Sunteți pe pagina 1din 77

Introduo a Sistemas Operacionais

Tipos e Estruturas do Sistema Operacional

Tipos e Estruturas do Sistema Operacional

Quando falamos da estrutura de algo, estamos nos referindo s suas formas e constituio fundamental que o sustenta. A estrutura de um documento formada por tpicos (introduo, desenvolvimento e concluso).

Tipos de Sistemas Operacionais


Necessitamos estudar cada item que compem os Sistemas para entend-los melhor, ou seja, entender como ele funciona internamente. QUALQUER QUE SEJA ELE.

Tipos de Sistemas Operacionais


Um sistema operacional precisa entender cada pea do computador e a funo de cada um dos componentes para poder fazer a conexo entre eles, assim gerenciando todo o seu hardware. Oferecendo o melhor desempenho, com aproveitamento de todos os recursos disponveis.

Tipos de Sistemas Operacionais


Vamos estudar basicamente para os dois tipos: Para desktops Para servidores

Prprios para desktops


Quando falamos de sistemas operacionais, a primeira coisa que pensamos so os programas instalados em computadores de usurios domsticos, ou seja, os PCs ou laptops.

Prprios para desktops


Esses usurios utilizam o computador para digitar textos, navegar na internet, elaborar planilhas, jogar, etc.

Prprios para desktops


Ento os sistemas operacionais para PCs so aqueles desenvolvidos para facilitar a vida de usurios e empresas.

Prprios para desktops


A caracterstica mais importante a de ter a interface amigvel, tentando deixar ferramentas e aplicativos a sua disposio.

Prprios para desktops


O desenvolvimento de sistemas operacionais no gira apenas em torno dos usurios domsticos.

Prprios para Servidores


Para desktops apenas um dos focos do empreendimento, o outro o ramo de sistemas para servidores de rede.

Prprios para Servidores


Um servidor em geral mais potente que um PC comum, responsvel pelo controle dos servios na rede. Normalmente fica ligado 24 horas por dia por ser responsvel por diversos servios.

Prprios para Servidores


Todo servidor precisa de um sistema operacional adequado, pois tem caractersticas diferentes dos computadores de mesa ou dos laptops.

Prprios para Servidores


Normalmente os servidores tm processadores com mais ncleos e mais memria RAM.

Prprios para Servidores


Servidores no so utilizados por pessoas diariamente, do modo como fazem os usurios domsticos. Eles so acessados remotamente pelos administradores da rede no precisando de interface grfica, diminuindo, assim, a necessidade de recursos que seriam pouco usados.

Prprios para Servidores


Como tm mais placas de rede instaladas, proporcionam um gerenciamento eficiente de conexes e oferecer ferramentas para executar o trabalho com eficincia.

Tipos de Servidores
Banco de Dados Proxy Arquivos Backup Domnio Internet

Servidor de Banco de Dados


equipado com um software gerenciador do banco de dados. Responsvel por consultas, cadastros, alterao e excluso de clientes, produtos, etc.

Servidor de Banco de Dados


O software ajuda a evitar falhas de repetio de um mesmo cadastro e o servidor aumenta o seu desempenho, tornando o sistema mais rpido.

Servidor de Banco de Dados


O principal responsvel pelo gerenciamento de todas as Bases de Dados do servidor de banco de dados o Software Gerenciador de Banco de Dados conhecido como SGBD.

Servidor Proxy
responsvel por interligar redes, armazenando as pginas acessadas para melhorar o desempenho da rede. Memoriza uma lista de sites acessados pelos usurios, datas, horas, etc. Ele na prtica faz a intermediao entre o usurio e os sites que ele acessa.

Servidor Proxy

Servidor Proxy com Cache e Registros.

Servidor de Arquivos
Como o prprio nome diz ele guarda todos os dados dos usurios e permite que sejam acessados quando necessrio.

Servidor de Backup
Tem a funo de efetuar cpias de segurana dos arquivos e configuraes de outros servidores. Entra em ao quando algum dos servidores sai do ar ou para de funcionar.

Servidor de Domnio
Controla usurios e senhas de uma rede. Permite que algum utilize uma mquina qualquer na rede e tenha disposio suas configuraes e arquivos salvos anteriormente.

Servidor de Domnio
Tambm possibilita bloqueio de recursos a usurios com menor privilgio, como estagirios ou atendentes, e libera os recursos aos administradores.

Servidor de Internet
A internet, maior rede de computadores do mundo, utiliza o modelo clienteservidor. Muitos servidores em todo o mundo so interligados e processam informaes simultaneamente. Alguns servios oferecidos por servidores de internet so: pginas web, correio eletrnico, transferncia de arquivos, acesso remoto, mensagens instantneas e outros.

Tipos de Sistemas Operacionais


Basicamente existem 3 tipos de Sistemas Operacionais: Monotarefa Multitarefa Mltiplos Processadores

Monotarefa
So sistemas operacionais que conseguem processar apenas uma instruo de cada vez. No conseguem processar vrias informaes ao mesmo tempo nem executar mais de um programa simultaneamente. Com ele o usurio consegue executar somente um comando de cada vez e precisa esperar que esse comando seja finalizado para digitar outro. Um exemplo de sistema operacional monotarefa o MS-DOS.

Monotarefa

Dona de casa dedicada a somente um trabalho.

Multitarefa
So sistemas operacionais que conseguem processar vrias instrues ao mesmo tempo e executar diversos programas simultaneamente. Exemplos de sistemas operacionais multitarefas: Windows, MacOS-X e Linux.

Multitarefa

Dona de casa dividida entre duas tarefas simultneas.

Mltiplos processadores
So sistemas operacionais que conseguem gerenciar mais de um processador ao mesmo tempo. Nesse caso, o sistema, necessariamente, tambm multitarefa, pois deve ter capacidade de processar vrias instrues ao mesmo tempo e, assim, poder envilas alternadamente para cada processador.

Mltiplos processadores
Esse terceiro tipo de sistema operacional o que possui melhor desempenho. Seus dois processadores permitem trabalhar com mais instrues simultneas do que conseguem os sistemas com um nico processador. Exemplos de sistemas operacionais com suporte a mltiplos processadores: Windows XP, Vista, 7, MacOS-X e Linux.

Mltiplos processadores

O rendimento de um trabalho em grupo.

Mltiplos processadores
So divididos em 2 tipos: Fortemente Acoplados. Fracamente Acoplados.

Fortemente Acoplados
Existem 2 ou mais processadores compartilhando a memria e controlados por apenas um nico sistema operacional.

Fracamente Acoplados
Tem dois ou mais sistemas operacionais conectados atravs de linhas de comunicao. Cada sistema funciona de forma independente possuindo seu(s) processador(es), memria(s) e dispositivos.

Tipos de Sistemas Operacionais

Classificao do S.O. quanto ao nmero de usurios

Classificao do S.O. quanto ao nmero de usurios


Nos sistemas monotarefas, apenas um usurio pode interagir com o sistema, enquanto nos multitarefas permitido que mais de um usurio o utilize. A partir do nmero de usurios que interagem com o sistema, podemos classificar os multitarefas como monousurios e multiusurios.

Sistemas x Usurios
Sistemas x Usurios Um usurio Monotarefa Monousurio Multitarefa Monousurio Dois ou mais usurios N/A Multiusurio

Monotarefa - Monousurio
Este sistema operacional foi criado para que um nico usurio faa uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm um bom exemplo de um sistema monousurio e monotarefa. Outro exemplo seria o MS-DOS.

Monotarefa - Monousurio

Palm com Palm OS.

Multitarefa - Monousurio
Este sistema operacional o mais utilizados em computadores PC e Laptops. Por exemplo muito fcil um usurio estar escrevendo um arquivo de texto enquanto envia um e-mail e realiza um download de um arquivo.

Multitarefa - Monousurio
So exemplos de sistemas operacionais que permitem que um nico usurio utilize diversos programas ao mesmo tempo o Windows, Linux e MacOS.

Multitarefa - Multiusurio
No Multitarefa podemos ter tambm sistemas operacionais multiusurios, que so sistemas onde vrias pessoas podem utiliz-lo ao mesmo tempo. como se seu computador tivesse vrios teclados, mouses e monitores e cada um executasse uma operao diferente sem interferir na tarefa dos outros usurios.

Multitarefa - Multiusurio
Unix, VMS (Virtual Memory System) e sistemas operacionais mainframe como o MVS (Multiple Virtual Storage tem a capacidade de controlar varias memrias virtuais) so exemplos de sistemas operacionais multiusurios.

Multitarefa - Multiusurio

Sistema Operacional Multitarefa e Multiusurio Unix usurios tem acesso via telnet ou prompt.

Multitarefa - Multiusurio

Virtual Memory System (Sistema de Memria Virtual).

Multitarefa - Multiusurio

Sistema Operacional Multiusurio

Windows Server
O Windows Server pode suportar centenas ou milhares de usurios em rede, mas no um sistema multiusurio em si, sendo o administrador o nico usurio do sistema, pois tem apenas um nico desktop ativo.

Tipos de Sistemas Operacionais


Classificao quanto ao tipo de processamento

Classificao quanto ao tipo de processamento


No sistema multitarefa temos 3 tipos de classificao: Sistema Batch (Lote) Sistema de Tempo Compartilhado Sistemas de Tempo Real

Sistema Batch
Foram os primeiros sistemas multitarefas e tem seus programas executados de forma sequncial. Os programas no necessitam de uma interao com o usurio, lendo e gravando dados em disco.

Sistema de Tempo Compartilhado


Permitiam a interao do usurio com o sistema. Para cada usurio o sistema aloca uma fita de tempo do processador. No somente o processador compartilhado nesse sistema, mas tambm a memria e os perifricos.

Sistemas de Tempo Real


Neste sistema no existe a idia de fatia de tempo. Um programa utiliza o processador o tempo que for necessrio ou at que aparea outro de maior prioridade para o sistema. So exemplos sistemas de controle de trfego areo ou qualquer aplicao onde o fator tempo de resposta crtico e fundamental.

Mquina Virtual
Pode abrigar internamente diferentes ambientes virtuais. Cada um simulando uma mquina distinta, com memria, sistema operacional, recursos e processos prprios. So extremamente teis pois podemos rodar outros sistemas dentro de janelas. Exemplos: VirtualBox, Virtual PC.

Resumo

Estruturas do Sistema Operacional

Introduo Ncleo (kernel) Modos de Acessos Processos e threads

Estruturas do Sistema Operacional


Todo sistema operacional tem caractersticas comuns, independentemente do fabricante ou da verso. Temos que imaginar para entender a funcionalidade de seus recursos.

Estruturas do Sistema Operacional


Imaginem um prdio cuja estrutura formada por pilares e colunas de concreto. Mentalize agora o corpo humano que tem como sua estrutura o esqueleto. O sistema operacional tem suas partes tambm, vamos conhec-las.

Ncleo (kernel)
O kernel ou ncleo a parte mais importante do sistema operacional. Responsvel por gerenciar as instrues necessrias para funcionamento do hardware e tarefas que o usurio quer que o sistema realize.

Ncleo (kernel)
Outros recursos tambm podem acompanhar o sistema operacional como: Os aplicativos (editor de texto). Os utilitrios (configurao de som e vdeo). E outros comandos que podem ser utilizados para gerenciar o sistema.

Ncleo (kernel)
Gerencia tambm o uso da memria, do processador, da rede e dos dispositivos de entrada e sada pelos programas.

Ncleo (kernel)
Para se solicitar qualquer atividade ao sistema operacional necessrio uma linguagem de comandos atravs de algum programa aplicativo ou utilitrio. Pois no conseguimos interagir diretamente com seu ncleo.

Modos de Acesso
Os processadores permitem, basicamente, duas maneiras de acesso ao sistema operacional: O modo usurio. O modo kernel.

Modo Usurio
As aplicaes podem executar somente instrues no privilegiadas, ou seja, as mais simples e que no oferecem risco de prejudicar o funcionamento de outras aplicaes e do prprio sistema operacional.

Modo Kernel
As aplicaes tm direitos totais sobre o PC, portanto, podem executar todas as instrues disponveis, ou seja, todas as tarefas que o processador permite.

Processos e threads
Cada software que o usurio executa gera um ou mais processos dentro do sistema operacional. O sistema operacional gerencia as aplicaes do usurio por meio de processos. Essa a forma que o sistema operacional utiliza para controlar os programas em execuo no PC.

Processos e threads
Os sistemas operacionais modernos utilizam o conceito de threads, que so divises dos processos para melhorar seu desempenho. Assim, em vez de o sistema operacional processar uma informao maior, ele a divide em partes menores e trabalha com cada uma por vez. Ao final, tem toda a tarefa igualmente processada. No entanto, teve menos dificuldades do que se fosse executar a mesma informao integralmente de uma s vez.

Processos e threads

Thread a forma de um processo dividir a si mesmo em outras tarefas.

Processos e threads
Um bom exemplo disso imaginar que o seu professor lhe pediu que fizesse um trabalho escolar muito grande. Se for fazer sozinho, voc o processo pois ter de realizar tudo: as pesquisas, os clculos, a digitao, etc.

Processos e threads
Mas, se o professor pedir que o trabalho seja em grupo, fica bem melhor. Significa que cada um dos componentes da equipe vai se responsabilizar por uma tarefa para que, no final, o resultado seja o trabalho pronto. Fazendo uma analogia, o trabalho pronto seria o processo e cada pessoa do grupo, uma thread.

Processos e threads

O trabalho em grupo um processo e cada pessoa do grupo um thread.

Processos e threads
Em alguns sistemas operacionais ao invs de utilizar a thread, utilizado subprocessos que quase a mesma coisa.

Processos e threads
A diferena que nos threads a memria utilizada por eles compartilhada para todas as threads. No caso de subprocessos eles necessitam pegar um pouco de memria RAM para cada subprocesso.

Processos e threads
Para entender bem esse diferencial, basta voltar mesma analogia do trabalho escolar. Se cada aluno do grupo precisa de um computador para fazer seu trabalho, h subprocessos. Mas, se todos utilizam o mesmo computador para fazer o trabalho todo, cada um na sua vez, temos threads.

S-ar putea să vă placă și