Sunteți pe pagina 1din 5

01) Um arquiteto projetou um salo quadrangular 10m x 10m.

Ele dividiu o salo em dois ambientes I e II atravs de um segmento de reta passando pelo ponto B e paralelo a uma das diagonais do salo, conforme mostra a figura a seguir: A rea do ambiente I a stima parte da rea do ambiente II. Calcule a distncia entre os pontos A e B.

02) A figura abaixo nica. Dos veculos veculos que passam por C, 30% dobram

mostra um trecho de uma malha rodoviria de mo que passam por A, 45% viram esquerda. Dos por B, 35% viram esquerda. Daqueles que trafegam esquerda.

Determine o percentual dos veculos que, passando por A, entram em E.

03) Duzentas bolas pretas e duzentas bolas brancas so distribudas em duas urnas, de modo que cada uma delas contenha cem bolas pretas e cem brancas. Uma pessoa retira ao acaso uma bola de cada urna. Determine a probabilidade de que as duas bolas retiradas sejam de cores distintas. 04) Considere uma seqncia infinita de pontos P1, P2, P3, ... sobre uma circunferncia. Encontra-se Pn+1 a partir de Pn ao se caminhar no sentido trigonomtrico, sendo o arco igual a 14. Determine o menor valor de n>1 tal que Pn coincide com P1.

05) Sejam x e y duas quantidades. O grfico abaixo expressa a variao de log y em funo de log x, onde log o logaritmo na base decimal. Determine uma relao entre x e y que no envolva a funo logaritmo.

06) Considere uma quantidade Q>0 e seja M um valor aproximado de Q, obtido atravs de uma certa medio. O erro relativo E desta medio definido por . Considere ainda um instrumento com uma preciso de medida tal que o erro relativo de cada medio de, no mximo, 0,02. Suponha que uma certa quantidade Q foi medida pelo instrumento e o valor M = 5,2 foi obtido. Determine o menor valor possvel de Q. 07) Ping Oin recolheu 4,5m3 de 3m de altura, em comemorao ser composto por uma cabea e tangentes, sendo o corpo maior a seguir. Para calcular o raio aproximou neve para construir um grande boneco de chegada do vero no Plo Sul. O boneco um corpo, ambos em forma de esfera, que a cabea, conforme mostra a figura de cada uma das esferas, Ping Oin

por 3.
Calcule, usando a aproximao considerada, os raios das duas esferas.

08) Joo no estudou para a prova de Matemtica; por conta disso, no entendeu o enunciado da primeira questo. A questo era de mltipla escolha e tinha as seguintes opes: (A) O problema tem duas solues, ambas positivas. (B) O problema tem duas solues, uma positiva e outra negativa. (C) O problema tem mais de uma soluo. (D) O problema tem pelo menos uma soluo. (E) O problema tem exatamente uma soluo positiva. Joo sabia que s havia uma opo correta. Ele pensou um pouco e cravou a resposta certa. Determine a escolha feita por Joo. Justifique sua resposta. 09) Na figura abaixo, R um ponto pertencente ao lado AB e S um ponto pertencente ao lado AC. Sejam b a medida de AC, c a medida de AB, p a medida de AR e q a medida de AS.

Mostre que a razo entre as reas dos tringulos ARS e ABC vale pq/bc.

10) O agente Id Ota inventou o seguinte cdigo secreto para a transmisso de datas de certos fatos importantes: o cdigo transforma uma datad-m-a, onde d o dia, m o ms e a representa os dois ltimos algarismos do ano, em uma nova tripla de nmeros d- m- a,

de acordo com a regra . O cdigo revelouse um desastre. De fato, vrias datas originais distintas (d,m,a) correspondem a um mesmo cdigo transmitido (d,m,a). Por exemplo, as datas 1/1/97 e 2/2/96 correspondem ao mesmo cdigo 9898-98, pois:

. Id Ota pensou ento em alterar o coeficiente central da matriz, a22, igual a 2, para um outro valor k. Determine, se possvel, os valores de k que fazem o cdigo funcionar bem.

=========================================== ================ RESOLUO

01) Temos que rea(I) + rea(II) = 10x10 = 100m2 e que 7 x rea(I) = rea(II) Logo, 8 x rea(I) = 100m2 (*) Chamando de d a distncia entre os pontos A e B, temos: rea (I) = d2/2 (**) De (*) e (**) temos que 4 x d2 = 100m2 => d = 5m 02) Passam carros que que passam Passam por por E 65% dos carros que passam por B somados a 30% dos passam por C, ou seja, passam por E 65% de 45% dos carros por A somados a 30% de 55% dos carros que passam por A. E:

03) Qualquer que seja a cor da bola retirada na primeira urna, a chance de se retirar uma bola de cor diferente da segunda urna de 100/200. Logo: P = = 50%

04) Sendo O o centro do crculo, temos as seguintes medidas de ngulos:

Procuramos o menor inteiro n tal que , logo , k inteiro. Como 180 e 7 so primos entre si, temos que o menor valor de K que obriga (n + 1) a ser um nmero inteiro 7, logo n-1 = 180. n = 181 05) Ao escrevermos log y como funo de log x, temos: log y = 2 + 2 . log x logo: log y = log 100 + log x2 log y = log 100 x2 e y = 100 x2

06) Como o erro relativo mximo 0,02, temos que: Como Q>0, temos: , ou

seja . Para que Q seja o menor possvel: 5,2 - 0,02 x Q = Q ou 5,2 = 1,02Q Logo, 07) Sejam R e r os raios das esferas. Sabemos que: 2R + 2r = 3 (*) e (**) Fazendo

= 3 e R = 3/2 - r em (**), temos que:

Desenvolvendo o cubo da diferena:

=> r=1/2 e R=1 08) Se (A) ou (B) fossem verdadeiras, (C) tambm o seria. S h uma opo verdadeira, logo (A) e (B) devem ser eliminadas. Da mesma forma, se (C) ou (E) fossem verdadeiras, (D) tambm o seria. Logo, a nica opo que pode ser correta sem que outra tambm o seja a (D)

09) Seja

= BC. Temos que rea

Da mesma forma, rea Logo 10) O determinante da matriz usada nulo, o que explica o desastre. Se (d,m,a) e (d1,m1,a1) so duas datas distintas transformadas no mesmo cdigo, temos:

ou

para algum n Temos as seguintes restries:

Z - {0}

Basta analisarmos n=1, pois este valor determinar os maiores intervalos para K. fcil ver que se o cdigo no funciona. Logo devemos ter K < -27 ou K > 33.

S-ar putea să vă placă și