Sunteți pe pagina 1din 3

COLGIO CRUZEIRO DO SUL UNIDADE I NOME__________________________________N___________ CURSO___________________________SRIE________TURMA_____ DISCIPLINA_____________________PROFESSORA :ADAILDA PROVA DO LIVRO: VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos A prova

consta de 15 questes, escolha 12 e responda. *Lembre-se: respostas iguais a do colega, prova ou questo anulada. CADA QUESTO TEM VALOR DE 0.25 I- De acordo com o captulo Mudana responda o que se pede: 1- O ambiente atua sobre as personagens de forma violenta e decisiva, determinando suas atitudes e seu modo de ser. Caracterize os elementos do ambiente, a partir do texto: a) a terra: a plancie, os caminhos, o rio, a lama. b) A vegetao: a caatinga, os juazeiros, os galhos. c) Os animais: os urubus, os bichos, as ossadas. Como o meio ambiente age sobre as pessoa, no captulo? Indique o que cada uma das personagens sente: a) Fabiano ; b) Sinh Vitria; c) O menino mais velho; o menino mais novo.
2-

3- O pirralho no se mexeu. Fabiano desejou mat-lo. Esse desejo do vaqueiro no se concretizou. Por qu? Isso tem alguma relao com os urubus e as ossadas? Explique. 4- Que deciso Fabiano tomou? Sua mulher aprovou-a? Em que passagem do captulo voc se apoiou para dar sua resposta? 5- A linguagem usada pelas personagens parece estar condicionada ao ambiente: ela tambm seca, retorcida. Que trechos do texto provam isso? 6- Tinha o corao grosso. Explique o significado desta orao, relacionando-a s caractersticas de Fabiano.
7-

O captulo O Mundo Coberto por Penas, inicia-se com uma descrio feita pelo narrador, de acordo com essa descrio, podemos responder que:

Sinha Vitria v a chegada das aves ao bebedouro do gado como um sinal,. De acordo com o enredo de Vidas Secas, o que simboliza a chegada das aves? b) Transcreva, do captulo citado, uma passagem que confirme a resposta dada ao item anterior. c) Como o sinal identificado por Sinha Vitria pode ser relacionado trajetria da famlia de Fabiano?
a)

Uma personagem constantemente mencionada em Vidas Secas Seu Toms da Bolandeira. Homem letrado, tido como um exemplo de sabedoria por fabiano, que muitas vezes o v como um modelo. a) Cite um episdio do romance em que fica evidente a dificuldade de expresso de Fabiano, na presena de pessoas que julga superiores. b) Como o episdio escolhido por voc exemplifica a relao, percebida por Fabiano, entre um uso mais difcil da linguagem e o poder exercido por determinadas pessoas?
8-

Considere agora o primeiro pargrafo do texto Baleia: A cadela Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o plo cara-lhe em vrios pontos, as costelas avultavam num fundo rseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchao dos beios dificultavam-lhe a comida e a bebida.
9-

O pargrafo transcrito constitudo por trs perodos. Como voc definiria as relaes recprocas entre estes trs perodos? a) o primeiro faz uma afirmao geral, posteriormente explicada pelos outros dois; b) os dois primeiros fazem afirmaes gerais sobre o estado de baleia e o ltimo explica detalhadamente tais afirmaes; c) cada um contm uma afirmao independente; d) o segundo e o terceiro perodo contradizem a afirmao do primeiro perodo. O segundo perodo do pargrafo transcrito abre-se apontando a magreza da cachorrinha. Logo a seguir, o texto faz o leitor visualizar esta magreza focalizando: a) o plo cado; b) as costelas salientes c) as manchas sangrentas; d) as manchas purulentas.
10-

11-Ainda no segundo perodo, s causas fsicas do desconforto de Baleia, o texto acrescenta outra: A cachorrinha , por estar doente, v-se ainda atacada: a) pelo homem; b) pelo ambiente; c) por outros ces; d) pelas moscas. Em que parte do corpo da cachorrinha baleia este outro ataque concentrava? a) na boca; b) nas costelas; c) no focinho d) na cauda.
12-

se

No ltimo pargrafo, como se o narrador tivesse uma cmara na mo e fosse se aproximando mais de baleia e, consequentemente, restrigindo mais e mais nosso campo de viso, a decriao focaliza, com especial nfase: a) a cabea de Baleia ; b) as patas de Baleia; c) o pescoo de Baleia d) a boca de Baleia.
13-

Todas as observaes anteriores nos permitem dizer que, neste pargrafo, o movimento poderia ser descrito como conduzindo o leitor: a) do pormenor para o global; b) da afirmao para a negao c) do global para o pormenor; d) da negao para a afirmao.
14-

15-De acordo com a leitura da obra responda: a) Que importncia Baleia tem na obra que Graciliano Ramos dedica-lhe um captulo? b) Por que Graciliano no d nome aos meninos, chama-os de Menino mais velho e menino mais novo?

S-ar putea să vă placă și