Sunteți pe pagina 1din 14

13 ENCONTRO NACIONAL DE PRESBTEROS

03 a 09 de fevereiro de 2010, Itaici, Indaiatuba - SP ENPs, 25 anos celebrando e fortalecendo a comunho presbiteral Eu me consagro por eles (Jo 17,19a) Prot. 07/2010 13 ENP

DIMENSO HUMANO AFETIVA NA VIDA DO PRESBITERO


Pe. Deolino Pedro Baldissera, SDS
Jesus crescia em sabedoria, estatura e graa diante de Deus e dos homens Lc. 2,52.

INTRODUO: Inicio com um pensamento do Pe. Manuel Godoy1, referindo-se maturidade humana e ministerial afirma: bom lembrar que antes de ser padre, preciso ser cristo e antes de ser cristo, ser humano. Somente sobre fundamentos slidos humanos se pode edificar o verdadeiro presbtero, pois este dever ter condies de colocar a totalidade de sua vida sob o dinamismo do Esprito. claro que por maturidade entendemos hoje mais claramente que se trata de um processo, que nos acompanha a vida inteira, desde la cuna hasta el ataud. Refletir sobre a dimenso humana afetiva na vida do presbtero falar de algum humano que tem uma opo de vida definida por uma vocao! Tratase de uma experincia nica vivida por um sujeito que define seu agir humano movido por uma escolha vocacional definida que contem pressupostos que fazem parte da perspectiva da vida tomada como um todo. No tema proposto temos elementos importantes que o compem e se completam. 1) dimenso humano afetiva; 2) na vida do presbtero.
1) Dimenso Humana afetiva: Por definio compreendemos que a

dimenso humano afetiva algo que pertence a todos os humanos, independente de sua opo de vida. Ela faz parte do ser gente. uma dimenso estrutural da pessoa, faz parte da sua constituio. Ela envolve o modo de ser e de se relacionar de cada um consigo, com as outras pessoas, com as coisas e com o mundo. No mbito dos afetos esto envolvidas as emoes, os sentimentos, a racionalidade.
2) Na vida do presbtero (um modo especfico de vivenciar a dimenso

afetiva) o outro elemento importante relacionado ao tema. Aqui a dimenso humana afetiva ganha uma conotao prpria especfica, vinculada a uma opo, uma escolha feita cuja razo de ser a entrega total e incondicional a Deus e ao seu Reino. Essa escolha afetiva dom e implica a aceitao de caminhos definidos na maneira de viver o humano afetivo, que exige um alto grau de
1

http://br.celam.info Fornecido por Joomla! Produzido em: 3 May, 2007, 00:22.

maturidade e capacidade de gestir a prpria vida diante dos apelos da prpria afetividade. Quatro elementos2 significativos compem o horizonte da afetividade na vida do presbtero: a) o amor o corao da escolha da vida do presbtero. b) Deus a razo do amor presbiteral e por conseqncia o amor s criaturas, de modo particular os destinatrios do apostolado. c) a totalidade. Deus amado de todo o corao, de toda a mente e com toda a vontade. Deus amado de corao e por um corao totalmente humano, enquanto a criatura humana amada com afeio divina. Isto , sempre por um corao de carne, mas educado pela liberdade de Deus amar com a sua largura, altura e intensidade... d) a renncia. Qualquer escolha envolve uma renncia. No caso do presbtero renuncia aos laos definitivos e exclusivos por uma pessoa, por exemplo, ao matrimonio. Paradoxalmente ele escolhe no excluir ningum! Em sntese, ele renuncia a amar com os critrios puramente humanos de simpatia, benevolncia que prefere um e exclui outro, com base no instinto, na atrao espontnea ou no interesse pessoal. O presbtero deve viver muitas relaes, mas com um estilo particular, cuja centralidade sua relao com Deus e a paixo por cada irmo, irm. Como diz Cencini3 E isto para alm de qualquer postura unilateral e extrema: nem urso, nem borboleta; nem fechado em si mesmo, nem na perptua busca de apoios e compensaes variadas; nem supermoralista a ponto de ver o mal por toda parte, mas tampouco ingnuo ou esperto! a ponto de se permitir tudo ou quase tudo! Muitas vezes nossa presuno nos leva a compactuar com auto enganos, como o de julgarmos saber e compreender tudo (j fizemos tantos cursos sobre isso), ou pensamos que com o passar dos anos entramos na fase da paz dos sentidos ou ainda somos sbios e realistas a ponto de nos dispensar uma grande paixo no corao. Se nos esquecemos das razes fundantes de nossa opo e elas no permanecerem como objeto de ateno constante (formao permanente) a vida transforma-se em cansao impossvel de viver e/ou frustrao permanente. Apropriando-me do pensamento de Cencini e aplicando ao presbtero podemos dizer a opo presbiteral solidifica-se num estilo de vida que envolve o modo de pensar e desejar, de dar sentido vida e morte, de viver a relao e a solido, de estar com Deus e com o prximo, de crer e esperar, de sofrer e ter compaixo, de fazer festa e trabalhar...4 Depois dessa introduo vamos detalhar melhor os dois aspectos acima acenados da dimenso humano afetiva na vida do presbtero. No se pretende com isso abordar todas as facetas relacionadas ao tema e muito menos esgotar o assunto relativo a esses dois aspectos. Vamos refletir por partes:
1. DIMENSO HUMANO AFETIVA.

3 4

CENCINI, Amedeo, Virgindade e celibato hoje para uma sexualidade pascal. So Paulo: Paulinas, 2009, PP.21-28. Ibidem. p. 26. Ibidem. p.28

Refletir sobre a dimenso humano afetiva implica desde o inicio, ter conscincia de que se trata de assunto complexo que envolve a biologia (desenvolvimento fsico, instintivo), a psicologia (desenvolvimento emocional emoes e sentimentos), a antropologia (compreenso de quem o ser humano), a sociologia (o mundo das relaes sociais), a teologia (as relaes com o transcendente), a filosofia (perguntas a respeito do ser). E assim poderamos listar ainda outros componentes. Em nossa reflexo vamos acenar apenas para alguns componentes biolgicos, psicolgicos. Os demais somente de quando necessrios para ampliar a compreenso.
1.1. Dimenso humano afetiva biolgica.

O ser humano desde o ventre materno se desenvolve seguindo leis prprias da natureza humana. Vai se formando corpo que interage com outro corpo que o sustenta e nutre: a me. At seu nascimento o seu meio ambiente o ventre materno. J a suas caractersticas genticas definidas (DNA) e o meio ambiente comeam a interagir. Ao mesmo tempo em que as clulas se multiplicam e formam os diferentes rgos o feto comea um aprendizado que passa pela sua sensibilidade em captar atravs dos estmulos orgnicos da me mensagens emocionais vividas por ela e que passam a afet-lo. As tenses, ansiedades, angstias humano afetivas da me so captados pelo nascituro e desde j pode sofrer condicionamentos que podem repercutir no seu futuro. Com o parto inicia-se uma nova fase de desenvolvimento biolgico e experiencial. Inicia agora uma busca por alimento ainda suprido pelo seio materno. Este no apenas instrumento, canal para obter o alimento, mas se torna meio para a formao de novos vnculos afetivos, extremamente importante para o processo de desenvolvimento tanto biolgico como afetivo5. Sabe-se hoje que o afeto na vida do beb to importante (ou mais) quanto alimentao. O beb recm nascido deve se adaptar as novas condies de temperatura, entrar em contato comas outras pessoas a sua volta e outros objetos. Estabelece-se a um processo relacional que passa por fazes distintas, como do autismo (ou indiferenciao), da simbiose (ou diferenciao), da individuao e da integrao objetal6. Nem sempre esse processo contnuo e complementar. Podem ocorrer fixaes com as conseqncias relativas a cada fase. O desenvolvimento biolgico segue pelas etapas da infncia, da adolescncia at chegar ao corpo adulto em torno dos 21-25 anos. Em cada uma dessas fases do crescimento biolgico h tambm o amadurecimento emocional envolvido com caractersticas prprias em cada fase.7 No havendo doenas ou outros fatores impeditivos, o aspecto biolgico segue um ciclo que a prpria natureza determina. Cresce, fica adulto, envelhece e morre.
1.2. Dimenso humano afetiva psicolgica.
5

6 7

A intensidade da relao, quando a me amamente o seu beb, proporciona uma unidade tal que entre eles no h espao para mais ningum! Fases do desenvolvimento objetal segundo Otto Kernberg. Podemos distinguir para cada fase pelo menos um aprendizado afetivo, ou melhor, dizendo uma forma de amor. Na primeira infncia o amor filial, na puberdade o amor de companheiros, na adolescncia o amor paixo, na juventude o amor responsvel, na vida adulta o amor oblativo.

Nessa dimenso vamos considerar dois elementos que se interpenetram quando se fala da afetividade. Um elemento a prpria afetividade distinta da sexualidade, o segundo elemento a sexualidade enquanto fonte de energia biolgica cuja ao tambm envolve o emocional e afetivo. Examinemos por partes para facilitar a compreenso, isto mais por necessidade didtica do que por separao, pois ambas se implicam mutuamente. A afetividade e sexualidade so dois termos que indicam em si aspectos diferentes da experincia humana, porm muitos interligados. So aspectos complexos da vida humana porque envolvem tanto a racionalidade como a emocionalidade. Por afetividade podemos entender tudo o que envolve sentimentos, emoes, que so os canais pelos quais a afetividade se manifesta ou se move. A afetividade abrange desde as emoes positivas, que trazem satisfao, prazer, bem estar, at aquelas negativas que causam sofrimento, dificuldades, desprazer, agressividade. A afetividade faz parte do cotidiano humano como o comer, beber, vestir, trabalhar. uma realidade que acorda conosco, nos acompanha durante o dia e vai dormir conosco. Ela uma caracterstica humana (e animal, ela existe tambm nos animais, embora desprovida da racionalidade) que envolve todo o ser da pessoa. A grande questo est no reconhecimento de sua presena e aceitao, como nas dificuldades que se apresentam em suas formas de expresso. Quais maneiras de expressar so aceitas, queridas, aprovadas, e quais no so aceitas, so reprovadas nas condutas humanas. Muitas formas so aceitas em uma cultura e em outras no. H tambm maneiras prprias de se manifestarem e serem entendidas nas diferentes etapas da vida (desenvolvimento). H diferentes formas de expresses da afetividade: por gestos, por manifestaes silenciosas, por impulsividades, por afagos, por abraos, por beijos, por cumprimentos, por sorrisos, por posturas corporais, por olhares, por escritos, por imagens etc. Uma outra forma mais contundente pela sexualidade, pelo intercurso sexual, pela simulao, pela seduo. Por expresses normais e sadias, por expresses anormais, patolgicas. Diante dessa gama de situaes poderamos tentar, a ttulo de compreenso, delinear alguns aspectos que nos ajudem a entender a afetividade bem como a sexualidade. Vejamos: 2. AFETIVIDADE A afetividade est ligada ao Eros (deus do amor - afeto) e ao pathos (sentimento)8 na nomenclatura grega.
8

H trs estgios cerebrais, surgidos ao longo da evoluo [...] O primeiro o crebro reptiliano, surgido h 200 milhes de anos, quando do aparecimento dos rpteis. Esse crebro ancestral responde pela fisiologia da subsistncia, pois organiza as reaes mais espontneas da nossa vida, sempre instintivas e pr-reflexas, desde a sexualidade reprodutiva at os movimentos digestivos e nervosos de defesa diante da ameaas. O segundo o crebro lmbico, surgido h 125 milhes de anos, com os mamferos. o crebro dos sentimentos, da relao afetiva, do cuidado com a prole, da comunicao oral. Esse teve a mais longa durao temporal e estrutura fundamentalmente a profundidade humana, feita de pathos (sentimento) e Eros (afeto). o crebro da dimenso de anima em todos os seres superiores. Por fim, h o crebro neocortical que irrompeu com a conscincia reflexa h trs milhes de anos. Este o mais recente e o que menos memria gentica possui, quando comparado com os seu predecessores. Ele responde pelo pensamento, pela fala e pela capacidade de abstrao e de

Segundo a definio do dicionrio Aurlio afetividade o: conjunto de fenmenos psquicos que se manifestam sob a forma de emoes, sentimentos e paixes, acompanhados sempre da impresso de dor ou prazer, de satisfao ou insatisfao, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza. Pela definio acima j podemos perceber que se trata de algo complexo, um conjunto de fenmenos psquicos, portanto, se trata de algo que envolve individualidade, subjetividade e relaes. Ela expresso de um mundo interno da pessoa, do indivduo, que vem associado com suas experincias pessoais, suas percepes, suas interpretaes, suas simbolizaes etc. No se pode, portanto, simplific-la demais, sem correr o risco de esvazila. Vamos v-la por partes: 2.1. Afetividade como expresso de emoes Enquanto expresso de emoes, a afetividade se caracteriza por sentimentos que se manifestam fisicamente, elas aparecem em manifestaes fsicas em formas de expresses de alegria, contentamento, tristeza, abatimento, rubor, palpitaes, arrepios, hilaridade, taquicardia etc. A afetividade enquanto emoo visvel, detectvel, perceptvel. fenomenolgica.
2.2. Afetividade como expresso de percepes

Enquanto percepo ela um modo como o mundo entra em ns e como ns o acolhemos dentro de ns como o experimentamos e o manifestamos em nossas reaes. A percepo se d normalmente atravs dos cinco sentidos. Eles so os canais pelos quais entramos em contato com o mundo e o mundo entra em contato conosco e desperta nossos espaos interiores ou os esconde mais. Nossa percepo pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles: o significado emotivo que o objeto percebido tem para ns; a intensidade (quanto forte o estimulo); a familiaridade (quanto mais familiar um objeto, mais rapidamente ele percebido); traos de personalidade; necessidade que sentimos e valores que cultivamos, tambm podem incidir fatores inconscientes e diferenas culturais. Etc. Exploremos um pouco alguns deles, por exemplo:
a) O significado emotivo do objeto.

Se um dado objeto (pessoa ou coisa) estiver relacionado com alguma experincia significativa para a pessoa, este objeto mais facilmente tomar conta da mente e sentimentos do individuo. Dependendo da carga emotiva envolvida o objeto avaliado como atraente ou repulsivo, dai decorre um desejo de aproximar-se ou afastar-se do objeto. Essa avaliao pode ser contracenada pela avaliao racional, porm, dependendo da intensidade, difcil para o indivduo submeter-se quilo que sua razo aponta como mais razovel, a tendncia usar a razo para justificar a aproximao ou
ordenao do ser humano. fundamentalmente responsvel pela dimenso de animus nos seres humanos, homens e mulheres. A sexualidade e o amor tm as suas razes profundas no crebro lmbico (MURARO, Rose Marie e BOFF, Leonardo, Feminino e Masculino, Rio de Janeiro: Sextante, 2002 p.47-48)

afastamento do objeto (mecanismo de defesa da racionalizao). Em outras palavras, o emotivo tende a prevalecer sobre o racional. (em termos religiosos diramos, h uma propenso a ceder tentao). b) A intensidade Um estmulo pode ser forte ou fraco, variar sua intensidade, contudo em se tratando de emoes ns somos capazes de perceber os objetos at um limiar, esta percepo mesmo em nvel subliminar capaz de influenciar comportamentos e formar, com o passar do tempo, atitudes emocionais e transformar-se em hbitos. A tendncia de quanto mais forte for um estmulo haver mais facilidade de percepo e mais facilidade de razo. Se isto vale de modo geral, no se aplica necessariamente s percepes que envolvem cargas afetivas. Tendemos a ver os objetos de nossos desejos com mais sutileza e nos aproximarmos dele com menos estmulos, isto , no necessria muita intensidade de estmulo se o objeto em si j vem carregado de significado desejado. Basta uma pequena fasca. c) A familiaridade Quanto mais eu convivo com o objeto, mais presente ele est, mais facilmente eu o detecto no meio de outros objetos. E assim poderamos ir descrevendo os demais aspectos da percepo. Por hora nos baste estes para constatar sua capacidade de influenciar nosso agir (comportamentos).

2.3. Afetividade como simbolizao:

Nossa capacidade de simbolizar muito grande e a usamos com muita freqncia. A linguagem dos smbolos nos lana para dentro de aspectos indecifrveis pela razo, bem como nos pe em contato com realidades que fogem s anlises objetivas. O smbolo envolve o subjetivo da pessoa e os objetos tornados smbolos ganham significados afetivos particulares, prprios para cada pessoa. Nosso inconsciente usa da linguagem simblica para se manifestar. Ns o percebemos pelos sintomas que aparecem. Como todo smbolo vem carregado de significados afetivos e cada pessoa atribui aos seus smbolos seus prprios significados, ento o grande desafio a decodificao dos smbolos, ou melhor, sua interpretao. E para interpret-los corretamente necessrio conhecer um pouco a que coisas eles esto associados ou ligados. Em nosso inconsciente h muitas memrias afetivas9 que so atingidas pelos smbolos. Elas podem ser evocadas sem que conheamos os fatos a elas relacionados, ou melhor, aos fatos que as geraram. Muitos fatos esto esquecidos, mas nossa memria afetiva retm a experincia emocional vivida em relao a eles. Estas podem ser evocadas por pequenos estmulos que

Memria afetiva conceito cunhado por Magda Arnold e significa as memrias emocionais guardadas dentro de ns (inconsciente) de experincias vividas cujos fatos foram esquecidos. Contudo a experincia emocional pode retornar diante de um smbolo que evoque a experincia

percebidos como simblico dos fatos esquecidos, acionam as disposies internas para reagir conforme o significado simblico a eles conectados. 2.4. Como expresso da individualidade pessoal A afetividade enquanto expresso da individualidade pessoal est ligada ao desenvolvimento psico afetivo do sujeito. Cada um de ns, no processo de desenvolvimento para a maturidade afetiva passa por estgios de amadurecimento que se diferenciam em cada um deles pelas caractersticas prprias que marca cada uma de suas fases. Mesmo vivendo no mesmo ambiente scio cultural e familiar, dois irmos assimilam de modo diferente a educao que recebem dos pais. O grau de afetividade que marca as relaes um fator preponderante para o amadurecimento sadio ou para fixaes infantilizantes que podem se perpetuar na vida adulta. O aumento da idade cronolgica no sinnimo de amadurecimento afetivo. Embora um indivduo biologicamente falando possa completar sua fase de crescimento em torno dos 25 anos, isto no garantia de que da mesma forma se d seu amadurecimento psico afetivo. O indivduo precisa encontrar no ambiente onde se desenvolve um clima afetivo favorvel, com dosagem optimal de frustraes e afetos para aprender amar-se sadiamente e amar os outros e a Deus. Esse processo passa necessariamente pela experincia que faz no convvio com os outros com quem interage, de modo especial, os outros significativos afetivamente, que normalmente so os prprios pais e pessoas prximas. O modo como algum se sente amado, vai permitir ou no que adquira a certeza interna de se sentir amado e aceito ou rejeitado. O sujeito expressa atravs de sua individualidade aquilo que acumulou nos anos em que viveu e como os internalizou dentro de si. Seu estilo de personalidade vai mostrar como vive, como se protege, como defende seu eu. Sua afetividade vai estar marcada por essas nuances todas. 3. SEXUALIDADE A sexualidade impregna todo o ser pessoal do homem e da mulher. Somos sexuados dos ps cabea. O ser humano no tem sexo, um ser sexuado da cabea a ponta dos ps. Sendo sexuado, sente-se para alm de si, dimensionado para o outro at nas determinaes corporais. A anatomia dos sexos possui uma indicao: a mulher aquela que recebe acolhe e interioriza; o homem, aquele que emite, projeta, exterioriza. Estas caractersticas incidem sobre a autocompreenso, sobre a psicologia diferencial e sobre a construo do estar-no-mundo com os outros10. Tudo em ns tem a marca de nossa sexualidade, nosso ser homem, ser mulher definido pela sexualidade. A sexualidade possui dentro de ns uma fora vital muito intensa, ela est ligada possibilidade de gerar novas vidas, ela est ligada ao prazer, est ligada ao instinto conservador da vida, est impregnada de afetos. A sexualidade ao mesmo tempo um dom e uma preocupao. dom enquanto originria do prprio criador que nos fez sexuados como obra muito boa sada de suas mos! Ela preocupao porque gera em ns tenses que precisam ser canalizadas de forma consciente e livre para no se tornarem represses impulsivas que podem trair belos projetos e boas
10

MURARO, Rose Marie e BOFF, Leonardo, Feminino e Masculino, Rio de Janeiro: Sextante, 2002, 3. Edio, p.62

intenes. Ningum pode menosprezar a fora da sexualidade sem correr o risco de sucumbir diante de suas artimanhas. H em torno da sexualidade muitos mistrios, preconceitos, vcios, mal verses, que deturpam o sentido dela em nossa vida. Vejamos algumas formas de sua expresso. 3.1. Sexualidade como genitalidade.

A sexualidade pode ser vista como genitalidade. Nesse sentido a atrao fsica que sentimos por algum com quem desejamos estabelecer intercurso sexual. Enquanto genitalidade ela possui um poder de estmulo e seduo grande que mexe com a imaginao e fantasia. A libido sexual estimula a busca do prazer fsico que direcionado para outra pessoa do outro sexo para os heterossexuais e para outra pessoa do mesmo sexo para os homossexuais. O prazer pode ser buscado tambm solitariamente atravs da masturbao ou de fantasias ou formas mais aberrantes (doentias). A genitalidade enquanto fora, erotiza as relaes com os outros. Se no for sadiamente controlada pelo indivduo ela vai se tornando impulso que capaz de cometer aberraes de diferentes tipos: Pode ir da pedofilia (problema bastante atual que envolveu membros da Igreja recentemente com grande escndalos explorados exaustivamente pela mdia), ao exibicionismo, ao fetichismo, ao masoquismo sexual, ao sadismo sexual, ao fetichismo transvstico, ao voyeurismo, etc. Hoje a genitalidade vista pela Mdia, exceto as aberraes, como normal e legtima, e fortemente estimulada com apelos cada vez mais excitantes, chegando banalizao. Os jovens se iniciam precocemente na genitalidade facilmente consentida quando no estimulada pelos prprios pais. A nica preocupao que os acompanha a de prevenir-se contra a gravidez e a contrao de doenas tipo AIDS. A moral como fora controladora da iniciao sexual, de pouca valia, por ser considerada a esse respeito como coisa do passado. Poucos jovens levam em considerao ensinamentos morais a respeito da sexualidade, muito raros so aqueles que se guardam castos at o casamento. Nesse sentido o discurso religioso produz pouco resultado. Ns, enquanto educadores da f, dos valores cristos, da castidade, do celibato precisamos ser mais convincentes com o nosso testemunho pessoal se queremos ajudar os jovens a entender com mais profundidade o sentido da sexualidade e genitalidade como expresso do amor e comunho de vida. Para isso necessrio que avaliemos h quantas anda a integrao de nossa prpria sexualidade e seu lugar em nosso projeto de vida.

3.2. A sexualidade como expresso de um amor amadurecido A sexualidade integrada na vida expresso do amor amadurecido. Para que ela se torne expresso disso se faz necessrio uma integrao de toda a personalidade. A sexualidade parte de um todo que se integra em um indivduo que se conhece em seus aspectos humanos e afetivos, que tem conscincia clara de sua opo vocacional, que tem internalizado os valores
8

nos quais acredita, que expressa suas convices pelo seu modo de viver. A sexualidade integrada perpassa todas as atitudes do indivduo. Nelas ele se expressa enquanto pessoa e enquanto vocacionado. A sexualidade integrada se manifesta tambm como afetividade madura, equilibrada, alegre, vivaz e criativa. Pessoas, s vezes mal humoradas freqentemente ressentem-se de uma integrao sexual satisfatria. Isto vale para pessoas casadas, solteiras, celibatrias... A sexualidade tanto pode se refletir em diferentes sintomas aparentemente no sexuais, assim como problemas afetivos, podem se manifestar em conflitos sexuais ou manifestaes erticas tipo masturbao.
11

3.3. Sexualidade vs dependncia afetiva Um dos aspectos mais em evidncia hoje nas relaes interpessoais so as carncias ou dependncias afetivas. comum se ouvir expresses hoje estou carente como indicaes de vazios ou de situaes que no sabe bem definir o que ou como lidar ou se livrar delas. A carncia afetiva (dependncia) est presente em cerca de 60% das pessoas adultas normais. A busca da gratificao da carncia afetiva se d por diferentes formas, desde as abertas, conscientes, deliberadas at as mais sofisticadas que se escondem em nvel inconsciente atrs de comportamentos e atitudes, vistos externamente como virtudes. Por exemplo, gestos (aparentemente) de generosidade, muitas formas de altrusmo, (falsa) humildade etc. podem mascarar tal carncia Essa carncia afetiva outras vezes busca sua satisfao atravs da sexualidade em relacionamentos escusos. A fome de afeto, s vezes tanta que se devora o outro, a outra com os pensamentos, com a fantasia, com imaginao. Freqentemente a carncia pode se tornar tambm agressividade, que aparece no azedume com que se atende as pessoas, ou no mau humor com que se vive o dia-dia. So muitas as razes porque algum carente afetivo. Freqentemente so casos que tem uma longa histria vinda da infncia, da adolescncia e que nunca foi tratada adequadamente. A carncia afetiva com o passar do tempo mina as boas intenes, tira o el por tudo aquilo que no gratifica e esvazia a vocao a ponto de torn-la infrutfera ou levar ao abandono dela. Algum pode ser carente ou dependente afetivo por razes opostas. Explicando melhor. carente por falta ou dependente por excesso. Na infncia, quando a criana no recebe os afetos devidos, necessrios para desenvolver-se afetivamente bem, pode ficar um carente por toda a vida. Em sua atitude frente ao mundo agir como algum que se sente injustiado e reclamar porque tinha um direito de origem que lhe foi negado e agora vive cobrando esse direito das pessoas. H aqueles que quando pequenos foram
11

A masturbao pode ser expresso de problemas de outra ordem, tipo relaes interpessoais conflitivas, insucessos, frustraes no campo profissional etc. Descarga de tenso biolgica, carncia afetiva, situao penosa, alivio de solido, complexo de inferioridade, sentimento de culpabilidade etc. Cfr. O enigma da esfinge, Antonio Moser, vozes, pp.187ss., - De acordo com o estudo de Friedrich, M.A. Motivations for coitus, Clinical Obstetric Gynecology, 3. ed. 1970, pode-se procurar o relacionamento sexual pelos seguintes motivos: 1) para atenuar a ansiedade e a tenso; 2) para engravidar e/ou para ter um filho; 3) como afirmao da prpria identidade; 4) como comprovao do valor pessoal; 5) como defesa contra desejosos homossexuais; 6) como fuga de uma solido ou da aflio; 7) como demonstrao de poder sobre outra pessoa; 8) como uma expresso de raiva e de destruio; 9) como um meio de satisfazer um desejo de amor infantil.

super mimados, em casa no conheceram a frustrao, foram sempre atendidos de modo at exagerado em suas demandas afetivas, no aprenderam a suportar frustraes dela. Quando foram para a escola e l no obtinham a mesma ateno da professora e dos colegas, comearam a experimentar a frustrao e ento tambm eles se julgaram injustiados, pois tinham um direito adquirido e agora lhes negado, por isso reclamam (choramingam) com os outros o afeto que precisam para sentir-se amados ou mesmo valorizados. Apoiam-se nisso inclusive para sustentar uma auto estima frgil. Como se v a questo afetiva e sexual so realidades humanas complexas. Na verdade elas esto ligadas ao amor12 ou desamor. 4. INTIMIDADE E CELIBATO No h caminho para o amor divino que no seja pela descoberta da intimidade e da comunidade humanas (Thomas Moore em Cuide de sua alma) J discutimos sobre sexualidade e afetividade, convm agora refletir um pouco sobre intimidade e celibato. Como podemos entender a intimidade? um tipo especial de relao que reflete uma necessidade fundamental de apego. O apego um vnculo emocional que se desenvolve entre o beb e me ou pessoa que cuida dela. Interrupes ou falhas nesse processo acarretam graves conseqncias a curto ou longo prazo. A curto prazo a criana sem vnculo de apego no se desenvolve bem e pode at morrer. A longo prazo pode afetar a questo da intimidade nos diversos tipos de relacionamentos que vo desde dificuldades de manter relaes de amizades duradouras ou de relaes matrimonias conflitivas at causar transtornos psiquitricos graves. A necessidade da intimidade do ponto de vista do desenvolvimento deve ser uma manifestao mais madura, diferenciada e avanada da necessidade biolgica universal de proximidade, conexo e contato fsico como outro ser humano13. A intimidade implica tanto promover uma proximidade ou a conexo como ter a experincia de calor ou afeto em uma relao humana. O sentido de proximidade pode incluir vnculos emocionais, intelectuais, sociais e espirituais. A intimidade madura se caracteriza por uma relao pessoal de proximidade, familiar e afetuosa com outra pessoa que implica conhecimento profundo dela bem como expresso recproca dos prprios pensamentos, emoes e sentimentos. Podemos distinguir diferentes tipos de intimidade. H ao menos oito tipos de intimidade14. 4.1. Intimidade

H ao menos oito tipos de intimidade15.


12

Eros, filia, gape: trs maneiras distintas, mas complementares do grego referir-se aquilo que denominamos amor. Eros = amor sensibilidade, sensualidade, filia = amor relaes de amizade, gape = amor entrega, comunho. 13 Bagarozzi, D. Enhancing Intimacy in marriage: A Clinicans Guide, Brunner/Routlege, New York, 2002 p. 7 14 SPERRY, L., Sexo, sacerdcio e Iglesia, Santander: Sal Terrae, 2004 pp.82-83. 15 SPERRY, L., Sexo, sacerdcio e Iglesia, Santander: Sal Terrae, 2004 pp.82-83.

10

1. Intimidade

sexual: Comunicam-se, compartilham sentimentos, pensamentos, fantasias e desejos de natureza sexual com uma pessoa significativa. Inclui a proximidade fsica, o contato e interaes destinadas a excitar, estimular e satisfazer sexualmente; porm pode levar ou no relao sexual e ou ao orgasmo para uma das partes ou para os dois. com uma pessoa significativa que consiste, por exemplo, em um abrao, uma massagem no ombro ou outras formas de contato no sexual, que no so preldio para a atividade sexual genital.

2. Intimidade fsica no sexual: Proximidade fsica e contato corporal

3. Intimidade Psicolgica: Comunicam-se, compartilham e revelam

informaes e sentimentos pessoais sobre si mesmo com uma pessoa significativa. Pode incluir a comunicao das esperanas e dos sonhos pessoais e tambm dos prprios temores, preocupaes e inseguranas. A verdadeira intimidade psicolgica supe uma base segura de confiana na relao.
4. Intimidade

Intelectual: Comunicam-se e compartilham idias, pensamentos e crenas importantes com uma pessoa significativa. Supe a capacidade de por-se no papel do outro, isto , de compreender o mundo a partir do marco de referncia do outro. sentimentos pessoais, positivos e negativos, com uma pessoa significativa. Supe a empatia, isto , a capacidade de pr-se no lugar do outro e sentir o que o outro est sentindo, sem identificar-se ou sentir-se anulado por ele (o que chamamos de simpatia).

5. Intimidade emocional: Comunicam-se e compartilham todos os

6. Intimidade

social: Participa-se de atividades e experincias agradveis ou ldicas com uma pessoa significativa; por exemplo, se compartilha as experincias dirias, se fala sobre acontecimentos atuais, se compartilha refeies etc. sentimentos, crenas e experincias sobre questes ou assuntos espirituais com uma pessoa significativa, e com Deus; por exemplo: prticas religiosas, rituais, experincias da natureza ou profundas experincias espirituais pessoais.

7. Intimidade espiritual: Compartilham-se os prprios pensamentos,

8. Intimidade celibatria: Compartilha-se uma amizade profunda sem

estar casado e sem violar a castidade nem fsica nem psicologicamente. Alguns pensam que, para um sacerdote, religioso, esta forma de intimidade um dom e uma graa. Como se v a intimidade pode se expressar de diferentes maneiras. Em cada uma delas h um espao e um limite que sempre implica em um grau de maturidade. O que a gente retm s para si o que se corrompe dentro de ns como gua-parada. O que a gente deixa passar para os outros o que lava nossa intimidade como gua que corre. Tudo o que retido se deteriora at desintegrar-se, e o prprio corao se converte em carcereiro. Tudo o que presenteado cresce sem fim com vida prpria, e o nosso corao se converte
11

em criador. Guardar-se inteiramente para si a nica forma de perder-se eternamente na esterilidade da morte.16. 4.2. Celibato

O celibato sacerdotal um modo de vida caracterizado pela continncia ou renncia ao matrimnio pelo Reino de Deus. Relacionado ao celibato est a castidade. A castidade no s continncia, ela tem como horizonte a integrao do verdadeiro significado da sexualidade e intimidade, tanto para as pessoas casadas como solteiras. Podemos compreend-lo dentro de um quadro de referncia por etapas de desenvolvimento Bonnot17 prope uma compreenso do celibato dentro diferentes momentos da vida. Norteia-se pelos estgios de desenvolvimento afetivo de Erik Erikson. Parecem teis para ns enquanto mostram seu dinamismo e significados nas diferentes fases da vida.Vejamos: 1. Adolescente: Esta etapa se estende desde a puberdade at o final da segunda dcada de vida, e se pode considerar como o estado de celibato fsico. Por celibato fsico se entende a capacidade de ser plenamente humano sem ser sexualmente ativo nem se sentir frustrado e preocupado. A resoluo desta etapa supe que a pessoa tenha forjado uma viso do celibato como opo de estilo de vida que vale a pena. Esta etapa se assemelha a etapa da identidade de Erikson.
2. Generativa: Esta etapa se estende desde o final da segunda dcada

de vida at os 35 anos, aproximadamente, e se pode denominar celibato generativo. Celibato generativo se refere capacidade de ser produtivo e responsvel sem ser pai/me nem se sentir incompleto e com carncias. A resoluo desta etapa requer assumir a responsabilidade da comunidade como um todo, da vida e bem estar da prxima gerao. Esta etapa se assemelha etapa da generatividade de Erikson.
3. Intima:

Esta etapa se estende entre os 35 e os 60 anos, aproximadamente, e se denomina celibato ntimo. Celibato ntimo designa a capacidade de ser amigo que compartilha a vida sem estar casado, assim como de no violar a castidade fsica e psicologicamente. Esta a etapa mais difcil de percorrer dentro das atuais estruturas da igreja. A resoluo desta etapa supe a aceitao da intimidade do companheirismo como realidade que fortalece a vida e o ministrio. Esta etapa se assemelha etapa da intimidade de Erikson.

4. Integral: Esta etapa se estende desde os 60 anos aproximadamente,

at a aposentadoria e a morte e se pode denominar celibato integral. Celibato integral designa a capacidade de manter o sentido e a esperana da aportao pessoal para a vida diante da aposentadoria e a perda da sade, a capacidade de encontrar razes para seguir adiante quando os amigos e iguais se jubilam ou morrem. A resoluo desta etapa supe a aceitao das decises e experincias da vida
16 17

P.. Manoel Godoy in: http://br.celam.info Fornecido por Joomla! Produzido em: 3 May, 2007, 00:22 Bonnot, B. (1995) Stages in a Celibates Life: Human Development 16 (3) pp. 18-22

12

passada sem desespero nem amargura. Esta etapa se assemelha etapa da sabedoria de Erikson. Como se v o celibato, embora envolva sempre um componente sexual, a forma de viv-lo e a modo de se expressar tem caractersticas prprias para cada faixa etria. Isto significa dizer que ele possvel de ser vivido de forma sadia, cujo testemunho edifica quem o vive e quem se relaciona com o celibatrio. O celibato requer determinado compromisso e empenho no mbito espiritual, relacionado com a experincia do amor de Deus, com uma adeso de f que cr, com uma fidelidade orao, com exerccios de contemplao. tambm em relao maturidade humana, uma abertura ao outro e relao com ele, uma autonomia afetiva e uma capacidade de solido, uma relao de calor humano e afeto desinteressado.
4.3 A Solido

Ainda uma breve reflexo sobre a solido18 na vida do presbtero. Ela necessria vida para que a vida seja penetrada e fecunda. Ela faz parte intrnseca da vida do presbtero em sua misso. na solido que podemos nos encontrar profundamente conosco e com Deus. Ela contribui para o conhecimento e crescimento pessoal. O Papa Joo Paulo II afirmava que a solido oferece oportunidades positivas para a vida sacerdotal. Se aceita com esprito de oferta e procurada na intimidade com Jesus Cristo Senhor, a solido pode ser uma oportunidade para a orao e o estudo, como tambm uma ajuda para a santificao e o crescimento humano. Foi bastante enftico ao afirmar: no capaz de verdadeira e fraterna comunho, quem no sabe viver bem a prpria solido. Henry J. M. Nouwen traduziu de forma lmpida a importncia da solido na vida do presbtero, ao referir-se a ela diz: estou seriamente convencido de que a delicadeza, a ternura, a tranqilidade e a liberdade interior de aproximar-nos uns dos outros ou de afastar-nos uns dos outros so alimentadas na solido. Sem a solido, comeamos a apegar-nos uns aos outros; comeamos a preocupar-nos com o que pensamos e sentimos a respeito uns dos outros; rapidamente ficamos desconfiados uns dos outros ou irritados uns com os outros; e comeamos muitas vezes de maneira inconsciente, a esmiuar uns aos outros com uma hipersensibilidade fatigante. Sem a solido, conflitos superficiais facilmente tornam-se srios e causam dolorosas feridas.19 CONCLUSO Diante do acima exposto, podem-se inferir algumas concluses para a nossa vida presbiteral. Antes de tudo ressaltamos a importncia de sermos conscientes da complexidade da dimenso humano afetiva na vida do ser humano, mormente no presbtero. Destacamos alguns aspectos relacionados afetividade, sexualidade, intimidade e o celibato. Todos eles inerentes condio humana presbiteral e merecedoras de atenes para um crescimento sadio e fecundo em uma maturidade integradora. Resta-nos aceitar o desafio de aprofundar sempre mais nosso auto conhecimento . Esses aspectos
18 19

Solido no deve ser confundida com vida solitria. Referido por P. Manoel Godoy in: http://br.celam.info. Fornecido por Joomla Produzido em: 3 May, 2007, 00:22

13

abordados no so os nicos, mas certamente so base para uma espiritualidade frtil e uma eficcia apostlica da vida do presbtero. Conhecer a prpria afetividade, como ela se desenvolveu, que aspectos ficaram imaturos pode ajudar muito para prevenir neuroses, aflies, depresses. Conhecer e integrar a prpria sexualidade fator indispensvel para a sade psquica e harmonia na e da personalidade. Cultivar uma espiritualidade verdadeira condio sine qua non para o crescimento e perseverana num ministrio eficaz. Manter amizades sadias e tempo para si mesmos so fatores que contribuem para o equilbrio psicolgico e o esvaziamento depressivo. A exemplo de Jesus, saibamos tambm ns crescer em estatura, sabedoria e graa diante de Deus e dos homens. ALGUMAS REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS: A.A. Afetividade e vida religiosa, Publicaes CRB 1989 CENCINI, A. Por amor, So Paulo: Paulinas, 1997 ________ Com amor, So Paulo: Paulinas, 1997 ________ Virgindade e celibato hoje. So Paulo: Paulinas, 2009 DAL MOLIN, N. Itinerrio para o amor. So Paulo:, Paulinas, 1996 IMODA F. (Org). Olhou para ele com amor. So Paulo, Paulinas IOBATA, P. Saber amar-se. So Paulo: Paulinas LUCISANO, A. DI PIETRO, M. L. Sexualidade Humana. So Paulo: Paulinas. HERERRO, J.C. Encontrar-se consigo mesmo. So Paulo: Paulinas. MURARO, Rose Marie e BOFF, Leonardo, Feminino e Masculino, Rio de Janeiro: Sextante, 2002, 3. Edio. NOUWEN, H.J.M. A voz ntima do amor, So Paulo: Paulinas. POROLARI, F. Um mergulho em si. So Paulo: Paulinas. SPERRY, L., Sexo, sacerdcio e Iglesia, Santander: Sal Terrae, 2004.

14

S-ar putea să vă placă și