Sunteți pe pagina 1din 42

CENTRO UNIVERSITRIO DE BRASLIA UNICEUB FACULDADE DE CINCIAS DA EDUCAO CURSO: HISTRIA/ HABILITAO: LICENCIATURA PLENA TRABALHO FINAL DE CURSO

Maquiavel: Maldade de Meios ou tica de fins? Autor: Bruno Manoel Vieira Nery

Orientador: Lus Cludio Machado dos Santos

BRASLIA JUNHO / 2007

CENTRO UNIVERSITRIO DE BRASLIA UNICEUB FACULDADE DE CINCIAS DA EDUCAO CURSO: HISTRIA/ HABILITAO: LICENCIATURA PLENA TRABALHO FINAL DE CURSO

Maquiavel: Maldade de Meios ou tica de fins? Autor: Bruno Manoel Vieira Nery

Trabalho apresentado ao curso de Histria do Centro Universitrio de Braslia como parte dos requisitos necessrios obteno da Licenciatura Plena de Histria.

Orientador: Lus Cludio Machado dos Santos

BRASLIA JUNHO / 2007

DEDICATRIA
Dedicar um trabalho sempre uma tarefa muito difcil, pois exige que seja dada preferncia para algumas pessoas em detrimento de outras, Mas, ao mesmo tempo, revela-se uma atividade muito prazerosa. Portanto, dedico essa monografia a todos que, de alguma forma, ajudaram na minha formao intelectual, e especialmente a Deus por ter me dado sabedoria para a realizao desse trabalho, por ter me concedido foras suficientes nas horas em que quis desistir, pela sade, por tudo.

Agradecimentos

Ao Professor Lus Cludio, meu orientador, pelo apoio, pacincia e credibilidade na hora da delimitao do meu tema. Aos amigos que fiz no decorrer do curso. Aos meus pais, pelos momentos em que estava em casa, mas no podia conversar com eles e, com muito carinho, compreenderam a minha ausncia. minha noiva, pela persistncia que teve comigo, sempre me perguntando como estava a minha monografia. minha cunhada, pela reviso do texto; sem ela no teria a mesma qualidade. E, principalmente, a Deus, que me deu muita perseverana e fora de vontade nos momentos em que quis desistir. A todos que me ajudaram de alguma forma.

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Introduo ______________________________________________________ 2 Florena, um conhecimento de causa. ____________________________ 7 Um olhar sobre Maquiavel. ______________________________________ 17 Maquiavel e sua maldade. _______________________________________ 26 Concluso _____________________________________________________ 34 Referncias Bibliogrficas ______________________________________ 36

RESUMO
O presente trabalho busca dar uma viso um pouco mais humanizada de Maquiavel, compreendendo suas obras como um todo, e no como algo fragmentado. Tem como objetivo mostrar ao leitor que a compreenso de obras de relevncia histrica perpassa pelo estudo do autor e de seu tempo para se obter um melhor entendimento de seus escritos. O trabalho est dividido em trs captulos. No captulo primeiro, o autor faz um levantamento histrico sobre a Florena nos anos de Maquiavel, suas vicissitudes, suas especificidades e todo o momento histrico que colaborou para a maturidade intelectual do secretrio florentino. No captulo segundo, feita uma breve biografia de Maquiavel. Por fim, no captulo terceiro, demonstra-se como as interpretaes acerca do pensamento maquiavlico foram errneas. Maquiavel no escritor de uma obra s, e sim de vrias obras, e, sem a leitura de boa parte delas, no h como se ter uma compreenso exata de seu pensamento.

1. Introduo
O termo maquiavelismo freqentemente associado a diversos adjetivos sombrios que no so adequados ao talento de Maquiavel, tais como deslealdade, poltica desprovida de boa-f, old nick termo associado ao demnio na Inglaterra e vrios outros. Segundo o Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa, maquiavelismo significa uma doutrina poltica de Maquiavel em que o fim justifica os meios. Nesses quase quinhentos anos aps a morte de Maquiavel, as obras do secretrio florentino foram lidas e interpretadas por muitas pessoas e de diversas maneiras ficaram registradas. Maquiavel foi Lido por muitos, compreendido por poucos (BARROS, 2004) e sempre alvo de vrias crticas, por vezes injustas. Diversos estadistas famosos, como Napoleo Bonaparte e Mussolini, leram as obras de Nicolau Maquiavel e se utilizaram de seus ensinamentos. Foi citado tambm por Shakespeare, em uma de suas peas, como o Diablico Maquiavel. O cardeal ingls Reginald Pole (1500 1558, apud BATH, 1992) afirmava que o livro foi escrito pelo prprio Satans e considerava Nicolau um inimigo da raa humana. A Igreja colocou no ndice das obras proibidas a obra de Maquiavel por achar as suas idias possuam teor que contrapunham a moral religiosa. Maquiavel foi um pensador poltico que nasceu em uma poca de efervescncia cultural, potica, literria e artstica muito forte. Para se ter uma noo de tamanho brilho cultural e artstico, entre os anos de 1450 e 1550, nasceram na Itlia diversos escritores e artistas entre eles: Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano, Tintoreto, Veronese e Corregio, Pedro e Ariosto,

Palestrina e Guicciardini, que muito colaboraram para que a Itlia fosse reconhecida como bero de uma cultura moderna. Maquiavel foi um dos primeiros cientistas polticos da modernidade e promoveu uma ruptura no pensamento de sua poca que, h muito tempo, ditava os trmites da poltica. Os pensadores polticos anteriores a Maquiavel centravam suas anlises em procedimentos muito abstratos e utpicos para a organizao do estado.
Em A repblica, Plato descreveu uma organizao poltica dirigida por filsofos. Em As leis, substituiu a figura do rei-filsofo pelo imprio impessoal da legislao: frmula diferente, mas fundada igualmente em premissas lanadas pela imaginao. O Estado de As leis deveria ter exatamente 5040 cidados, distribudos em quatro classes, de acordo com seu patrimnio. Haveria 37 Guardies da lei, escolhidos por votao trplice, e um Conselho de 360 membros, renovado cada ano 90 de cada classe. Nmeros precisos, descrevendo uma cidade imaginria, sem qualquer contato com a realidade poltica e social da poca, ou qualquer outra poca. Poltica, a obra clssica de Aristteles, tambm essencialmente terica, conforme percebemos j no pargrafo inicial em que o filsofo descreve o Estado como modalidade de associao formada, como todas, com o propsito de atingir um bem comum no caso, o bem mximo, uma vez que a sociedade poltica suprema e abarca todos os outros grupos. (BATH, 1992).

Maquiavel prope uma outra viso de se fazer poltica, muito mais objetiva, com exemplos na histria, com carter empirista. Ele procura descrever o comportamento dos homens pblicos de um Prncipe , de modo frio e objetivo. Dirige-se ao que , e no ao que um Prncipe deveria ser. Fez assim uma contraposio com filsofos clssicos da antigidade. O exerccio de leitura das obras desse pensador florentino descrito por Barros (2004), no seu livro Introduo a Maquiavel:
(...) ler Maquiavel uma tarefa to perigosa e prazerosa quanto andar de montanha russa [...] depois de subidas ngremes, loopings suicidas, descidas rpidas e agonizantes, aquele que sobrevive emocionalmente ao passeio, so e salvo, chegando ao ponto final, s ter duas atitudes a tomar: ou amars o pnico provocado por aquela estrutura de engenharia complexa e, por conseguinte, repetir

inmeras vezes aquela experincia; ou simplesmente, carregado de nuseas e irritado, jamais ali voltar, criando, pelo aparelho, uma fobia incurvel.

Ao ler as obras de Maquiavel, o leitor no consegue ficar indiferente e nem tampouco abster-se- de criar sua prpria opinio. O problema que muitas vezes as idias desse pensador florentino no so entendidas e, por ventura, cria-se uma viso muito reduzida de suas propostas. Um dos motivos para essa reduo a leitura e as atenes voltadas somente para a obra O Prncipe Maquiavel um pensador que escreveu vrios livros, peas, cartas e deixou vrios documentos que nos aproximam de seu verdadeiro pensamento e de como ele agia em seu tempo. Depois de muitos anos e vrias interpretaes, as idias do secretrio florentino ainda permanecem vivas. H quem diga que j algo superado e ultrapassado falar sobre o carter do pensador florentino, sobre sua maldade, sobre suas idias, enfim sobre todo o mito que o cerca. Mas, na verdade, os discursos polticos, as aes polticas de hoje ainda se pautam pelos seus ensinamentos. Na revista VEJA, Abreu Filho (2006 apud Damiani, 2006, p. 30), em uma declarao de oposio ao governo do atual Presidente Lula quanto liberao ou no de exrcitos para ajudar So Paulo na luta contra o crime organizado, faz uma referncia a Maquiavel um tanto quanto equivocada:
Primeiro o presidente oferece o Exrcito e depois diz que So Paulo no precisa do Exrcito [...] Porque um desonesto intelectual. Ele sabe que no verdade, antecipadamente, e de uma forma maquiavlica vai procurando nos desgastar [...] O Lula, quando diz o que est dizendo, est sendo desonesto com o Pas. Em todos os sentidos, est faltando honestidade a ele.

V-se

que

sentido

da

palavra

maquiavlico,

utilizada

equivocadamente por Abreu filho, suscita que a maneira como se deve praticar a poltica tem que ser de forma dissimuladora, levando o leitor a uma interpretao errnea do que realmente uma forma maquiavlica de governar. Maquiavel, antes de ser maldoso e ajudante de tiranos, pragmtico, realista e empirista em suas dedues sobre como conquistar e conservar o poder. Maquiavel foi um cientista poltico a frente do seu tempo, um grande historiador, um analista poltico formidvel. Mas at onde vai o limite da interpretao de uma obra? Uma obra quando lida por muitas pessoas est suscetvel a vrias interpretaes, das quais talvez poucas se aproximem da verdade efetiva. A interpretao ainda uma barreira muito grande a ser vencida pelos leitores para que se possa chegar o mais prximo possvel da inteno almejada pelo autor da obra. Ao se deparar com uma obra, deve-se antes de tudo buscar uma iseno na leitura buscando compreender o tempo em que a obra foi escrita, conhecer o autor da obra, a poca em que ele escreveu e muitos outros pontos que influenciam na hora de ler obras de poca, como o caso das obras de Maquiavel. verdade que o pensamento de Maquiavel complexo e tem ambigidades que possibilitam controvrsias e mltiplas interpretaes (ARANHA, 1996), mas o leitor deve, antes de tudo, buscar no texto aquilo que o autor queria dizer [...] aquilo que ele diz, independentemente das intenes do autor. (ECO, 2000) Conforme observa Umberto Eco, existe, no entanto, um limite para as interpretaes de toda e qualquer obra. E, para que no haja uma deturpao do que o autor quis dizer, preciso analisar o processo de

formao intelectual por que passou o autor, qual objetivo que queria alcanar com a escrita da obra, dentre vrios outros aspectos que tm de ser observados a fim de no se extrair da obra algo que o autor no quis dizer. As interpretaes acerca das obras de Maquiavel tm de ser feitas dentro de seu contexto histrico, para que se entenda o pensamento do secretrio com um todo e no como algo fragmentado, como se feito to freqentemente.

2. Florena, um conhecimento de causa.


A mais perfeita conscincia poltica, o desenvolvimento mais completo e variado encontram-se reunidos na histria de Florena, a cidade que, nesse sentido, merece ser considerada o primeiro estado moderno do mundo. (BURKHARDT, 1973.)

Para se compreender a obra de um pensador, como Nicolau Maquiavel, precisa-se explorar, e no ficar apenas na superficialidade de suposies vagas, conhecer o seu tempo, o local onde vivia e todas as relaes tanto econmicas, como polticas existentes na contemporaneidade do autor aqui citado. No se pode ter a pretenso, nem ousadia de tirar concluses das obras de Maquiavel, pois lendo apenas trechos de sua obraprima mais conhecida, o Prncipe, o leitor ter uma falsa iluso do pensamento do autor. O Secretrio Florentino autor de vrias obras, dentre elas, Os Comentrios sobre a Dcada de Tito Lvio, onde o pensador florentino expe de maneira bastante lmpida toda a sua tese de um governo baseado em uma repblica, o que contraria o mito de um Maquiavel absolutista, criado no decorrer dos anos. Mas o livro no se trata to simplesmente de uma anttese de O Prncipe, que acabou por dar a Maquiavel o ttulo de amigo das enganaes, e o fez ser considerado por muitos o defensor de atos nefastos e srdidos que justifiquem a permanncia do governante no poder. Florena situa-se na regio italiana da Toscana e est localizada a 230 km ao noroeste de Roma e ocupa uma rea de cerca de 105 km 2. Alguns motivos para sua fundao foram comerciais e militares: com o objetivo de controlar os nicos pontos navegveis do rio Arno e os montes Apeninos, nas

rotas de norte a sul da pennsula itlica. Fiel tradio, Florena conserva lugar de destaque na arte e na cultura italiana renascentista. A criao da cidade data do sculo I a.C. e, quatro sculos mais tarde, transformara-se em um importante centro comercial, devido a sua localizao no ponto nevrlgico das comunicaes terrestres da pennsula itlica. Maquiavel nasceu no ano de 1469, em Firenze, na Itlia, em uma poca muito conturbada quando a pennsula itlica era um verdadeiro:
mosaico de Estados de dimenses territoriais, regimes polticos, estgios de desenvolvimento econmico, at culturas muito variveis. Cinco grandes Estados 'regionais', opostos por conflitos freqentes, dominam a vida da pennsula: O Reino de Npoles, nas mos dos aragoneses; os Estados Pontifcios; o Estado florentino, h decnios sob o controle da famlia Medici; o Ducado de Milo, e a Repblica de Veneza. (LARIVAILLE, 1988)

Os outros estados menores que havia na Itlia gravitavam em torno dessa disputa pelo poder de toda a pennsula itlica que esses cinco entes travavam entre si. Tal disputa acabava por dividir a Itlia e fazer dela uma presa fcil para as duas poderosas naes vizinhas, a Espanha e a Frana (LARVAILLE, 1988). Maquiavel relata, em seus Discursos sobre a primeira dcada de Tito Lvio, que o maior motivo para a Itlia ainda no ter chegado unidade to almejada foi o fato de a Igreja no ter tido a habilidade necessria para tomar o poder na Itlia e nem foi fraca o bastante para deixar com que outros estados tomassem conta de todo o territrio, sendo ela a principal responsvel por essa situao instalada em Florena. Maquiavel explicita, em seus Comentrios sobre a dcada de Tito Lvio, o porqu da situao fragmentada de Florena.
Jamais pas algum viveu unido e prspero se no foi submetido inteiramente, como a Frana e a Espanha, a um s governo: repblica ou monarquia. E se a Itlia no chegou a isso e no se encontra igualmente unida sob a autoridade de uma s repblica ou

de um s prncipe, a nica responsvel a Igreja. Ela conseguiu instalar-se na pennsula e a deteve um poder temporal. Mas, por um lado, ela no foi nem bastante poderosa nem bastante hbil para impor sua supremacia e assegurar-se da soberania; e, por outro, nunca foi to fraca a ponto de que o temor de perder o seu domnio temporal a dissuadisse de chamar uma potncia [estrangeira] em seu socorro contra um outro Estado italiano, que se tornara, na sua opinio, poderoso demais. Isso atestado por numerosos exemplos: assim, no passado, a Igreja apelou para Carlos Magno, a fim de expulsar os Lombardos, que j eram senhores de quase toda a Itlia; assim, nos nossos dias, ela abateu o poderio veneziano com a ajuda dos franceses, antes de expulsar estes ltimos da pennsula com a ajuda dos suos. De maneira que, no tendo sido jamais bastante poderosa para tomar conta da Itlia, mas tendo-se oposto sempre a que um outro se apossasse dela, a Igreja foi responsvel por este pas jamais se encontrar unido sob a autoridade de um s chefe, tendo permanecido dividido entre um grande nmero de prncipes e senhores. Da essa profunda desunio e essa extrema fraqueza que transformara a Itlia na presa no somente das grandes potncias brbaras, mas de quem quer que se aventurasse a invadi-la (MACHIAVELLI, 1979)

As potncias estrangeiras enxergavam na Itlia um lugar onde havia claramente a falta de uma conscincia poltica nacional una, e, com isso, patrocinavam cada vez mais incurses nessa regio a fim de tomar para si o controle desses pases fragmentados. Vale a pena ressaltar que a Igreja Catlica estava s vsperas da reforma (que ocorreu em 1517), da qual resultou em um grande cisma, originando uma quebra na unidade da Igreja Catlica. A cultura florentina nos anos trezentos e quatrocentos agitada tanto no campo da razo, como no campo das artes. Florena tida por muitos estudiosos como bero cultural do ocidente, sendo l onde germinou e se difundiu o renascimento, que mais tarde viria a tomar todo o ocidente. Grandes gnios das artes e literatura, dentre outros ramos, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi so personalidades que nasceram em Florena ou tiveram uma relao muito estreita com essa cidade e com a construo do pensamento do povo florentino.

A Florena dessa poca no se destaca somente no campo intelectual, mas tambm no campo econmico que acaba por influenciar toda a dinmica das relaes comerciais existentes at ento, e se mostra bastante flexvel em sua economia. Nos anos quatrocentos, Florena possui duzentas e setenta oficinas especializadas em l, que vendem seus tecidos para um mercado bastante vasto, em cidades como Roma, Florena, Siclia, as Marcas, Npoles, Turquia, Constantinopla, Pra, Andrinopla, Abruzos, Quio, como sabem os genovezes, os ragusanos e outros mercadores. Possua tambm oitenta e trs oficinas magnficas, e de grande valor, especializadas na seda, que neste caso em especfico teria as cidades de Roma, Npoles, Catalunha, Espanha, Sevilha, Turquia, as feiras das Marcas, Barbaria, as feiras de Genebra, Avignon, Londres, Anturpia, Lyon, Montpellier, Florena, Ferrara, Mntua e toda a Itlia como mercados (LARVAILLE, 1988). A magnitude econmica de Florena era de tal forma abrangente que no abarcava somente o campo comercial de ls e sedas, mas tambm se expandiam nos negcios bancrios, perfazendo um total de trinta e trs bancos slidos (LARVAILLE, 1988) que serviram para testemunhar o poderio econmico de Florena no decorrer dos anos quatrocentos e quinhentos. A diversidade econmica em Florena foi muito importante para a sociedade florentina no que concerne s oportunidades de comrcio. Levandose em considerao as conjunturas econmicas e a grande complexidade necessria para a afirmao do modelo econmico mercantilismo , Florena soube muito bem tirar proveito de sua flexibilidade econmica para no se abater com as oscilaes dos mercados da poca, uma vez que, a queda

10

considervel da produo italiana de tecidos de l foi progressivamente compensada pelo desenvolvimento da indstria da seda (LARVAILLE, 1988). Entre os sculos XIII e XIV, Florena juntamente com as outras cidades toscanas, Siena e Lucca, se torna o bero de grandes companhias comerciais que se sobressaem no cenrio comercial europeu. Essas companhias tm uma preponderncia incontestada (LARVAILLE, 1988) nos negcios comerciais e bancrios do Ocidente. Nos primeiros decnios do sculo XIV, comeam a pulular companhias e aparecem algumas empresas que se destacam sobre as de menor porte. As Companhias que tm um papel de destaque nesse primeiro momento so: as dos Acciaiuoli, dos Bardi e dos Peruzzi, que acabam perdendo espao na segunda metade do sculo XIV e so superadas pela Companhia dos Medici, que passa a ficar em evidncia. A Companhia dos Medici, que mais tarde participar tambm da vida poltica de Florena, sobressaiu-se na economia florentina e retrata com bastantes detalhes como era a dinmica do mercado florentino e no que este se diferencia dos demais mercados italianos. Giovanni di Bicci funda, em 1397, com dois compatriotas seus a Companhia dos Medici, sendo que metade do capital empregado em sua fundao foi doada por Giovanni di Bicci. A Companhia traz propostas novas e inova de diversas maneiras. O pagamento feito aos seus diretores no reflete uma soma fixa, mas varivel conforme os lucros. Induz-se, assim, os diretores a terem um empenho maior em aumentar os lucros da empresa, j que isto implica, conseqentemente, aumento da renda dos diretores.

11

H tambm uma diversificao das atividades da Companhia, que no se restringe somente a operaes comerciais e bancrias; expande seu leque comercial tambm para a rea industrial e nos anos de 1402 e 1408 fundam-se duas companhias para a produo de tecidos de l (LARVAILLE, 1988) que Giovanni acaba registrando no nome de Cosme e no nome de outro filho seu. O resultado de tamanha perspiccia nos negcios e flexibilidade o destaque que a companhia acaba criando em torno de si na cidade de Florena. Para se ter uma noo do tamanho da fortuna acumulada por Giovanni di Bicci, preciso notar o quanto ele pagava em impostos (pois era dessa maneira que se media o tamanho da fortuna do cidado florentino). Giovanni, em 1396, s pagava catorze florins de impostos; em 1403, faz pagamentos de impostos que somam cento e cinqenta florins; dez anos mais tarde paga duzentos e sessenta; e, finalmente, no apogeu dos lucros de sua companhia, em 1427, paga de impostos trezentos e noventa e sete florins. Em pouco mais de trinta anos de fundao da companhia, a sua fortuna cresce vertiginosamente e o coloca como o terceiro maior comerciante que contribui com impostos em Florena. Toda essa fortuna sistematicamente reinvestida na expanso da empresa. Uma parte empregada na compra de um nmero considervel de bens imveis em Florena e seus arredores, aumentando assim grandemente o patrimnio familiar dos Medici (LARVAILLE, 1988). Tudo isso contribui para colocar em um patamar de destaque a famlia dos Medici. A Europa de ento passou por uma onda, que vinha despontando em toda a parte ocidental, de governos despticos e, na Itlia e em Florena, no poderia ser diferente. No entanto, houve certa resistncia no estado florentino

12

para que se instalasse o poder de um signori, pois essa cidade, que j tinha uma relativa tradio de participao popular nos seus negcios, vislumbrava que a presena daqueles signori (ARNAUT; BERNARDO, 2002) no admitia outra individualidade sendo a sua e a dos seus mais prximos servidores. (BURCKHARDT, 1973). Esse poder tirnico, que famlias que detinham maior poder e influncia exerciam, j era presenciado em Florena com os Medici. Houve todo um tempo de preparao para que esse poder fosse instaurado em Florena e, em 1480, Loureno, o Magnfico, criou o Conselho dos Setenta, rgo permanente, cujos membros eram, na maioria, seus partidrios e que passou a ter poderes quase exclusivo sobre os negcios da Repblica (ARNAUT; BERNARDO, 2002). Florena, que at ento era uma Repblica com vrios direitos, os viu serem suspensos por Loureno, o Magnfico, com a criao do Conselho outrora mencionado. A resistncia na instalao e a permanncia do poder do signori em Florena foram acompanhadas de muitas movimentaes internas, que buscavam devolver Florena sua liberdade. As resistncias foram vrias, mas duas devem ser ressaltadas pois foram fundamentais na histria de Florena. Em 1494, ocorreu uma conspirao de cunho popular, tendo como lder o Frei Dominicano Jernimo Savonarola, que foi de encontro com os signoris de Florena, confrontando-se com Piero de Medici, filho de Loureno, o Magnfico. Com seus sermes recheados de sentimentos patriticos e altamente politizados, Frei Savonarola misturou idias teocrticas e democrticas e acabou por conquistar a confiana da populao florentina e por quatro anos permaneceria no poder.

13

A repblica viu-se dividida entre trs partidos diferentes. O primeiro, dirigido por Savonarola, era o dos Piagnoni, e tinha como principal demanda a formulao de uma constituio democrtica. O segundo partido era formado por pessoas que haviam compartilhado o poder com os Medici, mas que haviam se distanciado deles e eram chamados os Arabbiati. O terceiro partido era composto dos seguidores fiis dos Medici, chamados os Bigi. (PORTELA, 2007)

Florena havia conseguido novamente se livrar da tirania instalada no seu estado. Mas essa nova realidade no durou muito tempo. Devido aos seus constantes ataques contra a corrupo instalada na Igreja, O Papa Alexandre denunciou Savonarola como herege e interditou suas atividades como pregador. (PORTELA, 2007). Mas o Frei no acatou a deciso do Papa Alexandre e continuou com suas pregaes, afirmando que Deus havia lhe revelado que no deveria submeter-se a um clero corrupto. Com esse confronto travado com a Igreja, acabou por ficar em descrdito com a populao de Florena e, no ano de 1498, no dia 23 de maio era enforcado e seu corpo queimado (HALE, 1961.). Sobe, ento, ao poder Piero Soderini. E, em agosto de 1512, aps a invaso espanhola no territrio, a populao depe Soderini e acolhe novamente os Medici. Uma segunda revolta ocorre em 1527. A famlia Medici mais uma vez foi afastada do poder, e a Repblica novamente instaurada. Nesses anos de troca de poder em Florena, falar em insurgncia contra o poder tirnico significava ir contra a famlia Medici, pois esta detinha bastante poder e influncia em Florena e, hora ou outra, voltava ao poder. A corrupo instalou-se em Florena quando se permitiu aos ricos que utilizem suas posses para ganhar partidrios que os sigam em busca de proveito pessoal, ao invs de seguirem o interesse pblico (SKINNER, 1988). A repblica tornou-se tirania e acabou por fazer com que a capacidade de

14

crescimento e a influncia que exercia em toda a Itlia no fosse mais to clara. Maquiavel no seu livro Histria Florentinas diz que:
A essa altura, [...] a Fortuna e a liberalidade dos Medici tinham j realizado seu trabalho de corrupo de modo to decisivo que o povo se tornara surdo prpria idia de derrubar a tirania dos Medici, em virtude do que j no mais se conhecia a liberdade em Florena. (SKINNER, 1988)

Os conflitos que se seguiram contriburam para a derrocada final de Florena. Ainda que ao longo de todos esses anos a Itlia tenha sido presa fcil para as potncias da poca, mesmo assim a Itlia ainda no tinha sido conquistada em sua totalidade. Mas, em 1527, Francisco I tenta recuperar suas possesses na Itlia (SKINNER, 1988), das quais tinha sido forado a abrir mo em 1525. Carlos V, em contrapartida, ordenou que seus exrcitos voltassem Itlia, em 1527, mas as tropas se rebelaram e avanaram diretamente para Roma. A cidade sem defesa alguma sucumbiu, em 06 de maio, em um massacre de quatro dias. Com a derrocada de Roma, Clemente VII fugiu para salvar a sua vida. Conseqentemente, o governo dos Medici perde o apoio que tinha do Papa e Florena sucumbe imediatamente. Em 16 de maio de 1527, o conselho da cidade faz uma reunio e proclama a restaurao da Repblica, relegando ao exlio os jovens prncipes da casa dos Medici. Os conflitos, as vrias transformaes sociais, as reformas polticas, todo esse momento que passou Florena d uma clara noo do que realmente inspirou Maquiavel em suas obras. O homem e seu tempo o que se deve buscar para entender as relaes do autor e sua obra. Maquiavel tem uma teoria que provm mais do mundo prtico do que de uma teoria abstrada da realidade (QUENTIN, 1996)

15

Maquiavel nasceu e viveu em uma poca que conseguiu abarcar todo um perodo de ascenso e queda do poder Florentino, uma efervescncia cultural muito grande, uma transformao poltica perene, economia muito influente na Itlia. Viu tambm a construo dos estados nacionais na Frana e em outros estados da Europa.

16

3. Um olhar sobre Maquiavel.


No ano 1469, No dia 04 do dito ms [de maio], Nicolau Pedro Miguel [filho], do Senhor Bernardo M., da p [arquia] de Santa Trindade, nasceu na quarta hora [de noite] e foi batizado no dia 4. (BARINCOU, 1991) Esse registro se refere a Niccol di Bernardo Machiavelli, cidado florentino, precursor da cincia poltica moderna, que mais tarde iria ser marcado pra sempre na histria por causa de suas leituras peculiares da histria, da poltica, do cotidiano italiano, mais especificadamente de Florena. A infncia de Maquiavel pouco comentada por estudiosos que, at pela pouca informao, acabam por dar preferncia pela fase de maior atividade intelectual, atividade poltica e produo bibliogrfica do pensador florentino. Filho de uma famlia pouco tradicional e sem grandes rendimentos, seu pai, o Senhor Bernardo de Niccol Machiavelli, doutor em leis, era homem ativo e parcimonioso, com vocao para os estudos (ESCOREL, 1979). A respeito de sua me, Bartolomea, tem-se poucas informaes, mas os registros dizem que ela deve ter sido uma mulher de certa cultura [...] que escreveu alguns poemas religiosos (HALE, 1961). Maquiavel tinha ainda duas irms, Primavera e Margherita, cerca de cinco e dez anos mais velhas do que ele, e um irmo, Totto, cinco anos mais jovem. (HALE, 1961). Em decorrncia do apreo pelos estudos na rea das humanidades, Bernardo de Niccol Machiavelli coloca seu filho Nicolau Maquiavel muito cedo para estudar como relata essa carta do Libro di Ricordi que ele escrevia.
Como que a 6 do dito [ms e ano ignorados], seu [filho] Nicolau comeou a ir casa de Matteo, professor de gramtica, na extremidade da Ponte da Santa Trindade, do lado de c, para

17

aprender a ler o Donatello [o abecedrio], pelo que devo pagar-lhe cinco moedas por ms, e mais de 20 por ocasio da pscoa... (BARINCOU, 1991).

A infncia de Maquiavel no foi uma infncia deserta. Muito pelo contrrio, foi uma infncia de muita atividade intelectual e contato com livros sobre as humanidades e de pensadores clssicos e sob a orientao do pai. Ele aprendeu a escriturar os livros da Repblica. (BARINCOU, 1991). Um fato curioso durante a sua infncia foi a experincia por ele vivida e que mais tarde viria a ser uma das mais clebres obras de sua vida, Comentrios sobre a Dcada de Tito Lvio, como relata Barincou (1991):
A 29 de junho de 1486 (contava 17 anos), encarregado pelo notrio de levar a um fabricante de papelo da parquia vizinha outro livro para ser encadernado com as cantoneiras bem salientes, em meio-couro, com duas ataduras, pelo preo de quatro libras e cinco soldos, sendo uma parte em vinho tinto, no valor ajustado de 50 soldos por barril. Tratava-se das trs primeiras dcadas de Tito Lvio, aquelas das quais ele extrair, 20 anos mais tarde, a sua obraprima.

No dia 18 de junho de 1498, j no governo Soderini, Maquiavel j com 29 anos de idade ascende ao cargo de secretrio da Segunda Chancelaria de Florena, cuja funo era atender ao expediente burocrtico do departamento, transmitir suas ordens, fiscalizar-lhes a execuo, e

proporcionar uma certa continuidade entre os diretores que iam e vinham cada poucos meses (HALE, 1961). Com apenas um ms no cargo, Maquiavel acumula a Segunda e a Primeira Chancelaria responsvel pelos negcios exteriores que era comumente chamado de Secretariado dos Dez. Maquiavel consegue, enfim, ocupar um cargo em que pode aprender o poder estando dentro do poder ora no Palcio Velho ora nos caminhos da Toscana ou do estrangeiro. (BARINCOU, 1991)

18

No outono de 1501, contraiu matrimnio com Marietta Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas. Mas Maquiavel no foi fiel a sua esposa, a fidelidade sexual no era considerada por Maquiavel [...] como parte necessria do casamento a fidelidade no prejudicava o dever nem a afeio. A sua mais conhecida amante e, por quem aparentemente ficou to obstinadamente apaixonado (BARINCOU, 1961) foi a cantora Barbera. A sua primeira misso foi na Romanha, junto a Condessa Catarina Sforza, neta de Francesco Sforza e sobrinha de Ludovico, o Mouro. Curiosa foi a maneira como foram conduzidas as negociaes:
A Condessa manteve-o na expectativa por vrios dias, enquanto ele procurava calcular as possibilidades de xito. Seus despachos eram lidos com louvores na Chancelaria, como lhe comunicou Buonaccorsi, e essa notcia, apesar da admirao do colega, era provavelmente exata, embora os acontecimentos mostrassem posteriormente que Maquiavel podia analisar uma situao melhor do que negociar uma questo. Finalmente a Condessa concordou com as condies florentinas de novo contrato a preo reduzidos, e ele comunicou o fato aos seus superiores. No dia seguinte, ela lhe informou delicadamente que havia mudado de opinio, e com isso encerrou sua misso. (HALE, 1963)

Diante dessa situao, o Secretrio Florentino, que havia apenas iniciado suas misses exteriores, foi humilhado em seu amor-prprio de homem jovem e embaixador estreante, como falhou na sua misso (BARINCOU, 1961). Aps esta experincia, Maquiavel aprendeu como agir em situaes parecidas e tambm aprendeu a se resguardar em futuras misses. O que, alis, tornou-se um trao caracterstico de Maquiavel, pois sendo ele um estudioso das coisas antigas e sabedor de que a histria narra fatos que devem ser aprendidos para solucionar problemas futuros, ele guardou isso em suas experincias para posteriormente us-las em seu tratado De

Principatibus.

19

As idias militares sofreram influncias devido experincia que teve em Pisa de 1498 a 1499 (HALE, 1963), quando da guerra pela reconquista de Pisa. J a experincia diplomtica de 1500 a 1503 (HALE, 1963) quando visitou as cortes de Lus XII, Csar Brgia e Jlio II exerceu influncia nas idias polticas. Na verdade, os anos de 1500 a 1503 foram os anos que mais influram na sua formao (HALE, 1963).
A misso de Maquiavel corte de Brgia durou quase quatro meses, durante os quais manteve muitas discusses privadas com o duque, que parece ter envidado todos os esforos para expor-lhe sua poltica e as ambies pelas quais se norteava. Maquiavel ficou muito impressionado. O duque, relata ele, sobre-humana em sua coragem, alm de ser um homem de projetos grandiosos, que se acredita capaz de conseguir qualquer coisa que desejar. Alm disso, suas aes no so meros impressionantes que suas palavras, pois controla tudo sozinho, governa mantendo extrema discrio e, em conseqncia, capaz de definir e executar seus planos de modo devastadoramente inesperado. Em suma, Maquiavel reconheceu que Brgia no era um mero condottiere presunoso, mas algum que agora deve ser considerado com um novo poder na Itlia. (SKINNER, 1988)

Vrias misses se sucederam; foi novamente a Csar Brgia, Frana e Alemanha. Enfim, nos anos em que esteve a frente da Chancelaria, as misses foram cada vez mais recorrentes. Maquiavel, ento, chamado para montar a milcia prpria de Florena, pois Maquiavel no era afeto de soldados mercenrios, conforme observa no captulo XII do seu tratado O Prncipe. A formao dessa milcia foi acelerada devido iminncia da guerra entre o estado Papal e a Frana, estados com os quais Florena mantinha relaes muito prximas. Portanto, Soderini enviou Maquiavel no intuito de ganhar tempo e assim poder se decidir pelo melhor lado. Maquiavel era a favor de Florena apoiar a Frana. Ento, nesse entremeio, Maquiavel, a pedido do estado

20

florentino, fez vrias tentativas para evitar o confronto e escolher o melhor lado para apoiar. A volta dos Mdici tornava-se cada vez mais evidente, pois:
o partido de Soderini estava ainda identificado com a Frana, e a oposio a ele tornava-se mais favorvel aos Medici, medida que Jlio parecia apoiar, cada vez mais, os membros exilados daquela famlia [...] O despotismo de Lorenzo no foi esquecido, nem a incapacidade de Piero, mas a paz e a o prosperidade de sua poca era sempre lembradas e dentro em pouco elevadas a uma posio quase mtica (HALE, 1963).

Florena finalmente se posiciona em favor da Frana aps uma vitria parcial em Ravena. Florena acendeu fogos de vitria e instruiu seus agentes no exterior a tomarem uma atitude pr Frana mais firme (HALE, 1963). Mas o De Foix da Frana foi morto o que mudou totalmente os rumos da guerra, fazendo com que a Frana recuasse at Asti, territrio francs. O tiro no foi acertado e Florena havia se posicionado do lado errado nessa batalha diplomtica e, portanto, iria sofrer as conseqncias da deciso mal acertada. A Liga decidiu obrigar Florena a modificar seu governo em favor do Medici [...] e o exrcito da Liga preparou-se para invadir a Toscana (HALE, 1963). Florena comea ento a preparar a sua defesa e Maquiavel, como responsvel pela milcia florentina, ia e voltava a Florena, fazendo inspees em suas defesas armadas anteriormente. Mas, a 29 de agosto de 1512, os espanhis saquearam a cidade vizinha de Florena, Prato, e a mesma sucumbe e seus quatro mil defensores se tornaram tmidos como ratos e no puderam resistir um nico dia (HALE, 1963). A 31, enquanto Cardona e seu exrcito continuavam calmamente em Prato, Albizzi e outros partidrios dos Medici [...] invadiram o Palazzo della Signoria e exigiram a renncia de Soderini (HALE, 1963). Este concordou e partiu no primeiro dia do ms de setembro. Dois dias mais tarde um acordo foi 21

firmado e a cidade foi entregue aos Medici e ingressou a Liga, formada pelos estados papais. Giovambattista Ridolfi foi eleito, por um perodo de 14 meses, o gonfaloneiro da cidade de Florena. Todo o sistema burocrtico do antigo regime foi aos poucos desmontado. Maquiavel permaneceu ainda no cargo que ocupava, a Segunda Chancelaria. Ele nutria esperanas de que fosse aproveitado no novo regime que estava sendo gerado: Quaisquer que fossem seus sentimentos sobre os Medici, no estava disposto a ser quixotesco, a seguir seu velho lder no exlio ou renunciar num belo gesto republicano (HALE, 1963). Maquiavel tentou em vo cair nas graas dos seus novos senhores, mas sem bajulaes e lisonjeiros. As suas esperanas de permanncia no cargo foram perdidas quando a chancelaria foi expurgada a 7 de setembro (HALE, 1963) do mesmo ano. Trs dias depois, novo golpe. Maquiavel foi condenado a permanecer em territrio florentino por um ano, com uma cauo de mil florins. E como se no bastasse, foi imposta uma multa a ele, no dia 17, proibindo-o de entrar no Palazzo della Signoria (HALE, 1963). No inverno daquele mesmo ano, foi feita uma tentativa de conspirao contra os Medici. Um jovem chamado Pietropaolo Boscoli perdera acidentalmente uma lista que continha alguns nomes que eram simplesmente de homens conhecidos como amigos de um regime livre (HALE, 1963) e o nome de Maquiavel estava nessa lista. Ento, o governo florentino mandou prender a todos, inclusive Maquiavel. Maquiavel foi ento torturado com seis golpes da corda que lhe atava a mo s costas. (HALE, 1963) Os lderes da conspirao, Boscoli e

22

Capponi, foram executados e Maquiavel foi condenado a uma multa, e seria libertado ao ter o dinheiro (HALE, 1963). Maquiavel no conseguiu arrecadar o dinheiro suficiente para retirlo da priso e ficou por cinco meses preso. S foi libertado em conseqncia de uma anistia geral, devido a sucesso Papal. O Pensador florentino ainda ficou por algum tempo em Florena na esperana de conseguir alguma ocupao no governo, mas a sua espera foi em vo. Em abril, foi para sua casa em SantAndrea em Percussina, 11 km ao sul da cidade e trs ao norte de S. Casciano, no campo (HALE, 1963) de onde iria ficar no cio mais produtivo de sua vida e de onde sairiam para o mundo as suas maiores obras primas. Maquiavel escreveu uma carta no dia 10 de dezembro 1513, para seu amigo Francisco Vettori, em que relata como era o quotidiano em sua propriedade:
Levanto-me de manh com o sol e vou a uma pequena floresta de minha propriedade, que estou fazendo derrubar. Passo ali uma ou duas horas, examinando o trabalho feito no dia anterior e passando o tempo com os trabalhadores, que sempre tm alguma questo a resolver, entre si ou com os vizinhos... Quando deixo a floresta, vou a uma fonte e dali com um livro sob o brao (Dante, Petrarca, ou algum dos poetas menos como Tbulo, Ovdio ou outro semelhante) a um uccellare que tenho. Leio suas paixes e seus amores. Lembro os meus e, durante algum tempo, essas reflexes me tornam feliz. Deso em seguida pela estrada at a estalagem, converso com os passantes, peo notcias dos lugares de onde vm, ouo isso e aquilo, e anoto os diferentes gostos e modas da humanidade. Isso me faz chegar at a hora do almoo, quando eu e minha famlia comemos o alimento que esta pobre casa e meus minguados recursos permitem. Depois do almoar, volto estalagem, onde habitualmente encontro o dono de terras, o aougueiro, o homem do moinho e um ou dois oleiros. Com eles me fao de rstico o resto do dia, jogando cricca e tricche-trach que nos levam a milhares de disputas e incontveis discusses nossas brigas so geralmente por uma ninharia, mas podem ouvir-nos gritar, no obstante, em San Casciano. Assim, envolto por esses vermes sacolejo meu esprito e afasto o sentimento de estar sendo cruelmente tratado pela Sorte satisfeito de ser levado por essa estrada, mesmo que seja apenas para esperar que ela mostre algum indcio de vergonha. Quando chega a noite, volto para casa e vou para meu estdio. No umbral dispo as roupas sujas e suadas do quotidiano, e ponho as vestes da corte e palcio, e nessa indumentria mais solene penetro as cortes mais antigos onde, sendo bem recebido por eles, experimento a comida que a minha e para a qual nasci. E ali,

23

torno-me ousado, falando com eles e indagando-lhes os motivos de seus atos. E eles, em sua humanidade, respondem-me. E durante quatro horas esqueo o mundo, no lembro as humilhaes, no receio a pobreza nem tremo com a morte: fico completamente absorvido por eles. (HALE, 1961)

Foi, ento, nesse momento de cio produtivo que Maquiavel conseguiu reunir em suas obras II Prncipe ou De Principatibus, e tambm os Discorsi sopra la Prima Deca de Tito Livio, toda a experincia que obtivera nos anos que serviu o governo republicano. Mais tarde, Maquiavel escreve Arte della Guerra, obra composta em forma de dilogos, supostamente mantidos no Orti Oricellai entre Cosmo Rucellai, Fabrzio Colonna, Zenbio Buendelmonti, Battista della Palla e Lula Alamani (ESCOREL, 1979). Expondo de modo bastante objetivo a maneira que o povo deveria se armar e, conseqentemente, defender sua liberdade. Nesse meio tempo, Maquiavel no consegue nenhum trabalho de grande expresso. Em julho de 1520, recebe a incumbncia de defender os interesses de alguns comerciantes em falncia na cidade de Luca. No mesmo ano, recebeu uma encomenda do cardeal de Medici para escrever a Istorie Florentine, conseguindo, assim, a posio de historiador da repblica. Essa obra consumiu os ltimos sete anos da vida de Maquiavel. Novamente a poltica de Florena entra em colapso, devido ao jogo poltico na Europa. Maquiavel no conseguia ficar tranqilo para escrever a sua Histria de Florena e, em 16 de maio de 1527, a repblica em Florena era restabelecida. No dia seguinte, os Medici saem da cidade que governaram por bastante tempo.
Maquiavel que, nos ltimos anos, os servira, embora em funes secundrias, se viu novamente posto margem, encarado com desconfiana pelo novo governo. Tinha j cinqenta e oito anos, estava envelhecido e cansado, e seu sofrimento foi imenso quando verificou que a Repblica no lhe devolveria o lugar de secretrio, do

24

qual fora expulso por t-la justamente servido com devotamento incansvel (ESCOREL, 1979).

Aps esse ltimo golpe em sua esperana, Maquiavel adoecia, com a mesma doena do estmago, agora agravada. No dia 21 de junho, morreu cercado pela sua famlia, e, no dia 22 de junho de 1527, era enterrado em Santa Croce, encerrando-se assim a existncia de Nicolau Maquiavel, exsecretrio da chancelaria de Florena, mas s ento sua obra comearia verdadeiramente a viver, projetando sobre seu nome, alm de todos os vituprios e objurgatrias de quantos quiseram ver nele a prpria fonte da corrupo e do mal, a glria e a imortalidade que, durante a vida, ele to profundamente venerava (ESCOREL, 1979).

25

4. Maquiavel e sua maldade.

No decorrer dos anos, o pensador florentino foi lido por diversos intelectuais contemporneos a ele, que o interpretaram e criaram um imaginrio acerca de sua personalidade. Shakespeare, intencionalmente ou no, proporcionou a difuso do imaginrio Maquiavlico, quando, em uma de suas clebres peas Henrique VI , o vilo querendo obter a coroa para si, diz:
Ora! Posso sorrir e assassinar enquanto sorrir, posso gritar contente! aos que atormentam meu corao; posso molhar meu rosto com lgrimas hipcritas e compor minha face para todas as ocasies. Afogarei mais marinheiros do que a sereia, matarei mais admiradores do que o basilisco, representarei o papel de orador to bem quanto Nestor, enganarei mais astutamente do que Ulisses e tomarei outra Tria com um Snon. Sou capaz de acrescentar cores ao camaleo, de lutar em metamorfoses como Proteu, de enviar escola o sanguinrio Maquiavel. Posso fazer isto e no posso conseguir a coroa? Ora! Eu a apanharei, embora estivesse mais longe (BARROS, 2004) (grifo do autor).

Diversas peas de Shakespeare evocam [...] o escritor florentino (BATH, 1992). A mitificao cresce medida que diversos pensadores fazem leituras reducionistas da obra de Maquiavel. Voltaire reduziu a doutrina de Maquiavel a dois grandes princpios: provoca a runa de quem possa um dia te arruinar; matar teu vizinho, que poder um dia adquirir fora suficiente para te matar. (BATH, 1992). Essas redues do pensamento de Maquiavel que contriburam para a solidificao do mito maquiavlico, e, conseqentemente, induziram outras pessoas a carem no equvoco que tantos outros pensadores caram. Criou-se ento a imagem de que Maquiavel era um cientista poltico que no tinha escrpulos. A sua m reputao provm apenas do fato de que observou e descreveu a atividade poltica [...] o objeto da nossa condenao

26

deve ser o agente dessa atividade, no o estudioso que a registrou (BATH, 1992). Segundo Bath (1992), o termo maquiavelismo, no sentido pejorativo, que foi cunhado ao longo dos anos, no de forma alguma uma caracterstica de Maquiavel, pois ele somente relatou as aes que ele observou de perto e tentou, a sua maneira, explic-las, e no justific-las. Maquiavel foi antes de tudo um pensador e estudioso da poltica que escreveu obras literrias e histricas e serviu seu pas (BATH, 1992) e com fervor e dedicao buscava a verdade efetiva das coisas (MACHIAVELLI, 1979). No baseou a sua tese em repblicas utpicas que pensadores da antigidade, como Plato em A repblica, e Aristteles em Poltica, idealizaram, mas procura descrever o comportamento dos homens pblicos do Prncipe , de modo frio e objetivo. Dirige-se ao que , no ao que deveria ser (BATH, 1992). Para alcanar essa leitura fria e objetiva, ele busca analisar as reflexes dos antigos a fim de aprender no presente o que deve ser feito para no incorrer em erros passados. Segue uma analogia feita por Maquiavel (1979), em seu livro Comentrios, acerca da leitura dos antigos:
Com maior espanto ainda vejo que, nas causas que agitam os cidados e nos males que afetam os homens, sempre se recorre aos conselhos e remdios dos antigos. As leis, por exemplo, no so mais do que sentenas dos jurisconsultos pretritos, as quais, codificadas, orientam os modernos juristas. A prpria medicina no passa da experincia dos mdicos de outros tempos, que ajudam os clnicos de hoje a fazer seus diagnsticos. Contudo, quando se trata de ordenar uma repblica, manter um Estado, governar um reino, comandar exrcitos e administrar a guerra, ou de distribuir justia aos cidados, no se viu ainda um s prncipe, uma s repblica, um s capito, ou cidado, apoiar-se no exemplo da antiguidade.

O problema para se entender Maquiavel justamente, como mencionado anteriormente, o reducionismo da leitura das obras do Secretrio Florentino. Quando se faz a leitura do seu livro O Prncipe, pela primeira vez,

27

realmente tm-se a impresso de um Maquiavel absolutista, mas para o Autor, o poder deve sim ser conquistado e mantido, e para tanto se justifica o poder absoluto, mas posteriormente, alcanada a estabilidade, escreve possvel e desejvel a instalao do governo republicano (SARNO 2006). No seguinte trecho da dedicatria que ele fez a Loureno de Mdici, nas pginas iniciais de seu livro, pode-se pensar que ou Maquiavel fez simplesmente um manual prtico para um Prncipe, ou fez uma obra que era uma stira e a inteno do Autor seria revelar as prticas despticas dos tiranos, instruindo o povo a defender-se (SARNO, 2006). Mas, na verdade, no est correta nem uma nem outra assertiva. Maquiavel, no momento em que escreve o Prncipe, havia sido demitido da Secretaria dos Dez e, de alguma forma, queria obter novamente o seu emprego no governo florentino. Assim, a maneira que achou para alcanar seu objetivo foi oferecer o tratado que estava escrevendo a Loureno de Mdici.
Costumam, o mais das vezes, aqueles que desejam conquistar as graas de um Prncipe, trazer-lhe aquelas coisas que consideram mais caras ou nas quais o vejam encontrar deleite, donde se v amide serem a ele oferecidos cavalos, armas, tecidos de ouro, pedras preciosas e outros ornamentos semelhantes, dignos de sua grandeza. Desejando eu, portanto, oferecer-me a Vossa Magnificncia com um testemunho qualquer de minha submisso, no encontrei entre os meus cabedais coisa a mim mais cara ou que tanto estime, quanto o conhecimento das aes dos grandes homens apreendido atravs de uma longa experincia das coisas modernas e uma contnua lio das antigas as quais tendo, com grande diligncia, longamente perscrutado e examinado e, agora, reduzido a um pequeno volume, envio a Vossa Magnificncia [...] (MACHIAVELLI, 1979).

Maquiavel, mesmo com suas limitaes, anseios e esperanas, buscava, de alguma forma, retornar aos trabalhos, interrompidos devido volta da monarquia ao territrio florentino. V, portanto, como nica forma de cair nas graas de seus novos senhores, um livro que trate da obteno e permanncia no poder de um principado novo.

28

Maquiavel tambm tem a esperana de que algum Prncipe possa livrar a Itlia, to atacada pelos brbaros, da desunio. No captulo XXVI, do seu livro O Prncipe, queria ele que a Itlia conhecesse o seu redentor (MACHIAVELLI, 1976) e para isso dedicou a sua obra De Principatibus a Loureno de Mdici, que acreditava ser o Prncipe ideal para unificar a Itlia e devolver-lhe a paz. No se pode julg-lo to pura e simplesmente por trazer de maneira lcida os acontecimentos, que, como Secretrio da Repblica, observou e relatou em suas cartas, tratados e livros. bem verdade que, no livro O Prncipe, Maquiavel trata de maneira bastante crua os acontecimentos dos quais ele tem conhecimento. Mas os crticos de Maquiavel acabaram lendo-o de m-f, citando frases fora do texto, no levando em conta o ambiente histrico em que surgiu, e deturpando assim seu pensamento pela simplificao ou insuficiente compreenso de suas idias (ESCOREL, 1979). No outro extremo das interpretaes acerca do pensamento maquiavlico, esto os seus defensores que se posicionaram de maneira oposta e igualmente inaceitvel, apresentando-o como um cristo convicto, republicano, patriota exaltado e amante da liberdade, que teria pregado a necessidade do absolutismo como mero expediente poltico ou refletindo apenas as imposies do momento histrico (ESCOREL, 1979). Portanto, preciso observar com bastante cuidado as interpretaes acerca do pensamento de Maquiavel. No se deve cometer o erro de interpretao que alguns estudiosos cometeram. Deve-se buscar a imparcialidade e a iseno de suas idias.

29

Maquiavel escreve de forma objetiva. No faz rodeios de suas idias e no se apega a moralismos clssicos para apresent-las. Para Maquiavel, um Estado Nacional unificado e soberano est, em tese, autorizado a trazer a prosperidade nao, ptria como um todo, e no somente a um indivduo. No h que se falar em condenao em face das aes adotadas por este Estado. Pois o que importa para Maquiavel o resultado final das aes do Prncipe.
Um prncipe no deve, pois, temer a m fama de cruel, desde que por ela mantenha seus sditos unidos e leais, pois que, com mui poucos exemplos, ele ser mais piedoso do que aqueles que, por excessiva piedade, deixam acontecer as desordens das quais resultam assassnios ou rapinagens: porque estes costumam prejudicar a comunidade inteira, enquanto aquelas execues que emanam do prncipe atingem apenas um indivduo.(MACHIAVELLI, 1976)

Do ponto de vista poltico, nos sculos XII e XIII, ainda no era possvel simplesmente deixar de lado a concepo, segundo a qual toda lei tinha sua origem em Deus, ou seja, pensar o mundo da poltica dissociada da religio (SARNO, 2006). Maquiavel no fez uma separao entre a moral ou tica religiosa da tica poltica, o que o pensador florentino institui algo que possui um impacto ainda mais profundo uma diferenciao entre dois ideais incompatveis de vida, duas moralidades (SARNO, 2006). No caso de prncipes cruis, os quais Maquiavel no apia, por ser amante da liberdade, no captulo VIII de O Prncipe, Maquiavel d uma lio para que o prncipe alcance a glria. No se pode, ainda, chamar virtude o matar os seus concidados, trair os amigos, ser sem f, sem piedade, sem religio; tais modos podem fazer conquistar o poder, mas a glria (MACHIAVELLI, 1976). Maquiavel quer ensinar ao prncipe que, antes de tudo,

30

deve buscar a glria a todo custo desde que por ela (ptria) mantenha seus sditos unidos e leais (MACHIAVELLI, 1976).
O escritor florentino no faz apologia do fato de que a posse do poder exige atos que no so congruentes com a moralidade crist, no gasta tempo se lamentando que o prncipe algumas vezes, talvez a maior parte do tempo tenha de agir de um modo no cristo. Segundo Chisholm ele no se tortura pelo mal que necessrio para um governo eficaz, nem oferece ao suposto governante cristo um manto de virtudes crists que oculte a traio, o assassinato, a dissimulao e outros atos condenados pela moral do cristianismo; em vez disso, ele argumenta que os atos necessrios para os fins polticos exigem um rompimento com as idias tradicionais de virtude e moralidade (SARNO, 2006).

O que preciso compreender que, na arte da poltica, no existe a possibilidade de haver uma relao entre a moral religiosa e a moral pag, pois a moral religiosa no aceita, em tese, o assassnio, a enganao, e outras aes que a moral pag no se preocupa em adotar. Maquiavel no d voz aos conselhos dos humanistas clssicos e volta suas idias para as experincias de sua vivncia, conforme observa Sarno (2006), diferentemente dos telogos, que partiam da Bblia e do Direito Romano para formular teorias polticas e, diferentemente dos renascentistas, que partiam das obras dos filsofos clssicos para construir suas teorias polticas, Maquiavel parte da experincia real de seu tempo. Outro ponto de desconfiana quanto s palavras de Maquiavel surge no captulo XVIII de O Prncipe, quando afirma-se que um senhor prudente no pode nem deve guardar sua palavra, quando isso seja prejudicial aos seus interesses e quando desapareceram as causas que o levaram a empenh-la (MACHIAVELLI, 1976). Maquiavel d esse preceito ao Prncipe, pois defende que dos homens pode-se dizer, geralmente,
que so ingratos, volveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganho; e, enquanto lhes fizeres bem, so todos teus, oferecem-te o prprio sangue, os bens, a vida, os filhos, desde que, como se disse acima, a necessidade esteja longe de ti; quando esta

31

se avizinha, porm, revoltam-se. E o prncipe que confiou inteiramente em suas palavras, encontrando-se destitudo de outros meios de defesa, est perdido (MACHIAVELLI, 1976).

Por esse motivo o secretrio Florentino observa que o Prncipe no deve guardar a palavra dada, pois se todos os homens fossem bons, este preceito seria mau; mas, porque so maus e no observariam a sua f a teu respeito, no h razo para que a cumpras para com eles (MACHIAVELLI, 1976), pois para o secretrio florentino,
os homens tm menos escrpulo em ofender a algum que se faa amar do que a quem se faa temer, posto que a amizade mantida por um vnculo de obrigao que, por serem os homens maus, quebrado em cada oportunidade que a eles convenha; mas o temor mantido pelo receio de castigo que jamais se abandona [...] posto que os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimnio (MACHIAVELLI, 1976).

Maquiavel faz uma analogia acerca de como devem ser entendidas as atitudes de um prncipe,
assim como aqueles que desenham a paisagem se colocam nas baixadas para considerar a natureza dos montes e das altitudes e, para observar aquelas, se situam em posio elevada sobre os montes, tambm, para bem conhecer o carter do povo, preciso ser prncipe e, para bem entender o do prncipe, preciso ser do povo (MACHIAVELLI, 1976).

Quando se faz uma leitura das obras de Maquiavel, a tendncia do leitor basear-se em seus prprios valores, sua moral, sua carga cultural; o leitor leva em considerao sua prpria experincia. Porm, tal atitude pode incorrer em erro, tendo em vista que pode levar a interpretaes falsas. necessrio se colocar no papel do Prncipe, refletir como se obter e manter um estado unificado e em paz; necessrio se colocar no lugar da pessoa com as suas limitaes, vontades e anseios. No se deve julg-lo por querer, de alguma forma, ocupar novamente o lugar que ocupara anteriormente como secretrio do estado (cargo em que serviu com tanto afinco), ou por advogar

32

em seu prprio favor quando, no captulo XX do livro O Prncipe, diz que os prncipes de sua poca:
tm encontrado mais lealdade e maior utilidade nos homens que no incio de seu governo foram considerados suspeitos, do que nos que inicialmente eram seus confidentes. Pandolfo Petrucci, prncipe de Siena, dirigia o seu Estado mais com aqueles que lhe foram suspeitos do que com os que no o foram. [...] os homens que no incio de um principado haviam sido inimigos, sendo de condio que para manterse precisam de apoio, o prncipe poder sempre com grande facilidade vir a conquist-los; e eles tanto mais so forados a servi-lo com lealdade, quanto reconheam ser-lhes necessrio cancelar com obras aquela m opinio que, a seu respeito, se fazia. (MACHIAVELLI, 1976)

Como j observado antes, a condenao deve recair sobre aqueles que praticaram os atos descritos por Maquiavel, e no sobre ele mesmo por trazer luz da histria os acontecimentos; por trazer assuntos que antes eram vistos com muitas reservas, pois iriam de encontro f, religio. O julgamento a ser feito a respeito da maldade de Maquiavel deve basear-se no conhecimento de suas obras e do seu tempo.

33

5. Concluso
Maquiavel entrou para a histria como um poltico sem escrpulos, amoral, defensor do absolutismo e que comps uma obra contendo regras e ditames para o governante se assegurar no poder. O que na verdade Maquiavel quis foi, antes de tudo, mostrar seu valor aos novos senhores de Florena. Pretendia dessa maneira servir novamente ao Estado, independentemente do regime instalado, ainda que para desempenhar atribuies de menor importncia. No seu livro O Prncipe, Maquiavel escreve de maneira lmpida e concisa, o que no quer dizer que no tenha sido por vezes duro em suas palavras. Mas, para Maquiavel, o que importava era a obteno e a permanncia do prncipe no poder; os caminhos a serem seguidos no poderiam se ater a moralidades que impedissem a manuteno do poder. Maquiavel tem em suas idias alguns conceitos do utilitarismo1, tais como a conseqncia das aes e a produo do bem-estar coletivo em detrimento do individual. Mesmo aps muito tempo de sua morte, Maquiavel continua ainda muito presente. A atemporalidade de suas idias faz com que cada vez se estude e escreva mais sobre o secretrio florentino. O que fica bem claro que Maquiavel buscou de alguma maneira voltar ativa. E a nica maneira que
1

Em Filosofia, o utilitarismo uma doutrina tica que prescreve a ao (ou inao) de forma a otimizar o bem-estar do conjunto dos seres humanos. O utilitarismo ento uma forma de conseqencialismo, ou seja, ele avalia uma ao (ou regra) unicamente em funo de suas conseqncias. Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (princpio do bem-estar mximo). Ela se define ento como uma moral eudemonista, mas que ao contrrio do egosmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e no o bem estar de uma nica pessoa. Antes de quaisquer outros, foram Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873) que sistematizaram o princpio da utilidade, e conseguiram aplic-lo s questes concretas sistema poltico, legislao, Justia, poltica econmica, liberdade sexual, emancipao das mulheres, etc. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Utilitarismo . acessado em 12/06/2007)

34

encontrou foi fazer um livro que abordasse justamente a obteno e a manuteno do poder. preciso ter em mente quais foram as razes que levaram Nicolau a escrever as suas obras, e no somente critic-lo por sua obra mais conhecida o Prncipe. Para se ter uma noo do quanto Maquiavel escreveu, segue uma relao de todas as suas obras a conhecer: O Prncipe; Comentrios sobre a dcada de Tito Lvio que foram publicados postumamente ; A vida de Castruccio Castracani; Histrias Florentinas; A arte da Guerra; as peas Comdia de Calmaco e Lucrecia, ou como ficou mais conhecida Mandrgora; Belfagor, o arquidiabo; Clcia; Comdia sem nome ou Frei Alberigo; Comdia em versos ou A alcoviteira desastrada e outras diversas cartas pessoais trocadas nos Jardins Oricellai e tambm relatrios polticos de diversas misses que fez no decorrer dos anos em que esteve a frente da Primeira e Segunda Chancelaria. A quantidade de livros, peas e relatrios que Maquiavel escreveu no pode de maneira alguma ser reduzida somente a uma obra. Para corroborar o que foi dito, Maquiavel no escreveu a frase que supostamente o deixou famoso: os fins justificam os meios. Essa frase foi uma interpretao de seu texto, mas no pode ser a ele atribuda. O objetivo desse trabalho foi aprofundar os estudos a respeito de Maquiavel e, assim, tentar elucidar alguns dos mitos que cercam o secretrio florentino. Este estudo, de maneira alguma, pretende esgotar a discusso a seu respeito, e nem esgotar a leitura da obra de Maquiavel, mas sim suscitar em quem o ler a vontade em conhecer o Secretrio Florentino e assim conseguir fazer uma releitura de suas obras.

35

6. Referncias Bibliogrficas
ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Maquiavel, a lgica da forca. 4.ed. So Paulo: Moderna, 1993. ARNAUT, Cezar; BERNARDO, Leandro Ferreira. Virt e Fortuna no pensamento poltico de Maquiavel. In: Human and Social Sciences, Maring, vol. 24, n. 3, 2002.. p. 91 102. Editora da Universidade Estadual de Maring. Disponvel em <http://www.ppg.uem.br/docs/ctf/Humanas/2002/11_260_01_Cezar%20Arnaut_ Virtu%20e%20Fortuna.pdf> Acessado em 09 jun 2007. BARINCOU, Edmond. Maquiavel por ele mesmo. Braslia: UNB, 1991. BARROS, Vinicius Soares de Campos. Introduo a Maquiavel: Uma Teoria do Estado ou uma Teoria do Poder?. Campinas: EDICAMP, 2004. BATH, Srgio. Maquiavelismo: A prtica poltica segundo Nicolau Maquiavel. So Paulo: tica, 1992. BURKHARDT, J. O renascimento italiano. Lisboa: Editorial Presena, Livraria Martins Fontes, 1973. ECO, Umberto. Os limites da interpretao. So Paulo: Perspectiva, 1990. ESCOREL, Lauro. Introduo ao pensamento poltico de Maquiavel. Braslia: UNB, 1979. HALE, John Rigby. Maquiavel e a Itlia da renascena. Rio de janeiro: Zahar, 1963. LARIVAILLE, Paul. Itlia no tempo de Maquiavel. So Paulo: Companhia das Letras/Circulo do Livro, 1979. MACHIAVELLI, Niccol. O Prncipe. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. ___________________. Comentrios sobre a primeira dcada de Tito Lvio. Braslia: UNB, 1979. PORTELA, F. Jernimo Savonarola: Reformador Teolgico ou Contestador Poltico? Disponvel em: <http://www.thirdmill.org/files/portuguese/28523~9_18_01_4-2351_PM~solano2.htm> Acessado em 24 mai 2007. DI SARNO, Ivani Cunha. Maquiavel defensor da Liberdade. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia). Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. So Paulo: PUC/SP. Disponvel em:

36

<http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3020> Acessado em 15 mar 2007.. SKINNER, Quentin. Maquiavel. So Paulo: Brasiliense, 1988. _______________. As fundaes do pensamento poltico moderno. Traduo Renato Janine Ribeiro. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.

37

S-ar putea să vă placă și