Sunteți pe pagina 1din 2

Movimentos Vegetais

Os movimentos dos vegetais respondem ao de hormnios ou de fatores ambientais como substncias qumicas, luz solar ou choques mecnicos. Estes movimentos podem ser do tipo crescimento e curvatura e do tipo locomoo.

Movimentos de Crescimento e Curvatura


Estes movimentos podem ser do tipo tropismos e nastismos.

Tropismos
Os tropismos so movimentos orientados em relao fonte de estmulo. Esto relacionados com a ao das auxinas.

Fototropismo
Movimento orientado pela direo da luz. Existe uma curvatura do vegetal em relao luz, podendo ser em direo ou contrria a ela, dependendo do rgo vegetal e da concentrao do hormnio auxina. O caule apresenta um fototropismo positivo, enquanto que a raiz apresenta fototropismo negativo.

Geotropismo
Movimento orientado pela fora da gravidade. O caule responde com geotropismo negativo e a raiz com geotropismo positivo, dependendo da concentrao de auxina nestes rgos.

Quimiotropismo
Movimento orientado em relao a substncias qumicas do meio.

Tigmotropismo
Movimento orientado por um choqe mecnico ou suporte mecnico, como acontece com as gavinhas de chuchu e maracuj que se enrolam quando entram em contato com algum suporte mecnico.

Nastismos
Os nastismos so movimentos que no so orientados em relao fonte de estmulo. Dependem da simetria interna do rgo, que devem ter disposio dorso - ventral como as folhas dos vegetais.

Fotonastismo
Movimento das ptalas das flores que fazem movimento de curvatura para a base da corola. Este movimento no orientado pela direo da luz, sendo sempre para a base da flor. Existem as flores que abrem durante o dia, fechando-se noite como a "onze horas" e aquelas que fazem o contrrio como a "dama da noite".

Tigmonastismo e Quimionastismo

Movimentos que ocorrem em plantas insetvoras ou mais comumente plantas carnvoras, que, em contato com um inseto, fecham suas folhas com tentculos ou com plos urticantes, e logo em seguida liberam secrees digestivas que atacam o inseto. s vezes substncias qumicas liberadas pelo inseto que provocam esta reao.

Seismonastia
Movimento verificado nos fololos das folhas de plantas do tipo sensitiva ou mimosa, que, ao sofrerem um abalo com a mo de uma pessoa ou com o vento, fecham seus fololos. Este movimento explicado pela diferena de turgescncia entre as clulas de parnquima aquoso que estas folhas apresentam.

Movimentos de Locomoo ou Deslocamento


Movimentos de deslocamento de clulas ou organismos que so orientados em relao fonte de estmulo, podendo ser positivos ou negativos, sendo definidos como tactismos.

Quimiotactismo
Movimento orientado em relao a substncias qumicas como ocorre com o anterozide em direo ao arquegnio.

Aerotactismo
Movimento orientado em relao fonte de oxignio, como ocorre de modo positivo com bactrias aerbicas.

Fototactismo
Movimento orientado em relao luz, como ocorre com os cloroplastos na clula vegetal.

S-ar putea să vă placă și