Sunteți pe pagina 1din 9

Ttulo: Hierarquia das Normas no Direito do Trabalho

Jos Pricles de Oliveira1 SUMRIO: 1- Introduo; 2- Hierarquia das normas no direito comum; 3- Hierarquia das normas no direito do trabalho; 3.1 - Princpio da irrenunciabilidade dos direitos; 3.2 - Princpio da continuidade da relao de emprego; 3.3 - Princpio da primazia da realidade; 3.4 - Princpio da razoabilidade; 3.5 - Princpio da boa-f; 3.6 - Princpio Protetor; 3.6.1 - In dubio pro operrio; 3.6.2 - Regra da condio mais benfica; 3.6.3 Regra da aplicao da norma mais favorvel; 4- Flexibilizao das normas trabalhistas; 5- Concluso.

1- Introduo No direito existe uma rgida construo do ordenamento jurdico, de modo que as normas jurdicas estaro dispostas em grau hierrquico esttico. A construo normativa do sistema ser feita por um conjunto de normas, onde umas sero superiores e outras inferiores. Essa disposio escalonada das normas imutvel, de modo que sempre estar no grau mais elevado do sistema a norma superior, acima da qual nenhuma outra existe. A norma superior ser sempre a mesma, ou seja, a norma j nasce com sua disposio no escalonamento previamente definida, independentemente de seu contedo material. Esse critrio formal, posto que a forma de produo da norma que vai determinar a posio da norma dentro do sistema hierrquico, se superior ou inferior s demais. Conquanto essa seja a regra geral no trato da matria, excees ocorrem nesse tema, como a relao hierrquica estabelecida dentro do direito do trabalho. Nas relaes advindas das relaes justrabalhistas, a hierarquia das normas no obedecer ao mesmo critrio esttico de disposio normativa dentro do escalonamento jurdico estabelecido pelo direito comum. No direito laboral a norma hierarquicamente superior ser aquela mais favorvel ao trabalhador, independentemente do aspecto formal de sua produo. Nesse sentido a norma superior ser a norma que mais direitos atribui ao hipossuficiente. Uma questo a ser solucionada a verificao da norma mais favorvel ao trabalhador. Nesse aspecto devem-se levar em considerao as normas em seu conjunto ou toma-se de cada norma a parte que seja mais favorvel ao trabalhador ? Neste trabalho se enfrentaro essas questes, apresentado ao leitor o tema tanto no mbito do direito comum como do direito do trabalho.
Advogado. Professor dos cursos de Direito do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e da Unio das Escolas do Grupo Faimi de Educao, ambas no Estado de So Paulo. Mestre em Constituio e Processo. E-mail para contatos: pericles@fafica.br.
1

2- Hierarquia das normas no direito comum Uma primeira preocupao na abordagem do tema estabelecer o exato significado de hierarquia. Para Nascimento (1997:229), a palavra hierarquia significa ordem, graduao, organizao segundo uma preferncia. Hierarquizar quer dizer pr em ordem de acordo com um critrio. O ordenamento jurdico de um determinado Estado consiste em um sistema unitrio de normas em perfeita harmonia umas com as outras, formando um todo coerente. Assim, de acordo com a teoria do escalonamento das normas, elaborada por Kelsen, pode-se afirmar que o ncleo da unidade de um ordenamento jurdico que as normas desse ordenamento no esto todas no mesmo plano. Bobbio (1999:49), adotando os ensinamento de Kelsen, pondera que h normas superiores e normas inferiores. As inferiores dependem das superiores. Subindo das normas inferiores quelas que se encontram mais acima, chega-se a uma norma suprema, que no depende de nenhuma outra norma superior, e sobre a qual repousa a unidade do ordenamento. Essa norma suprema a norma fundamental. Bobbio (1999:48) ensina que num dado ordenamento jurdico as normas so dispostas de forma escalonada hierarquicamente, de modo que, considerando-se a disposio das normas em uma pirmide, vamos encontrar em seu pice a norma suprema, fundamental, da qual todas as outras normas dependem e retiram sua eficcia e validade. Assim, pode-se afirmar que o sistema normativo est colocado em uma certa ordem, onde as normas so classificadas segundo um determinado grau de superioridade, indo-se desde a norma mais inferior at alcanar a norma suprema, ou seja, a norma que d legitimidade ao comando normativo e da qual todo o ordenamento jurdico depende. Deve-se observar, entretanto, que a norma fundamental no a Constituio do Estado, mas uma outra norma que lhe superior e que lhe d validade. Essa norma, chamada por Kelsen (2000:221) de norma fundamental pressuposta, uma norma hipottica na medida em que ela no est codificada, pois no se trata de norma posta, mas pressuposta, uma vez que aceita sua existncia quando se obedece aos comandos ditados por determinada autoridade reconhecida como tal por todos. Para Kelsen (2000 : 221), o fundamento de validade, no expresso mas pressuposto, de uma determinada norma, no o fato de uma pessoa ter posto essa norma num certo tempo e lugar, mas a norma segundo a qual devemos obedecer s ordens ou mandamentos daquela pessoa. Mais uma vez, recorrendo-se aos ensinamentos de Bobbio (1999 : 58/59), extrai-se que dado o poder constituinte como poder ltimo, devemos pressupor, portanto, uma norma que atribua ao poder constituinte a faculdade de produzir normas jurdicas: essa norma a norma fundamental. Nesse sentido, tal norma pode ser formulada da seguinte maneira: O poder constituinte est autorizado a estabelecer normas obrigatrias para toda a coletividade. Ro (1999:305) ensina que
as leis se classificam, hierarquicamente, segundo a maior ou menor extenso de sua eficcia e sua maior ou menor intensidade criadora do

direito. Sob o primeiro aspecto, nos regimes polticos baseados na federao, as leis se distinguem em federais, estaduais e municipais. Sob o segundo aspecto, a classificao hierrquica se baseia na conformidade das normas inferiores s de categoria superior e esta conformidade se traduz em dois princpios: o da constitucionalidade e o da legalidade.

Assim, num ordenamento jurdico pode-se verificar a existncia de um sistema escalonado de normas seguindo uma dada hierarquia, na qual as normas inferiores devem estar em conformidade com as normas superiores. Para Ro (1999 : 306), dois princpios enunciam essa hierarquizao: princpio da constitucionalidade e princpio da legalidade. Nascimento (1997:231) ensina que, pelo princpio da constitucionalidade, todas as normas inferiores devem estar em conformidade com a Constituio Federal. E o princpio da legalidade determina que os atos executivos e judiciais devam estar em conformidade com a lei, enquanto estas devam subordinar-se entre si. Segundo a lio de Delgado (1998:171), a hierarquia prpria s fontes normativas componentes do Direito Comum rgida e inflexvel: nada agride a Constituio e, abaixo dela, nada agride a lei. Desse modo, quando uma norma inferior contraria disposio de norma superior, verifica-se uma antinomia, devendo, portanto, concluir-se pela inaplicabilidade da norma inferior por ferir o ordenamento jurdico de distribuio hierrquica das normas. o caso, por exemplo, de regulamentos que autorizam as instituies financeiras cobrana de juros acima de 12% (doze por cento) ao ano. Essa norma agride expressa disposio de norma que lhe superior, qual a seja Constituio Federal, a qual, em seu Art. 192, 3, 2 probe cobrana de juros acima de doze por cento ao ano. Assim, e de acordo com os doutrinadores j mencionados, podese concluir que existe uma hierarquia entre as normas, que podem ser assim escalonadas: Norma fundamental; Constituio Federal; Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinria, Lei Delegada, Medida Provisria, Decreto Legislativo e Resoluo); Decretos Regulamentadores do Poder Executivo; Outros diplomas dotados de menor extenso de eficcia e mais tnue intensidade normativa.

Constituio Federal, Art. 192, 3 As taxas de juros reais, nelas includas comisses e quaisquer outras remuneraes direta ou indiretamente referidas concesso de crdito, no podero ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrana acima desse limite ser conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determinar.

3- Hierarquia das normas no direito do trabalho Conquanto rgidos os critrios de escalonamento hierrquico das normas formadoras do direito comum, o mesmo no ocorre no direito do trabalho, apesar de aqui tambm se verificar uma disposio das normas trabalhistas em uma pirmide demonstrativa das normas superiores s inferiores . De acordo com Maranho (2000:158) as fontes formais do Direito do Trabalho so: a Constituio, a Lei, o Regulamento, a Sentena Normativa da Justia do Trabalho, a Conveno Coletiva de Trabalho e o Costume. Podem-se acrescentar ao rol os Contratos de Trabalho, Acordos Coletivos e os Tratados e Convenes Internacionais. Porm, em se tratando de direito do trabalho, ante a regulamentao da matria, essencialmente por princpios consagrados pela ordem jurdica, visando proteger o hipossuficiente econmico na relao de emprego, verifica-se uma certa flexibilidade hierrquica das normas de direito laboral. No direito do trabalho os princpios constituem o fundamento do ordenamento jurdico. Dentre os principais princpios informadores do direito do trabalho pode-se elencar princpio da irrenunciabilidade dos direitos, princpio da continuidade da relao de emprego, princpio da primazia da realidade, princpio da razoabilidade, princpio da boa-f e princpio protetor. 3.1 - Princpio da irrenunciabilidade dos direitos Os direitos trabalhistas so indisponveis, ou seja, tm carter cogente e imperativo, devem ser, obrigatoriamente, observados, pois h uma limitao, a autonomia de vontade. Sempre que houver renncia a direito trabalhista legalmente garantido, haver uma presuno de vcio de consentimento na transao. Assim, no contrato de trabalho, qualquer renncia a direito presumidamente invlida. 3.2 - Princpio da continuidade da relao de emprego A relao de emprego deve sempre ser preservada no sentido de lhe garantir a mais longa durao possvel. Esse princpio que d sustentculo ao instituto jurdico da estabilidade no emprego. 3.3 - Princpio da primazia da realidade A realidade dos fatos deve prevalecer quando houver divergncia sobre a verdade formal documentada nos autos e nos acordos. 3.4 - Princpio da razoabilidade Nas relaes de trabalho deve-se proceder de acordo com a razo, de modo que no se estipule ao trabalhador prestao de servio de forma desproporcional sua possibilidade pessoal.

3.5 - Princpio da boa-f O que foi avenado deve ser cumprido pelos contratantes, de maneira a no ser admitida que algum deles se utilize de artifcio ardil em desfavor do outro. 3.6 - Princpio Protetor Pode ser subdividido em trs regras: 3.6.1 - In dubio pro operrio No caso de dvida sobre o alcance da norma trabalhista, esta deve ser interpretada de maneira a trazer o maior benefcio possvel ao trabalhador. uma regra de interpretao da norma. 3.6.2 - Regra da condio mais benfica O trabalho deve ser prestado observando-se as condies concretas de trabalho criadas pelo empregador, mantendo-se sempre o status anterior. 3.6.3 - Regra da aplicao da norma mais favorvel. Dentre as vrias normas regulamentadoras da relao de trabalho, deve-se aplicar sempre a norma que mais favorea o empregado. Assim, verifica-se que, em matria trabalhista, a norma hierarquicamente superior ser sempre aquele mais favorvel ao trabalhador. Assim, pode-se afirmar que no Direito do Trabalho predominam os princpios informativos supra mencionados, os quais visam assegurar maior amparo ao trabalhador, parte mais fraca na relao de emprego, com vistas em que se atinja a igualdade substantcial, visando equiparar as partes desiguais de modo a dar-lhes tratamento isonmico, igualando os iguais e tratando com desigualdade os desiguais, na exata medida em que se desigualam. Para nosso estudo interessa, principalmente, o Princpio protetor e a regra da norma mais favorvel, segundo a qual, existindo mais de uma norma regulamentando uma mesma situao jurdica laboral, deve-se aplicar a norma mais favorvel ao trabalhador. De acordo com Amaral (s/d), a aplicao do princpio da proteo no mbito do Direito do Trabalho, no reflete quebra da isonomia dos contratantes, mas, traduz-se em perfeita aplicao da igualdade substancial das partes, j que no basta a igualdade jurdica para assegurar a paridade das partes, seja nas relaes de direito material seja nas relaes de direito processual. Nascimento (1997 : 238) ensina que, na pirmide normativa da hierarquia das normas jurdicas trabalhistas, o vrtice aponta para a norma que

assegurar a melhor condio para o trabalhador, segundo uma dinmica que no coincide com a distribuio esttica de leis em graus de hierarquia, do direito comum. Do mesmo modo, Delgado (2002 : 173) leciona que O vrtice da pirmide normativa, varivel e mutvel no ser a Constituio Federal ou a lei federal necessariamente, mas a norma mais favorvel ao trabalhador. O Estado legislador dita um mnimo de regras a serem observadas nas relaes de emprego. No podem as partes, ou qualquer outro ato normativo inferior, estabelecer regras trabalhistas abaixo do mnimo fixado pela norma superior. Porm, a norma inferior pode, perfeitamente garantir mais direitos ao trabalhador, do que aquele fixado pelo norma superior, como mnimo a ser observado. Mais uma vez se recorre s lies de Maranho (2000 : 171):
Praticamente todas as normas legais em matria de trabalho so cogentes, imperativas. Mas sua inderrogabilidade pela vontade das partes, ou por outra fonte do direito, h de ser entendida sem perder de vista que elas traduzem um mnimo de garantias, que no pode ser negado, mas que pode, sem dvida, ser ultrapassado: a derrogao de tais normas admitida num sentido favorvel aos trabalhadores.

Desse modo, pode-se afirmar que, no Direito do Trabalho, a norma hierarquicamente superior ser sempre aquela mais favorvel ao trabalhador. Porm, na verificao da norma mais favorvel, deve-se levar em considerao as normas em seu conjunto ou toma-se de cada norma a parte que seja mais favorvel ao trabalhador? Delgado (2002 : 177) apresenta duas teorias que elucidam a questo: a) teoria da acumulao; b) teoria do conglobamento. De acordo com a teoria da acumulao deve-se extrair de cada norma as disposies mais favorveis aos trabalhador, de modo a obter-se um somatrio das vantagens extradas das diferentes normas. Essa teoria no toma o todo como um conjunto, mas cada uma das partes de um texto normativo como coisas separveis. A teoria do conglobamento afirma que as normas devem ser consideradas em seu conjunto, de modo que no haja qualquer diviso do texto legal. Segundo a teoria em estudo, na verificao da norma mais favorvel no poder haver decomposio da norma, de forma a aplicarem-se, simultaneamente, estatutos diferentes. Amaral (s/d) afirma que neste tema a doutrina e a jurisprudncia titubeiam, havendo uma certa predominncia da teoria do conglobamento. Vrios so os julgados dos tribunais ptrio decidindo nesse sentido3.

TST - RR n 214.745 - 5 T - Ac. n 903/97 - Rel. Min. Armando de Brito - DJU 18.04.97; TRT - 5 R. - RO 008.95.1827-50 - Ac. 1 T. 1.893/97 - Rel. Juiz Roberto Pessoa - DJBA 20/03/97; TRT - 15R - RO n 20.906/96-0 - 5 T - Ac. 010760/98 - Rel. Juiz Lus Carlos Cndido Martins Sotero da Silva - DOE 05.05.98; TRT - 10R - RO n 924/97 - Ac. 2 T - Rel. Juza Helosa Pinto Marques - J. 10.03.98 - DJ. 27.03.98.

Assim, de acordo com o entendimento dominante, a norma mais favorvel deve ser apurada seguindo-se a orientao da norma considerada no seu todo, ou seja, ante a teoria do conglobamento. Deve-se observar, ainda, que na verificao da norma mais favorvel, no se pode considerar o trabalhador individualmente, mas toda uma categoria. Desse modo, a norma mais favorvel no ser aquela benfica apenas ao trabalhador, considerado-se isoladamente, porm, os efeitos que as normas surtiro em todo a classe trabalhadora abrangida pela norma. Nesse sentido lapidar a lio de Delgado (2002 : 175): o parmetro para se proceder comparao da norma mais favorvel no ser o indivduo, tomado isoladamente, mas a coletividade interessada ou o trabalhador objetivamente considerado como membro de uma categoria ou segmento, inserido em um quadro de natureza global. Nascimento (1997 : 237) ensina que tomar como critrio o que melhor para o trabalhador individualmente considerado esbarra na casustica que acabaria por invalidar a autoridade de determinadas regras legais. Pode haver, porm, excees regra, pois devem-se valorizar, na verificao da normas mais favorvel, no s os aspectos econmicos, mas, tambm, a preservao da dignidade da pessoa humana. 4- Flexibilizao das normas trabalhistas Tramitava no Congresso Nacional o Projeto de Lei n 5.483/2001, de iniciativa da Presidncia da Repblica, visando flexibilizar as Normas Trabalhistas. O referido projeto de lei visava modificar a redao do artigo 618 da CLT que, se aprovado, ficaria assim redigido:
Art. 618. As condies de trabalhos ajustadas mediante acordo ou conveno coletiva prevalecem sobre o disposto na lei, desde que no contrariem a Constituio Federal, as leis n 6.321, de 14 de abril de 1976, e n 7.418, de 16 de dezembro de 1985; a legislao tributria, a previdncia e a relativa aos Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, bem como as normas de segurana e sade do trabalho.

Se esse projeto de lei fosse aprovado, implicaria, necessariamente, na alterao da regra para estabelecimento da hierarquizao normativa do direito do trabalho, posto que, assim, a norma superior no seria a norma mais favorvel ao trabalhador, mas a conveno coletiva, ressalvados os diplomas legais mencionados no dispositivo acima transcrito. Desse modo, mesmo que uma norma legal (excluda a Constituio Federal, as leis n 6.321, de 14 de abril de 1976, e n 7.418, de 16 de dezembro de 1985; a legislao tributria, a previdncia e a relativa aos Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, bem como as normas de segurana e sade do trabalho) venha a estabelecer, na relao de emprego, garantias acima daquele fixado num acordo ou conveno coletiva, dever-se-ia observar, como norma superior o acordo ou a conveno. Mas, em mensagem enviada ao Congresso Nacional por meio do Ofcio n 595/03 SF, o Presidente da Repblica pediu a retirada de tramitao

do projeto. A mensagem foi aprovada pelo Senado Federal na sesso do dia 30/04/2003. Porm, apesar de retirada do referido projeto de lei, da pauta do Congresso Nacional, no se pode concluir que o assunto esteja sepultado, pois s verificar nos noticirios, e se constatar que a reforma trabalhista, nela includa a flexibilizao das normas laborais, est presente na discusso poltica e legislativa nacional. 5- Concluso V-se, ento, que, enquanto no direito comum o sistema de escalonamento das normas esttico, fixando-se no vrtice da pirmide representativa do ordenamento jurdico, sempre a norma superior, verificada pelo processo formal de sua produo, no direito do trabalho, ser varivel. Assim, no direito do trabalho, segundo a hierarquia das normas, ser superior a norma que contiver maiores vantagens ao trabalhador. Desse modo, verifica-se uma flexibilizao hierrquica das normas, pois estar no pice da pirmide a norma que, para aquela situao em concreto, for mais favorvel ao empregado. Se a flexibilizao das relaes do trabalho for aprovada pelo Congresso Nacional, a construo normativa justrabalhista seria modificado estabelecendo-se um sistema hbrido de disposio hierrquica na medida em que, salvo a Constituio Federal e algumas outras leis infraconstitucionais, tornar-se-ia norma superior, em sede de relao jurdica trabalhista, o acordo e a conveno coletiva.

Referncias bibliogrficas AMARAL, Jlio Ricardo de Paula Limitaes aplicao do princpio da proteo do direito do trabalho. http://www.intelligentiajuridica.com.br/artigos/limitacoes6.html. Acessado em 31/03/2003. BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurdico. 10 ed. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1999. BRASIL. Cmara dos Deputados. Projeto de Lei n 5.483, de 2001. http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=33868. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. So Paulo: LTr, 2002.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 1997. RO, Vicente. O Direito e a Vida dos Direitos. 5 ed. So Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1999. MARANHO, Dlio et all. Instituies de direito do trabalho. Vol. 1. 19 ed. So Paulo: LTr, 2000.

S-ar putea să vă placă și