Sunteți pe pagina 1din 35

Reconhecimento dos benefcios sociais, psicolgicos e econmicos dos espaos urbanos abertos.

Avanos nas pesquisas sobre os espaos urbanos abertos e as prticas de design qualidade do ambiente pblico das cidades. Abordagem crtica do passado dos espaos urbanos abertos: falta de uso, vandalismo, instalaes obsoletas. Pesquisas de White (1980) contriburam para princpios de projetos, como a importncia de prover conforto nos espaos urbanos abertos.

A distino entre espao pblico e terrenos privados pertence ao campo do direito e segundo culturas e pocas assume formas jurdicas diferentes (PANERAI, 2006). O espao pblico compreende ruas e vielas, bulevares e avenidas, largos e praas, passeios e esplanadas, cais e pontes, rios, canais, margens e praias.

Tradicionais

Inovadores

Parques pblicos Playgrounds Calades Praas

Espaos abertos comunitrios Schoolyards Ruas Transit malls Farmersmarkets Town trails Espaos abertos vagos/pouco desenvolvidos Beira-mar Espaos informais

Orla de Diogo Lopes Macau/RN

Os ambientes centrais das cidades em particular, das concentraes metropolitanas - guardam um volumoso e profundo acmulo dos fatos que vm marcando de maneira mais significativa sua memria - a memria de sua evoluo - desde o tempo de suas fundaes at o estgio que sua urbanizao atingiu no presente. H neles uma riqueza concentrada de referncias culturais que expressam, de maneira muitas vezes bastante clara, os componentes que conformam a memria da cidade, do seu passado e tambm de seu presente. (CASTELLO, 2000, p.5)

Edifcios do gov. totalitrio de Salazar Grandes edifcios e ruas largas Sede de alguns centros do Universidade de Coimbra

Tradio Festa da latada - eventos acadmicos no espao pblico e nos edifcios Centro histrico continua vivo nos dias de hoje, inserido no contexto da vida contempornea, vinculado as tradies da populao.

Edificaes coladas umas as outras, ruas mais estreitas. Uso atual: comrcio e residncias Conflitos entre usos e preservao - porm o projetos para o desenvolvimento do centro passam pelo respeito do construdo e do cotidiano.

Uso noturno de algumas reas bastante vivo Problemas a serem resolvidos: fiao nas fachadas e regrar a circulao e estacionamento do automvel

Criao de novos valores - rea alagvel aproveitamento do potencial do rio e valorizao da paisagem Projeto importante para aumentar o vnculo da populao com o Rio Mondego e o centro histrico refora a identidade da cidade

Criao de enorme complexo Cultural Drago do Mar em Fortaleza Com o objetivo de revitalizao e inserir a cidade no contexto global Ruptura na malha urbana histrica e sem a preocupao com o estudo do cotidiano da rea termina gerando processo de gentrificao

Artista de rua contribuem para compor o pano de fundo do passeio Lojas, bares e restaurantes Espao de todos importante para o relacionamento dos indivduos

Identidade dos cidados - Relao com o rio - Espao diferenciado do traado da cidade O foco das intervenes em centros histricos no deve ser o turismo mas sim a populao, o cotidiano da cidade.

Ponto Sul Projeto Orla Braslia

Projeto Beira Rio Piracicaba

Projeto Beira Rio Piracicaba

Mapeamentos: Tecido urbano consolidado Tecido urbano no consolidado Espaos com densa cobertura vegetal Espaos vegetados com predominncia de forraes Espao livre de uso especfico Dunas e praias Corpos d'gua Dunas com densa cobertura vegetal Espaos livres de uso especfico com densa cobertura vegetal Tecido urbano com arborizao viria significativa Tecido urbano com boa distribuio de espaos livres

Propostas de intervenes em espaos pblicos mais recentes buscam a reaproximao do ambiente construdo com o ambiente natural. Algumas requalificaes urbanas objetivam mudar no s aspectos fsicos mas aspectos simblicos embutidos no espao.

Postura de manter a populao e realizar projetos que promovam a cultura, cidadania, acessibilidade, qualidade ambiental, dentre outros.

um espao possvel de dilogo enriquecedor, no sentido de transferncia de valores e informaes entre intercenrios. (SOCZKA, 2005)

Olinda carnaval na ruas do centro histrico manifestao cultural do povo interao entre a diversidade.

Internet velocidade informao

de

As redes sociais ampliaram as possibilidades de comunicao entre pessoas de qualquer parte do mundo.

De outro lado favoreceram a superficialidade da relaes entre as pessoas

Considerar a importncia dos espaos pblicos no ambiente urbano como lugar de interao entre as pessoas contribuindo para a criao de vnculos e para minimizar os problemas urbanos.
A complementaridade e sinergia entre ambiente construdo e espaos livres pblicos fundamental para a qualidade do ambiente urbano. A dimenso ambiental no est dissociada da dimenso urbana: o ser humano sujeito da proteo, numa relao biunvoca de usos e trocas sociais e ambientais. As permanentes avaliaes nos ambientes urbanos so fundamentais para que a evoluo e o redesenho destes espaos possam acompanhar a dinmica das cidades.

ALTMAN, I. E CHEMONS, M.. Living in Cities. In: Culture e Environment. Montrey, CA. Brooks/Core ,1980. CASTELLO, L. Revitalizao de reas centrais e a percepo dos elementos da memria. Preparado para a apresentao no encontro 2000 da Associao de Estudos Latino-Americanos. Miami, EUA. FRANCIS, Mark. Urban Open Spaces. In ZUBE, E.H. & MOORE, G.T.. Advances e Environment, Behavior and Design. New York. Plenum Press, 1987. JACOBS, J. Morte e Vida das Grandes Cidades. 2 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2009. LEFEBVRE, Henri . O direito a cidade. Traduo: Rubens Eduardo Frias. So Paulo: Centauro, 2001. PANERAI, Philipe. Anlise Urbana. Traduo de Francisco Leito. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2006. RAMIREZ, Baltazar Fernandes. El medio urbano. In: ARAGONES, Juan Igncio, AMERIGO, Maria (coors.). Psicologia Ambiental. Madrid: Pirmide, 2010. SOCZKA, L. (org.). Viver na Cidade. In: Contextos Humanos e Psicologia Ambiental. Lisboa: F.C.L., 2005.

S-ar putea să vă placă și