Sunteți pe pagina 1din 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 2968/08 DENNCIA contra a Prefeitura Municipal de So Jos de Sabugi. Obras e Servios de Engenharia. Exerccio de 2007. Ausncia de subsdios ou de provas documentais. Decurso do tempo Considerar prejudicada a apurao da denncia. Determinar o arquivamento sem julgamento de mrito. Comunicar aos denunciantes.

RESOLUO RC1-TC -

0137/12

RELATRIO: Tratam os presentes autos de Denncia formalizada neste Tribunal, em 12/03/08, pelos Vereadores do Municpio de So Jos de Sabugi, Srs Jos Domingos Dantas, Paulo Pereira de Andrade, Francisco de Medeiros Lima e Aliomar Ribeiro de Souza, acerca de possveis irregularidades praticadas durante o exerccio de 2007, na gesto do Sr Jos Derci de Medeiros, envolvendo obras e servios de engenharia, dentre os quais, desobstruo de poos, reforma de escolas, recuperao de estradas e outros. Em singular anlise da Diviso de Controle de Obras Pblicas-DICOP, s fls. 28/29, aps diligncia realizada no municpio em 05/06/12, foram consignadas as seguintes ponderaes: os representantes da atual gesto do Municpio informaram desconhecer a localizao das obras denunciadas, e afirmaram que os documentos comprobatrios destas despesas no foram encontrados nos arquivos da Prefeitura; ao tentar colher mais informaes com os denunciantes, o Vereador Francisco Medeiros Lima declarou no ter mais interesse em prosseguir com a presente denuncia, em decorrncia do falecimento do gestor responsvel e do transcurso de 05 anos desde a realizao das despesas no ano de 2007; devido s dificuldades da comprovao de despesas que, usualmente, so afetadas pelo decurso do tempo, entende-se que, no caso em tela, o nus desta comprovao no poderia recair sobre os representantes do esplio, sob pena de restar ferido o princpio do contraditrio, que deve ser efetivo, de modo a possibilitar reais condies de produo de provas; se houvesse a solicitao dos projetos e planilhas oramentrias aos representantes do esplio, no traria resultados efetivos, haja vista que a apresentao destes documentos, por si s, no comprovaria a realizao destas despesas pblicas; admitida a hiptese de que estes documentos no fossem apresentados, at mesmo pelo fato de no terem sido confeccionados na poca, esta falha formal seria punvel com multa, a qual, considerado o seu carter personalssimo, no poderia ser exigida do esplio do gestor responsvel.

Por todo o exposto, o rgo de Instruo sugeriu o arquivamento da denncia. O processo foi agendado para a presente sesso, dispensando intimaes, ocasio em que o MPjTCE opinou, oralmente, pelo arquivamento do processo.

VOTO DO RELATOR: Em conformidade com as explanaes da unidade tcnica deste Tribunal, no foi possvel averiguar os fatos denunciados, prejudicando, pois, a apreciao do mrito do presente caderno processual. Diante disso, sem mais delongas, voto no sentido de:

PROCESSO TC N 2968/08

I.

considerar prejudicada a apurao da denncia;

II. determinar o arquivamento dos autos sem julgamento do mrito; III. comunicar aos denunciantes o teor da presente deciso.

DECISO DA 1 CMARA DO TCE-PB: Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC n 2968/08 os Membros do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE/PB), RESOLVEM, unanimidade, na sesso plenria realizada nesta data, em:
I.

considerar prejudicada a apurao da denncia;

II. determinar o arquivamento dos autos sem julgamento do mrito; III. comunicar aos denunciantes o teor da presente deciso.

Publique-se, registre-se e cumpra-se. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa Joo Pessoa, 30 de agosto de 2012

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Presidente em exerccio e Relator

Conselheiro Umberto Silveira Porto

Cons. Subst. Antnio Gomes Vieira Filho

Fui presente, Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE

S-ar putea să vă placă și