Sunteți pe pagina 1din 5

[editar] Famlia

Assentamento de Ogum candombl. filho de Oduduwa e Yembo, irmo de Xang, Oxossi, Oxun e Eleggua. Ogum o filho mais velho de Odudua, o heri civilizador que fundou a cidade de If. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em If. Ogum um orix importantssimo na frica e no Brasil. Sua origem, de acordo com a histria, data de eras remotas. Ogum o ltimo imol. Os Igba Imol eram os duzentos orixs da direita que foram destrudos por Olodumar aps terem agido mal. A Ogum, o nico Igba Imol que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos orixs da esquerda. Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o ao. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, p, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza. [editar] O guerreiro Era um guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedies, ele trazia sempre um rico esplio e numerosos escravos. Guerreou contra a cidade de Ar e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Ir, matou o rei, a instalou seu prprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o ttulo de Onr, "Rei de Ir". Tem semelhana com o vodum Gu.

[editar] Arqutipo
De acordo com Pierre Verger, o arqutipo de Ogum o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vtimas.[3] Das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e no se desencorajam facilmente.[3] Daquelas que, nos momentos difceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperana.[3] Das que possuem humor mutvel, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqilo dos comportamentos.[3] Finalmente, o arqutipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma certa falta de discrio quando lhe prestam servios, mas que, devido sinceridade e franqueza de suas intenes, tornam-se difceis de serem odiadas.[3]

[editar] Aspecto

Dana a Ogum. Na Santeria Ogum dono dos montes junto com Oshosi e dos caminhos junto com Eleggua. Representa o solitrio hostil que vaga pelos caminhos. um dos quatro Orixs guerreiros. Suas cores so o azul e branco ou branco e vermelho. No Candombl Ogum o Orix ferreiro dono de todos os caminhos e encruzilhadas junto com seu irmo Exu, tambm tido como irmo de Oxossi e uma ligao muito forte com Oxaguian de quem inseparvel, aparece como o Senhor das guerras e demandas, suas cores so Azul cobalto e o verde e na Umbanda sua cor o vermelho.

[editar] Oferendas e danas


Sacrificam-se bodes, galos, galinhas-de-angola (macho), pombos, e patos. Todos os orixs masculinos (agboros) recebem sacrifcios de animais machos.

[editar] Diferentes mitologias

Ogun - escultura de Caryb em madeira, em exposio no Museu Afro-Brasileiro, Salvador, Bahia, Brasil.

Ogum no Haiti ( um vodun haitiano, um loa) do fogo, do ferro, da caa, da poltica e da guerra. o patrono dos guerreiros, e normalmente mostrado com seus artefatos: faco e espada, rum e tabaco. Ogum um dos maridos de Erzulie e foi marido de Oy e Oxum na mitologia yorub. Tradicionalmente um guerreiro, Ogum visto como uma poderosa divindade dos trabalhos em metal, semelhante Ares e Hefesto na mitologia grega e Visvakarma na mitologia hindu. representado, no Brasil, como So Jorge; como tal, poderoso e triunfal, mas tambm exibe a raiva e destrutividade do guerreiro cuja fora e violncia pode virar contra a comunidade que ele serve. D fora atravs da profecia e magia, e procurado para ajudar as pessoas a obter mais um governo que d resposta s suas necessidades.

[editar] Brasil
Ver artigo principal: Candombl Na tradio religiosa afro-brasileira Candombl, Ogum (como conhecida essa divindade yorub no idioma portugus) frequentemente identificado com So Jorge. Isto acontece, por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul e na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, Ogum tambm representado por Santo Antonio, como frequentemente feito na regio nordeste do Brasil, por exemplo, na Bahia. Qualidades de Ogum

Sete folhas mais utilizada para Ogum


Caractersticas

gnj SorK Wari Lakiye Mjje Omini Olode Onr Algbde Mj

Iji op Ida orix Atorib Okik Ojusaju Peregun Ewur

Dia: tera-feira; Metal: ferro; Cor: azul marinho ou azul escuro e verde. Comida: feijoada e inhame; Arqutipo: impetuosos, autoritrios, cautelosos, trabalhadores, desconfiados e um pouco egostas; Smbolos: espada, faco, corrente de ferro.

[editar] Cuba

Em Cuba, na santeria e na Palo Mayombe, ele chamado de So Pedro, So Paulo, So Joo Batista, So Miguel Arcanjo e So Rafael Arcanjo. Dentro dessas crenas, Ogum dono dos montes junto com Oshosi e dos caminhos junto com Eleggua. Representa o solitrio hostil que vaga pelos caminhos. um dos quatro orixs guerreiros. Suas cores so o verde e o preto. Ogum considerado o Orisha dos ferreiros, das guerras, da tecnologia violento e interessante. Na mitologia Fon, Gu o deus da guerra e patrono da deidade dos ferreiros e dos artesos. Ele foi enviado Terra para torn-la um local agradvel para as pessoas viverem, e ele ainda no terminou sua tarefa.

[editar] Haiti
No Haiti, Ogoun um lwa cultuado no vodun haitiano.

Smbolo Vodun Ogoun. A maioria dos africanos que foram levados como escravos para o Haiti eram da Costa da Guin da frica ocidental, e seus descendentes so os primeiros praticantes de vodou (aqueles africanos trazidos ao sul dos Estados Unidos, eram primeiramente do reino de Congo). A sobrevivncia do sistema da crenas no novo mundo notvel, embora as tradies mudem com o tempo. Uma das maiores diferenas, entretanto, entre o vodun africano e o Haitiano que os africanos transplantados do Haiti foram obrigados a disfarar o seu lwa, ou espritos, como santos catlicos romanos, neste pas, com Santiago el Mayor, num processo chamado sincretismo.

[editar] Outras caractersticas


Em todas as suas encarnaes, segundo as diferentes crenas, Ogum impetuoso e de esprito marcial. Ele tambm est relacionado com o sangue e, por esse motivo, muitas vezes chamado para curar doenas sanguneas., em especial a anemia ferropriva, pois acredita-se que a deficincia de ferro no organismo humano, seja a falta da energia de Ogum. No culto dos orixs, ele aparece com outras identidades, tais como Ogum Akirum, Ogum Alagbede, Ogum Alara, Ogum Elemona, Ogum Ikole, Ogun Meji, Ogum Oloola, Ogum Onigbajamo, Ogum Onire, Ogun-un e Onile, sendo este ltimo uma encarnao feminina. Seus "filhos" aqui na Terra so pessoas fortes, que lutam na vida, so pessoas guerreiras que no descansam por nada, sempre ativas, combatem tudo. So verdadeiros pees.

So pessoas corajosas, sem medo de se arriscar. So srias e perseverantes. Tendncia aos extremos: ou defende a polcia, ou foge dela.

[editar] Ver tambm


Ogum na Umbanda Ogum no Batuque Ogum no Xamb

Referncias
1. LODY, Raul Giovanni da Motta; Dicionrio de arte sacra & tcnicas afrobrasileiras, Pallas Editora, 2003 ISBN 85-347-0187-3, 9788534701877 2. OSWALD, Hans-Peter, Vodoo: Der Zauber Haitis, BoD Books on Demand, 2008 ISBN 3-8370-5904-9, 9783837059045 3. a b c d e Verger, Pierre. Orixs, deuses iorubs na frica e no Novo Mundo, p. 95. Salvador: Corrupio, 2002.

[editar] Bibliografia

Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipdia em ingls, cujo ttulo Ogoun, especificamente desta verso. Africa's Ogun: old world and new. ISBN 0-253-30282-X. VERGER, Pierre Fatumbi e Caryb (ilustrador). Lendas africanas dos orixs. So Paulo: Corrupio Edies e Promoes Culturais Ltda, 1992, 3 edio. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orix. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, 6 edio. GLEASON, J.. Orisha: the gods of Yorubaland. New York: Atheneum, 1971. COURLANDER, H.. Tales of yoruba gods and heroes. New York: Crown, 1973. BRINTON, D. G.. Myths of the new world. Philadelphia, 1896.

[editar] Ligaes externas


Orixs (em portugus) Informaes sobre o Orix Ogum (em portugus) Orix Ogum (em portugus) Oggun (em espanhol) Sacerdote de Ogum na frica (em ingls) Tudo sobre Ogum Yorub em Cuba (em espanhol)

S-ar putea să vă placă și