Sunteți pe pagina 1din 5

Liderana atravs das Geraes: Baby Boomer, X, Y e Z

Contextualizao

Desde 2005 a Presidente da Dasein, Adriana Prates, tem estudado a temtica das geraes (Veteranos, Boomers, X, Y e Z) com enfoque nos impactos positivos e negativos que a convivncia entre pessoas de idades to diferentes possam influir no ambiente empresarial. Atendendo ao convite da ABRH-MG, para o XVI Congresso de Recursos Humanos, ocorrido entre os dias 18 a 20 de Maio deste ano, em Belo Horizonte, ela teve uma importante participao como mediadora da mesa redonda: Liderana atravs das geraes, juntamente com os representantes de cada gerao: Baby Boomer (Erun Diniz), X (Marcos Jerry), Y (David Braga) e Z (Lauana Tayn). Tendo em vista a escassez de pesquisas contextualizadas a realidade brasileira, bem como no intuito de apresentar aos diversos interlocutores do Congresso dados mais consistentes e coerentes com as vivncias dos brasileiros, j que quase que a totalidade dos estudos das geraes focalizam as perspectivas americanas e europias, foi desenvolvida uma pesquisa exclusiva e especfica, contemplando as caractersticas das geraes, perfis, desempenho e modelos de liderana. Foi possvel detectar pela amostra, conjuntamente com outros estudos realizados a existncia de particularidades a respeito de como os acontecimentos marcantes em cada poca e a forma como cada gerao lidou com as presses exercidas pelas diversas e constantes mudanas, em nosso pas, no tocante a economia, mercado de trabalho, modelo de gesto e globalizao, contriburam para o surgimento de grupos de profissionais e executivos amplamente preparados para lidar com os diversos desafios apresentados pelos tempos atuais, seja nos esportes, nas empresas, na presena global, na estabilidade econmica, ou mesmo no crescente volume de executivos brasileiros que presidem Organizaes de peso no mundo. A pesquisa foi aplicada via internet e atravs do uso da mdia social Facebook, no perodo de 20 de abril a 7 de maio, abrangendo as classes sociais A, B e C, tendo a participao de mais de 300 pessoas pesquisadas em estados brasileiros - Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, Bahia, Cear, Gois e Amazonas. Aspectos como poder, gesto de conflitos, regras e padres empresariais e as motivaes individuais para o trabalho, so questes que impactam diretamente na produtividade. Cada gerao reage diferente a forma como atrada, mantida e desenvolvida dentro da empresa, demandando por sua vez uma gesto totalmente customizada.

Classificao

Como uma prtica adotada no mundo, as geraes em primeira instncia subdividida atravs de faixas de idade, sendo elas: Gerao Baby Boomer Gerao X Gerao Y Gerao Z Faixa de Idade entre 50 e 69 anos entre 30 e 49 anos entre 18 a 29 anos entre 6 a 17 anos Quantidade Pesquisada 18,24% dos entrevistados 32,56% dos entrevistados 35,50% dos entrevistados 13,70% dos entrevistados

*No foi pesquisado os dados da gerao anterior aos Boomers que a gerao dos Veteranos, embora em alguns momentos comenta-se sobre essa gerao e a importncia dela na formao de todo um modelo empresarial bem sucedido no Brasil.

Principais acontecimentos que marcaram cada gerao

Baby Boomer Ida do homem Lua

Gerao X Morte de Tancredo Neves Diretas j

Ditadura militar

Gerao Y Impeachment do presidente da Repblica (Collor) Morte do Ayrton Senna

Gerao Z Atentado de 11 de setembro em 2001 Crise econmica mundial de 2009

Smbolos de consumo de cada gerao

Baby Boomer Televiso Relgio Rolex

Gerao x Videocassete

Gerao Y Celular que faz tudo. At fala

Gerao Z Celular, televiso, internet e msica ao mesmo tempo. Gerao multifuncional

Ocorrncias com maiores incidncias

Quando perguntado qual o desenho que representa cada pesquisado, foi possvel perceber que o pica-pau aparece em todas as geraes em 85% dos entrevistados.

A marca mais lembrada pelos 307 pesquisados foi a All Star com 77%.

Como recordista nas quatro geraes, o Super-Homem imbatvel com 91%. Quanto se questionou sobre o brinquedo da poca, por se tratar de um contexto que sofre influncia de avanos tecnolgicos, ntida a diferenciao em cada gerao dos brinquedos utilizados. Os Baby Boomers brincavam com carrinho de rolim (homens) - bambol e boneca (mulheres), enquanto que os da Gerao X, de Gnius (homens) e boneca (mulheres). A Gerao Y teve a presena dos brinquedos Lego, Y-Y, Pogobol, Autorama e a Boneca Barbie. J a Gerao mais tecnolgica (Z), o game play station 3, Wii, boneca Barbie e Polly como os mais lembrados.

Definio de sucesso

Mesmo em diferentes definies de sucesso para cada gerao, possvel perceber que todas ter as mesmas macro expectativas: felicidade, trabalho, famlia e estabilidade financeira. As de maior destaque em cada gerao foram: Baby Boomer Ter minha famlia com sade, trabalho e perspectiva de trabalho mais interessante, retorno financeiro compensador e amigos bem prximos. Gerao x Ser feliz na vida. Ser feliz no amor, ter uma famlia estruturada e feliz, ter sade e trabalhar com o que gosta e ainda ganhar dinheiro com isso. Gerao Y Ter prestgio profissional, estabilidade financeira, relacionamento estvel e equilbrio familiar. Gerao Z ter uma famlia, ser feliz, e estar satisfeito com o seu emprego, com a sua famlia, e com voc mesmo.

Como cada um lidera?

Baby Boomer Consenso

Gerao x Competncia

Gerao Y Coletivismo

Gerao Z Mdia Social

Definio de Trabalho Atravs da pesquisa, percebemos definies diferentes a cada gerao quanto a trabalho. As frases mais marcantes que define o pensamento de cada gerao foram: Baby Boomer
Uma forma de realizao, de cumprimento de uma misso .

Gerao x
O trabalho parte da minha vida; o lugar onde me sinto til; onde tenho a oportunidade de produzir e de me relacionar com outras pessoas.

Gerao Y
Essncia do ser humano, crescimento cultural, intelectual, social, contribuindo para um mundo melhor!

Gerao Z
Uma forma de adquirir dinheiro e conhecimentos.

Relao de trabalho em cada gerao

Baby Boomer Workaholic

Gerao x Worklover

Gerao Y Equilbrio

Gerao Z Diverso

Concluso

As relaes interpessoais constituem o maior desafio para os lderes nas empresas, principalmente para os que ocupam cargos de gesto. Muitos problemas so causados devido falta de empatia quanto prtica da aceitao da diversidade como fator inerente, imutvel e merecedor de ateno especial por parte dos dirigentes. Vivemos um momento histrico nico, onde as cinco geraes (Veteranos, Baby-Boomer, X, Y e Z) convivem juntas, no mesmo ambiente de trabalho, umas chefiando outras e vice-versa, com culturas, aspiraes e modelos mentais diferentes. Cada gerao possui suas caractersticas, muitas vezes influenciadas por acontecimentos mundiais ou locais, que marcam suas vidas. As geraes mais experientes possuem conhecimento e as mais novas o instrumental, como o uso da tecnologia, para ganho de competitividade. Muitas vezes geraes multifuncionais como a Y ou Z, tm facilidade com as novas tecnologias e com isso, lidam com a informao de forma mais gil. Buscar o equilbrio entre o conhecimento e o instrumental, em prol de um foco comum o grande diferencial. Os lderes das organizaes precisam criar sentido para que as pessoas possam se engajar no trabalho. Entender como reter os talentos da gerao Y e Z, como manter estvel o quadro de funcionrios, bem como entender as tendncias de liderana para as geraes ainda o grande desafio e meta enquanto gesto de pessoas, afinal os veteranos esto saindo de cena, os boomers, comearam a se aposentar, a X lidera em 70% dos cargos de gesto, a Y, j lidera 18% nas posies de mdia gesto nas empresas, a Z, j lidera milhes de pessoas no mundo atravs das mdias sociais. preciso compreender toda essa nova ordem mundial. Estamos novamente vivendo a escassez da mo de obra qualificada o que se agravar muito nos prximos cinco anos em funo da sada dos boomers dos cargos de alta gesto, associada ao rpido crescimento econmico do Brasil . necessrio maiores estudos e anlises agora, a fim de que o futuro melhor arquitetado chegue com mais sabedoria nas empresas trazendo cada vez mais respeito, tolerncia, sabedoria e transparncia nas relaes, caminhos possveis da sustentabilidade corporativa. Essas virtudes so tambm as expectativas que pessoas de todos os tempos sempre tiveram. A grande diferena agora que ningum mais est disposto a abrir mo disso!

A Pesquisa foi conduzida pela Adriana Prates, Psicloga empresarial, especializada em Psicodrama Empresarial, co-autora do livro Pontes do Psicodrama - fundadora e presidente da Dasein Executive Search, empresa com destacada atuao em Executive Search, Assessment e Coaching e David Braga, Relaes Pblicas com Ps em Marketing Estratgico pela FGV-SP e atual Gerente de P&D e Marketing da Dasein. www.dasein.com.br - Dasein Executive Search Empresa certificada pela AESC (www.aesc.org)

S-ar putea să vă placă și