Sunteți pe pagina 1din 7

DICAS

52 segredos do Google Docs para estudantes


12/07/2012

Compartilhar documentos online agiliza o trabalho de muitos estudantes. Descubra todos os detalhes do Google Docs que podem contribuir para facilitar o seu processo de trabalho

O Google Docs uma ferramenta que pode ajudar muito os estudantes, oferecendo colaborao, portabilidade, facilidades de uso e uma aceitao muito facilitada. No entanto, com tantas opes disponveis na mesma ferramenta o uso acaba sendo confuso. 35 dicas de busca para usar o Google 8 ferramentas do Google para a educao 6 recursos do Google para educadores Os recursos variados acabam ficando perdidos, o que diminui as chances de usar todos os benefcios oferecidos. Para acabar com esse problema e usar 100% dos recursos oferecidos pelo Google Docs, confira uma lista com 52 segredos para estudantes:

Crdito: Shutterstock.com

O Google Docs uma ferramenta que pode ajudar muito os estudantes, oferecendo colab orao, portab ilidade e facilidades de uso

52 segredos do Google Docs para estudantes: 1. Acesse seus documentos de qualquer lugar Onde quer que voc esteja, seja na biblioteca do colgio ou no seu quarto, voc pode acessar o seu Google Docs. Tire vantagem disso para facilitar o seu trabalho de onde voc estiver.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 2. Use as ferramentas de referncia Com a opo Definir possvel usar recursos como dicionrios e dicionrios de sinnimos, facilitando a correo dos textos usados no Docs.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 3. Use nos dispositivos mveis O Google Docs pode ser acessado no s de desktops e notebooks, mas tambm de qualquer dispositivo mvel como smartphones ou tablets. Uma srie de recursos so disponveis apenas para esse tipo de acesso.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 4. Salve diferentes formatos de arquivos Voc pode usar o Google Docs para salvar documentos em qualquer formato, entre eles DOC, XLS, CSV e at mesmo HTML.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 5. Use atalhos do teclado Com os atalhos disponveis no teclado voc pode navegar por todas as suas tarefas no Google Docs de maneira mais gil.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 6. Use modelos definidos O Google Docs disponibiliza uma galeria de modelos de documentos sobre qualquer coisa que voc possa imaginar, desde uma planilha de gastos de uma casa at um documento para organizao de tarefas e visitas a universidades.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 7. Converta arquivos em PDF para imagem ou texto O Google Docs possibilita de maneira fcil a converso de arquivos em PDF para imagens ou textos, fazendo com que eles se tornem editveis.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 8. Crie formulrios O Google Docs permite que voc colha informaes, opinies e at mesmo realize pesquisas por meio da criao de formulrios.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 9. Pesquise qualquer coisa possvel pesquisar praticamente qualquer assunto usando o Google Docs. Por meio da combinao do Docs e do seu Gmail voc consegue, usando as configuraes do Gmail Labs, otimizar a sua busca.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 10. Links detectados automaticamente Basta adicionar os links no Google Docs, por meio das URLs de uma ferramenta de reconhecimento de entrada, para tlos automaticamente detectados.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 11. Adicione vdeos O Google Docs permite a incluso de cdigos de vdeos em documentos e slides para aprimorar uma apresentao.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 12. Insira fotos arrastando e soltando Ao invs de passar por todo o processo de anexar fotos aos seus documentos, simplesmente arraste as imagens da pasta de origem para o documento de destino e solte-as l.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 13. Crie grficos O Google Docs permite, por meio do Google Spreadsheet, a criao de grficos informativos.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 14. Encontre dados financeiros Alm de grficos o Google Spreadsheet disponibiliza frmulas especiais para puxar as informaes diretamente do servio Google Finance.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 15. Atualize os dados do Spreadsheets Alm de permitir que voc insira os dados financeiros, o Google Docs possibilita ainda a criao de um link para um documento que pode ser atualizado automaticamente.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 16. Desenhe Por meio do Polyline, um encaixe para guias e outros recursos de desenhos, voc pode criar, de maneira rpida e fcil, as suas imagens para os documentos necessrios.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 17. Insira dados O Google Spreadsheet permite a insero de uma srie de dados, como populao de uma cidade, que podem ser conseguidos por meio da ferramenta de busca do Google.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 18. Monte suas prprias equaes O Google Docs encontrou uma maneira fcil para que os estudantes tomem notas em classe, oferecendo um editor de equaes na sua pgina.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 19. Inclua documentos em qualquer lugar O Google Docs fornece um link para o seu documento e voc pode inseri-lo em qualquer apresentao que fizer, ou ainda nas suas redes sociais e no blog da sua sala.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 20. Compartilhe Faa trabalhos em colaborao ou compartilhe seus prprios arquivos usando o e-mail gerado para cada um dos documentos criados no Google Docs.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 21. Transforme-o em uma pgina da web Faa o download dos seus documentos em HTML e compartilhe isso como uma pgina da web.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 22. Use o bate-papo No Google Docs possvel visualizar quem est editando determinado documento no momento em que voc acessa a pgina e, caso seja necessrio, convidar essa pessoa para um bate-papo.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 23. Produza em colaborao Como o Google Docs uma ferramenta que permite que mais de uma pessoa acesse os mesmos documentos e faa, inclusive, edies, aproveite a oportunidade para produzir contedos em colaborao com os seus colegas de classe, seus amigos e at mesmo os seus professores.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 24. Compartilhe pastas Se voc possui uma coleo de documentos armazenados em pastas e precisa trabalhar em conjunto com algum utilizando essas informaes, abra para todos os envolvidos uma pasta compartilhada e todos podero acessar os documentos disponveis l.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 25. Edite documentos simultaneamente O Google Docs permite que os usurios editem um mesmo documento simultaneamente sem que as alteraes realizadas pelos outros usurios se percam durante o processo.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 26. Edite documentos sem estar logado Se voc est compartilhando documentos com colegas de classe que no possuem um e-mail Google, simplesmente permita que esse documento seja editado sem a necessidade de estar logado.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 27. Rastreie as visitas Utilizando o Google Analytics voc pode verificar o trfego dos seus documentos, ou seja, quantas visitas os seus documentos publicados esto recebendo.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 28. Defina as regras de notificao Voc pode criar as prprias regras de notificao e descobrir quais documentos foram editados, quando isso aconteceu e quem realizou as alteraes.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 29. Edite verses do mesmo documento Ao invs de enviar um novo e-mail para os seus colegas cada vez que uma alterao for feita em um trabalho, salve esse arquivo no Google Docs e edite o documento por l.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 30. Exclua membros indesejados Se voc trabalha com uma pessoa folgada e o trabalho est sendo deixado de lado por ela, simplesmente exclua essa pessoa do grupo clicando no boto prximo ao nome dela.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 31. Congele a edio de planilhas Se voc passou muito tempo ajustando tabelas e planilhas e est com medo de que um dos outros estudantes desconfigure o seu trabalho ao adicionar novas informaes, congele essas alteraes para que elas no sejam editadas acidentalmente.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 32. Desfaa alteraes Se voc ou o seu grupo no gostarem das alteraes recentes feitas em um documento, muito fcil revert-las para as

verses anteriores que foram salvas automaticamente.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 33. Salve notas de brainstorm para os projetos do grupo Rena as ideias de todos os integrantes do seu grupo em um nico lugar de fcil acesso para todos usando os documentos do Google Docs.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 34. Use a validao de dados Certifique-se de que os seus colaboradores no esto bagunando os seus documentos e planilhas com a validao de dados em arquivos compartilhados.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 35. Use a organizao por cores Voc pode mudar as cores dos textos baseando-se em regras, como uma cor para cada um dos integrantes ou para cada um dos tpicos abordados no trabalho.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 36. Limpe a sua pgina principal do Google Docs Mova os itens para pastas individuais e deixe a sua pgina de destino muito mais limpa, organizada e fcil de navegar.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 37. Insira marcadores Torne o acesso a outras partes do seu documento mais facilitado, como uma tabela de contedos, por meio da insero de marcadores personalizados.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 38. Crie subpastas Para manter os seus documentos ainda mais organizados, crie pastas dentro das suas pastas.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 39. Use as cores para codificar as suas pastas Aproveite o recurso das cores para organizar ainda mais os seus documentos. No Google Docs possvel colorir o nome das suas pastas para identificao mais rpida.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 40. Sincronize os documentos Utilizando ferramentas como o Syncplicity voc pode ter todos os documentos salvos no seu Google Docs sincronizados com os documentos do Microsoft Office.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 41. Crie os seus prprios atalhos Rena atalhos para acessar o Google Docs, criar um novo documento e at mesmo acessar os documentos usados com frequncia em um flash.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 42. Imprima diversos documentos de uma s vez Se voc precisa de velocidade, imprimindo uma srie de documentos ao mesmo tempo, simplesmente faa o download deles como uma pasta zipada.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 43. Veja arquivos em PDF rapidamente Quando voc encontra um arquivo em PDF nos resultados da sua busca possvel visualiz-los rapidamente ao abri-los pelo Google Docs.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 44. Cheque as suas tradues O Google Docs adicionou s suas ferramentas um recurso de traduo que pode ser facilmente utilizado para checar o seu trabalho quando voc estiver escrevendo em uma lngua estrangeira.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 45. Obtenha feedback sobre os seus trabalhos Usando o Flubaroo no Google Docs voc consegue um retorno rpido a respeito dos seus trabalhos, dando a voc a chance de corrigir os problemas antes de enviar o documento para avaliao.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 46. Escreva no modo tela cheia Elimine todas as distraes do seu monitor, como a barra de ferramentas, os menus e outros detalhes usando o modo tela cheia do Google Docs para redigir os seus textos.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 47. Corrija os erros mais comuns automaticamente Se voc tem problemas com certas palavras, defina algumas preferncias para que seus erros mais comuns sejam encontrados e substitudos automaticamente.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 48. Customize estilos Se voc gosta de um modelo personalizado para os seus documentos, escolha um estilo customizado e assim voc no precisar recomear as configuraes a cada novo documento.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 49. Trabalhe offline O Google Docs oferece alguns recursos offline, para que voc possa trabalhar no caminho de casa, enquanto espera uma aula comear ou at mesmo enquanto espera para ser atendido no mdico, adiantando o seu trabalho.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 50. Salve pginas na sua conta do Google Docs Transforme qualquer pgina da web em um PDF para que voc possa visualiz-la depois usando a extenso de envio do Google Docs para o Chrome.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 51. Faa back-ups O Google Docs oferece uma tima maneira de fazer o back-up dos seus documentos. Faa o upload de todos os seus documentos e salve-os na sua conta. No entanto, no custa nada garantir e manter um outro back-up salvo em outro lugar.

52 segredos do Google Docs para estudantes: 52. Use o Google Docs para organizar sua rotina O Google Docs no precisa ser utilizado apenas para compartilhar documentos com os seus colegas de classe. Monte a sua agenda de compromissos, despesas, etc.

Fonte: Universia Brasil

S-ar putea să vă placă și