisio de Formulrio de Segurana - PAFS, de que trata a clusula quinta do Convnio ICMS 58/95, de 30 de junho de 1995, quando os formulrios se destinarem impresso de DACTE, sendo permitido aos contribuintes utilizarem os formulrios cujo PAFS tenha sido autorizado antes desta data, at o final do estoque. ; V - a clusula dcima terceira-A: Clusula dcima terceira-A A Declarao Prvia de Emisso em Contingncia - DPEC (CT-e) dever ser gerada com base em leiaute estabelecido em Ato COTEPE, observadas as seguintes formalidades: I - o arquivo digital da DPEC dever ser elaborado no padro XML (Extended Markup Language);

II - a transmisso do arquivo digital da DPEC dever ser efetuada via internet; III - a DPEC dever ser assinada pelo emitente com assinatura digital certificada por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o n do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte, a fim de garantir a autoria do documento digital. 1 O arquivo da DPEC dever conter, no mnimo, as seguintes informaes: I - identificao do emitente; II - informaes dos CT-e emitidos, contendo, para cada CT-e: a) chave de Acesso; b) CNPJ ou CPF do destinatrio ou recebedor; c) unidade federada de localizao do destinatrio ou recebedor; d) valor do CT-e; e) valor do ICMS da prestao do servio; f) valor do ICMS retido por substituio tributria da prestao do servio. 2 Recebida a transmisso do arquivo da DPEC, a Receita Federal do Brasil analisar: I - o credenciamento do emitente, para emisso de CT-e; II - a autoria da assinatura do arquivo digital da DPEC; III - a integridade do arquivo digital da DPEC; IV - a observncia ao leiaute do arquivo estabelecido em Ato COTEPE; V - outras validaes previstas em Ato COTEPE. 3 Do resultado da anlise, a Receita Federal do Brasil cientificar o emitente: I - da rejeio do arquivo da DPEC, em virtude de: a) falha na recepo ou no processamento do arquivo; b) falha no reconhecimento da autoria ou da integridade do arquivo digital; c) remetente no credenciado para emisso do CT-e; d) duplicidade de nmero do CT-e; e) falhas no preenchimento ou no leiaute do arquivo da DPEC; II - da regular recepo do arquivo da DPEC. 4 A cientificao de que trata o 3 ser efetuada via internet, contendo o motivo da rejeio na hiptese do incisou I ou o arquivo da DPEC, nmero do recibo, data, hora e minuto da recepo, bem como assinatura digital da Receita Federal do Brasil, na hiptese do inciso II. 5 Presumem-se emitidos o CT-e referido na DPEC, quando de sua regular recepo pela Receita Federal do Brasil. 6 A Receita Federal do Brasil disponibilizar acesso s Unidades Federadas e Superintendncia da Zona Franca de Manaus aos arquivos da DPEC recebidas. 7 Em caso de rejeio do arquivo digital, o mesmo no ser arquivado na Receita Federal do Brasil para consulta. . Clusula terceira Fica revogado o 2 da clusula quarta do Ajuste SINIEF 9/07, de 25 de outubro de 2007. Clusula quarta Este ajuste entra em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio, produzindo efeitos a partir de 1 de maio de 2009.

AJUSTE SINIEF 13, DE 25 DE SETEMBRO DE 2009


Publicado no DOU de 29.09.09, pelo Despacho 348/09. Altera o Ajuste SINIEF 09/07, que institui o Conhecimento de Transporte Eletrnico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrnico. O Conselho Nacional de Poltica Fazendria - CONFAZ e o Secretrio da Receita Federal do Brasil, na 135 reunio ordinria do Conselho Nacional de Poltica Fazendria, realizada em So Luis, MA, no dia 25 de setembro de 2009, tendo em vista o disposto no art. 199 do Cdigo Tributrio Nacional (Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966), resolvem celebrar o seguinte A J U S T E Clusula primeira Fica acrescido o 15 clusula dcima terceira do Ajuste SINIEF 09/07, de 25 de outubro de 2007, com a seguinte redao: 15. As seguintes informaes faro parte do arquivo do CT-e: I - o motivo da entrada em contingncia; II - a data, hora com minutos e segundos do seu incio; III - identificar, dentre as alternativas do caput, qual foi a utilizada.. Clusula segunda Este ajuste entra em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio.

Resumo: Nos demais Estados, o envio do CT-e em contingncia ser da seguinte forma: 1. Gerar novo arquivo, informando que o respectivo CT-e foi emitido em contingncia e adotar uma das seguintes medidas: 2. Transmitir Declarao Prvia de Emisso em Contingncia - DPEC (CT-e), para a Receita Federal do Brasil; 3. Imprimir o DACTE em formulrio de segurana (FS), desde que autorizados at 31 de julho de 2009, at o final do estoque; 4. Imprimir o DACTE em formulrio de segurana para Impresso de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrnico (FS-DA); 5. Transmitir o CT-e para outra unidade federada, observando no disposto em Convnio ICMS.

S-ar putea să vă placă și