Sunteți pe pagina 1din 24

UNIVERSIDADE DA REGIO DE JOINVILLE UNIVILLE

GUIA PARA ELABORAO DE PROJETOS DE PESQUISA

ELEIDE ABRIL GORDON FINDLAY MAURO A. COSTA SANDRA PASCHOAL LEITE DE CAMARGO GUEDES

2. edio revista e atualizada 1. edio formato digital

2006

EXPEDIENTE Reitor Paulo Ivo Koehntopp

PRODUO EDITORIAL Editora Univille Coordenao Geral Reny Hernandes Diagramao Andra Rosa de Oliveira Machado Marisa Kanzler Aguayo Reviso Viviane Rodrigues Equipe Tcnica Responsvel Eleide Abril Gordon Findlay Mauro A. Costa Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes Corpo Consultivo Eloi Menestrina Ilanil Coelho Jaidette Farias Klug Lauci Aparecida Cavalett Mariluci N. Carelli Regina M. M. Gern Tatiana Menestrina

Vice-Reitor Wilmar Anderle

Pr-Reitora de Ensino Ilanil Coelho

Pr-Reitora de Pesquisa e Ps-Graduao Sandra Aparecida Furlan

Pr-Reitora de Extenso e Assuntos Comunitrios Therezinha M. Novais de Oliveira

Pr-Reitor de Administrao Martinho Exterkoetter

Catalogao na fonte pela Biblioteca Universitria da UNIVILLE Findlay, Eleide Abril Gordon Guia para apresentao de projetos de pesquisa/Eleide Abril Gordon Findlay; Mauro A. Costa; Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006 26 p. ; 21 cm. 1. Metodologia Cientfica. 2. Projeto de pesquisa. I. Costa, Mauro A. II. Guedes, Sandra P. L. de Camargo. III. Ttulo CDD 001.42

F494g

Sumrio
Apresentao .......................................................................................... 5 Introduo .............................................................................................. 7 Estrutura de um projeto de pesquisa .................................................... 9 1. TEMA E TTULO DO PROJETO .................................................. 11 2. JUSTIFICATIVA .............................................................................. 11 3. PROBLEMA ...................................................................................... 12 4. FORMULAO DE HIPTESES .................................................. 13 5. OBJETIVOS ...................................................................................... 15 6. REVISO DA LITERATURA ......................................................... 16 7. METODOLOGIA ............................................................................ 16 8. RESULTADOS ESPERADOS .......................................................... 18 9. CRONOGRAMA ............................................................................. 18 10. ORAMENTO .............................................................................. 20 11. REFERNCIAS ............................................................................... 22 12. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS .................................................... 23 Referncias ............................................................................................ 24

Apresentao
As Pr-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e Ps-Graduao e de Extenso, procurando facilitar os trabalhos acadmicos produzidos na Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE , propuseram a elaborao de um guia que orientasse a construo de projetos de pesquisa. A diversidade bibliogrfica, que, diga-se de passagem, rica nessa rea do conhecimento, tem propiciado diferentes modelos de projetos de pesquisa, os quais tm gerado confuso tanto entre os professores como entre estes e seus alunos. Tais diferenas, no entanto, relacionam-se principalmente ordem das etapas constitutivas do projeto ou nomenclatura delas. E so exatamente essas pequenas diferenas que costumam causar confuso entre os pesquisadores. Este guia apresenta um roteiro para elaborao de projetos de pesquisa fundamentado em reviso bibliogrfica feita com base em vrias obras de metodologia, na qual se identificou a existncia de diferentes modelos de projetos. A partir dessa constatao, estabeleceu-se uma seqncia de etapas de um projeto de pesquisa resultante do consenso da maioria dos autores consultados. O Guia para elaborao de projetos de pesquisa pretende se transformar num instrumento facilitador para professores e alunos da UNIVILLE, sem, contudo, diminuir ou substituir a funo do professor de Metodologia da Pesquisa. Este, na verdade, o responsvel pelo aprofundamento de todas as etapas do projeto relacionadas no guia. Assim, este guia apresenta os passos bsicos de um projeto de pesquisa descrevendo sinteticamente o que consta em cada um deles.

Os autores

Introduo
A produo e a difuso do conhecimento so pilares bsicos de uma Universidade, sendo a produo entendida como pesquisa, e a sua difuso, como ensino e ou extenso.
A pesquisa, um dos princpios do Projeto Pedaggico da UNIVILLE, est voltada produo de conhecimento, com o objetivo de manter um processo constante de reflexo crtica, que impe no somente apreend-la de forma mais abrangente, como tambm propor alternativas para a realidade existente (UNIVILLE, 2003).

Dessa forma, a pesquisa deve estar presente em todos os nveis de ensino da Universidade, desde a graduao at a ps-graduao, variando em seu aprofundamento. Para o desenvolvimento de qualquer pesquisa, em qualquer nvel, h a necessidade de um PROJETO. A presena da disciplina de Metodologia da Pesquisa ou Cientfica nas grades curriculares de todos os cursos da UNIVILLE visa dar instrumentos aos alunos de graduao na prtica do mtodo cientfico. A existncia de um projeto facilita a elaborao e o aprofundamento de qualquer trabalho acadmico, quer seja de uma disciplina ou de uma monografia de final ou de concluso de curso. Ainda na graduao, os alunos que almejam seguir a carreira acadmica ou melhorar sua formao profissional tm a oportunidade de se lanar mais efetivamente na pesquisa por intermdio do Programa de Bolsas de Iniciao Cientfica PIBIC da UNIVILLE, e para algumas modalidades existe a necessidade da elaborao de projeto de pesquisa. Em alguns cursos de ps-graduao lato sensu, ou seja, especializao, tambm h a exigncia de um projeto de pesquisa para a elaborao de monografia.

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

Para o ingresso em cursos de ps-graduao stricto sensu, ou seja, mestrados ou doutorados, h a necessidade de apresentao de um projeto de pesquisa que posteriormente resultar em dissertao ou tese. Os passos bsicos para a elaborao desses projetos so: ttulo, justificativa, problema, formulao de hipteses, objetivos, reviso da literatura, metodologia, cronograma, resultados esperados, oramento e referncias, que sero apresentados a seguir. Esperamos que este GUIA funcione, realmente, como um facilitador na elaborao de projetos de pesquisa em todos os nveis, reforando que o aprofundamento necessrio caber ao prprio pesquisador.

Estrutura de um projeto de pesquisa*

1. TEMA E TTULO DO PROJETO 2. JUSTIFICATIVA 3. PROBLEMA 4. FORMULAO DE HIPTESES 5. OBJETIVOS 5.1. Gerais 5.2. Especficos 6. REVISO DA LITERATURA 7. METODOLOGIA 8. RESULTADOS ESPERADOS 9. CRONOGRAMA 10. ORAMENTO 11. REFERNCIAS 12. APNDICES 13. ANEXOS

Projeto de Pesquisa NO TEM concluso.

* Para a formatao e digitao de todo o projeto, consulte o Guia para apresentao de trabalhos acadmicos. Joinville: UNIVILLE, 2005.

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

10

ANEXOS APNDICES REFERNCIAS ORAMENTO CRONOGRAMA RESULTADOS ESPERADOS METODOLOGIA REVISO DA LITERATURA OBJETIVOS HIPTESES PROBLEMA JUSTIFICATIVA TTULO DO PROJETO

Figura 1 Elementos constitutivos do projeto de pesquisa

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

11

1. TEMA E TTULO DO PROJETO


O tema parte preferencialmente da realidade circundante do pesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou cultural. O ttulo parte do tema e o carto de apresentao do projeto de pesquisa. Ele expressa a delimitao e a abrangncia temporal e espacial do que se pretende pesquisar.

2. JUSTIFICATIVA
A justificativa constitui uma parte fundamental do projeto de pesquisa. nessa etapa que voc convence o leitor (professor, examinador e demais interessados no assunto) de que seu projeto deve ser feito. Para tanto, ela deve abordar os seguintes elementos: a delimitao, a relevncia e a viabilidade. a) Delimitao Como impossvel abranger em uma nica pesquisa todo o conhecimento de uma rea, deve-se fazer recortes a fim de focalizar o tema, ou seja, selecionar uma parte num todo. Delimitar, pois, pr limites. O que delimitar? - rea especfica do conhecimento; - Espao geogrfico de abrangncia da pesquisa; - Perodo focalizado na pesquisa. b) Relevncia Deve ser evidenciada a contribuio do projeto para o conhecimento e para a sociedade, ou seja, em que sentido a execuo de tal projeto ir subsidiar o conhecimento cientfico j existente e a sociedade de maneira geral ou especfica.

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

12

c) Viabilidade A justificativa deve demonstrar a viabilidade financeira, material (equipamentos) e temporal, ou seja, o pesquisador mostra a possibilidade de o projeto ser executado com os recursos disponveis.

A justificativa deve ser elaborada em texto nico, sem tpicos.

3. PROBLEMA*
Sem problema no h pesquisa, mas, para formular um problema de pesquisa, urge fazer algumas consideraes pertinentes no sentido de evitar equvocos. Em primeiro lugar preciso fazer uma distino entre o problema de pesquisa e os problemas do acadmico. O desconhecimento, a desinformao, a dvida do pesquisador em relao a um assunto e/ou tema no constitui um problema de pesquisa. Essas lacunas podem ser resolvidas com uma leitura seletiva e aprofundada, dispensando, portanto, um projeto de pesquisa. Em segundo lugar, no confundir tema com problema. O tema o assunto geral que abordado na pesquisa e tem carter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.

PROBLEMA UMA INTERROGAO QUE O PESQUISADOR FAZ REALIDADE

* Algumas instituies de ensino e agncias financiadoras solicitam a incluso do problema ou da problemtica na justificativa.

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

13

Tema no problema! Problemtica no problema!

Alm disso, necessrio tambm esclarecer o que uma problemtica e um problema. Segundo Oliveira (2001, p. 107),
uma problemtica pode ser considerada como a colocao dos problemas que se pretende resolver dentro de um certo campo terico e prtico. Um mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em problemticas diferentes.

A ttulo de exemplo, a industrializao de Joinville pode ser enquadrada em problemticas de Economia, Administrao, Histria, Medicina, Meio Ambiente, Educao, Cincias Contbeis, Educao Fsica, Qumica e tantas outras. O problema no surge do nada, mas fruto de leitura e/ou observao do que se deseja pesquisar. Nesse sentido, o aluno deve fazer leituras de obras que tratem do tema no qual est situada a pesquisa, bem como observar direta ou indiretamente o fenmeno (fato, sujeitos) que se pretende pesquisar para, posteriormente, formular questes significativas sobre o problema. A formulao mais freqente de um problema na literatura sobre metodologia da pesquisa ocorre, de maneira geral, em forma de uma questo ou interrogao.

4. FORMULAO DE HIPTESES*
As hipteses so possveis respostas ao problema da pesquisa e orientam a busca de outras informaes. A hiptese pode tambm ser entendida como
* Alguns autores utilizam a expresso questes de pesquisa ou questes norteadoras em vez de hipteses.

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

14

as relaes entre duas ou mais variveis, e preciso que pelo menos uma delas j tenha sido fruto de conhecimento cientfico. E o que so variveis? So caractersticas observveis do fenmeno a ser estudado e existem em todos os tipos de pesquisa. No entanto, enquanto nas pesquisas quantitativas elas so medidas, nas qualitativas elas so descritas ou explicadas (TRIVIOS, 1987). Nas hipteses no se busca estabelecer unicamente uma conexo causal (se A, ento B), mas a probabilidade de haver uma relao entre as variveis estabelecidas (A e B), relao essa que pode ser de dependncia, de associao e tambm de causalidade.

preciso no confundir hiptese com pressuposto, com evidncia prvia. Hiptese o que se pretende demonstrar e no o que j se tem demonstrado evidente, desde o ponto de partida. [...] nesses casos no h mais nada a demonstrar, e no se chegar a nenhuma conquista e o conhecimento no avana (SEVERINO, 2000, p. 161).

Tal como o problema, a formulao de hipteses prioriza a clareza e a distino.

A pesquisa pode confirmar ou refutar a(s) hiptese(s) levantada(s). HIPTESES NO so perguntas, mas SIM AFIRMAES.

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

15

5. OBJETIVOS
Nessa parte o aluno formula as suas pretenses com a pesquisa. Ele define, esclarece e revela os focos de interesse da pesquisa. Os objetivos dividem-se em geral e especficos. 5.1 Objetivo Geral O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo. 5.2 Objetivos Especficos Os objetivos especficos definem os diferentes pontos a serem abordados, visando confirmar as hipteses e concretizar o objetivo geral. Assim como o objetivo geral, os verbos devem ser utilizados no infinitivo. Alguns dos verbos utilizados na redao dos objetivos costumam ser: ANALISAR CONSTATAR ELABORAR EXAMINAR INFERIR AVALIAR DEMONSTRAR ENTENDER EXPLICAR MENSURAR COMPREENDER DESCREVER ESTUDAR IDENTIFICAR VERIFICAR

Para cada hiptese se estabelece mais de um objetivo especfico. Portanto, quanto mais hipteses, mais complexa a pesquisa.

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

16

6. REVISO DA LITERATURA
Nessa etapa, como o prprio nome indica, analisam-se as mais recentes obras cientficas disponveis que tratem do assunto ou que dem embasamento terico e metodolgico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. aqui tambm que so explicitados os principais conceitos e termos tcnicos a serem utilizados na pesquisa. Tambm chamada de estado da arte, a reviso da literatura demonstra que o pesquisador est atualizado nas ltimas discusses no campo de conhecimento em investigao. Alm de artigos em peridicos nacionais e internacionais e livros j publicados, as monografias, dissertaes e teses constituem excelentes fontes de consulta.

Reviso de literatura difere-se de uma coletnea de resumos ou uma colcha de retalhos de citaes!

7. METODOLOGIA
Metodologia o conjunto de mtodos e tcnicas utilizados para a realizao de uma pesquisa. Existem duas abordagens de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa. A primeira aborda o objeto de pesquisa sem a preocupao de medir ou qualificar os dados coletados, o que ocorre essencialmente na quantitativa. Porm possvel abordar o problema da pesquisa utilizando as duas formas. Faz-se necessrio, contudo, definir o que mtodo. Este pode ser compreendido como o caminho a ser seguido na pesquisa.

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

17

Mtodo o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigao dos fatos ou na procura da verdade (RUIZ, 1985, p. 131). Em uma pesquisa existem mtodos de abordagem e mtodos de procedimento. O mtodo de abordagem diz respeito concepo terica utilizada pelo pesquisador, enquanto o de procedimento relaciona-se maneira especfica pela qual o objeto ser trabalhado durante o processo de pesquisa. Exemplos de mtodos de abordagem podem ser: hipotticodedutivo, indutivo, fenomenolgico, dialtico, positivista, estruturalista e hermenutico. Exemplos de mtodos de procedimentos podem ser: histrico, estatstico, comparativo, observao, monogrfico, economtrico e experimental. Os mtodos de pesquisa e sua definio dependem do objeto e do tipo da pesquisa. Os tipos mais comuns de pesquisa so: de campo; bibliogrfica; descritiva; experimental. Aliadas aos mtodos esto as tcnicas de pesquisa, que so os instrumentos especficos que ajudam no alcance dos objetivos almejados. As tcnicas mais comuns so: questionrios (instrumento de coleta de dados que dispensa a presena do pesquisador); formulrios (instrumento de coleta de dados com a presena do pesquisador); entrevistas (estruturada ou no estruturada);

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

18

levantamento documental; observacional (participante ou no participante); estatsticas. Nessa parte, alm do que j foi dito, tambm devem ser indicados as amostragens (populao a ser pesquisada), o local, os elementos relevantes, o planejamento do experimento, os materiais a serem utilizados, a anlise dos dados, enfim, tudo aquilo que detalhe o caminho que voc trilhar para concretizar a pesquisa.

8. RESULTADOS ESPERADOS
Esse item dispensvel nos trabalhos de graduao, porm necessrio em projetos com financiamento. Devem ser explicitados os resultados prticos esperados com a pesquisa, como: - Nmeros e caractersticas de publicaes (artigos, livros etc.); - Comunicaes em congressos ou simpsios; - Registro de patentes; - Exposio; - Criao ou industrializao de produtos. A UNIVILLE exige esse item em todos os projetos de pesquisa por ela financiados.

9. CRONOGRAMA
No cronograma voc dimensiona cada uma das etapas do desenvolvimento da pesquisa, no tempo disponvel para sua execuo. Geralmente os cronogramas so divididos em meses.

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

19

CUIDADO!!! S estabelea etapas que possam ser executadas no prazo disponvel.

O cronograma fica muito mais fcil de ser visualizado se estiver em uma tabela. Exemplo:
2002 DESCRIO DAS ETAPAS MESES MESES 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x 2003

- Reviso bibliogrfica - Coleta de dados - Coleta de amostras - Anlise das amostras - Entrevistas - Sistematizao das entrevistas - Anlise dos dados e elaborao da sntese - Primeira redao e correo - Entrega do relatrio final

x x

x x x x x x x x

possvel ocorrer execuo simultnea de etapas, as quais podem ser semanais ou mensais. O nmero de etapas do cronograma deve estar de acordo com o que foi proposto no projeto, especialmente na parte da metodologia.

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

20

10. ORAMENTO*
Nele so indicados todos os materiais ou equipamentos necessrios para o desenvolvimento da pesquisa, tais como: despesas de custeio (remunerao de servios pessoais, materiais de consumo, outros servios de terceiros e encargos), despesa de capital (equipamentos e material permanente).

O oramento s elaborado em projetos que pleiteiem financiamento.

10.1 Recursos Humanos


NOME FUNO TITULAO HORAS SEM ANAIS DO PROJETO M ESES DE ATUAO NO PROJETO

TITULAO:

E - Especialista

M - Mestre

D - Doutor

10.2 Materiais de Consumo


QUANTIDADE ESPECIFICAO VALOR UNITRIO TOT

TOTAL

* O modelo de oramento aqui exibido o utilizado nos formulrios de pesquisa da UNIVILLE.

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

21

10.3 Equipamentos
QUANTIDADE ESPECIFICAO VALOR UNITRIO TOTAL

TOTAL

10.4 Recursos de Informtica


QUANTIDADE ESPECIFICAO VALOR UNITRIO TOTAL

TOTAL

10.5 Recursos de Artes Grficas


QUANTIDADE ITINERRIO VALOR UNITRIO TOTAL

TOTAL

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

22

10.6 Transporte
QUANTIDADE ITINERRIO VALOR UNITRIO TOTAL

TOTAL

10.7 Outros
QUANTIDADE ITINERRIO VALOR UNITRIO TOTAL

TOTAL

11. REFERNCIAS*
As referncias utilizadas para a elaborao do projeto e as fontes documentais previamente identificadas que sero necessrias pesquisa devem ser indicadas em ordem alfabtica e dentro das normas tcnicas (no Brasil as normas mais aceitas so as estabelecidas pela ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas).

* Para mais informaes consulte o Guia para apresentao de trabalhos acadmicos. Joinville: UNIVILLE, 2005, e as Normas da ABNT NBR 6023/02.

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

23

Existem diferenas entre referncias, referncias bibliogrficas e bibliografia. A palavra referncias indica as obras efetivamente citadas no trabalho em questo. Quando usada sozinha, pode indicar diferentes tipos de obras, como livros, peridicos ou documentos, sejam manuscritos, impressos ou em meio eletrnico. Quando o trabalho apresentar somente citaes de obras publicadas em papel, utiliza-se o termo referncias bibliogrficas. J a palavra bibliografia indica todas as leituras feitas pelo pesquisador durante o processo de pesquisa.

12. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS


12.1. Apndice Apndices so elementos complementares ao projeto e que foram elaborados pelo pesquisador. Aqui entrariam, por exemplo, questionrios, formulrios de pesquisa de campo ou fotografias. 12.2. Anexos Assim como os apndices, os anexos s devem aparecer nos projetos de pesquisa se forem extremamente necessrios. So textos de autoria de outra pessoa e no do pesquisador. Por exemplo: mapas, documentos originais, fotografias batidas por outra pessoa que no o pesquisador.

24

Referncias
ALMEIDA, Maria Lcia Pacheco de. Como elaborar monografias. 4. ed. rev. e atual. Belm: CEJUP, 1996. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER. O mtodo nas cincias naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. So Paulo: Pioneira, 1998. ANDRADE, Maria Margarida. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. So Paulo: Atlas, 1993. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produo cientfica: diretrizes para elaborao de trabalhos acadmicos. Piracicaba: UNIMEP, 1992. BARROS, Aidil de Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciao cientfica. So Paulo: McGraw-Hill, 1986. ______. Projeto de pesquisa: propostas metodolgicas. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1991. CARVALHO, Maria Ceclia (Org.). Construindo o saber. Metodologia cientfica: fundamentos e tcnicas. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 1994. CERVO, Amado L.; BERVIAN, P. A metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1983. CONTANDRIOPOULOS, Andr-Pierre et al. Saber preparar uma pesquisa. 3. ed. So Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/Abrasco, 1999. FACHIN, Odlia. Fundamentos de metodologia. So Paulo: Atlas, 1993.

Guia para elaborao de projetos de pesquisa

25

GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1994. INCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. Campinas: Papirus, 1995. KCHE, Jos Carlos. Fundamentos de metodologia cientfica teoria da cincia e prtica da pesquisa. 15. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 1985. MARIANTONIO, Antonio T. et al. Elaborao e divulgao do trabalho cientfico. So Paulo: Atlas, 1993. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias e dissertao. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1994. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientfica. Projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. So Paulo: Pioneira, 2001. PDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa: abordagem terico-prtica. Campinas: Papirus, 1996. PARRA FILHO, Domingos. Apresentao de trabalhos cientficos monografias, TCC, teses, dissertaes. 4. ed. So Paulo: Hucitec, 2000. REY, Lus. Planejar e redigir trabalhos cientficos. 2. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1998. RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica. Guia para eficincia nos estudos. 13. ed. So Paulo: Atlas, 1985.

Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE

26

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. SEVERINO, Joaquim Antnio. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2000. TRIVIOS, Augusto N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. UNIVILLE UNIVERSIDADE DA REGIO DE JOINVILLE. Resoluo n. 12/03, de 17 de julho de 2003. Define a pesquisa na UNIVILLE e estabelece normas para sua execuo. Joinville, 17 de julho de 2003. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1998. VIEIRA, Snia. Metodologia cientfica para a rea de sade. So Paulo: Sarvier, 1984. VIEIRA, Snia; HOSSNE, William Saad. Pesquisa mdica: a tica e a metodologia. So Paulo: Pioneira, 1998.

S-ar putea să vă placă și