Sunteți pe pagina 1din 23

EVAPORADORES

EVAPORAO concentrao de uma soluo pela vaporizao de um solvente na ebulio.

Soluo concentrada

Solvente

Essa operao muito utilizada na indstria para concentrao de solues inorgnicas, de alimentos, de medicamentos.
VAPORIZAO solvente a ser evaporado gua. CRISTALIZAO evaporao de uma soluo at sua super saturao ou resfriamento obteno de cristais.

Fundamentos: A evaporao necessita de um meio de aquecimento que transmita o calor requerido para a mudana de estado.
Nesse processo existe transferncia de calor e massa. O aumento da concentrao do soluto, durante a evaporao, modifica as propriedades da soluo (densidade, viscosidade e temperatura de ebulio), consequentemente a taxa de transferncia de calor afetada. Na indstria, normalmente utiliza-se como fluido calefator vapor dgua saturado (vapor primrio), que condensa cedendo ser calor latente ao produto que se evapora.

Fatores que influenciam a evaporao (ponto de ebulio e a transferncia de energia):


Depsito de resduos nas superfcies do trocador de calor e formao de crostas: favorecido por elevadas temperaturas e baixa velocidade de fluxo do lquido.

Pelcula superficial: cria-se em torno da superfcie de aquecimento do evaporador, constituindo a maior resistncia transmisso de calor.
Viscosidade do soluto: os coeficientes de transferncia de calor e a velocidade de circulao dos lquidos no evaporador diminuem com o aumento da viscosidade. medida que avana a evaporao, diminui a velocidade de transferncia de calor.

Fatores que influenciam a evaporao (ponto de ebulio e a transferncia de energia):


Formao de espuma estvel: A espuma, alm de diminuir a transferncia de calor, dificulta a separao de vapor e favorece que o arraste de parte do concentrado em forma de gotculas.

Presso externa: um lquido ferve quando a presso de vapor que exerce igual a presso externa a que est submetido.
Concentrao de solutos dissolvidos: no evaporador, o ponto de ebulio do lquido tratado (soluo) aumenta medida que cresce a concentrao.

Fatores que influenciam a evaporao (ponto de ebulio e a transferncia de energia):


Presso hidrosttica: a temperatura de ebulio do lquido tratado em um evaporador varia conforme a profundidade. Em qualquer nvel abaixo da superfcie livre, necessrio, para iniciar a ebulio, que se ultrapasse a presso do meio e a correspondente que exercida pela coluna do lquido situada acima do nvel considerado (presso ou cabea hidrosttica).

EVAPORADORES Elementos bsicos:


TROCADOR DE CALOR - permite a transmisso de calor entre o fluido calefator (ou de aquecimento) e a soluo a ser evaporada. Podem ser tubulares, de placas, cnico.
SEPARADOR local onde o vapor separado da fase lquida concentrada. Podem ser simplesmente espaos que possibilitem ao vapor secundrio se separar do lquido concentrado. Algumas instalaes apresentam os chamados separadores de arraste (chicanas). CONDENSADOR - permite eliminar o vapor em forma de condensado. Nos sistemas que operam com presso atmosfrica, esse elemento pode ser omitido.

Elementos bsicos:

EVAPORADORES Elementos auxiliares:


Bomba de vcuo ou ejetores de vapor: para sistemas que operam com presso reduzida. Esse equipamento responsvel pela eliminao de gases no-condensveis do sistema.
Coletores de condensado e purgadores: so essenciais para que a transferncia de energia seja adequada nos trocadores de calor. So dispositivos que permitem controlar a sada dos condensados do vapor primrio e dos gases inertes.

Elementos auxiliares:

EVAPORADORES Sistemas de economia de energia:


A eliminao da gua por evaporao requer aporte considervel de energia (2,257 kJ por kg de gua evaporada a 100 oC), que geralmente proporcionado com vapor dgua.

Os mtodos para a conservao da energia nos sistemas de evaporao baseiam-se justamente no aproveitamento de calor contido no vapor extrado do alimento.

Sistemas de economia de energia:

EFEITOS (EVAPORADORES) MLTIPLOS: consiste em conectar diversos evaporadores (efeitos) entre si, de forma que o vapor secundrio produzido em um deles seja utilizado como vapor primrio (ou fluido calefator) em outro, e assim sucessivamente. Mtodos de alimentao: a) Concorrente b) Contracorrente

c) Paralelo
d) Mista

Sistemas de economia de energia: EFEITOS MLTIPLOS

a) Alimentao para frente ou concorrente: o procedimento mais simples, barato e fcil de manejar, j que no necessita de bombas de alimentao entre os diferente efeitos. O avano do lquido e o aproveitamento do vapor produzido realizam-se no mesmo sentido.
O vapor secundrio tem energia apenas para permitir que o lquido ferva a uma temperatura inferior do efeito do qual procede, e a concentrao do lquido aumenta ao avanar pelos efeitos, necessrio que o sistema funcione a presses progressivamente mais baixas.

b) Alimentao para trs ou contracorrente: o avano do lquido tratado e o aproveitamento do vapor liberado realizam-se em sentido contrrio. Aquece-se o alimento mais diludo com vapor procedente de um efeito no qual se tratou produto mais concentrado, e assim sucessivamente.

Sistemas de economia de energia: EFEITOS MLTIPLOS

c) Alimentao em paralelo: indicado para a cristalizao de alguns produtos, pois dispensa o uso de bombas para ser transversado. O produto levado a termo em cada efeito, embora o vapor liberado passe de um efeito a outro.
d) Alimentao mista: utilizado nas instalaes com grande nmero de efeitos. Trata-se de uma combinao da alimentao para frente (nas primeiras etapas da evaporao) e de contracorrente (nas ltimas fases da concentrao).

Sistemas de economia de energia:

RECOMPRESSO MECNICA DO VAPOR: outra forma de aproveitamento do vapor secundrio. Trata-se de aumentar a presso e, conseqentemente, a temperatura de condensao do vapor secundrio procedente de um evaporador para prosseguir a evaporao do produto. A recompresso pode ser feita utilizando bomba mecnica ou recorrendo ao compressor de jato de vapor. PREAQUECIMENTO: uma forma simples de conservao energtica na evaporao consiste em utilizar o vapor secundrio do evaporador para pr-aquecer o alimento antes de iniciar seu processamento. Esse procedimento permite incrementar entre 5 e 10% a capacidade do evaporador seguinte.

TIPOS DE EVAPORADORES

CIRCULAO NATURAL

CIRCULAO FORADA

BOMBA CALORFICA

1. Evaporadores abertos e fechados. 2. Evaporadores de tubos curtos ou de tubo e carcaa: de tubos curtos horizontais e de tubos curtos verticais. 3. Evaporadores de tubos longos: de pelcula ascendente, de pelcula descendente e de pelcula ascendente/descendente. 4. Evaporadores de calandra externa

1. Evaporadores de placas. 2. Evaporadores de fluxo expandido. 3. Evaporadores de pelcula mecnica ou rotatrios

TIPOS DE EVAPORADORES

Evaporadores de Circulao Natural - O movimento do lquido tratado deve-se s correntes de conveco e fora de ascenso das borbulhas de vapor, que o arrastam ao longo do trocador de calor. A separao do vapor do lquido favorecida pelo movimento do produto, ocorrendo na zona superior do evaporador.
1. Evaporadores abertos e fechados
Recipiente de forma esfrica que se aquece com gs, com resistncia eltrica ou com vapor dgua que circula por uma serpentina ou por uma camisa externa. Em alguns casos (evaporadores fechados), possuem uma tampa que lhes permite funcionar a vcuo.

2. Evaporadores de tubos curtos ou de tubo e carcaa

Constam de recipiente ou carcaa com trocador de tubos em sua parte inferior.

Os evaporadores de tubos curtos verticais costumam ser utilizados para a concentrao de xaropes (soluo de acar de cana, de beterraba, glicose), extrato de malte, sal e suco de frutas.

3. Evaporadores de tubos longos

So formados por uma cmera vertical provida de trocadores de calor de tubos verticais com 2,5 a 5,0 cm de dimetro e 3 a 15 m de altura. Esse tipo de evaporador pode ser de pelcula ascendente ou descendente, dependendo da disposio da entrada de lquido no trocador de calor. Caracterizam-se geralmente por tempo curto de permanncia na zona de aquecimento, por altos coeficientes de transferncia de calor e por grande eficcia energtica.

Indicados para o tratamento de produtos sensveis ao calor, como na elaborao de sucos ctricos, de produtos lcteos, de extratos de leveduras e na fabricao do amido.

Evaporadores de Circulao Forada - Possuem bombas centrfugas (para lquidos menos viscosos), bombas de deslocamento positivo (para lquidos de maior viscosidade) ou diversos dispositivos (como uma hlice impulsora nos evaporadores de cristalizao) que distribuem o lquido no interior do trocador de calor e aumentam a velocidade de fluxo ao longo das superfcies de aquecimento.

S-ar putea să vă placă și