Sunteți pe pagina 1din 1

Expanso da Regra

Expanso das Regras

Reputao
De acordo com o Guia do Mestre (pag. 38) a Caracterstica Reputao serve para medir seu estigma social, o grau de confiana que as pessoas tem em voc, variando levemente de raa para raa. Um valor de 3 em Reputao significa que voc amado por muitos, em contra partida um valor de - 2 significa que voc alvo de desconfiana. Um exemplo, so os lfos que do pouco crdito a raa humana devido aos grandes males que esta trouxe a eles e a Thedas. Todos os personagens comeam com um valor de Reputao preestabelecido pela sua raa, que ao longo do tempo pode aumentar ou diminuir de acordo com suas aes. Quanto maior sua Reputao melhor ser a maneira como as pessoas lhe vem. Na Tabela de Reputao, logo abaixo, existem trs tipos de valores diferente para cada raa. Escolha aquele que corresponde a sua raa. Estes valores so bnus ou penalidades nos testes que envolvam interaes sociais (geralmente feitos com a Habilidade Comunicao). Por exemplo, Daran, um personagem recm criado da raa dos lfos teria um valor de teste de interaes sociais com os seguintes modificadores: penalidade de - 1 em testes de interaes sociais com os anes, bnus de +1 em testes de interaes sociais com os lfos, e penalidade de -2 em testes de interaes sociais com os humanos.

Ganhando Reputao
Existem duas maneiras simples de ganhar pontos de Reputao; a primeira por meio de nveis. Cada novo Nvel o personagem ganha um ponto para distribuir em qualquer das raas. O segundo modo se deve feitos hericos dos personagens, dignos de muita honra. O Valor mximo da Reputao 4 e o menor -4 Daran possui os seguintes valores em sua Reputao: -1 Anes, 1 lfos, -2 Humanos Ao alcanar o 2 nvel ele ganha um ponto para distribuir em sua Reputao. Daran analisa e v que precisa estreitar seus laos com os humanos e acrescenta este ponto na raa dos humanos, ficando assim: -1 Anes, 1 lfos, -1 Humanos A relao de Daran com os humanos melhorou um pouco. Da prxima vez que tentar negociar com esta raa ter uma penalidade de -1 ao invs de -2.

Perdendo Reputao
Ganhar reputao uma tarefa penosa e mant-la ainda mais difcil, os personagens devem lutar muito at que tenham seu nome escrito nos umbrais do tempo de forma grandiosa. Porem, para perder reputao basta somente uma falha visvel. Toda vez que o PJ cometer uma falha relevante e visvel pelas pessoas, mesmo que sem inteno, ele perde de 1 ponto em Reputao de cada raa que se encontra na cena. Daran agora 2 nvel possui os seguintes valores em sua Reputao: -1 Anes, 1 lfos, -1 Humanos Na tentativa de furtar uma arma lendria na loja de armas mais prxima, Daran testa sua Destreza (Arrombamento), mas para seu azar ele falha. Na mesma hora o dono e outros cinco comerciantes humanos vem o rosto de Daran, que foge rapidamente se misturando a multido. Os comerciantes ento espalham para as pessoas (humanos e anes) as caractersticas do ladro que tentou roub-los. Daran perde dois pontos: 1 pela populao humana e 1 pela populao an. Ficando assim sua Reputao. -2 Anes, 1 lfos, -2 Humanos A gora Daran precisa encontrar um jeito de se redimir de seu erro.

Tabela de Reputao
Valores de Reputao dos Humanos -1 Anes -2 lfos 0 Humanos Valores de Reputao dos lfos -1 Anes 1 lfos -2 Humanos Valores de Reputao dos Anes 1 Anes -1 lfos -1 Humanos

Testes de Reputao
Como mencionado acima, os testes de Reputao so testes de interaes sociais feitos geralmente com a Habilidade Comunicao. Se o lfo Daran do exemplo acima, estivesse tentado obter informaes importantes de um estalajadeiro ano, ele sofreria uma penalidade de -1 em seu teste de Comunicao (Barganha). Porem se esse estalajadeiro fosse um lfo, ele receberia um bnus de +1 em seu teste. Seria complicado arrancar alguma informao se o estalajadeiro fosse um humano, pois sua penalidade seria de -2.
Mestre, a regra Perdendo Reputao deve ser usada para equilibrar a Reputao. No tire pontos dos personagens por qualquer erro ftil, mas por algo considervel.

S-ar putea să vă placă și