Sunteți pe pagina 1din 16

1 A presena feminina na caricatura e na charge poltica no sculo XX (1910 1960) Natania Nogueira1 Escola Municipal Judith Lintz Guedes

s Machado Colgio Imaculada Conceio

Na historiografia brasileira, as pesquisas sobre a produo imagtica na imprensa peridica tm colocado em segundo plano a produo feminina. Raros so os trabalhos que foram dedicados s mulheres que se destacaram neste campo profissional e que tiveram a oportunidade de expor sua obra para o grande pblico. Mais difcil ainda efetuar um mapeamento destas personagens, ou uma anlise crtica do papel das mulheres e da sua produo na imprensa brasileira. Este campo de produo artstica e miditica foi por dcadas, um espao dominado pelos homens, at a entrada em cena de Nair de Teff (1886-1981), em 1910. Considerada por Herman Lima2 a primeira mulher caricaturista do Brasil e do mundo a publicar e assinar seus trabalhos Nair atingiu crculos culturais at ento frequentados apenas por homens. Outra chargista/caricaturista iria se destacar na dcada de 1930: Hilde Weber (1913-1994). Alem de nascimento, Hilde foi um dos poucos profissionais da poca, entre homens e mulheres, com formao especfica na rea. A vida e a obra destas duas mulheres oferecem um objeto de estudo valioso para se entender o sentido da memria na construo da narrativa histrica e o papel da mulher nos meios de comunicao. Nair e Hilde destacaram-se em contextos especfico chegando, a certo momento, a serem contemporneas. Para poder melhor analisar detalhes da vida e obra dessas personagens, optamos pelo recorte temporal que se inicia em 1910 e termina em 1960, levando em conta a necessidade de se estudar a totalidade da obra de Nair e aproxim-la de Hilde. A primeira teve uma trajetria imprecisa, marcada por momentos de recluso, at que retorna na dcada de 1960. A segunda profissionalizou-se a tal ponto que produziu e publicou ininterruptamente at a proximidade de sua morte, em 1994. Recontar a histria destas mulheres preencher uma lacuna na histria da imprensa peridica no Brasil. quebrar o silncio sobre as mulheres, recuperando suas vozes por meio de sua obra e sua trajetria pessoal e profissional. No pode ser esquecida, ainda, a construo da memria da imprensa no Brasil. No seu papel de relatar fatos, de formar opinies, de se apresentar de certa forma como uma fonte inesgotvel de
1

Graduada em Histria pela FAFIC/Cataguases, especializada em Histria do Brasil pela UFJF, professora do Ensino Fundamental nas redes pblica e privada, coordenadora do projeto Gibiteca Escolar na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado (vencedor do Prmio Professores do Brasil de 2008), membro da Academia Leopoldinense de Letras e Artes, de Leopoldina. 2 LIMA, Hrman. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1963.

2 informaes, a imprensa tambm sofre com a perda de parte da sua memria, na forma do silncio que se impe sobre personagens que tiveram importncia reconhecida na construo da histria nacional, sejam eles homens ou mulheres. A memria em si enfrenta uma srie de percalos, de interrogaes, presentes na historiografia em seu todo. Seu estudo, seja a partir de testemunhos, seja a partir de relatos, apresenta questionamentos acerca do valor da narrativa seja ela oral ou escrita a partir do eu, do sujeito histrico, da(s) forma(s) como ele (a) constri suas lembranas, interpreta passagens da sua vida e o prprio contexto em que vive: ... no temos nada melhor que a memria para significar que algo aconteceu, ocorreu, se passou antes que declarssemos nos lembrar dela. 3 Para Paul Ricoeur o que diferencia histria e memria o fato de a histria ser a narrativa que se preocupa com aes importantes, ao passo que a memria trata somente de coisas cotidianas. Para o autor, toda narrao narrao de uma ao e, portanto, narra aes dos protagonistas. A partir da memria podemos, assim, adentrar narrativa cotidiana de uma forma especfica e prpria, impossvel de ser obtida por meio da anlise de um documento oficial, por exemplo. Para levantar a memria destas autoras, partiremos de uma anlise narrativa de sua escrita (memrias e narrativas textuais), do olhar de outros autores sobre sua obra (biografias e dissertaes) e sua produo artstica, na forma de charges, caricaturas, e ilustraes, partindo no de um olhar esttico, mas das representaes nelas contidas. 1. Rian e a descoberta da caricatura Nair de Teff Von Hoonholtz nasceu na cidade do Rio de janeiro no ano de 1886, em plena crise do Imprio e nos anos finais da escravido. Filha de Antnio Luiz Von Hoonholtz, o Baro de Teff, neta do Conde prussiano Frederico Guilherme Von Hoonholtz 4, e de Maria Luiza Dootwoort.5 Nair passou parte da infncia e parte da juventude na Europa. O retorno definitivo para o Brasil aconteceria somente em 1905. Era considerada uma menina prodgio e mimada pelo pai e pelos irmos. Estudou nas melhores

RICOEUR, Paul. A memria, a histria, o esquecimento. Traduo: Alain Franois. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007, p. 40.

Friedrich Wilhelm von Hoonholtz, nascido na Prssia em 1795, nobre, militar e engenheiro, imigrou para o Brasil em 1824, recrutado para vir para o Brasil como mercenrio a servio de D. Pedro I.( Frederico Guilherme von Hoonholtz. Capturado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederico_Guilherme_von_Hoonholtz, acesso em 06/02/2011) 5 Informaes sobre a me de Nair so praticamente inexistentes. O nico momento em que seu nome citado quando mencionado seu casamento com o Baro de Teff.

3 escolas do sul da Frana e l descobriu seu talento para o desenho. Com nove anos, produziu a primeira caricatura. Nair era uma mulher culta e refinada, falava muitos idiomas, pintava, desenhava, tocava piano com perfeio. Durante a juventude animou bailes e saraus no Rio de Janeiro e em Petrpolis, onde o Baro fixou residncia ao retornar ao Brasil. L comeou a investir na carreira de caricaturista. Fez suas primeiras exposies com caricaturas de amigas, moas da sociedade local. Em 1909 publicou a primeira caricatura, que retratava a artista francesa Rjane, na Fon-Fon!6.
A caricatura da eminente artista francesa, obra do lpis fantasista de Rian, pseudnimo que mal encobre a personalidade de uma das mais distintas e espirituosas senhoritas da nossa elite, cuja fisionomia original j figurou na sesso Esbocetos de nosso colega Fiorelini. A reproduo dessa deliciosa charge foi autorizada gentilmente pela prpria autora.7

Caricatura de Rjane, publicada na Fon-Fon! de 31 de julho de 1909. SANTOS, Paulo Csar dos. Nair de Teff: Smbolo de uma poca. 2 ed. Petrpolis, RJ: Sermograf, 1999, p. 116.

AMARAL, Solange Melo do. Discurso autobiogrfico: o caso de Nair de Teff. Rio de Janeiro: Museu da Repblica, 2007, p. 20. 7 Fon-Fon!. Rio de Janeiro, n. 31, ano III 31 de julho de 1909, p. 27

4 A partir da visibilidade conquistada por Nair com a caricatura de Rejne, que ocupou quase tero do espao da pgina, abrem-se ento as portas para o sucesso e Rian torna-se um nome comum no meio artstico dentro e fora do Brasil.

Rian era o estereotipo da mulher moderna, que busca seu espao na sociedade, que quer ter sua voz ouvida, que deseja circular em ambientes antes restritos apenas ao pblico masculino. Rian desafia a ordem estabelecida. Sua trajetria como artista e mulher foi marcada pelas dificuldades em se manter numa num ofcio tipicamente masculino e numa sociedade extremamente machista. Quando comeou a se profissionalizar como caricaturista, no Brasil, o faz sob o olhar vigilante e severo do pai. Suas primeiras caricaturas foram de pessoas amigas, de conhecidos, que permitiam que ela as caricaturassem como uma divertida brincadeira de salo.
Foi em Petrpolis, por volta de 1906-7, quer se iniciou a sua grande fase de caricaturista mundana. Na Penso Central, que era o ponto chique da elegncia serrana, a Senhora Laurinda Santos Lobo, j naquele tempo um dos pontos altas da sociedade carioca e que seria a primeira a figurar na sua galeria de dois anos mais tarde, na Fon-Fon!, descobrelhe um dia a caricatura de certa dama e se extasia: Mas Nair... est charmante... A caricatura corre de mo em mo, faz furor, e o ponto de partida dum verdadeiro torneiro de graa e de buliosa ironia, que seria o clou da estao8.

Rian, com autorizao do pai, comea a expor suas caricaturas na Casa Davi e na Chapelaria Watson, no Rio de Janeiro9 . Mas quando Rian publica sua primeira caricatura e seus desenhos ultrapassam os espaos privados dos sales e das casas das elites de Petrpolis e do Rio de Janeiro surgem s primeiras dificuldades. Ela passa a ser evitada pelas senhoras nas festas, que temiam ser retratadas por Rian e aparecerem em uma das Galerias onde publicava semanalmente suas caricaturas. Rian publicou trs sries de portrait-charges : 1) Galeria das Elegncias, na Fon-Fon!, de agosto a dezembro de 1910; 2) Galeria das Damas Aristocrticas, na Careta em outubro de 1910; 3) Galeria dos Smarts, Gazeta de Notcias em julho de 1910. A caricatura era sua forma de se tornar visvel num mundo onde as mulheres tinham que permanecer invisveis. Ao caricaturar suas mulheres ela tambm lhes d visibilidade. Era sua maneira particular de retratar o ambiente em que vivia de expor a sua viso particular de mundo, sua forma de descrever a elite os polticos, empresrios, suas esposas, enfim, os homens e mulheres de seu tempo. Rian se torna um smbolo, uma inspirao para o universo feminino, pois para ele que seu trabalho direcionado.

Idem, p. 1270. SANTOS, Paulo Csar dos. Nair de Teff: Smbolo de uma poca. 2 ed. Petrpolis, RJ: Sermograf, 1999, p. 27.

Galeria das Elegncias. Fon Fon! Rio de Janeiro, n. 40, ano IV, 31 de setembro de 1910, p. 17.

A mulher da elite no pode ser totalmente exposta nem desnudada pelo olhar crtico da sociedade. Ela deve ser tratada com reverncia, com distino. Assim, Rian poderia fazer e expor suas caricaturas, mas ao mesmo tempo produzia-se uma estratgia de acobertamento da crtica feita pela caricaturista. A legenda que enaltece a vtima retira parte do ridculo, mudando a mensagem, estabelecendo uma nova interpretao, uma nova leitura. Havia uma preocupao dos editores em amenizar o discurso contido na caricatura por meio de legendas colocadas abaixo da imagem, onde se abreviava o nome da dama e lhe recitava algum elogio ou adjetivo que aliviava o tom jocoso da caricatura.
A caricatura forma grfica do cmico utiliza-se da ajuda da palavra, do texto, para um maior entendimento, mas ser melhor caricaturada aquela que dispensa tal recurso. Contudo, o texto ou legenda constituem explicao necessria para clarear o sentido de uma caricatura; uma redundncia, um reforo, por assim dizer. Nas caricaturas de Rian, esse recurso utilizado e, em grande maioria, so de autoria da editorao das revistas. No caso das series de portrait-charge, o texto parece amenizar o impacto da fisionomia carregada, do gesto deselegante. D-se uma qualidade para compensar a vtima caricaturada.10

10

CAMPOS, Maria de Ftima Hanaque. Rian: a primeira caricaturista brasileira (primeira fase artstica: 1909-1926). Dissertao de mestrado apresentada ao Departamento de Comunicaes Artes da Universidade Federal de So Paulo. So Paulo, 1990, p. 86.

6 No entanto, na sua Galeria dos Smarts, no existe a inteno de amenizar a crtica da caricatura. Ao caricaturar uma jovem dama da sociedade Rian tem artstica para se expressar por meio de sua arte. No entanto, tambm se v na obrigao de diminuir o impacto da mesma, por meio de legendas elogiosas.

Ministro da Frana, Mr. Gaillard Lacombe. Gazeta de Notcas, 1911. LIMA, Herman. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1963, 3 V, p. 1277

No mundo dos homens, as mulheres das famlias da elite figuram de forma discreta e so tidas como excntricas quando se destacam em uma ou outra rea que antes era de domnio exclusivo masculino. No caso especfico de Nair, seus caprichos eram aceitos durante a juventude e acreditava-se que encontrariam seu fim com o casamento.11
A mulher moderna das classes mdias e altas funcionava na dinmica das relaes sociais como um verdadeiro objeto pblico familiar: ela era a me, reprodutora da famlia e dos bons costumes educando os filhos e filhas dentro dos padres morais corretos; a esposa, vocao e destino fiel e dedicada ao marido e o estandarte da fortuna e do progresso.12

A mulher moderna seria, portanto, a mulher controlvel. Assim, quando Rian comeou a se profissionalizar e a publicar suas caricaturas em revista e jornais foi sob a condio de que no receberia por isso. O baro de Teff no desejava que a filha tivesse independncia econmica, que fizesse da caricatura uma profisso geradora de renda. Sua educao teve como prioridade prepar-la para seu papel de me e esposa. 13. A

11 12

RODRIGUES, Antnio Edmilson Martins. Nair de Teff: vidas cruzadas.- Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002, p.60 SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho. Moda em Revista: mulheres na imprensa carioca do sculo XX. Historien Revista de Histria. Petrolina, n 02, jan./mar. 2010, p. 132. 13 CAMPOS, Maria de Ftima Hanaque, Op. Cit., p.62.

7 independncia financeira significaria maior liberdade e um possvel afastamento da famlia. O baro de Teff neste e em outros sentidos exercia um grande controle sobre a filha.
As deliciosas criaes do seu lpis limitavam-se, porm circulao do restrita do grand monde, at que o Baro entrou para o rol dos admiradores da arte da filha. J no se opunha mais a que os seus bonecos se tornassem a grande voga do momento, em exposies coletivas ou isoladas, como mais tarde no lhe impediria tambm a colaborao nos jornais e revistas, embora sem remunerao, claro.14

Ele lhe permita acesso a espaos considerados exclusivamente masculinos, em sua companhia, e ao mesmo tempo a mantinha sob grande controle. Quando, por exemplo, Nair foi convidada por Pierre Lfitte, diretor do jornal francs Excelsior para se tornar colaboradora permanente e morar em Paris, o pai a convenceu a no ir, alegando que estava velho e doente e que necessitava de sua companhia. 15 O baro impede que a filha saia de perto do seu olhar vigilante e que conquiste sua independncia econmica, uma vez que o jornal pretendia contrat-la. Esta relao de domnio com a filha se mostra forte e duradoura. Em 1912, casa-se com o Marechal Hermes da Fonseca, ento presidente da Repblica. A partir de ento, a caricaturista vai aos poucos dando espao para a primeira dama e, posteriormente, para a esposa do expresidente. A poltica passa a envolver sua vida, que acaba sendo eclipsada pela imagem do Marechal e pelas desventuras polticas pelas quais passa nos anos finais de seu governo at sua morte. Assim Nair apresentada nas biografias. Ao se casar, a mulher trocava a autoridade do pai pela autoridade do marido, que passa a exercer sobre ela a relao de poder que antes estava estabelecida com o pai. Mas no caso de Nair, o casamento no a afastou do domnio paterno, visto que o baro interferia constantemente em sua vida. Na verdade, ele estende essa relao de poder sobre o genro.
A proximidade entre Teff e o pai atravessou sua infncia, sua juventude, seu casamento e se perpetuou at sua viuvez. Quando o mandato do presidente Hermes acabou, o baro ofereceu o terreno de sua casa para que o Marechal e Teff construssem uma outra residncia, exigindo, entretanto, que as casas fossem xifpagas: a casa de Teff e do Marechal no poderia ter sala de jantar e cozinha para assegurar que estivessem constantemente juntos.16

Por estar em permanente vigilncia do pai e sombra de figuras masculinas fortes como o marido Hermes da Fonseca, Nair foi protegida do mundo e permaneceu sempre dependente dos homens de sua famlia.
14 15

LIMA, Hrman. Op. Cit. , p. 1272. RODRIGUES, Antnio Edmilson Martins., Op. Cit., p. 32. 16 AMARAL, Solange Melo do. Op. Cit., p. 78.

8 Quando viva, retornou para o lar paterno. Quando rf no soube gerir os recursos herdados pelo pai e passou por dificuldades financeiras durante anos, tendo morrido na pobreza. Mas, mesmo sob todo esse controle, Rian sempre mostrou ter uma personalidade forte. No foi para a Frana, mas mesmo assim publicou vrios de seus trabalhos l. Mesmo depois do casamento continua a fazer ilustraes. Na viuvez retornou a uma de suas grandes paixes, o teatro. Seu prprio casamento poder ser visto como um ato de rebeldia, uma vez que o Marechal era um homem muito mais velho e havia ficado vivo recentemente.

Nair e o grotesco: Hermes da Fonseca nu (s/d). AMARAL, Solange Melo do. Discurso autobiogrfico: o caso de Nair de Teff. Rio de Janeiro: Museu da Repblica, 2007, p.100

Rian no abandona sua arte, mas no consegue mais se separar da imagem de esposa de Hermes ao ponto de ela mesma consider-lo como o foco principal de sua histria de vida, contada pela autora na autobiografia A verdade sobre a Revoluo de 1922. Infelizmente, dados sobre a caricaturista se tornam raros a partir de 1926, quando abandona o cenrio artstico. Em fins de 1959, retorna incentivada por Herman Lima, que pediu caricaturista que refizesse algumas de suas caricaturas cujos originais encontravam-se impublicveis. No escondo o pasmo, diante daquela verdadeira ressurreio de um lpis endiabrado, que me parecia adormecido para sempre sob as cinzas do tempo, e o reparo me salta, incontido e exato: - Mas, Dona Nair, isto surpreendente! A senhora est recomeando!17 . Nair sinaliza, em vrios momentos, estar consciente da situao em que se encontrava, de dependncia do pai, algumas vezes de incapacidade de enfrentar alguns desafios cotidianos, para os quais no foi preparada pela famlia. Por meio do sue trabalho, remunerada ou no, Rian expressa seu desejo de liberdade, assim
17

LIMA, Herman. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1963, 3 V, p. 1288.

9 como muitas mulheres de sua poca, mesmo que pertencentes a classes sociais diferentes, como professoras e operrias, que estavam, aos poucos, conquistando respeitabilidade e reconhecimento de sua competncia profissional. O espao profissional limitado s mulheres se deve, segundo Bourdieu, a uma imposio social, dominao do homem sobre o mercado de trabalho, que estabelece critrios geralmente biolgicos para impor os limites profissionais entre homens e mulheres. Os argumentos se baseiam muitas vezes na incapacidade da mulher em executar certas atividades, fsicas ou intelectuais. A ordem social funciona como uma imensa mquina simblica tendendo a ratificar a dominao masculina sobre aquilo na qual est fundamentada: na diviso sexual do trabalho, uma diviso mais estrita das atividades atribudas a cada um dos sexos.18 Sua condio feminina, assim, pesava sobre a qualidade da sua produo. Para muitos crticos, seu talento era limitado. Resumia-se apenas a portrait-charges de personalidades da elite. No entanto, quando analisamos a totalidade se sua obra, percebemos nela uma crtica sutil desta mesma sociedade. Suas damas elegantes, seus smarts, suas ilustraes cotidianas realizadas para o livro de Otto Prazeres Petrpolis, a encantadora, por exemplo, mostram um grande talento em retratar no apenas tipos sociais, mas tambm aspectos inerentes do dito mundo moderno, da Belle-poque, da maneira de viver a agir da elite brasileira. 2. Hilde Weber e a charge poltica Hilde Weber estudou e se formou na Escola de Artes Grficas de Hamburgo. Com 17 anos, comea a desenhar para os jornais Hamburger Anzeiger e Hamburger Fremdenblatt. Hilde foi um dos poucos profissionais da poca entre homens e mulheres com formao especfica na rea. Em 1933, veio para o Brasil para encontrar o pai, Edmund Weber, oficial aviador, que havia mudado para c aps a I Guerra Mundial. Tinha na poca 20 anos de idade. Especializou-se em charge poltica e contribuiu para revistas e jornais no Brasil durante muitos anos. Comeou trabalhado como chargista para os Dirios Associados, ilustrando as reportagens de Rubem Braga. Ainda na dcada de 1930 Hilde participou de um grupo de artistas paulistas denominados santelenistas. Hilde tambm se especializou, mais tarde, na pintura de azulejos, geralmente usando temas nacionais e populares. Na dcada de 40, participou de grupos de artistas e intelectuais com Mrio Pedrosa, Srgio Milliet, Alfredo Volpi, Lvio Abramo, Zanini, Rebolo e Lasar Segall.

18

BOURDIEU. Pierre. La domination masculine. Paris - ditions du Seuil, 1998, p. 15.

10

Alfredo Volpi ( esq.), Paulo Rossi Osir (em p) e Hilde Weber, em 1942 Fonseca, Mariana. A alem que desenhava a poltica do Brasil. Capturado em: http://ladyscomics.com.br/tag/politica, acesso em 14/07/2012.

Na dcada de 50, Hilde naturalizou-se brasileira e mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou como chargista na Tribuna da Imprensa at 1962. Mudou-se para So Paulo e passou a colaborar para o jornal O Estado de S. Paulo, onde permaneceu at depois de se aposentar. Em 1960, recebeu o prmio Seo Amrica Latina do Concurso de Caricaturas do World Newspaper Forum, pelas melhores charges internacionais.
(...) a arte de Hilde distingue-se pela diversidade tcnica, variao temtica e experimentao de vanguarda, resultando numa dinmica em nada trivial. Assim funde sensibilidade, rigor do trao, subjetividade lrica e conscincia crtica que misto de ironia e de humor irreverente.19

Hilde pertence a um universo diferente do de Nair. Sua infncia foi marcada pela I Guerra Mundial e pela separao dos pais. Criada por um casal de amigos da famlia e pela tia Claire, no teve uma vida de luxo, no foi protegida, no teve uma vida familiar estvel. Filha de pais separados possivelmente sofreu discriminao e teve que buscar bem cedo sua independncia. Neste sentido teve como modelo feminino a tia, que era jornalista, artista plstica e crtica literria. Incentivada pela tia Hilde dedicou-se bem cedo ao jornalismo e, aos 17 anos j publicava em revistas e jornais. Aos 20 anos de idade j possua uma independncia e vivncia de dar inveja a muitos homens adultos de sua poca (e mesmo da atualidade).

19

FONSECA, Maria Augusta. Hilde Weber: Lpis de Malcia Lrica . Disponvel em http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=21&sItem=233, acesso em 21/08/2011

11
A jovem ilustradora trabalhava para a revista de uma grande companhia de navegao, que preferia pagar seus colaboradores com passagens em vez de dinheiro. Hilde conheceu desta maneira alguns pases da Costa do Mediterrneo e, aproveitando para deixar a Alemanha que assistia ascenso do Nazismo, veio para o Brasil.20

Verstil, Hilde era muito habilidosa com aquarela. Ficou conhecida pelas ilustraes que fez para revistas. Entre os anos de 1933 e 1934 desenhou capas para a revista A Cigarra, revista publicada na cidade de So Paulo entre 1914 e 1975, fundada por Gelsio Pimenta e em 1924 passou a fazer parte dos Dirios Associados, que tambm publicava o Cruzeiro, onde Hilde tambm trabalhou.

A Cigarra, 09/12/1933. Hilde Weber. Disponvel em http://designgraficobrasileiro.wordpress.com/alema/hildeweber/attachment/1270031754/, acesso em 20/05/2012.

Mas foi na charge poltica que ela se destacou tornando-se uma referncia na imprensa nacional. Seus desenhos faziam uma leitura crtica da poltica brasileira e podem ser considerados um retrato bem humorado de fatos importantes que nortearam a histria do Brasil at o final da dcada de 1980. Hilde comeou a produzir caricaturas polticas para o Partido Constitucionalista, na campanha contra Vargas. At ento, no tinha nenhum conhecimento sobre poltica apenas seguia as instrues do partido que lhe encomendava os desenhos, a maioria deles de Getlio Vargas. Mas foi na Tribuna da Imprensa, com Carlos Lacerda que ela passa a se destacar neste tipo de produo. Seu alvo constante, claro, era novamente Vargas.
20

COLLUCI, Arlene. No trao de Hilde, a vida poltica do Brasil. Mulherio. So Paulo, n. 30, jul. 1987, p. 12

12

Vargas e Lourival Fontes, chefe da censura do Estado Novo, nomeado para a Casa Civil em 1952. WEBER, Hilde. O Brasil em Charges (1950 1985). So Paulo: Circo Editorial, 1986, p. 11.

Hilde Weber pode ser considerada uma precursora do jornalismo ilustrado no Brasil. Suas charges no eram apenas crticas, mas, tambm, relatos sobre acontecimentos polticos da poca. O jornalismo ilustrado ou desenhado antecedeu o jornalismo em quadrinhos. O jornalismo em quadrinhos surgiu como uma forma diferente de comunicao. Ele ganhou destaque em 1992, quando Art Spiegelman recebeu o prmio Pulitzer por sua obra Maus, o livro ficou conhecido como uma das primeiras experincias de reportagem em quadrinhos. Mas foi em 1996, com a publicao de Palestina, que Joe Sacco criou a expresso Jornalismo em Quadrinhos (JQ).
Dum desenho extremamente sinttico, despojado de todo de qualquer superfluidade, dum grafismo profundamente subjetivo, Hilde chamou logo a ateno do grande pblico para suas stiras de tremenda virulncia contra o governo, vincadas dum toque de acidez que vai fundo na sensibilidade do leitor, por mais que, em aparncia, haja um pouco de riso em sua percepo.21

21

LIMA, Hrman. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1963, 4 V. p 1601.

13

LIMA, Hrman. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1963, 4 V, p. 1602

O Jornalismo ilustrado, o foto jornalismo e o jornalismo em quadrinhos exigem do artista uma percepo ampla da realidade e o compromisso com a veracidade da informao a ser divulgada pelo veculo de comunicao a ser utilizado. Hilde possua esta percepo. A chargista considerava-se acima de tudo uma jornalista e era criteriosa na produo de seus desenhos que considerava um trabalho srio. Um trabalho de seleo e eliminao.22
O que Hilde persegue a verdade. E de h muito compreendeu que a verdade simples. Da a partir sempre do despojamento cada vez maior do desenho, estranho despojamento que p realmente acrescentao. Seus primeiros esboos so aparentemente mais ricos que o trabalho definitivo, este surgido aps uma srie infindvel de variaes. Mas essa riqueza inicial ilusria. Quanto mais Hilde despe o desenho, tanto mais, em verdade, o enriquece.23

Se uma das caractersticas de sua arte era a estabilidade esta no foi presente na sua vida pessoal. Casou-se trs vezes, teve um filho, mas no conseguia permanecer casada. Primava, acima de tudo pela sua independncia, nunca conseguiu viver sombra de um homem ou submetida a ele. Uma mulher atpica em sua poca e que marcou a histria da caricatura e da charge no Brasil. Hilde passou por duas guerras mundiais. Sendo alem de acreditar que, mesmo no estando em sua nao de origem, tenha colhido frutos amargos do nazismo e da II Guerra Mundial. De temperamento reservado era, sua maneira, uma

22 23

LIMA, Hrman. Op. Cit. , p 1604. Idem.

14 desbravadora. Viajava sozinha, conhecia lugares novos e exticos, no se intimidava pela presena majoritariamente masculina no jornalismo. Na sua profisso recebeu o reconhecimento e o respeito de seus pares e no teve muitas dificuldades em se firmar na carreira por pertencer ao gnero feminino. Em entrevista afirmou que ser mulher nunca lhe atrapalhou. Muitas vezes, enquanto os jornalistas eram impedidos de circular nos plenrios da Cmara e do Senado, ainda na velha Capital, eu no era molestada: simplesmente me sentava ao lado dos polticos e os desenhava." 24 Concluso De diferentes origens sociais, estas duas mulheres foram lembradas nas pginas da Histria da Caricatura no Brasil, de Hman Lima. O pesquisador tambm cita outras artistas do lpis como Iolanda Pongetti, Irene e Arteobela, cujas caricaturas e charges foram um grande sucesso na imprensa peridica brasileira. Infelizmente sobre estas mulheres pouco se tem registrado. exceo de Nair e Hilde, as demais artistas possuem registros mnimos de seu trabalho e de sua passagem pela profisso, a maior parte deles no livro de Hrman Lima. possvel afirmar, ento, que estas mulheres tm em comum o silncio que envolve sua vida profissional e sua arte. Semelhanas e diferenas marcam a trajetria de vida e profissional destas duas mulheres. Nair, dama da sociedade teve um infncia e juventude marcadas pela proximidade com o poder e pela superproteo de um pai dominador. Wilde teve uma vida de privaes e no pode contar com o apoio da famlia, dividida aps a I Guerra. Desde bem cedo teve que depender apenas de si mesma. Enquanto que na vida de Nair as figuras fortes que influenciaram duas decises pessoais e profissionais foram homens, Wilde teve na tia Claire sua maior incentivadora, possivelmente responsvel pelas suas escolhas profissionais. Na histria de vida das duas personagens, no entanto, nota-se a ausncia da figura materna. Nair mal se refere me em sua biografia, nem mesmo seu nome cita. Hilde vem para o Brasil atrs do pai, mas no h relatos sobre sua relao com a me apenas a tia, cujo sobrenome no citado. O fato de ter sido criada por amigos da famlia pode indicar para o fato da me ter falecido ou abandonado a famlia aps o divrcio. Profissionalmente as duas mulheres tornaram-se notveis, cada uma a sua forma. Nair no fazia charges polticas mas no perdeu oportunidade de alfinetar com suas caricaturas desafetos do marido, Hermes da Fonseca, como foi o caso de seus desenhos retratando Rui Barbosa. Suas caricaturas femininas, especialmente, nos permitem adentrar ao espao reservado da elite. Mulher moderna dentro dos padres
24

COLLUCI, Arlene. Op. Cit., p. 13.

15 desejados pela aristocracia, Nair encontrou na arte uma forma de libertao mas no conseguiu se profissionalizar o que a impediu de interagir mais intimamente com o meio jornalstico. No entanto, entrou para vanguarda da caricatura como a primeira mulher a publicar seus desenhos. Hilde viu na profisso de jornalista grfica uma forma de conquistar sua emancipao. Circulou abertamente entre os meios artsticos, aprimorou seu trao e se tornou uma profissional respeitada. Seu trabalho um registro da histria politica brasileira, especialmente entre os anos de 1950 a 1960. Enquanto Nair passa seus ltimos anos de vivendo com dificuldade e privao, Hilde construiu uma carreira slida que a permitiu encerrar sua vida e sua carreira com relativo conforto. Hilde e Nair so dois paradoxos da mulher moderna. To diferentes e com trajetrias to distintas elas tem em comum, principalmente, o amor pela arte e a coragem de levar a pblico seu talento e sua genialidade. REFEFERNCIAS AMARAL, Solange Melo do. Discurso autobiogrfico: o caso de Nair de Teff. Rio de Janeiro: Museu da Repblica, 2007. BOURDIEU. Pierre. La domination masculine. Paris - ditions du Seuil, 1998. CAMPOS, Maria de Ftima Hanaque. Rian: a primeira caricaturista brasileira (primeira fase artstica: 1909-1926). Dissertao de mestrado apresentada ao Departamento de Comunicaes Artes da Universidade Federal de So Paulo. So Paulo, 1990. COLLUCI, Arlene. No trao de Hilde, a vida poltica do Brasil. Mulherio. So Paulo, n. 30, jul. 1987.
Fonseca, Mariana. A alem que desenhava a poltica do Brasil. Capturado em: http://ladyscomics.com.br/tag/politica, acesso em 14/07/2012.

Fon-Fon!. Rio de Janeiro, n. 31, ano III 31 de julho de 1909.


Fon Fon! Rio de Janeiro, n. 40, ano IV, 31 de setembro de 1910.

FONSECA, Maria Augusta. Hilde Weber: Lpis de Malcia Lrica. Disponvel em http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=21&sItem=233, acesso em 21/08/2011.
FONSECA, Mariana. A alem que desenhava a poltica do Brasil. Capturado em: http://ladyscomics.com.br/tag/politica, acesso em 14/07/2012.

Frederico Guilherme von Hoonholtz. Capturado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederico_Guilherme_von_Hoonholtz, acesso em 06/02/2011. Hilde Weber. Disponvel em http://designgraficobrasileiro.wordpress.com/alema/hildeweber/attachment/1270031754/, acesso em 20/05/2012. LIMA, Herman. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1963, 3 V.

16 -------------------. Histria da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1963, 4 V. RICOEUR, Paul. A memria, a histria, o esquecimento. Traduo: Alain Franois. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007. RODRIGUES, Antnio Edmilson Martins. Nair de Teff: vidas cruzadas. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. SANTOS, Paulo Csar dos. Nair de Teff: Smbolo de uma poca. 2 ed. Petrpolis, RJ: Sermograf, 1999. SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho. Moda em Revista: mulheres na imprensa carioca do sculo XX. Historien Revista de Histria. Petrolina, n 02, jan./mar. 2010.

S-ar putea să vă placă și