Sunteți pe pagina 1din 13

Como o Psicopedagogo atua na Escola, no Consultrio, Psicoprofilaticamente, e Sistematicamente Podem ser muitas as razes que determinam o sucesso ou o fracasso

escolar de uma criana, como: fatores fisiolgicos, fatores psicolgicos, mais precisamente de mobilizao, condies pedaggicas e principalmente o meio scio-cultural em que vive a criana. A prxis psicopedaggica entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupe tambm a atuao tanto no processo normal do aprendizado como na percepo de dificuldades (diagnstico) e na interferncia no planejamento das instituies e no trabalho de re-educao (terapia psicopedaggica). Vivenciar e construir projetos, buscando operar na prtica clnica individual e grupal. Desenvolver projetos institucionais, principalmente aqueles relacionados a escola. Aprimorar a percepo de si mesmo e do outro, enquanto se individual, social e cultural e no seu papel de psicopedagogo.

Clnica Diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarece os obstculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados. Realiza o diagnstico-psicopedaggico, com especial nfase nas possibilidades e perturbaes da aprendizagem; esclarecimento e orientao daqueles que o consultam; a orientao de pais e professores, a orientao vocacional operativa em todos os nveis educativos. A psicopedagogia no campo clnico emprega como recurso principal a realizao de entrevistas operativas dedicadas a expresso e a progressiva resoluo da problemtica individual e/ou grupal daqueles que a consultam. Institucional A Psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas diversas Instituies, sejam escolas, hospitais e empresas. Seu papel analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituio. Prope e ajuda o desenvolvimento dos projetos favorveis a mudanas, tambm psicoprofilaticamente. A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivduos ou grupos humanos, que mediante a incorporao de informaes e o desenvolvimento de experincias, promovem modificaes estveis na personalidade e na dinmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade. Na Argentina e na Frana (Plos Culturais), este trabalho j vem sendo desenvolvido h anos, tendo o psicopedagogo papel indispensvel nas equipes multidisciplinares destas instituies. Ana Maria Muniz, Alcia Fernndez e Sara Pain so grandes exemplos do quanto a psicopedagogia Institucional vem colaborando dentro destas Instituies. A aprendizagem no s objetiva a criana ou adolescente, mas o adulto e profissionais na integrao e reintegrao grupal. Inspirando-nos em Pichon, um dos que se preocupou com a questo "GRUPO", verificaremos a importncia de se trabalhar estas instituies: "a aprendizagem uma apropriao instrumental da realidade para transformar-se e transform-la. Essa apropriao possibilita uma interveno que gera mudanas em si, e no contexto que se d. Caracteriza-se tambm, por ser uma adaptao ativa, constante na realidade. Implica, portanto, em estruturao, desestruturao e reestruturao. Isso gera tenso a qual necessita no apenas ser descarregada, mas revitalizada, renovada, enriquecida.

Partindo da Teoria do Vnculo de Pichon-Rivire, a investigao deveria se dar em trs dimenses: individual, grupal, institucional ou sociedade, que nos permitiria trs tipos de anlise: Psicossocial - que parte do indivduo para fora; Sociodinmica - que analisa o grupo como estrutura; e Institucional - que toma todo um grupo, toda uma instituio ou todo um pas como objeto de investigao. O trabalho do psicopedagogo se d numa situao de relao entre pessoas. No uma relao qualquer, mas um encontro entre educador e educando, em que o psicopedagogo precisa assumir sua funo de educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e incentivando-o a procurar seu prprio caminho e a caminhar com seus prprios ps. O objetivo do psicopedagogo o de conduzir a criana ou adolescente, o adulto ou a Instituio a reinserir-se, reciclar-se numa escolaridade normal e saudvel, de acordo com as possibilidades e interesses dela. Psicoprofiltico Estuda e cria condies para uma melhor aprendizagem individual e grupal nas instituies educativas ou em situaes de aprendizagem ( nvel individual, grupal, institucional e comunitrio ). Compreende a investigao, o assessoramento e o planejamento do aprendizado; o assessoramento em equipes interdisciplinares referentes a educao e/ou sade mental, a difuso comunitria de temas de sua especialidade, aulas de cursos de capacitao; cursos de orientao a pais; treinamento de professores de todos os nveis. Sistemtica Intervem na investigao e planejamento das aprendizagens, segundo nveis evolutivos ou as caractersticas psicolgicas de quem aprende. Escolha e assessoramento de metodologias que ajustem a ao educativa nas bases psicolgicas da aprendizagem. Assessoramento institucional de projetos de aprendizagem. A palavra chave "COMPREENSO".

Dicas Jogos Educativos e Atividades

TOP

0 comentrios Links para esta postagem

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Sugestes de atividades para interveno psicopedaggica


Letras mveis (mesmo a criana que apresenta movimentos limitados, para a escrita, pode ser alfabetizada; neste caso o uso da tecnologia tambm uma boa estratgia)

Sopa de letrinhas

Memria sequencial (tambm para o conhecimento das cores e figuras geomtricas)

Jogos voltados para a alfabetizao (desde que a criana esteja pronta para ser alfabetizada, ou seja, tenha desenvolvido as habilidades motoras e cognitivas necessrias para tal)

Onde atua o Psicopedagogo ?


Onde atua o Psicopedagogo ? O psicopedagogo pode se especializar em duas reas de atuao: Psicopedagogia Institucional e Clnica. O psicopedagogo institucional atua em escolas e/ou em instituies no escolares, como empresas, hospitais e em consultrios particulares, como psicopedagogo clnico. Como psicopedagogo clnico, ele ir atuar em consultrio particular ou em uma clnica psicopedaggica. O atendimento interdisciplinar nesse caso recomendvel que a equipe seja formada por: fonoaudilogos, psiclogos, psiquiatras, neurologistas, etc.

A atuao do psicopedagogo clnico e do institucional deve ser feita, de modo geral, de maneira preventiva.

Onde atua o Psicopedagogo ? O psicopedagogo clnico atua em um sentido mais amplo, investigando e promovendo as possibilidades de mudanas sobre os processos cognitivos, emocionais e pedaggicos que porventura possam estar travando a aprendizagem de seus pacientes, individualmente. Na medida em que trata dos processos diagnosticados, tambm previne seus os pacientes de sofrerem outras dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem. O psicopedagogo institucional atua em empresas, hospitais e ambientes afins,promovendo processos de aprendizagens, na tentativa de ajudar queles que possuem algum tipo de dificuldades para aprender uma nova tarefa, ou mesmo, se adaptarem a outras, quando sua funo alterada.

S-ar putea să vă placă și