Sunteți pe pagina 1din 11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

Catecismo Menor de Martinho Lutero


por

Martinho Lutero
Este um pequeno catecismo escrito por Martinho Lutero em 1529. A inteno de Lutero atravs deste catecismo era dar uma introduo s crenas crists. Lutero o escreveu logo no incio da Reforma em resposta ignorncia que ele observou no povo alemo. Ele apresentado numa forma de perguntas e respostas. As respostas so curtas e diretas.

Primeira Parte: Os Dez Mandamentos


Primeiro Mandamento:
Eu sou o Senhor, seu Deus. Voc no deve ter outros deuses alm de mim. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de tudo.

Segundo Mandamento:
No abuse do nome do Senhor, seu Deus, porque o Senhor no considerar inocente quem abusar do seu nome. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, em seu nome no amaldioar, jurar, praticar a magia, mentir ou enganar; mas devemos pedir a sua ajuda em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

Terceiro Mandamento:
Santifique o dia de descanso. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, no desprezar a pregao e a sua palavra; mas devemos ter respeito por
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 1/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

ela, ouvi-la e estud-la com gosto.

Quarto Mandamento:
Honre o seu pai e a sua me. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, no desprezar nem irritar nossos pais e as pessoas que tm autoridade sobre ns; mas devemos honr-los, servir e obedecer-lhes, amar e quer-los bem.

Quinto Mandamento:
No mate. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, no agredir nem ferir o nosso prximo; mas devemos ajud-lo para que tenha tudo de que precisa para viver.

Sexto Mandamento:
No cometa adultrio. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, levar uma vida sexual responsvel e disciplinada, amar e respeitar a esposa ou o marido.

Stimo Mandamento:
No roube. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, no tirar o dinheiro ou os bens do prximo nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negcios desonestos; mas devemos ajud-lo a conservar e melhorar seu meio de vida.

Oitavo Mandamento:
No fale mentiras a respeito do prximo. Que significa isto?
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 2/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

Devemos temer e amar a Deus e, por isso, no enganar o nosso prximo com falsidade, tra-lo, caluni-lo ou fazer acusao falsa contra ele; mas devemos desculp-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.

Nono Mandamento:
No deseje possuir a casa do seu prximo. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, no tentar conseguir com esperteza a herana ou a casa do nosso prximo nem nos apoderar delas como se tivssemos direito a isso; mas devemos ajudar e cooperar para que possa conserv-las.

Dcimo Mandamento:
No cobice a esposa ou o marido do seu prximo, nem as pessoas que trabalham com eles nem coisa alguma que lhes pertena. Que significa isto? Devemos temer e amar a Deus e, por isso, no seduzir, desviar ou afastar a esposa ou o marido do prximo, nem as pessoas que trabalham com eles; mas devemos aconselh-los para que fiquem e cumpram o seu dever.

Que diz Deus de todos estes mandamentos?


Ele diz: "Eu, o Eterno, sou o seu Deus e no tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, at os netos e bisnetos. Porm, sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abeno os seus descendentes por milhares de geraes." Deus ameaa castigar todas as pessoas que no cumprem estes mandamentos; por isso, devemos temer a sua ira e no deixar de cumpri-los; mas ele promete graa e todo o bem s pessoas que os praticam. Por isso, devemos amlo, confiar nele e guardar os seus mandamentos de boa vontade.

Segunda Parte: O Credo Apostlico


www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 3/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

Primeiro Artigo: da criao - Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do cu e da terra. Que significa isto? Creio que Deus me criou junto com todas as criaturas, e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, inteligncia e todos os sentidos, e ainda os conserva; alm disto, me d roupa, calado, comida e bebida, casa e lar, famlia, terra, trabalho e todos os bens. Concede cada dia tudo de que preciso para o corpo e a vida; protege-me de todos os perigos e guarda-me de todo o mal. E faz tudo isso unicamente por ser meu Deus e Pai bondoso e misericordioso, sem que eu merea ou seja digno. Por tudo isso devo dar-lhe graas e louvor, servi-lo e obedecer-lhe. Isto certamente verdade. Segundo Artigo: da salvao - E em Jesus Cristo, seu Filho unignito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Esprito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder do Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao cu, e est sentado direita de Deus Pai, todo-poderoso, de o vir para julgar os vivos e os nde mortos. Que significa isto? Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e tambm verdadeiro ser humano, nascido da virgem Maria, meu Senhor. Ele perdoou a mim, pessoa perdida e condenada, e me libertou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo. Fez isto no com dinheiro, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixo e morte. Fez isto para que eu lhe pertena, seja obediente a ele em seu reino e lhe sirva em eterna justia, inocncia e felicidade, assim como ele ressuscitou da morte, vive e governa eternamente. Isto certamente verdade. Terceiro Artigo: da Santificao - Creio no Esprito Santo, na santa Igreja crist, a comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio do corpo e na vida eterna. Amm. Que significa isto? Creio que, por minha prpria inteligncia ou capacidade, no posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a ele. Mas o Esprito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira f. Assim tambm chama, rene, ilumina e santifica toda a Igreja na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e nica f. Nesta Igreja ele perdoa, cada dia e plenamente, todos os pecados a mim e a todas as pessoas que crem. E, no ltimo dia, ressuscitar a mim e a todos os mortos e dar a vida eterna a mim e a todas as pessoas que crem em Cristo. Isto certamente verdade.
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 4/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

Terceira Parte: O Pai Nosso


Introduo - Pai nosso que ests nos cus. Que significa isto? Deus quer atrair-nos com estas palavras para crermos que ele nosso Pai de verdade e ns somos seus filhos e filhas de verdade. Portanto, podemos pedir a ele sem medo e com toda a confiana, como filhos queridos ao seu querido pai. Primeiro Pedido - Santificado seja o teu nome. Que significa isto? O nome de Deus santo por si mesmo. Mas pedimos nesta orao que ele seja santificado tambm entre ns. Como acontece isto? Quando a palavra de Deus ensinada de forma clara e pura, e ns, como filhos e filhas de Deus, tambm vivemos uma vida santa de acordo com ela. Ajuda-nos para que isto acontea, querido Pai no cu. A pessoa, porm, que ensina e vive de modo diferente do que ensina a palavra de Deus, desonra o nome de Deus entre ns. Guarda-nos disso, Pai celeste. Segundo Pedido - Venha o teu reino. Que significa isto? O reino de Deus vem por si mesmo, sem a nossa orao. Mas pedimos nesta orao que ele venha tambm a ns. Como acontece isto? Quando o Pai celeste nos d o seu Esprito Santo para crermos, por sua graa, em sua santa palavra e vivermos em comunho com Deus neste mundo e na eternidade. Terceiro Pedido - Seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu. Que significa isto? A boa e misericordiosa vontade de Deus feita sem a nossa orao. Mas pedimos nesta orao que ela seja feita tambm entre ns. Como acontece isto? Quando Deus desfaz e impede todo mau plano e vontade que no querem nos deixar santificar o nome de Deus e no querem que seu reino venha. Vontades assim so a do diabo, do mundo e de ns mesmos. E, por outro lado, isto acontece quando Deus nos fortalece e
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 5/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

mantm firmemente na sua palavra e na f, at o fim. Esta a sua vontade boa e misericordiosa. Quarto Pedido - O po nosso de cada dia nos d hoje. Que significa isto? Deus d o po de cada dia, tambm sem o nosso pedido, a todas as pessoas, inclusive s pessoas ms. Mas pedimos nesta orao que ele nos faa reconhecer isso e receber com gratido o po nosso de cada dia. O que significa po de cada dia? Tudo que se refere ao sustento e s necessidades da vida, como por exemplo: comida, bebida, roupa, calado, casa, lar, meio de vida, dinheiro e bens, marido e esposa ntegros, filhos ntegros, empregados ntegros, patres ntegros e fiis, bom governo, bom tempo, paz, sade, disciplina, honra, amigos leais, bons vizinhos e coisas semelhantes. Quinto Pedido - E perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns tambm perdoamos aos nossos devedores. Que significa isto? Pedimos nesta orao que o Pai no cu no leve em conta os nossos pecados nem por causa deles recuse os nossos pedidos. Pois no somos dignos das coisas que pedimos nem as merecemos. Pedimos que Deus nos conceda tudo por graa, j que diariamente pecamos muito e nada merecemos a no ser castigo. Da mesma forma queremos ns perdoar de corao e de boa vontade e fazer o bem aos que pecam contra ns. Sexto Pedido - E no nos deixes cair em tentao. Que significa isto? Deus no tenta ningum. Mas pedimos nesta orao que ele nos proteja e guarde, para que no sejamos enganados pelo diabo, pelo mundo e por ns mesmos nem sejamos levados a crenas falsas, desespero e outra grande vergonha ou vcio. E pedimos que, mesmo sendo tentados, venamos no final e mantenhamos a vitria. Stimo Pedido - Mas livra-nos do mal. Que significa isto? Pedimos nesta orao, em resumo, que o Pai no cu nos livre de todos os males que afetam o corpo e a alma, os bens e a honra. E pedimos que, na hora de nossa morte, ele nos d um fim bemaventurado e nos leve por graa deste mundo para junto de si no cu. Concluso - Pois, teu o reino, o poder e a glria, para sempre. Amm.
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 6/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

Que significa amm? Devemos ter certeza de que estes pedidos agradam ao Pai no cu e de que ele os atende. Pois ele mesmo nos mandou orar assim e prometeu atender-nos. Amm, amm, isto significa: sim, assim seja!

Quarta Parte: O Sacramento do Santo Batismo


Primeiro a) O que o batismo? O batismo no s gua, mas a gua contida no mandamento de Deus e ligada palavra de Deus. b) Qual esta palavra de Deus? a que nosso Senhor Jesus Cristo diz no ltimo captulo de Mateus: "Portanto, vo a todos os povos do mundo e faam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo." Segundo a) Que d ou para que serve o batismo? Realiza o perdo dos pecados, livra da morte e do diabo, e d a salvao eterna a todas as pessoas que crem no que dizem as palavras e promessas de Deus. b) Quais so estas palavras e promessas de Deus? So as palavras que nosso Senhor Jesus Cristo diz no ltimo captulo de Marcos: "Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado." Terceiro a) Como pode a gua fazer coisas to grandes? No a gua que faz isso, mas a palavra de Deus unida gua e a f que confia nesta palavra. Pois sem a palavra de Deus a gua s gua e no batismo. Mas unida palavra de Deus ela batismo, isto , gua de vida, cheia de graa, um banho de novo nascimento no Esprito Santo, como diz Paulo na Carta a Tito, no terceiro captulo:
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 7/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

"Ele nos salvou no porque fizemos alguma coisa boa, mas por causa da sua prpria misericrdia. E, por meio do Esprito Santo, ele nos purificou e nos fez nascer de novo e nos deu uma nova vida. Deus foi generoso e derramou o seu Esprito Santo sobre ns, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graa, fiquemos livres de qualquer culpa e recebamos a vida eterna que esperamos. Esse ensino certo." Quarto a) Que significa este batizar com gua? Significa que, por arrependimento dirio, a velha pessoa em ns deve ser afogada e morrer com todos os pecados e maus desejos. E, por sua vez, deve sair e ressurgir nova pessoa, que viva em justia e pureza diante de Deus para sempre. b) Onde est escrito isto? Paulo diz na Carta aos Romanos, no sexto captulo: "Assim, quando fomos batizados, fomos enterrados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim tambm ns vivamos uma vida nova."

Quinta Parte: O Ministrio da Absolvio e a Confisso


1) O que o ministrio da absolvio dos pecados? o poder especial que Cristo deu sua Igreja na terra, para perdoar os pecados s pessoas que se arrependem e no os perdoar a quem no se arrepende. 2) Onde est escrito isto? Nosso Senhor Jesus Cristo diz a Pedro, no Evangelho de Mateus, captulo dezesseis: "Eu lhe darei as chaves do Reino do cu; o que voc proibir na terra ser proibido no cu, e o que permitir na terra ser permitido no cu." Do mesmo modo diz o Senhor aos discpulos, no Evangelho de Joo, captulo vinte: "Recebam o Esprito Santo. Se vocs perdoarem os pecados de algum, esses pecados so perdoados; mas, se no perdoarem, eles no sero perdoados." 3) Que a confisso?
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 8/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

A confisso tem duas partes: Primeiro, confessamos os nossos pecados; segundo, aceitamos a absolvio que a pessoa que ouve a nossa confisso nos anuncia. Podemos aceit-la como vinda de Deus mesmo, no duvidando de modo algum, mas crendo firmemente que por ela os pecados esto perdoados perante Deus no cu. 4) Que pecados devemos confessar? Diante de Deus devemos confessar que somos culpados de todos os pecados, tambm dos pecados dos quais no nos damos conta, como fazemos no Pai-Nosso. Mas, diante da pessoa que ouve a nossa confisso, devemos somente confessar os pecados dos quais nos damos conta e que pesam na conscincia. 5) Que pecados so estes? Examine a sua vida luz dos dez mandamentos: se voc pai, me, filho, filha, patro, patroa, empregado, empregada, se voc foi desobediente, infiel, negligente, raivoso, desrespeitoso, briguento, mentiroso, se voc fez mal a algum com palavras ou aes, se roubou, descuidou ou deixou de fazer o que devia. 6) Como confessamos os nossos pecados pessoa que ouve a nossa confisso? Podemos faz-lo dizendo: "Peo que oua a minha confisso e me anuncie o perdo em nome de Deus." Depois confessamos que somos culpados de todos os pecados diante de Deus. pessoa que ouve a nossa confisso dizemos o pecado que mais nos pesa na conscincia. Podemos concluir dizendo: "Arrependo-me de tudo isto. Peo misericrdia. Quero mudar de vida." 7) Como se d a absolvio? A pessoa que ouve a confisso diz: "Deus tenha misericrdia de voc e fortalea a sua f! Amm. Voc cr que a minha absolvio a absolvio de Deus?" Respondemos: "Sim, eu creio." A pessoa que ouve a confisso fala: "Como voc cr, assim ser. Por ordem de nosso Senhor Jesus Cristo lhe perdo os seus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amm. V em paz!" 8) Breve forma de confessar os pecados: Deus todo-poderoso, Pai misericordioso. Eu, pessoa pobre, miservel e pecadora, confesso-te todos os meus pecados e injustias que cometi em pensamentos, palavras e aes. Com eles, em algum momento, causei a tua ira, merecendo o teu castigo nesta vida e na eternidade. Todos estes pecados pesam na minha conscincia e me arrependo deles profundamente. Peo-te, por causa da tua
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 9/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

misericrdia infinita e da inocente e amarga paixo e morte de teu Filho Jesus Cristo: tem misericrdia de mim, pobre pessoa pecadora. Perdoa-me todos os meus pecados. Concede-me a fora do teu Esprito Santo para melhorar a minha vida. Amm!

Sexta Parte: O Sacramento do Altar ou Ceia do Senhor


Primeiro a) Que a ceia do Senhor? o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo para ser comido e bebido por ns, cristos, sob o po e o vinho. Este sacramento foi institudo pelo prprio Cristo. b) Onde est escrito isto? Assim escrevem os santos evangelistas Mateus e Lucas, e o apstolo Paulo: "Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi trado, tomou o po; e, tendo dado graas, o partiu e o deu aos seus discpulos, dizendo: Tomem, comam; isto o meu corpo que dado por vocs; faam isto em memria de mim. A seguir, depois de cear, tomou tambm o clice e, tendo dado graas, o deu aos seus discpulos dizendo: Bebam dele todos; porque este clice a nova aliana no meu sangue, derramado em favor de vocs para remisso dos pecados; faam isto, todas as vezes que o beberem, em memria de mim." Segundo a) Para que serve este comer e beber? Isto nos mostram as palavras: "Dado e derramado em favor de vocs, para remisso dos pecados." Por estas palavras nos so dados, no sacramento, perdo dos pecados, vida e salvao. Pois o h nde perdo dos pecados, tambm h vida e salvao. Terceiro a) Como pode o simples comer e beber fazer coisas to grandes? No o comer e o beber que fazem tudo isto, mas sim as palavras: "Dado e derramado em favor de vocs para remisso dos pecados." Estas palavras so, junto com o comer e o beber, o mais importante
www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm 10/11

21/06/12

Catecismo Menor de Martinho Lutero

na ceia do Senhor. E quem cr nestas palavras tem o que elas dizem: perdo dos pecados. Quarto a) Quem recebe dignamente este sacramento? Jejuar e preparar-se exteriormente , sem dvida, uma boa disciplina. Mas verdadeiramente digna e bem preparada a pessoa que cr nestas palavras: "Dado e derramado em favor de vocs para remisso dos pecados." A pessoa, porm, que no cr nestas palavras ou delas duvida indigna e no est preparada. Pois as palavras "em favor de vocs" exigem que a pessoa creia de fato.

Fonte: Textosdareforma.net www.monergismo.com


Este site da web uma realizao de Felipe Sabino de Arajo Neto Proclamando o Evangelho Genuno de CRISTO JESUS, que o poder de DEUS para salvao de todo aquele que cr. TOPO DA PGINA Estamos s ordens para comentrios e sugestes. Recomendamos os sites abaixo:
Academia Calvnia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill Editora Cultura Crist /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova

www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_lutero.htm

11/11

S-ar putea să vă placă și