Sunteți pe pagina 1din 2

EDITAL PARA OFICIANTES DA I SEMANA DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE BRASLIA

A ESCALA um projeto que visa promover uma semana na qual os alunos da faculdade tenham a chance de entrar em contato com aspectos pouco trabalhados durante a graduao. No s aspectos relacionados diretamente arquitetura e ao urbanismo, mas tambm colocar em discusso todas as questes sociais, ambientais e econmicas que esto indiretamente ligadas nossa futura prosso. O evento conta com palestras, ocinas, minicursos, intervenes urbanas, mostras e exposies com temas relacionados arquitetura e ao urbanismo e outros temas pertinentes nossa formao. Todas as atividades sero abertas aos alunos da faculdade e a toda comunidade que participar da Semana Universitria da Universidade de Braslia

EIXOS TEMTICOS
O INDIVDUO E A CIDADE Como uma pessoa pode participar da construo da cidade? Queremos abordar a relao direta do indivduo com a cidade, considerando o modo como as atitudes individuais inuenciam na construo de uma cidade e no sentido inverso, como a cidade inuencia o seu modo de ser a agir.

A SOCIEDADE E A CIDADE Aqui queremos trabalhar em uma escala ampliada. Organizadas as pessoas representam alguma fora importante nas decises? Queremos abordar as relaes sociais, ambientais e econmicas que atuam no ambiente urbano.

TEMTICA O tema desta edio vem na forma de um questionamento: Quantas Faces a Cidade Tem?. Com essa abordagem pretendemos discutir Braslia e seu entorno como uma unidade, abordando a segregao socio-espacial, processos de urbanizao e os agentes construtores do espao urbano sempre buscando novas alternativas sustentveis para os problemas urbanos. A Fim de facilitar o entendimento dos pontos de reexo, dividiu-se o tema em trs eixos temticos, que agrupam as problemticas e caractersticas da cidade a serem discutidas. As ocinas devero reetir o carter dinmico que as cidades tem, bem como as relaes com seus habitantes e grupos sociais.

A UNIVERSIDADE E A CIDADE Qual o papel da universidade nas discusses? Ser que a nossa universidade esta ajudando de forma efetiva na construo de uma cidade mais justa, ou apenas estamos repetindo os velhos erros de sempre? Queremos contribuir para discutir o trip das universidades (ensino, pesquisa e extenso) promovendo uma atuao focada na relao da prtica com a teoria.

DAS OFICINAS As ocinas so espaos para as atividades que combinam aspectos prticos e tericos e devem dialogar diretamente com o tema da Semana, alm de se encaixar em um ou mais eixos temticos. Sero realizadas durante os turnos matutino e vespertino e tero tempo de durao de duas ou quatro horas. Casos especiais, nos quais a ocina necessite de uma carga horria maior, esta deve ser divida em dois ou mais dias. Todo o material necessrio para a realizao da ocina deve ser detalhado na cha de inscrio, citando marca e modelo a ser comprado, alm de quaisquer condicionantes para que a ocina ocorra da melhor forma possvel. Sugerimos que os resultados das ocinas sejam expostos para os demais participantes da Escala nos horrios dedicados mostras e exposies. Cabendo ao ociante, juntamente com o grupo, a organizao e montagem da exposio. O ociante selecionado ter como benefcios o registro de sua ocina nos anais da semana de extenso da UnB, certicado de ociante pela ComOrg da Escala e divulgao do seu trabalho em espao de exposio temporrio.

DA SELEO Pa r a a e s c o l h a d o s o c i a n t e s s e r o considerados os seguintes aspectos: > Relao com o tema e eixos temticos do evento > Viabilidade e oramento do material necessrio > Possibilidade de apresentao do resultado nal do trabalho > Nmero de pessoas abrangidas > Criatividade e interdisciplinaridade

Caso a ocina seja selecionada, imprescindvel o comparecimento do ociante em quaisquer reunies com a equipe organizadora do evento data e horrio a combinar previamente, e o contato entre o ociante e a diretoria de atividade deve ser direto, a m de facilitar a averiguao dos materiais e espaos fsicos disponveis. Em caso de desistncia avisar a Diretoria de Atividades com urgncia.

DA INSCRIO A inscrio dever ser feita atravs do envio do formulrio de inscrio para o e-mail semanaescala.inscricao@gmail.com, do dia 30 de agosto ao dia 01 de outubro . O formulrio est disponvel no semanaescala.tumblr.com, assim como o resultados das selees, que ser divulgado no dia 05 de outubro. realizao

S-ar putea să vă placă și