Sunteți pe pagina 1din 10

A EMBRIOLOGIA HUMANA E A EXTENSO UNIVERSITRIA Andria Assmann

Acadmica do Curso de Enfermagem da UFSC

Charlene Rosiris Cipriani


Acadmica do Curso de Odontologia da UFSC

Jaqueline Consuelo da Silva


Acadmica do Curso de Medicina da UFSC

Roberto Torquato Rocha


Acadmico do Curso de Cincias Biolgicas da UFSC

Janana Chaves Schatz, Mrcia Silva Luciano Carvalho


Ps-Graduandas no Curso de Neurocincias da UFSC

Evelise Maria Nazari, Msc.


Professora do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Gentica da UFSC

Yara Maria Rauh Muller, Dra.


Professora do Depto. de Biologia Celular, Embriologia e Gentica da UFSC (Coordenadora) yararm@ccb.ufsc.br

Resumo A embriologia desperta interesse, devido a curiosidade acerca dos

acontecimentos do incio da vida. Para integrar as atividades didticas com os interesses da comunidade elaborou-se o projeto Embriologia Humana e a Extenso Universitria na UFSC, que tem realizado visitas ao Laboratrio de Embriologia, exposies, assessorias e emprstimo de material. So atendidas escolas, comunidade universitria e florianopolitana. Os resultados mostram a importncia da extenso na UFSC, que expressa sua funo formadora-social, contribuindo para a conscientizao na busca pela qualidade de vida. Palavras-Chave: Embriologia humana; comunidade; ensino.

Introduo Ao longo de toda a histria da humanidade tm-se inmeros registros que expressam a curiosidade acerca da formao do ser humano, antes do seu nascimento (BARBAUT, 1990; GILBERT, 2000; LARSEN, 1998). O grande interesse em descobrir e compreender os processos que originam um novo indivduo deve-se principalmente pela busca incessante em reconhecer as nossas origens e pelo desejo de melhorar a qualidade da vida humana (MOORE & PERSAUD, 2004).

O estudo da embriologia enfoca todos os eventos desde a fertilizao at o nascimento, abordando os processos de gametognese, fecundao, clivagem, gastrulao, morfognese e organognese. Assim, busca-se compreender o fenmeno biolgico tpico, comum e espantoso da embriognese: a proliferao de uma nica clula, o zigoto, que dar origem a todo o novo ser (WOLPERT, 1998; DUMM, 2003; LENT 2001). Os avanos cientficos e tecnolgicos que ocorreram a partir da metade do sculo XX, geraram novos conhecimentos, provocando uma grande revoluo na embriologia, exigindo desta forma uma maior integrao com outras reas do conhecimento, como a gentica, bioqumica e a fisiologia (SADLER, 1995; WOLPERT, 1998; NATHANIELSZ, 2002). Tcnicas de reproduo humana assistida, como induo ovulao e a fertilizao in vitro, bem como de diagnstico fetal, como a ultra-sonografia e a vdeolaparoscopia uterina so realidades que permeiam os horizontes da embriologia humana (LEAL, 1994; BRAGA, 2002). Estes avanos, amplamente divulgados nos meios de comunicao social, estimulam e ampliam o interesse inato pelo incio da vida humana. Contudo, apesar da enorme quantidade de informaes que so repassadas pelos meios de comunicao, a populao em geral tem poucos subsdios para compreender grande parte das informaes recebidas, pois desconhece os fundamentos bsicos do desenvolvimento humano. Os processos fundamentais da embriognese humana, bem como as caractersticas particulares da formao dos sistemas orgnicos, so abordados nas disciplinas de Embriologia Humana ministradas na UFSC. Contudo, este conhecimento fica restrito, principalmente aos acadmicos da rea da sade. Nos ltimos anos, tem-se verificado que muitos professores e alunos do ensino superior, mdio e fundamental tm procurado a rea de Embriologia/BEG/CCB/UFSC, buscando respostas para questes bsicas sobre a reproduo e a embriologia humana. Para melhor atender a esta demanda elaborou-se o projeto de extenso intitulado A Embriologia Humana e a Extenso Universitria. O pblico alvo consiste em professores e alunos de escolas de ensino fundamental, mdio, supletivo, ensino especial, para a terceira idade, comunidade universitria e catarinense em geral. Alm

de professores, esto envolvidos neste projeto mestrandos e alunos de graduao, vinculados rea de Embriologia da UFSC. O projeto proposto visa integrar as atividades desenvolvidas pelos docentes da rea de Embriologia Humana aos interesses e necessidades didtico-pedaggicas, tanto da UFSC, como dos demais segmentos da comunidade catarinense. Material e Mtodos As atividades de extenso realizadas consistem na recepo de visitas de alunos e professores nas dependncias do Laboratrio Didtico de Embriologia/ BEG-CCB, na participao do grupo da Embriologia em feiras e exposies realizadas dentro e fora da UFSC, na assessoria a feiras de cincias e emprstimo de material didtico. participao de bolsistas e de pelo menos uma das alunas colaboradoras. Recepo de visitas: As visitas ocorrem no Laboratrio Didtico/BEG/CCB, Edifcio Fritz Muller e so agendadas conforme a disponibilidade do grupo solicitante e do laboratrio. Nestes encontros so apresentados e discutidos temas atuais relacionados reproduo e a embriologia humana, tais como noes sobre o ciclo sexual feminino, aspectos da fecundao humana, a utilizao dos mtodos contraceptivos masculinos e femininos, os principais acontecimentos do desenvolvimento humano, o crescimento dos embries e fetos ao longo dos meses de gestao, a organizao e o funcionamento dos anexos embrionrios, a ocorrncia de malformaes congnitas e a importncia da assistncia pr-natal para a me e o beb. Para dinamizar as discusses dos temas acima citados e estimular a participao dos alunos e professores visitantes, so utilizadas estratgias didticas diversificadas, que so adequadas conforme as caractersticas e solicitaes do grupo visitante. Basicamente os encontros iniciam com a projeo do vdeo Uma Jornada de Nove Meses (Ed. Interconection) ou com o vdeo Gravidez: A Vida Antes do Nascimento (Discovery Channel). As explanaes e discusses que seguem, so enriquecidas com o manuseio de modelos embriolgicos tridimensionais, confeccionados com massa de modelar e isopor As atividades so organizadas pelos professores responsveis, havendo sempre a

pelos alunos nas disciplinas de graduao da UFSC. Estes modelos auxiliam na compreenso dos eventos iniciais do desenvolvimento, como a clivagem que ocorre ainda na tuba uterina e a gastrulao que acontece logo aps a implantao no tero. Os eventos subseqentes, em especial as mudanas na morfologia externa dos embries, bem como a formao dos diferentes sistemas orgnicos, so apresentados com o auxlio de psteres, lbuns seriados, figuras ilustrativas e cd-rom didticos, que reportam aos processos de desenvolvimento ao longo dos meses de gestao. Aps compreender alguns princpios bsicos do desenvolvimento humano, os visitantes tm a oportunidade de observar e/ou manusear embries, fetos e placentas humanas fixadas, pertencentes coleo didtica do Laboratrio de Embriologia Humana. Em algumas ocasies, lminas permanentes de embries, fetos e cordo umbilical so visualizados ao microscpio ptico, para a compreenso da organizao interna dos sistemas orgnicos e da estrutura dos vasos que transportam sangue pelo cordo umbilical. Alm da exposio dos eventos normais da embriologia, alguns grupos visitantes solicitam a discusso do tema malformaes congnitas, que abordado atravs da apresentao de psteres e manipulao de alguns fetos malformados. Por fim, muitos grupos visitantes tambm solicitam a apresentao de temas relacionados reproduo humana. Nestas ocasies so utilizados lbuns seriados sobre o aparelho reprodutor masculino e feminino e manipulados objetos contraceptivos, como DIU, diafragma, camisinha masculina e feminina, plulas, cremes espermicidas, hormnios injetveis, folhetos explicativos sobre mtodos contraceptivos comportamentais. Elaborao e organizao de material didtico para emprstimo e/ou doao: Os materiais didticos utilizados nas visitas so preparados e/ou organizados para serem cedidos sob emprstimo, para professores e alunos da prpria UFSC e de outras Instituies de Ensino. Estes materiais so utilizados principalmente em feiras de cincias, aulas prticas e palestras. Os emprstimos so acompanhados de uma assessoria, que auxilia em uma melhor e mais adequada utilizao dos materiais didticos.

Os trabalhos de modelagem tridimensional so selecionados e fixados em caixas de papelo, de acordo com a ordem temporal/espacial dos eventos da embriognese. Embries e fetos da coleo didtica so individualmente acondicionados em vidros hermeticamente fechados e com etiquetas que informam a idade, o comprimento e o peso de cada indivduo. Os mtodos contraceptivos so organizados em painis expositores de acordo com o seu princpio de ao. A coleo de modelos embriolgicos renovada a cada semestre letivo, o que gera uma grande quantidade de material disponvel, proporcionando a doao dos mesmos. Para identificar os pontos marcantes e para o aprimoramento das atividades realizadas proposto aos solicitantes que respondam a um questionrio, onde podero ser registradas suas opinies e sugestes. Resultados e Anlise No decorrer do ano de 2002 foram realizadas diferentes modalidades de extenso, das quais destacam-se principalmente a recepo de visitas, seguidas da assessoria de ensino e elaborao de recursos didticos visuais, bem como do emprstimo de material didtico (Figura 1).
20%

20%

60%

visitas

assessorias

emprstimos

Figura 1: Modalidades de extenso realizadas no ano de 2002 junto ao projeto A Embriologia Humana e a Extenso Universitria.

No que concerne recepo das visitas, foram recebidas 12 visitas de instituies de ensino fundamental (92,3%) e mdio (7,7%). Do total de estabelecimentos recepcionados, 10 correspondiam a escolas particulares e 02 a estabelecimentos de ensino pblico (Quadro 1 e Figura 2). Quadro 1: Relao das visitas recebidas pelo Projeto de Extenso A Embriologia e a Extenso Universitria no perodo de abril a dezembro de 2002.

Regies do Estado de SC Florianpolis Grande Florianpolis Vale do Itaja Planalto serrano Norte do Estado Sul do Estado Total

Nmero de visitantes 38 87 40 24 42 40 271

100
Porcentagem

80 60 40 20 0 ensino fundamental ensino mdio escola pblica escola particular

Figura 2: Freqncia de visitantes oriundos do ensino mdio e fundamental e de escolas pblicas e particulares. Nas visitas predominam principalmente Instituies particulares de ensino mdio. Esta caracterstica pode ser explicada em primeiro lugar, pelo fato de no ensino mdio ser ministrado contedos de Biologia, enquanto que no ensino fundamental os contedos so de Cincias, sendo que o enfoque deste projeto est mais voltado para o

estudo da Biologia. A razo pela qual h maior procura pelas escolas particulares pode estar relacionada necessidade de alocao de transporte para o deslocamento at a UFSC, o que acarreta custos e dificulta o acesso para as escolas pblicas. Para minimizar esta situao, prope-se a ida da equipe responsvel pelo projeto s escolas pblicas localizadas nos bairros prximos a UFSC. Esta iniciativa foi realizada, sendo seu resultado bastante proveitoso. Durante a realizao das visitas, inmeros temas foram abordados (Quadro 2) procurando-se, contudo, respeitar o objetivo da visita, a faixa etria dos visitantes e tempo disponvel para a realizao desta atividade. Alm dos temas especficos de reproduo e de desenvolvimento, em muitas visitas de estudantes do ensino mdio, foram discutidas questes referentes s opes de curso no vestibular e a escolha das reas da sade e biolgica como opes para futuras profisses. Quadro 2: Freqncia dos principais temas relacionados reproduo e ao desenvolvimento humano abordados durante as visitas. Temas abordados Enfoques temticos -organizao do aparelho reprodutor masculino e feminino -etapas da fecundao Reproduo -local do aparelho reprodutor onde ocorre -mtodos contraceptivos -caracterizao do ciclo sexual feminino 16.6 Porcentagem de visitas

Desenvolvimento -formao e transporte dos blastmeros pela tuba uterina -organizao e implantao do blastocisto no endomtrio -locais de implantao ectpica -formao e diferenciao dos folhetos embrionrios -organizao do disco embrionria bi e tridrmico -dobramentos do embrio (mudana da forma do corpo) -principais caractersticas embrionrias

58.4

-aquisio do aspecto humano -formao dos sistemas orgnicos -principais caractersticas fetais -caracterizao dos ritmos de crescimento intrauterino -estrutura da placenta e sua importncia para a gestao

-agentes causadores de malformaes Malformaes Congnitas -perodos crticos do desenvolvimento -tipos mais freqentes -incidncia de casos de malformaes na Grande Fpolis/SC A maior procura pelos temas de desenvolvimento humano est relacionada ao pouco conhecimento destes assuntos por parte dos professores do ensino mdio, devido provavelmente a sua complexidade e abrangncia. Sem dvida, dificuldades de compreenso geram dificuldades de transmisso do conhecimento. Outro fator a ser considerado, diz respeito ao fato do tema desenvolvimento humano ser de interesse para a populao em geral e estar freqentemente aparecendo nos meios de comunicao social, mostrando as novas tecnologias cientficas e mdicas. A faixa etria do pblico alvo e os recorrentes casos de adolescentes grvidas nas escolas contribuem tambm para a grande procura pelas atividades de extenso referentes a este projeto. Materiais didticos como embries, fetos e placentas da coleo didtica, modelos embriolgicos tridimensionais e objetos contraceptivos foram cedidos sob forma de emprstimo em quatro ocasies. Tais materiais foram utilizados auxiliando a ministrao de aulas embriologia em escolas de ensino mdio. Foram doados quatro conjuntos de modelos embriolgicos tridimensionais, confeccionados em massa, para professores da rede pblica e particular de ensino do municpio e do Estado de SC e para a rea de Embriologia da UFPR/Curitiba, PR. Os modelos embriolgicos que no foram selecionados para doao foram desmontados e as massas de modelar coloridas resultantes foram doadas para instituies de ensino fundamental, com carncia de recursos financeiros. 25.0

Concluso Este projeto, realizado desde 1996, vem se consolidando ao longo dos anos, podendo ser reconhecidos alguns indicadores de sua efetiva contribuio para a comunidade. Dentre estes indicadores podemos enumerar os depoimentos dos diferentes grupos atendidos nas modalidades de servios prestados, o nmero de pessoas que efetivamente visitaram o Laboratrio, a visitao ao pster apresentado na II SEPEX e a crescente procura por agendar visitas ao laboratrio. As atividades de extenso referentes Embriologia Humana tm possibilitado uma maior integrao entre professores, alunos de graduao e de ps-graduao da UFSC, e destes com a comunidade extra-universitria. O contato com a comunidade oportuniza o aprofundamento dos conhecimentos tcnicos e cientficos e a sua transferncia de forma clara e acessvel para a populao leiga, bem como nos coloca frente-a-frente com novas realidades e perspectivas. Neste tipo de atividade, todos os componentes da equipe tm uma oportunidade mpar de complementar a sua formao e vivenciar novas experincias. Sendo a UFSC uma instituio pblica, gratuita e mantida pela sociedade, as atividades de atendimento comunidade correspondem a uma oportunidade valiosa de retribuio do meio acadmico para aqueles que o cercam, abrindo assim suas fronteiras e expressando sua funo formadora-social. Referncias BARBAUT, Jacques. O Nascimento Atravs dos Tempos e dos Povos. Lisboa: Terramar, 1990, 191p. BRAGA, Rosana. Guia Completo para Gestante: Vou Ser Me. S. Paulo: Escala, 2002, 98p. DUMM, Csar Gmez. Embriologa Humana. Atlas e Texto. Buenos Aires: El Ateneo, 2003, 429p. GILBERT, Scoth. Developmental Biology. Massachussetts: Sinauer, 2000, 749p.

LARSEN, William. Essentials of Human Embryology. New York: Churchill Livingstone, 1998, 479p. LEAL, Jos Weydson Barros. 270p. LENT, Roberto. Cem Bilhes de Neurnios: Conceitos Fundamentais de Neurocincias S. Paulo: Atheneu, 2001, 698p. MOORE, Keith; PERSAUD, Tomas. Embriologia Clnica. R. Janeiro: Elsevier, 2004, 543p. NATHANIELSZ, Peter. A Vida do Beb no tero. Ediouro: R. Janeiro, 2002, 230p. SADLER, Timothy. Embriologia Mdica. R. Janeiro: Guanabara-Koogan, 1995, 282p. WOLPERT, Lewis. Principles of Development. Oxford: Oxford University Press, 1998, 474p. Reproduo Humana. R. Janeiro: Revinter, 1994,

S-ar putea să vă placă și