Sunteți pe pagina 1din 28

Apocalipse de Joo

Estudos para escola bblica

Escrito por Ronaldo Pontes Moura Em setembro de 2012.

Advertncias: muitas partes do contedo deste estudo foram copiadas ou adaptadas do Comentrio Bblico Africano, os leitores no devem estranhar se, ao ler, descobrirem partes familiares do texto. No se trata de um plgio, apenas as citaes no foram inseridas dentro de metodologias cientficas, para no ocupar mais espao no texto. Ainda que muitas pessoas usem diversas tradues bblicas, os textos aqui citados tomaram por base ass verses mais tradicionais da bblia, essa escolha foi feita para facilitar a compreenso dada atravs dos comentrios bblicos utilizados. Bibliografia de apoio: ADEYEMO, Tokunboh (Editor Geral). Comentrio Bblico Africano. So Paulo: Mundo Cristo, 2010. BUCKLAND & WILLIAMS. Dicionrio bblico universal. 4 Ed. So Paulo: Vida, 2007. THOPSON, Frank Charles. Bblia de referncia Thopson. So Paulo: Vida, 1997. URL: Bblia online: <www.bibliaonline.com.br>

Esses estudos esto livres de qualquer direito autorial. No entanto, dadas as condies da advertncia acima, informamos que a venda desse material pode provocar algum tipo de pleito por direitos autorais da Editora Vida ou da Mundo Cristo. O material foi escrito para ser distribudo gratuitamente, pedimos a gentileza de, ao faz-lo, citar a autoria, pois o esforo para desenvolver um material assim, mesmo que seja julgado de qualidade inferior, merece ser respeitado. Esta no uma obra de fico.

Lio 1: Contextualizando
O Apocalipse de Joo , talvez, o livro mais polmico e desafiador da bblia. Sua linguagem e contedo, desafiam os intrpretes e comentaristas a entender o propsito dessa escritura. Qual a razo de escrever profecias que no possam ser interpretadas claramente? Ser que os cristos daquela poca possuam a chave criptogrfica para compreender o significado do que foi escrito? Se existia essa chave, onde se perdeu e onde ser possvel encontr-la? Provavelmente essas perguntas s sero respondidas no cu. perseguidos com mais rigor e exilados pelos romanos em dois momentos da histria do primeiro sculo, no reinado de Nero (54 a 68 d.C.) e no reinado de Domiciano (81 a 96 d.C). Supe-se, ento que Apocalipse foi escrito em um desses perodos.

Autoria
A autoria do livro aceita por muitos como do apstolo Joo. Tanto pela sua apresentao direta no incio e final do livro (1:1, 4, 9; 22:8) quanto pelas coincidncias com o evangelho de Joo, conforme podemos listar a seguir: a. Aplicao do ttulo Verbo de Deus (19:13), que s usado no evangelho de Joo (Jo 1:1) e em I Jo 1:1. b. O tratamento dado a Jesus como Cordeiro de Deus ocorre 25 vezes em apocalipse e tambm em I Jo 29:36. c. A expresso os que o traspassaram (1:7) s ocorre em Jo 19:37. Esses so detalhes que apontam para o mesmo autor. Ainda assim, alguns estudiosos tratam com cautela a questo da autoria, por causa do estilo completamente diferente de narrativa, o uso de simbolismos e a caracterstica proftica do livro.

Lugar
A ilha de Patmos uma pequena ilha rochosa no mar Egeu, situada a sudoeste de feso. Por suas caractersticas geogrficas, foi utilizada pelos imperadores romanos como uma deteno para prisioneiros de guerra e outros exilados.

Simbologia
Os nmeros possuem grande representatividade nesse livro, mesmo que os estudiosos no saibam se devem interpret-los de forma literal ou simblica. Do significado dos nmeros, no entanto, pode-se compreender que: a. O nmero sete representa inteireza, integridade, algo que est completo ou perfeito: sete igrejas, trombetas, selos, taas. b. O nmero quatro representa as coisas materiais ou terrenas: cantos da terra, ventos, seres viventes. c. O nmero doze representa o sacerdcio, o apostolado ou as doze tribos de Israel: doze ancios, doze portas da cidade santa. d. O nmero mil pode representar algo muito grande, mas no necessariamente exato. Outros tipos de imagens trazidas pelo livro so as simblicas, como candeeiros, oliveiras, estrelas, cavaleiros, grandes cidades, drago.

Ttulo
O nome Apocalipse significa revelao, ou o livro da revelao. Alis essa tambm uma questo que diferencia esse escrito dos demais da mesma poca. As outras cartas de Paulo, Joo e Pedro comeam com uma saudao, uma apresentao do autor. Apocalipse comea com a expresso Revelao de Jesus Cristo, como sendo o ttulo de um livro.

Data
Sobre a data, existe uma dvida com relao ao perodo em que foi escrito. O autor afirma ter escrito o livro durante o tempo em que passou exilado na ilha de Patmos, mas os cristos foram

Lio 1: Contextualizando

No contexto da leitura Joo aparece como um homem no meio de algo grandioso e incompreensvel. Mas o livro traz uma mensagem de estmulo, para que os cristos permaneam firmes, mesmo sofrendo perseguies (Ap 22:620).

Interpretaes
Sobre a forma de compreender o contedo e a mensagem, existem basicamente quatro correntes de estudo: a. A interpretao pretrita: que acredita que as profecias do Apocalipse j se cumpriram; b. A histrica: que v os eventos narrados como sendo descries simblicas da histria da humanidade; c. A futurista: que defende que o livro trata de questes que ainda esto por ocorrer. d. A ecltica, ou idealista: que olha para os princpios espirituais do livro. Para essa escola existem trs classes de passagens no Apocalipse: as que so misteriosas, mas contm elementos da verdade; as que so ocultas, portanto de interpretao intil; as que so muito claras em seu ensino espiritual. A maioria dos intrpretes, no entanto, acredita que as mesmas profecias tinham carter de revelar coisas prximas e fatos de um futuro distante, ao mesmo tempo.

criao do Sol em Gn 1:16, um lugar que no vai precisar de Sol (Ap 21:23); b. entrada do pecado no mundo (Gn 3:1-7), no haver pecado no cu (Ap 21:27); c. proclamao da maldio (Gn 3:8-24)), tambm no haver maldio (Ap 22:3); d. triunfo de Satans (Gn 3:23), mas ele ser vencido (Ap 20:10); e. fechamento do acesso rvore da vida (Gn 3:24), retorno do acesso mesma rvore (Ap 22:2). Apesar de Joo narrar suas vises e o que lhe aconteceu desde Patmos, a principal figura do livro o Cordeiro. Ele comanda a celebrao, organiza, ordena, recebe louvores e glrias. Todo o livro aponta para o triunfo de Jesus e a glria recebida por aqueles que lhe foram fieis.

a.

Outros apocalipses
A bblia apresenta diversos textos, alm do apocalipse de Joo, representativos do estilo apocalptico. Por exemplo: Is 24 a 27; Ez 1; Ez 40 a 48; Zc 9 a 14; Mt 24; Mc 13 e Lc 21.

Lies para hoje


impressionante a marca deixada por esse escrito. Mesmo contendo grande parte misteriosa para o leitor, o livro de apocalipse consegue manter duas caractersticas importantes: encaixa-se perfeitamente nos demais escritos bblicos, tanto do novo quanto do antigo testamento; provoca reaes bem distintas em seus leitores, que podem sentir-se confortados ou incomodados pela percepo de que o Criador encerrar nossa jornada nesta terra, julgar as naes e reaver o poder. Existem eixos lgicos de orientao e conforto igreja, como nas cartas s sete igrejas, da mesma forma que uma reafirmao do poder de Deus, que sobrepe as formas do seu inimigo. A leitura de Apocalipse leva o leitor a uma reviso de si mesmo e dos fatores que precisam ser mudados em sua vida.

Curiosidades
Como curiosidades podemos destacar que o nico livro que contm uma promessa especial para os leitores obedientes (1:3) e, ao mesmo tempo, uma maldio para os que alterarem o seu contedo (22:18-19). Outra curiosidade que o nmero sete domina o livro, passando ideia ao leitor que essa narrativa completava toda a escritura, ou a mensagem que o Senhor desejou passar aos santos. A terceira que o livro contrasta especialmente com Gnesis, especialmente nos temas:

Lio 1: Contextualizando

Lio 2: A introduo
A carta tem incio de uma forma bem diferente das demais. Joo evoca desde a primeira frase a autoridade de Jesus e a autoria de Deus sobre o que ser escrito em seguida: revelao de Jesus Cristo, que Deus lhe deu. (1:1). Em suas trs epstolas Joo apresenta o contedo como vindo de si mesmo, apenas nesta ele declara a autoridade de Jesus sobre o que ser lido (I Jo 1:3; II Jo 1:1; II Jo 1). Mas ainda existe uma outra particularidade, o prprio Joo foi levado a ver, ouvir e interagir com essa revelao, de uma forma ativa, pelo que pde descrever com maior propriedade tudo o que era para ser revelado.

O ttulo
A existncia de um ttulo no livro de Apocalipse pode apontar para a poca em que foi escrito. At aproximadamente 150 d.C os escritos eram apresentados em folhas de papiro ou pergaminho costuradas juntas, lado a lado e depois enroladas. Por volta de 150 surgiram os cdices, que eram encadernaes parecidas com as dos livros atuais. E nesses era inserido um ttulo. Mas Joo no teria vivido tanto, ento supe-se que os escritos tenham sido distribudos entre as igrejas nesse formato ainda antes de 150 e assim tenham chegado at ns hoje.

O propsito
O versculo 3 traz bem-aventuranas para os que lem e para os que ouvem sobre essas profecias, porque elas serviro de consolo ao povo de Deus, medida que se aproxima o fim. So palavras de alento, que confortam os santos em meio ao sofirmento e perseguio. necessrio lembrar que no primeiro sculo Israel ainda era escrava de Roma, oprimida pelos seus governantes e que o cristianismo era perseguido pelos judeus. Por um bom tempo os cristo se beneficiaram da proximidade com o judasmo, pois o imprio romano no perseguia os judeus. Mas medida que foi ficando claro para os governantes que cristianismo e judasmo eram coisas diferentes, iniciou-se uma perseguio de Roma contra os cristos. Nos sculos seguintes muitas atrocidades foram cometidas, muitos cristos foram mortos, jogados aos lees, humilhados, afogados, escravizados de maneira cruel. Para esse povo sofredor seria necessrio dar uma palavra de conforto, mostrando que esse tempo de afllio era passageiro e que logo a salvao se completaria para aqueles que resistissem at o fim.

Jesus mediador
A revelao de Jesus Cristo, foi-lhe dada por Deus (1:1) e remetida a Joo pelo seu anjo. O primeiro versculo demonstra existir uma cadeia de comando, conforme se v em outros textos, que anunciam a Jesus como mediador entre Deus e os homens (At 4:12; I Tm 2:5; Hb 8:6; 9:15 e 12:24). Muita confuso se faz hoje com relao a isso, embora esteja claro na Palavra a forma como Deus estabeleceu sua comunicao entre os homens. Nossa orao deve ser dirigida ao Pai, em nome de Jesus e ela ser automaticamente interpretada pelos Esprito Santo.(Jo 11:22; Rm 8). Da mesma forma, porm, Jesus se apresenta aos homens como um emissrio de Deus (Jo 12:49). Mesmo ele sendo Deus, coloca-se diante dos homens como algum que faz a lligao entre Deus e os homens, com obedincia e sujeio ao Pai.

Destinatrio
A carta destinada s sete igrejas que esto na sia. So igrejas reais. Nas bem-aventuranas

Lio 2: A introduo

do versculo 3, ele destaca a importncia da leitura desse texto diante da congregao. As cartas eram lidas por uma pessoa, para toda a congregao, assim como se fazia com a Tor (que conhecemos hoje como o Antigo Testamento) e interpretadas pelo leitor. A saudao dividida em trs partes: a. Os cumprimentos pessoais: Joo, s sete igrejas que se encontram na isa; b. Uma bno: graa e paz; c. Uma orao (doxologia): quele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele seja glria e poder para todo o sempre. Amm.

da viso de Deus. Agora o apstolo vai alm, falando de um sacrifcio que retira o nosso pecado de ns.

O anncio da vinda
Os versos 7 e 8 anunciam a vinda do Salvador: ele vem com as nuvens e todo o olho o ver, at mesmo os que o trapassaram. uma mensagem de vitria a todos aqueles que sofreram e foram perseguidos por amor a Cristo: o dia est chegando! Essa mensagem de alegria capaz de aliviar o corao mais pesado. De alentar o corao sofredor. Jesus, ento, se apresenta como o Alfa e o mega, princpio e fim, o Todo-poderoso. A figura desse Jesus que se declara dessa forma, contrasta em muito com a de Jesus perante Pilatos, que calou-se quando podia se anunciar. Agora Jesus se apresenta como aquele que tem o controle sobre todas as coisas, que detem o poder, a majestade, a honra e a glria, para todo o sempre.

Graa e paz
Ainda que estejamos acostumados a traduzir a palavra graa apenas como favor imerecido, a expresso aqui adquire um contedo um pouco mais pessoal. Paulo e Joo combinam nessa saudao a palavra grega graa e o termo hebraico paz. Conferindo um significado de nimo. Graa, para os gregos, correspondia ao amor atuante em condies adversas e derivado do termo grego que se traduz por animar. Paz, shalom ou salaam, tambm um termo usado como sinnimo de salvao. Essa expresso, ento, pode ser traduzida assim: animem-se, Deus est no controle, ele salvar o seu povo do sofrimento. A trindade a fonte dessa certeza, por isso ele ressalta que a saudao da parte de Deus (eterno: que era, que e que h de vir); do Esprito perfeito, representado pelo termo sete espritos; e de Cristo, o primeiro que morreu.

Lies para nossos dias


A bblia tem contedo e beleza indescritveis. A imagem que projeta de Deus, do seu cuidado e amor por ns realmente consoladora e reconfortante. Saber que o nosso Deus nos chama pelo nome, que se apresenta a ns, que envia emissrios para confortar o seu povo e nos trazer imagens do que est por vir, maravilhoso. Embora o escrito de apocalipse seja muitas vezes apresentado em linguagem e figuras que no podem ser facilmente compreendidas, o simples fato dele ter sido escrito, nos remete ao amor de Deus, que vitorioso e que nos torna reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai (v. 6). Devemos viver nessa confiana e alegria, buscando ser dignos desse amor e do chamado de nosso Senhor. Devemos pensar seriamente nessa beleza e na grande multido que ainda vive longe dessa graa e da paz de Cristo.

Purificao
Ainda no v.5, Joo apresenta a morte sacrificial de Jesus, como o sacrifcio de um cordeiro, pela prtica judaica. Esse sacrifcio nos lavou de nossos pecados. No Antigo Testamento, no entanto, o sacrifcio era visto como um rito para cobrir nosso pecado

Lio 2: A introduo

Lio 3: A primeira viso


O Comentrio Bblico Africano, assim como a chave-bblica contida na bblia Thompson, consideram o texto contivo entre 1:9 e 3:22 como um bloco nico, ao qual chamam de primeiro ato, ou primeira viso. A viso apresenta primeiramente o Cristo glorificado, que se mostra ao apstolo e distribui a sua tarefa que escrever o que est sendo revelado.

Carta s igrejas A viso do Messias


O cenrio apresenta elementos do culto, conforme se apresenta no Antigo Testamento: vestes talares e cinto de ouro (v.13), sete candeeiros (v.16). Os sete candeeiros representam o candelabro de sete hastes, comum no santurio e indica que o povo de Deus habitao do Pai aqui na terra (Ef 2:19-22) e a luz do mundo (Mt 5:14-16). A presena de Joo nessa viso, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus (v.9) aproxima o leitor do narrador, especialmente sob trs aspectos: na aflio, no reino e na perseverana em Jesus. uma forma de dizer que aquele que anda com Cristo ser recompensado com a viso futura do que narrado nesse momento. A voz que se apresenta a Joo , provavelmente, a voz de um anjo (v.11), porque Jesus se apresentar novamente no verso 17. A instruo que Joo escreva s sete igrejas, na compreenso do nmero sete, a todas as igrejas. Jesus se apresenta como o Cristo ressurreto (v.18) e revela o significado das sete estrelas e dos sete candeeiros: os anjos, ou lderes e as igrejas. O fato das cartas serem escritas aos pastores atrai a responsabilidade desses para a integridade e a cobrana que ser feita a eles pela qualidade espiritual de seu rebanho. Cabe ao pastor essa misso, cabe igreja a submisso. Outra revelao importante da fala de Jesus de que vive para sempre e possui as chaves da morte e do inferno (v.18). Um aspecto subentendido para nossos tempos a respeito da organizao de igrejas a estrutura apresentada no Novo Testamento. As igrejas so autnomas em sua conduta, so locais em sua administrao, comunicam-se entre si e compartilham abertamente suas vitrias e derrotas. Essa estrutura autnoma tem como vantagem o fato de que uma igreja pode aprender com os erros da outra, uma pode exortar a outra, elas podem edificar-se mutuamente. No h um isolamento, como se observa em nossos tempos, mas tambm no h uma estrutura hierrquica, como defendem algumas denominaes. Essas igrejas no mundo fsico representavam lugares reais, situadas em um caminho natural antigo que comeava em feso e terminava em Laodiceia. Sa escritas, portanto, como se o Cristo estivesse fazendo uma viagem e visitando cada uma delas em sequncia. A estrutura das cartas parecida para todas: um elogio (exceto para Laodiceia), uma repreenso, uma exortao e uma promessa ao vencedor.

Carta igreja em feso


O elogio: trabalho, perseverana e intolerncia aos maus. uma igreja que pe prova os que se dizem apstolos, mas que so mentirosos (2:2). Essa igreja envolvida e comprometida desenvolve um trabalho srio, com zelo pela palavra de Deus. A repreenso: deixou o primeiro amor (v.4). No incomum que isso ocorra. O excesso de

Lio 3: A primeira viso

trabalho, a busca pela perfeio, a criao de sistemas rgidos, pode, muitas vezes, criar barreiras para o desenvolvimento espiritual, para o louvor sincero, para a contrio e a pureza. A igreja deve cuidar para que sua organizao e prudncia no impeam a manifestao livre e poderosa do Esprito de Deus. Mas se isso acontecer A exortao: lembra-te de onde caste, arrepende-te e pratica as primeiras obras. Devemos ter humildade como indivduos e como igreja para nos arrependermos e buscarmos o retorno para os caminhos do Senhor. Devemos buscar o reino e a justia (Mt 6:33) em primeiro lugar, deixando o trabalho e os sistemas para segundo plano. A repreenso: se no houver arrependimento, Cristo remover o candeeiro, ou seja, a igreja. lamentvel ver quantos pastores tem ficado sem igreja, quantas igrejas sem pastor. No nos cabe julgar o motivo do que acontece indivudalmente em nossos dias, mas certo que a igreja que perde o seu primeiro amor, termina por comprometer sua relao com o pastor, e viceversa. A promessa: comer da rvore da vida (v.7). A vida eterna concedida ao que permanecer firme e resgatar o seu primeiro amor.

Como promessa Jesus garante que a fidelidade dos santos garantir a coroa da vida, ou seja, o prmio do corredor.

Carta igreja de Prgamo


Prgamo era considerada a primeira cidade da sia. Nela foi fabricado pela primeira vez o pergaminho, que utilizava peles de animais para a escrita. Na cidade de Prgamo a idolatria era muito forte, era para os gregos a cidade de Jpiter. Para Prgamos Cristo se apresenta como possuidor da espada afiada de dois gumes (2.12). Dadas as caractersticas de idolatria, Cristo afirma que a igreja estava habitando no lugar onde se encontrava o trono de Satans (v.13). Mesmo assim a igreja mantinha vivo o nome de Cristo e no negou a sua f. No entanto, havia entre eles alguns adoradores de outros deuses, provavelmente de Afrodite, que eram conhecidos como seguidores de Balao. Assim como seguidores dos nicolatas. A ordem para que a igreja e o seu anjo se arrependam, para no serem castigados. Para os vencedores Cristo promete um novo nome (v.17) em uma pedra branca, deixando claro que o passado ser apagado de suas vidas.

Lies para nossos dias


Existe uma grande variedade de pecados e muitas formas de desagradar a Deus. Mas o que Ele pede para que sejamos dignos do seu nome simples, mesmo que difcil de fazer: a. Manter aceso o amor por Cristo; b. Arrependimento dos pecados; c. Deixar de lado a idolatria; d. Buscar seguir fielmente o evangelho que foi anunciado. Outra lio importante, que deve tocar nosso corao, o fato de que a cobrana de Deus sobre o indivduo, mas tambm sobre a igreja. No podemos nos eximir de ajudar nossos irmos, de estender as mos, de apoi-los na luta contra o pecado, muito menos de pedir o seu auxlio para essa batalha.

Carta igreja em Esmirna


Tribulao e pobreza so a marca dessa igreja perseguida. Esmirna era uma cidade distante cerca de 50Km de feso, hoje conhecida como Izmir. A cidade era prspera, a regio era de grande movimentao comercial. No entanto, a igreja estava materialmente fragilizada. Por isso a carta ressalta a sua riqueza espiritual (v.9). interessante que para essa igreja Cristo se apresenta como aquele que foi morto e reviveu (v.8), dando conforto aos santos de que sua tribulao passageira. Ainda assim, a carta adverte que a igreja sofrer ainda mais, que haver provao e que alguns sero encarcerados.

Lio 3: A primeira viso

Lio 4: Tiatira, Sardes, Filadfia e Laodiceia


As quatro ltimas cartas s igrejas da sia encerram a primeira viso do livro de Apocalipse. Os ensinamentos ali contidos servem de base para a boa conduta dos cristos do Sculo XXI. Os temas so espirituais e as exigncias de Deus ainda no mudaram. achar-se novamente, pois suas obras so imperfeitas diante de Deus. A essa igreja Cristo recomenda a vigilncia (v.2). uma igreja que parece ter esquecido os ensinamentos do Senhor, por isso chamada memria, deve lembrar-se de seu salvador e Senhor. Essa igreja que um dia foi alcanada pela palavra da verdade ser assaltada quando menos esperar, pelo prprio Cristo, caso no se torne vigilante. Mas ao vencedor sero dadas vestes brancas (v.5) e a permanncia eterna com o Senhor. Alm disso, ter o seu nome confessado diante do Pai. Uma das grandes dificuldades dos seres humanos est em contrariar o caminho seguido pela maioria. Quando estamos em uma igreja desanimada, tendemos a desanimar tambm. Quando nossa congregao no vigilante, tendemos a relaxar junto com ela. A carta igreja de Sardes, no entanto, nos alerta para a responsabilidade individual que temos diante do Senhor. Nossa igreja pode ser pouco vigilante, pode estar desanimada ou ter-se esquecido dos ensinos do Senhor, mas devemos permanecer firmes, procurando ajud-la a voltar ao seu caminho. Essa tarefa de nimo tambm foi dada aos cristos.

Tiatira
A cidade de Tiatira no era como feso, Esmirna e Prgamo. Apesar de ter uma relevncia comercial, esta cidade no possua a mesma influncia poltica das anteriores. Era a cidade natal de Ldia, a vendedora de prpura citada em Atos 16:14. Cristo se apresenta a essa igreja pelos seus olhos de fogo e ps de bronze, ou seja, como aquele que tem autoridade e poder sobre as naes (2:18). A igreja de Tiatira conhecida pelo amor, a f, o servio e a perseverana (2:19). Ao mesmo tempo uma igreja que tolera Jezabel em seu meio. As caractersticas dessa liderana paralela so a infidelidade para com os ensinamentos de Deus, a insero de ensinamentos satnicos, a idolatria e a prostituio (v.20 e 24). Caso a igreja se recuse ao arrependimento, Cristo a entregar prostituio e sero julgados de acordo com essas obras. Aos vencedores prometida a autoridade sobre as naes, ou seja, o reinar com Cristo (v.26) e a estrela da manh (v.28).

Sardes
Sardes era outra cidade prspera, a cinquenta quilmetros ao sul de Tiatira. Era uma regio de comrcio de l e ovinos. A essa igreja Cristo se apresenta como possuidor dos sete espritos de Deus, que uma simbologia para o Esprito Santo, perfeito e integral de Deus. uma igreja fraca, que aparenta vigor, mas que est morta (3:1). uma igreja que precisa

Filadlfia
A cidade de Filadlfia situava-se a sudoeste de Sardes. No era uma cidade rica, pelo menos no tanto quanto as outras seis. O lugar era dedicado adorao de Dionsio, o deus grego do vinho. Era uma regio de solo vulcnico, que se aproveitava de sua condio geogrfica para o plantio de vinhedos.

Lio 4: Tiatira, Sardes, Filadfia e Laodiceia

Lio 4: Tiatira, Sardes, Filadfia e Laodiceia

igreja de Filadlfia Cristo se apresenta como o santo e verdadeiro (3:7), o que tem a chave de Davi, que abra e ningum fecha. Essa expresso final remete a Isaas 22:22, em que o profeta anuncia dar a chave de Davi a Eliaquim: Porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro e ele abrir e ningum fechar, e fechar e ningum abrir. () Nele ser pendurada toda a glria da casa de seu pai: os renovos e os descendentes (). (Isaas 22:20-25 com cortes). muito interessante ver como a profecia de Isaas est refletida em um tempo presente sua poca e no tempo futuro de Apocalipse. As obras conhecidas da igreja em Filadlfia so: a palavra guardada e o no negar o nome de Cristo. Existe uma porta aberta diante dessa igreja, que ningum poder fechar (v.8). uma declarao semelhante a feita a Ciro (Is 45:1). Essa porta de Filadlfia, no entanto, caracterizase como uma oportunidade para a pregao do evangelho. A igreja enfrentava muita oposio, por essa razo Deus anuncia que a igreja poder continuar firme, pois essa oposio no prevalecer contra ela. Essa oposio chamada aqui como sinagoga de Satans (3:9) e isso nos remete a mais uma verdade bblica, muita oposio igreja ocorre dentro das igrejas ou em coisas que imitam igrejas. Devemos ter muito cuidado com os enganos, com falsas mensagens e falsos mestres, pois eles podero enganar a muitos. A esses falsos mestres, Cristo promete que sero humilhados diante da igreja e que adoraro a Deus diante de Filadlfia (v.9). Essa igreja ser protegida durante a grande tribulao (v.10). Esse texto pode ser traduzido assim, mas tambm pode significar que essa igreja ser poupada da tribulao. Ao vencedor ser dado o privilgio de se tornar coluna no templo de Deus. Essa expresso pode significar um contraste com a adorao a Diana, onde se inscreviam os nomes de personalidades importantes em suas colunas.

Laodicia
A Laodicia Cristo se apresenta como o Amm e como o princpio da criao (v.14). Essa era uma igreja situada em uma regio muito rica. A cidade possua um hospital e uma escola de medicina. Havia ali muito orgulho pela riqueza. Um dos medicamentos produzidos naquela cidade era um unguento para curar os olhos, medicamento muito conhecido entre as naes, da a referncia em 3:18, para que a igreja compre colrio de Cristo. Essa igreja alertada para a verdadeira riqueza que se encontra no servio, no amor a Deus e na pregao do evangelho, algo que j fora descoberto pela igreja de Esmirna. A palavra a Laodiceia bastante dura (v.19), mas Deus concede ainda uma oportunidade para que essa igreja abra a porta (v.20), pois Ele est batendo. Ao vencedor ser dado o privilgio de sentarse no trono de Cristo.

Lies para nossos dias


Quando olhamos para essas igrejas descritas em Apocalipse muito fcil pensarmos em terceira pessoa: eles so fracos, impuros, ricos, pecadores, felizes, fieis. Mas temos que pensar em nossa prpria vida e adorao, em nossa comunho com Cristo, em nosso culto. O que temos plantado perante o Senhor digno do evangelo que nos foi anunciado? O que temos construdo realmente bom? Nossa fora est no Senhor, devemos depender dele para nos orientarmos neste mundo to confuso no qual vivemos. Outra lio que devemos aprender a da oportunidade. Cristo no est esperando o dia final para orientar sua igreja, ele o faz hoje e espera que estejamos unidos com Ele neste tempo presente. No dia final seremos apresentados diante do Senhor e nossas obras, boas e ms sero conhecidas, mas j ser tarde para corrigir. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas (Ap. 3:22).

Lio 5: Os sete selos


Aps as recomendaes s igrejas, Joo passa a ver coisas que ainda iriam acontecer (4:1). Uma viso de futuro que acontece em outro cenrio. Agora ele estava posto diante de um trono, onde havia algum sentado. Os captulos 4 a 8:1 contam uma nova histria. assim como anteriormente os sete candelabros (ver lio 2). Seguindo a linha de raciocnio sobre os nmeros em apocalipse, pode-se compreender que os quatro seres viventes representam o mundo material, porque assim so vistas as figuras em nmero de quatro. Por esse prisma, depreende-se que os seres descritos em 4:6-7, representam toda a criao e que os olhos por diante e por detrs, representam o conhecimento que Deus tem de tudo aquilo que criou, ou a sua oniscincia. Segundo o Comentrio Bblico Africano, h um ditado rabnico que diz que a mais poderosa das aves a guia, o mais poderoso dos animais domsticos o boi, o mais poderoso dos animais selvagens o leo e o mais poderoso de todos o homem. Nesse contexto pode-se deduzir que os quatro seres representam o que h de mais nobre e forte na criao viva de Deus. A viso dos quatro seres remete para Ezequiel 1:7, onde o profeta tambm v seres com esses rostos.

A descrio do cenrio (4:1-4)


A aparncia da pessoa entronizada era como de pedras de jaspe e sardnio e atrs dele um arco-ris. No se pode dizer hoje quais so exatamente essas pedras, pelas descries do jaspe, por exemplo, pode-se supor que seja o mesmo jaspe que se conhece hoje, ou at mesmo o quartzo e o diamante. J o sardnio era uma pedra vermelha e pode ser o que hoje chamamos de rubi. O sardio e o jaspe so a primeira e a ltima das doze pedras preciosas do peitoral do sumo sacerdote (Ex 28:17-21). O que remete para a figura de Melquisedeque (Hb 7:3) o sacerdote eterno que se apresentou a Abrao (Gn 14:18-24) e o abenoa, antes mesmo das doze tribos de Israel existirem. Outro aspecto importante desse texto que o santurio visto por Joo est aberto (4:1), numa clara referncia ao vu do santssimo lugar que se rasgou na morte de Cristo (Mc 15:38), dando a cada um de ns pleno acesso ao Pai.

Outros personagens (4:5-8)


Aceita-se facilmente que os vinte e quatro ancios representem o povo de Deus das duas alianas, guiados por doze tribos e doze apstolos. Mas possvel que os vinte e quatro representem as ordens de cantores levitas, nomeadas para adorar e louvar no templo (I Cr 25). Toda a figura aponta para a majestade de Deus. Havia diante do trono sete lmpadas ou tochas, que so os sete espritos de Deus (v.5),

O livro com sete selos (Ap 5)


Um grande suspense acontece no captulo 5, quando surge na mo daquele que est no centro um livro com sete selos (v.1). De repente um anjo brada com fora: quem digno de abrir o livro e de romper os selos? (v.2). Ento Joo chora copiosamente, porque ningum foi achado capaz de abrir os selos. importante notar a montagem desse drama at aqui: toda a criao representada, o Esprito perfeito de Deus, anjos, levitas, sacerdotes, apstolos, tudo o que h de mais puro e celestial, era de se esperar que algum pudesse ser achado digno de abrir os selos. Mas no h entre

1 0

Lio 5: Os sete selos

a criao de Deus, qualquer que seja capaz. Por isso o desespero de Joo. quando um ancio conforta o apstolo dizendo: no chores! Olha, o Leo da tribo de Jud, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e seus sete selos. (v.5). Mas quando o profeta procura um leo, o que encontra? Um cordeiro! Um cordeiro morto! Um cordeiro com sete chifres e sete olhos, que novamente representam o Esprito de Deus, s que dessa vez o Esprito que completou a sua obra sobre a terra (v.6). O contraste entre o poder e a submisso maravilhoso!

Os selos e as surpresas (Ap 6 e 8-10)


O primeiro selo trouxe um cavalo branco e um cavaleiro com um arco. A esse foi dado poder e ele veio vencendo e para vencer. Essa figura mais propriamente associada ao anticristo, pois veio lutar por lutar, guerrear para ser vitorioso. O segundo selo trazia um cavalo vermelho. Esse mal trazido ao mundo fez com que os homens matassem uns aos outros. O terceiro selo traz um cavalo preto, o mal chega atravs do comrcio. A comida s dada por dinheiro, acaba a misericrdia e a compaixo. Lembremos que a fome a principal fonte geradora de escravido no mundo. O quarto selo vem com um cavalo amarelo, cavalgado pela morte e pelo inferno. Uma morte sem salvao, uma morte triste e sem volta. Doenas, guerras, fome e terror tomam conta de um quarto da populao do mundo. O quinto selo no traz mais cavalos. Apresenta agora a alma daqueles que foram salvos, que se encontram impacientes por testemunharem tamanho sofrimento na terra. Esto protegidos sob o altar de Deus, recebem vestes brancas. Mas tiveram que continuar esperando at que todos os que estavam para ser salvos fossem alcanados. O sexto selo trouxe um grande cataclisma. O cu transtornado por um acontecimento to grandiosos e destruidor que os reis da terra foram se esconder em cavernas. O clamor para

que os montes caiam sobre eles semelhante ao que se l em Oseias 10:8. O stimo selo s vai aparecer no captulo 8. O captulo 7 um interldio, do qual se falar depois. O stimo selo provocou silncio no cu, por quase meia hora (8:1). Comea com a apresentao das oraes dos santos, postas diante do altar de Deus. Ento sete anjos tocaram sete trombetas e de l o que se v : saraiva (chuva de pedras) e fogo misturado com sangue; um monte em chamas lanado ao mar; uma estrela que caiu sobre os rios e as fontes; a destruio de um tero do sol e da lua; uma estrela que caiu na terra e abriu um poo do abismo; anjos foram soltos e mataram um tero dos homens. O que o stimo anjo fez, no foi permitido a Joo escrever (Ap. 10:4).

Lies para nossos dias


Coisas terrveis aontecem todos os dias e talvez todas elas j aconteam em cumprimento ao que est profetizado neste livro. Talvez esses acontecimentos ainda estejam por vir e ocorram todos de uma vez, como aparenta acontecer na profecia de Joo. O tempo nem sempre cronometrado na bblia. O fato que no nos cabe ir muito alm do que est escrito. Quando Apocalipse declara que o stimo selo, dentre outras coisas cumprir o mistrio de Deus (10:7), remete-nos para Cl 3:3 e 4:3. Quando Paulo diz conhecer um homem que h catorze anos foi arrebatado at o terceiro cu. (II Co 12:2), parece estar se referindo a Joo. Seu conhecimento sobre o mundo espiritual, descrito firme e sutilmente em suas epstolas parece evidenciar que conhecia toda essa viso das coisas por vir. Deus se manifesta aos homens no para nos assustar, nem para que tenhamos vantagens mundanas sobre os demais, mas ele se d a conhecer para que tenhamos segurana em depositar nosso amor e esperana naquele que em breve voltar.

1 1

Lio 5: Os sete selos

Lio 6: O interldio entre os selos


Entre o sexto e o stimo selos a narrativa interrompida. O suspense criado e a mudana de assunto, destacam aspectos importantes que devem ser observados antes que as catstrofes descritas no stimo selo tomassem toda a ateno do leitor. representa uma fonte de bno, do oriente que vem a luz da manh; o jardim do den ficava no oriente (Gn 2:8) e os magos vieram do Oriente para ver Jesus (Mt 2:1-2). O selo usado para marcar as testas dos servos de Deus, impede a sua destruio. Serve para proteg-los. O selo uma confirmao de posse. Quando um objeto selado, uma carta, por exemplo, significa que sua postagem j foi paga e que ela pode ser entregue ao seu destinatrio. O selo de Deus o Esprito (Ef 1:113). Cento e quarenta e quatro mil foram selados. Quem seriam eles? Na lgica numrica adotada neste estudo, cento e quarenta e quatro mil representam o nmero 12, multiplicado por 12.000, como se o texto falasse que todos os fiis de todos os tempos, estivessem sendo selados. Ou seria todo o povo de Israel? uma lgica razovel, considerando que no versculo 9 surge uma grande multido de todas as naes, tribos, povos e lnguas. Podemos deduzir que, de fato, os 144.000 representam Israel e o povo judeu de todos os tempos, sendo confirmado para o Senhor. Os versculos seguintes reforam a ideia, quando listam que foram selados doze mil de cada tribo de Israel. A grande multido que aparece em seguida, no verso 9, no pode ser contada. Pode-se supor, ento, que so os cristos de todas as naes e pocas, todos aqueles que creram inspirados pelo Esprito, at mesmo levados por sua conscincia (Rm 2:14-15), conforme a Lei que foi escrita em seus coraes. De alguma maneira, que no nos cabe julgar, essas pessoas foram salvas e estavam diante do

O povo de Deus ser selado


O nmero quatro ressurge com toda fora no incio do captulo 7. Quatro anjos. Quatro cantos da terra. Quatro ventos. Os anjos retm o vento, garantindo que nenhum mal acontea criao. Se voltarmos em Zacarias 6:1-5, veremos uma cena em que quatro cavalos de cores diferentes representam os quatro ventos do cu. Em Isaias 19:1, temos a vinda do Senhor cavalgando sobre as nuvens. Essa uma associao interessante, ventos e cavalos, que em Apocalipse pode representar que os quatro anjos esto protegendo a terra da ao dos quatro cavaleiros descritos nos quatro primeiros selos abertos pelo anjo. Mas em Zacarias os ventos representam o cu, submetido ao poder de Deus. J em Apocalipse, Joao se refere a eles como ventos da terra. Aqui eles tomam a caracterstica de agentes destruidores. Esse conceito tambm visto em Jeremias 4:11-12 e 49:36. Em resumo os anjos se posicionaram em pontos cardeais e retiveram o vento, a dvida se a posio seria de ataque ou de defesa. Pois esses anjos tinham o poder de destruir a terra e o mar. Quando se fala na bblia que algum tem o poder de fazer alguma coisa, em geral se est dizendo que tem a inteno tambm. Mas o quinto anjo, que subiu do lado direito, ou Leste, clamou para que eles no promovessem essa destruio.

O selo do Deus vivo


Esse anjo que surge no segundo versculo, tinha o selo de Deus. O lado do sol nascente

1 2

Lio 6: O interldio entre os selos

trono e do Cordeiro. Eles usavam trajes compridos e brancos e traziam palmas em suas mos. Eles se apresentaram com grande louvor e alegria.

Momento de louvor
Os anjos, os ancios e os quatro seres viventes se prostraram diante de Deus e o adoraram (v.11). H um refrigrio nesse momento, o leitor de Apocalipse que se prenda a essa cena capaz de esquecer todo o terror e destruio provocado pelos seis selos que foram abertos anteiormente. Deus est trazendo uma mensagem de conforto, dizendo a seu povo que haver grande destruio, muita morte e sofrimento, mas que aqueles que esto firmes no Senhor podem ficar tranquilos, pois o Deus Vivo est no controle, proteger o seu povo da angstia da destruio e no far acepo de pessoas. Tambm a festa se desenvolve no cu, com os seres espirituais manifestando a sua alegria, submisso e reconhecimento ao poderio maravilhoso do Deus vivo.

Esse momento de grande alegria, de xtase e louvor no pode ser contido por um protocolo diante do Senhor. Aqueles que sabem que so filhos adotados por Deus, louvam eternamente ao Senhor dos Exrcitos, em gratido pela salvao que lhes foi conferida. Podemos refletir seriamente sobre isso. Ser que somos capazes de nos ver no meio desta multido? Adorando espontaneamente o TodoPoderoso em gratido pelo que recebemos dEle?

Lies para nossos dias


Deus protege o seu povo. No devemos ter medo de seguir a Sua justia ou de atuar na obra do Senhor, porque ele honrar aqueles que so seus. Ele nos proteger e nos selar, deixandonos livres do pior na grande tribulao. Aqueles que choraram, sofreram e foram perseguidos e mortos por amor ao evangelho, agora esto sendo consolados e cuidados diretamente por Cristo. No somos chamados a conhecer e interpretar literalmente todos os significados de Apocalipse. Fomos libertos do pecado para esse momento, o dia do Senhor. O momento em que nos veremos face a face com Deus podendo manifestar a nossa alegria e gratido pela salvao obtida. Sabedores dessas coisas, podemos olhar para o alto. Diretamente para o alvo celestial que perseguimos, caminhando com ousadia e firmeza para cumprir o que a vontade do Senhor. Devemos tambm aprender a manifestar nossa alegria, a expressar com palavras nosso sentimento para com o Senhor. Por fim, vemos no v.12, como os anjos e as demais criaturas celestiais tambm se alegram com nossa manifestao de gratido e louvor. Tudo o que est acontecendo de ruim passa a ter um significado secundrio nesse momento, simplesmente porque o louvor ao Deus Vivo passa a aocupar o primeiro lugar em nosso corao.

A gratido dos santos


Se para Joo o primeiro grupo de homens j parecia ser familiar, o segundo grupo precisava ser apresentado. Ento o anjo perguntou a ele se sabia quem eram. Como o apstolo no soube responder, veio a explicao: estes so os que vieram da grande tribulao e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro (7:14). Esse louvor espontneo, essa manifestao livre, mesmo diante de tanto terror e da autoridade imposta pelo Cordeiro, pelos anjos e seres viventes, s pde acontecer de maneira to alegre porque se tratava daqueles que foram alcanados em meio grande tribulao. So pessoas que, resgatadas, se alegraram em servir no templo, por isso nunca mais passaro fome, nem dificuldades. As lgrimas que foram derramadas por esses santos sero enxugadas pelo prprio Cristo.

1 3

Lio 6: O interldio entre os selos

Lio 7: O stimo selo em destaque


A abertura do stimo selo registrada com maior riqueza de detalhes que os seis primeiros. Aps o intervalo do stimo captulo, o oitavo inicia diretamente com a abertura do stimo selo. Fezse silncio no cu. Mas no um silncio de susto momentneo. Era um silncio demorado, duradouro. Esse incensrio agora aceso com o fogo do altar e lanado sobre a Terra. Iniciam-se os acontecimentos estarrecedores.

O silncio no cu (8:1)
O cu no lugar de silncio, lugar de festa e trabalho de Deus, dos anjos, dos santos, de todos os seres celestiais que contemplavam a vitria do Cordeiro. Mas a abertura do stimo selo provocou uma reao de reverncia, estarrecimento, surpresa, reflexo, admirao, espanto ou, simplesmente, suspense. O ltimo selo parece revelar um caminho sem volta, o final de uma ao importante de Deus sobre toda a terra. O Comentrio Bblico Africano explora essa passagem refletindo sobre um provrbio do Zimbbue que diz: devemos passar em silncio pelas coisas sobre as quais no somos capazes de falar. Certamente um provrbio sbio, um conselho amigo. Diante das grandes coisas de Deus, devemos saber o momento de falar e de calar.

As trombetas
As catstrofes dos seis primeiros selos passam a ser revividas. O primeiro anjo toca a sua trombeta e chove pedras, fogo e sangue sobre a terra. Com isso as florestas e a relva sofrem. A segunda trombeta fez com que fosse lanado no mar um grande monte, matando um tero da vida marinha. Inclusive das embarcaes. A terceira trombeta faz com que caia uma estrela sobre a Terra. Essa tem um nome: Absinto, que o nome de uma planta venenosa. Essa estrela destri um tero da gua doce. A quarta destroi um tero do sol, da lua e das estrelas. O cu retirado de nosso mundo. Mas se tudo isso parece terrvel, ainda tem mais. O anncio feito por uma guia, de que os trs anjos seguintes teriam coisas ainda piores para nos trazer.

A preparao
Sete anjos que receberam sete trombetas comearam a movimentao. Antes que os fatos se revelassem, inicia-se uma nova forma de culto. O oitavo anjo aparece com um incensrio de ouro e o acende junto com a orao dos santos, fazendo subir a fumaa sobre o altar. Nossas oraes, muitas vezes feitas com preguia e distrao, com sono antes de dormir, incompletas, interrompidas; outras vezes oferecidas com alegria, diligncia, dedicao, cuidado, amor; ainda outras com sofrimento, angstia, tristeza, depresso, desespero; agora esto queimando diante do altar do Senhor, diante do prprio Deus.

As ltimas trombetas
Os acontecimentos parecem estar fora de cronologia. Apenas agora acontecer a grande tribulao, da qual os santos apresentados no Cap. 7:14 escaparam. O captulo 9 se inicia com a apresentao da quinta trombeta. Outra estrela caiu sobre a terra, entenda-se que cada estrela a representao de um anjo. Essa estrela abriu o poo do abismo (v.2). A fumaa que saiu desse poo fez com que o cu se escurecesse.

1 4

Lio 7: O stimo selo em destaque

Do poo saram gafanhotos, como o poder de escorpies, que passaram a ferir a terra e a vegetao. Naqueles dias os homens procuraro a morte e no a acharo, desejaro morrer, mas a morte fugir deles (9:6). A tragdia se espalha sobre a terra, a tristeza, o desespero e a depresso tomaro conta dos pensamentos de muitos. Tudo isso acontecer sob a regncia de um rei, o rei do abismo chamado Abadon, ou Apoliom, que significa Destruidor. Os danos causados por esses gafanhotos foram limitados a todos os que no tinham o selo de Deus em suas testas (v.4). Um claro exemplo que o poder do mal est limitado e no atinge aos que so do Senhor. A sexta trombeta libertou quatro anjos, talvez os mesmos quatro do cap 7, que tinham o poder de destruir um tero dos homens. E um tero da humanidade foi morta por fogo, fumaa e enxofre (v. 18).

relmpagos, vozes e troves e terremoto e grande chuva de pedras. A presena da arca tem dois significados diretos. O templo de Deus est totalmente aberto, exposto vista dos adoradores, como no acontecia no Antigo Testamento. Deus agora no encobre mais a sua presena diante de seu povo. O segundo significado de que Deus est respondendo s oraes de seu povo. Por isso foi lanado o incenso com as oraes do santos. A criao de Deus est clamando por justia, salvao e pela presena do Senhor, a resposta de Deus doda para muitos, mas efetiva.

Lies para nossos dias


Passam despercebidos maiora dos leitores os saltos que Apocalipse d no tempo, para a frente e para trs. So abertos os seis primeiros selos, h um intervalo, abre-se o stimo selo. So tocadas as trombetas e h um intervalo entre a sexta e a stima, depois abre-se a stima. Parece existir um retorno, ou um paralelo entre os selos e as trombetas, como se fosse uma repetio da histria, contada com outras figuras. Esses lapsos de tempo ficam evidentes quando se fala da iseno do povo que est selado, perante o ataque dos gafanhotos. Com tudo isso e muito mais, deve-se entender que a leitura de Apocalipse no deve ser regida por uma sequncia temporal, mas por um conjunto de fatos que se ordenam, com o propsito de mostrar ao leitor que o Senhor reina e que o dia do juzo ser terrvel para quem no andar com ele. Junto a tudo isso, deve-se perceber que todas as grandes cenas so precedidas de grandes louvores. Apocalipse o livro que revela alm dos fatos, o valor da adorao, da orao, do louvor, da prostrao diante da imagem sublime do Senhor. Em nosso tempo difcil, devemos nos lembrar dessa necessidade de adorar, orar, dedicar nossa vida ao Senhor, porque Ele reina para sempre. O dia do Senhor es chegando, ser ao mesmo tempo terrvel e maravilhoso.

O louvor para a stima trombeta


A stima trombeta s aparece no meio do captulo 11. Antes disso feito um segundo interldio que ser comentado na prxima lio. A sua abertura comea com outro momento de louvor. Um louvor intenso se ouve no cu, em seguida os vinte e quatro ancios comeam tambm a glorificar a Deus, prostrando-se perante Ele. um momento bonito, que acontece beira da vitria final. O louvor comea com o reconhecimento do poderio do Senhor e segue com um agradecimento a Deus, por ter reinado sobre as naes. Todo o desenrolar da histria acontecer sob o toque dessa trombeta. chegado o momento de revelar toda a histria espiritual da humanidade, tudo o que aconteceu e acontecer at o fim dos tempos. Ento se v algo que havia desaparecido da terra h muito tempo: a arca da aliana. O verso 19 diz: abriu-se no cu o templo de Deus, e a arca da sua aliana foi vista no seu santurio. E houve

1 5

Lio 7: O stimo selo em destaque

Lio 8: Mistrios de Deus


O segundo interldio acontece antes que a stima trombeta seja tocada e est registrado no captulo 10 e no captulo 11 at o verso 13. Ele comea com a presena de um anjo forte. A descrio da sua aparncia lembra o texto de Daniel 10:4-6, quando descreve um anjo muito poderoso e 12:5, quando fala de um anjo de cada lado do rio.

O livrinho
Nesse momento Joo chamado a fazer parte da histria de uma forma diferente, agora ele participa, no apenas como expectador passivo, mas como algum que tambm interfere na histria. O anjo tem em suas mos um pequeno livro (11:2). O livro contm o mistrio de Deus. Esse livrinho dado a Joo para que coma (v.9). O fato de com-lo confirma Joo como um profeta de Deus. Comer o livro simboliza que o profeta assimilou a palavra, pois o profeta consumiu a palavra de Deus. O doce e amargo do livro representam o julgamento e a misericrdia, ou o castigo e a bno vindos de Deus. Em Dn 12:4, o profeta quem recebe a ordem de encerrar e selar o livro at o fim do tempo. Seria este o mesmo livro selado por Daniel?

O silncio
Ainda na primeira parte desse interldio, o anjo apresenta-se e clama com grande voz, com a fora do rugido de um leo. E com esse clamor sete troves se pronunciaram, mas o anjo pediu que Joo no escrevesse o que eles disseram. Esse silncio aponta para o fato de que Deus no nos revelou todas as coisas, at mesmo porque muitas delas ultrapassam a nossa possibilidadade de compreenso. A medio do santurio (11:1-2) parece apontar para uma ao de proteo de Deus aos santos. Medir pode representar a preparao para a destruio ou para a reconstruo, ou mesmo a ampliao. V-se no texto bblico alguns exemplos de medies para ampliao (Jr 31:38-39; Zc 1:16) e tambm exemplos de medio para destruio (2 Sm 8:2; 2 Rs 21:13; Is 28:17). Aqui est havendo uma preparao para os fatos seguintes, ento presume-se que a medio do templo prepara o povo para ser preservado na tribulao.

Mistrio de Deus
O mistrio de Deus est contido no livrinho trazido pelo anjo e consumido por Joo. Em Cl 1:26-27, esse mistrio Cristo apresentado s naes. De fato, o Deus criador, soberano, majestoso que se apresenta reinando em Apocalipse, misteriosamente se torna homem e vem com humildade morrer de forma triste e violenta para assumir o nosso lugar. Qual a motivao do Senhor para se submeter to fortemente vontade do homem, a ponto de sacrificar seu nico filho em uma misso de resgate to diferente de tudo o que j se viu? Cristo, certamente, um mistrio a ser revelado a todos os povos, lnguas e naes.

As duas testemunhas
Lio 8: Mistrios de Deus Os versculos 3 e 4 do captulo 11 anunciam que duas testemunhas recebero poder e profetizaro por um mil e duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. O comentrio bblico africano indica que essas duas testemunhas representam os fiis de todas as eras, mas tambm provvel que representem o antigo e o novo testamento, as duas alianas feitas pelo Senhor.

1 6

1 7

Lio 8: Mistrios de Deus

Essas testemunhas estaro vestidas de saco, representando sua humildade e simplicidade, assim como a palavra de Deus. Se enxergarmos as testemunhas como a prpria palavra de Deus deixada nesse mundo para testemunhar do Seu amor por ns, far sentido toda a analogia bblica. O evangelho o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr (Rm 1:16). Da mesma maneira, Apocalipse compara essas duas testemunhas com duas oliveiras (v. 4) e dois candeeiros que esto diante do Senhor. O evangelho tem o poder de curar e de guiar nossos passos, assim como o azeite da uno e a candeia. Faz todo o sentido tambem entender que aqueles que tentarem causar mal, destruir ou desmoralizar a palavra do Senhor, sero humilhados, feridos e devorados, assim como promete o v. 5. O evangelho tem poder de fechar o cu, para que no chova nos dias de profecia (v.6), assim como converter as guas em sangue. Mas quando o testemunho acabar, a besta que sobe do abismo lutar contra eles, e os vencer e os matar. Eles no sero sepultados, haver alegria entre os homens pela morte das testemunhas do Senhor. Essa morte durar trs dias e meio, ao final desse tempo o Esprito reviver suas testemunhas que subiro aos cus. A imagem de uma morte e ressurreio e da subida aos cus das testemunhas apontam claramente para o que aconteceu com Jesus. O evengelho tambm ficou mudo nos dias em que o Senhor ficou sepultado. importante notar que o tempo da morte do evangelho maior que o tempo da morte de Jesus, talvez seja pela perplexidade e desesperana provocada nos santos pela morte do Messias. Essas testemunhas, no entanto, sobem aos cus, pois j cumpriram sua misso. o segundo ai.

Lies para nossos dias


O povo de Deus no poupado do sofrimento. Pelo menos no completamente. Jesus nos indica isso, quando nos promete aflies (Jo 16:33). Somos levados a compreender, no entanto, que Cristo representa o mistrio de Deus, que revelado em Apocalipse, assim como em toda a palavra. Aqueles que foram chamados para profetizar a respeito da vinda do Senhor, a pregar o evangelho, no devem se negar a comer do livro, por mais que seja amargo, porque so as vozes que o Senhor deixou no mundo para anunciar as boas novas de salvao. Apocalipse nos fala do barulho, do movimento, da batalha que est sendo travada no mundo, mas nos conta tambm do silncio feito por Deus, ao no permitir que Joo escrevesse determinados fatos que ocorrero. Tambm importante ressaltar que o evangelho pregado entre ns tem vida, veio ao mundo conduzido por Deus e foi lanado para que todos tenham acesso ao Pai. Esse evangelho vivo, tem poder sobre os povos, lnguas e naes. Por essa razo combatido pela besta. Fatos passados ou futuros, no vm ao caso, o que importa que o povo de Deus d significado e vida a esse evangelho, fazendo com que chegue aos ouvidos de todos. bom quando sabemos a direo, quando nos apegamos palavra que cura, orienta e nos conduz salvao. Devemos observar, tambm, que aps a subida aos cus dessas testemunhas, aqueles que sobreviveram ao terremoto deram glria a Deus. Mas ser que realmente glorificaram a Deus naquele momento ao apenas agradeceram por terem suas vidas poupadas? Talvez nunca saibamos. O importante que devemos observar os fatos em nossa volta com sabedoria, para evitar sofrimento maior na vinda do Senhor.

Lio 9: A Igreja triunfante (Parte I)


O final do captulo 11 tambm o comeo de uma narrativa explosiva que discorre sobre o triunfo da igreja aps diversas tribulaes. o toque da stima trombeta que anuncia que: os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e do seu Cristo e ele reinar para todo o sempre (v.15). fatos, h o reconhecimento da Justia divina, que O Louvor com conhecimento confere a cada um o que antes fora prometido. Muitos dos louvores que ouvimos hoje no Batalha espiritual demonstram muito conhecimento, nem mesmo preocupao em conhecer mais profundamente A cena comea ainda em 11:19, quando o ao Senhor, contrariando o conselho de Oseias templo se abre e a arca da aliana pode ser vista 6:3, que diz: conheamos e prossigamos em no santo dos santos. nesse momento que se conhecer ao Senhor. percebe que o vu que separava o trio do Mas o louvor prestado em Apocalipse templo, e que se rasgou na morte de Jesus, tambm o testemunho dos santos, dos anjos, dos permanece aberto, dando acesso ao santssimo ancios e dos seres viventes, como assim a bblia lugar (Mt 27:51; Hb 10:20). os chama. O alvoroo de relmpagos, vozes, troves, A orao de gratido feita, com o corpo terremotos e chuva de pedras abala o lugar e prostrado, pelos vinte e quatro ancios acontece criam o cenrio para o que se ver a seguir. Ento na seguinte estrutura (vv. 17-18): apresentado o conflito entre o bem e o mal. Gratido: porque esse Deus Todo-Poderoso A mulher e o drago (12:1-6): tomou o poder e passou a reinar. No era uma As dores de parto da mulher relatadas no gratido por benos materiais obtidas, mas pelo texto (v.2), so descritas pelo mesmo termo descanso que os santos tm quando podem usado para falar do julgamento divino. contar com o seu Deus, quando veem que Ele O filho varo Jesus, sem dvida. Ento o reina e triunfa sobre o mal. texto parece narrar o nascimento de Jesus pela Fato: a orao se baseia em um fato, as viso espiritual. naes se iraram e provocaram a ira do Senhor. O grande drago, Satans, descrito de Ento Deus consideroou que era tempo de julgar forma semelhante besta (13:1), sua cauda os mortos e recompensar aos profetas e aos arrasta para a terra a tera parte das estrelas do santos, assim como a todos os que temem o cu. Seriam essas estrelas os anjos rebeldes, os nome do Senhor. seguidores de Satans, que se precipitaram sobre Agora era o tempo de destruir os que a terra para seguir o comando do maligno e distroem a terra (v.18). atribular a humanidade? A palavra santo, segundo o Dicionrio Bblico O momento em que Jesus vem a ns, um Universal, era usada no Antigo Testamento para momento de grande tormanto da humanidade, designar pessoas piedosas, ou separadas para escravido, depravao, desrespeito vida e Deus. No Novo Testamento usada para condio humana, tudo isso marca o domnio do identificar a comunidade crist. imprio romano sobre aquela parte do mundo. A expresso santo, ento, indica que a O medo das outras naes tambm era pessoa foi chamada e aceitou ser crist. Tambm grande, posto que a qualquer momento indica as qualidades de pureza desse crente. poderiam ser atacadas pelos terrveis exrcitos Voltando para a orao, vemos que aps a de Roma. manifestao de gratido e a constatao dos Mas a preocupao do drago era de comer o filho varo da mulher, assim que ele nascesse.

1 8

Lio 9: A Igreja triunfante (Parte I)

Mas como nos relata Mateus 2:13-15, o plano de matar o Messias atravs de Herodes falhou, porque o anjo do Senhor avisou Jos e Maria para fugirem em direo ao Egito. As tentativas de Satans de matar Jesus perduraram at que ele foi arrebatado aos cus (At 1:9). A mulher, por sua vez, foi protegida no deserto, onde Deus a protegeu da perseguio. Guerra no cu (12:7-12) Miguel e seus anjos batalharam contra Satans e seus anjos. Essa a nica vez que o arcanjo (anjo principal, ou comandante do exrcito de anjos) Miguel. Nessa batalha Miguel foi o vencedor e Satans no pde mais voltar para o cu, sendo ele e seu exrcito lanados sobre a terra (v. 9). O resultado dessa batalha para preservar o plano de Deus afetou a histria da humanidade, pois satans estabeleceu aqui o seu reino. importante observar que esses fatos esto fora do tempo. A vinda de Cristo, em nossa contagem de tempo, teve um lugar histrico e a humanidade considera o que ocorreu antes e depois disso. Na viso espiritual as coisas so diferentes, Satans veio reinar sobre a terra quando derrotado por Miguel e Jesus veio para nos libertar desse domnio. Espiritualmente o tempo no contado. A vitria de Cristo, na dimenso da eternidade, anula a ao de Satans. Simplesmente o retira da histria. Batalha na terra (12:10-18) H um grande festejo no cu, porque o drago foi lanado na terra. E h uma palavra importante dita no meio desse festejo: ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu a vs, e tem grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta (v.12). Era mais importante retirar o diabo dos cus por um simples motivo: mesmo que ele imponha aflio sobre a terra, como forma de se vingar de Deus atribulando a sua criao, Satans no tinha mais poder no cu e no poderia mais triunfar, ou seja, aps a derrota do drago, o reino das

trevas tornou-se condenado morte, apenas aguardando a sua execuo. O drago agora persegue de novo a mulher. Quem a mulher, afinal? Ao mesmo tempo essa figura representa Maria e Israel. Mas como no consegue elimin-la, Satans estende sua perseguio igreja, representada pelos que guardam os mandamentos de Deus (Judeus) e mantm o testemunho de Jesus (cristos), versculo 17. Nesse momento h um outro suspense: o drago para sobre a areia do mar (v.18). Ele para para ver a besta que est subindo do mar e far o prximo captulo dessa batalha.

Lies para os nossos dias


Conhecemos muito pouco da histria espiritual na qual estamos envolvidos. Desse pouco que sabemos, muita coisa est encoberta por nossa prpria miopia e incapacidade de interpretar o que as escrituras dizem. Devamos cuidar para no nos deixar envolver por um evangelho falso e superficial. Devemos conhecer melhor o Senhor e o que ele faz por ns, para que possamos agradecer de verdade, com o corao puro, pela obra que ele tem manifestado. H muita coisa acontecendo no mundo espiritual. Uma imensa perseguio, uma terrvel batalha travada entre Miguel e o drago. Uma terrvel perseguio ao evangelho puro. Uma intensa vontade de destruir a nao santa de Deus. Mas no meio dessa batalha, Cristo vitorioso. Ele h de reger todas as naes com vara de ferro (12:5). Ao mesmo tempo que devemos cuidar em conhecer a obra que feita pelo Senhor, devemos tambm cuidar para que vivamos o verdadeiro evangelho, aquele que nos faz amar o prximo, que nos faz humilhar perante o poder de Deus e que nos sujeit uns aos outros em amor. Devemos cuidar para que nossa vida espiritual extrapole os rituais, dogmas e costumes e se torne, de verdade, uma vida entregue ao poderio de Cristo.

1 9

Lio 9: A Igreja triunfante (Parte I)

Lio 10: A igreja triunfante (Parte II)


Os captulos 13 e 14 encerram essa histria de triunfo da igreja de Cristo. A narrativa comea onde parou o captulo 12: o drago fica parado diante do mar. Agora surge a besta. Misteriosamente ela tambm tem sete cabeas e dez chifres, da mesma forma que o drago. Tambm possui dez diademas sobre os chifres. Mas agora tem algo mais: um nome de blasfmia (13:1). lderes mundiais poderiam receber o mesmo A besta que sobe do mar significado. A descrio da besta, alm das cabeas e Por causa dessa vitimizao, toda a terra se chifres, diz que ela era semelhante a um maravilhou seguindo a besta (v.3). E, ainda por leopardo, tinha boca de leo e ps de urso. cima, adoraram o drago. Vamos por partes nessa descrio: as sete Ento a besta e o drago foram adorados e cabeas representam o pleno conhecimento do passaram a proferir arrogncia e blasfmia inferno. Os dez chifres e diademas simbolizam o contra Deus, da religio e dos santos (v.6). poder devastador que possua. E o nome de Ainda que a besta tenha poder e domnio blasfmia de cada cabea representam a sobre todos e guerreie contra os santos (v.7), os oposio a Deus. habitantes da terra que no possuem salvao, a O que se descreve aqui parece ser um adoraro (v.8). detalhamento de 11:7, quando Joo fala da besta Vale lembrar do ensino de Messala, no filme que sobe do abismo matar as testemunhas. Ben-Hur: como combater uma ideia? Com ourta A continuao da descrio da besta remete ideia. Ora a nossa batalha no contra a carne, j diretamente para Daniel 7:4-6, que descreve a ensinou Paulo em Ef 6:12. Nossa luta espiritual subida de quatro animais que vinham do mar. e luta espiritual travada com esprito forte. Trs foram descritos como um leopardo, um urso A besta que sobe da terra (13:11-17) e uma guia, j o quarto tinha dez chifres. Esses animais simbolizam diferentes O reforo dado besta do mar e ao drago, imprios mundiais, tanto para Daniel, quanto veio por meio da besta da terra, que se parecia para Joo, presume-se. A diferena, em com um cordeiro em seus chifres (smbolo de Apocalipse, que o poder da besta dado pelo poder), mas falava como o drago. drago. Exercia autoridade e fazia com que os nocrenes adorassem a primeira besta. A relao entre a besta e a humanidade Essa segunda besta promoveu sinais, at o Devemos nos lembrar sempre que as ponto de fazer descer fogo do cu, vista de imagens descritas neste livro so percepes todos. E com tudo isso enganava ainda mais a espirituais, por isso a humanidade no v nem o ponto de fazer com que as pessoas erguessem drago nem a besta como Joo viu. uma esttua primeira besta para ador-la. A besta aparece com uma de suas cabeas Ao final desse processo de entrega dos ferida de uma chaga mortal, mas ficou curada habitantes da terra, a besta controlou o comrcio (v.3), em 13:14, Joo explica que a besta foi (vv. 16-17). Ningum mais poderia comprar sem ferida espada. o sinal da besta na sua mo ou na testa. Muito se cogitou que essa cabea ferida da importante notarmos que a questo do besta seria o Papa baleado na dcada de 1980, sinal da segunda besta voltado para a adorao mas diversos fatos histricos ocorridos com da primeira. A equipe maligna trabalha junta. Por muitos anos, no entanto, estudiosos dedicam-se

2 0

Lio 10: A igreja triunfante (Parte II)

mais a tentar decifrar o cdigo 666 do que prevenir os santos para que no caiam nos enganos de blasfmia da primeira besta. Blasfmia significa falar mal. Ou seja, blasfema contra Deus, o cu, os santos, as coisas consagradas ao Senhor todo aquele que se ope igreja, ao evangelho, liderana, palavra de Deus. Infelizmente isso acontece dentro e fora de nossas igrejas, por isso precisamos tomar cuidado.

o lagar est cheio, os seus compartimentos transbordam, porquanto a sua malcia grande. O dia da vingana do Senhor chegado (Is 61:2). A imagem do sangue capaz de inundar um espao imenso, representa o quo doloroso ser esse dia. Quantas vidas ceifadas por se deixarem levar pelo drago e as bestas, esquecendo-se de glorificar ao Senhor.

Lies para nossos dias


impressionante quando vemos a forma como a batalha se desdobra no mundo. Nesse momento da narrativa a guerra do drago e seus companheiros contra o Cordeiro e seu exrcito travada no anncio, na divulgao da blasfmia, por um lado, e do evangelho por outro. Nossa estratgia de proclamao tem que ser bem pensada. Somos responsveis por salvar vidas e seremos cobrados por isso (Ez 3). A luta dos santos est na proclamao, no apenas na comunho, no andar junto, no vivermos em igreja, mas, especialmente, em avisarmos a este mundo do perigo que se est correndo por aceitar as ofensas de Satans contra o Cordeiro de Deus. importante tambm sabermos que uma das principais armas da segunda besta est no domnio do comrcio. O que se faz mais hoje em dia do que comprar? At mesmo nossas ofertas esto sendo substitudas por vendas de lanches e brindes, porque no somos mais capazes de dar. Devemos tomar o cuidado de preservar o evangelho puro em nossos coraes, a proclamao correta, o anncio do verdadeiro carter de Deus. Devemos ter conscincia da misso de Jesus Cristo, do motivo de sua morte, do poder de sua ressurreio, para que no sejamos enganados pelas mentiras apregoadas. Por fim, devemos saber que as bestas e o drago procuraro matar a humanidade pela adorao, pela confuso idlatra, pelo engano das prioridades, pelo descaso plantado em nossos coraes contra tudo aquilo que puro e santo, por isso necessrio seguir Rm 12:1-2.

O cordeiro e seu exrcito


No captulo 14 Cristo aparece com os cento e quarenta e quatro mil, marcados em suas testas. Eles esto no monte Sio. Os cento e quarenta e quatro mil so apresentados em detalhes agora: so virgens, seguem o Cordeiro para onde ele vai, na sua boca no se achou engano, foram comprados da terra e so as primcias para Deus e para o Cordeiro (v. 4-5). Eles adoram a Deus, diante do trono, cantando algo que no pode ser repetido (v.3). Esses homens irrepreensveis mantiveram-se fieis ao Senhor, mesmo diante dos enganos difundidos no mundo A ao vem de trs anjos que anunciam a todos os habitantes da terra o evangelho perfeito e alertam contra os perigos de seguir os ensinos de Satans. Ao final dessa cena uma mensagem bem clara: morrendo no Senhor, considere-se feliz. Ele honrar todos os que persistirem em sua f (14:13). Os que morrerem no Senhor descansaro dos seus trabalhos e as suas obras os acompanharo.

A colheita
Agora que todos receberam o evangelho e os alertas dos trs anjos, veio a ordem para a ceifa. Aqueles que no creram, que no persistiram no Senhor, passaram a ser colhidos por anjos. A figura bem lembra a profecia descrita em Joel 3:13, que diz: lanai a foice, porque est madura a seara; vinde, pisai, porque

2 1

Lio 10: A igreja triunfante (Parte II)

Lio 11: As sete ltimas pragas


O comeo do captulo 15 retrata a comemorao dos vencedores ao final da colheita. Aqueles que no foram pisados podem agora atravessar o mar de cristal da mesma maneira que o povo de Israel, guiado por Moiss, atravessou o mar vermelho. podem ser associadas ao pecado. Por exemplo a Santidade e louvor sfilis e a hepatite. O mar de vidro pode nos lembrar o mar de Tentar adivinhar que doena afligir a fundio e as dez pias de bronze do templo de humanidade por causa da ira de Deus no um Salomo (I Rs 7:23-39). Na verdade, somos mtodo mais eficiente do que buscar a ensinados que as coisas terrenas que usamos na santificao e a pureza. adorao so apenas reflexo da vida futura. O segundo e o terceiro anjos derramaram Os que se encontram perante o mar cantam suas taas sobre as guas, mares e rios, matando louvores, da mesma forma que Moiss e Miri toda a fauna marinha (vv.3-4). cantaram aps a travessia do mar vermelho (Ex O anjo das guas, ento, ressalta a justia de 15). Deus, declarando que o sangue na gua o Mais uma vez o louvor prestado com pagamento pelo derramento de sangue dos contedo, dentro de um contexto histrico e de santos e profetas (vv5-6). uma motivao concreta. O quarto anjo intensificou o calor do sol, queimando os homens (vv.8-9). Em pocas de Os sete anjos discusses sobre o aquecimento global, no O lugar santssimo visto novamente e de difcil pensar que estamos vivendo o dentro do templo do Senhor saram sete anjos. derramamento da ira de Deus. Um dos quatro seres viventes deu aos anjos Mais uma vez, como em Ap 9:20, os homens sete taas de ouro cheios da ira de Deus. blasfemam contra o nome de Deus. E no se importante que joo ressalta: do Deus que vive arrependeram de seus pecados. para todo o sempre (v.7). Enquanto os quatro primeiros anjos O templo se fechou em fumaa, de forma derramaram a ira de Deus sobre a natureza e que ningum podia entrar. Semelhante ao afetaram diretamente a sade e o conforto da momento em que Moiss foi impedido de entrar humanidade, o quinto anjo derramou a ira de na tenda da congregao, por causa da glria de Deus sobre o trono da besta. Deus (Ex 40:34-35). O reino da besta se tornou em trevas. O Mas o impedimento, agora, estava sofrimento dos homens foi aumentado ainda condicionado consumao das sete pragas dos mais. Mas a reao dos que no conhecem a sete anjos. Cristo foi de blasfemar, falar mau de Deus, e no De dentro do templo veio o comando para se arrepender (vv.10-11) que fossem derramadas as sete taas (16:1).

As sete ltimas pragas


A primeira trouxe uma doena feia e dolorosa nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem (v.2). Em nosso tempo pensamos rapidamente na AIDS, como resultado da ira de Deus. Mas devemos nos lembrar que outras doenas so igualmente mortais e incurveis e que, ainda,

Armagedom
O sexto anjo faz secar o rio Eufrates, para preparar a vinda dos reis do Oriente. O drago, a besta e o falso profeta expeliram por suas bocas trs demonios, semelhantes a rs. Esses demnios so usados para atrair os reis da terra para uma grande batalha. Mas no

2 2

Lio 11: As sete ltimas pragas

era uma batalha de armas em punho, e sim uma batalha travada no campo das ideias. Um breve respiro e o versculo 15 expressa: eis que venho como um ladro. Em seguida o apstolo explica que aqueles que vigiam no sero expostos no ato de julgamento. Agora, pela primeira vez, Joo fala sobre a batalha do Armagedon. O nome parece derivar do termo hebraisco Har Megido, que significa o monte de Megido. Megido era uma cidade importante que guardava a passagem pelo valo de Jezreel em Israel. Ali foram travadas diversas batalhas (Jz 5:19). Foi onde Acazias morreu (2 Rs 9:27), e onde Josias foi derrotado (2 Rs 23:29). Joo no descreve, ainda, essa batalha. Fica para o captulo 19.

A ira de Deus se acende contra aqueles que seguiram a besta, o drago e o falso profeta. O terremoto aparece em Apocalipse em alguns momentos especficos: a abertura do sexto selo (6:12-16); a orao dos santos que sobe at Deus (8:4); a ressurreio das duas testemunhas, que provoca medo nos habitantes da terra (11:13); depois da stima trombeta e do segundo ai, quando o reino de Deus se mostra efetivo (11:19).

Lies para nossos dias


A bblia narra momentos difceis que sobreviro humanidade, ou que tm ocorrido. A ira de Deus, o julgamento daqueles que no creram, as doenas, flagelos, pragas. Muito sofrimento e dor provocado pela ausncia de Deus nos coraes. Podemos pensar que os adversrios de Deus, lanados sobre este mundo, so espirituais, portanto se manifestam atravs dos tempos, por meio de ideologias, manifestaes racionais ou mesmo religiosas contrrias ao poder de Deus. Devemos cuidar para que nossos pensamentos no nos levem para longe de Deus. Muitas teologias e interpretaes da bblia, que misturam filosofias e costumes, podem parecer agradveis a Deus, mas necessrio que busquemos o colrio, para que vejamos corretamente (Ap 3:18), do contrrio seremos facilmente enganados pelas facilidades que recebemos. importante observar tambm que o reino da besta, do drago e do falso profeta traz para a humanidade a sensao de alegria e paz. A admirao e o respeito pelos adversrios de Deus crescer exponencialmente, a ponto de Deus derramar as taas de sua ira sobre os habitantes da terra e, ainda assim, eles continuarem blasfemando. Nosso cuidado, ento, deve ser de reconhecer o que verdadeiro, puro, honesto (Fp 4:8), para que no sejamos enganados por aquilo que falso, passageiro, imundo, desonesto e desagradvel a Deus. Acima de tudo, prevalea o amor.

O stimo anjo
Quando o stimo anjo derramou o contedo de sua taa no ar, saiu do templo uma grande voz que disse: est feito (Ap. 16:17). a mesma expresso de Jesus na Cruz (Jo 19:30). O terremoto, relmpagos, vozes e troves tambm nos fazem lembrar dos fatos ocorridos na natureza quando Jesus morreu por ns na cruz. Mais uma vez a questo temporal aparece embolada. A narrativa dessa revelao no nos remete para uma sequncia cronolgica. Os tremores fenderam as rochas, as cidades foram abaladas, chuvas de pedras caram sobre a humanidade, mesmo assim no houve arrependimento. Os homens continuaram blasfemando contra o nome de Deus. Os homens reclamaram porque o castigo era muito grande (v. 21). Mas no tiveram uma atitude de entrega, de humilhao, de rendio ao poder de Cristo. Estamos vivendo uma poca assim, quando muito comum acharmos que Deus tem obrigao de nos servir e falamos mal dele, da misericrdia, do amor, at mesmo de sua salvao. Tentamos repreender a Deus por causa dos males que nos acontecem e esquecemos de quem, de fato, o Senhor nessa histria.

2 3

Lio 11: As sete ltimas pragas

Lio 12: Perto do fim


Estamos chegando prximos do final de nosso estudo. Trs vezes vimos narrativas do derramar da ira de Deus, a primeira atravs da abertura de sete selos, depois foram tocadas sete trombetas, por fim, sete taas derramadas. Provavelmente so repeties dos mesmos fatos, como uma transmisso de um evento esportivo, que foca por diversos ngulos o mesmo fato. b) As explicaes sobre a besta que era e j A mulher montada na besta no , mostram que sua presena na histria se At esse momento a ira de Deus havia se divide em trs etapas: antes da queda Satans manifestado sobre a terra e os seguidores da era poderoso, a morte de Jesus o tornou besta. Pouco ataque foi desferido sobre o drago, impotente. Ainda assim, ele poder se opor a a besta e o falso profeta. Cristo durante um pouco de tempo, at que seja O texto do captulo 17 bem explicado pelo destrudo (v.10). anjo, narrado com detalhes suficientes para que c) As sete cabeas da besta podem se compreenda o seu contedo. representar a totalidade do mal que domina o Dos versos 1 ao 6, a narrativa apresenta a mundo. Os dez chifres podem representar algo mulher e o siginificado aterrador de sua ao. Ela indefinido ou algo que se repete vrias vezes, no levou prostituio os reis da terra e os exatamente dez reinos (Ne 4:12; Dn 1:12). habitantes da terra. Essa mulher representa a Essas foras do mal, personificadas pela Babilnia. besta, sempre se opem ao Cordeiro (v.14). A narrativa acontece no deserto e deserto Entende-se que o poder supremo expresso em na bblia pode ser um lugar de tentao ou 17:10 ope-se ao exercido por Cristo e seus provao (Mc 1:12-13), de rebelio (Ex 17:1-7; Hb seguidores. 3:8) ou de castigo (Nm 14:20-23; Hb 3:17). A queda da Babilnia A fala do anjo aponta para uma cidade, um ponto geogrfico (Ap 17:1), mas logo em seguida, A Babilnia existe em todo o lugar onde h a prostituta est em forma de mulher, montada idolatria, prostituio, egolatria, autossuficincia, em uma besta escarlate (v.3). orgulho, confiana no luxo e na riqueza e Essa mulher estava embriagada com o violncia contra a vida (18:4-8, 24). sangue daqueles que foram mortos por amor a Os crentes devem apartar-se dessas Jesus e do povo de Deus (v.6). manifestaes de pecado. necessrio aprender a viver neste mundo sem exercitar a tendncia A interpretao da viso para o pecado que cada um de ns possui. A partir do verso 8 o anjo comea a explicar O anncio da queda da Babilnia feito de o que o apstolo estava vendo, essa parte pode forma especial, por um anjo que tinha grande ser lida diretamente na bblia. autoridade, e a terra foi iluminada com o seu O Comentrio Bblico Africano, no entanto, resplendor (18:1). Tamanha era a importncia apresenta algumas anotaes importantes, dessa vitria que o seu narrador era um anjo de resumidas a seguir: destaque no peloto celestial. a) A mulher montada na besta no deve ser Trs grupos de pessoas lamentaro a queda percebida como uma cidade, mas como a da meretriz: os reis da terra, porque personificao do mal. O fato dela ser destruda aproveitaram do luxo em excesso que a Babilnia pela besta demonstra como o prprio mal se lhes trazia (v.9); os mercadores, porque ningum consome em sua maldade, manifestando mais comprar sas mercadorias de luxo (vv.11autodestrutivo. 16); e os pilotos dos navios mercantes.

2 4

Lio 12: Perto do fim

O verso 16 expressa a forma repentina como esse poder do mal foi extirpado da terra. Foi apego ao que oferecia a prostituta que ceifou a vida de muitos profetas e seguidores de Jesus (v.24), por essa razo, derrotar a grande Babilnia tornou-se motivo de festa no cu.

pois o testemunho de Jesus o esprito da profecia. Anjos e homens so muito diferentes entre si, mas possuem uma caracterstica em comum: so servos do Senhor. Por essa razo no devemos adorar nem homens nem anjos, devemos adorar somente a Deus.

Aleluia!
A comemorao pela derrota da Babilnia nos faz refletir: ser que estamos no grupo daqueles que lamentaro, ou estaremos comemorando o fim da prostituta? Como est a nossa vida diante de Deus e diante das coisas deste mundo? Estamos realmente comprometidos com o evangelho de Cristo, ou j nos comprometemos demais com a vontade de sermos ricos, bem sucedidos, felizes ao extremo a ponto de nos esquecermos que nossa verdadeira alegria est em servir a Cristo? Aleluia significa louvor ao Senhor. O momento de louvor comea com essa expresso (19:1) e segue com a exaltao ao Seu domnio de salvao, glria, honra e poder. A verdade e a justia do Senhor so exaltadas, o julgamento contra a Babilnia proclamado com alegria por uma grande multido. Em seguida os vinte e quatro ancios e os quatro seres viventes, presena constante na narrativa, celebram sua prpria maneira o nome do Senhor (v.4). Em seguida, uma voz emana do trono, persistindo no louvor (v.5). E, por fim, uma voz ecoa, como sendo de uma grande multido, como a voz de muitas guas e como a voz de troves, adorando a Deus (v.6-8) Ento o anjo diz a Joo para escrever: bemaventurados aqueles que so chamados ceia das bodas do Cordeiro. A figura do casamento de Deus com sua igreja reflete marcas do Antigo Testamento, deixadas em Ez 16 e Os 2:19-20. Joo tenta adorar o anjo, mas impedido. O anjo explica que semelhante ao apstolo e que ele deve adorar a Deus somente: adora a Deus

Lies para nossos dias


Est cada dia mais difcil nos guardarmos do pecado. A ponto de muitas igrejas e pastores j estarem cedendo ideia de que pecar normal e, por isso, sendo impossvel combater o pecado, devemos aprender a conviver com ele. Somos muito dados aos extremos, ou vivemos na tolerncia do pecado, ou terminamos pecando por nos tornarmos acusadores do pecador. Devemos prestar ateno para que no cheguemos nunca a esse ponto. Muito dos laos de Satans contra ns esto ocorrendo pela busca desenfreada por felicidade. Nossa gerao no mais capaz de suportar as dores, precisamos de meios para sermos felixzes indefinidamente e isso nos corroi. Devemos cuidar para que essa obsesso pela felicidade no nos deixe endividados, entristecidos, empobrecidos, solitrios, desolados, magoados. Precisamos cuidar de ordenar os nossos valores sempre deixando em primeiro plano o servio ao Senhor, a busca pelo resgate das almas perdidas, pelo confortar aos que sofrem. Nossa vida s tem sentido amando a Jesus. Devemos estar ligados leitura de Apocalipse para observar com clareza o quanto importante nosso ato de fidelidade. O quanto Deus exalta aqueles que conseguem se manter firmes e fortalece os santos. Por fim, devemos estar atentos para perceber que os prazeres oferecidos pela grande Babilnia so efmeros, logo perdero sua vez na terra e sero consumidos pela prpria besta. Por essa razo devemos deixar de confiar naquilo que compramos e nos lembrar continuamente de quem somos e a quem pertencemos.

2 5

Lio 12: Perto do fim

Lio 13: O fim, um novo comeo


Os acontecimentos finais narrados a partir da segunda metade do captulo 19 apresentam a vitria final de Cristo e descrevem uma parte do que ser nossa vida eterna com Deus. Logicamente muitas coisas s sero conhecidas quando estivermos l, mas a bblia nos deixa a prova, uma pequena amostra do sabor maravilhoso que experimentaremos na glria eterna. destruir o caminho dos homens. O drago O Cavaleiro num cavalo branco citado em Apocalipse; a serpente quem tenta A presena de Jesus anunciada de uma Eva; o diabo tenta Jesus no deserto e Satans o forma totalmente nova. No era mais o Cordeiro seu nome. que se apresentava, era o guerreiro poderoso. E A deteno de Satans no abismo pode ser ele veio para aniquilar os adversrios de Deus, interpretada de forma literal, conforme Mc 11:2 sem demonstrar compaixo (19:11-21). ou figurativa (Lc 13:11 e 16). Quando o emprego O cavaleiro, que Jesus, surge do cu aberto figurativo, significa que algum passou a (v.11), numa clara demonstrao de que ele vem exercer um poder sobre o outro. Dessa forma, diretamente do reino de Deus. Satans foi derrotado pelo sacrifcio de Jesus na O seu nome Fiel e Verdadeiro, mas o fato cruz, e por isso ficou subjugado a seu domnio. de ningum saber o seu nome completo, significa Ao mesmo tempo, quando Jesus ressuscitou, que ningum capaz tambm de sondar nos libertou da influncia exercida por Satans. profundamente a sua pessoa (v.12). Mais uma vez importante observar que O cavaleiro e seus seguidores esto prontos essa priso e essa libertao ocorrem no perodo para a batalha, a batalha do Armagedon (Ap em que Jesus se encontra morto, portanto, fora 16:12-16). do plano material, fora das limitaes de tempo e Ele chamado de Verbo de Deus, da sua espao. Isso significa que a libertao dos boca sai uma espada. com a palavra que Jesus homens aconteceu para os que creram na destruir seus adversrios. Foi com blasfmias promessa do messias, tanto para os que creram que a besta conquistou seu espao entre os na sua vinda. homens. com a espada sada da boca de Cristo A durao de mil anos para a priso de que a batalha ser vencida. No toa que Tiago Satans, embora muitos autores considerem ressalta a importncia da lngua como como um tempo literal, quando vista dentro da instrumento de bno e maldio (Tg 3:1-12). interpretao dos nmeros que este estudo Jesus vence a guerra contra os reis da terra e segue, significa que: sendo mil o cubo de dez, o seus exrcitos. Ao final a besta e o falso profeta nmero representa plenitude. Ou seja, Lcifer so aprisionados no lago de fogo e enxofre, os permaneceu preso durante todo o tempo demais foram mortos pela espada de Cristo. determinado por Deus. Satans nunca teve o poder de fazer tudo o Satans preso que deseja na terra, seu poder est limitado e Na segunda etapa dessa batalha, da qual subordinado ao poder de Deus. Joo nos poupa os detalhes, um anjo abre o abismo e traz em sua mo um grilho. Esse anjo A vida eterna e o julgamento aprisiona Satans por mil anos (Ap 20:1-3). Em Ap 20:4-6, Joo apresenta a viso do O adversrio de Deus chamado por quatro julgamento de Deus. Aps esse texto, nomes: drago, antiga serpente, diabo e Satans. anunciada a soltura de Satans quando se Esses nomes representam diversos momentos cumprirem os mil anos, ou seja, quando Deus em que essa figura se manifestou para tentar permitir (v.7).

2 6

Lio 13: O fim, um novo comeo

H trs principais correntes de pensamento sobre esses mil anos: Pr-milenarista: diz que na volta de Cristo os cristos mortos sero ressuscitados e os cristos que ainda estiverem vivos sero arrebatados, para se encontrar com o Senhor nos ares (I Ts 4:17). Essa corrente interpreta que a vinda de Cristo acontecer antes de seu reinado milenar e que todos vivero literalmente com Cristo por esses mil anos. Ps-milenaristas: acreditam que Cristo voltar depois do milnio. Amilenaristas: afirmam que no existe um milnio literal e que os mil anos representam o perodo entre a vida de Jesus na terra e a sua segunda vinda. Em Ap 20:11-15 narrado o julgamento final. Nesse julgamento, alm de sentenciados os pecadores e os justos, foram exterminados do mundo a Morte e o Inferno. E os que nao esto inscritos no livro da vida, tambm sero lanados no lago de fogo.

2. No existem mais meses, ento os doze meses de produo da rvore da vida (v.2), retratama abundncia eterna; 3. A humanidade pode voltar a desfrutar do paraso que lhes foi privado; 4. No haver mas maldio. No estaremos mais sob a influncia do pecado de Ado. 5. Reinar significa estar na presena real de Deus, pois no ter um reino a ser subjugado. Veremos a Jesus e a Deus face a face (v. 4), porque o nosso pecado no ir nos sujeitar morte diante da santidade do Criador. O livro termina com advertncias, exortaes e garantias. Nele esto confirmadas as profecias (22:6-7, 16, 18, 19); a segunda vinda de Cristo (22:7, 12, 20); e a advertncia contra a idolatria, somada ao convite para entrar na cidade (22:11, 15, 17).

Lies para nossos dias


O livro de Apocalipse um grande louvor a Deus. Devemos perceb-lo assim. Sua narrativa conforta os santos e nos d a certeza de que o Criador e o Cordeiro esto atentos para cuidar daqueles que se chamam pelo Seu nome. Devemos observar as recomendaes deste livro precioso sobre o que vai acontecer com aqueles que blasfemam de Deus e seguem o comando da besta e do drago. Devemos evitar os caminhos errados e nos prender cada dia mais ao que justo, puro e santo. A leitura e o estudo desse livro precioso, acompanhada por um bom comentrio bblico que nos ensine sobre a ligao desse texto com todo o contexto bblico, nos d certeza de sua inspirao. Precisaria ser um grande gnio para criar uma histria fictcia to amarrada com os demais textos bblicos. Da mesma maneira, somente algum muito louco poderia desafiar tanto o judasmo, trazendo par perto as profecias do Antigo Testamento, as narrativas de Gnesis e a ligao histrica da antiguidade para o cristianismo. Era necessrio crer profundamente nessa verdade para defend-la.

Novo cu e nova terra


Agora a criao est sendo refeita (Ap 21:1; Is 65:17 e 66:22). A nossa histria est chegando ao fim. Todo mal foi exterminado. A cidade santa, a Nova Jeruslm, desce do cu. Agora a cidade no mais construda pela mo de homens, mas um presente de Deus para o seu povo remido (21:2). Jesus se anuncia como o Alfa e o mega e oferece a gua da vida, para quem quiser beber (21:6). A descrio da cidade santa no caber nesta lio, basta saber no momento que as descries e medidas encontram paralelo no livro de Ezequiel dos captulos 40 a 48. Na Nova Jerusalm no h templo, porque o seu templo o Senhor Deus, todo poderoso e o Cordeiro (Ap. 21:22). Tambm no h necessidade de Sol e Lua, j que Deus e Cristo iluminaro a cidade santa. O captulo 22 ainda possui muito contedo: 1. cura das naes deve ser lido como vida plena, j que no h doena a ser curada;

2 7

Lio 13: O fim, um novo comeo

2 8

Lio 13: O fim, um novo comeo

S-ar putea să vă placă și