Sunteți pe pagina 1din 40

Sumrio

Apresentao .................................................................... 04

I - Economia Popular e a Economia Solidria ................ 06


Como se identificam os empreendimentos de economia popular Quais so os princpios da economia solidria

II Propostas e aes da economia solidria ................ 12


Democratizao do conhecimento e da tecnologia Organizao social e econmica

III - A viabilidade econmica e a gesto democrtica na economia solidria ................................................................ 18


As perguntas que precisamos fazer Custos variveis, fixos e proporcionais Ponto de equilbrio Documentos necessrios para a regularizao do empreendimento e custos tributrios Quadro comparativo

04

Apresentao
Nos ltimos anos, tm-se multiplicado as iniciativas individuais ou coletivas empenhadas na criao de atividades econmicas como uma das formas de luta pela vida. Essas atividades vieram somar-se a diversas outras que se definem pela resistncia a um modelo econmico excludente promotor de riqueza para poucos e de pobreza para muitos. Essas atividades, em seu conjunto, passam a sustentar uma economia dos setores populares. O movimento da Economia Solidria tem crescido de maneira muito rpida, no apenas no Brasil, mas tambm em diversos outros pases. Mesmo que de modo disperso e fragmentado, essa economia envolve uma quantidade considervel de produtos, servios, trocas e comercializao. Essa nova forma de produo e consumo tem como meta privilegiar o trabalho coletivo, a autogesto, a justia social e o cuidado com o meio ambiente. Economia Solidria uma alternativa de trabalho muito antiga, porm tambm muito recente. Existe muita gente que vive da economia solidria e nem sabe disso. So pessoas que trabalham juntas, umas ajudando as outras, pensando e construindo o bem de todos.

05

Por que est crescendo essa nova forma de economia?


Diante de oportunidades de emprego cada vez mais escassas, um nmero crescente de pessoas passou a organizar-se em grupos, para viabilizar alternativas de trabalho e renda para si e para sua famlia. Apesar das inmeras dificuldades, grupos de trabalhadores do campo e da cidade organizam-se em associaes, cooperativas, microempresas e empresas autogestionrias e assumem os riscos de viabilizar uma atividade econmica que lhes permita ter um trabalho e uma renda permanente e de cuja gesto e diviso dos resultados todos participem. sobre a Economia Solidria que vamos falar nesta cartilha. Queremos mostrar essa outra forma de se trabalhar, de se viver e de se fazer economia. Queremos que vocs conheam um pouco mais sobre esse assunto e colaborem na busca de respostas para as nossas fragilidades. Infelizmente, ainda pequena a familiaridade dos empreendimentos solidrios com as prticas de administrao, de gerenciamento e, principalmente, com as questes econmicas e financeiras. Muitas vezes, a comercializao tambm se apresenta ainda como um gargalo. Inexiste a preocupao com a anlise da viabilidade econmica do projeto que se pretende realizar.

E o desafio maior como casar eficincia econmica com incluso social e com o processo de gesto democrtica, participativa, transparente e solidria.

06

PARTE 1

A economia popular e a economia solidria


No Rio Grande do Sul e tambm em outros lugares, parte dos grupos, empreendimentos e entidades de promoo e apoio da economia solidria referem-se ao termo Economia Popular e Solidria e o utilizam para identificar o carter comunitrio, a situao de desemprego (pessoas desempregadas ou com atividades econmicas irregulares) e a realidade de baixa escolaridade dos integrantes que constituem os grupos informais e empreendimentos j formalizados de gerao de trabalho e renda que orientam a organizao do trabalho e da distribuio dos resultados das suas atividades econmicas por um processo de cooperao, autogesto e solidariedade. O CAMP utiliza os termos Economia Popular e Economia Solidria para se referir a dois tipos ou perfis de organizao de alternativas de trabalho e renda dos setores populares. Como Economia Solidria identificam-se aquelas alternativas em que: a) existem situaes de desemprego, de trabalhos no fixos e de renda insuficiente; b) diante de uma empresa capitalista falida,os trabalhadores decidem tentar manter o seu trabalho e renda atravs da gesto coletiva das atividades econmicas; c) por motivaes comunitrias e humanistas de no se querer continuar trabalhando como empregado ou trabalhador individual. As pessoas esto buscando o qu? Elas buscam melhorar as condies de sobrevivncia e de desenvolvimento humano das suas famlias e comunidades atravs de um trabalho coletivo, cooperativo, autogestionrio e solidrio entre os trabalhadores do empreendimento* e desses com as suas famlias e comunidades.

* Nesta cartilha, o termo empreendimento refere-se a qualquer iniciativa da economia solidria, podendo ser um grupo informal, um pequeno empreendimento comercial formalizado e tambm uma grande cooperativa resultante da autogesto de uma empresa falida.

07

Como Economia Popular podem-se identificar aquelas alternativas que no se orientam claramente pelos princpios e objetivos da cooperao, autogesto e solidariedade da economia solidria, mas tambm no so empreendimentos que se orientam pelos princpios da economia capitalista, com uma clara distino entre quem o dono e dirige o negcio e quem empregado e executa as ordens dadas pelo dono.

Como se identificam os empreendimentos de economia popular?


a) So aquelas atividades informais que ajudam a aumentar a renda entre membros de uma mesma famlia, que, no necessariamente, desenvolvem essas atividades num mesmo espao fsico ou numa mesma unidade de produo ou de servios (como exemplo, pode-se citar o agricultor que produz leite e vende, diariamente, 10 litros de leite, a R$ 0,15 a mais do que receberia no laticnio, para a sua irm que mora num bairro popular e que produz queijo que o marido vende na oficina onde trabalha); b) Trata-se do trabalho de um grupo familiar que desenvolve e vende um produto atravs de um pequeno empreendimento informal ou formal (registrado ou no), que, em muitos casos, funciona nos fundos ou numa pea da casa de moradia (como exemplo, pode-se citar a av, a me e a filha que, diariamente, de manh, fazem sanduches, empadas e cocadas, que a me e a filha, tarde, vendem nas reparties pblicas da cidade, ou, ainda, a famlia de agricultores que plantam a matria-prima, produzem vassouras de palha e as vendem no comrcio local); c) So atividades que, atravs de uma micro ou pequena empresa, mantm funcionando ou uma pequena fbrica, um estabelecimento comercial ou uma empresa de prestao de servios baseados na mo-de-obra e no apoio entre os integrantes do seu grupo familiar. Apesar da importncia do grupo familiar, essas atividades podem, de forma temporria ou permanente, oportunizar um emprego para uma ou outra pessoa que no integra o grupo familiar (como exemplo, podese citar o minimercado de um bairro ou vila).

08

A economia popular apresenta um conjunto variado de prticas econmicas. Algumas delas carregam traos de solidariedade, outras no. Mas nem tudo que no solidrio , por conseqncia, anti-solidrio. No se pode pensar que agora s vamos trabalhar com o que coletivo, grupal ou comunitrio, deixando de lado quem no trabalha nesses moldes. H muitas outras formas legitimas, honestas e teis de trabalho e que podem representar para estes trabalhadores, em primeiro lugar, a sua sobrevivncia, um direito de todos. Contudo, quem sabe, podem representar tambm a sua iniciao cidad e o seu envolvimento com questes de interesse social. Por outro lado, na economia popular, existem formas degeneradas de trabalho e de prestao de servio que se aproximam muito mais de situaes de contraveno, ilegalidade ou delinqncia. Vejam-se os casos de alguns ambulantes ou camels que vendem produtos contrabandeados ou roubados sem nota fiscal e sem garantia ou de falsas cooperativas de trabalho em que poucos exploram o trabalho de muitos.

09

Quais so os princpios da economia solidria?

Cooperao
1- Quando o grupo comeou a reunir-se para analisar essa alternativa de trabalho e decidir como iria organizar-se e o que pretendia fazer, todos participaram das decises e ajudaram nas tarefas para constituir o empreendimento; 2. As tarefas podem ser diferentes, mas todos os integrantes de um empreendimento trabalham em torno dos mesmos objetivos e buscam os mesmos resultados; 3. No empreendimento, todos tm a mesma importncia, responsabilidades, deveres e direitos. No h concorrncia e nem competio para ver quem mais importante e quem ganha mais. O que cada um ganha pelo seu trabalho decidido numa assemblia de todos os scios; 4. A cooperao e motivao melhoram as condies para alcanar os objetivos comuns do empreendimento; 5. O bom funcionamento de um empreendimento depende da participao de todos no trabalho e nas assemblias e da capacidade da sua coordenao, para que as decises sejam cumpridas e as dificuldades sejam transformadas em desafios e propostas, levando o empreendimento a ampliar as suas atividades e qualificar os seus produtos.

Solidariedade
1. Todos apiam as atividades do empreendimento e colaboram uns com os outros na execuo das suas tarefas. Mesmo que haja tarefas diferentes, todos conhecem as tarefas de todos. O bom desempenho e o bem-estar de cada um influem no resultado dos objetivos e na renda de todos; 2. Mulheres e homens tm as mesmas capacidades e possuem os mesmos direitos e deveres ; 3. Para os trabalhadores, importante que a comunidade e os outros empreendimentos econmicos solidrios tambm se desenvolvam e reconheam a importncia da solidariedade; 4. Os integrantes preocupam-se com o empreendimento e priorizam seus resultados, mas tambm participam de reunies, encontros e conversas com pessoas de outros grupos solidrios, atuando em diferentes espaos de articulao da economia solidria.

10

Autogesto
1. No empreendimento, no existe empregado e patro, ningum manda mais do que o outro e todos tm espao e oportunidade de dizer o que pensam e o que querem. Todos so scios cooperados do empreendimento. Todos so donos dos equipamentos e das ferramentas que utilizam em seu trabalho; 2. Quando existe algum problema para ser resolvido ou quando se decide sobre o que fazer com alguma sobra da renda, todos tm o direito e o dever de dar sua opinio e seu voto; 3. Todos os participantes do empreendimento se interessam por sua organizao, fazem questo de participar das decises que precisam ser tomadas e comprometem-se com o que o coletivo decide; 4. Para organizar seu trabalho, cada empreendimento realiza reunies para conversar sobre as propostas de cada um e, depois, decide sobre o que iro fazer, quem vai fazer e como deve ser feito. Alguns trabalhadores precisam assumir a tarefa de coordenao, para que as decises se transformem em realidade.

Sustentao econmica
1. A atividade econmica dessa alternativa de trabalho valoriza o conhecimento, as habilidades e a criatividade das pessoas, buscando o bem-estar e a felicidade de cada um dos seus scios e de todos os que se relacionam com o empreendimento; 2. Um empreendimento de economia solidria prope-se a viabilizar um trabalho digno e uma renda justa para todos os seus scios, no visando somente ao lucro para acumular riqueza; 3. Os scios priorizam o trabalho no seu empreendimento, para que possam viver dele; 4. Existe, entre os scios do empreendimento, o interesse em consumir produtos e servios de outros empreendimentos solidrios e tambm de se associar a eles, buscando o desenvolvimento de todos por meio de redes de economia solidria; 5. Um empreendimento, quando une e organiza moradores de uma comunidade para desenvolver alternativas de trabalho e renda, fortalecendo as identidades culturais e preservando os recursos naturais, transforma-se num agente estratgico de desenvolvimento local sustentvel.

11

Sustentabilidade ambiental
1. As mquinas e a matria-prima utilizada pelo empreendimento para produzir os seus produtos ou realizar os seus servios no comprometem a sade das pessoas e a preservao e reproduo saudvel dos recursos naturais; 2. Os empreendimentos sempre se preocupam e buscam melhorar, permanentemente, o manejo ecolgico de todas as suas atividades, seja dos resduos das atividades de produo, seja na comercializao dos seus produtos nas feiras e lojas; 3. Os scios de um empreendimento de economia solidria conscientizamse de que os recursos naturais so limitados e assumem a tarefa de ajudar na educao de todas as pessoas sobre a importncia e necessidade da preservao desses recursos.

12

PARTE 2

Propostas e aes da economia solidria


Finanas solidrias
Para ampliar a viabilidade da economia solidria, necessrio concretizar o acesso a recursos financeiros com juros e prazos de pagamento em condies que permitam aos empreendimentos investir na ampliao e qualificao dos seus produtos e servios e ampliar os espaos e atividades de comercializao. Esses recursos podem ser viabilizados atravs da implantao de uma poltica pblica de Finanas Solidrias, integrando os trs nveis de governo federal, estadual e municipal que, atravs de um conjunto de instrumentos, priorize: A criao e a ampliao de fundos rotativos de crdito solidrio com aporte de recursos pblicos dos oramentos dos governos e dos bancos pblicos; A ampliao e o fortalecimento de instituies de microcrdito com o apoio de recursos pblicos e mudanas nas exigncias legais para o funcionamento dessas instituies; Polticas especficas de promoo e de crdito para atender s demandas de grupos iniciantes e comunidades de baixa renda; Linhas de crdito para que os trabalhadores de empresas em situao pr-falimentar possam negociar e assumir a gesto dessas empresas, mantendo suas atividades econmicas e garantindo a continuidade de postos de trabalho e renda atravs de uma autogesto cooperativada.

13

Marco legal
Para a economia solidria afirmar sua existncia, ser reconhecida na sociedade como um setor social, econmico e estratgico, ela precisa de um marco legal diferente do setor estatal e do setor privado capitalista. Um marco legal um conjunto de leis e regulamentaes que afirmam para toda a sociedade o que , como se organiza e funciona a economia solidria e que recursos e benefcios ela pode buscar junto ao estado brasileiro. Dentro de um conjunto amplo de leis e regulamentaes que a economia solidria defende, destacam-se: a definio normativa do que uma empresa de autogesto, uma cooperativa popular e um empreendimento de economia familiar; uma tributao especfica para os empreendimentos de economia solidria, com diferenciaes conforme a escala de produo, nmero de trabalhadores envolvidos e finalidade de produtos e bens produzidos; a iseno de impostos para investimentos em matria-prima, ferramentas e mquinas; a alterao na Lei das Licitaes (Lei 8.666), permitindo a participao de empreendimentos de economia solidria em licitaes pblicas; a priorizao na criao de uma nova Lei de Falncias para a aquisio das empresas falidas por parte dos trabalhadores ; o aperfeioamento da fiscalizao dos empreendimentos autogestionrios, para evitar fraudes na terceirizao de mo-de-obra e reduo de encargos sociais.

No Brasil, a Lei do Cooperativismo existente no favorece em nada a legalizao de empreendimentos solidrios, pois no considera suas especificidades e diversidade. O movimento social da economia solidria precisa lutar junto a outros atores da sociedade civil para a reformulao da Lei Geral do Cooperativismo (Lei 5.764), para que contemple e sirva de fomento criao de cooperativas baseadas nos princpios da Economia Solidria.

14

Educao
atravs da educao que se criam, modificam e fortalecem nas pessoas os seus referenciais de valores e princpios pelos quais avaliam e defendem a validade e a importncia de diferentes formas de organizao social, principalmente as de organizao de alternativas de trabalho e renda. A organizao e a realizao de programas e atividades de educao, para diferentes pblicos, em diferentes idades e espaos, so fundamentais para o reconhecimento e fortalecimento da economia solidria como uma forma legtima e importante de organizao do trabalho e da renda na sociedade brasileira. Entre as principais questes da economia solidria no campo da educao, destacam-se: incorporao de programas sobre a economia solidria nos diversos rgos pblicos responsveis pelos diferentes nveis de ensino; financiamento, com linhas especficas, de estudos e pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias de gesto e de tecnologias apropriadas realidade dos empreendimentos de economia solidria; formao e capacitao, atravs de convnios, com financiamentos pblicos junto a universidades, de profissionais, integrantes ou no de empreendimentos solidrios, para qualificar a sua atuao na economia solidria; realizao, atravs de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador( FAT), do Sistema S (SENAC, SENAI, SENAR, SEBRAE) e de outros recursos pblicos, de cursos e treinamentos de capacitao e extenso para integrantes de empreendimentos de associativismo e cooperativismo para qualificar a gesto de empreendimentos de economia solidria; adequao do Sistema S para que atenda s demandas de capacitao e sistematizao de conhecimentos e tecnologias adaptadas economia solidria, com nfase para o SEBRAE; estmulo e apoio para que os trabalhadores da economia solidria que no tiveram e no tm acesso ao ensino formal participem de programas de capacitao e alfabetizao de jovens e adultos.

15

Democratizao do conhecimento e da tecnologia


Os avanos em tecnologias j utilizadas ou o uso de novas tecnologias devem melhorar o resultado do trabalho e da renda de todos os integrantes de um empreendimento. As tecnologias precisam estar a servio de todos, e no de uma minoria, para tirar vantagens sobre uma maioria. Portanto, as melhorias tecnolgicas devem orientar-se pelas suas possibilidades em melhorar o trabalho e o bem-estar de todos os envolvidos num empreendimento ou projeto, e no priorizar somente a reduo dos custos de produo e a eliminao de postos de trabalho. Como as multiplicaes de empreendimentos de economia solidrias so bastante recentes, as principais demandas nessa rea so: promover o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para a qualificao permanente de produtos e servios da economia solidria, melhorando assim as condies de trabalho e os resultados econmicos, fortalecendo a cultura e os saberes locais e preservando os recursos naturais; orientar e estabelecer parcerias com as universidades para a produo de tecnologias adequadas aos processos produtivos e gesto solidria, estimulando a sistematizao e difuso das experincias acumuladas; negociar com os organismos pblicos de pesquisa e extenso recursos e projetos para fomentar o desenvolvimento de tecnologias de produo e gesto apropriadas economia solidria, promovendo a difuso e o acesso dos empreendimentos de economia solidria quelas tecnologias que valorizam a funo social do conhecimento e a preservao dos recursos naturais; difundir e ampliar a troca de experincias entre os empreendimentos e entidades de apoio da economia solidria sobre a utilizao e inovao de tecnologias e prticas de gesto, estimulando a organizao de redes de materiais didticos e conhecimentos tcnicos em gesto solidria, gesto contbil, gesto jurdica e boa prticas de comercializao.

16

Comunicao e divulgao
As reivindicaes e a organizao social da economia solidria s sero reconhecidas pelo conjunto da sociedade, quando as pessoas que trabalham nessa economia conseguirem criar e divulgar uma imagem que transmita os valores e os princpios que orientam essas atividades, o perfil e a identidade de quem faz parte dessa economia e os resultados que vem alcanando. Portanto, ter materiais de comunicao para divulgar o que , quem pratica e quais so os resultados da economia solidria fundamental para ampliar a visibilidade e fortalecer o reconhecimento da economia solidria pelo conjunto da sociedade brasileira. As principais questes de comunicao que a economia solidria identifica so: organizar um banco nacional e estadual de materiais de comunicao (vdeos, gravaes para rdios, cartilhas, cadernos, jornais e livros) sobre experincias de gesto social e econmica de empreendimentos de economia solidria; utilizar os meios de comunicao de massa tradicionais (tvs, rdios, jornais e internet) e os canais comunitrios para divulgar o que a economia solidria, quem a pratica e apia nos municpios, estados e pas, qual a importncia e quais as vantagens de contribuir com essas atividades, principalmente atravs do consumo solidrio; conceder licenas para a operao de canais de televiso e rdios comunitrias voltadas para a produo de programas para divulgar as idias, as prticas, a cultura e as experincias dos empreendimentos de economia solidria; ampliar e fortalecer a troca de experincias e informaes entre os empreendimentos e os agentes de economia solidria; criar e divulgar catlogos impressos e virtuais (na internet) de divulgao e comercializao de produtos e servios; fortalecer um sistema nacional e estadual de informao e cadastro sobre economia solidria com uma atualizao permanente do mapeamento e monitoramento de empreendimentos e entidades de apoio.

17

Organizao social e econmica da economia solidria


O reconhecimento da economia solidria pelo conjunto da sociedade gacha e brasileira, a constituio e instituio de um marco legal que a legitime e a institucionalizao de polticas pblicas de apoio e promoo s acontecem medida que os trabalhadores dessa economia vo: ampliando e fortalecendo a sua organizao; pressionando e negociando com governos e parlamentares as suas propostas ; disputando em conselhos e outros espaos a definio de polticas pblicas e a destinao dos recursos pblicos. Se a economia solidria no ampliar e fortalecer a sua organizao social e econmica, dificilmente, as suas reivindicaes vo concretizar-se em polticas pblicas e em apoios e parcerias reais. As principais questes para a organizao social e econmica da economia solidria so: a organizao e o fortalecimento de fruns municipais, regionais, estaduais e nacional como espaos informais de que participam os empreendimentos de economia solidria , as entidades de apoio e gestores pblicos que priorizam e desenvolvem atividades de promoo, pesquisa e capacitao para essa economia. Esses fruns devem ser coordenados por lideranas dos empreendimentos de economia solidria. a organizao de redes de empreendimentos de economia solidria por setores e por cadeias de produo. Essas redes devem fortalecer a viabilidade das atividades econmicas, procurando melhorar os seus processos produtivos, a qualificao dos seus produtos e servios, as estratgias e prticas de comercializao e as experincias de consumo e de trocas solidrias. Para isso, convm criar marcas e selos para os produtos e servios, pressionar e negociar com os rgos pblicos a priorizao nas suas compras de produtos e contrataes de servios da economia solidria, criando preferncias e cotas nas licitaes pblicas; a participao em espaos pblicos, principalmente nos conselhos que tratam de polticas pblicas de gerao de trabalho e renda, articulando-se e negociando, nesses conselhos, alianas e parcerias para a destinao de recursos para a economia solidria.

18

PARTE 3

A viabilidade econmica e a gesto democrtica na economia solidria


O principal objetivo da economia solidria organizar empreendimentos econmicos para viabilizar alternativas de trabalho e renda para grupos de pessoas nos quais todos so responsveis pelo que o empreendimento vai produzir ou pelos servios que vai prestar, como ele vai produzir e o que far com os resultados. Diferente da economia capitalista, a viabilidade de um empreendimento de economia solidria no pode ser avaliada somente pelos seus resultados econmicos. Como, na economia solidria, todas as pessoas que trabalham num empreendimento devem ser scios, participar das decises sobre o que vo fazer e como vo organizar o trabalho e o que fazer com os resultados, a gesto do empreendimento e os resultados dessa gesto so to importantes como os seus resultados financeiros e a sua viabilidade econmica. O sucesso de um empreendimento de economia solidria est diretamente relacionado com o grau de comprometimento das pessoas que dele fazem parte. Portanto, sua viabilidade no depende apenas das condies materiais de que dispe, mas tambm do compromisso de todos com os acordos feitos coletivamente.

A viabilidade econmica de um empreendimento de economia solidria depende da sua capacidade de produzir bens ou prestar servios e comercializar os seus produtos , obtendo um resultado que permita: pagar todos os custos de produo dos seus produtos e servios; remunerar satisfatoriamente todos os membros do empreendimento; destinar algum valor para constituir uma reserva tcnica para despesas emergenciais assim como para realizar novos investimentos.

19

A anlise da viabilidade econmica pode ser dividida em duas partes

1- Os integrantes do empreendimento devem formular todas as perguntas necessrias para identificar as questes para o bom funcionamento do que se quer realizar, ou j est sendo realizado. Essas perguntas tambm so necessrias para que todos os integrantes do empreendimento conheam o projeto e consigam ter uma noo mais detalhada do que pretendem desenvolver. A formulao e as respostas de todas essas perguntas iro ajudar na identificao das principais etapas e facilitaro o planejamento do que ter de ser feito em cada uma das etapas de organizao e viabilizao do projeto.

2- Na anlise da viabilidade econmica, o grupo ir transformar as respostas das perguntas em nmeros e resultados que mostraro os caminhos e as condies necessrias para realizar o que pretendem.

Quando um grupo comea a organizar um empreendimento de acordo com os valores e princpios da economia solidria, a disponibilidade de recursos financeiros no o aspecto mais importante para o inicio do projeto. Primeiro preciso construir, coletivamente, uma boa proposta e fazer uma avaliao clara e precisa sobre a viabilidade do que pretendemos. Precisamos ter segurana sobre a viabilidade da proposta. A possibilidade da realizao de uma boa atividade desafia o grupo a pensar e a entender coletivamente todo o processo produtivo ou de prestao de um servio. Por exemplo, se vo produzir pes, importante que todos saibam o que se gasta para produzir um po, onde se adquire a matria-prima, onde e como vo comercializar o produto. importante tambm que todos conheam o processo produtivo, independente de quem realizar a tarefa de comprar a farinha, fazer a massa ou promover a venda. Essa compreenso coletiva necessria para que todos possam avaliar a viabilidade do que est sendo realizado e para que estabeleam relaes de confiana e de troca de informaes.

20

As perguntas necessrias que precisamos fazer.


1. Sobre o Produto
O que produzir? Que quantidade produzir num dia, numa semana e num ms? Como produzir? Que atividades so realizadas coletivamente e quais so realizadas individualmente?

2. Os investimentos
Onde produzir? (espao alugado, casa de algum, construo de um espao, etc ...) Quais os equipamentos e mquinas necessrios? Qual o custo disso tudo? Quem o responsvel pela manuteno das mquinas e equipamentos? O que precisa ser feito para ter condies de trocar as mquinas e equipamentos depois que estiverem muito gastos?

3. O processo de produo
Quantas pessoas vo estar envolvidas na produo e quem vai realizar essas tarefas? Teremos um nmero fixo de pessoas na produo ou prestao de servios ou esse nmero ser varivel conforme a procura pelos produtos e servios? Quais as matrias-primas necessrias? Qual a quantidade delas e quanto custam? Onde e como comprar a matria-prima? Existe alguma possibilidade de scios ou de outro empreendimento solidrio fornecerem a matria-prima? Como ser realizado o pagamento da matria-prima? A vista? A prazo?

21

4. A comercializao
Onde vender? Qual o preo de venda? Como e quem vai fazer os registros para calcular o custo de produo e o custo de venda? Quem vai vender? Como remunerar os vendedores? Como identificar e apresentar os produtos e servios?

5. A organizao das tarefas, a administrao financeira e os resultados


A organizao desse conjunto de questes deve ser assumida, desde o incio, como uma tarefa necessria para viabilizar uma boa gesto democrtica e solidria com bons resultados econmicos. Ela deve ser discutida e definida atravs de acordos coletivos em que todos consigam entender todas as questes, participem das decises e saibam quais as tarefas e responsabilidades de cada um na realizao das tarefas e atividades do seu grupo ou empreendimento. O Estatuto e o Regimento Interno estabelecero como sero tomadas as decises? Que nmero de scios pode decidir sobre que tipo de questes? Como organizar a gesto contbil e financeira? Quais so os registros e as contas que precisam ser feitas para haver um bom controle dos custos de produo, do trabalho de cada um e das entradas resultantes das vendas dos produtos e servios? Como vai ser dividida a renda gerada? Como sero definidos os valores da remunerao do trabalho de cada um e o que ser destinado para constituir uma reserva tcnica (fundo de reserva), para poder pagar despesas emergenciais, realizar novos investimentos ou ampliar as atividades? Quem so os responsveis por cada uma das tarefas e como sero avaliados o desempenho e o comprometimento de cada um com a democracia e a solidariedade entre todos?

22

Para viabilizar uma boa gesto democrtica e solidria, com bons resultados econmicos, preciso o controle de trs tipos de contas, que se referem a trs tipos de custos, que so:

Custos variveis, fixos e proporcionais


Os Custos Variveis
Representam a soma de tudo o que se consome para produzir um produto ou prestar um servio. Eles aumentam ou diminuem conforme a quantidade e a qualidade do produto ou do servio prestado. Fica mais fcil calcul-los por cada unidade produzida ou por cada servio prestado. Nessa conta, so somados todos os custos com a matria-prima necessria para produzir o produto ou prestar o servio, todos os custos com embalagens para armazenar e vender os produtos e todos os custos com energia eltrica e com os combustveis consumidos pelas mquinas. Existem alguns custos variveis principais, mas tambm sempre h vrios outros custos variveis menores que so difceis de prever e calcular exatamente. Para garantir um bom clculo e o pagamento de todos os custos variveis, comum acrescentar ao valor dos custos variveis principais mais 10% como outros custos variveis no previsveis.

23

Modelo de planilha para calcular OS CUSTOS VARIVEIS


Item Descrio Farinha Acar leo Gs* Embalagem Rtulo 10% (Outros) TOTAL
* importante no esquecer de calcular o valor do custo do gs utilizado para cada unidade produzida, embora seja um clculo difcil de fazer, pois pode oscilar um pouco. O grupo deve encontrar a melhor forma de faz-lo, calculandoo por horas de uso ou por quilo de consumo de um botijo. O mesmo se d com a luz no caso de o empreendimento utilizar mquinas que utilizem energia eltrica, controlando-a atravs do relgio.

Quantidade Item

Unidade

Preo compra

Quantidade consumida

Unidade

Custo por unidade

01 01 01 01 ....... ....... .......

kg kg lata botijo ....... ....... .......

R$ 2,00 R$ 2,50 R$ 0,90 R$ 35,00 ....... ....... .......

0,5

Kg

1,00

24

Os Custos Fixos
a soma de todos os gastos que no tm uma relao direta com a quantidade e a qualidade do que se produz ou com o servio prestado. Eles existem independente de haver produo, servios prestados ou vendas realizadas. So mais ou menos iguais todos os meses. Entre os principais custos fixos esto: Os salrios ou a partilha e os encargos sociais das pessoas que trabalham na produo ou na prestao de servios. preciso avaliar bem a influncia no custo de produo da remunerao permanente de pessoas que no esto no trabalho cotidiano do empreendimento. Outros custos fixos so as despesas com a manuteno e a conservao das mquinas, equipamentos e instalaes. No muito fcil estabelecer um valor mensal exato para essas despesas. Para fazer um bom clculo desse custo, precisa-se conhecer bem o que se deseja produzir e ter uma boa experincia naquilo que se faz. Para isso, importante visitar e conhecer outros empreendimentos. Enquanto no se tem muita experincia, pode-se considerar como custo de manuteno um valor entre 0,5% e 1% do valor das mquinas, equipamentos e instalaes. Tambm preciso calcular o custo de depreciao das mquinas e equipamentos. Uma mquina e um equipamento, por mais que se cuide deles, no duram para sempre. Com o tempo, eles se gastam e torna-se necessrio comprar outra mquina igual ou melhor. Para poder substituir as mquinas e equipamentos, precisa-se saber o tempo mdio que dura uma mquina, se ela for usada corretamente, e, com base nesse tempo, calcular quanto guardar por ms para que, quando a vida til da mquina se esgotar, haja condies para comprar uma mquina ou um equipamento novo.

25

Modelo de planilha para calcular CUSTOS FIXOS

Item - Descrio Salrios e encargos Manuteno Depreciao Custos Administrativos Aluguel gua 10% - Outros, etc. TOTAL

Custo - R$ R$ R$ R$

R$ R$ R$ R$

Os custos administrativos tambm so considerados como custos fixos. Nesses custos, devem ser calculadas todas as despesas com a remunerao das pessoas encarregadas de manter todos os registros, clculos e pagamentos do empreendimento em dia. Em muitos casos, so as mesmas pessoas que so responsveis pela produo, pela prestao de servios e pelas vendas. Mas mesmo esses casos tm como custo fixo a remunerao do contador, um servio profissional que cada grupo ou empreendimento precisa contratar. Tambm se calculam como custos administrativos as despesas com luz, gua, aluguel, telefone e material de escritrio. E por ltimo, assim como nos custos variveis, sempre existem alguns custos fixos principais, mas tambm sempre h vrios outros custos fixos menores que so difceis de prever e calcular exatamente. Para garantir um bom clculo e o pagamento de todos os custos fixos, comum somar ao valor dos custos fixos principais mais uns 10% como outros custos fixos no previsveis.

26

Os Custos Proporcionais
Representam a soma de todos os gastos que um grupo ou empreendimento tm quando vo vender os seus produtos ou servios. Eles aumentam ou diminuem conforme o volume e o valor de venda. Os principais custos proporcionais so os custos comerciais e os custos tributrios. Os custos comerciais so a soma de todas as despesas necessrias para viabilizar a venda de um produto. Em alguns casos, esses custos podem resumir-se ao valor da comisso sobre as vendas pagas a um vendedor. Tambm esto includas no valor dessa comisso as despesas com transporte, viagens, comunicao e divulgao dos produtos. Em alguns casos, pessoas do prprio empreendimento assumem a tarefa de vender e entregar o produto. Isso pode resultar em alguma diferena no clculo dos custos comerciais. A remunerao do vendedor pode entrar no clculo dos salrios e encargos dos custos fixos. De qualquer forma, muito importante calcular bem todas as despesas. Os custos tributrios incluem todas as despesas com o pagamento de impostos que incidem sobre um produto ou servio. Eles tambm so proporcionais ao valor de venda. A quantidade e o valor de todos os impostos que devem ser pagos dependem do tipo de produto ou servio e do tipo de empreendimento que est fazendo a venda. Mais adiante, h uma rpida explicao sobre as formas como um empreendimento de economia solidria pode ser registrado legalmente e sobre os tipos de impostos e contribuies sociais que cada tipo de empreendimento precisa pagar. Um dos impostos (estaduais) que todos os produtos precisam pagar o ICMSImposto Sobre Circulao de Mercadorias e Servios. Quem presta servios precisa pagar o ISSQN Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza (municipal).

27

O ponto de equilbrio
Depois que o empreendimento conseguir fazer um bom clculo dos custos de produo, ele pode fazer mais duas contas que so fundamentais para analisar e decidir se produzir um determinado produto e prestar um determinado servio ser vivel: 1- Analisar, a partir dos custos de produo, um preo mnimo pelo qual o produto pode ser vendido. O preo final de venda deve partir dos custos de produo e tambm da anlise de quais so os preos de produtos ou servios iguais ou semelhantes no mercado, ou seja, preciso saber a que preo outros empreendimentos ou empresas oferecem os mesmos produtos ou servios no territrio (comunidade, municpio, regio) onde o empreendimento pretende realizar as suas vendas. 2- Na definio do preo final de venda, o empreendimento precisa fazer uma segunda conta fundamental para analisar a viabilidade do projeto. Essa conta vai definir a quantidade de produtos ou servios que o empreendimento precisa vender por ms, para poder pagar todos os custos de produo, a fim de que no tenha prejuzo, o que, no entanto, ainda no resulta em nenhuma sobra ou ganho adicional. Essa conta chama-se de ponto de equilbrio e determinante. Iniciar uma atividade, sabendo que no ser possvel ter lucro no primeiro ms, comum, mas no possvel executar um projeto sem saber da possibilidade de ele dar certo e sem prever o momento em que ele comear a dar retorno financeiro.

28

Documentos necessrios para a regularizao e custos tributrios das seguintes organizaes

Todas as atividades econmicas e relaes comerciais, sejam elas individuais ou coletivas, so reguladas por um conjunto de rgos do Estado, que esto vinculados s trs esferas de governo: municipal, estadual e federal. Segue uma rpida descrio dos documentos necessrios e dos procedimentos para fazer o registro e organizar o funcionamento de uma Cooperativa, de uma Associao sem fins lucrativos e de uma Empresa de pequeno porte.

1. COOPERATIVAS
A) Documentos necessrios para encaminhar o Registro ESTATUTO (de acordo com a Lei do Cooperativismo n 5.764 de 1971); ATA DE FUNDAO (com mnimo de 20 associados fundadores) ; CPIAS AUTENTICADAS DE RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDNCIA de todos os associados; COMPROVANTE DO ENDEREO DA SEDE.

29 B) rgos de Registro Com uma cpia autenticada de todos os documentos indicados no item a, os registros nos rgos competentes devem ser encaminhados na seguinte ordem: 1- Na JUNTA COMERCIAL DO RS, para legalizar a existncia da cooperativa; 2- Na RECEITA FEDERAL, para obter o nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); 3- Na SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA, para obter a autorizao para a realizao de atividades de comrcio ou de produo; 4-Na SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA, para obter a autorizao para a realizao de atividades de prestao de servios; 5-SECRETARIA MUNICIPAL DA INDSTRIA E COMRCIO, para obter o Alvar de Funcionamento das atividades da cooperativa no endereo registrado; 6-Na OCERGS (Organizao das Cooperativas do RS), para obter o reconhecimento legal dentro da legislao cooperativista. C) Impostos Incidentes Sobre as Operaes ICMS Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios. o imposto que incide sobre as vendas de mercadorias. As definies e recolhimento desse imposto so de responsabilidade do Governo estadual. Para a maioria dos produtos, o valor desse imposto de 17% sobre o valor que consta na Nota Fiscal. necessrio conferir as alquotas diferenciadas para determinados produtos. ISSQN o Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza. Ele incide sobre a prestao de servios tributados. As definies e o recolhimento desse imposto so de responsabilidade do Governo Municipal. Para a maioria dos servios (as Prefeituras tm competncia para estabelecer alquotas ou percentuais diferenciados em cada municpio), o valor desse imposto de 5% sobre o que consta na Nota Fiscal. preciso conferir as alquotas diferenciadas para determinados servios. IMPOSTO DE RENDA As Cooperativas no precisam pagar imposto de renda sobre aquelas atividades previstas como sendo o objetivo e a forma do seu funcionamento . Essas atividades e a forma da sua execuo que constam no Estatuto da Cooperativa so identificadas como sendo o Ato Cooperativo (Lei 5.764). Se a cooperativa desenvolver atividades no previstas no seu Estatuto ou se ela terceirizar

30

a realizao dessas atividades, dever pagar Imposto de Renda no sistema Lucro Real (balano contbil das operaes tributadas), incidindo sobre o lucro 15%. CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO LIQUIDO As cooperativas no precisam pagar essa contribuio sobre aquelas atividades que constituem o seu Ato Cooperativo. Para as outras atividades, no previstas nesse Ato Cooperativo, ela pagar 1,08% sobre as atividades de COMRCIO e 2,88 % sobre as atividades de SERVIOS. PROGRAMA DE INTEGRAO SOCIAL (PIS) - Atualmente, as cooperativas devem pagar 0,65 % sobre o valor da sua receita bruta. CONTRIBUIO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL (COFINS) As cooperativas devem pagar como contribuio 3 % sobre a sua receita bruta. Essa contribuio est em discusso judicial, mas, para uma cooperativa poder atualizar todas as suas certides negativas na Receita Federal, ela dever pagla e depois, se quiser, entrar na justia, questionando o pagamento. INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL (INSS) As cooperativas devem descontar e recolher 11% do valor distribudo para cada cooperado. Sobre os valores que ficam como sobra, ela no precisa pagar nada ao INSS.

31

2. ASSOCIAES SEM FINS LUCRATIVOS


A) Documentos necessrios para encaminhar o Registro O ESTATUTO - ele deve ser estabelecido de comum acordo, entre todos os scios, para regulamentar o funcionamento da associao orientado pelo Cdigo Civil; ATA DE FUNDAO da Associao; CPIAS AUTENTICADAS DE RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDNCIA de todos os associados; COMPROVANTE DO ENDEREO DA SEDE da Associao. B) rgos de Registro No CARTRIO DE REGISTRO DAS PESSOAS JURDICAS, para legalizar a existncia da Associao; Na RECEITA FEDERAL para obter o nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); Na SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA, para obter a autorizao para a realizao de atividades de comrcio ou de produo, se, no Estatuto da Associao, constarem as atividades propostas e a finalidade delas; Na SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA, para obter a autorizao para a realizao de atividades de prestao de servios, se, no Estatuto da Associao, constar que essas atividades integram a finalidade da associao; SECRETARIA MUNICIPAL DA INDSTRIA E COMRCIO, para obter o Alvar de Funcionamento das atividades da Associao no endereo registrado; No SINDICATO DAS ENTIDADES do mesmo ramo de atuao da Associao . C) Impostos Incidentes Sobre as Operaes ICMS - Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios. o imposto que incide sobre a venda de mercadorias Para a maioria dos produtos, o

32

valor desse imposto de 17% sobre o que consta na Nota Fiscal. preciso conferir as alquotas diferenciadas para determinados produtos. ISSQN Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza. Esse o imposto que incide sobre a prestao de servios tributados. Para a maioria dos servios, o valor desse imposto de 5% sobre o valor que consta na Nota Fiscal. Devem-se conferir as alquotas diferenciadas e definidas para determinados servios. As prefeituras tm competncia para estabelecer diferentes percentuais e, at mesmo, autorizar a iseno ou o nopagamento desses impostos para as associaes sem fins lucrativos. IMPOSTO DE RENDA As associaes no precisam pagar imposto de renda sobre as suas atividades, se forem cumpridas todas as exigncias legais previstas no Decreto 3.000 de 1999. CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO LIQUIDO Da mesma forma que em relao ao Imposto de Renda, as associaes no precisam pagar essa contribuio, se forem cumpridas todas as exigncias legais previstas no Decreto 3.000 de 1999. PIS e COFINS As associaes no precisam pagar essas contribuies para a integrao e seguridade social. INSS As associaes devem pagar ao Instituto Nacional de Seguridade Social, atravs do nmero do seu CNPJ, 20 % sobre o valor com que ela iro remunerar o seu associados por servios prestados. E, desse valor que ela ser pago a cada associado, devero descontar o equivalente a 11% e recolher essa quantia ao INSS, em nome do associado, atravs do nmero do seu PIS. O clculo desses valores no to simples como parece. No basta definir o valor total que cada associado receber como remunerao pelo trabalho e desse valor descontar os 20% da associao e os 11% do associado. No se trata de, simplesmente, somar 11% mais 20% para saber o que deve ser recolhido ao INSS. O clculo mais complexo, exemplo: Se uma associao tem R$ 10.000, 00 (dez mil reais) para remunerar, em valores iguais, pelo trabalho prestado pelos seus 10 associados e pagar todas as contribuies ao INSS, ela deve fazer o seguinte clculo: 1) Separar dos R$ 10.000,00 o percentual de referncia de 16,67% que so R$ 1.667,00 que representa o valor da contribuio da parte da associao que ser pago ao INSS;

33

2) O valor resultante da diminuio dos R$ 1.667,00 (que equivalem a 20% de 8.333,00) dos R$ 10.000,00, que so R$ 8.333,00 o valor com que ela vai remunerar os associados 3) Dividindo os R$ 8.333,00 entre os 10 associados, resulta um valor de R$ 833,30 para cada associado; 4) Destes R$ 833,30 a Associao ainda deve descontar R$ 91,66, que so os 11% que ela deve recolher ao INSS em nome de cada associado. Portanto, o associado vai receber um valor lquido de R$ 741,64. Restries sobre as atividades econmicas de uma Associao
A identificao do sem fins lucrativos indica que uma associao no pode ter como finalidade desenvolver uma atividade econmica para dividir sobras ou lucros entre os seus associados. A misso e a finalidade de uma associao s podem ser assistncia e prestao de servios sociais para os seus associados ou para grupos sociais carentes ou em defesa de alguma causa social ou ambiental. Uma associao pode produzir e comercializar produtos ou servios, mas os resultados das vendas devero ser totalmente aplicados na misso e na finalidade da associao, que devem estar claramente identificadas no seu estatuto. Os scios de uma associao podem ser remunerados por servios prestados na realizao de atividades que concretizem a misso e a finalidade da associao. Por causa dessas limitaes, estabelecidas no novo Cdigo Civil, o registro de um empreendimento de economia solidria como associao pode acabar inviabilizando a realizao econmica do empreendimento solidrio.

34

3. EMPRESA DE PEQUENO PORTE


A) Documentos Necessrios CONTRATO SOCIAL, estabelecido de comum acordo entre todos os participantes; CPIAS AUTENTICADAS DE RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDNCIA de todos os participantes; COMPROVANTE DO ENDEREO DA SEDE da Empresa. B) rgos de Registro Na JUNTA COMERCIAL DO RS, para legalizar a existncia da empresa; Na RECEITA FEDERAL , para obter o nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); Na SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA, para obter a autorizao para a realizao de atividades de comrcio ou de produo; Na SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA, para obter a autorizao para a realizao de atividades de prestao de servios; SECRETARIA MUNICPAL INDSTRIA E COMRCIO, para obter o Alvar de Funcionamento das atividades da empresa no endereo registrado; No SINDICATO DAS EMPRESAS do mesmo ramo de atuao do empreendimento em questo.

35

C) Impostos Incidentes Sobre as Operaes ICMS Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios. o imposto que incide sobre as vendas de mercadorias. Para a maioria dos produtos, o valor desse imposto de 17% sobre o que consta na Nota Fiscal. preciso conferir as alquotas diferenciadas para determinados produtos. ISSQN - Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, o imposto que incide sobre a prestao de servios tributados. Para a maioria dos servios, o valor desse imposto est em torno de 5% sobre o valor do servio que consta na Nota Fiscal. preciso conferir as alquotas diferenciadas definidas para determinados servios. As Prefeituras tm competncia para estabelecer alquotas ou percentuais diferenciados em cada municpio IMPOSTO DE RENDA As empresas de pequeno porte pagam o SIMPLES (imposto nico federal). Para as atividades de COMRCIO, o valor varia de 3,0 % a 12,6 % sobre as vendas, de acordo com o faturamento acumulado do ano; Para as atividades de SERVIOS o valor varia de 4,5 % a 18,9 %, tambm de acordo com o faturamento acumulado no ano; INSS As empresas de pequeno porte devem descontar e recolher para o Instituto Nacional de Seguridade Social 11% dos valores retirados como pr-labore. Sobre os valores que ficam como faturamento da empresa ela no precisa pagar nada ao INSS.

O valor de 11% pagos ao INSS em nome do associado ou scio, atravs do nmero do seu PIS, pelas cooperativas, associaes e empresas de pequeno porte concede a ele o direito de acesso aos servios da Seguridade Social, tanto os de sade, como o direito aposentadoria como contribuinte autnomo.

36 Quadro Comparativo

COOPERATIVA
O que ? uma sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos, constituda por membros de determinado grupo social para viabilizar e desenvolver, em benefcio comum, atividades de consumo, produo, crdito, prestao de servios e comercializao.

ASSOCIAO
uma unio de pessoas que partilham idias e unem esforos em torno de um objetivo comum sem finalidade lucrativa e com reconhecimento da sua personalidade jurdica por parte dos rgos competentes.

MICROEMPRESA
uma organizao econmica, individual ou coletiva, que produz e oferece bens e/ou servios com o objetivo de obter renda e lucros.

Objetivos

Viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produo, crdito, prestao de servios e comercializao para gerar benefcios aos seus associados; Viabilizar assistncia tcnica e educacional aos associados, capacitandoos para o trabalho e a vida em comunidade.

Promover a implementao e a defesa dos interesses dos seus associados em incentivar a melhoria tcnica, profissional e cultural dos integrantes, viabilizando a assistncia e a prestao de servios aos associados; Pode produzir e dispor de produtos e servios decorrentes das suas atividades relacionadas aos seus fins, aplicando toda a renda para a realizao dos fins/objetivos da associao Mnimo de 2 pessoas

Realizar atividades produtivas e comerciais de interesse de seus scios. Apropriao da renda e dos lucros pelo proprietrio da empresa ou a diviso da renda entre o conjunto dos scios da empresa.

N de pessoas

Mnimo de 20 pessoas*

Mnimo de 1 pessoa

A Lei que hoje orienta a constituio e funcionamento das cooperativas a lei 5.764 de 1971. Existem quatro Projetos de Lei tramitando no Congresso para alterar essa Lei. Trs desses projetos so de deputados e senadores e um foi enviado pelo Governo Federal, construdo junto com a SENAES/MTE. Entre as principais mudanas, est a diminuio do nmero de pessoas necessrias para registrar uma cooperativa e a noobrigatoriedade de associao Organizao das Cooperativas do Brasil (OCB).

37

COOPERATIVA Formao de patrimnioCapital


Estabelece-se um valor que ser dividido em cotas-partes, sendo de mesmo valor para todos os cooperativados

ASSOCIAO
No possui capital social, seu patrimnio formado por contribuies dos associados, atravs de taxas de manuteno e de doaes de terceiros

MICROEMPRESA
constitudo pela participao financeira, mobiliria e imobiliria dos scios, por doaes, emprstimos e financiamentos, alm de capitalizao nas operaes financeiras

Gesto

Autogestionria: cada cooperativado tem direito a um voto

Autogestionria, cada associado tem direito a um voto

Pode ser autogestionria por deciso dos scios ou hierrquica, de acordo com o nmero de aes dos scios.

Retorno das sobras ou lucros

Participao na distribuio das sobras conforme a participao nas atividades da cooperativa, distribudas de acordo com a deciso em Assemblia Geral Definida pelo estatuto ou em assemblia geral

No existe retorno financeiro das sobras. Todo o resultado ser reinvestido nas atividades fins da associao.

De acordo com o que est previsto no Contrato Social.

Remunerao dos dirigentes

No pode haver remunerao pela funo de dirigente. Segundo entendimentos, pode haver remunerao pela prestao de servios para a realizao das atividades fins da associao.

Conforme deciso da Diretoria.

38

Ficha Tcnica Tex to Jos Incio Konzen Colaborao Rosimar de Mattos e Daniela Zlio Redao Guaracy Cunha Programao Visual Agncia de Arte Impresso Grfica Relampago Comisso Dirigente - 2005/2007 Lauro Wagner Magnago - Presidente Domingos Armani - Vice Presidente Luciane Schommer - Secretria Geral Celso Stefanoski - Tesoureiro Equipe Diretiva Jos Incio Konzen - Coordenador Poltico Pedaggico Guaracy de Souza Cunha - Coordenador de Auto Sustentao Mauri Cruz - Coordenador de Projetos Equipe de Trabalho Ana Arigoni CAMP Centro de Educao Popular Praa Pereira Parob, n 130 9 andar Centro CEP 90030-170 - Porto Alegre RS Julho 2006

Fotos Arquivo CAMP Casanova Filmes Rferencia bliograficas Retomando o fio da meada (Campina - RJ) Formao de Auto-gesto Hisria, Legislao e Funcionamento (Sedai - RS Gesto 99-02)

Cindy Ouellet (voluntria) Carmen Petry (voluntria) Daniela Zlio Helena Bins Ely Jorge Lon Leonardo Toss Luiza Schafer Mrcia Falco Rosimar de Mattos Sofia Castro Vanessa Rauter Fone: (51) 3212.6511 www.camp.org.br camp@camp.org.br

S-ar putea să vă placă și